Sunteți pe pagina 1din 7

SABERES E FAZERES: UMA BREVE ANLISE DA MOVIMENTAO TURSTICA NO MUSEU AO AR LIVRE PRINCESA ISABEL

Sheyla Francisco Fernandes1

Resumo: o presente trabalho tem como tema principal uma breve anlise sobre como a movimentao turstica do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel vem sendo impulsionada pela realizao de aes culturais, envolvendo o museu, a comunidade local e os turistas. Antes, porm, apresentado um breve histrico do museu, de sua constituio legal, com nfase no seu carter diferenciado, apoiado na Nova Museologia e no conceito de museu integral. O trabalho ainda aponta como recurso turstico os saberes e fazeres preservados pela instituio, alm de apresent-los como patrimnio imaterial da comunidade, cada vez mais reconhecida neste patrimnio, em especial, a partir da realizao das aes culturais. guisa de concluso, considera-se que, sob o vis do turismo cultural, o museu tem conseguido ampliar seu alcance turstico.

Palavras-chave: turismo cultural, museu integral, movimentao turstica.

1 Acadmica do 7 semestre do Curso de Bacharelado em Museologia do Centro

Universitrio Barriga Verde sheyla.fernandes@gmail.com.

UNIBAVE.

Endereo

eletrnico:

INTRODUO O presente artigo, elaborado para a disciplina Museus, Patrimnio e Turismo, ministrada pela Prof. Msc. Soeli Regina Huk, tem como tema uma anlise sobre como os saberes e fazeres preservados pelo Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (MALO) podem impulsionar a movimentao turstica na instituio. Utilizando-se do carter integral da instituio, o trabalho prope uma breve anlise sobre como as aes culturais realizadas no MALO podem ser consideradas um recurso turstico, alm de atender a comunidade local, integrando-a ao museu e vice-versa. Como base para as proposies, o trabalho utiliza-se de um questionrio, instrumento de pesquisa essencial para a sua realizao, aplicado coordenadora do museu, Valdirene Bger Dorigon.

O MUSEU AO AR LIVRE PRINCESA ISABEL Situado na cidade de Orleans, Santa Catarina, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (MALO) uma instituio de natureza privada, subordinada a Fundao Educacional Barriga Verde (FEBAVE) e foi criado para salvaguardar a memria dos colonizadores de Orleans e regio, tendo como misso:
Conservar, pesquisar, expor e salvaguardar o acervo histrico cultural de nossa regio, que caracteriza o saber e o fazer de um povo, desde a ocupao primitiva at a colonizao europia, atravs de seus equipamentos, de suas tcnicas de uso, de utenslios e objetos utilizados no cotidiano para conscientizar as geraes atuais e futuras, sobre a importncia da preservao deste patrimnio material e imaterial (IBRAM, s/d).

Inaugurado em 30 de agosto de 1980, o MALO teve sua criao incentivada inicialmente pelo Pe. Joo Leonir DallAlba, que pesquisou a histria da colonizao da regio, resgatando a memria dos principais ncleos e despertando na populao a vontade de conhecer e preservar sua histria
(SOUZA, 2002).

Com a enchente que atingiu o sul de Santa Catarina em 1974, DallAba intensificou suas pesquisas e esforos para preservar a cultura da regio, submetendo ao Governo do Estado suas idias sobre a necessidade de preservao do patrimnio da regio, porm no obteve nenhum retorno positivo por parte do Governo. J em Braslia, entrou em contato com o Centro Nacional de Referncia Cultural (CNRC), atual Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN), que aprovou a elaborao do projeto de criao do MALO (SOUZA, 2002). Ao chegar em Orleans e conferir as ideias de DallAlba, os tcnicos do CNRC surpreenderam-se diante do projeto inovador:
Influenciados pelas idias de Santiago e em sintonia com as novas tendncias de museus surgidas na Europa, em especial os museus comunitrios franceses e os museus a cu aberto da Escandinvia, os tcnicos do CNRC, impressionados com a riqueza do patrimnio cultural encontrado na regio de Orleans, propuseram um projeto para a implantao de um museu que valorizasse o saber e o fazer dos imigrantes em relao s indstrias artesanais (MAZIERO; SELAU; SOUZA, 2010, p.9).

Como um museu de carter diferenciado, onde o acervo ultrapassa a noo do objeto museolgico tridimensional, o MALO foi criado sob o prisma da Nova Museologia, definida na Mesa-redonda de Santiago do Chile, onde foi apresentado o conceito de museu integral, cujo objetivo proporcionar comunidade uma viso de conjunto de seu meio material e cultural (ICOM, 1972, p.120), conceituado como:
Uma instituio a servio da sociedade, da qual parte integrante e que possui nele mesmo os elementos que lhe permitem participar na formao da conscincia das comunidades que ele serve; que ele pode contribuir para o engajamento destas mesmas comunidades na ao, situando suas atividades em um quadro histrico que permita esclarecer os problemas atuais, isto , ligando o passado ao presente, engajando-se nas mudanas de estrutura em curso e provocando outras mudanas no interior de suas respectivas realidades nacionais. (ICOM, 1972, p.112).

Estando perfeitamente de acordo com o conceito de museu integral, o MALO recria as tecnologias coloniais para reproduzir, valorizar, preservar e difundir os saberes e fazeres do colono de Orleans do sculo XIX, possibilitando comunidade o acesso ao seu patrimnio imaterial, que forma a representao simblica de sua identidade.

Organizado num complexo ao ar livre, o museu possui seu acervo exposto em unidades que recriam as tecnologias coloniais, formando rplicas dos elementos que faziam parte do universo do colono. Destes elementos foram recriadas as seguintes unidades: balsa, capela, tendal de parreira, engenho de farinha de mandioca, estrebaria, galpo de servios domsticos, cozinha de cho batido, casa do colono, cantina de vinho, meios de transporte, engenho de acar, alambique, olaria, serraria pica-pau, marcenaria, oficinas de produo manual, atafona, monjolo de um pilo, ferraria, monjolo de quatro piles, rodas dgua, calhas dgua e aude (SOUZA, 2002). O complexo ainda conta com a Casa de Pedra, obra iniciada por volta de 1986 e concluda apenas em 2001. Nessa unidade, esto instalados o Centro de Documentao Histrica Plnio Bencio, a Biblioteca Histrica Ethienne Stawiarski e o Museu da Imigrao Conde dEu.

SABERES E FAZERES O acervo preservado pelo MALO constitui o patrimnio cultural e imaterial da comunidade de Orleans, sendo este um legado social, comum, que depositrio de memrias e de identidades coletivas (CERQUEIRA, 2005, p.92). Este patrimnio ultrapassa a noo de concretude, trilhando os caminhos abstratos do imaginrio, do inventado, do acontecido, trazendo comunidade o universo do colono do sculo XIX. Na prtica, conforme sua concepo, o museu utiliza-se de rplicas para mostrar a indstria colonial. Estas rplicas so funcionais, estando plenamente operacionveis. Porm, segundo Valdirene Bger Dorigon, coordenadora do museu, estas unidades em si no compem o acervo do museu, e sim os objetos nelas contidos e os saberes e fazeres por elas suscitados, formando o patrimnio da comunidade. Nesse sentido, sob o vis do turismo, o patrimnio tido como um componente essencial da indstria turstica com implicaes econmicas e sociais evidentes (SILVA, s/d, p.2), como, por exemplo, o risco de massificao das identidades locais. Porm, nem sempre a relao entre o patrimnio e o turismo afetar negativamente as comunidades, podendo, inclusive impulsionar a distribuio mais equitativa de seus benefcios,

funcionando assim como factor de criao de emprego e de revitalizao das economias locais (SILVA, s/d, p.3). Outra situao positiva que o patrimnio pode proporcionar em relao ao turismo o redirecionamento dos roteiros tursticos para as cidades do interior, e no somente para as cidades litorneas (SILVA, s/d, p.2), como o caso de Orleans. Graas ao seu patrimnio material e imaterial a cidade est includa no roteiro Encantos do Sul, definido pela Santa Catarina Turismo S/A (SANTUR), o que contribui para a movimentao turstica na cidade. No museu no se tem ao certo se esta movimentao turstica tambm diretamente sentida, pois, apesar de mensalmente o MALO receber em torno de 500 visitantes, totalizando aproximadamente 6.000 visitantes ao ano, nesta soma no esto separados os visitantes da comunidade local dos visitantes de outras cidades, devido falta de tabulao por parte do museu, o que torna difcil precisar se a instituio est sendo inclusa no roteiro turstico da cidade de Orleans. Por outro lado, conforme depoimento de Valdirene Bger Dorigon, o museu vem proporcionando a realizao de aes culturais relacionadas difuso dos saberes e fazeres coloniais, utilizando para isso seu carter integral. Um exemplo destas atividades a oferta de caf colonial na unidade Casa do Colono, que acontece mediante solicitao prvia. Outra atividade a realizao de eventos, palestras e cerimnias na unidade Capela, que tambm ocorre mediante solicitao prvia. Porm, como ainda no possui estrutura para promover este tipo de atividade com frequncia, o museu no faz a sua divulgao macia, pois no quer correr o risco de no atender possvel demanda. Ainda assim, as solicitaes de atividades diferenciadas vm aumentando cada vez mais, mesmo sem uma divulgao ampla por parte da instituio, o que leva a supor que est ocorrendo uma divulgao promovida pelos prprios visitantes locais e tambm turistas, j que muitas destas atividades so solicitadas pela comunidade acadmica presente no entorno do museu, composta em sua maioria por docentes e dicentes de outras cidades, os chamados turistas domsticos. Alm das aes citadas anteriormente, o museu tambm promove uma visita noturna Casa do Colono, sob luz de lamparina, onde feita uma encenao de como era a vida noturna na colnia. Nesta encenao, so

convidadas pessoas da prpria comunidade local para interpretar os papis, alm de funcionrios do museu, o que refora o seu carter integral. Outra atividade proposta a oficina prtica sobre fundio, executada na unidade Ferraria e solicitada pela comunidade acadmica. Dessa forma, percebe-se que a movimentao turstica no MALO tem sido cada vez mais impulsionada, especialmente aps a realizao das aes culturais sobre os saberes e fazeres coloniais, que formam o patrimnio cultural e imaterial da comunidade de Orleans. Diante do exposto, no h como negar que a relao entre o patrimnio e o turismo consolidou-se de forma definitiva, apesar de estar em constante processo de mutao, cujo caminho deve levar a um turismo sustentvel.

CONSIDERAES FINAIS guisa de consideraes finais, conclui-se que, sob o vis do turismo cultural, as aes realizadas no MALO vm impulsionando sua movimentao turstica, promovendo a integrao da comunidade local ao museu, democratizando o acesso ao seu prprio patrimnio cultural e possibilitando o conhecimento de sua prpria identidade. Este patrimnio uma importante ferramenta no processo de formao de cidadania, reforando o carter pblico do patrimnio, identificando e preservando a memria de uma sociedade. REFERNCIAS CERQUEIRA, Fbio Vergara. Patrimnio Cultural, Escola, Cidadania e Desenvolvimento Sustentvel. IN: Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 91109, 2005. Disponvel em: http://www.dialogos.uem.br/include/getdoc.php? id=529&article=180&mode=pdf. Acesso em Mai. 2012 IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus. Cadastro Nacional de Museus. Disponvel em: http://app01.museudoindio.gov.br/cgi-bin/wxis.exe? IsisScript=iphan/pesquisa.xis&funcao=4&proximo=101&caminho=&nomebase= cadmu&janela1=%20%2801SC %29&corfundo=FFFFFF&corbarra=CC9900&correg=CCFFFF&corletra=CC990 0. Acesso em Jun de 2012.

ICOM, Conselho Internacional de Museus. Mesa-redonda de Santiago do Chile - 1972. In: Cadernos de Sociomuseologia, n 15, 1999. Disponvel em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/335/ 2441992&Itemid=3. Acesso em Jun de 2012. MAZIERO, Franciele; SELAU, Maurcio da Silva; SOUZA, Silvana Silva de. Museu ao Ar Livre de Orleans: uma histria. Orleans: UNIBAVE, 2010. SILVA, Elsa Peralta da. Patrimnio e Identidade: Os desafios do turismo cultural. Lisboa: Universidade Tcnica de Lisboa, s/d. SOUZA, Celso de Oliveira. Museu ao Ar Livre de Orleans: oficinas do saber. Orleans: FEBAVE, 2002.

S-ar putea să vă placă și