Sunteți pe pagina 1din 15
Olá! Seja bem-vindo ao treinamento Jeito de Viver TOTVS. Vamos iniciar o treinamento apresentando o

Olá!

Seja bem-vindo ao treinamento Jeito de Viver TOTVS.

Vamos iniciar o treinamento apresentando o objetivo principal e os objetivos específicos a serem atingidos.

Clique no botão “Play” para começar o treinamento.

Objetivo do Treinamento O objetivo principal deste treinamento é possibilitar o entendimento do Jeito de

Objetivo do Treinamento

O objetivo principal deste treinamento é possibilitar o entendimento do Jeito de Viver do participantes da TOTVS.

Antes de iniciar este treinamento, você realizou um pré-teste que serve para uma avaliação prévia dos seus conhecimentos sobre esse assunto.

No fim do treinamento, você deve realizar o pós-teste para que seja possível avaliar se os objetivos propostos foram atingidos.

Objetivo Específicos do Treinamento Para atingir o objetivo principal foram definidos alguns objetivos específicos e,

Objetivo Específicos do Treinamento

Para atingir o objetivo principal foram definidos alguns objetivos específicos e, após participar deste treinamento, você deve conhecer:

- DNA TOTVS;

- Mandamentos;

- Valores;

- Talento e Competências TOTVS;

- Perfil Profissional;

- Perfil Pessoal.

Para atingir os objetivos propostos, você deve estudar atentamente o conteúdo apresentado.

Antes de iniciar este treinamento, você realizou um pré-teste que serve para uma avaliação prévia dos seus conhecimentos sobre esse assunto.

No fim do treinamento, você deve realizar o pós-teste para que seja possível avaliar se os objetivos propostos foram atingidos.

Pilares do Jeito de Viver O Jeito de Viver TOTVS é formado por 6 Pilares:

Pilares do Jeito de Viver

O Jeito de Viver TOTVS é formado por 6 Pilares:

- DNA;

- Valores;

- Mandamentos;

- Talento e Competências TOTVS;

- Perfil Profissional;

- Perfil Pessoal.

Vamos conhecer cada pilar no decorrer desse treinamento.

DNA O DNA TOTVS é composto pelos genes que orientam os participantes TOTVS, eles espelham

DNA

O DNA TOTVS é composto pelos genes que orientam os participantes TOTVS, eles espelham nossa forma de realizar o trabalho do cotidiano. O DNA de uma empresa transmite aos participantes princípios que norteiam suas atitudes, visão e valores.

Genoma é o conjunto de todos os genes que formam um ser vivo, é a chave para o futuro e ao mesmo tempo, a enciclopédia do passado, pois traz gravado os segredos da evolução, já o O Genoma Empresarial é o conjunto de genes que uma empresa pode utilizar, no decorrer de sua existência, para se diferenciar da concorrência, ser competitiva, inovadora e buscar a liderança.

O DNA TOTVS está definido em 20 Genes vamos conhecer individualmente nos próximos slides.

Gene da Percepção e da Visão Tem por função captar necessidades ainda não estabelecidas ou

Gene da Percepção e da Visão

Tem por função captar necessidades ainda não estabelecidas ou alterar as suscetíveis a evolução.

Gene da Observação e da Análise

Tem por função fragmentar as partes de um todo a fim de discernir pontos e fracos, com o intuito de tomar a decisão mais rápida e precisa.

Gene do Pioneirismo

Tem por função ser percussor de conteúdos, funcionalidades, escopo, performance e estratégias que agreguem valor à criação e manutenção de produtos e serviços ou à própria operação.

Gene do Dinamismo e da Execução

Tem por função fazer acontecer, obedecendo a um cronograma, o que foi percebido e analisado com velocidade e agilidade que atendam a necessidades predefinidas.

Gene da Oportunidade

Tem por função escolher e praticar ações eficazes, cabíveis dentro das regras de mercado, procurando levar benefícios a todas as partes interessadas e ao negócios.

Gene da Liderança

Tem por função criar estratégias para alavancar os objetivos, metas e planos, estabelecendo diretrizes e indicadores, bem como monitorando as atividades para obter o desempenho planejado, trabalhando no sentido de sempre manter a dianteira de seu segmento de mercado ou de atuação.

Gene da Decisão e da Estratégia

Tem por função tomar uma ação estratégica, gerencial ou operacional, visando captar necessidades ainda não estabelecidas ou criá-las, com o objetivo de ser pioneiro no ramo de sua atividade ou no mercado a todo instante.

Gene da Versatilidade Tem por função preparar pessoas e empresas para se adaptarem o mais

Gene da Versatilidade

Tem por função preparar pessoas e empresas para se adaptarem o mais rápido possível às situações propostas pelo mercado ou pela vida.

Gene do Pensamento Global

Tem por função entender o processo de globalização, beneficiando-se dele, a fim de criar e manter produtos e serviços de classe mundial e levá-los para diferentes localidades de atuação.

Gene da Ousadia

Tem por função oferecer e cobrar ações e soluções pioneiras, a todo momento, inovando produtos, serviços, formas e canais de distribuição, relacionamento, etc., sempre com o objetivo de buscar o melhor resultado por meio de estratégias jamais utilizadas e com uma margem de risco considerável.

Gene da Excelência

Tem por função garantir o desempenho superior e diferenciado através da concentração de esforços no aprimoramento contínuo e na busca incessante de elevar o seu padrão de qualidade em tudo que faz.

Gene da Inovação

Tem por função criar algo novo ou fazer o velho parecer novo e induzir os concorrentes a adotar as novidades.

Gene do Foco

Tem por função direcionar e cobrar esforços adequados para determinado mercado, ramo de atividade, segmento da economia, premissas ou estratégias, evitando desperdiçar tempo, ações, valores energia.

Gene da Competitividade

Tem por função estabelecer preços, prazos e qualidade de produtos e serviços adequados ao mercado a que se destinam, de acordo com as funcionalidades e tecnologia empregadas.

Gene Respeito à Vida e à Comunidade Tem por função transmitir e fazer praticar o

Gene Respeito à Vida e à Comunidade

Tem por função transmitir e fazer praticar o respeito à vida e a todas as partes interessadas (acionistas, funcionários, clientes, fornecedores, governo e comunidade), afetadas direta ou indiretamente pelas ações da empresa e suas conseqüências.

Gene da Habilidade

Tem por função capacitar e manter os atributos necessários para tratar diversos assuntos em diferentes mercados, ramos de atividades, ambientes de processamento de informações e na própria operação e execução.

Gene da Sustentabilidade

Tem por função comprometer-se de modo genuíno com a perenidade do negócio, assumindo riscos baseados em atitudes responsáveis e planejamento e execução diferenciados que estejam sempre em consonância com a preservação dos recursos necessários para o sucesso da empresa e o bem estar das gerações futuras.

Gene do Relacionamento

Tem por função angariar e preservar parcerias tecnológicas, estratégicas e financeiras, com o objetivo de antecipar, planejar, agir, adaptar, focar e tratar necessidades dos clientes, dos colaboradores e do mercado de atuação.

Gene da Busca de Conhecimento

Tem por função a constante atitude de garantir a aquisição e disseminação de conhecimento inovador, diferenciado, aplicável e que agregue valor ao negócio, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo contribuindo para que a empresa incorpore aprendizados consistentes e multiplique expertise com agilidade

Gene do Espírito de Equipe

Tem por objetivo disseminar conhecimentos e buscar o comprometimento e o profissionalismo na execução de tarefas, idéias e estratégias.

Valores - Somos um Grupo baseado em Pessoas As pessoas são nossos bens mais preciosos

Valores

- Somos um Grupo baseado em Pessoas

As pessoas são nossos bens mais preciosos e a razão da continuidade da TOTVS. Portanto devemos negociar e gerenciar expectativas, estabelecer e cumprir regras, priorizar a razão ao invés da emoção e ser referência.

- Nossa gestão está centrada em Governança Corporativa

Cumprimento das leis e o uso das melhores práticas de mercado na gestão da TOTVS. Ser transparente e ético.

- Buscamos a Inovação como vetor de crescimento

A cada ação questionar-se se podemos fazer de forma diferente.

- Exercitamos sempre “Atendimento e Relacionamento

Atender bem e relacionar-se com clientes internos ou externos. Preocupar-se com o outro e procurar entendê-lo e atendê-lo agregando valor a cada momento e interação.

- Temos paixão pelo Empreendedorismo

Empreendedorismo é a coragem de iniciar algo novo e/ou inovador. Está no nosso estilo de execução e é premissa para nosso crescimento.

- Liderança é um compromisso

Estar à frente em tudo que fazemos, ou seja ter a liderança nos segmentos ou nos negócios que atuamos.

- Entregamos Qualidade aliada à Simplicidade

Fazer as coisas de forma simples, não significa ter pouca qualidade. Devemos sempre optar pelo simples que entrega qualidade e agilidade.

- Definimos Responsabilidade Social como essencial

Cuidar do que nos rodeia oferecendo oportunidades a quem tem menos condições por meio do IOS

- Qualidade sempre, na busca da superação dos resultados

Na busca da superação dos resultados esperados por nossos clientes, participantes, acionistas, fornecedores, parceiros e pela sociedade na qual estamos inserido.

Tudo pode mudar, exceto nossos valores!

- Somos um Grupo baseado em Pessoas As pessoas são nossos bens mais preciosos e

- Somos um Grupo baseado em Pessoas

As pessoas são nossos bens mais preciosos e a razão da continuidade da TOTVS. Portanto devemos negociar e gerenciar expectativas, estabelecer e cumprir regras, priorizar a razão ao invés da emoção e ser referência.

- Nossa gestão está centrada em Governança Corporativa

Cumprimento das leis e o uso das melhores práticas de mercado na gestão da TOTVS. Ser transparente e ético.

- Buscamos a Inovação como vetor de crescimento

A cada ação questionar-se se podemos fazer de forma diferente.

- Exercitamos sempre “Atendimento e Relacionamento

Atender bem e relacionar-se com clientes internos ou externos. Preocupar-se com o outro e procurar entendê-lo e atendê-lo agregando valor a cada momento e interação.

- Temos paixão pelo Empreendedorismo

Empreendedorismo é a coragem de iniciar algo novo e/ou inovador. Está no nosso estilo de execução e é premissa para nosso crescimento.

- Liderança é um compromisso

Estar à frente em tudo que fazemos, ou seja ter a liderança nos segmentos ou nos negócios que atuamos.

- Entregamos Qualidade aliada à Simplicidade

Fazer as coisas de forma simples, não significa ter pouca qualidade. Devemos sempre optar pelo simples que entrega qualidade e agilidade.

- Definimos Responsabilidade Social como essencial

Cuidar do que nos rodeia oferecendo oportunidades a quem tem menos condições por meio do IOS

- Qualidade sempre, na busca da superação dos resultados

Na busca da superação dos resultados esperados por nossos clientes, participantes, acionistas, fornecedores, parceiros e pela sociedade na qual estamos inserido.

Tudo pode mudar, exceto nossos valores!

Mandamentos 1. A comunicação deve contemplar a capacidade de entendimento do Ser Humano : Mais

Mandamentos

1. A comunicação deve contemplar a capacidade de entendimento do Ser Humano:

Mais importante do que se comunicar é preocupar-se se o seu interlocutor está compreendendo o que está sendo comunicado. Avalie bem o interlocutor e faça os ajustes necessários para a compreensão do outro.

2. A percepção sobre cada atitude é tão importante quanto a própria atitude:

A forma de você fazer ou dizer alguma coisa na maioria das vezes é mais impactante do que a própria atitude. Sempre se preocupe com a forma de fazer as coisas para que uma atitude boa, não tenha um impacto negativo ou vice-versa.

3. Quando todos têm a mesma tecnologia a diferença é o Ser Humano:

Tecnologia por si só não faz mais diferença. Por trás da tecnologia sempre existirá o Ser Humano. As pessoas têm muito mais valor que a tecnologia. Esta pode ser copiada, porém cada Ser Humano é único.

4. O resultado é o item mais importante após os valores TOTVS:

As boas intenções não são suficientes no mundo dos negócios. O resultado é uma obrigação da empresa e de cada um dos participantes, porém ele não pode ser obtido descumprindo os valores TOTVS

5. Trabalhar no limiar da Zona de Conforto visa sempre a evolução:

Estar no limiar da Zona de Conforto é se questionar sempre. Questionar-se é o que leva à mudança e somente a mudança leva ao crescimento.

6. Cada questionamento deve ter uma resposta binária (sim ou não):

Não devemos usar o “veja bem”. Nossas respostas devem começar sempre com um sim ou não e posteriormente a explicação. Isso nos torna mais assertivos.

7. Cada estratégia sempre deve contemplar no mínimo dois planos (A/B):

As incertezas do mundo não permitem que tenhamos apenas um plano. Ter no mínimo dois planos para nossas estratégias é fundamental para a continuidade da TOTVS.

8. O menor prejuízo é o primeiro:

Não hesite na decisão. Se não ferir os valores da TOTVS, o próximo critério é o menor prejuízo.

9. A geração constante de novas oportunidades e negócios são fatores indispensáveis para manter

a TOTVS como referência duradoura:

As novas oportunidades são criadas a partir da inovação e de estar sempre no limiar

da zona de conforto. Devemos inovar sempre para a continuidade dos nossos negócios.

10. Tudo deve ser feito de maneira simples e com transparência:

Ser simples não significa ser simplório. Ser simples é fazer as coisas de forma assertiva e pragmática. Ser transparente nas ações é fundamental para a simplicidade.

TALENTO E COMPETÊNCIAS TOTVS O Talento TOTVS está alinhado as 5 competências Essências. As competências

TALENTO E COMPETÊNCIAS TOTVS

O Talento TOTVS está alinhado as 5 competências Essências.

As competências são:

Orientação estratégica

É a capacidade de pensar globalmente e de definir visão de futuro, rompendo paradigmas

que vão além da sua própria área de atuação, fazendo escolhas, avaliando riscos, considerando cenários de curto, médio e longo prazo, adotando inovação como um vetor de crescimento.

Foco em resultados

É a capacidade de pensar de forma integrada, tomando decisões que considerem os

objetivos de outras áreas, conseqüências de longo prazo, transformando previsões e estratégias em resultados concretos

Liderança

Capacidade de inspirar e encorajar os participantes de um time através do exemplo na busca de soluções inovadoras e de resultados acima do esperado, em alinhamento com nossos valores, nosso DNA e código de conduta, celebrando conquistas, reconhecendo o desempenho diferenciado e sustentando um alto nível de motivação de seu time para superar momentos de cenários adversos e incertezas.

Orientação para Serviços

É a capacidade de manter foco na excelência em serviços através de atitudes genuínas e pró ativas, criando relações e parcerias significativas e duradouras com o cliente interno e/ou externo, desenvolvendo, aplicando e aprimorando normas e procedimentos que garantam qualidade em tudo o que faz.

Trabalho em equipe

Capacidade de atuar em grupo, contribuindo para o atingimento dos objetivos coletivos da empresa a partir da compreensão do impacto de sua contribuição individual e de suas responsabilidades para as demais pessoas e áreas

Perceber está alinhado a Orientação Estratégica, Tomar uma Atitude alinhado a Foco em resultados , Ser percebido alinhado a Liderança e Relacionar-se alinhado a Orientação para Serviços e Trabalho em Equipe.

Perfil Profissional 1. Ter o perfeito entendimento da Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas. 2.

Perfil Profissional

1. Ter o perfeito entendimento da Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas.

2. Executar sempre.

3. Não esperar ser cobrado.

4. Contribuir sempre com o processo de inovação.

5. Se comprometer e “transpirar”.

6. Questionar para entender, melhorar ou concordar.

7. Ser evangelizador e disseminar confiança.

8. Ser “dono do seu pedaço”.

9. Liderar e ser liderado e fazer o sucessor.

10. Exigir e viver “qualidade”.

Perfil Pessoal 1. Ser um talento na vida pessoal. 2. Ter valores alinhados com os

Perfil Pessoal

1. Ser um talento na vida pessoal.

2. Ter valores alinhados com os valores da Empresa.

3. Ter equilíbrio dinâmico.

4. Ter habilidade de assumir compromissos de médio e longo prazo.

5. Estar de bem com a vida.

6. Ter bom senso.

7. Querer evoluir sempre.

8. Ter a capacidade de dizer as coisas difíceis.

9. Ter “brilho no olhar”.

10. Deixar a Empresa fazer parte da sua expectativa de presente e futuro.

A TOTVS agradece a sua participação. Por favor, lembre-se de preencher a avaliação de reação

A TOTVS agradece a sua participação.

Por favor, lembre-se de preencher a avaliação de reação e dar seus comentários para este treinamento. Essas informações são importantes para o aperfeiçoamento da qualidade dos treinamentos oferecidos.

Acesse o portal da TOTVS e conheça os demais treinamentos e as certificações disponíveis.

Obrigada novamente e até um próximo treinamento.