Sunteți pe pagina 1din 10

DOCUMENTO TCNICO

Projetos para impedir a fadiga


COSMOSWorks
SUMRIO

Introduo 1 O que fadiga? 1 Determinao da resistncia dos materiais fadiga 2 Mtodos para clculo da vida da fadiga 4 Clculo da vida da fadiga para projetistas que usam o mtodo SN 5 Concluso 6 Apndice A Crescimento de rachaduras 7 Apndice B Contagem de Rainflow 8

COSMOS

SolidWorks Corporation

INTRODUO

Em 1954, dois acidentes envolvendo a primeira aeronave comercial, o de Havilland Comet, trouxeram as palavras "fadiga do metal" para as manchetes dos jornais e as colocaram permanentemente na conscincia das pessoas. A aeronave, tambm a primeira a dispor de cabine pressurizada, tinha janelas quadradas. A pressurizao, combinada com as repetidas cargas de vos, provocou rachaduras nos cantos das janelas que aumentaram de tamanho ao longo do tempo, at que as cabines se romperam. Alm da tragdia com a morte 68 pessoas, os desastres do Comet foram um alerta para os engenheiros tentarem criar projetos resistentes e seguros. Desde ento, a fadiga tem sido detectada como a raiz da falha de muitos componentes mecnicos, como turbinas e outros equipamentos rotativos que operam repetidamente sob cargas intensas e cclicas. A principal ferramenta para compreender e ser capaz de prever e evitar a fadiga provou ser a anlise de elementos finitos (FEA - Finite Element Analysis). O que fadiga? Projetistas normalmente consideram o fator mais importante de segurana a resistncia geral do componente, conjunto ou produto. Para levar isso em considerao, eles deveriam idealizar projetos que suportem a maior carga provvel, incluindo um fator de segurana. Em operao, entretanto, improvvel que um projeto experimente apenas cargas estticas. Ele ser submetido a variaes cclicas com muito mais freqncia, com diversas aplicaes dessa variao de carga, o que poder provocar falhas com o tempo. A definio de fadiga na verdade : "falha sob uma carga repetida ou varivel, que nunca atinge um nvel suficiente para provocar falha em uma nica aplicao." O sintoma da fadiga o aparecimento de rachaduras que resultam da deformao plstica em determinadas reas. Essa deformao normalmente resulta de locais de concentrao de tenso na superfcie de um componente, ou um defeito preexistente e virtualmente no detectvel em sua superfcie ou abaixo dela. Embora possa ser difcil ou at impossvel modelar esses defeitos na FEA, a variabilidade de materiais uma constante, e a existncia de pequenos defeitos sempre muito provvel. A FEA pode prever as reas de concentrao de tenso, como tambm auxiliar os engenheiros a prever a durabilidade de seus projetos antes que sofram fadiga.

A definio de fadiga na verdade : "falha sob uma carga repetida ou varivel, que nunca atinge um nvel suficiente para provocar falha em uma nica aplicao."

COSMOS

F A D I G A

no.

O mecanismo da fadiga pode ser separado em trs processos inter-relacionados: 1. Incio da rachadura 2. Propagao da rachadura 3. Fratura A anlise de tenso atravs da FEA pode prever o incio da rachadura. Diversas outras tecnologias, entre elas a anlise dinmica no-linear de elementos finitos, podem estudar os problemas de deformao envolvidos na propagao. Como os engenheiros desejam principalmente impedir o aparecimento de qualquer rachadura, este documento trata da fadiga basicamente sob esse ponto de vista. Para consultar uma discusso sobre o crescimento de rachaduras por fadiga, consulte o Apndice A. Determinao da resistncia dos materiais fadiga Dois fatores principais determinam o tempo que leva para uma rachadura se iniciar e crescer suficientemente para provocar a falha do componente: o material do componente e o campo de tenso. Mtodos para a determinao de teste de fadiga datam do sculo 19, quando August Whler montou e realizou a primeira investigao sistemtica da fadiga. Testes padronizados de laboratrio aplicam cargas cclicas como flexo rotativa, flexo cantilever, vaivm axial e ciclos de toro. Cientistas e engenheiros plotam os dados resultantes desses testes para mostrar o relacionamento entre cada tipo de tenso e o nmero de ciclos de repetio que conduzem falha ou curva S-N. Os engenheiros so capazes de obter na curva S-N o nvel de tenso suportado por um determinado material para um nmero especfico de ciclos. A curva dividida em fadiga de ciclo alto e baixo. Geralmente a fadiga de ciclo baixo ocorre com menos de 10.000 ciclos. A forma da curva depende do tipo de material testado. Alguns materiais, como os aos com baixo teor de carbono, exibem um achatamento em um determinado nvel de tenso, conhecido como limite de fadiga. Materiais que no contm ferro no apresentam limite de fadiga. Por princpio, componentes projetados de forma que as tenses aplicadas no excedam o limite conhecido de fadiga no devem apresentar falhas em servio. Entretanto, os clculos de limite de fadiga no levam em considerao as concentraes localizadas de tenso que podem dar incio a rachaduras, embora o nvel de tenso parea estar abaixo do limite "seguro" normal.

Mtodos para determinao de testes de fadiga de materiais datam do sculo 19, quando August Whler montou e realizou a primeira investigao sistemtica da fadiga.

Exemplo de curva S-N (Tenso x ciclos)

COSMOS

F A D I G A

no.

O histrico de carga de fadiga, como determinado por testes de flexo rotativa, fornece informaes sobre tenses mdias e alternativas. Os testes mostraram que a razo de propagao da rachadura est relacionada com a razo de tenso do ciclo de carga e a tenso mdia da carga. As rachaduras se propagam somente sobre cargas de trao. Por essa razo, se o ciclo de carga induz tenses compressivas na rea da rachadura, ele no provocar mais danos. Entretanto, se a tenso mdia demonstrar que o ciclo completo de trao, o ciclo inteiro provocar danos. Muitos histricos de cargas em servio apresentam uma tenso mdia diferente de zero. Foram desenvolvidos trs mtodos para correo de tenso mdia a fim de eliminar o trabalho de realizar testes de fadiga sob diferentes mdias de tenso: Mtodo de Goodman Mtodo de Gerber Mtodo de Soderberg - normalmente adequado para materiais quebradios. - normalmente adequado para materiais dcteis. - normalmente o mais conservador.

As empresas desejam e precisam reduzir peso e uso de material e ainda evitar falhas devido fadiga, que, mesmo no sendo fatais, podem ser muito caras. Todos esses fatores serviram para tornar os estudos de engenharia de fadiga muito mais importantes no incio do processo de projeto.

Mtodos de correo mdia

Todos esses mtodos so aplicveis apenas quando todas as curvas S-N associadas se baseiam na aplicao de carga totalmente revertida. Alm disso, essas correes se tornam significativas somente se os ciclos de carga de fadiga aplicados apresentarem tenses mdias grandes em relao faixa de tenses. O diagrama abaixo, denominado diagrama de Goodman, mostra o relacionamento entre tenso alternativa, limites de tenso do material e tenso mdia da carga. Dados experimentais tm indicado que o critrio de falha se posiciona entre as curvas de Goodman e de Gerber. Dessa forma, uma abordagem pragmtica calcularia a falha com base em ambas as curvas, adotando a resposta mais conservadora.

COSMOS

F A D I G A

no.

Mtodos para calcular a vida da fadiga Testes fsicos no podem ser aplicados de maneira prtica a todos os projetos. Na maioria das aplicaes, o projeto de vida livre de fadiga exige que se leve em considerao as cargas previstas em servio e os materiais empregados nos componentes. Programas de engenharia auxiliada por computador (CAE - Computer-Aided Engineering) utilizam trs mtodos principais para determinar a vida total da fadiga. So eles: Mtodo de vida de tenso (SN) Ele se baseia somente nos nveis de tenso e utiliza apenas o mtodo Whler. Embora inadequado para componentes com reas de plasticidade, e oferecendo uma preciso deficiente para fadiga de ciclo baixo, ele o mtodo mais fcil de implementar, possui grande quantidade de dados de suporte e oferece uma boa representao da fadiga de ciclo alto. Vida de deformao (EN) Essa tcnica oferece uma anlise mais detalhada da deformao plstica em regies localizadas, sendo satisfatria para aplicaes em fadiga de ciclo baixo. Entretanto, existem incertezas quanto ao resultado. Mecnica de fratura elstica linear (LEFM) Esse mtodo assume que uma rachadura j est presente e foi detectada, e prev seu crescimento em relao intensidade da tenso. Essa metodologia pode ser prtica quando aplicada a grandes estruturas juntamente com cdigos de computador e inspees peridicas. O mtodo mais utilizado o SN, devido facilidade de implementao e grande quantidade de dados materiais disponvel.

Testes fsicos no podem ser aplicados de maneira prtica a todos os projetos. Na maioria das aplicaes, o projeto de vida livre de fadiga exige que se leve em considerao as cargas previstas em servio e os materiais empregados nos componentes.

COSMOS

F A D I G A

no.

Clculo da vida da fadiga para projetistas que usam o mtodo SN Cargas constantes e de amplitude varivel podem ser consideradas no clculo da vida de fadiga. A seguir apresentamos uma breve descrio dos diferentes resultados. Aplicao de carga com amplitude constante:

Carga (N/D)

Tempo (N/D)

Cargas constantes e de amplitude varivel podem ser consideradas no clculo da vida de fadiga.

Aplicao de carga com amplitude constante

Esse mtodo assume que o componente est sujeito a um ciclo de carga de tenso mdia e com amplitude constante. Com a utilizao da curva SN, os projetistas podem calcular rapidamente o nmero de ciclos at ocorrer a falha. Entretanto, nos casos onde o componente estiver sujeito a mais de uma situao de carga, a Regra de Miner fornece uma maneira para se calcular os danos de cada uma e combinar todas de modo a obter o valor total de danos. O resultado, o "Fator de dano", expresso como uma frao da falha. A falha de um componente ocorre quando D = 1,0. Portanto, se D = 0,35, isto significa que 35% da vida do componente foi consumida. Essa teoria tambm assume que o dano causado por um ciclo de tenso independente de onde ele ocorre no histrico de carga e a razo de acumulao de danos independente do nvel de tenso.

COSMOS

F A D I G A

no.

Carga de amplitude varivel:

A maioria dos componentes apresenta um histrico de cargas variveis em termos de amplitude e tenso mdia em condies reais. Assim, uma metodologia muito mais genrica e realista considera a aplicao de cargas nas quais as tenses, embora repetidas ao longo do tempo, possuem amplitude varivel, o que permite a sua diviso em "blocos" de carga. Para resolver esse tipo de aplicao de carga, os engenheiros utilizam uma tcnica denominada "Contagem de Rainflow". O Apndice B, que discute como estudar os resultados de FEA de fadiga, apresenta mais informaes sobre essa tcnica.
A FEA oferece ferramentas excelentes para o estudo da fadiga atravs da metodologia SN. Como a entrada consiste em um campo de tenso elstica linear, a FEA permite considerar as possveis interaes de vrios casos de carga.

A anlise de elementos finitos (FEA) oferece ferramentas excelentes para o estudo da fadiga atravs da metodologia SN. Como a entrada consiste em um campo de tenso elstica linear, a anlise FEA considera as possveis interaes de vrios casos de carga. Se o sistema for configurado para calcular o ambiente no pior caso de aplicao de carga, (uma metodologia tpica), ele pode gerar os mais variados clculos de fadiga, incluindo grficos de vida, de danos e de fator de segurana. Adicionalmente, a FEA pode fornecer o grfico da razo entre a menor e a maior tenso alternativa principal, denominado grfico indicador de biaxialidade, bem como o grfico da matriz de Rainflow. Este ltimo um histograma em 3D no qual os eixos X e Y representam a tenso alternativa e a tenso mdia, e o eixo Z representa o nmero de ciclos contados para cada compartimento. Concluso As ferramentas e metodologias discutidas nesta anlise podem auxiliar os projetistas a aprimorar a segurana de componentes ao mesmo tempo em que reduzem projetos com excessos, pesados e caros. Catstrofes podem ser freqentemente evitadas com a utilizao de tecnologia moderna. No diaa-dia, os projetos que levam em considerao a questo da fadiga, reduzem as falhas e oferecem aos projetistas mais oportunidades de se dedicarem criao de novos produtos em vez de perderem tempo solucionando problemas antigos.

COSMOS

F A D I G A

no.

Apndice A - Crescimento de rachaduras Existem dois mecanismos fsicos atuando no processo do crescimento das rachaduras. Sob uma carga cclica, planos deslizantes na micro-estrutura do gro do material se movem para frente e para trs, provocando microextruses e intruses na superfcie do componente. Isso pequeno demais para ser visualizado (apenas 10 mcron de altura), mas podem ser consideradas rachaduras embrionrias (Estgio I). Quando a rachadura no Estgio I atinge as bordas do gro, o mecanismo a transfere para o gro adjacente. As rachaduras no em Estgio I crescem na direo do cisalhamento mximo, atingindo 45 graus na direo da aplicao da carga. Quando a rachadura atinge o tamanho de aproximadamente trs gros, seu comportamento se altera por ela ter se tornado grande o suficiente para formar uma concentrao geomtrica de tenso (Estgio II). Quando as rachaduras no Estgio II criam uma zona de trao plstica em sua extremidade e, alm desse ponto, crescem na direo perpendicular ao da carga aplicada.

Estgios de propagao da rachadura

COSMOS

F A D I G A

no.

Apndice B - Contagem de Rainflow Com a representao grfica de cargas de amplitude varivel e extraindo os picos e vales do histrico de cargas, possvel determinar a faixa de tenso e a tenso mdia associada. O grfico mostra um histrico de carga "cheio de chuva".

A faixa de tenso e a tenso mdia associada so determinadas a partir do histrico de carga mostrado no grfico. O histrico de carga est "cheio de chuva" em sua representao grfica. Aps definir a faixa de tenso e a tenso mdia, a "chuva" drenada a partir do ponto mais baixo. A faixa e a mdia de cada parte remanescente da "chuva" aprisionada so ento determinadas. A partir dos resultados possvel aplicar a Regra de Miner e calcular a vida da fadiga.

Matriz de danos Rainflow

COSMOS

F A D I G A

no.

SolidWorks Corporation 300 Baker Avenue Concord, MA 01742 EUA Tel: +1 978 371 5011 Fax: +1 978 371 7303 E-mail: info@solidworks.com SolidWorks - Europa Tel: +33 4 42 15 03 85 Fax: +33 4 42 75 31 94 E-mail: infoeurope@solidworks.com SolidWorks - Amrica Latina Tel: +55 11 3186 4150 ou 0800 772-4041 Fax: +55 11 3186 4170 E-mail: infola@solidworks.com COSMOS 3000 Ocean Park Blvd Suite 2001 Santa Monica CA 90405 EUA Telefone: 1 800 469 7287 Fora dos Estados Unidos: +1 310 309 2800 Fax: +1 310 309 2801 E-mail: info@srac.com

COSMOS

Para obter informaes adicionais sobre os produtos COSMOS, visite o site do COSMOS em http://www.cosmosm.com.

SolidWorks Corporation

SolidWorks uma marca registrada da SolidWorks Corporation. COSMOS uma marca registrada da Structural Research and Analysis Corporation. Todos os outros nomes de empresas e produtos so marcas comerciais ou marcas comerciais registradas dos seus respectivos proprietrios. 2006 Structural Research and Analysis Corporation. Todos os direitos reservados.

S-ar putea să vă placă și