Sunteți pe pagina 1din 2

Relatrio da actividade: Visita de estudo Costa da Caparica

Data: 3de Outubro 2007 Local: Paisagem Protegida da Arriba Fssil da Caparica, Capuchos, Praia da Rainha, Centro de interpretao da Mata dos Medos. Publico Alvo: Turma 1M Escola Profissional Agrcola Fernando Barros Leal Objectivo: Conhecer a Paisagem Protegida e perceber porque protegida.

Desenvolvimento: Paisagem Protegida da Arriba Fssil da Costa da Caparica, estende-se ao longo da orla litoral, desde da Costa da Caparica at Lagoa de Albufeira. Entende-se por paisagem protegida uma rea com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse regional ou local, resultantes da interaco harmoniosa do homem e da Natureza que evidencia grande valor esttico ou natural. Foi nos dito, durante a viagem, que de acordo com o Decreto-Lei que criou aquela rea Protegida, refere que a arriba fssil da Costa da Caparica se inclui no domnio dos aspectos geolgicos e geomorfolgicos de grande interesse. Esta arriba, formada por um sucesso de estratos sub-horizontais de rochas sedimentares, de contedo fossilifero e origem fluviomarinha, um interessante testemunho de outras pocas. A Mata dos Medos pelo valor do seu patrimnio floristico conduziu sua classificao como Reserva Botnica. Foi nos dito que em toda a Paisagem Protegida da Arriba podamos encontrar vrios tipos de vegetao, alguns endemismos lusitanos e ibericos, pinheiro manso, sabina-da-praia, medronheiro, murta, roselha-pequena e rosmaninho... Depois fomos visitar a praia da Rainha, a Praia da Costa, que cada vez parece mais pequena devido subida do nvel das aguas do mar. O inverno passado algumas pessoas j sofreram com os danos de um avano substancial do mar. Foi nos dito tambm que a parte anterior das dunas existe na Paisagem Protegida situase uma rea agrcola de horticultura intensiva, que depois podemos vir a confirmar com a subida ao Miradouro dos Capuchos, verificamos algumas exploraes, estabelecimentos agropecurios.

Concluso: Nesta visita ficmos a perceber o quanto importante valorizar a natureza e aprender que um dia ser possvel um equilbrio entre o homem e a natureza. Percebemos o que era uma Paisagem Protegida e a diferenciar de outras zonas protegidas. Vimos algumas das zonas da rea protegida e tivemos a oportunidade de reparar nas zonas humanizadas e sua influencia na zona. Ficamos lcidos de que preciso adoptar medidas que permitam a manuteno e valorizao das caractersticas das paisagens naturais e seminaturais e a diversidade ecolgica.

Relatrio realizado por:

Pedro Pinto, 1M Escola P. Agrcola Fernando Barros Leal

S-ar putea să vă placă și