Sunteți pe pagina 1din 8

SOCIOLOGIA DA EDUCAO EM DURKHEIM MARX E MAX WEBER 1. A SOCIEDADE E A EDUCAO EM DURKHEIM Durkheim enfatiza: a questo da ordem social.

A sociedade para Durkheim: uma realidade estruturada ao longo da histria que converte o presente em que vivemos num fato duradouro, resistente ao capricho da nossa vontade. A sociedade se apresenta: como um todo estruturado capaz de moldar os individuos, os quais da sociedade dependem, como uma realidade externa, independente do individuo. Representaes coletivas: quando a sociedade tem uma dimenso real, como o espao que ocupa as instituies, os comportamentos sociais dos individuos. Durkheim afirma que a sociedade desperta nos individuos: um sentimento de apoio, de proteo, de dependncia. O homem: conjunto de bens intelectuais que constitui a civilizao, e a civilizao obra da sociedade. A influncia da sociedade sobre o individuo: exige a ao comum, o compartilhar hbitos, costumes, normas morais, sentimentos que so essencialmente derivados do meio social em que nasce e vive. Processo educativo segundo Durkheim: vem a ser a incorporao pelo individuo das representaes coletivas constitutivas da sociedade concreta onde vive e morre. A sociedade e a educao no sentido sociologico: a educao, entendida no s como o que ensinado na escola, mas em todas as instituies sociais, a forma pela qual a sociedade como realidade externa passa a fazer parte da bagagem mental, interna, de cada individuo. A sociedade atua como uma fora operativa e imperiosa sobre os individuos a socializao. Processo educativo pelo qual a sociedade molda uma criana: toda educao consiste num esforo continuo para impor a criana maneiras de ver e de agir as quais ela no teria chegado espontaneamente. Desde os primeiros tempos da sua vida coagimos a comer, a dormir, etc. Se com o tempo, essa coao deixa de ser sentida, porque fez nascer hbitos e tendncias internas que a tornam inutil, mas que s a substituem porque derivam dela. Os professores: so agentes que realizam um processo de coao sistemtica sobre as novas geraes com a finalidade de educa-las para serem participantes ativos do meio social em que vivem. 2. A diviso social do trabalho e a solidariedade orgnica

O processo educativo bem sucedido quando a coao deixa de ser sentida, o individuo bem educado passa a agir e pensar de acordo com as expectativas do meio social, no imposta de fora, mas como um hbito consciente, uma deciso prpria. A conscincia coletiva mobiliza variadas sanes sociais para enquadrar os desviantes da norma e das regras morais que justamente regulam o cmportamento de cada um de ns. Alberto Tosi Rodrigues: meio moral produzido pela cooperao entre os individuos, atravs de um processo de interao que chamou de diviso do trabalho social. Vida moral ser a base dos conteudos transmitidos na forma de crenas, valores e normas de gerao para gerao. Diviso do trabalho social: baseada na cooperao e consenso de seus membros. Durkheim estabelece duas formas: solidariedade mecnica e a solidariedade orgnica. Solidariedade social: a forma de ligao moral que se estabelece em cada tipo de sociedade, de acordo com a complexidade maior ou menor da diviso do trabalho social. Solidariedade mecnica: o individuo est totalmente imerson na conscincia coletiva que dirige o seu comportamento. Praticamente no h margem para a iniciativa individual e o individuo obrigado a seguir a norma do grupo sem contestao. Ex. Tribo de ndios. Solidariedade orgnica: soliedariedade por diferena, as pessoas no esto juntas porque fazem juntas as mesmas coisas, mas o contrrio: esto juntas porque fazem coisas diferentes e dependem das outras, que fazem coisas que elas no querem ou no so capazes de fazer. O conceito de solidariedade orgnica refora: a idia de que os laos de dependncia mutua que ligam os individuos na dinamica da diviso social do trabalho devem estimular a cooperao e o senso de pertencimento ao coletivo, condio necessria para a preservao da ordem social. O equilibrio e a solidariedade originam-se: na prpria diviso social do trabalho, constituindo fortes laos que unem as sociedades organicas os seus menbros. Importante para Durkheim na anlise da diviso social do trabalho: a problemtica da coeso social, a manuteno da ordem social, a questo do papel essencial das normas morais na garantia da estabilidade da ordem. 3. A EDUCAO MORAL Barbara Freitag: adota uma perspectiva critica para avaliar a contribuio de Durkheim no campo da educao estabelece uma intima conexo entre o papel da educao com instncia de socializao dos individuos e a necessidade de manter a ordem social por meio das normas morais.

A socializao: consiste em inculcar as regras morais vigentes no meio social. As regras morais tem duas caracteristicas: o dever e o bem. O dever: expressa o carater de obrigatoriedade inerente a toda e qualquer regra moral, a proibio, sua forma negativa. Alm de ser um dever, a regra moral precisa ser obedecida por um ato de boa vontade do individuo. Durkheim postula: que uma regra moral precisa ser desejada, almejada pelos autores. Somente assim o seu carater moral pode ser atendido. Para Durkheim, a sociedade ou grupo representam o bem supremo realizado e centralizao. O supremo bem a vida em grupo, portanto, o mal social produzido basicamente pelos individuos com suas inclinaes egoistas e anti-sociais. A necessidade da educao decorre desse fato incontornavel: a natureza essencialmente m e egoista dos seres humanos, a busca da solidariedade orgnica, para desenvolver o senso de lealdade para os grupos bsicos da sociedade no trabalho, na familia, com a nao. A educao moralest empenhada em desenvolver nas crianas os 3 principios bsicos da moralidade social: o espirito de disciplina, a adeso ao grupo e autonomia. Ensinar a disciplina significa fornecer os meios da crianas exercer o autocontrole sobre suas reaes espontneas, aprendendo a viver em sociedade, a levar em conta os grupos dos quais v participa. A disciplina enfatiza a dimenso de regularidade de uma regra social, condio necessria para reconhecer sua autoridade e validade social e moral. Aprender a viver em grupo passa a ser um dos objetivos maiores da atividade moral, o grande dever e o grande bem a ser aspirado pelos atores ou sujeitos sociais. A educao moral se encarrega de promover a adeso da criana aos grupos bsicos da sociedade (familia, escola, trabalho) e desenvolver o espirito de conformidade e obedincia as normas morais que regulam o c omportamento social. Autonomia moral: a moralidade concretiza-se no momento em que o novo ser social abre mo de sua liberdade e vontade individual e realiza-se como menbro do grupo, aceitando suas normas morais em outras palavras, a educao para aceitao da normal moral e a sujeio a ela. Na avaliao de Feitag: Durkheim apesar de reconhecer o valor do individuo como resultado da diviso social do trabalho nas sociedades industriais, no entanto, termina por abolir a autonomia desse individuo, promovendo a sua subordinao quase que total ao todo social. Conclui que: a funo da educao em Durkheim seja mais garantir a preservao da ordem industrial capitalista do que promover a sua transformao radical. O papel do professor assegurar a estabilidade da sociedade atravs do ensino das normas morais vigentes, e estimular o respeito a essas regras que visam a sobrevivncia da coletividade, o bem social mais valioso. Durkheim ensina a moderar o individualismo

desenfreado termina por nos reduzir a um estado de grande conformismo com a sociedade presente, vista como sagrada e digna de respeito. 4. KARL MARX E A EDUCAO PARA EMANCIPAO A teoria social de Marx: busca analisar cientificamente as razes de a sociedade capitalista gerar continuamente a misria e o empobrecimento de grandes segmentos da populao e beneficiar exageramente uma elite, detentora do poder politico, economico e cultural. A tendncia do capital a acumulao interminvel do prprio capital como meta suprema, movida pela lgica implacvel do lucro e da concorrncia. Piotr Sztompka: apresenta a teoria de Marx a partir de 3 niveis distintos e entrelaados de articulao e compreenso do processo histrico: 1. Ativisco-individual; 2. Socioestrutural; 3. Historico-universal. Em outras palavras, a teoria das formaes socioeconomicas, no nivel superior; a teoria da luta de classes, no nivel intermedirio; e a teoria do individuo humano, no nivel inferior. O NIVEL ATIVISCO-INDIVIDUAL A natureza humana deriva da rede de relaes pela qual o ser humano se integra a sociedade e a natureza. A essncia humana no uma abstrao inerente a cada individuo isolado. Um ponto em comum identificado em Marx e Durkheim: a viso do individuo produzido e moldado pelo meio social. Marx difere de Durkheim: no reconhecimento do papel ativo do individuo em transformar o contexto de sua vida social. Marx enfatiza: com frequencia a equivalncia entre condio humana e existncia social. No existe pessoa fora da sociedade; cada individuo est ligado aos demais por uma infinidade de relaes de interdepncia. Na anlise da dimenso social do individuo possivel distinguir dois tipos de relaes bsicas: A participao e a criao. Participao: o individuo participa de relaes sociais, de interaes sociais, membro da coletividade ou grupos sociais. O individuo ocupa uma posio social seja como proprietrio ou no-proprietrio, burgus ou proletrio. A dimenso criativa refere-se a capacidade do ser humano de mobilizar seus poderes, habilidades e recursos no processo de produo de uma realidade. Para o Marx o trabalho a atividade criativa, o individuo muitas vezes est envolvido nos processos que podem ser chamados de reproduo, de manuteno da ordem social. O sujeito repete padres socialmente estabelecidos de comportamentos e aes que ele no criou, que encontrou prontos como uma realidade externa independente tal como Durkheim nos apresenta como criador ocorre o contrrio,o individuo pode atuar sobre as relaes sociais,aprender a lidar com essas foras sociais e atuar no sentido da transformao da sociedade.

A ao de educar reflete as duas dimenses destacadas por Marx. Na dimenso da participao o ato de educar est articulado com a reproduo da sociedade uma vez que consiste na transmisso do conhecimento acumulado pela humanidade, mas tambm se articula com a dimenso criativa do ser humano na medida em que o professor estimula o individuo a olhar criticamente a realidade e transform-la como cidado ativo. Marx enfatiza que nao basta enterpretar a realidade e sim atuar no sentido de modificla. O NVEL SOCIOESTRUTURAL: TEORIA DAS CLASSES A Teoria das classes sociais em Marx estruturalista no sentido de que as classes podem ser definidas como um conjunto de lugares ou posies que se desenvolvem na produo social ou na diviso social do trabalho. Um tipo de propriedade se destaca por permitr a gerao de outros bens e produtos. Meios de produo: terra, matrias-primas, edificaes, ferramentas, maquinaria, capital, ela determina os interesses objetivos bsicos do indivduo, entendidos como obteno de uma situao social que garanta a mxima satisfao de suas necessidades. Em duas classes antagnicas em princpio: aqueles que detm os meios de produo e aqueles que no os detm e que devem, por conseguinte, vender se trabalho (a nica mercadoria que possuem) para sobreviver. De um lado, a burguesia, dona do capital, o principal meio de produo da sociedade capitalista, e de outro, o trabalhador assalariado. A classe no se define apenas por uma certa posio social configurada, se organizam de forma consciente, mobilizando recursos polticos e ideolgicos no processo de formao de classe. No modelo de Marx as relaes entre as classes sociais esto permeadas por conflitos e antagonismos. Os interesses dos proprietrios do capital emplica maiores restries realizao dos interesses e necessidades dos trabalhadores assalariados. A conscincia trabalhadores pobres conduz a uma atitude de hostilidade e desconfiana em relao aos detentores do capital e da riqueza. Os sindicatos e partidos polticos representam os interesses dos trabalhadores, partem para a ao coletiva, a materializao do poder social da classes trabalhadora, procurando modificar a estrutura de classes garantir uma redistribuio da riqueza e do poder econmico,poltico e ideolgico. O NIVEL HISTORICO-UNIVERSAL: A TEORIA DA FORMAO SOCIOECONOMICA Na produo social de sua vida os homens estabelecem relaes determinadas, e independentes de sua vontade, relaes de produo que correspondem a um determinado estgio de desenvolvimento de suas foras produtivas materiais, que constitui a estrutura economica da sociedade. O modelo de Marx no esttico, ele contm uma lgica de movimento e transformao que constitui o processo histrico, que chega um ponto em que se quebra a correspondencia entre as forasprodutivas e as relaes de produo.

Contradio que impele a mudana histrica, as relaes capitalistas no seio da sociedade feudal, e a superestrutura politica e ideologica tradicionais. A igreja catolica medieval eram obstaculos ao pleno desenvolvimento do mercado capitalista moderno. Marx prope cinco formaes socioeconomicas: comunidades primitivas, escravido, feudalismo, capitalismo e comunismo. A linha evolutiva das formaes socioeconomica determinista e progressista. A culminncia do processo histrico vem com a inevitvel passagem do capitalismo para comunismo: o agente dessa mudana de poca o proletariado moderno, a classe dos despossudos e explorados, cujos os objetivos s podem ser satisfeitos pela completa abolio das divises de classe e do governo de classe. 5. EDUCAO E IDEOLOGIA A teoria de Marx questiona o papel da educao na sociedade capitalista. A educao entendida como a soma dos processos de aprendizagem social consciente, envolvida nos mecanismos encarregados de sustentar a ordem social vigente. A dinmica educacional se articula nos diferentes niveis em que operam as foras sociais e das estruturas sociais mais abrangentes. A escola revela foras e tendncias que atuam na direo de manter e reproduzir a estrutura social capitalista, que revela foras e tendncias que atuam no sentido de contestar e preparar os individuos para uma viso critica da realidade social. Ideologia entendida como lgica da ocultao e dissimulao que se baseia na idia de uma sociedade e no no que acontece nessa sociedade, as pessoas pensam, sentem, agem guiadas por essa iluso da sociedade, sem estar atentas ao que acontece. A ideologia defende a liberdade total para ao do mercado, a pretenso de eliminar qualquer papel relevante do Estado no controle das tendncias destrutivas do mercado. Aps um breve recesso histrico, quando predominou a viso de que o Estado deveria domesticar e civilizar o capitalismo, a partir dos anos 80 at os dias de hoje, o ressurgimento da ideologia neoliberal fracassou em resolver os problemas de desenvolvimento dessa sociedade, ou seja, implica a distoro sistemtica da verdade, o ocultamento das condies e resultados reais produzidas pela aplicao das politicas neoliberais na economia e na sociedade. A ideologia consiste em induzir os dominados a aceitarem a dominao da classe capitalista como legitima, como nica possvel, como verdade incontestvel. Terry Eagleton mostra que no devemos subestimar a fora da ideologia, pelo contrrio, deve afigurar-se como uma fora social organizadora que constitui sujeitos humanos nas razes de sua experincia vivida e busca equip-los com formas de valor e crena relevantes para suas tarefas sociais especificas e para a reproduo geral da ordem social. Toda ideologia serve para estabelecer e sustentar relaes de dominao.

6. MAX WEBER: SOCIEDADE, EDUCAO E DESENCANTAMENTO A sociologia de Max Weber: a sociedade no vista como um todo superior ao individuo e que determina o comportamento como uma fora externa impositiva. Objeto da sociologia: a ao social e seus desdobramentos, Marx desloca a enfase das totalidades superindividuais para o individuo e para as redes de interaes em que este se envolve. O conceito de ao social: define como uma conduta humana (omisso, permisso) dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa, pode ser individualizados e conhecidos ou uma pluralidade de individuos indeterminados e completamente desconhecidos. Weber considera que ao mais compreensivel aquela que apresenta maior racionalidade. Ir a escola uma ao social porque agindo assm voc ter, indo ou, no caso inverso, deixando de ir. Esse tipo de ao que Weber classificaria como racional com relao aos fins, que estabelece os fins e procura os meios mais adequados para a concretizao dos seus objetivos conscientemente visados. O objetivo da ao basicamente egosta, no sentido de realizao de metas do individuo como tal. Weber vai definir o capitalismo como uma ao racional com vista a garantir o lucro de forma duradoura. Quando a ao do individuo guiada por valores ticos e morais temos um outro tipo de ao social. Quintaneiro: para estarem seguros quanto a sua salvao, ricos e pobres deveriam trabalhar sem descanso, trabalhar o dia todo em favor do que lhes foi destinado pela vontade de Deus e por meio de suas atividades produtivas. As aes sociais mais afastadas da racionalidade so as que Weber classificou como ao tradicional e ao afetiva. O primeiro tipo de ao consiste no hbito e costumes arraigados na cultura. Weber definiu que uma das caracteristicas bsicas da sociedade moderna a tendncia crescente a racionalizao de todas as esferas da vida social, politica e cultural. A ao corrosiva da razo produz o desencantamento do mundo, que passa a ser organizado de acordo com regras instituidas por meio de uma ao rigorosamente racional. Octavio Ianni: o principio de desenvolvimento do capitalismo um processo de racionalizao, que ocorre o desenvolvimento de formas racionais de organizao das atividades sociais geral, compreendendo as politicas, as economicas, as juridicas, as religiosas. A rigor, o desenvolvimento das cincias ditas naturais e sociais, traduzido em

tecnologias de todos os tipos, revelam-se simultaneamente condies e produtos de um vasto complex processo de racionalizao do mundo. O sitema economico capitalista levou o controle burocrtico ao seu mais extremo desenvolvimento. Marx Weber observou que quanto mais desumanizada se torna a burocracia, melhor ela desenvolve as caracteristicas valorizadas pelo capitalismo. O poder burocratico um poder de cima para baixo, mesmo que baseado em regras bem definidas que definem as competencias e brigaes de cada menro da cadeia de comando numa organizao burocrtica. Atualmente a burocracia como forma de organizao das atividades numa empresa ou qualquer outro tipo de instituio tende a ser maid questionadas em sua eficcia. Entendimento de Rodrigues: a educao para Weber o modo pelo qual os homens so preparados para exercer as funes que a transformao causada pela racionalizao da vida lhes colocou a disposio. A educao enquanto processo formal de aprendizagem social est envolvida, numa pedagogia de treinamento com vista a formar o especialista, que possui uma competncia tcnica especifica destinada a ocupar um lugar na vasta organizao de uma grande empresa ou orgo publico burocratizado. Esse tipo de educao, tem sido cada vez mais questionada por educadores, pois desvincula o aprendizado dos valores humanistas e lnge de uma perspectiva criticamente orientada para transformao da realidade social.

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABVjMAF/sociologia-educacaodurkheim-marx-max-weber (acessado em: 25/07/12)

S-ar putea să vă placă și