Sunteți pe pagina 1din 8

A festa do Nguon, em Foumban Oeste dos Camares

fotos de Albert Masias, texto de Pablo Simpson

1. Viemos do vale do Nilo, assim diz uma das narrativas dos Bamoun. Mais perto de ns os Tikar, povo da savana, nossos ancestrais, que usavam mscaras para dominar a floresta. Em Foumban, desde 1394, h uma festa bienal. Acima o Rei ou Sulto El Hadj Mbombo Njoya em seu trono, transportado praa do festival. Mais esquerda, no alto, a sua foto com o presidente dos Camares. Discretamente, na tenda laranja, o patrocnio da empresa francesa de telefonia. Na praa roga-se o auxlio dos espritos e dos ancestrais para dirimir os conflitos da comunidade. o instante em que os chefes tribais "avaliam", numa espcie de parlamento, os dois anos que se passaram. Pedem-se escolas, controle de terras, investimentos. Depois o Rei solenemente responde.

2. Na frente do Rei, as antigas dinastias passam em procisso. Contam-se 19, com suas inmeras mulheres e princesas. H tambm guerreiros e notveis, vicereis e espritos, que vagam pela festa. Diz-se que um importante rei do sculo XX, Ibrahim Njoya, se converteu ao cristianismo e em seguida ao isl, antes de fundar a prpria religio, o Nwotkweta. Dele h uma frase de efeito: a proibio da poligamia pelo cristianismo e do lcool pelo isl so restries muito duras para o homem.

3. A procisso se ergue contra a grande mesquita de Foumban. Alguns chefes antecipam os disfarces com folhas e galhos, que serviro para a festa guerreira do domingo. Vejo meus amigos direita, na ponta dos ps, de chapus, com suas mquinas fotogrficas.

4. Na praa, no momento em que insistia para deixar dois finlandeses entrarem na rea reservada, perdi a cena do sacrifcio. Depois do discurso do Sulto, imola-se um cordeiro aos ps do microfone. Na internet possvel encontrar um artigo detalhando a prtica do sacrifcio no povo Bamoun e a islamizao da comunidade a partir de 1916.

5. Na sexta-feira, o Ngoun, esprito que protege a cidade, o povo e a tradio, entra no palcio do Sulto. Com danas e tambores, vem trazido por prncipes, guerreiros da tribo, chefes religiosos. Um deles, quando nota a presena de mulheres em nosso grupo, pede que se afastem. As mulheres no devem ver o Ngoun.

6. No domingo cedo pela manh toda a comunidade sai s ruas para a cerimnia do Fit-nkindi, a convocao dos guerreiros. Fecha-se circulao de carros a avenida principal, que vai do portal da cidade at o palcio do Rei. Num grande carnaval, apesar da encenada hostilidade, canta-se um familiar ", ii", ", i-i".

7. As fotos de domingo no revelam uma curiosidade. Para cada uma delas, como a do rapaz acima, uma outra com ns mesmos, o fotgrafo, os brancos, foi cobrada pelos guerreiros Bamoun. Assim, nos juntvamos para concorridas sesses de fotos de famlia, celebrao da paz na guerra. Eu posso tambm te filmar?, me diziam.

Crditos Albert Masias (Barcelona, 1984) fotgrafo especializado em fotografia documental e foto-jornalismo. Vive atualmente em Yaound (Camares), onde realiza um projeto multimdia partindo da fotografia para documentar a situao dos habitantes da cidade que perderam casa ou trabalho em virtude das transformaes urbanas ligadas a interesses polticos e econmicos. Realizou outros projetos fotogrficos na Palestina e em Sarajevo. Pablo Simpson (Rio literrio e poeta. de Janeiro, 1976) professor de literatura, crtico

S-ar putea să vă placă și