Sunteți pe pagina 1din 2

ENSAIO DE PERMEABILIDADE

1.Introduo O coeficiente de permeabilidade a grandeza que mede a facilidade com que um fludo escoa atravs de um meio poroso. Seu valor depende da viscosidade do fludo, do ndice de vazios, do grau de saturao, do tamanho e da forma das partculas, etc. Sua determinao baseia-se na lei de Darcy para escoamento laminar, segundo a qual a velocidade de percolao diretamente proporcional ao gradiente hidrulico, e pode ser feita em laboratrio por permemetros (carga constante ou carga varivel). O conhecimento do coeficiente de permeabilidade importante em problemas de drenagem, percolao, rebaixamento de nvel dgua, recalques, etc.

2.Objetivo Proceder a realizao do ensaio de permeabilidade atravs dos permemetros de carga constante e carga varivel em corpos de prova deformados de solos para a obteno do coeficiente de permeabilidade.

3.Equipamentos Peneira N.4, Balana, Permemetros, Destilador e Deaerador de gua, Bureta, Termmetro, Proveta, Reservatrio de gua com extravasor, Argila plstica para vedao, Tela de arame com malha de 2,0mm, Anis plsticos, etc.

4.Preparao do Corpo de Prova - Realiza-se o ensaio de compactao para a obteno da curva de compactao do solo ensaiado - Compacta-se o corpo de prova na umidade desejada (em geral a umidade tima).

5.Procedimento do Ensaio - Transfere-se o c.p. para o cilindro do ensaio de permeabilidade, colocando-se sobre a pedra porosa do cilindro uma camada de areia grossa e a tela metlica. Instala-se um anel plstico sobre a poro do material que ficar em contato com a argila impermevel; - Sobre a tela assenta-se o c.p., preenche-se o espao ao seu redor com a argila plstica compactando-se as juntas para no deixar caminhos para a passagem da gua entre as paredes do permemetro e o c.p.; - Coloca-se um anel plstico sobre a argila e preenche-se o restante do cilindro com areia grossa; - Concluda a montagem do permemetro, procede-se saturao no sentido base-topo para facilitar a sada do ar dos vazios do solo at que saia gua no topo do aparelho; - Faz-se fluxo no sentido topo-base e efetuam-se algumas leituras de cargas e seus tempos correspondentes, bem como anotaes da temperatura da gua (Carga Varivel); - Mantm-se o nvel dgua do reservatrio constante (gua saindo pelo extravasor) e nota-se o intervalo de tempo para que 50 cm3 escoem atravs do solo para dentro da proveta. Repete-se o processo para diferentes alturas do nvel da gua, anotando-se sempre a temperatura (Carga Constante).

6.Clculos - Permemetro de carga constante k = V . L/t . h . A, onde: k coeficiente de permeabilidade 3 (cm/s); V volume de gua percolada (cm ); L altura do c.p. (cm); t tempo decorrido (s); h carga hidrulica (cm); A rea do c.p.(cm2). - Permemetro de carga constante k = 2,3 (a . L)/(A . t) . log (h1/h2), onde: a rea da bureta (cm2); L altura do c.p. (cm); A rea do c.p.(cm2); h1 e h2 carga hidrulica (cm); t intervalo de tempo entre a ocorrncia das cargas (s). - Correo para a temperatura A variao da viscosidade da gua com temperatura requer uma correo do valor do k obtido, para a padronizao temperatura de 20C: k20 = k . C, onde: k20 coeficiente de permeabilidade a 20C; k coeficiente de permeabilidade temperatura do ensaio; C fator de correo.

7.Resultados O valor do coeficiente de permeabilidade ser a mdia aritmtica dos valores obtidos no mesmo ensaio.

8.Relatrio e Questes O aluno dever preencher as tabelas a seguir determinando o coeficiente de permeabilidade para os dois solos ensaiados. Classificar o solo em funo de k e apresentar possveis fontes de erros dos ensaios.

Permeabilidade de Carga Varivel h=12,76cm; a=0,28cm2; A=78,54 cm2; C=0,85 t (s) 0 130 277 442 645 H (cm) 46 41 36 31 26 T ()C 27 27 27 27 27 k (cm/s) k20(cm/s)

Permeabilidade de Carga Constante h=13,33cm; L=40cm; A=78,70 cm2; C=0,85 V (cm3) 100 200 300 400 500 t (s) 72 145 218 287 363 T ()C 27 27 27 27 27 k (cm/s) k20(cm/s)

S-ar putea să vă placă și