Sunteți pe pagina 1din 9

CLOUD COMPUTING OU COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Fatos Históricos:
- O conceito de nuvem surgiu nos anos 70 quando os cientistas perceberam que o desenvolvimento da internet e das redes de comunicação acabaria criando um espaço virtual sem dono e sem fronteiras onde circulariam softwares e informações que poderiam ser acessadas por qualquer usuário. - Cientistas alemães então começaram a estudar as conseqüências sociais e culturais da nuvem informativa.

- A navegação em nuvens tem seu inicio no ano de 2006 com a Amazon e seu EC2, sequencialmente seguido do google e em 2009 da Microsoft com o Windows Azure. - A grande produção de informação dos dias atuais, fez-se feznecessário que os armazenamentos das informações, que antes se concentravam em Mainframes, desktops entre outros a evoluir para o armazenamento em servidores públicos a um menor custo, maior poder de processamento e disponibilidade.

Definições:
- Conceito revolucionário da WEB 2.0 que consiste em softwares que rodam diretamente da internet sem a necessidade de nada ser instalado no disco local. - Tecnologia de alto desempenho e disponibilidade que visa prover serviços de infraestrutura e prover o armazenamento de dados. - Modelo computacional em que dados, arquivos e aplicações residem em servidores físicos ou virtuais, acessíveis por meio de uma rede em qualquer dispositivo compatível e conectado a rede mundial de computadores.

Como Funciona:
- Vários datacenters distribuídos e controlados por empresas gigantescas como Microsoft, Google e Amazon. Que implantam hardwares feito sob demanda, centrais de energia, resfriamento de ultima geração e softwares de controle que provêm aos cliente uma forma rápida de somar, ou retirar máquinas de seu pátio computacional.

Vantagens:
- Custo: diminuição de gastos nas empresas com maquinários de grande porte como servidores; - Riscos: o provedor é responsável por toda a segurança; - Alta Disponibilidade: segundo estudos entre as três maiores empresas responsáveis pelos servidores,a taxa de disponibilidade das informações são de 99,95%;

- Elasticidade: a capacidade de armazenamento das informações são elásticas e podem aumentar ou diminuir de acordo com a necessidade do cliente; - TI Verde: provedores tem baixo consumo pois já foram construídos com base numa computação ecologicamente sustentável e usuário não necessitam mais de máquinas potentes; - Segurança: provedores garantem uma maior segurança dos dados tendo em vista que são poucas pessoas que tem o costume de fazer backup do disco rígido;

Desvantagens:
- Usuários ainda temem deixar seus dados e arquivos sobre responsabilidades de terceiros. - Hackers cada vez mais informados e invasivos.
- Necessidade de um arquivo num momento em que o provedor

possa não estar acessível.

O FUTURO DA COMPUTAÇÃO EM NUVENS:

S-ar putea să vă placă și