Sunteți pe pagina 1din 5

Universidade Estadual da Paraba PROFMAT

Exerccio resolvidos MA11 Aluno: Jos Ronaldo Alves Professor: Davis Matias

(Questo 7) Mostre que uma funo afim f: quando conhecemos f(x1) e f(x2) para x1 x2.

fica inteiramente determinada

Toda funo afim f: , fica inteiramente determinada quando conhecemos dois de seus pontos, isto se deve ao fato de que seu grfico uma reta e como sabemos,para que uma reta fique determinada basta que conheamos dois de seus pontos, assim precisamos apenas conhecer f(x1) e f(x2), que a funo f: assume em dois nmeros x1 x2 (escolhidos arbitrariamente), para que f fique inteiramente determinada. Sabendo que f: , afim e que f(x1) = y1 e f(x2) = y2 com x1 x2, queremos determinas os coeficientes a e b de modo que se tenha f(x) = ax+b para todo x pertencente a , isto equivale a resolver o sistema:

No qual as incognitas so a e b. Reslvendo o sistema acima temos: e b . , com x1 x2 ,

Com isso provamos que dados arbitrariamente ( x1,, y1) e ( x2,, y2) existe uma, e somente uma, funo afim f:

, tal que f(x1) = y1 e f(x2) = y2.

(Questo 8) Prove que toda reta no vertical r o grfico de uma funo afim. Toda reta no vertical representa o grfico de uma funo afim. De fato, consideremos dois pontos distintos P1 = ( x1, y1) e P2 = ( x2, y2) na reta r. como r no vertical, temos certeza que x1 x2 , logo existe uma funo afim f: tal

que f(x1) = y1 e f(x2) = y2. O grfico de r uma reta que passa pelos pontos P1 e P2 logo, essa reta coincide com r. Portanto, com isso provamos que toda reta no vertical representa o grfico de uma funo afim. (Questo 11)

a) Esse trapzio tem altura 1 e base mdia ai , logo sua rea ser dada por

b) a rea do trapzio maior pode ser calculada pela soma das reas dos trapzios de altura 1 considerados no item anterior, isto , a rea do trapzio maior ser dada por a1+ a2+a3+...+an . c) a base mdia do trapzio maior dada por
( ) ( )

, pois

( )

( )

pois a funo afim tem a propriedade f(x-h) + f(x+h) = f(x +x) . , temos que sua rea ser
)

Como a altura do trapzio n Conclumos por tanto que S=


(

Questes dos exerccios suplementares


(Questo 3) a) v b) v c) f d) f e) v f) v g) f h) v i) v j) v

(Questo 5) a) as funes pares so simtricas em relao ao eixo vertical, isto , em relao ao eixo y, isso ocorre porque uma funo par se os elementos x e x pertencentes ao seu domnio tem a mesma imagem y no contra domnio. Exemplo de funo par: .

Nas funes impares ocorre a simetria com relao origem, isto , numa funo impar se o par ordenado (x,y) pertence ao seu grfico ento o par ordenado (-x,-y) tambm pertencer. Exemplo de funo impar: .

b) consideremos duas funes f:

eg

. Se f e g forem pares teremos:

(f+g)(x) = f(x) +g(x) = f(-x)+g(-x) = (f +g) (-x). Logo, conclumos que a soma de duas funes pares uma funo par. Consideremos novamente duas funes f: teremos: ( )( ) ( ) ( ) ( ) eg ( ) ( . Se f e g forem pares )( )

Logo, conclumos que o produto de duas funes pares uma funo par. c) Consideremos duas funes f: teremos: e g . Se f e g forem impares

(f+g)(x) = f(x) +g(x) = -f(-x)+[-g(-x)] =- (f +g) (-x). Logo, conclumos que a soma de duas funes pares uma funo impar . Consideremos novamente duas funes f: impares teremos: ( )( ) ( ) ( ) ( ) ( e g ) ( . Se f e g forem )( )

Logo, conclumos que o produto de duas funes impares uma funo par.

d) Sejam f: impar teremos:

eg

duas funes tais que f uma funo par e g funo

i) (f+g)(x)=f(x)+g(x)= f(-x)+[-g(-x)]. Com isso conclumos que a soma de uma funo par com uma funo impar uma funo que no nem par nem impar. ii) ( )( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )( )

Com isso conclumos que o produto de uma funo par por uma funo impar uma funo impar. e) no podemos afirmar que toda funo polinomial de grau par uma funo par, para provar isso basta que mostremos um exemplo de funo polinomial de grau par que no uma funo par. Consideremos a funo , f assim definida uma funo polinomial de

grau par , no entanto f no uma funo par pois temos : f(1) = 1 +1 = 2 e f(-1) = 1+(-1) = 0 f) tomemos com exemplo a funo f(1) = 1+1 = 2 e f(-1) = -(-1+1)=0. Com isso conclumos que f assim definida no impar, logo nem toda funo polinomial de grau impar uma funo impar , temos:

S-ar putea să vă placă și