Sunteți pe pagina 1din 2

TCNICAS DE ENTREVISTA

C O M O S E R B E M - S U C E D I D O E M E N T R E V I S TA S E E M R E D E S D E C O N TAT O S
C H A V E P A R A U M A E N T R E V I S TA B E M - S U C E D I D A A chave para uma entrevista bem-sucedida a preparao adequada. A maioria dos empregadores faz as mesmas perguntas bsicas, assim, prepare as respostas antes da entrevista. Encontra-se abaixo uma lista das perguntas que geralmente so feitas pelos empregadores, com algumas sugestes de como voc poderia responder. Evite decorar as respostas, mas tenha rmeza no que vai dizer, para que possa causar uma primeira impresso positiva. Encontre algum para orientlo nas perguntasum amigo, algum do Centro de Recursos de Emprego, ou o especialista de emprego de sua ala ou estaca. PERGUNTAS E RESPOSTAS COMUNS Fale-me um pouco a seu respeito. Faa um breve resumo (dois minutos ou menos) que inclua hbitos positivos de trabalho e voluntariado. Use sua declarao Comercial de 30 Segundos juntamente com Declaraes de Poder para responder (elas esto descritas no www.ldsjobs.org e no Curso de Auto-Sucincia Prossional). Quais so alguns de seus pontos fortes? ou Por que devemos contrat-lo? Conhea seus pontos fortes e utilize suas Declaraes de Poder para prov-los. Diga como pode agregar valor empresa e como pode ajudar a ganhar dinheiro ou a economiz-lo. Por que voc quer trabalhar para ns? ou O que sabe a respeito de nossa empresa? Faa uma pesquisa antes da entrevista, para responder corretamente. Discuta como suas habilidades satisfariam s necessidades daquela empresa. Utilize uma Declarao de Poder. Quais so alguns de seus pontos fracos? Explique como voc tem transformado os pontos fracos que notou, em pontos fortes. Por exemplo: Algumas pessoas dizem que sou gentil demais. Mas, cheguei concluso de que, sendo gentil, posso atender 14 por cento a mais de clientes por turno, e tenho 40 por cento menos reclamaes do que a mdia de meus companheiros de trabalho. O que voc acha de seu empregador atual (ou antigo)? Nunca critique sua ltima empresa ou seu ltimo patro. Use sempre termos positivos. Tente usar uma Declarao de Poder para seu antigo empregador. O que pretende fazer dentro de cinco anos? Indique como espera dar uma contribuio positiva para a empresa. Por exemplo: Gostaria de trabalhar aqui em um cargo de responsabilidade. Use uma Declarao de Poder para descrever como planeja beneciar a empresa.

Se estiverdes preparados, no temereis.


DOUTRINA E CONVNIOS 38: 30

Quanto espera receber como salrio ou pagamento? Evite mencionar um salrio especco. Voc poder responder: Quanto vocs pagam normalmente para algum que tenha a minha experincia? Quanto seu oramento reserva para esse tipo de cargo? Sei que preciso dar-lhes mais lucro do que lhes custa empregar-me. Permitam-me antes explicar-lhes como posso fazer isso. [Use uma Declarao de Poder.] Ou pode pedir que no se discutam valores, at achar que voc e o empregador esto se entendendo bem. Sugira que, se vocs dois conclurem que desejam trabalhar juntos, podero combinar mais tarde valor de salrio. Tem alguma pergunta a fazer para mim? Faa perguntas como: Qual sua perspectiva para esta empresa em cinco anos? Quais tm sido suas experincias com esta empresa? Por que esta vaga est em aberto? Voc tem alguma preocupao quanto a minhas habilidades para preencher esta vaga? Poderia cont-las para mim? Qual seu prazo para tomar uma deciso?

PERGUNTAS SOBRE O COMPORTAMENTO Os empregadores freqentemente fazem perguntas para ver como voc reage ou se comporta em certas situaes. Tente compreender por que o empregador est fazendo essa pergunta. Ao responder, fornea exemplos especcos que demonstrem ao empregador seu raciocnio. Segue-se uma lista de perguntas comportamentais tpicas e o que um empregador pode avaliar: Descreva a ltima situao que enfrentou sob presso. Como voc reagiu? Avaliao: O candidato explode? Retira-se? Desiste? Reage de maneira madura? Descreva seu ltimo grande erro. Por que ocorreu? O que voc fez com relao a ele? Avaliao: O candidato entende a seriedade da situao? lgico o motivo que ele(a) apresenta para o erro? Fale-me de alguma vez em que suas idias foram rejeitadas por seu patro. Como voc encarou a situao? Avaliao: O candidato se sujeitou gerncia? Ele(a) voltou e preparou-se para outra tentativa? Ele(a) persistente quando est certo(a)

SERVIOS DE RECURSOS DE EMPREGO SUD O Curso de Auto-Sucincia Prossional, ministrado no Centro de Recursos de Emprego SUD ou pelo especialista de emprego de sua estaca, vai ajud-lo a preparar-se para ter sucesso em uma entrevista. Eu no saberia o que dizer na entrevista ou como me expressar, se no tivesse feito o Curso de Auto-Sucincia Prossional. Identiquei habilidades que tinha e aprendi a declarao Comercial de 30 Segundos. Johanesburgo, frica do Sul Tive muito a ganhar com o Curso de Auto-Sucincia Prossional - Executivo Eu tive muito mais conana ao apresentar-me e debater meus pontos fortes e fracos, assim como minhas realizaes. Sei que isso foi essencial nas entrevistas para emprego por que passei. Washington, D.C.

Para mais informaes ou para localizar um Centro de Recursos de Emprego perto de voc, visite o site www.ldsjobs.org

2008 IRI. Todos os direitos reservados. 12/07. 12/07. Traduo de Interview Techniques. Portuguese 37140 059

S-ar putea să vă placă și