Sunteți pe pagina 1din 11

CLT e Administrao Pblica

SERVIDOR PBLICO SEM CONCURSO Art. 19 do ADCT Art. 19. Os servidores pblicos civis da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, da administrao direta, autrquica e das fundaes pblicas, em exerccio na data da promulgao da Constituio, h pelo menos cinco anos continuados, e que no tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37 (concurso), da Constituio, so considerados estveis no servio pblico.1 1 O tempo de servio dos servidores referidos neste artigo ser contado como ttulo quando se submeterem a concurso para fins de efetivao, na forma da lei.2 2 O disposto neste artigo no se aplica aos ocupantes de cargos, funes e empregos de confiana ou em comisso, nem aos que a lei declare de livre exonerao3, cujo tempo de servio no ser computado para os fins do caput deste artigo, exceto se se tratar de servidor. 3 O disposto neste artigo no se professores de nvel superior4, nos termos da lei. aplica aos

Essa estabilidade so para o ESTATUTRIO ou para o CLTista tambm?

OJ N 364 SDI 1 - TST. Estabilidade. Art. 19 do ADCT. Servidor Pblico de Fundao regido pela CLT. (DJUs 20, 21 e 23.5.2008). Fundao instituda por lei e que recebe dotao ou subveno do Poder Pblico para realizar atividades de interesse do Estado, ainda que tenha personalidade jurdica de direito privado, ostenta natureza de FUNDAO PBLICA. Assim, seus

So estveis os servidores que j estavam em seu cargos 5 anos continuados antes da promulgao da CF
2

O tempo de servio desses servidores conta como ttulo para concurso

Essa estabilizao e contagem de ttulo no se aplica aos cargos comissionados/livre nomeao


4

Esse artigo tambm no se aplica a professores de nvel superior.

servidores regidos pela CLT so beneficirios da estabilidade excepcional prevista no art. 19 do ADCT.5

SERVIDOR PBLICO CONCURSADO CF/88 - Art. 41. So estveis aps trs anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

s do estatutrio ou do celetista estabilidade do art. 41 da CF/88?

tambm

N 390 ESTABILIDADE. ART. 41 DA CF/1988. CELETISTA. ADMINISTRAO DIRETA, AUTRQUICA OU FUNDACIONAL. APLICABILIDADE. EMPREGADO DE EMPRESA PBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. INAPLICVEL I - O servidor pblico celetista da administrao direta, autrquica ou fundacional beneficirio da estabilidade prevista no art. 41 da CF/1988.6

A garantia de emprego s do estatutrio segundo a Smula 390, II do TST. N 390 ESTABILIDADE. ART. 41 DA CF/1988. CELETISTA. ADMINISTRAO DIRETA, AUTRQUICA OU FUNDACIONAL. APLICABILIDADE. EMPREGADO DE EMPRESA PBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. INAPLICVEL II - Ao empregado de empresa pblica ou de sociedade de economia mista, ainda que admitido mediante aprovao em concurso pblico, no garantida a estabilidade prevista no art. 41 da CF/1988.

Uma Pessoa Jurdica pode ser empregada de algum?7

Servidores de FUNDAO PRIVADA, regida pela CLT, mas que recebe $$$ pblico e realiza atividades do interesse do Estado, foram beneficiados pela estabilizao constitucional do art. 19 do ADCT, pois mesmo com personalidade jurdica de Direito Privado so FUNDAES PBLICAS pelo exposto.
6

CLTista tem estabilidade, mas s o pertencente a ADMINISTRACAO DIRETA, AUTARQUIA ou FUNDACAO. Logo o das sociedades de economia mista e empresa publica no tm estabilidade.
7

PJ pode ser empregada?

No, pois fere o primeiro elemento do dispositivo. A terceirizao dos servios no implica dizer que

houve vinculo empregatcio.


Hoje em administrao existe um consenso de que o

empreendedor deve se preocupar somente com a atividade que se prope a fazer, podendo a terceirizao suprir as atividades paralelas a sua atividade principal. Ex: a vigilncia pode ser desenvolvida por terceirizada. Limpeza do ambiente de trabalho. uma

Uma indstria metalrgica contrata uma empresa de vigilncia. H uma relao jurdica de emprego?
No, pois para ser empregado necessrio ser pessoa

fsica, existindo somente relao jurdica entre ambos, um contrato de prestao de servios regidos pelo direito civil, sendo a metalrgica a tomadora de servios e o vigilante uma prestadora de servios.

Obs.: pode ocorrer que a empresa de vigilncia no salde

os crditos trabalhistas de seus empregados.

Ex: a empresa de vigilncia no recolhe o FGTS.

Nesta hiptese, o vigilante, no tendo se vinculado

empresa metalrgica (tomador de servios), demanda contra a empresa de vigilncia, e o tomador pode ser demandado pela inadimplncia do empregador (empresa de vigilncia), pois o direito do trabalho entende que se houver a contratao de uma empresa inidnea, o tomador de servio responder por ter escolhido mal8, eleito mal, tratando-se da culpa in eligendo.

O tomador pode ser responsabilizado pelo inadimplemento do Empregador?

Ademais, o tomador de servios obrigado a vigiar a

prestadora de servios (culpa in vigilando). por isso que em muitos contratos de prestao de servios consta a obrigatoriedade de exibio de documentos comprobatrios do cumprimento das obrigaes sociais do prestador de servio.

Essa responsabilidade do Tomador solidria ou subsidiria?


SUBSIDIRIA. Ou seja, se o vigilante quiser ajuizar ao

trabalhista tem que acionar tanto o empregador (prestador de servios empresa de vigilncia) quanto o tomador de servios (metalrgica).9

Smula TST n 331 - CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS - LEGALIDADE - (Reviso do Enunciado n 256) I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6019, de 03.01.1974). II - A contratao irregular de trabalhador, atravs de empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da administrao pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da Constituio da Repblica). III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7102, de 20.06.1983), de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta.10 IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica na responsabilidade subsidiria
9

A responsabilidade do tomador de servios por culpa in eligendi e in vigilandi solidria ou subsidiria?


10

Forma vnculo de emprego entre Tomador e empregado de atividade meio? Cabe exceo?

do tomador dos servios, quanto quelas obrigaes, inclusive quanto aos rgos da ADMINISTRAO DIRETA, DAS AUTARQUIAS, DAS FUNDAES PBLICAS, DAS EMPRESAS PBLICAS E DAS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA, DESDE QUE HAJAM PARTICIPADO DA RELAO PROCESSUAL e constem tambm do ttulo executivo judicial (artigo 71 da Lei n 8666/1993). (Redao dada pela Resoluo 96/2000 DJ 18.09.2000) (Ref. Legislativa: Decreto-Lei 200/1967, art. 10, 7 - Leis ns 5645/1970, art. 3, par. nico, 6019/1974 e 7102/1983 - CF/1988, art. 37, II)

Se voc quer contratar trabalhador, contrate-o diretamente no por meio de intermedirio, isto , empresa interposta. Pois se contratar por empresa interposta haver a criao de vnculo direto com o tomador de servios.11

I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios

Exceo 01 = No caso de trabalho temporrio, a existncia de empresa interposta uma exigncia legal:12

salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6019, de 03.01.1974)

Exceo 02 = Se o tomador de servios for a administrao pblica a contratao irregular por empresa interposta no gera vnculo de emprego,13 pois no houve concurso pblico para tanto.
II - A contratao irregular de trabalhador, atravs de empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da

11

legal a contratao de trabalhadores por empresa interposta? H formao de vnculo empregatcio?


12

No caso de trabalho temporrio posso contratar por empresa interposta? Forma vnculo empregatcio?
13

Se o tomador for o Poder Pblico, gera vnculo empregatcio?

administrao pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da Constituio da Repblica).

Exceo 03 = No forma vnculo de emprego a contratao de servios de vigilncia, conservao e limpeza, e servios especializados relacionados a atividade-meio do tomador, pois ser possvel contratar um outra empresa para exercer atividade meio.14 Entretanto, se houver PESSOALIDADE e SUBORDINAO ter havido o preenchimento dos requisitos para ser declarado empregado e ento se formar o vinculo de emprego com o tomador de servios. O tomador no pode dar ordens diretas, no podendo haver subordinao jurdica, devendo comunicar qualquer ocorrncia de falta por parte do prestador de servio a empresa da qual se toma o servio para que tome as medidas necessrias.
III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7102, de 20.06.1983), de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta.

TERCEIRIZAO LCITA. Ex: metalrgica contratando empresa de vigilncia.

Haver a responsabilidade subsidiria do tomador do servio, mesmo quanto a Administrao Pblica desde que no momento do ajuizamento da ao o reclamante tenha colocado a administrao no plo passivo. 15(tem que permitir o contraditrio)

14

Na terceirizao de atividade meio, o que deve acontecer para que surja relao empregatcia entre empregado e o Tomador?
15

A administrao pblica tomadora de servio, responsvel SUBSIDIARIAMENTE, desde que o autor a tenha colocado no polo passivo da inicial.

Obs.: A hiptese anteriormente analisada comentada fala de situao diversa: o estabelecimento de vnculo de emprego e no de responsabilidade subsidiria, caso em tela.

Vejamos:

IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica na responsabilidade subsidiria do tomador dos servios, quanto quelas obrigaes, inclusive quanto aos rgos da administrao direta, das autarquias, das fundaes pblicas, das empresas pblicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam participado da relao processual e constem tambm do ttulo executivo judicial (artigo 71 da Lei n 8666/1993). (Redao dada pela Resoluo 96/2000 DJ 18.09.2000) (Ref. Legislativa: DecretoLei 200/1967, art. 10, 7 - Leis ns 5645/1970, art. 3, par. nico, 6019/1974 e 7102/1983 - CF/1988, art. 37, II)

Obs.: art. 71, 1 da Lei 8666/93: a inadimplncia do contratado, com referencia aos encargos estabelecidos neste artigo, no transfere a Administrao Pblica a responsabilidade por seu pagamento, nem poder onerar o objeto do contrato ou restringir a regularizao e o uso das obras e edificaes, inclusive perante o registro de imveis.16

Como compatibilizar o inciso IV da Smula 331, do TST com o art. 71, 1 da Lei 8.666/93?17
O TST entende que a administrao responsvel,

mesmo tendo a administrao feito uma licitao e se


16

Na lei de licitaes h dispositivo afirmando que a Administracao Pblica no ser responsabilizada pelo inadimplemento de seus contratados. Qual o entendimento do TST quanto a influencia desse dispositivo sob a responsabilidade subsidiria do Tomador?
17

A lei 8666 tem dispositivo afirmando que a Administracao no ser responsvel pelos inadimplementos trabalhistas de seus contratados. O TST entende que esta proibio atinge somente a responsabilidade solidria, sendo possvel a Administrao ser responsabilizada subsidiariamente.

resguardado em ter realizado por via desta uma boa escolha.


O TST entende que h compatibilidade, sob o fundamento

de que o dispositivo (art. 71, 1) impediria somente a responsabilizao solidria, mas no subsidiria.
Formas Trabalho: 1. Fato do Prncipe Art. 486, CLT = por ato da administrao publica h paralisao temporria ou definitiva da empresa, rompendo os salrios administrao dever pagar a multa indenizatria. Art. 486 - No caso de paralisao temporria ou definitiva do trabalho, motivada por ato de autoridade municipal, estadual ou federal, ou pela a promulgao da de lei ou resoluo que o impossibilite responsvel. continuao atividade, prevalecer Atpicas de Terminao do Contrato do

pagamento da indenizao, que ficar a cargo do governo

O TST na smula 361 - dispe que os contratos de trabalho firmados com a Administrao Pblica, sem concurso so nulo e o trabalhador s tem o direito de receber o salrio e o FGTS.

TERCEIRIZAO

A terceirizao consiste no repasse de servios ou atividades para empresas especializadas nesse tipo de mo de obra. A lei no regulamenta a terceirizao, mas, a jurisprudncia do TST na Smula 331 dispe:

I-

LCITO TERCEIRIZAR ATIVIDADES MEIO E ILCITO QUANDO SE TRATAR DE ATIVIDADE FIM . CASO DE TERCEIRIZAO ILCITA O VNCULO DE EMPREGO SE FORMA COM A

II - EM

TOMADORA, SALVO, SE FOR O PODER PBLICO

(O

CONCURSO).

III EM

CASO DE TERCEIRIZAO AINDA QUE LCITA, O

TOMADOR DA MO DE OBRA,

RESPONDE SUBSIDIARIAMENTE PELO PASSIVO DESDE QUE TENHA SIDO PARTE NA AO E CONSTE DO TTULO EXECUTIVO, AINDA QUE SE TRATE DA

FAZENDA PBLICA.1819

Esta responsabilizao tem como fundamento a culpa in eligendo e a culpa in vigilando. Em sede de direito administrativo critica-se esta responsabilidade da Fazenda Pblica uma vez que o poder pblico no escolhe o contratante, tem o dever de contratar o vencedor da licitao. 20

A lei 8.666/93, no art. 71 13, expressamente probe a responsabilidade dos encargos trabalhistas dos entes pblicos e viola a clusula da reserva do plenrio, a deciso do juiz ou turma do TRT que afasta incidentalmente a aplicao de um dispositivo de lei por ser inconstitucional, violando assim, a smula vinculante n 10 do STF.21

ART. 71 - O 1O A

CONTRATADO RESPONSVEL PELOS ENCARGOS TRABALHISTAS,

PREVIDENCIRIOS, FISCAIS E COMERCIAIS RESULTANTES DA EXECUO DO CONTRATO. INADIMPLNCIA DO CONTRATADO, COM REFERNCIA AOS ENCARGOS TRABALHISTAS,

FISCAIS E COMERCIAIS NO TRANSFERE

ADMINISTRAO PBLICA

A RESPONSABILIDADE POR RESTRINGIR A

SEU PAGAMENTO, NEM PODER ONERAR O OBJETO DO CONTRATO OU

REGULARIZAO E O USO DAS OBRAS E EDIFICAES, INCLUSIVE PERANTE O

REGISTRO

DE

IMVEIS.

4 SUMULA N 10 (VINCULANTE) - VIOLA A CLUSULA DE RESERVA DE PLENRIO (CF, ARTIGO 97) A DECISO DE RGO FRACIONRIO DE TRIBUNAL QUE, EMBORA NO DECLARE EXPRESSAMENTE A INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI OU ATO NORMATIVO DO PODER PBLICO, AFASTA SUA INCIDNCIA, NO TODO OU EM PARTE.

18

Para responsabilizao subsidiria do tomador no importa se a terceirizao foi lcita ou ilcita, pois o fundamento a culpa in eligendo e in vigilando
19

O fato da terceirizao ser lcita ou ilcita vai influenciar na criao de vnculo de emprego direto com o tomador, mas isso no acontece com a administrao pblica.
20

Como argumentos favorveis da Fazenda Pblica: alm de expressa previso do art. 71 da lei 8666 que desresponsabiliza a Administrao Pblica
21

Em suma, afastar o art. 71 da 8666 viola a clusula de reserva de plenrio.

II - A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da administrao pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988).

EQUIPARAO. que o inciso XIII do art. 37 da CF probe qualquer tipo de equiparao no servio pblico. Tal restrio no existe quando o empregador for empresa pblica ou sociedade de economia mista (art. 173, CF). 22 Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. 1 A lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre: (Redao dada pela Emenda
Constitucional n 19, de 1998)

I - sua funo social e formas de fiscalizao pelo Estado e pela sociedade; (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) II - a sujeio ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios; (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) III - licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes, observados os princpios da administrao pblica; (Includo pela Emenda
Constitucional n 19, de 1998)

IV - a constituio e o funcionamento dos conselhos de administrao e fiscal, com a participao de acionistas minoritrios; (Includo pela Emenda
Constitucional n 19, de 1998)

V - os mandatos, a avaliao de desempenho e a responsabilidade dos administradores.(Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) 2 - As empresas pblicas e as sociedades de economia mista no podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado. 3 - A lei regulamentar as relaes da empresa pblica com o Estado e a sociedade.

22

Em regra no pode fazer equiparao para quem da administrao publica, salvo se for sociedade de economia mista e empresa pblica.

4 - A lei reprimir o abuso do poder econmico que vise dominao dos mercados, eliminao da concorrncia e ao aumento arbitrrio dos lucros. 5 - A lei, sem prejuzo da responsabilidade individual dos dirigentes da pessoa jurdica, estabelecer a responsabilidade desta, sujeitando-a s punies compatveis com sua natureza, nos atos praticados contra a ordem econmica e financeira e contra a economia popular.

S-ar putea să vă placă și