Adega

MUNDOVINO

VINHOS SUBAQUÁTICOS

Bilbao realiza o primeiro congresso sobre vinhos envelhecidos debaixo d’água

Recentemente, a cidade de Bilbao, na Espanha, recebeu o primeiro Underwater Wine Congress, um fórum de discussão sobre vinhos envelhecidos sob a água. O evento reuniu cerca de 50 pessoas no Itsasmuseum, centro de história naval da cidade, e discutiu diversos pontos desse curioso nicho de mercado.

Falou-se sobre vinhos que envelheceram por séculos em navios afundados e também sobre os desafios dos novos produtores que estão usando esse conceito de mergulhar vinhos no fundo do mar. A Crusoe Treasure, vinícola que organizou o congresso, começou sua produção há 10 anos.

Enólogos argumentaram que há, sim, peculiaridades nos vinhos envelhecidos debaixo d'água e isso inclui uma aceleração do processo de envelhecimento – potencialmente produzindo vinhos mais suaves e complexos em menos tempo.

“Tenho que admitir que fiquei um pouco cético antes de experimentar o vinho envelhecido debaixo d'água. Mas fiquei muito empolgado com a evolução. Era como se estivessem na garrafa por mais um ano, com certa maturidade”, afirmou Marilena Bonilla, da Bodega Protos.

A preocupação geral no congresso era com os imitadores, que, segundo os produtores presentes, não produzem vinho de suas próprias vinhas, nem têm licenças para suas operações submarinas e, por fim, não realizam um controle detalhado das condições.

"Toda vez que estamos no noticiário, 20 ‘visionários’ dão uma entrevista ao redor do mundo e dizem que estão fazendo o mesmo. Mas o que eles fizeram foi jogar um pouco de vinho no mar”, disse Borja Saracho, cofundador da Crusoe Treasure.

“Existe a oportunidade de desenvolvimento em muitas frentes: enológica, ambiental e em torno do turismo. Mas deve haver regras e procedimentos em vigor”, completou Saracho, falando sobre o potencial do setor.

PENFOLDS FALSO

Polícia apreende vinhos falsificados da Penfolds no Camboja

A polícia antifraude do Camboja interrompeu uma operação suspeita de falsificação de vinhos e destilados, apreendendo rótulos e garrafas de vinho marcados como sendo do produtor australiano Penfolds. Além de garrafas falsas, rótulos e também embalagens de papelão usando o conhecido logotipo do vinho australiano foram apreendidas.

A polícia do Camboja ainda apreendeu bebidas alcoólicas suspeitas de falsificação na mesma loja, localizada em Poipet, perto da fronteira com a Tailândia. A operação foi liderada pela força nacional de combate à falsificação do Camboja, em coordenação com

You’re reading a preview, subscribe to read more.

More from Adega

Adega4 min read
Vinhos Avaliados
Garcés Silva, Leyda, Chile (Mistral R$ 171). Branco elaborado exclusivamente a partir de Sauvignon Blanc, sem passagem por madeira, mas mantido em contato com suas lias durante 6 meses em tanques de aço inoxidável. Mostra cativantes e típicos aromas
Adega1 min readWorld
Notoriamente Conhecida
Em 30 de novembro de 2023, o Tribunal Superior de Pequim decidiu a favor do Comité Champagne em um caso contra um fabricante e distribuidor chinês de perfumes, comercializados sob o nome “Champagne Life”. As empresas foram ordenadas a interromper tod
Adega2 min read
Vinhedos Arrancados
Milhares de videiras estão sendo arrancadas e uvas estão secando nas parreiras nas cercanias da cidade de Griffith, região de New South Wales, sudeste da Austrália. O país é o quinto maior exportador de vinhos do mundo. As ações são o último recurso

Related