Sunteți pe pagina 1din 18

Maio/2012

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE SO PAULO

V Concurso Pblico de Provas e Ttulos ao Ingresso na Carreira de

Defensor Pblico
Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

Primeira Prova Escrita - Objetiva

INSTRUES
- Verifique se este caderno contm 88 questes, numeradas de 1 a 88. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo; mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes. - A durao da prova de 4 horas, para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao terminar a prova, entregue ao Fiscal da sala o Caderno de Questes e a Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova A01, Tipo 001


3. Direito Constitucional 1. A forma federativa de Estado um importante instrumento para a limitao do exerccio do poder poltico. Sobre essa forma de Estado, correto afirmar: (A) A ordem constitucional brasileira utiliza, desde a Constituio de 1891, as tcnicas de repartio horizontal e vertical para a repartio de competncias. Na repartio promovida pela Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, aps anlise dos contedos das competncias atribudas aos entes federativos, pode-se observar uma acentuada concentrao de poderes entre as atribuies da Unio. So caractersticas do Estado federal, entre outras, a autonomia de seus entes, a existncia de uma Constituio como fundamento jurdico, a existncia de direito de secesso de seus entes, a repartio de competncias e a repartio de rendas. Nos termos dos pargrafos do artigo 24 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, os Estados podem exercer a competncia legislativa plena, para atender a suas peculiaridades, na inexistncia de lei federal sobre normas gerais e a supervenincia desta revoga a lei estadual, no que lhe for contrrio. Essa forma de Estado surgiu na Constituio dos Estados Unidos da Amrica, como resultado de reviso aos Artigos de Confederao, que foi realizada, com a participao de todos os Estados, na cidade de Filadlfia, em 1787. Sobre os direitos previstos na ordem constitucional social brasileira, correto afirmar: (A) A publicao de veculo impresso de comunicao depende de licena de autoridade pblica federal, que, nos termos de lei complementar, deve estar ligada ao Ministrio das Comunicaes. Alm de dispositivos esparsos no texto constitucional, a proteo constitucional s pessoas com deficincia foi reforada pela incorporao, nos termos o o do artigo 5 , 3 , da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, da Conveno Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil garante aos maiores de sessenta anos a gratuidade dos transportes coletivos urbanos. O Supremo Tribunal Federal, em deciso proferida na Arguio de Descumprimento de Preceito Fundao mental (ADPF) n 130/DF, declarou no recepcioo nada a Lei federal n 5.250/67, com exceo de seus dispositivos relacionados aos crimes de imprensa. A ordem constitucional brasileira vigente, apesar de versar de forma generosa sobre o direito ao meio ambiente, no faz referncia ao estudo prvio de impacto ambiental.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

4.

A respeito do Poder Executivo, correto afirmar: (A) H previso de eleio indireta para os cargos de Presidente e de Vice-Presidente da Repblica, a ser realizada pelo Congresso Nacional, na hiptese de vacncia dos dois cargos nos primeiros dois anos do perodo presidencial. O veto do Presidente da Repblica a projeto de lei, na ordem constitucional brasileira, pode ser derrubado pelo Poder Legislativo, em sesso conjunta, em voto aberto e pela maioria absoluta de Deputados e Senadores. O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica no podero, sem licena do Congresso Nacional, ausentar-se do Pas por perodo superior a trinta dias, sob pena de perda do cargo. Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, na hiptese de processo contra o Presidente da Repblica por crime comum, em relao a fatos estranhos ao exerccio do mandato, dever o processo ser suspenso, com a consequente suspenso do prazo prescricional, apenas com relao aos fatos ocorridos antes ao incio de seu mandato. As medidas provisrias que haviam sido editadas em data anterior da publicao da Emenda Constio tucional n 32/01 e que estavam em vigor nessa dao ta, por fora do artigo 2 da referida emenda, continuaram em vigor at que houvesse revogao explcita por medida provisria ulterior ou at que houvesse deliberao definitiva do Congresso Nacional.

_________________________________________________________

2.

Sobre o regime jurdico da Defensoria Pblica na Constituio da Repblica Federativa do Brasil e na Constituio do Estado de So Paulo, correto afirmar: (A) A Constituio do Estado de So Paulo, de maneira bem sistematizada, com boa tcnica legislativa e de forma a refletir melhor a realidade, em captulo dedicado s Funes Essenciais Justia, tratou da Defensoria Pblica separadamente da Advocacia, em sees distintas. Em razo de inexistir previso de legitimidade para a propositura de Ao Direta de Inconstitucionalidade ao Defensor Pblico-Geral da Unio na Constituio da Repblica Federativa do Brasil, h impedimento para a insero, na Constituio do Estado de So Paulo, de legitimidade para a propositura de Ao Direta de Inconstitucionalidade, perante o Tribunal de Justia, ao Defensor Pblico-Geral do Estado de So Paulo. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil atribui, expressamente, s Defensorias Pblicas dos Estados a iniciativa de suas propostas oramentrias, mas, como essa norma de eficcia limitada, sua aplicao ainda no possvel, vez que inexiste norma regulamentadora. A Constituio do Estado de So Paulo atribui expressamente Defensoria Pblica as prerrogativas de prazo em dobro e de intimao pessoal de todos os atos processuais. Por fora do disposto na Constituio do Estado de So Paulo, a Defensoria Pblica bandeirante exerce suas atribuies de defesa dos necessitados no Supremo Tribunal Federal de forma limitada: eventual sustentao oral, por exemplo, deve ser realizada por membro da Defensoria Pblica da Unio.

(B)

(C)

(B)

(D)

(E)

(C)

_________________________________________________________

(D)

5.

Emmanuel Joseph Sieys (1748-1836), um dos inspiradores da Revoluo Francesa, foi autor de um texto que teve grande repercusso na teoria do Poder Constituinte. O referido texto : (A) (B) (C) (D) (E) Que o terceiro Estado? O poder do terceiro Estado. Que pretende o terceiro Estado? Que tem sido o terceiro Estado? A importncia do terceiro Estado.
DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 001


6. Uma das mais relevantes alteraes do regime constituo cional operada pela Emenda Constitucional n 45/04 foi a introduo das Smulas Vinculantes. Sobre esse regime constitucional, INCORRETO afirmar: (A) Sem prejuzo do que vier a ser estabelecido em lei, o cancelamento de Smula Vinculante poder ser provocado por aqueles que podem propor a Ao Direta de Inconstitucionalidade. As Smulas Vinculantes dependem de deciso de dois teros dos membros do Supremo Tribunal Federal para serem aprovadas. A Smula Vinculante ter efeito vinculante a partir do momento de sua publicao na imprensa oficial. (C) (D) No cabvel reclamao contra ato administrativo que contrariar Smula Vinculante. Cabe reclamao ao Supremo Tribunal Federal contra deciso judicial que contrariar Smula Vinculante. 8. A Constituio Federal de 1988, fruto do exerccio do Poder Constituinte Originrio, inaugurou nova ordem jurdicoconstitucional. Sobre o relacionamento da Constituio Federal de 1988 com as ordens jurdicas pretritas (constitucionais e infraconstitucionais) correto afirmar: (A) Normas infraconstitucionais anteriores Constituio Federal de 1988, desde que compatveis material e formalmente com a ordem constitucional atual, continuam vlidas. De acordo com entendimento dominante no Supremo Tribunal Federal, os dispositivos da Constio tuio de 1967 (com as alteraes da Emenda n 1 de 1969), que no forem contrrios Constituio Federal de 1988, continuam vlidos, mas ocupam posio hierrquica infraconstitucional legal. Por fora de norma expressa do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio Federal de 1988, houve manuteno da aplicao de determinados dispositivos da Constituio de o 1967 (com as alteraes da Emenda n 1 de 1969). A promulgao da Constituio Federal de 1988 revogou integralmente a Constituio de 1967 (com o as alteraes da Emenda n 1 de 1969), inexistindo, dada a incompatibilidade da ordem constitucional atual com o regime ditatorial anterior, possibilidade de recepo de dispositivos infraconstitucionais. Dispositivo da Constituio de 1946, que seja plenamente compatvel com a ordem constitucional de 1988, com a revogao da Constituio de 1967 o (com as alteraes da Emenda n 1 de 1969), tem sua validade retomada. Direito Administrativo e Direito Tributrio (B) Para efeitos do disposto no artigo 5 , XI, da Constituio Federal de 1988, o conceito normativo de casa deve ser entendido de forma abrangente, de forma a alcanar qualquer compartimento privado no aberto ao pblico, onde algum exerce profisso ou atividade, mas no deve ser estendido a barracos construdos irregularmente, por exemplo, em reas pblicas. Segundo entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal, ao contrrio da busca domiciliar e da decretao da priso, ressalvada a situao de flagrncia penal, no se considera clusula constitucional de reserva de jurisdio a interceptao telefnica, podendo esta ser determinada, inclusive, por Comisso Parlamentar de Inqurito, nos termos do o artigo 58, 3 , da Constituio Federal de 1988. A prtica de racismo, a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico e a prtica do trfico ilcito de entorpecentes e de drogas afins so considerados crimes imprescritveis. O disposto no artigo 5 , XXXVI, da Constituio Federal de 1988, segundo o qual a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada, no proibiu a retroatividade da lei, mas, apenas, protegeu o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada de eventual ao retroativa de lei.
o o

(B)

(B)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

7.

A respeito dos direitos e das garantias fundamentais previstos na ordem constitucional brasileira vigente, correto afirmar: (A) As pessoas presas, ainda que provisoriamente, em razo de processo penal, tm seus direitos polticos suspensos, no podendo, inclusive, exercer direito de voto.

(E)

_________________________________________________________

9.

Com relao aos princpios constitucionais da Administrao Pblica, est em conformidade com a (A) moralidade o ato administrativo praticado por agente pblico em favorecimento prprio, desde que revestido de legalidade. eficincia a prestao de servio pblico que satisfaa em parte s necessidades dos administrados, desde que realizados com rapidez e prontido. publicidade o sigilo imprescindvel segurana da sociedade e do Estado ou o indispensvel defesa da intimidade. impessoalidade a violao da ordem cronolgica dos precatrios para o pagamento dos crditos de natureza comum. legalidade a inobservncia a quaisquer atos normativos que no sejam lei em sentido estrito e provindos de autoridades administrativas.

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

10.

(E)

O ato administrativo que se encontra sujeito a termo inicial e parcialmente ajustado ordem jurdica, aps ter esgotado o seu ciclo de formao, considerado (A) (B) (C) (D) (E) perfeito, vlido e eficaz. perfeito, invlido e ineficaz. imperfeito, invlido e eficaz. perfeito, vlido e ineficaz. imperfeito, invlido e ineficaz. 3

DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

Caderno de Prova A01, Tipo 001


11. Em relao s licitaes, contratos e demais ajustes da Administrao Pblica correto afirmar que (A) constitui clusula desnecessria do contrato administrativo a especificao de seu contedo, desde que estipulado com clareza o preo e as condies de pagamento. (B) as minutas de convnios devem ser previamente examinadas por assessoria jurdica dos rgos pblicos, qual no compete aprov-las. (C) inexistindo interessado selecionado, em decorrncia da inabilitao ou da desclassificao, a licitao dever ser declarada deserta. (D) a subcontratao parcial pode ser realizada, desde que haja anterior previso explicitada no edital da licitao e ratificada no contrato. (E) as sanes para o caso de inadimplemento no precisam ser indicadas no edital de licitao, mas sim no contrato a ser firmado. 15. Em relao s espcies de responsabilidade tributria, na responsabilidade (A) de devedores solidrios, por terem eles interesse comum na situao constituinte do fato gerador, cabe o benefcio de ordem. (B) por transferncia, o responsvel tributrio responde por dbito prprio, aps a ocorrncia do fato gerador. (C) de devedores sucessores, a obrigao transferida para outro devedor em razo da remisso do devedor original. (D) por substituio, o no recolhimento do tributo pelo substituto retransmite a responsabilidade das obrigaes acessrias para o contribuinte substitudo. de terceiros devedores, o dever em relao ao patrimnio de outrem exsurge, em geral, do vnculo jurdico existente para com incapazes ou entes despersonalizados.

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________ 16. Dentre as hipteses constitucionais de vedao Unio,

12.

Instaurado processo administrativo disciplinar para apurar inassiduidade de servidor sujeito ao regime da Lei o n 10.261/68, se sobrevier pedido de exonerao do acusado, antes da data designada para o interrogatrio, o processo dever (A) ser sobrestado, at posterior investidura do acusado em outro cargo de provimento efetivo, desde que no ocorrida a prescrio. (B) ter prosseguimento normal, at o relatrio final, consignando tudo o que for apurado no pronturio do acusado, para fins de registro. (C) ser extinto, nesta hiptese ou ainda na de abandono de cargo ou funo pblica, por expressa determinao legal. (D) ter curso clere, de modo a se produzirem as provas para deciso de mrito, antes do deferimento do pedido de exonerao. (E) ser elevado apreciao e deciso in limine da autoridade competente, para deferimento ou no do pedido de exonerao. Nos termos da legislao em vigor sobre as parcerias pblico-privadas, a modalidade de concesso de servios pblicos ou obras pblicas, que envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios, contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado, denominada concesso (A) comum. (B) administrativa. (C) ordinria. (D) tradicional. (E) patrocinada. As fundaes de direito pblico, tambm denominadas autarquias fundacionais, so institudas por meio de lei especfica e (A) seus agentes no ocupam cargo pblico e no h responsabilidade objetiva por danos causados a terceiros. (B) (C) seus contratos administrativos devem ser precedidos de procedimento licitatrio, na forma da lei. seus atos constitutivos devem ser inscritos junto ao Registro Civil das Pessoas Jurdicas, definindo as reas de sua atuao. seus atos administrativos no gozam de presuno de legitimidade e no possuem executoriedade. seu regime tributrio comum sobre o patrimnio, a renda e os servios relacionados s suas finalidades essenciais.

aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios para instituir impostos autoaplicvel a imunidade sobre (A) livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso. (B) (C) (D) (E) partidos polticos, inclusive suas fundaes. entidades sindicais dos trabalhadores. instituies de educao. entidades de assistncia social, sem fins lucrativos. Direito Penal 17. Assinale a alternativa correta. (A) A criminologia crtica defende a anlise individualizada da periculosidade do agente como direito inerente ao princpio do respeito dignidade humana. A Escola positivista pregava a anlise puramente objetiva do fato, deixando em segundo plano as caractersticas pessoais de seu autor. A teoria retributiva dos fins da pena foi desenvolvida a partir dos estudos de Lombroso e Garofalo, em meados do sculo XVIII. A teoria do labelling approach dispe-se a estudar, dentre outros aspectos do sistema punitivo, os mecanismos de reao social ao delito e a influncia destes na reproduo da criminalidade. A teoria finalista da ao fruto da concepo positivista de livre-arbtrio, que entende o homem como ser determinado pelas circunstncias sociais.

_________________________________________________________

(B)

(C)

_________________________________________________________

13.

(D)

(E)

_________________________________________________________

18.

_________________________________________________________

14.

Assinale a alternativa correta. (A) O ordenamento penal estende a relao de causalidade a qualquer resultado causado pela ao, ainda que imprevisvel, em razo da aplicao do princpio versari in re ilicita. (B) A misso do Direito Penal a proteo de bens jurdicos, o que justifica a antecipao da interveno penal aos atos que antecedem o incio da prtica dos atos executivos. Pela teoria da imputao objetiva, o resultado deve ser imputado ao agente de maneira objetiva, isto , ainda que no tenha ele agido com dolo ou culpa. O desvalor da ao e o desvalor do resultado devem ser aferidos a partir da leso ou exposio a risco do bem jurdico tutelado. A inocuidade da ao dolosa ao bem jurdico tutelado pela norma penal no serve para atestar a atipicidade da conduta se o nimo do agente mostra que conduz sua vida de maneira reprovvel.
DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

(C)

(D)

(D) (E)

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 001


19. Em Direito Penal, o erro (A) de tipo, se for invencvel, exclui a tipicidade dolosa e a culposa. (B) que recai sobre a existncia de situao de fato que justificaria a ao, tornando-a legtima, tratado pelo Cdigo Penal como erro de proibio, excluindo-se, pois, a tipicidade da conduta. (C) de tipo exclui o dolo e a culpa grave, mas no a culpa leve. (D) de proibio irrelevante para o Direito Penal, pois, nos termos do caput do art. 21 do Cdigo Penal, o desconhecimento da lei inescusvel. (E) de proibio exclui a conscincia da ilicitude, que, desde o advento da teoria finalista, integra o dolo e a culpa. _________________________________________________________ 20. Considere as assertivas abaixo. 22. No tocante parte especial do Cdigo Penal, correto afirmar que (A) o crime de assdio sexual pressupe a prevalncia da condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de cargo, emprego ou funo, para o fim de obteno de vantagem econmica ou favorecimento sexual. de acordo com a jurisprudncia atual do Supremo Tribunal Federal no se admite o reconhecimento do privilgio no furto qualificado pelo rompimento de obstculo, dada a incompatibilidade das circunstncias em questo. o concurso de agentes constitui circunstncia que qualifica o crime de homicdio, vez que a superioridade numrica, por si, indica a maior reprovabilidade da conduta. no punvel a conduta do agente que recebe coisa sabendo ser produto de crime, se no for apurada a autoria do crime de que a res proveio. pai que agride o filho homem, que possui 18 anos de idade, causando-lhe leses corporais de natureza o leve, ter sua conduta subsumida ao art. 129, 9 crime de violncia domstica.

(B)

(C)

I. O sistema ptrio de dosimetria das penas adotou o


sistema bifsico.

II. O enquadramento da conduta em circunstncia


qualificadora precede a primeira fase, ao passo que as causas especiais de aumento de pena so computadas na ltima fase da dosimetria.

(D)

III. Segundo recente jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, admite-se a fixao da pena abaixo do mnimo legal por fora de circunstncias atenuantes genricas.

(E)

IV. No apontadas circunstncias judiciais desfavorveis ao ensejo da aplicao do artigo 59 do Cdigo Penal, no admitida a alegao de gravidade do crime para se fixar regime prisional mais rigoroso do que o estabelecido para o tempo de pena imposta.

_________________________________________________________

23.

Considere as assertivas abaixo:

I. Os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisrios podem obter, do diretor do presdio, permisso de sada, mediante escolta, nas hipteses elencadas na LEP.

V. Recente alterao legislativa inovou ao permitir o


agravamento da pena por maus antecedentes em razo de ao penal em curso, desde que haja deciso condenatria proferida por rgo colegiado. Est correto APENAS o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

II. Se o sentenciado receber nova condenao por


outro crime, aps o incio de cumprimento de pena por condenao anterior, o regime prisional de cumprimento ser obrigatoriamente determinado pelo resultado da soma das penas, visto que a individualizao da pena tarefa que se impe ao juiz do processo de conhecimento.

_________________________________________________________

IV. V. II e IV. I, III e IV. II, IV e V.

21.

Em relao ao concurso de crimes ou infraes, INCORRETO afirmar: (A) O agente que investe com seu veculo automotor dolosamente em direo a um desafeto atingindo-o, mas acaba por lesionar culposamente tambm um terceiro, incorre em hiptese de concurso formal imperfeito ou imprprio. (B) As eventuais penas de multa sero aplicadas distinta e integralmente, no observando o mesmo critrio aplicado para a pena privativa de liberdade. o (C) Com o advento da Lei n 12.015/09, que alterou o ttulo relativo aos crimes contra a dignidade sexual, se acentuou a possibilidade de reviso das condenaes pela prtica de estupro e atentado violento ao pudor praticados em condies semelhantes de tempo, lugar ou maneira de execuo, em que houve aplicao do cmulo material. (D) Se a aplicao do critrio do concurso formal redundar em pena superior quela que seria aplicvel na hiptese de reconhecimento do concurso material, as penas relativas aos crimes devem ser somadas. (E) Diz-se que a unicidade de condutas no caso de crime continuado fico jurdica inspirada em motivos de poltica criminal, uma vez que se reveste de culpabilidade menos acentuada, em razo da repetio da conduta que arrefeceria a conscincia do ilcito.

III. Recente alterao legislativa alou a Defensoria


Pblica condio de rgo da execuo penal, mas no incumbiu instituio a visita aos estabelecimentos prisionais, seno como faculdade do defensor pblico.

IV. A partir da edio da Lei no 10.792/2003, foi proibida a realizao do exame criminolgico, vista da constatao de que a providncia constitua um dos grandes fatores responsveis pela morosidade na apreciao do pedido de benefcios em sede de execuo penal.

V. A LEP no prev como condio para o exerccio


do trabalho no regime semiaberto o prvio cadastramento do empregador no rgo gestor do sistema penitencirio estadual. Est correto APENAS o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. I e V. II e IV. III e V. I, III e V.


5

DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

Caderno de Prova A01, Tipo 001


24. Em relao Lei Federal n 11.343/06, que estabelece o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas, correto afirmar que (A) o comando legal que vedava a converso da pena privativa de liberdade em restritiva de direitos no crime de trfico teve sua execuo suspensa por resoluo do Senado Federal. a conduta de guardar, para consumo prprio, drogas em desacordo com determinao legal e regulamentar, configura mera infrao administrativa. o informante que colabora com grupo que, sem autorizao ou em desacordo com a legislao regulamentar, se dedica venda de drogas, responde pelo mesmo tipo pena em que incorrer o grupo vendedor, visto que sistema penal ptrio adota a teoria monista. por se tratar de norma penal em branco, a legislao delegou a rgo do Poder Executivo Federal a definio de critrio quantitativo rgido para fins de distino da conduta do usurio e do traficante. a lei em questo prev pena privativa de liberdade para aquele que conduz veculo automotor, embarcao ou aeronave aps o consumo de drogas, expondo a dano potencial a incolumidade de outrem. (E)
o

26.

Princpios e garantias processuais penais fundamentais. (A) O princpio do nemo tenetur se detegere corolrio da garantia constitucional do direito ao silncio e impede que todo o acusado seja compelido a produzir ou contribuir com a formao de prova contrria ao seu interesse, salvo se no houver outro meio de produo de prova.

(B)

(B)

(C)

Constitui nulidade relativa o desempenho de uma nica defesa tcnica para corrus em posies conflitantes, em razo de violao ao princpio da ampla defesa.

(C)

A garantia constitucional da durao razovel do processo no se aplica ao inqurito policial por este tratar de procedimento administrativo, sendo garantia exclusiva do processo acusatrio.

(D)

(D)

(E)

O Superior Tribunal de Justia vem admitindo a mitigao do princpio da identidade fsica do juiz nos casos de convocao, licena, promoo ou de outro motivo que impea o juiz que tiver presidido a instruo de sentenciar o feito, aplicando, por analogia, a lei processual civil.

_________________________________________________________

Direito Processual Penal Ateno: Para responder s questes de nmeros 25 a 30 assinale a alternativa correta em relao ao assunto indicado. 27.

A defesa tcnica em processo penal, por ser garantia exclusiva do acusado, pode ser por ele renunciada, desde que haja expressa manifestao de vontade homologada pelo juiz competente.

_________________________________________________________

Competncia. (A) No se aplicam as regras de conexo de natureza objetiva ao tribunal do jri, em razo de expressa previso constitucional de sua competncia para o julgamento de crimes dolosos contra a vida.

25.

Priso provisria. (A) Ausentes os requisitos para a decretao da priso preventiva poder o juiz, no curso do processo, decretar a priso domiciliar caso o ru esteja extremamente debilitado por motivo de doena grave. Em qualquer fase da investigao policial poder o juiz decretar, de ofcio, a priso preventiva do indiciado. Em relao priso temporria, constata-se o fumus comissi delicti quando presente fundadas razes de autoria ou participao do indiciado em crimes taxao tivamente relacionados na Lei federal n 7.960/89, que disciplina a priso temporria, exceto se for autorizada para outros crimes por legislao federal posterior. A publicao de sentena condenatria, que impe regime inicialmente fechado para o cumprimento da pena privativa de liberdade, constitui marco impeditivo para a concesso da liberdade provisria ao condenado. A partir da entrada em vigor da Lei federal o n 12.403/11, que reformou parcialmente o Cdigo de Processo Penal, no mais se admite a decretao da priso preventiva de acusado pela prtica de crime doloso cuja sano mxima em abstrato no ultrapasse quatro anos de recluso. (E) (C)

(B)

(B)

O princpio do juiz natural, institudo ratione personae e ratione materiae, configura hiptese de competncia absoluta, inafastvel por vontade das partes processuais, somente se admitindo a sua flexibilizao por oportunidade da aplicao de norma constitucional.

(C)

A expedio de mandado de busca e apreenso no configura ato de preveno do juzo, tendo em vista a ausncia de contedo decisrio deste ato judicial.

(D)

(D)

A competncia inicialmente atribuda Justia Federal para o julgamento dos crimes de competncia da Justia Estadual em razo de conexo de natureza objetiva cessada caso haja absolvio em relao ao nico crime conexo de competncia da Justia Federal, devendo o juiz federal encaminhar o processo remanescente para a Justia Estadual competente.

(E)

Viola as garantias fundamentais do juiz natural e do devido processo legal a atrao por continncia ou conexo do processo do corru ao foro por prerrogativa de funo de um dos denunciados, por tratarse de regra de prorrogao de competncia de natureza infraconstitucional.
DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

Caderno de Prova A01, Tipo 001


28. Recursos e aes de impugnao. (A) O efeito devolutivo em extenso, em apelao criminal, impede que o Tribunal de Justia conhea pedido diverso do constante no recurso. 30. Provas no processo penal. (A) Suspenso o curso do processo e do prazo prescricional em razo de citao por edital, possvel a produo antecipada da prova testemunhal cujo fundamento seja o mero decurso do tempo, haja vista que a passagem do tempo propicia um inevitvel esquecimento dos fatos. Desde a entrada em vigor da Constituio Federal, lcita a prova produzida a partir da realizao de interceptao telefnica, desde que obedecidos os requisitos constitucionais, independente de prvia existncia de lei federal regulamentadora. Em ao penal pblica instaurada contra determinados rus possvel que, no caso da morte de uma testemunha, a acusao obtenha uma certido de inteiro teor do depoimento por ela prestado em outra ao penal, que poder ser valorada pelo juiz competente, independentemente da participao dos acusados no processo em que a prova foi produzida. O interrogatrio por videoconferncia, a partir do o advento da lei federal n 11.900/2009, foi incorporado legislao processual brasileira como regra a ser obedecida pelo Poder Judicirio, a fim de reduzir os custos com o transporte dos presos provisrios, desde que garantido o direito de entrevista prvia e reservada com o defensor. Produzida prova ilcita em sede inquisitiva, as provas que dela derivarem, mesmo que produzidas exclusivamente em fase acusatria, sero consideradas ilcitas por derivao.

(B)

Poder o Ministro Relator, em analogia lei processual civil, conceder, de forma monocrtica, a ordem pleiteada no habeas corpus impetrado em desfavor de deciso contrria smula ou jurisprudncia dominante de Tribunal Superior.

(B)

(C)

Conhecido o recurso especial interposto em face de sentena penal condenatria confirmada pelo Tribunal de Justia, possvel a expedio de mandado de priso para o cumprimento da deciso de segundo grau em razo da ausncia de efeito suspensivo no recurso especial.

(C)

(D)

Interposta apelao criminal por defensor pblico em face de deciso que condenou o acusado pena de multa, a juntada superveniente do termo de renncia do acusado ao direito de apelao impede o conhecimento da apelao criminal.

(D)

(E)

O pleito de reexame probatrio no constitui fundamentao idnea para o ajuizamento de reviso criminal.

_________________________________________________________

(E)

29.

Ao processual penal. (A) Nos termos do entendimento do Supremo Tribunal Federal, as aes penais fundamentadas na Lei o Maria da Penha (Lei Federal n 11.340/2006) podem ser processadas mesmo sem a representao da vtima, por serem consideradas aes penais pblicas incondicionadas.

_________________________________________________________

31.

Analise as assertivas abaixo.

I. Comprovada a inimputabilidade do acusado em


resposta acusao, dever o juiz absolv-lo sumariamente em razo da presena de causa excludente da culpabilidade.

(B)

Tratando-se de ao penal pblica condicionada, e havendo representao da vtima, poder ocorrer retratao caso a vtima a oferte at o recebimento da denncia, haja vista que a lei processual prev hiptese de arrependimento do ofendido.

II. A ausncia de previso expressa da possibilidade


de converso das alegaes finais orais em memoriais no rito sumrio no impede que o juiz conceda s partes o prazo de cinco dias para a juntada de memoriais.

III. O princpio da correlao impede que o juiz prolate


(C) O princpio da obrigatoriedade da ao penal pblica incondicionada no sofre mitigao, impondo ao Ministrio Pblico a promoo da ao penal quando configurado um ilcito penal. sentena condenatria em descompasso com a classificao jurdica dada pelo acusador na imputao.

IV. A ausncia de pedido formal da acusao impede


(D) Recebido o inqurito policial com elementos informativos suficientes para a propositura de denncia e tendo o Ministrio Pblico requerido novas diligncias, poder a vtima oferecer queixa subsidiria, dando incio ao processo e assumindo o polo ativo da pretenso acusatria. que o julgador fixe o valor mnimo para a reparao dos danos sofridos pelo ofendido, em razo da incidncia do princpio do contraditrio e da ampla defesa. Est correto APENAS o que se afirma em (A) (E) Tratando-se de ao penal privada, e ocorrendo a morte da vtima, a lei processual prev hiptese especial de legitimao anmala, ao admitir a sucesso do ofendido pelo seu cnjuge, ascendente, descendente ou irmo, devendo ser observada esta ordem de preferncia. (B) (C) (D) (E)

I e II. I e III. II e IV. III e IV. II, III e IV.


7

DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

Caderno de Prova A01, Tipo 001


32. Analise as assertivas abaixo. 35.

I. O civilmente identificado, indiciado pela prtica de


homicdio qualificado, dever ser criminalmente identificado pela autoridade policial.

Em tema de retificao de registro imobilirio, observe as asseres abaixo:

I. A retificao unilateral de informaes tabulares, de


ofcio ou a requerimento do interessado, no possvel nos casos de indicao ou atualizao de confrontao, sendo permitida, entretanto, para alterao ou insero que resulte de mero clculo matemtico feito a partir das medidas perimetrais constantes do registro.

II. A deciso judicial de arquivamento do inqurito policial com fundamento na atipicidade do fato praticado produz coisa julgada material, impedindo-se a reabertura das investigaes preliminares mesmo diante do surgimento de novas provas.

III. direito do defensor, no interesse do representado,


ter acesso amplo aos elementos de prova que, j documentados em procedimento investigatrio realizado por rgo com competncia de polcia judiciria, digam respeito ao exerccio do direito de defesa.

II. Jurisprudncia consolidada do Superior Tribunal de


Justia admite o aumento da rea nos procedimentos de retificao de registro consensual, desde que, cumpridas as formalidades, no haja impugnao dos demais interessados.

IV. Nos termos da orientao j sumulada pelo Supremo Tribunal Federal, em sede de execuo penal a falta de defesa tcnica por defensor no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio Federal. Est correto APENAS o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

III. A retificao de ofcio das informaes tabulares


constantes no Registro Imobilirio permitida, na via administrativa, para alterao de denominao de logradouro pblico, comprovada por documento oficial.

IV. A regularizao fundiria de interesse social realizada em ZEIS Zonas Especiais de Interesse Social, nos termos do Estatuto das Cidades, promovida por Municpio ou pelo Distrito Federal, quando os lotes estiverem cadastrados individualmente ou com lanamento fiscal h mais de 10 (dez) anos, independe de retificao.

I e II. II e III. III e IV. I, II e III. II, III e IV.


Direito Civil e Direito Comercial

_________________________________________________________

V. A legitimao ativa para requerer a retificao consensual de registro ou averbao restringe-se ao titular dominial, excluindo-se os interessados sem ttulo registrado. Est correto APENAS o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

33.

A caracterizao do adimplemento substancial das obrigaes produz os seguintes efeitos, EXCETO: (A) inaugurar ou ratificar a possibilidade de o credor perseguir o ressarcimento pelas perdas e danos. (B) (C) (D) (E) obstar a resoluo unilateral do contrato. impedir que o credor argua a exceo do contrato no cumprido. liberar o devedor da obrigao. descaracterizar a impossibilidade absoluta de cumprimento da obrigao.

_________________________________________________________

I, II e IV. I, III e V. II, III e IV. II, IV e V. III, IV e V.

36.

_________________________________________________________

34.

Maria Aparecida, viva, apresentando os primeiros sintomas de Alzheimer, mas ainda no domnio pleno de suas faculdades mentais, temendo a iminente perda de sua capacidade civil, outorga instrumento de mandato com poderes especiais e expressos para sua nica filha, autorizando-a a alienar seu nico bem imvel para custear seu futuro tratamento. Durante as tratativas iniciais para alienao do imvel, sem assuno formal de quaisquer obrigaes, sobrevm a interdio da primeira, nomeando-se curadora pessoa diversa da mandatria e reconhecendose, por percia mdica, que a incapacidade ocorrera em data superveniente outorga do mandato. Nesse caso, (A) no ser possvel a outorga da escritura pela mandatria, uma vez que a incapacidade do mandante faz cessar o contrato de mandato. ser possvel a outorga da escritura pela mandatria, uma vez que a lei autoriza autocuratela antecipada. ser possvel a outorga, pois trata-se de concluso de ato jurdico iniciado, havendo perigo na demora. ser possvel a concluso do negcio pela prpria mandante, uma vez que o mandato que contm poderes de cumprimento ou confirmao de negcios encetados, aos quais se ache vinculado, irrevogvel. no ser possvel a concluso do negcio pela mandatria, j que aps a interdio somente o curador nomeado poderia praticar tal ato, independente de autorizao judicial.

Jorge, Jos e Pedro constituem, com pacto expresso limitativo de poderes, pequena empresa para prestao de servios de marcenaria, sem levar seus atos constitutivos ao competente registro. Pedro, em nome da sociedade, celebra contrato com Maria para fornecimento e montagem de uma cozinha planejada, recebendo adiantado os valores correspondentes aos servios e produtos contratados. Maria desconhece a existncia de tal pacto limitativo. Inadimplido o contrato, Maria poder ter seu crdito satisfeito com a excusso dos bens (A) sociais, considerando a existncia de pacto limitativo de poderes, sem possibilidade de invaso dos bens particulares dos scios. particulares dos scios, j que estes respondem solidria e ilimitadamente pelas dvidas contradas em nome da sociedade, sem possibilidade de excusso dos bens da sociedade, por se tratar de sociedade em comum, com pacto limitativo de poderes. particulares de Pedro, por desconhecer a existncia de pacto limitativo de poderes e considerando ter ele celebrado o contrato em nome da sociedade em comum, sem possibilidade de excusso dos bens sociais ou dos demais scios. sociais e particulares dos scios, devendo exaurir os bens sociais para invaso do patrimnio dos scios, exceto para Pedro, cujos bens particulares podero ser executados concomitantemente com os bens sociais. sociais e particulares de Pedro, sem possibilidade de acionar os demais scios, j que estes no participaram da avena, prevalecendo o pacto limitativo de poderes.
DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

(B)

(C)

(B) (C) (D)

(D)

(E)

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 001


37. Em tema de Responsabilidade Civil, considere asseres abaixo. 40. Fernando, casado com Laura pelo regime da comunho parcial de bens, falece sem ter tido filhos, deixando um nico imvel adquirido na constncia do casamento. Sabendo-se que os pais de Fernando ainda so vivos, e que Fernando no deixou dvidas, aps a partilha do nico bem, a frao total do imvel que caber Laura ser de (A) (B) (C) (D) (E) 2/3. 5/6. 3/4. 3/5. 1/2. Direito Processual Civil 41. Analise as afirmaes abaixo.

I. Atos lcitos no podem engendrar responsabilidade


civil contratual nem aquiliana.

II. A prtica de bullying entre crianas e adolescentes,


em ambiente escolar, pode ocasionar a responsabilizao de estabelecimento de ensino, quando caracterizada a omisso no cumprimento no dever de vigilncia.

III. Nos termos de reiteradas decises do Superior Tribunal de Justia, a clusula de incolumidade, inerente ao contrato de transporte, no pode ser invocada nos casos de fortuito interno.

_________________________________________________________

IV. A responsabilidade do dono ou detentor de animal


pelos danos por este causado objetiva.

I. Nas causas de consumo que tramitam sob o rito sumrio admitido o chamamento ao processo da seguradora pelo fornecedor demandado.

V. O consentimento informado constitui excludente de


responsabilidade dos profissionais liberais em caso de erro mdico. Dentre as asseres acima APENAS esto corretas (A) (B) (C) (D) (E) 38.

II. possvel a interveno de amicus curiae no procedimento de anlise da repercusso geral em recurso extraordinrio, dando legitimao social deciso do Supremo Tribunal Federal.

III. Admitida a possibilidade de interveno litisconsorcial voluntria no polo ativo em mandado de segurana, o ingresso do litisconsorte no poder ocorrer aps o despacho da petio inicial.

I e III. II e IV. III e V. I e IV. II e V.

IV. O litisconsrcio eventual vedado pela legislao


brasileira. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 42.

_________________________________________________________

Em tema de Usucapio Coletiva Urbana, correto afirmar que (A) (B) tem por objeto rea particular de at 250 metros quadrados. seu reconhecimento atribui a cada possuidor frao ideal correspondente dimenso que ocupe na gleba, exceto se convencionado em contrrio. exige posse no contestada, justo ttulo e boa-f. instaura condomnio indivisvel e no passvel de extino por pelo menos dez anos. admite acessio possessionis e sucessio possessionis.

I, II e III, apenas. I, II e IV, apenas. I, III e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV.

_________________________________________________________

Analise as afirmaes abaixo.

I. Adjudicado um bem imvel pelo exequente, poder


este pedir a expedio do mandado de imisso na posse no curso do prprio processo executivo, quando o bem estiver na posse do depositrio.

(C) (D) (E) 39.

II. Em ao envolvendo direitos individuais homogneos, a liquidao coletiva para a reparao fluda deve ser proposta pelo autor da ao coletiva de conhecimento, sendo tal iniciativa vedada aos demais legitimados.

_________________________________________________________

Em relao aos defeitos do negcio jurdico, correto afirmar: (A) O dolo recproco enseja a anulao do negcio jurdico e a respectiva compensao das perdas e ganhos recprocos. O dolo do representante legal de uma das partes obriga o representado a responder civilmente perante a outra parte, independente do proveito que houver auferido. O dolo do representante convencional de uma das partes obriga o representado a responder civilmente perante a outra parte, at o limite do proveito que houver auferido. A caracterizao da omisso dolosa em negcio bilateral exige a prova de que sem a omisso o negcio no teria sido celebrado. O dolo de terceiro enseja a anulao do negcio jurdico, independente do conhecimento das partes contratantes.

III. A execuo de alimentos poder ser proposta no


juzo do local onde se encontram bens sujeitos expropriao, do atual domiclio do executado ou do atual domiclio do exequente, desde que em comarca diversa da que foi proferida a sentena, constituindo excees regra segundo a qual a execuo deve tramitar perante o juzo que processou a causa no primeiro grau de jurisdio.

(B)

IV. Enquanto pendente apelao da sentena de improcedncia dos embargos do executado, quando recebidos com efeito suspensivo, a execuo fundada em ttulo extrajudicial est sujeita s restries do regime da execuo provisria. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

(C)

(D)

(E)

I, II e III, apenas. I, II e IV, apenas. I, III e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV.
9

DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

Caderno de Prova A01, Tipo 001


43. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) Cabe reclamao ao Supremo Tribunal Federal para impugnar deciso de rgo fracionrio do Tribunal de Justia que, embora no declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico, afasta a sua incidncia no todo ou em parte. (B) A querela nullitatis pode ser deduzida em ao civil pblica. (C) Cabe agravo interno da deciso do presidente do Tribunal de Justia que suspende a eficcia de sentena proferida contra o Poder Pblico em mandado de segurana. (D) No mbito do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia so incabveis os embargos infringentes, sendo possveis, entretanto, os embargos de declarao e os embargos de divergncia. (E) A apelao ser recebida s no efeito devolutivo, quando interposta de sentena que destituir ambos ou qualquer dos genitores do poder familiar. De acordo com as normas do Cdigo de Processo Civil, (A) a possibilidade de se comprovar vcio do consentimento atravs de prova exclusivamente testemunhal depender do valor do contrato discutido em juzo. (B) incumbe o nus da prova quando se tratar de contestao de assinatura, parte que pretende a invalidao do contrato. (C) o direito de propor ao anulatria de confisso por vcio do consentimento transmite-se aos herdeiros do confitente. (D) a nota escrita pelo credor em qualquer parte do documento representativo da obrigao, ainda que no assinada, faz prova em benefcio do devedor. (E) o juiz poder nomear mais de um perito e a parte indicar mais de um assistente tcnico quando se tratar de percia complexa, ainda que abranja uma nica rea do conhecimento. Para responder s questes de nmeros 45 a 47 assinale a alternativa correta em relao ao assunto indicado. Prescrio intercorrente. (A) Em execuo fiscal, no localizados bens penhorveis, o processo ficar suspenso pelo prazo de cinco anos, findo o qual se inicia o prazo da prescrio quinquenal intercorrente. (B) Em execuo por quantia certa contra devedor solvente, a jurisprudncia dominante no Superior Tribunal de Justia admite que o prazo de prescrio intercorrente tenha incio com a paralisao do processo, de modo que, no localizados bens penhorveis, a contagem seja feita a partir do deferimento do pedido de suspenso. (C) Em execuo por quantia certa contra devedor solvente, a jurisprudncia dominante no Superior Tribunal de Justia exige a inrcia do exequente para que ocorra a prescrio intercorrente, de modo que, durante o prazo de suspenso da execuo por falta de bens penhorveis no corre o prazo prescricional. (D) Na execuo de alimentos promovida por absolutamente incapaz em razo da idade, a inrcia do exequente ou a paralisao da execuo pelo perodo de dois anos faz consumar a prescrio intercorrente, eis que as causas que impedem a prescrio se aplicam pretenso condenatria e no executiva. (E) Em ao de reconhecimento de unio estvel julgada procedente, a execuo dos honorrios de sucumbncia no est sujeita prescrio intercorrente, ante a natureza meramente declaratria da ao de conhecimento. 46. Tutela antecipada e tutela cautelar. (A) Deixando de oferecer exceo de incompetncia em cautelar preparatria, o requerido no perde o direito de discutir a incompetncia relativa na ao principal. Segundo preceito expresso do Cdigo de Processo Civil, o exequente pode pleitear medidas acautelatrias urgentes na prpria inicial da execuo, independentemente de processo cautelar autnomo. No cumprida a determinao de exibio de documento em cautelar para este fim, cabvel aplicao de multa cominatria para compelir o obrigado a exibir o que lhe foi determinado. Preceitua o Cdigo de Processo Civil que no se conceder a antecipao da tutela quando houver perigo de irreversibilidade do provimento antecipado, de modo que, somente mediante cauo o juiz poder conceder a antecipao da tutela contra o poder pblico para obteno de vaga em creche ou fornecimento de medicamento de alto custo. possvel antecipar os efeitos de qualquer espcie de tutela jurisdicional, exceto a declaratria, eis que se trata de provimento de certificao, insuscetvel de ser objeto de tutela provisria.

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

44.

(E)

_________________________________________________________

47.

Procedimentos especiais. (A) O pedido de alvar judicial autnomo pode ser utilizado pelos herdeiros para o levantamento dos montantes das contas individuais do FGTS e Pis-Pasep, bem como para o recebimento das restituies relativas ao imposto de renda, quando no recebidos em vida pelos respectivos titulares, sendo que, em caso de quantia depositada em conta poupana ou conta de investimento, independentemente do valor, ser necessria a abertura de arrolamento ou inventrio. Em ao de busca e apreenso de veculo objeto de alienao fiduciria, aps a execuo da liminar concedida, caso ocorra a purgao da mora pelo ru no prazo legal e o autor j tenha vendido o bem em leilo, sendo a ao improcedente, a sentena condenar o credor fiducirio ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinquenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, sem prejuzo da reparao por eventuais perdas e danos. A sobrepartilha de bens sonegados no correr nos autos do inventrio do autor da herana, exigindo novo processo. Falecendo qualquer das partes, a habilitao do esplio ou dos sucessores ser feira em procedimento autnomo, no se admitindo a habilitao nos autos da causa principal. Em ao de reintegrao de posse, proposta dentro de ano e dia do esbulho, a antecipao de tutela deferida liminarmente deve ser fundamentada em situao de perigo, eis que se trata de tutela de urgncia.

(B)

_________________________________________________________

Ateno:

45.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

48.

A prioridade na tramitao do processo judicial em todas as instncias expressamente garantida por lei federal s (A) (B) (C) (D) (E) pessoas com doenas graves. crianas, adolescentes e idosos. crianas, adolescentes e s mulheres vtimas de violncia domstica. pessoas que estejam em situao de vulnerabilidade social. pessoas com deficincia.
DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

10

Caderno de Prova A01, Tipo 001


50. Direitos Difusos e Coletivos Tramita no Supremo Tribunal Federal a Ao Direta de Ino constitucionalidade n 3.943 interposta pela Associao Nacional dos Membros do Ministrio Pblico CONAMP, contestando a legitimidade da Defensoria Pblica para a propositura de Ao Civil Pblica, sob a alegao, em linhas gerais, de que tal legitimidade da Defensoria Pblica afeta diretamente as atribuies do Ministrio Pblico. De acordo com os diplomas normativos e a doutrina dominante que tratam do Direito Processual Coletivo, (A) a excluso da Defensoria Pblica do rol dos entes legitimados para a propositura da Ao Civil Pblica, especialmente para a hiptese dos direitos difusos, notadamente no caso da proteo do ambiente, segue o caminho da ampliao do acesso Justia, encontrando suporte normativo na legislao processual coletiva e mesmo na Lei Fundamental de 1988. no caso da tutela coletiva dos direitos fundamentais sociais, o ajuizamento de Ao Civil Pblica pela Defensoria Pblica implica sobreposio de atribuies com o Ministrio Pblico, tomando por base ainda que os beneficirios de tais medidas no se enquadram no pblico alvo da Defensoria Pblica e, por tal razo, no haveria como identificar a pertinncia temtica no caso. a legitimidade da Defensoria Pblica para a tutela coletiva de direitos difusos como, por exemplo, a ordem urbanstica, o direito aos servios pblicos essenciais de sade e educao e o direito ao amo biente est em perfeita sintonia com o art. 5 , II, e o rol exemplificativo de direitos coletivos em o sentido amplo trazido pelo art. 1 , ambos da Lei o n 7.347/85. a Ao Direta de Inconstitucionalidade deve ser julgada procedente, tendo em vista a contrariedade o o existente entre o art. 5 , II, da Lei n 7.347/85, e o o art. 129, 1 , da Constituio Federal de 1988, o qual confere ao Ministrio Pblico exclusividade para a propositura de Ao Civil Pblica. a legitimidade da Defensoria Pblica em matria de direitos difusos no pode ser admitida, mas to somente em relao aos direitos individuais homogneos, uma vez que no se faz possvel a identificao dos beneficirios de uma Ao Civil Pblica que tenha tal propsito.

49.

No julgamento do Recurso Especial n 931.513/RS, no mbito do Superior Tribunal de Justia, o Ministro Antnio Herman Benjamin reconheceu a legitimidade do Ministrio Pblico para a propositura de Ao Civil Pblica em prol de direito individual de pessoa com deficincia para obteno de prtese auditiva, reconhecendo, no caso, a caracterizao de sujeito hipervulnervel. No seu voto, o Ministro destaca que a categoria tico-poltica, e tambm jurdica, dos sujeitos vulnerveis inclui um subgrupo de sujeitos hipervulnerveis, entre os quais se destacam, por razes bvias as pessoas com deficincia fsica, sensorial ou mental, bem como que, "em caso de dvida sobre a legitimao para agir de sujeito intermedirio Ministrio Pblico, Defensoria Pblica e associaes, p. ex. , sobretudo se estiver em jogo a dignidade da pessoa humana, o juiz deve optar por reconhec-la e, assim, abrir as portas para a soluo judicial de litgios que, a ser diferente, jamais veriam seu dia na Corte. A partir de tais consideraes e com base no que dispe a Lei Orgnica Nacioo nal da Defensoria Pblica (Lei Complementar n 80/94, com as alteraes trazidas pela Lei Complementar o n 132/09) correto afirmar: (A) O conceito de necessitado (ou vulnervel) deve ser tomado exclusivamente em sentido estrito, tal qual o estabelecido no art. 2 , pargrafo nico, da Lei o n 1.060/50, ou seja, apenas vislumbrando a perspectiva exclusivamente econmica do indivduo ou grupo social que busca o servio da Defensoria Pblica.

(B)

(C)

(D) (B) Com base no art. 4 , VII, da Lei Complementar o n 80/94, a legitimidade da Defensoria Pblica para a propositura de Ao Civil Pblica ampla e irrestrita, no havendo qualquer limitao de ordem legislativa. (E) (C) Muito embora a previso do art. 4 , X, da Lei Como plementar n 80/94, no sentido de assegurar a legitimidade da Defensoria Pblica para promover a mais ampla defesa dos direitos fundamentais dos necessitados, abrangendo seus direitos individuais e sociais, no h consagrao expressa de tal legitimidade para a proteo dos seus direitos ambientais.
o o

_________________________________________________________

51.

A Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei o n 6.938/81), aps seus 30 anos de vigncia, cumpre, de certa forma, o papel de Cdigo Ambiental Brasileiro, assegurando normativamente: (A) a exigncia de licena ambiental e de estudo de impacto de vizinhana para atividades efetiva ou potencialmente poluidoras. a consagrao da responsabilidade penal da pessoa jurdica. o reconhecimento da legitimidade do Ministrio Pblico para propor ao de responsabilidade civil e criminal em decorrncia de danos causados ao ambiente. a consagrao expressa do princpio da precauo. a caracterizao da responsabilidade subjetiva do poluidor pela reparao ou indenizao do dano ecolgico causado. 11

(D)

O art. 4 , XII, da Lei Complementar n 80/94 assegura a legitimidade da Defensoria Pblica para a instaurao de inqurito civil.

(B) (E) A previso do art. 4 , XI, da Lei Complementar o n 80/94, ao reconhecer a legitimidade da Defensoria Pblica para exercer a defesa dos direitos coletivos da criana e do adolescente, do idoso, da pessoa portadora de necessidades especiais, da mulher vtima de violncia domstica e familiar e de outros grupos sociais vulnerveis que meream proteo especial do Estado, permite ampliar o conceito de necessitado para o que a doutrina denomina de necessitados do ponto de vista organizacional.
o

(C)

(D) (E)

DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

Caderno de Prova A01, Tipo 001


52. J h algum tempo, pelo menos desde o julgamento da Ao de Descumprimento de Preceito Fundameno tal (ADPF) n 45, de relatoria do Min. Celso de Mello, no ano de 2004, no mbito do Supremo Tribunal Federal, a questo da judicializao dos direitos fundamentais sociais tem sido pautada na atuao do Poder Judicirio brasileiro, tendo o STF, inclusive, realizado audincia pblica para tratar das aes judiciais na rea da sade. A audincia pblica, convocada pelo Presidente do STF poca, Ministro Gilmar Mendes, ouviu 50 especialistas, entre advogados, defensores pblicos, promotores e procuradores de justia, magistrados, professores, mdicos, tcnicos de sade, gestores e usurios do sistema nico de sade, nos dias 27, 28 e 29 de abril, e 4, 6 e 7 de maio de 2009. A partir de tais consideraes, com base na jurisprudncia constitucional brasileira e na doutrina especializada sobre o tema, correto afirmar: (A) A interveno do Poder Judicirio em polticas pblicas, por exemplo, nas reas da sade e da educao, deve se dar de forma subsidiria, ou seja, quando verificada situao concreta de omisso ou atuao insuficiente dos Poderes Legislativo e Executivo, em respeito ao princpio da separao dos poderes. Conforme entendimento doutrinrio majoritrio e consagrado na jurisprudncia do STF, os direitos sociais devem ser tratados exclusivamente como direitos difusos, sob pena de, admitindo-se o ajuizamento individual de aes para pleitear direitos sociais, subverter-se o princpio da igualdade. A atuao da Defensoria Pblica, com base no o o inciso II do art. 4 , da Lei Complementar n 80/94, no deve privilegiar a atuao extrajudicial no tocante ao controle de polticas pblicas, buscando sempre, de forma preferencial, a resoluo dos conflitos por intermdio do Poder Judicirio. A fundamentao jurdico-constitucional que legitima a interveno judicial em matria de direitos sociais, tanto em sede individual quanto coletiva, est alicerada no direito-garantia fundamental ao mnimo existencial, consagrado de forma expressa na Lei Fundamental de 1988, cabendo ao Estado-Juiz assegurar tais condies materiais mnimas indispensveis a uma vida digna, de modo a suprimir as omisses do Estado-Legislador e do Estado-Administrador. A atuao da Defensoria Pblica em matria de direitos fundamentais sociais esgota-se no ajuizamento de aes judiciais, uma vez que no se encontra na legislao qualquer embasamento normativo para prticas extrajudiciais tal como a conscientizao e educao em direitos. 54. No Estado do Acre, onde, a partir da dcada de 1970, iniciou-se um processo acelerado de desmatamento da floresta para dar lugar a grandes pastagens de gado, Chico Mendes, junto ao movimento local dos seringueiros, desenvolveu prticas pacficas de resistncia para defender a floresta. A sua luta contra a devastao da Floresta Amaznica chamou a ateno do mundo, especialmente em razo da sua morte, ocorrida em 22 de dezembro de 1988. Em vista de tal cenrio, com o propsito de proteger reas de relevncia ambiental e regulamentar o disposto o no art. 225, 1 , I, II, III e VII, da Lei Fundamental de 1988, o legislador infraconstitucional editou a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservao SNUC o (Lei n 9.985/2000). Integra a categoria de Unidade de Conservao de Uso Sustentvel:

(A) (B) (C) (D) (E)

Estao Ecolgica. rea de Relevante Interesse Ecolgico. Reserva Biolgica. Monumento Natural. Refgio da Vida Silvestre.

(B)

_________________________________________________________
o

55.

(C)

De acordo com o que dispe de forma expressa o art. 5 o do Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/90), para a execuo da Poltica Nacional das Relaes de Consumo, contar o poder pblico com os seguintes instrumentos, EXCETO: (A) Concesso de estmulos criao e desenvolvimento das Associaes de Defesa do Consumidor.

(D)

(B)

Instituio de Promotorias de Justia de Defesa do Consumidor, no mbito do Ministrio Pblico.

(C)

Criao de Delegacias de Polcia especializadas no atendimento de consumidores vtimas de infraes penais de consumo.

(D) (E)

Criao de Juizados Especiais de Pequenas Causas e Varas Especializadas para a soluo de litgios de consumo.

(E)

_________________________________________________________

Criao de Defensorias Pblicas de Defesa do Consumidor, provendo assistncia jurdica, integral e gratuita, em favor do consumidor necessitado.

53.

A inverso do nus da prova em Ao Civil Pblica em matria ambiental, conforme entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justia, consolidado no julgao mento do Recurso Especial n 1.060.753/SP, de relatoria da Ministra Eliana Calmon, tem como fundamento normativo principal, alm da relao interdisciplinar entre as normas de proteo ao consumidor e as de proteo ambiental e o carter pblico e coletivo do bem jurdico tutelado, o princpio (A) (B) (C) (D) (E) da precauo. da funo ambiental da propriedade. do usurio-pagador. do desenvolvimento sustentvel. da cooperao.

_________________________________________________________

56.

Em se tratando de responsabilidade do fornecedor pelo fato do produto e do servio, a pretenso reparao do consumidor pelos danos causados prescreve em (A) (B) (C) (D) (E) 30 dias. 90 dias. 180 dias. 3 anos. 5 anos.
DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

12

Caderno de Prova A01, Tipo 001


59. Direito da Criana e do Adolescente Com relao ao conjunto de regras normativas internacionais que modificou a antiga concepo da situao irregular, abandonando o conceito reducionista do menorismo, correto afirmar, considerando suas especificidades, que (A) Conveno sobre os Direitos da Criana coube prever o modelo penal indiferenciado, no trato do adolescente em relao ao adulto, com exceo do direito ao recurso de decises condenatrias, matria essa em que se quedou silente. s Regras de Tquio coube orientar os casos de jovens tidos como crianas ou adolescentes passveis de serem responsabilizados pela prtica de atos infracionais, prevendo a reao do Estado e a proporcionalidade de sua resposta em relao s circunstncias do infrator e da infrao. s Regras de Beijing coube promover o uso de medidas no custodiais, orientando a previso de medidas no privativas de liberdade, desde disposies pr-processuais at ps-sentenciais, evitando o uso desnecessrio do encarceramento. s Diretrizes de Riad coube prever medidas de preveno prtica do ato infracional, mediante a participao da sociedade e a adoo de uma abordagem voltada criana, definindo o papel da famlia, da educao, da comunidade, prevendo cooperao entre todos os setores relevantes da sociedade. Declarao Universal dos Direitos das Crianas coube prever, em forma de princpios, dentre outros direitos, o direito educao e orientao, cabendo tal responsabilidade, em primeiro lugar ao Estado, que dever se direcionar pelo melhor interesse da criana.
o

57.

No caso de crianas e adolescentes com perda ou fragilidade de vnculos de afetividade e sociabilidade ou que tenham optado por alternativas diferenciadas de sobrevivncia que possam representar risco pessoal e social, dentre o outros casos, a Lei n 8.742/93, que organiza a Assistno cia Social e a Resoluo n 145/04, que institui a Poltica Nacional de Assistncia Social, previram os servios socioassistenciais. Estes servios, na referncia da (A) substitutividade, visam forar que o Estado exera o papel da famlia, utilizando-se de instrumentos de acolhimento institucional ou conteno da criana e do adolescente.

(B)

(C) (B) vigilncia social, visam compensar o valor inadequado do salrio mnimo percebido por adolescente a partir dos 16 anos de idade, excluindo as situaes de desemprego, cuja situao abrangida por outra referncia. (D) (C) defesa social, visam definir situaes de necessria recluso e de perda das relaes, com encaminhamento de crianas e adolescentes apartao social. (E) (D) proteo social, visam garantir a segurana da sobrevivncia, de acolhida e de convvio ou vivncia familiar.

(E)

proteo individual, visam inserir a criana e o adolescente em programas de proteo vtima de ameaa ou violncia.

_________________________________________________________

60.

_________________________________________________________

58.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacioo nal (Lei n 9.394/96),

(A)

ao Estado incumbe assumir o transporte escolar dos alunos, incluindo-se os da rede municipal e estadual.

Os artigos 4 e 11 do Estatuto da Criana e do Adolescente o (Lei n 8.069/90) estabelecem, como absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida e sade por meio de polticas pblicas que assegurem o acesso universal e igualitrio s aes e servios para a promoo, proteo e recuperao da sade. A Poltica do Ministrio da Sade para Ateno Integral a Usurios de lcool e outras Drogas o e a Portaria n 1.190, de 04.06.09, preveem, por seu turno, diretrizes e recomendaes aplicveis na ateno dessa populao, dentre elas: (A) o desestmulo abordagem da reduo de danos como um caminho promissor, j que esta desconsidera a diversidade, a singularidade e a corresponsabilidade do usurio. um plano de ao baseado somente no campo das aes clnicas, evitando-se a vitimizao do usurio e dos problemas sociais contemporneos, como o trfico de drogas e a violncia. aumento dos leitos para internao em hospitais psiquitricos, com reserva dos Centros de Ateno Psicossocial lcool e Drogas somente como um equipamento de transio alta mdica. o alcance da abstinncia atravs da ao da justia, da segurana e da defesa, bem como com o afastamento do usurio do agente indutor. o enfrentamento do estigma em toda e qualquer ao proposta para a populao usuria de lcool e drogas, afastando-se da poltica unicamente repressiva. 13

(B)

o rito para processamento de ao judicial que verse sobre sonegao ou oferta irregular de ensino obrigatrio o sumrio. (B)

(C)

h garantia de que a criana, a partir do dia em que completar 2 anos de idade, obtenha vaga na escola pblica de educao infantil ou de ensino fundamental mais prxima sua residncia.

(C)

(D)

ao Municpio cabe oferecer educao infantil em prescolas, s crianas de zero a seis anos incompletos.

(D)

(E) (E) compulsria a incluso de contedo que trate dos direitos das crianas e dos adolescentes no currculo do ensino mdio.

DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

Caderno de Prova A01, Tipo 001


61. Com relao prtica de ato infracional e ao procedimento para sua apurao at a devida prestao jurisdicional, segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente, correto afirmar que 63. No tocante ao Conselho Tutelar, o Estatuto da Criana e do Adolescente estabelece:

(A) (A) para que o representante do Ministrio Pblico possa oferecer representao contra adolescente, imputando-lhe a prtica de ato infracional, faz-se necessria prova pr-constituda da materialidade e indcios suficientes de autoria.

podero ser candidatos a conselheiros pessoas maiores de dezoito anos, com reputao ilibada e ensino mdio completo.

(B)

suas decises podero ser revistas atravs de interposio de recurso, por quem tenha legtimo interesse, ao Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente.

(B)

a remisso, como forma de suspenso ou extino do processo, poder ser proposta at o trnsito em julgado da sentena.

(C)

(C)

proferida deciso condenatria, com insero do adolescente no cumprimento da medida de internao e determinao expressa de vedao a atividades externas, tal vedao somente poder ser revista aps seis meses de seu cumprimento.

dever o Conselho Tutelar receber comunicao dos dirigentes de estabelecimento de ensino fundamental quanto aos casos de maus-tratos de alunos, reiterao de faltas injustificadas e evaso escolar, bem como nos casos de elevado nvel de repetncia.

(D)

(D)

em caso de flagrante de ato infracional praticado por adolescente, obrigatria a lavratura do auto de apreenso em flagrante, com encaminhamento imediato de cpia ao representante do Ministrio Pblico.

compete ao Conselho Tutelar editar portaria que autorize a participao de crianas ou adolescentes, desacompanhados dos pais, em estabelecimentos de diverso eletrnica, desde que em sua circunscrio de atuao.

(E)

dever o Conselho Tutelar emitir a guia de acolhimento nos casos de retirada da criana ou adolescente do convvio familiar, apontando os motivos da medida.
o

(E)

em uma interpretao sistemtica, compatibilizando os arts. 106, 108 e 110, a privao de liberdade por ordem judicial, antes da sentena, somente poder ser determinada aps a instaurao do devido processo legal.

_________________________________________________________

64.

_________________________________________________________

A Lei n 12.594/12, recentemente em vigor, instituiu o Sistema Nacional Socioeducativo e regulamentou a execuo de medidas socioeducativas aplicadas a autores de atos infracionais, prevendo, dentre outros dispositivos

62.

Sobre o direito convivncia familiar e comunitria previsto no Estatuto da Criana e do Adolescente, correto afirmar que

(A)

o princpio da prioridade s prticas ou medidas restaurativas e que atendam, sempre que possvel, s necessidades das vtimas.

(A)

o acolhimento institucional medida provisria e excepcional, no implicando em privao de liberdade, salvo em caso de determinao judicial nesse sentido.

(B)

(B)

a permanncia da criana e do adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar ser reavaliada a cada seis meses, no podendo superar o prazo de dois anos, salvo comprovada necessidade.

o dever de o juiz reavaliar as medidas de prestao de servios comunidade, de liberdade assistida, de semiliberdade e de internao no prazo mximo de seis meses.

(C)

(C)

a suspenso do poder familiar ser decretada em procedimento contraditrio, exceto em casos de maus-tratos, quando ser possvel instaurao de procedimento no contencioso.

a execuo das medidas de proteo, obrigao de reparar o dano e advertncia nos prprios autos do processo de conhecimento, caso aplicadas isolada ou cumulativamente com outra medida socioeducativa.

(D)

(D)

pessoa maior de dezoito anos assegurado o direito a conhecer sua origem biolgica, inclusive com o acesso irrestrito ao processo no qual a medida de adoo foi aplicada.

a possibilidade de unificao de ato infracional praticado no decurso da medida de internao, cuja sentena imps medida de mesma espcie, limitando-se ao prazo mximo de trs anos de privao de liberdade.

(E)

(E) 14

a famlia natural prefere famlia substituta e esta, por sua vez, prefere famlia extensa.

a possibilidade de aplicar, ao autor de ato infracional, nova medida de internao aps este ter concludo o cumprimento de medida de mesma natureza ou ter sido transferido para cumprimento de medida menos rigorosa.
DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Direitos Humanos 65. Dos direitos abaixo, qual passvel de suspenso, na foro ma do artigo 4 do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos? (A) (B) (C) (D) (E) No ser arbitrariamente privado de sua vida. No ser submetido a tortura, nem a penas ou tratamentos cruis, desumanos ou degradantes. No ser obrigado a executar trabalhos forados ou obrigatrios. No ser preso apenas por no poder cumprir com uma obrigao contratual. No ser obrigado a adotar uma religio ou crena que no de sua livre escolha.
o

68.

Em relao ao caso da senhora Maria da Penha Maia Fernandes, que transcorreu perante o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, a (A) Corte Interamericana de Direitos Humanos, reconhecendo a tolerncia do Estado brasileiro em punir o agressor, responsabilizou as autoridades pblicas e fixou uma indenizao em favor da vtima a ser paga pelo Brasil. Comisso Interamericana de Direitos Humanos, aps constatar que a violao dos direitos humanos da vtima era de responsabilidade de seu marido, decidiu pelo arquivamento da demanda, pois o Estado brasileiro no poderia ser responsabilizado por ato de particular. Comisso Interamericana de Direitos Humanos reconheceu que o Estado brasileiro descumpriu o dever de garantir s pessoas sujeitas sua jurisdio o exerccio livre e pleno de seus direitos humanos e recomendou que o Brasil simplificasse os procedimentos judiciais penais. Corte Interamericana de Direitos Humanos, acionada pela vtima, condenou criminalmente o senhor Marco Antonio Heredia Viveiros, tendo em vista que a Justia brasileira no julgara o caso aps quinze anos de tramitao. Corte Interamericana de Direitos Humanos entendeu que a agresso sofrida pela vtima parte de um padro geral de negligncia e falta de efetividade do Estado brasileiro para processar e condenar os agressores nos casos de violncia contra a mulher, ordenando ao Brasil que multiplicasse o nmero de delegacias policiais especiais para a defesa dos direitos da mulher.

(B)

(C)

_________________________________________________________

66.

A Opinio Consultiva n 18, de 17 de setembro de 2003, foi expedida (A) pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e tem por objeto determinar que os Estados membros da Organizao dos Estados Americanos constituam defensorias pblicas em seus ordenamentos jurdicos. pela Comisso Interamericana de Direitos Humanos e tem por contedo recomendar aos Estadosmembros da Organizao dos Estados Americanos que garantam aos defensores pblicos oficiais independncia e autonomia funcional. pelo Comit de Direitos Humanos das Naes Unidas para recomendar que a Organizao das Naes Unidas estimule os Estados a constiturem servios pblicos de defesa legal em favor de trabalhadores migrantes. pela Comisso Interamericana de Direitos Humanos entendendo que os migrantes ilegais tm direito prestao de um servio pblico gratuito de defesa legal a seu favor, para que se faam valer seus direitos em juzo. pela Corte Interamericana de Direitos Humanos entendendo que se vulnera o direito ao devido processo legal pela negativa de prestao de um servio pblico gratuito de defesa legal a favor da pessoa necessitada. (D)

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

(D)

69.

A respeito do Mecanismo Preventivo Nacional, estabelecido pelo Protocolo Facultativo da Conveno contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes correto afirmar que (A) pode receber e processar denncias individuais de ocorrncia de tortura, para o fim de responsabilizar os respectivos violadores. criado, em cada pas, por ato do Comit contra a Tortura das Naes Unidas. suas atividades de fiscalizao devem ficar sujeitas autorizao prvia para ingressar em centros de privao de liberdade. deve contar com, ao menos, sete representantes independentes. todos os recursos necessrios para seu funcionamento devem ser colocados disposio pelo Estado-parte.

(E)

(B) (C)

_________________________________________________________

67.

Os Defensores Pblicos Interamericanos (A) atuam por designao da Corte Interamericana de Direitos Humanos para a defesa de rus hipossuficientes. atuam por designao da Corte Interamericana de Direitos Humanos para que assumam a representao legal de vtimas que no tenham designado defensor prprio. so funcionrios de carreira da Organizao dos Estados Americanos, designados para prestar orientao jurdica a vtimas de violao dos direitos humanos. so Defensores Pblicos de pases da Organizao dos Estados Americanos responsveis por formular denncias perante o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. so advogados dos pases integrantes da Organizao dos Estados Americanos, designados ad hoc sempre que uma parte no se fizer representar juridicamente perante a Comisso Interamericana de Direitos Humanos. (D) (E)

(B)

_________________________________________________________

(C)

70.

Dos tratados internacionais abaixo, qual o Brasil ainda NO ratificou? (A) (B) (C) Conveno sobre a Proteo dos Direitos de todos os Trabalhadores Migrantes e de suas Famlias. Conveno sobre os Direitos da Criana. Protocolo Facultativo da Conveno contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes. Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra a Mulher. Protocolo Facultativo Conveno sobre os Direitos da Pessoa com Deficincia. 15

(D)

(E)

(D) (E)

DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

Caderno de Prova A01, Tipo 001


71. No Brasil, quando ocorre uma priso em flagrante, o artigo 306 do Cdigo de Processo Penal determina que haja a comunicao imediata do fato a um juiz. Confrontando tal dispositivo com o que determinam as normas do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos e da Conveno Americana sobre Direitos Humanos, h (A) compatibilidade entre a lei e os tratados, visto que a priso imediatamente submetida ao crivo do judicirio, com envio do auto de priso em flagrante em vinte e quatro horas ao juiz. incompatibilidade entre a lei e os tratados, pois, segundo estes, o preso deve ser levado presena de um juiz de direito em vinte e quatro horas para a determinao de seus direitos e obrigaes. compatibilidade entre a lei e os tratados, pois o preso fica disposio do juiz e do membro do Ministrio Pblico que podem requisit-lo para ser ouvido, se necessrio. incompatibilidade entre a lei e os tratados, pois, segundo estes o preso tem direito a um Defensor Pblico que o acompanhe em seus depoimentos na Delegacia de Polcia. incompatibilidade entre a lei e os tratados, pois, segundo estes o preso tem o direito de ser ouvido, sem demora, por um juiz para a determinao de seus direitos e obrigaes. (B) Princpios e Atribuies Institucionais da Defensoria Pblica do Estado 73. De acordo com a Lei Complementar n 988/06, (A) os membros da Defensoria Pblica de So Paulo so passveis das seguintes sanes disciplinares: advertncia, censura, remoo compulsria, suspenso, cassao de disponibilidade e de aposentadoria e demisso. o regime disciplinar aplicvel ao Defensor Pblico do Estado de So Paulo o mesmo regime aplicvel ao servidor pblico civil do Estado. cabe ao Conselho Superior da Defensoria Pblica avocar, se entender conveniente e necessrio, processo administrativo disciplinar em curso. a sindicncia e o processo administrativo disciplinar contra Defensor Pblico podero ser instaurados por provocao de qualquer pessoa, vedadas a denncia annima e a que no fornea elementos indicirios de infrao disciplinar. em decorrncia de sua independncia funcional o Defensor Pblico no est obrigado a prestar as informaes solicitadas por rgos da Administrao Superior.
o

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

74.

Considere as afirmaes abaixo.

72.

A respeito dos requisitos de admissibilidade para a apresentao de comunicaes individuais perante o Comit contra a Tortura das Naes Unidas, a teor do que dispe a Conveno contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes, considere as afirmaes abaixo.

I. A Constituio de 1967, alterada pela Emenda


Constitucional n 01/69, previu pela primeira vez a instalao da Defensoria Pblica nos Estados da Federao.
o

II. A Resoluo no 2.656/11 da Organizao dos Estados Americanos OEA afirma o acesso justia como direito humano fundamental autnomo, sendo o primeiro ato normativo da entidade que impulsiona o modelo de Defensoria Pblica como ferramenta eficaz para a salvaguarda daquele direito.

I. As comunicaes individuais somente podem ser


processadas caso o Estado tenha ratificado o Protocolo Facultativo Conveno contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes.

III. De acordo com a regulamentao interna da Defensoria Pblica de So Paulo, o Defensor Pblico poder denegar o atendimento de usurio ao notar que ele apresenta claros sinais de transtorno mental, uma vez que lhe falta capacidade civil.

II. As denncias devem ser, preferencialmente, feitas


pela prpria vtima ou por seu representante, admitindo-se denncias annimas caso haja fundada suspeita da veracidade dos fatos narrados ou necessidade de proteger a vtima de tortura.

IV. O Conselho Superior da Defensoria Pblica de So


Paulo disciplinou que tero prioridade de atuao jurdico-processual, no mbito da instituio, os procedimentos judiciais de competncia da Justia da Infncia e Juventude e os procedimentos extrajudiciais a eles relacionados.

III. A denncia no ser processada caso a mesma


questo esteja sendo examinada perante outra instncia internacional de investigao ou soluo.

IV. necessrio que tenham sido esgotados todos os


recursos jurdicos internos disponveis, salvo se tal medida se prolongar injustificadamente, ou quando no for provvel que a aplicao de tais recursos venha a melhorar realmente a situao da vtima de tortura. Est correto APENAS o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 16

V. Em razo da Deliberao no 195/2010 do Conselho


Superior da Defensoria Pblica de So Paulo, assegurado s pessoas transexuais e travestis o direito escolha do prenome que corresponda forma pela qual se reconhea ou identificada, nos atos e procedimentos promovidos no mbito da instituio. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I e III. II e III. III e IV. I, II e IV. I, III e IV.

I, III e IV, apenas. I, II, III e IV, apenas. III e IV, apenas. II, IV e V, apenas. I, II, III, IV e V.
DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

Caderno de Prova A01, Tipo 001


75. Constituem instrumentos e mecanismos de participao popular na gesto e controle da Defensoria Pblica do Estado o de So Paulo, previstos na Lei Complementar n 988/06: (A) Conferncia Estadual e Pr-Conferncias Regionais; Plano Anual de Atuao, Ouvidoria-Geral; Encontro anual de Defensores Pblicos; e a possibilidade de uso da palavra por qualquer pessoa nas sesses do Conselho Superior, nos termos regimentais. (B) Conferncia Estadual e Pr-Conferncias Regionais; Plano Anual de Atuao; Ouvidoria-Geral; e a possibilidade de uso da palavra por qualquer pessoa nas sesses do Conselho Superior, nos termos regimentais. (C) Conferncia Estadual e Pr-Conferncias Regionais; Plano Anual de Atuao; Ouvidoria-Geral; e o oramento participativo. (D) Conferncia Estadual e Pr-Conferncias Regionais; Plano Anual de Atuao; Ouvidoria-Geral; e o controle externo pela Corregedoria-Geral da Administrao do Estado. (E) Conferncia Estadual e Pr-Conferncias Regionais; Plano Anual de Atuao; Ouvidoria-Geral; e o Conselho Nacional de Defensores Pblicos-Gerais CONDEGE. 78. A Lei Complementar Federal n 132/2009 (A) regulamentou a autonomia financeira da instituio, definindo percentual de participao nas custas judiciais. instituiu, como norma geral aplicvel a todas as Unidades da Federao, a nomeao do Defensor Pblico-Geral pelo chefe do Poder Executivo, dentre membros estveis, escolhidos em lista trplice formada pelo voto dos integrantes da carreira. representou avano para a Defensoria Pblica pois, pela primeira vez, editou-se diploma legal de cunho nacional organizando a Defensoria Pblica da Unio e do Distrito Federal e dos Territrios prescrevendo normas gerais para sua organizao nos Estados. significou retrocesso para a Defensoria Pblica, uma vez que foi vetado o dispositivo que concedia instituio legitimidade para propor ao civil pblica. conferiu ao Defensor Pblico Geral a possibilidade de enviar ao Poder Legislativo projeto de lei para criao e extino dos cargos da instituio, bem como a fixao dos subsdios de seus membros.
o o

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

79.

76.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

Do Estatuto Constitucional da Defensoria Pblica decorre que (A) a remunerao dos Defensores Pblicos do Estado limitada pelo chamado teto constitucional, previsto no artigo 37 da Constituio Federal, no podendo exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. (B) Unio, aos Estados e ao Distrito Federal compete legislar concorrentemente sobre assistncia jurdica e Defensoria Pblica. (C) Unio compete organizar e manter a Defensoria Pblica do Distrito Federal e Territrios. (D) o Defensor Pblico-Geral est entre as autoridades legitimadas para propositura da ao direta de inconstitucionalidade e da ao declaratria de constitucionalidade. (E) ao Defensor Pblico assegurada a inamovibilidade, a independncia funcional e a vitaliciedade. O Supremo Tribunal Federal, ao analisar questes que dizem respeito ao perfil constitucional da Defensoria Pblica, j firmou entendimento no sentido de que (A) se situa no mbito da autonomia dos Estados Federados decidir pelo modelo de prestao de assistncia jurdica que melhor se adapte s peculiaridades regionais, podendo optar por prestar o servio somente por advogados dativos. (B) constitucional a disposio de lei estadual que equipara o Defensor Pblico-Geral a Secretrio de Estado Membro.

A Lei Complementar n 988/06 estabelece o rol de direitos das pessoas que buscam atendimento na Defensoria Pblica. O direito qualidade na execuo das funes exige dos membros da Defensoria Pblica determinadas atividades, EXCETO (A) o atendimento, pelo mesmo Defensor Pblico, de todos os processos relativos a determinada pessoa, que tramitam na mesma Comarca. a urbanidade e respeito no atendimento s pessoas que buscam assistncia na Defensoria Pblica. o atendimento por ordem de chegada, assegurada prioridade a pessoas idosas, grvidas, doentes e pessoas com deficincia. a igualdade de tratamento, vedado qualquer tipo de discriminao. a adoo de medidas de proteo sade ou segurana das pessoas que buscam atendimento na Defensoria Pblica.

(B) (C)

(D) (E)

77.

80.

Considere as afirmaes abaixo, com base na Lei Orgnica Nacional da Defensoria Pblica:

I. A composio do Conselho Superior da Defensoria


Pblica do Estado deve incluir, obrigatoriamente, o Defensor Pblico-Geral, o Subdefensor PblicoGeral, o Corregedor Geral e o Ouvidor Geral, como membros natos, e, em sua maioria, representantes estveis da carreira, como membros eleitos.

II. O instrumento de transao, mediao ou conciliao referendado pelo Defensor Pblico valer como ttulo executivo extrajudicial.

(C)

a Defensoria Pblica da Unio dotada de autonomia administrativa, funcional e iniciativa da proposta oramentria, por arrastamento do dispositivo constitucional que conferiu as autonomias Defensoria Pblica nos Estados. a previso de obrigatoriedade de celebrao de convnio exclusivo entre a Defensoria Pblica e a Ordem dos Advogados do Brasil ofende a autonomia institucional daquela. Defensoria Pblica da Unio cabe atuar com exclusividade nos Tribunais Superiores nos feitos iniciados pela Defensoria Pblica do Estado, por interpretao analgica do dispositivo que atribuiu ao Ministrio Pblico Federal atuar nos casos iniciados pelo Ministrio Pblico Estadual.

III. Cabe Defensoria Pblica do Estado elaborar suas


folhas de pagamento e expedir os competentes demonstrativos.

IV. Constitui prerrogativa dos membros da Defensoria


Pblica, dentre outras, comunicar-se, pessoal e reservadamente com seus assistidos, ainda quando estes se acharem presos ou detidos, mesmo incomunicveis. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

(D)

(E)

I e III, apenas. II e IV, apenas. I, III e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV.
17

DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Filosofia do Direito e Sociologia Jurdica 81. Na classificao das normas jurdicas proposta por Norberto Bobbio, em sua obra Teoria da Norma Jurdica, encontra-se a distino formal entre a norma que estabelece que uma determinada ao deve ser cumprida quando se verifica uma certa condio e a norma que estabelece que uma determinada ao deve ser cumprida. Estas normas so chamadas, respectivamente, (A) norma indefinida e norma definida. (B) norma categrica e norma eficaz. (C) norma hipottica e norma categrica. (D) norma indefinida e norma hipottica. (E) norma categrica e norma hipottica. 85. A Cincia do Direito (...), se de um lado quebra o elo entre jurisprudncia e procedimento dogmtico fundado na autoridade dos textos romanos, no rompe, de outro, com o carter dogmtico, que tentou aperfeioar, ao dar-lhe a qualidade de sistema, que se constri a partir de premissas cuja validade repousa na sua generalidade racional. A teoria jurdica passa a ser um construdo sistemtico da razo e, em nome da prpria razo, um instrumento de crtica da realidade. Esta caracterizao, realizada por Tercio Sampaio Ferraz Jnior, em sua obra A Cincia do Direito, evoca elementos essenciais do (A) (B) (C) (D) (E) 86. jusnaturalismo moderno. historicismo. realismo crtico. positivismo jurdico. humanismo renascentista.

_________________________________________________________

82.

Em Vigiar e Punir, Michel Foucault explicita os mecanismos disciplinares de poder que, segundo o filsofo, caracterizam a forma institucional da priso do incio do sculo XIX. De acordo com as anlises deste autor, pode-se afirmar que a modalidade panptica do poder disciplinar (A) no est na dependncia imediata nem o prolongamento direto das estruturas jurdico-polticas de uma sociedade e, portanto, absolutamente independente destas estruturas. (B) est na dependncia imediata e o prolongamento direto das estruturas jurdico-polticas de uma sociedade e, desse modo, absolutamente dependente destas estruturas. est na dependncia imediata, mas no o prolongamento direto das estruturas jurdico-polticas de uma sociedade e, desse modo, absolutamente dependente destas estruturas. no est na dependncia imediata, mas o prolongamento direto das estruturas jurdico-polticas de uma sociedade e, entretanto, no absolutamente dependente destas estruturas. no est na dependncia imediata nem o prolongamento direto das estruturas jurdico-polticas de uma sociedade e, entretanto, no absolutamente independente destas estruturas.

_________________________________________________________

Um dos instrumentos do poder disciplinar, caracterizado por Michel Foucault em seu livro Vigiar e Punir, consiste em uma forma de punio que , ao mesmo tempo, um exerccio das condutas dos indivduos. Este instrumento da disciplina denominado, pelo autor, (A) (B) (C) (D) (E) pena capital. sano normalizadora. execuo normativa. sano repressora. poder soberano.

(C)

_________________________________________________________

87.

(D)

(E)

O Estado moderno um agrupamento de dominao que apresenta carter institucional e procurou (com xito) monopolizar, nos limites de um territrio, a violncia fsica legtima como instrumento de domnio e que, tendo esse objetivo, reuniu nas mos dos dirigentes os meios materiais de gesto. Equivale isso a dizer que o Estado moderno expropriou todos os funcionrios que, segundo o princpio dos Estados dispunham outrora, por direito prprio, de meios de gesto, substituindo-se a tais funcionrios, inclusive no topo da hierarquia. No trecho acima, extrado do ensaio "A Poltica como Vocao", Max Weber refere-se ao Estado moderno, resultante de seu desenvolvimento racional. Para o autor, este Estado caracterizado como um estado (A) (B) (C) (D) (E) burocrtico. autoritrio. autocrtico. democrtico. nao.

_________________________________________________________

83.

Na obra A Cincia do Direito, o jurista Tercio Sampaio Ferraz Jnior desenvolve uma anlise que o conduz a concluir que o problema central da Cincia do Direito a decidibilidade. Assim, ao envolver uma questo de decidibilidade, essa Cincia manifesta-se, para o autor, como pensamento (A) tecnocrata. (B) teleolgico. (C) fenomenolgico. (D) tecnolgico. (E) demonstrativo. Toda a atividade orientada segundo a tica pode ser subordinada a duas mximas inteiramente diversas e irredutivelmente opostas. Esta afirmao precede as anlises de Max Weber, no ensaio A Poltica como Vocao, acerca da oposio entre, de um lado, a atitude daquele que, convencido da justeza intrnseca de seus atos, indiferente aos efeitos que estes atos podem acarretar e, de outro lado, a atitude daquele que leva em conta as consequncias previsveis de seus atos. Segundo a terminologia empregada por Weber no ensaio mencionado, estas duas atitudes referem-se, respectivamente, quilo a que o autor denomina (A) tica de justeza e tica de consequncia. (B) tica de justeza e tica de responsabilidade. (C) tica de convico e tica de responsabilidade. (D) tica de convico e tica de consequncia. (E) tica de responsabilidade e tica de convico.

_________________________________________________________

88.

_________________________________________________________

84.

Na perspectiva da Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen, possvel distinguir uma jurisprudncia que trata da validade do Direito de outra que considera a eficcia do Direito. Para o pensador, estas jurisprudncias andam lado a lado e nenhuma capaz de substituir a outra, porque cada uma trata de problemas diferentes. Da a Teoria Pura do Direito insistir em distingui-las claramente. Segundo a nomenclatura que lhes atribuda por Kelsen, na obra O que justia?, elas podem ser chamadas, respectivamente, de (A) (B) (C) (D) (E) jurisprudncia validativa e jurisprudncia eficiente. jurisprudncia sociolgica e jurisprudncia normativa. jurisprudncia eficiente e jurisprudncia validativa. jurisprudncia normativa e jurisprudncia sociolgica. jurisprudncia normativa e jurisprudncia eficiente.
DPSPD-Defensor Pblico-Primeira Prova Escrita

18

S-ar putea să vă placă și