Sunteți pe pagina 1din 31

CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, EDUCAO, COMUNICAO E ARTES

GIOVANA TFFOLO

A CARACTERIZAO DA LUZ: ANLISE DA LINGUAGEM FOTOGRFICA DE HARUO OHARA

Londrina PR 2010

GIOVANA TFFOLO

A CARACTERIZAO DA LUZ: ANLISE DA LINGUAGEM FOTOGRFICA DE HARUO OHARA

Trabalho de Concluso de Curso, Fase II, apresentado Universidade Norte do Paran - UNOPAR, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em Artes Visuais Multimdia. Orientador: Prof. Ms. Rogrio Zanetti Gomes

Londrina PR 2010

GIOVANA TFFOLO

A CARACTERIZAO DA LUZ: ANLISE DA LINGUAGEM FOTOGRFICA DE HARUO OHARA

Trabalho de Concluso de Curso aprovado, apresentado UNOPAR Universidade Norte do Paran, no Centro de Cincias Humanas, da Educao, Comunicao e Artes, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em Artes Visuais- Multimdia, com nota final igual a _______, conferida pela Banca Examinadora formada pelos professores:

Prof. Orientador: Rogrio Zanetti Gomes Universidade Norte do Paran

Prof. Danny Haiduk Universidade Norte do Paran

Prof. Anderson Craveiro Universidade Norte do Paran

Londrina, _____de ___________de 2010.

DEDICATRIA

Dedico esse trabalho a Deus, a minha famlia, amigos e todos aqueles que acreditaram e acreditam no meu potencial.

AGRADECIMENTOS Primeiramente, agradeo muito a Deus, que esteve e est sempre ao meu lado, e me dando fora e sabedoria para continuar firme em seu caminho. Agradeo minha famlia, que sempre me apia e me da base e fora para continuar, e torcem pelo meu sucesso. A todos os meus amigos que me acompanharam nessa fase, e compreenderam minha ausncia. Aos amigos do estdio M.Marinho, que a cada dia me ensinavam e acalmavam, dizendo aquele tudo vai dar certo de que necessitava para manter a calma. Ao meu namorado Tiago, que est sempre ao meu lado, me auxiliando com gestos, palavras e oraes. Ao meu professor e orientador Rogrio Gomes, que at o ltimo minuto esteve ao meu lado, e me ajudou a enxergar, cada vez mais de perto, a belssima potica das fotografias.

A todos, muito obrigada!

Hoje voc v a flor. Agradea semente de ontem. (Haruo Ohara)

SUMRIO 1 Introduo ................................................................................................................8 2 Objetivos ..................................................................................................................9 3 Justificativa.............................................................................................................10 4 Anlise de Similares...............................................................................................11 5 Pblico Alvo............................................................................................................14 6 Metodologia Especfica ..........................................................................................15 7 Potica e Linguagem .........................................................................................20 8 Projeto Conceitual ..................................................................................................22 9 Plano de Negcios .................................................................................................23 10 Resultados Alcanados ........................................................................................27 11 Consideraes finais ............................................................................................28 Referncias ...............................................................................................................31

8 1 INTRODUO O registro de cenas de famlia muito rico e de muita responsabilidade. Serve como recordao, como um prprio documento de momentos vivenciados juntos, que so congelados pela fotografia, e podem ser revistos a qualquer momento, causando, nesse rever das imagens, outros agradveis momentos. E Haruo Ohara o fez muito bem, pois em cada cena registrada, cuidava da melhor luz e composio das cenas. E justamente esse seu conceito que faz de suas imagens to poticas. A idia de desenvolver um livro fotogrfico contribui para a histria da famlia, onde registra-se momentos e pessoas to importantes durante a vida. Antigamente era comum entre muitas pessoas o hbito de fotografar seus familiares, como fez Haruo, registrando o cotidiano na Chcara Arara. Mas no se fotografava para deixar o filme guardado na gaveta simplesmente, mas sim, logo revelava-se as belssimas imagens. Nos dias de hoje, com a fotografia digital, o ato de fotografar est, com certeza, mais acessvel a todos. Porm, muito comum ter as fotografias gravadas no computador, ou em um CD, ou outra mdia. Logo, o ato de imprimir as fotos no mais to comum entre as pessoas. Portanto, resgatar esse hbito de ter as fotografias em um estado bidimensional, revelando ou imprimindo as imagens, e organiz-las em um lbum de fotos, com certeza traz de volta no apenas um simples hbito do passado, mas sim, o hbito de reunir a famlia para dilogos e recordaes em torno das imagens. Portanto, aquela que anteriormente era apenas uma cena bidimensional em um papel fotogrfico, torna-se real naquele momento.

9 2 OBJETIVOS O objetivo do produto realizar ensaios fotogrficos de famlias, de forma que haja uma preocupao com a luz e composio das cenas. Aps os ensaios, as fotografias sero impressas e editadas em um lbum, de forma a resgatar, tambm, o hbito de reunir a famlia para rever juntos as recordaes. A idia de colocar as imagens em um livro impresso, ao invs de simplesmente revelar as fotografias em papel fotogrfico, pela sua prpria conservao. Obter um livro fotogrfico com esses registros contribui para a histria da famlia. de extrema importncia tanto para os membros da mesma, como para aqueles que desejam conhecer mais sobre a respectiva famlia. como um documento, algo que fala atravs das imagens.

10 3 JUSTIFICATIVA Haruo Ohara, na dcada de 70, fez muitos registros de sua famlia e amigos, e tambm do cotidiano rural. Porm, no eram simples fotografias, tiradas de qualquer jeito, mas havia, de sua parte, uma preocupao com a iluminao, em sua maioria natural, e com a composio das cenas. O registro de cenas de famlia muito rico, quando se mantm nele a caracterstica da famlia a ser fotografada. Serve como recordao, como um prprio documento. Momentos esses que so congelados pela fotografia, e podem ser revistos a qualquer momento, causando, nesse rever das imagens, outros agradveis momentos de alegria. Portanto, o registro familiar, assim como outros tipos de registros fotogrficos, requer muita qualidade em sua execuo. O dever do fotgrafo no apenas disparar o boto de sua cmera perante as cenas, mas sim, buscar o melhor ngulo, melhor iluminao e composio, para, assim, se obter um trabalho com tal seriedade. um trabalho de muita responsabilidade, pois vai ser carregado por toda a vida, e alm dela. Para esse trabalho de concluso de curso, a execuo de ensaios fotogrficos de diversas famlias, entregues no formato de um livro fotogrfico, ir provar tudo isso. Afinal, alm de registrar, as fotografias merecem ser impressas de uma forma que possam ser agradveis de ser vistas. E a edio do livro proporcionar, alm de tudo isso, a praticidade de sua visualizao e de sua conservao.

11 4 ANLISE DE SIMILARES A anlise foi feita sobre fotgrafos que trabalham com ensaios fotogrficos, incluindo os familiares, realizando-os em locaes externas ou internas. Foram escolhidos por trabalhar muito bem com a iluminao e a composio nas cenas registradas. 4.1 Haruo Ohara l Fonte: http://ims.uol.com.br/hs/haruoohara/haruoohara.html O similar foi escolhido pela sua temtica familiar nas fotografias, e por trabalhar bem a luz natural e a composio de suas cenas de forma a tornas as imagens poticas e serenas.

Iluminao: trabalha sempre com iluminao natural, e mesmo a luz de janela para as fotografias feitas em ambientes internos. O contraluz tambm chama muita ateno em suas obras, onde mostra muito cu e a silhueta de trabalhadores p membros da famlia. Composio: preocupa-se sempre com a composio das cenas, buscando o melhor ngulo para fotografar, e a melhor posio dos objetos e personagens. Trabalha muito com o enquadramento lateral do personagem na fotografia.

12 4.2 Anderson Miranda l Fonte: http://www.andersonmiranda.com.br/blog O similar foi escolhido por trabalhar muito bem com a iluminao em seus ensaios. A composio de suas cenas tambm so muito boas, e ao mesmo tempo muito simples, o que d mais naturalidade ao trabalho.

Iluminao: trabalha muito bem a iluminao em suas fotografias externas, utilizando muito bem a locao escolhida. Utiliza-se do contraluz em algumas imagens, destacando a silhueta e, muitas vezes, causando propositalmente uma sombra como que repetindo, em outra proporo, a cena em contra-luz. Composio: trabalha muito com ngulos descontrados, dando naturalidade s imagens. Utiliza-se de poucos (ou nenhum) objetos extras para a composio de suas cenas, deixando esse papel apenas aos fotografados e ao ambiente escolhido, que compe muito bem em suas cenas.

13 4.3 Studio6-23 l Fonte: http://www.studio6-23.com/families/index2.php A escolha desse similar se deu por suas belssimas composies de cenas. As idias so muito criativas, e para cada famlia so utilizados objetos, cores e locaes diferentes.

Iluminao: sua iluminao simples, utilizando, na maioria das vezes, uma luz mais chapada na cena. Porm, em alguns momentos, utiliza muito bem uma luz lateral ou de cabelo, ou mesmo um contraluz para registrar a silhueta na cena. Composio: suas composies so divertidas e criativas. Utiliza roupas coloridas e ambientes rsticos, e utiliza, em muitos casos, objetos para compor a cena, como poltronas ou banquetas, por exemplo. Apesar de trabalhar algumas composies mais posadas em algumas imagens, mesmo estas so organizadas de uma forma mais descontradas Representao familiar:

14 5 PBLICO ALVO Como pblico alvo principal do trabalho, definiu-se famlias em geral, com filhos ou no, com crianas e idosos, famlias completas ou desfalcadas. Afinal, nos dias atuais, h diferentes tipos de famlias, e nem por isso deixam de ser. importante registrar cada famlia no perdendo suas caractersticas principais. Apesar da preocupao com as poses para um melhor aproveitamento da luz ambiente, e da composio das cenas, a naturalidade e liberdade uma das caractersticas que deixa as fotos poticas e descontradas. Mas claro, isso depende, tambm, do perfil da famlia, e da sua expectativa com o ensaio. Fotos mais posadas tambm so belas, porm so mais clssicas, e passam mais a sensao de documento imagtico da famlia. Portanto, para que o ensaio atenda s expectativas do cliente, importante conhecer a famlia, para se ter um briefing, e poder trabalhar em cima do que melhor se encaixa com o perfil dos mesmos.

15 6 METODOLOGIA ESPECFICA Utilizando o referencial terico apresentado no TCC Fase I, observou-se a importncia da preocupao com a iluminao e a composio na fotografia, com base nas obras do fotgrafo pioneiro da cidade de Londrina, Haruo Ohara. Desta forma, este projeto apresenta anlises de fotografias de Haruo, onde observou-se uma preocupao maior com essas questes. Para uma melhor compreenso sobre o assunto, e para concretizao do projeto, foram realizados ensaios fotogrficos com algumas famlias pr selecionadas. 6.1 Pr-produo A inteno era fotografar famlias diferentes, portanto foram escolhidas quatro famlias: uma famlia completa, com pais novos e filhos pequenos, uma famlia com pais idosos, uma famlia com apenas me e filho e uma outra com o casal a espera do primeiro filho. Para cada ensaio, foi escolhido um ambiente diferente, e tambm horrios diferentes de sol, para se obter uma sensao de luz especfica para cada um. Todos os ensaios foram realizados utilizando, se apenas a luz natural do ambiente. Mesmo no que fora realizado em ambiente interno, a luz de janela foi a nica fonte iluminadora. Em relao escolha das roupas, para os ensaios externos a orientao era utilizar roupas bsicas, com cores fortes, porm sem muitas estampas ou detalhes. Apenas para o ensaio interno, permitiu-se o uso de roupas um pouco mais sociais, principalmente ao casal de idosos.

6.2 Produo Para a composio das cenas nos ensaios externos, a orientao para os personagens em relao ao posicionamento foi de muita naturalidade, para registrar o carinho entre famlia. O ensaio interno foi mais posado, e a orientao era documentar os membros da famlia.

16 Para cada cena, foi escolhido um local em que a luz solar iluminasse a cena de forma que proporcionasse iluminaes diferenciadas. Por exemplo, foi trabalhada uma luz mais lateral nos personagens, uma luz refletindo na lente, quase causando um flare, a luz de janela e o contraluz.

6.3 Ps-produo Depois de realizados os ensaios, foram selecionadas apenas algumas imagens de cada um. Os critrios para seleo foram posio da luz, composio das cenas, e tambm o conceito de famlia. As fotografias selecionadas foram editadas em um livro fotogrfico impresso, onde as fotos de cada famlia aparecem em sequncia e, ao final do livro, uma identificao com nome da famlia, local e ano em que foram tiradas.

6.4 Gerao de alternativas

6.4.1 Gerao de alternativas: Fotografias

A primeira alternativa para apresentao das fotografias, foi apresent-las em preto e branco, como base na maioria das fotografias de Haruo Ohara.

17 A segunda alternativa foi mesclar a apresentao das imagens, entre preto e branco e colorido. Assim, seria preservada a esttica principal das imagens de Haruo e, ao mesmo tempo, poderia-se observar algumas imagens, tambm, em sua cor natural.

A terceira alternativa para apresentao das imagens foi apresentar todas na cor colorida. Com isso, poderia ser mantida a cor natural das imagens, a cor exata do momento em que foi capturada. E nem por isso deixaria de fazer referncia s imagens de Haruo Ohara, que no final da sua vida, j fazia fotos em cor.

18 6.4.2 Gerao de alternativas: Layout livro fotogrfico A primeira alternativa foi fazer o livro no tamanho 40x20cm. A forma mais quadrada do livro torna seu manuseio mais fcil, e o seu tamanho compacto traz mais praticidade para ser transportado. O layout seria simples, porm com uma cor com textura de fundo em todas as lminas e um arabesco bsico em algumas delas. Em cada lmina, teria uma frase ou palavra referente a famlia.

A segunda alternativa foi fazer o livro no tamanho 40x20cm, porm utilizando um layout mais bsico, com a cor branca de fundo e as fotos sem borda. Frases ou palavras referentes famlia estariam presentes em apenas algumas lminas.

19 A terceira alternativa foi fazer o livro no tamanho 60x20cm. Assim, seria possvel preencher um lado inteiro com uma imagem na vertical, sem precisar cortar a imagem. O layout seria bsico, usando o branco como cor de fundo. Frases e palavras estariam presentes em algumas lminas.

7.5 Escolha da Gerao A escolha da terceira alternativa, em relao s fotografias, se deu pelo motivo de preservar a cor real da cena capturada. Na poca de Haruo Ohara, as fotos em cor ainda no tinham tanta preciso e proximidade com o real, por isso o preto e branco teve mais destaque. Porm, nos dias de hoje, a modernidade das cmeras fotogrficas, principalmente as profissionais, permitem obter imagens com cores muito prximas s reais. Para o layout do livro, a escolha da terceira alternativa se deu por ter um layout mais limpo, poder dar mais destaque s imagens. Outra vantagem do material mais limpo que torna-se atemporal, no cansando com o passar do tempo, diferente do que acontece com materiais muito carregados de cores e detalhes. Observaes, estas, muito importantes para um material como este, que perdurar por alm de geraes. Outra caracterstica importante para a escolha dessa alternativa foi o tamanho 60x20, que permite que um lado do livro seja preenchido com uma foto na horizontal, sem que a mesma ultrapasse a linha de corte. Assim, as fotografias no perdem partes nem so prejudicadas pelo corte do meio da pgina.

20 7 POTICA E LINGUAGEM O produto visual em questo tem base nas obras do fotgrafo Haruo Ohara, que executou obras poticas e emocionantes. Neste caso, faz-se referncia s fotografias de famlia executadas por ele. Haruo Ohara apaixonado pelo campo, seu cotidiano e sua famlia, e em suas obras essa paixo claramente vista. O cuidado com suas composies e sua pacincia o permitiram realizar imagens magnficas e emocionantes. tomado por um misto de emoo e contemplao de fotografias desse fotgrafo pioneiro da cidade de Londrina, possuidor de cerca de oito mil negativos em preto e branco e dez mil coloridos. Registros da vida na chcara Ohara, do cotidiano da sua famlia, auto-retratos, alm de fotos abstratas.
claro que quem viu as imagens de Haruo Ohara jamais pode esquecer. So imagens de fazer sonhar realizadas por quem acredita na vida e no outro. Uma verdadeira declarao de amor nova Ptria o Brasil a saga da famlia em seus momentos de trabalho, e de alegria, de poesia e contemplao. (AZEVEDO, 2008, p.16)

A participao de Haruo no fotoclubismo apresentou a ele um novo olhar e construo esttica da fotografia, na regncia da retina, na experimentao, na composio e tambm da qumica do laboratrio. Intuio, sensibilidade fotogrfica, pacincia, simplicidade, traduzem as fotografias de Haruo, que sabia esperar o momento certo para suas fotografias, e as executava da melhor forma possvel. Fotografias estas que traduzem a luz de sua alma. Rodrigo Grota, cineasta e diretor do curta-metragem realizado pela Kinoarte (Instituto de Cinema e Vdeo de Londrina), em homenagem vida do fotgrafo, tambm afirma, em matria na revista Taturana (2010, p.9):
No caso de Haruo, creio que o que se pode afirmar que em um primeiro momento, quando somos apresentados sua obra, h um contato com o mistrio aquilo que no se pode ser descrito em palavras, que no pode

21
ser compreendido, mas que surge como uma espcie de desvelamento de si mesmo (quase uma intuio primitiva, original). Suas fotos apontam para uma rara simbiose entre o universo interior e o exterior, o sujeito e o objeto, o um e o mltiplo, anulando qualquer possibilidade de se discutir o objetivo do artista Haruo no se v como elemento externo sua foto: ele est intimamente ligado ao ambiente que retrata e, por isso mesmo, sua linguagem aquilo que Haruo no nvel mais profundo. (GROTA, 2010, p. 9)

Relacionando as fotografias executadas no produto visual com um estilo artstico, a referncia se d ao Impressionismo. O Impressionismo tenta captar a naturalidade da cena, o prprio vento, ou a iluminao de final de tarde, por exemplo. Ele se relaciona coma impresso do momento vivenciado.

22 8 PROJETO CONCEITUAL A linguagem do produto visual tem uma potica muito forte. O dever de passar, em cada fotografia, no simplesmente a informao documental e visual, mas sim, uma sensao do momento vivenciado em famlia, d-se pelo cuidado em cada cena, com a melhor composio, e com a iluminao natural do ambiente. Afinal, como afirmam LOSNAK e IVANO (2008), foi justamente essa percepo da luz sobre as pessoas e objetos que aproximou Haruo Ohara da fotografia, e o permitiu realizar imagens to magnficas. O cuidado na edio das imagens no livro fotogrfico se d pelo fato de se realizar um material agradvel de ver, uma vez que o objetivo de se obter as imagens em mos proporcionar famlia, no ato de rever as imagens, outros agradveis momentos juntos.

23 9 PLANO DE NEGCIOS 9.1 RESUMO DO PRODUTO O produto consistir em vrios ensaios fotogrficos com famlias diferentes, realizados em locaes externas e internas, fazendo sempre o uso da luz natural, ou mesmo a luz de janela. Haver, tambm, uma preocupao especial com a composio das cenas. A visualizao do produto ser atravs de um livro fotogrfico em papel couch, com algumas imagens selecionadas e editadas de forma agradvel no livro. Juntamente com as imagens, constar tambm um texto de introduo sobre a famlia, e ao final do livro, uma identificao com nome da famlia, local e ano em que foram tiradas. Neste trabalho, as funes sero dirigidas pelo prprio responsvel pelo trabalho, desde a escolha das famlias, locao, produo e composio das cenas, at a edio do material final. Para a execuo do produto, haver gastos como com pilhas e baterias, deslocamento at as locaes, hora de trabalho tanto para os ensaios como para a edio do livro, e impresso do livro. Portanto, estima-se a mdia de R$1000,00 como sendo o valor total dos gastos para o trabalho.

9.2 PRODUTOS E SERVIOS Foram realizados cinco ensaios fotogrficos, com famlias diferentes. Para cada ensaio, houve a escolha de uma locao diferente, sendo ela externa ou interna. Tratando-se da preocupao com a luz, para cada ensaio foi escolhido um horrio e posicionamento de luz diferente. Apesar de utilizar apenas a luz natural, h a possibilidade de utiliz-la de vrias formas, como a luz do sol iluminando direto a cena, ou vazando atravs do objeto ou pessoa, a luz solar iluminando apenas o segundo plano, o contraluz ou mesmo a luz de janela. Em relao edio do livro fotogrfico, h a preocupao com a harmonia do material com o tema familiar das fotografias. Procurou-se utilizar um layout mais leve para dar mais destaque s fotografias. Por se tratar de um livro, sua edio contm comeo, meio e fim, iniciando com um texto sobre famlia, ao final do livro, uma

24 identificao com nome da famlia, local e ano em que foram tiradas. Em algumas pginas, so acrescentadas frases com o mesmo tema familiar. Nos dias de hoje, muito acessvel grande de parte das pessoas sair fotografando vrios momentos, como os da prpria famlia por exemplo. Porm, na maioria das vezes, esses registros so feitos sem uma preocupao com sua qualidade visual, e, muitas vezes, obtm-se um nmero grande de imagens sem qualidade, e a beleza do momento capturado despreocupadamente, acaba se perdendo. E seria errado pensar que so necessrios bons equipamentos de iluminao para se obter uma bela imagem. A prpria luz natural, quando bem utilizada, contribui para de obter uma imagem de qualidade, dando volume e profundidade cena. A preocupao com a composio na cena, como posicionamento das pessoas e objetos, roupas e ambientes, tambm proporcionam uma imagem de leitura mais agradvel. Logo, basta apenas se preocupar sempre em registrar as cenas da melhor forma possvel. Para se obter esse resultado final esperado, refinado, o fotgrafo profissional indicado, por ter essa preocupao com os detalhes nas fotografias. Reservar um tempo com a famlia para fazer um ensaio fotogrfico dar valor aos pequenos momentos vivenciados juntos, e se preocupar em, eternizar da melhor forma possvel, aquele sorriso dos filhos, aquele carinho em famlia. Afinal, as fotografias familiares devem perdurar por muitas geraes. Portanto, devem ser capturadas e guardadas de forma que sua potica no se perca com o passar do tempo, e todos quantos tiverem a oportunidade de visualiz-las, possam sentir um pouco desse carinho to evidente.

25

9.3 ANLISE ESTRATGICA MERCADO E COMPETIDORES Anlise Setorial 1- Giovana Tffolo

Mercado-alvo Consumidores Diretos: famlias em geral.

Projeo de Vendas e Divulgao Para a comercializao do produto, necessria uma boa divulgao do projeto. As possveis vendas acontecero uma vez que o cliente veja as fotografias e se identifique com elas, e surja o desejo de tambm obter, no caso deste produto, fotografias de sua famlia editadas em um livro fotogrfico. Para essa divulgao, importante preparar um bom portflio para ser divulgado pela internet, por exemplo. No caso da fotografia, outro fator excelente de divulgao o chamado boca-a-boca, onde a entrega final do material para determinado cliente, traz outros subseqentes a ele.

Necessidades do Cliente O produto desperta interesse por ser cuidadosamente trabalhado, desde a execuo das fotografias, realizadas em um ensaio fotogrfico descontrado, e de acordo com o perfil e expectativa da famlia, at a edio das imagens escolhidas para compor um livro fotogrfico personalizado.

26

9.4 PARCERIAS ESTRATGICAS O produto ter como parceiros as editoras de livros e casas de equipamentos fotogrficos. As imagens e a produo do livro sero realizadas pelo responsvel pelo projeto.

9.5 TECNOLOGIAS UTILIZADAS Cmera fotogrfica Canon 50D Intel(R) CPU 2160 @ 1.80GHz 1.81 GHz, 960 MB de RAM Photoshop CS5

27 10 RESULTADOS ALCANADOS Para o produto visual final, foram realizados ensaios fotogrficos com diferentes famlias, onde se obteve sempre uma preocupao com a iluminao e composio nas cenas. As fotografias realizadas obtiveram uma luz especial e diferente a cada ensaio realizado. Resultado, esse, alcanado devido ao cuidado na escolha dos locais e horrios de luz para cada um deles. Um resultado tambm muito importante que fora alcanado com os ensaios foi a realizao das famlias fotografadas. Cada uma delas no somente se sentiu especial pelo fato da seleo, mas sentiu-se vivendo um momento nico com seus familiares, permitindo muito carinho, alegria e descontrao entre eles. Todas as famlias disseram perceber e entender a importncia de se registrar momentos como esses, e demonstraram muita ansiedade para visualizar o resultado final. As imagens selecionadas, editadas em um livro fotogrfico, tornaram-se agradveis de serem vistas, uma vez que a composio das imagens na pgina, acompanhadas de frases com o tema de famlia, traz ainda mais emoo ao trabalho. Perceber e entender a importncia desses cuidados de composio e iluminao nas obras de Haruo Ohara, e conseguir transmitir, no exatamente como ele fez, pois seria muita ousadia a comparao, mas sim, conseguir interpretar e colocar em prtica esses cuidados, de forma a tornar as fotografias familiares especiais e com o cuidado e a seriedade que merecem, sem dvida foi o objetivo alcanado. Essa percepo deve acontecer no apenas famlia, na exigncia da qualidade e respeito do registro com os seus, mas principalmente ao fotgrafo, que tem a responsabilidade de eternizar, atravs do seu trabalho, aquele momento, aquelas pessoas.

28 11 CONSIDERAES FINAIS O presente trabalho buscou afirmar a importncia da preocupao com a iluminao e composio na fotografia, em destaque, neste caso, a fotografia familiar, com base nas obras de Haruo Ohara. As pesquisas realizadas, anlises de similares, e estudo com referncia s prprias fotografias de Haruo, to simples e to ricas ao mesmo tempo, e a sua maneira de registrar, da melhor forma possvel, momentos corriqueiros do dia a dia de sua famlia, com certeza acrescentou muito para a fotografia do presente trabalho. Perceber o diferencial de uma fotografia pensada em sua luz e composio possibilita obter-se imagens mais harmoniosas e poticas. Para isso se d a importncia de um profissional da rea, a fim de se alcanar o resultado desejado. Selecionar algumas imagens para compor um livro fotogrfico, com um design limpo, possibilitando dar maior destaque s prprias fotografias, e preencher a linguagem do livro com textos da mesma temtica, com certeza contribuiu para enriquecer ainda mais o material, deixando transbordar toda a ternura do registro de momentos entre famlia.

29

12 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO Agosto Inscrio do Artigo Cientfico no X Encontro de Atividades Cientficas da UNOPAR. Definio do produto Definio do produto Cronograma, Resumo expandido Setembro Metodologia Desenvolvimento TCC Fase II Metodologia de Criao, Definio do produto, Objetivos e Justificativa, Pblico alvo Plano de Negcio, Anlise de similares Desenvolvimento TCC Fase II Outubro Desenvolvimento do produto visual Desenvolvimento do produto visual Desenvolvimento do produto visual Apresentao do Artigo no X Encontro de Atividades Cientficas da UNOPAR. Novembro Desenvolvimento do produto visual Desenvolvimento do produto visual Desenvolvimento do produto visual Impresso do livro fotogrfico Incio das apresentaes do TCC Fase II Dezembro

05 12 19 26

02 09 16 23 30

07 14 21 27 29

04 04 10 15 19 15 26 29

30 07 Apresentao em banca do TCC Fase II

31 REFERNCIAS

AZEVEDO, Orlando. Haruo Ohara. Curitiba, PR: Ed. Positivo, 2008. GROTA, Rodrigo. Haruo Ohara_Pausa para a neblina. Revista Taturana, Londrina, Pr, v. 5, p. 4-13, abr. 2010. LOSNAK, Marcos. IVANO, Rogrio. Lavrador de Imagens. Londrina, PR: EDUEL, 1999.

S-ar putea să vă placă și