Sunteți pe pagina 1din 3

PAUTA DE REIVINDICAES RELATIVAS S CONDIES DE TRABALHO E ESTUDO NAS INSTITUIES FEDERAIS DE ENSINO NO BRASIL APRESENTAO Tendo como referncia

a pauta de reivindicaes do ANDES-SN Campanha 2012 - aprovada no 31 Congresso do sindicato e protocolada no MEC e no MPOG, em fevereiro de 2012, este documento trata do segundo ponto em torno do qual est focada a luta empreendida pela categoria, em greve desde o dia 17 de maio de 2012: (1)- reestruturao da carreira docente, prevista no Acordo 04/2011 e descumprido pelo governo federal, com valorizao do piso e incorporao das gratificaes; (carreira nica com incorporao das gratificaes em 13 nveis remuneratrios, variao de 5% entre nveis a partir do piso para regime de 20h correspondente ao salrio mnimo do DIEESE (R$ 2.329,35), e percentuais de acrscimo relativos titulao e ao regime de trabalho. (2)- valorizao e melhoria das condies de trabalho docente nas IFES. Esta pauta resulta de um levantamento realizado pelos docentes em greve nas Instituies Federais de Ensino (IFE) e apresenta a sntese do estudo sobre as condies de trabalho nessas Instituies, cujo processo de precarizao vem se agravando a partir da execuo do Programa de Reestruturao das Universidades Pblicas Federais atravs do Plano de Reestruturao e Expanso das Universidades Federais (REUNI), criado em 2007 pelo Governo Lula. Neste sentido, apresentamos as reivindicaes em quatro sub-temas interrelacionados: 1- Cargos e Vagas Docentes; 2- Obras e Infraestrutura; 3- Gesto das Universidades; 4- Reuni.

(2) 1- CARGOS\VAGAS DOCENTES: (2)1.1- Autorizar imediata realizao de concursos pblicos que preencham, com professores efetivos, preferencialmente em regime de dedicao exclusiva, seguindo o cronograma: at setembro de 2012, 5 mil cargos de docentes; at janeiro de 2013, mais 5 mil cargos de docentes; at junho de 2013, mais 5 mil cargos de docentes e at outubro de 2013, mais 5 mil cargos de docentes. Essas vagas j foram aprovadas pelo Congresso Nacional, atravs do PL n 2134/2011,
1

sancionado pelo poder Executivo, cabendo ao MPOG a autorizao para realizao dos respectivos concursos. (2)1.2- Assegurar distribuio transparente dos cargos respeitando as necessidades definidas autonomamente por cada IFES. (2)1.3- Recompor o quadro docente das IFE considerando o dficit historicamente acumulado nas ltimas trs dcadas, ou seja, alm do nmero de vagas no repostas decorrentes de aposentadoria, de invalidez, de morte e de demisses, considerar o crescimento proporcional do nmero de vagas e cursos criados a partir do REUNI e o que est previsto para a sua respectiva consolidao. (2)1.4- Assegurar que a ampliao do nmero de matrculas seja condicionada ampliao do nmero de cargos docentes, com autorizao de concursos efetivos, preferencialmente em regime de dedicao exclusiva, para o ano de 2014. (2)1.5- Viabilizar a contratao de docentes efetivos, preferencialmente no regime de dedicao exclusiva, para a abertura de novos cursos, definidos de forma autnoma, em cada unidade acadmica.

(2).2 - OBRAS e INFRAESTRUTURA: (2) 2.1- Concluso, no prazo de 6 meses, das obras j iniciadas nas IFE, com prazo de concluso vencido. (2) 2.2- Construo de salas de aula respeitando o limite de vagas ofertadas para o ingresso dos alunos em cada curso. (2) 2.3 Construo, no prazo de 1 ano, dos laboratrios, clnicas, ambulatrios e demais espaos previstos nos projetos polticos pedaggicos dos cursos, atendendo s normas de biossegurana. (2) 2.4- Adequao, em 1 ano, dos laboratrios, clnicas e ambulatrios j existentes s normas de biossegurana, bem como adequao dos demais espaos previstos nos projetos polticos pedaggicos. (2) 2.5- Criao de restaurantes universitrios que atendam demanda da comunidade universitria, definida em cada IFE e ligada as suas estruturas de gesto autnoma e democrtica.

(2) 2.6 Adequao de todas as estruturas fsicas das IFE (j existentes, em construo, e a serem construdas) s normas de acessibilidade vigentes no pas.

(2) 3 - GESTO DAS UNIVERSIDADES: (2) 3.1- Que o Ministrio da Educao respeite a deciso dos conselhos universitrios sobre a relao da IFES com a Empresa Brasileira de Servios Hospitalares (EBSERH), sem prejuzos de destinao oramentria. (2) 3.2- Assegurar a discusso sobre a relao das IFES com a Empresa Brasileira de Servios Hospitalares (EBSERH) nos conselhos universitrios. (2) 3.3- Iniciar imediatamente o processo de atualizao dos regimentos internos\estatutos das IFE, em especial de forma a compatibiliz-los com o Regime Jurdico nico, no que se refere pessoal. (2) 3.4 Combater e punir as prticas de assdio moral crescentes nas IFE em especial aos docentes em estgio probatrio. (2) 3.5- Democratizar a escolha de dirigentes das IFE por meio de eleio direta, no mnimo paritria, encerrada no interior da instituio, encerrando, desta forma, a constituio e uso da lista trplice. (2) 3.6- Assegurar a democratizao e transparncia na gesto oramentria de cada IFE. (2) 3.7 Assegurar o direito livre manifestao poltica nos campi.

(2) 4- REUNI: (2) 4.1- Realizar auditoria sobre o REUNI, avaliando as metas impostas de expanso de matrculas e a contrapartida governamental no que tange ampliao de recursos humanos e instalaes fsicas. (2)4.2- Condicionar a continuidade do processo de expanso em curso avaliao das metas do REUNI e ao atendimento de todas as demandas de pessoal e infraestrutura.

S-ar putea să vă placă și