Sunteți pe pagina 1din 100

REALIZAO

Equipe Caravana Comunidade Segura Andr Porto Coordenao andre@vivario.org.br Gabriela Dutra Estagiria gdutra@vivario.org.br Equipe PSH Programa de Segurana Humana Daniel Luz Coordenao do PSH dluz@vivario.org.br Rangel Bandeira Controle de Armas e Munies rangel@vivario.org.br Pablo Dreyfus Controle de Armas e Munies pablo@vivario.org.br Vanessa Cortes Aes de Segurana Pblica vanessacortes@vivario.org.br Hayde Caruso Aes de Segurana Pblica haydee@vivario.org.br Ludmila Ribeiro Aes de Segurana Pblica lribeiro@vivario.org.br Clarissa Huguet Crianas e Jovens em Violncia Armada Organizada clarissa@vivario.org.br Marina Motta Crianas e Jovens em Violncia Armada Organizada Gabriela Pinheiro Poltica de Drogas gpinheiro@vivario.org.br Brgida Renoldi Poltica de Drogas brigida@vivario.org.br Shelley de Botton Portal Comunidade Segura shelley@vivario.org.br

Colaborao
Associao Palas Atena Instituto Sou da Paz SENASP Secretaria Nacional de Segurana Pblica SPDCA Subsecretaria de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente
Programao visual e produo grfica da Cartilha

Imagem & Texto


Foto de capa

Andr Porto
Fotos internas

Deise Lane, Fbio Caff, Rodrigues Moura e Walter Mesquita (Viva Favela) A Caravana Comunidade Segura
uma realizao do Programa de Segurana Humana / Viva Rio com o apoio da Fundao Konrad Adenauer, da Igreja da Sucia, ICCO & Kerk in Actie e SENASP Secretaria Nacional de Segurana Pblica

Instituies Parceiras
Rede Desarma Brasil, Instituto Sou da Paz, CNBB, CBJP, CONIC, CLAI, Viso Mundial, CESE, FEB, URI e Associao Palas Atena.

NDICE

Introduo ............................................................................................................................... 5 Cultura de Paz ....................................................................................................................... 8 Controle de Armas e Munies ................................................................................... 13 Desenvolvimento Institucional das Polcias ............................................................. 34 Juventude e Violncia Armada Organizada ............................................................. 51 Poltica de Drogas ............................................................................................................. 66 Quadros de Indicadores e Mapeamento ................................................................. 68 Pronasci e Conferencia Nacional de Segurana Pblica ..................................... 79 Declarao de Genebra .................................................................................................. 86 Portais .................................................................................................................................... 88 A Rede Desarma Brasil ................................................................................................... 91

SEGURANA PBLICA CIDAD

A CARAVANA 2008 E ESSA CARTILHA SO DEDICADAS S FUTURAS GERAES.

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

INTRODUO

O que a Caravana Comunidade Segura

A Caravana Comunidade Segura um projeto coordenado pelo Programa de Segurana Humana do Viva Rio em articulao com a Rede Desarma Brasil, que desde 2005 percorre anualmente o Brasil promovendo a qualificao do debate sobre segurana pblica em seus vrios aspectos e facilitando a aproximao entre os principais atores pblicos e sociais responsveis e comprometidos com o tema. Em sua primeira volta, a Caravana esteve em 23 estados organizando a campanha de coleta de armas em igrejas. Na segunda, apoiou em 15 estados a organizao da campanha pelo SIM no Referendo sobre o comrcio de armas e munies. Na terceira, abordou o tema da reforma e desenvolvimento das polcias em 12 estados. E na quarta, tratou do tema o impacto da violncia sobre crianas e jovens em 11 estados. Sua periodicidade proporciona o aprofundamento das relaes institucionais e as possibilidades de parcerias continuadas. A Caravana qualifica o debate e chama a ateno da mdia e do grande pblico no somente para assuntos difceis como violncia armada, reforma policial e juventude em violncia armada, mas tambm para a importncia da participao e controle social pelas instituies civis e cidados. Assim, o foco da Caravana desencadear processos continuados que aprofundem a democracia participativa e a construo da paz. Em 2007, foi concludo um ciclo no qual os trs temas centrais da agenda do Programa de Segurana Humana (Armas, Polcia e Juventude) foram desenvolvidos e desdobrados. Nestes anos acumulou-se um conhecimento sobre a experincia nacional do uso dos mecanismos e instrumentos sociais em prol de uma segurana cidad, levando a uma
SEGURANA PBLICA CIDAD

percepo sistmica da questo e dos principais xitos e problemas recorrentes. Veja os dossis de boas prticas e polticas pblicas em:
http://www.comunidadesegura.org/?q=pt/node/36023 (juventude e violncia - 2007) http://www.comunidadesegura.org/?q=pt/node/30030 (desenvolvimento das polcias - 2006)

A Caravana Comunidade Segura conta com o apoio da Fundao Konrad Adenauer, Igreja da Sucia, ICCO Kerkie in Actie e SENASP Secretaria Nacional de Segurana Pblica / Ministrio da Justia.

O que esta Cartilha?

Dvida no h de que a crise da Segurana Pblica um problema de toda a sociedade brasileira. H alguns anos nos demos conta de que as mobilizaes da sociedade civil tm sido um aporte fundamental para a qualificao do debate e para a formulao e implementao de prticas inovadoras neste terreno pantanoso. As ONGs e universidades vm tendo um papel de destaque arejando esse debate e colaborando na proposio de polticas pblicas cujo marco principal foi a elaborao do Estatuto do Desarmamento, sancionado em 2003. A colaborao de ONGs, igrejas e redes religiosas, juntamente com outros atores da sociedade civil como as entidades profissionais, os movimentos sociais e as organizaes comunitrias , nas mobilizaes, campanhas e debates tem permitido alcanar um novo nvel de compromisso com polticas de segurana pblica integradas e participativas. Esta Cartilha resultado do esforo de continuar debatendo e envolvendo toda a sociedade na agenda da Segurana Pblica. Em muitas dimenses desta agenda temos dado significativos passos, como veremos em alguns captulos. Em outras, caminhamos lentamente e, por isso mesmo, a questo da violncia continua a nos preocupar e demandar nossa maior ateno. Nosso objetivo tornar este tema mais conhecido entre a sociedade civil e possibilitar maior interlocuo com as instituies responsveis pela segurana pblica, controle de armas e munies, polticas para juventude em situao de risco e polticas de drogas, a fim de que elas possam ser aperfeioadas e apoiadas pelas redes da sociedade civil organizada. Essa discusso precisa ser ampliada e a Caravana Comunidade Segura est empenhada em capacitar as redes pelo desarmamento, direitos humanos, apoio s crianas e aos jovens, desenvolvimento das polcias e as organizaes religiosas articuladas em todo o pas em torno da construo da paz, da mediao de conflitos e de aes efetivas por comunidades mais seguras.

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

O foco compreender a Segurana Pblica em sua complexidade e mapear polticas pblicas de excelncia e boas prticas de projetos sociais j existentes. Com o amadurecimento do tecido social e sua interlocuo com governos, um processo de inteligncia coletiva propiciado pela tecnologia da informao poder demonstrar que possvel um modelo de segurana pblica cidad fundamentada nos direitos humanos. Assim, esta Cartilha propositiva na medida em que defende que a sociedade assuma o desafio de participar em diferentes nveis das polticas de segurana pblica abrindo canais de dilogo e interao com os agentes pblicos. Esperamos que essa Cartilha seja fomentadora de dezenas de iniciativas locais e que contribua para um Brasil mais seguro. Agradecemos a colaborao das seguintes instituies que contriburam para a elaborao desta cartilha: Instituto Sou da Paz, Associao Palas Atena, SENASP Secretaria Nacional de Segurana Pblica e SPDCA - Subsecretaria de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente.

SEGURANA PBLICA CIDAD

CULTURA DE PAZ

Cultura de Paz Reflexes Preliminares


A Dcada Internacional de uma Cultura de Paz e No Violncia para as Crianas do Mundo um dos mais bem-sucedidos programas concebidos pela UNESCO nos ltimos tempos. Mobiliza centenas de instituies governamentais e da sociedade civil, cujos projetos e aes esto presentes nos quatro cantos do planeta, promovendo benefcios a milhares de pessoas. Proclamada pela Assemblia Geral das Naes Unidas em 10 de novembro de 1998, sua implantao no perodo de 2001 a 2010 teve o impulso da campanha internacional pelo Manifesto 2000 cujo apelo recebeu a adeso de 75 milhes de cidados que 2000 000, assinaram um compromisso em torno de seis princpios norteadores de aes em prol de uma convivncia edificante, sustentabilidade ambiental e justia social. So eles: Respeitar a Vida respeitar a vida e a dignidade de cada ser humano, sem Vida discriminao nem preconceito. Rejeitar a Violncia praticar a no-violncia ativa, rejeitando a violncia em Violncia todas as suas formas: fsica, sexual, psicolgica, econmica e social, em particular contra os mais desprovidos e os mais vulnerveis, como crianas e adolescentes. Ser Generoso compartilhar meu tempo e meus recursos materiais no cultivo da generosidade e pr um fim excluso, injustia e opresso poltica e econmica. Ouvir para Compreender defender a liberdade de expresso e a diversidade cultural, privilegiando sempre o dilogo sem ceder ao fanatismo, difamao e a rejeio. Preservar o Planeta promover o consumo responsvel e um modo de desenvolvimento que respeitem todas as formas de vida e preservem o equilbrio dos recursos naturais do planeta.

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Redescobrir a Solidariedade contribuir para o desenvolvimento de minha comunidade com plena participao das mulheres e o respeito aos princpios democrticos, de modo a criarmos juntos novas formas de solidariedade. Este Manifesto, enunciado por um grupo de laureados com o Prmio Nobel da Paz, recebeu no Brasil 15 milhes de assinaturas e inspirou a criao de centenas de programas e projetos em todos os setores da sociedade, notadamente nas reas da educao, sade, cultura, meio ambiente, justia, direitos humanos, dilogo inter-religioso e mesmo no mbito empresarial. A abrangncia e o impacto social destas realizaes obtiveram destaque no Relatrio Paz az, da Sociedade Civil a Meio da Dcada da Cultura de Paz elaborado pelo Dr. David Adams para a Fundacin Cultura de Paz, presidida pelo Dr. Federico Major, que o apresentou ao Secretrio Geral das Naes Unidas. O Relatrio sumariza as informaes documentadas de mais de 700 organizaes em todas as regies do mundo, com o intuito de evidenciar os avanos alcanados nos primeiros cinco anos da Dcada e, ainda, oferecer sugestes para garantir a continuidade e a consolidao de novas iniciativas dentro do Prog rama de Ao sobre uma Cultura de Paz, aprovado pela Assemblia Programa Paz, 1999 999. Geral das Naes Unidas em 1999 Esse Programa de Ao prope oito eixos temticos de referncia, a saber: Cultura de Paz atravs da Educao Economia Sustentvel e Desenvolvimento Social Compromisso com todos os Direitos Humanos Equidade entre os Gneros Participao Democrtica Compreenso Tolerncia Solidariedade Comunicao Participativa e Livre Fluxo de Informaes e Conhecimento Paz e Segurana Internacional A ntegra do Relatrio est disponvel no site www.comitepaz.org.br , onde tambm www.comitepaz.org.br podem ser encontrados todos os documentos internacionais que inspiram e fundamentam grande parte das realizaes ali descritas.

Por que paz como cultura?

Se partirmos do princpio que cultura o conjunto de formas adquiridas de comportamento no seio das sociedades humanas, e que estas fundam suas dinmicas de maneira conseqente com base em escolhas historicamente construdas, legtimo nos perguntarmos qual o cenrio do qual emerge a proposta de uma Cultura de Paz.
SEGURANA PBLICA CIDAD

Talvez seja suficiente dizer que no mundo todo so gastos 25 mil dlares por segundo para fabricar armas! Ou citar os estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que concluem que a violncia nos pases latino-americanos chega a consumir, em alguns casos, 25% do Produto Interno Bruto (PIB) tais cifras espelham os custos com preveno e tratamento da violncia direta.1 Ou, ainda, lembrar que, como revela a verso final do Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania, recentemente publicado, no Brasil h 4.5 milhes de jovens entre 15 e 29 anos em estado de vulnerabilidade social, pois no concluram o ensino fundamental, esto fora da escola e desempregados. Por ano entram no sistema penitencirio 68.400 jovens, 70% deles reincidentes, o que equivale a 187 por dia e 7 por hora! Portanto, a Cultura de Paz hoje, alm de um anseio coletivo, uma necessidade necessidade que emerge das circunstncias reais, presentes, e do prprio conhecimento que vimos amealhando nas ltimas dcadas. As observaes e pesquisas em Etologia, por exemplo, j no nos permitem justificar nossas violncias atribuindo-as nossa herana animal, como salienta a Declarao de Sevilha sobre a Violncia, fruto do encontro de cientistas de diferentes disciplinas para analisar a questo, promovido pela UNESCO em 1986, na Espanha. Nela se conclui que: cientificamente incorreto dizer que a comportamento programado guerra, ou qualquer outro comportamento violento, geneticamente prog ramado natureza humana. na natureza humana Embora os genes estejam envolvidos em todos os nveis do funcionamento cerebral, eles oferecem um potencial de desenvolvimento que s pode ser concretizado em conjunto com o meio ecolgico e social. Tais observaes encontram confirmao na experincia do Coronel Dave Grossman Grossman, psiclogo militar estadunidense que durante 25 anos foi oficial de infantaria, com a misso de capacitar os soldados a matar. Trata-se de uma habilidade adquirida por T matar. aprendizado: voc precisa ser ensinado a matar. Isto requer treinamento, pois existe semelhante. em ns uma averso nata a matar o nosso semelhante (...) Todos sabemos que no podemos discutir ou argumentar com uma pessoa amedrontada ou irada. Uma vasoconstrio (o estreitamento dos vasos sangneos) provoca literalmente o fechamento da parte frontal do crebro aquela grande protuberncia de massa acinzentada que nos torna seres humanos e nos distingue de um co. Quando esses neurnios se fecham o crebro mdio assume o comando e os nossos processos de pensamento e reflexos no se diferenciam mais daqueles de nosso co. (...) A maneira como os militares aumentam o ndice de disposio para matar dos soldados em combate so: a brutalizao e dessensibilizao, o condicionamento clssico, o condicionamento operante e figuras-modelo.2 Em outras palavras, se desumaniza o soldado ou, como afirma o Coronel Grossman, provoca-se uma sndorme de imuno-deficincia violncia adquirida. Contudo, importante advertir que a violncia no se expressa apenas de maneira fsica. H mltiplas formas de violncia. Segundo o Prof. Johan Galtung reconhecido mundialmente como Prof. Galtung, fundador da disciplina acadmica de Pesquisa de Paz e mentor no campo da mediao e transformao de conflitos, de modo esquemtico podemos falar de 3 tipos de violncia: violncia a direta, mais evidente e fcil de reconhecer, consiste no uso da fora, da

1. Fonte: El estado de la paz y la evolucin de las violencias La situacin de Amrica Latina, Centro Internacional de Investigacin e Informacin para la Paz, Universidad para la Paz, Montevideo, 2000, pg. 184. 2. Fonte: Caminhos para uma Aliana pela a Infncia, org. Adriana Friedman e Ute Craemer, Aliana pela Infncia, So Paulo, 2003, pgs. 156-157.

10

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

palavra e do gesto com o intuito de intimidar, de provocar sofrimento, humilhao e desqualificao ou simplesmente de eliminar o outro ou outros. Violncia estrutural aquela que se constri em um sistema social e que se expressa pela desigualdade de oportunidades, de acesso s necessidades bsicas tais como educao, sade, alimentao, moradia digna, trabalho, cultura e lazer. Por ltimo temos a violncia cultural, que alude a peculiaridades da cultura/comunidade/etnia para justificar ou legitimar o uso direto, simblico ou estrutural da violncia tal como no machismo e no racismo. Um outro documento internacional de significativa importncia para nossos propsitos o resultante da Conferncia Internacional sobre a Paz na Mente dos Homens Paz Homens, realizado em Yamoussoukro, Costa do Marfim, em julho de 1989 por iniciativa da UNESCO. Nele se convida os Estados, organizaes inter-governamentais e nogovernamentais, as comunidades cientfica, educacional e cultural do mundo e, ainda, todos os indivduos a participarem do Programa de Paz cujos 4 objetivos transcrevemos: Programa Paz az, Ajudar na construo de uma nova viso de paz, desenvolvendo uma cultura de paz baseada nos valores universais de respeito vida, liberdade, justia, solidariedade, tolerncia, direitos humanos e igualdade entre mulheres e homens Aumentar a conscincia do destino comum de toda a humanidade para fomentar a implementao de polticas comuns que assegurem justia nas relaes entre seres humanos e uma parceria harmoniosa entre humanidade e natureza Incluir elementos de paz e direitos humanos como caractersticas permanentes em todos os programas educacionais Encorajar aes coordenadas em nvel internacional para gerenciar e proteger o meio-ambiente, e assegurar que as atividades praticadas sob a autoridade ou o controle de um Estado em particular no comprometam a qualidade ambiental de outros Estados nem causem dano biosfera. De incio, o que chama a ateno neste documento o desafio lanado nas primeiras linhas do primeiro objetivo: ajudar na construo de uma nova viso de paz. Por que nova? Porque as palavras e os conceitos, como tudo na histria humana, vo mudando de significado e adquirindo contornos cada vez mais complexos. A paz na sua origem grega de eirene evoca um estado interno da alma em que no h lugar para a perturbao. o desfrute individual da serenidade e da harmonia. Hoje esta acepo insuficiente. A paz como ausncia da guerra, como intervalo entre beligerncias igualmente insuficiente, e o mesmo se pode afirmar sobre a paz imposta, a pax romana romana, a pax sovitica e a pax americana Como assinala o Prof. Lederach, para que haja paz americana. no basta a ausncia de violncia, necessria a presena de uma interao e interrelao positiva e dinmica: o apoio mtuo, a confiana, a reciprocidade e a cooperao. Da a compreenso que vai se delineando na atualidade sobre o sentido da paz mais como um processo do que uma situao ou uma meta a ser alcanada; um processo contnuo no qual esto presentes a justia social, a liberdade e a democracia.
SEGURANA PBLICA CIDAD

11

oportuno salientar que neste documento que encontramos pela primeira vez o conceito cultura de paz, expresso cunhada pelo educador peruano Padre Felipe paz, Padre Felipe MacGregor ao presidir a Comisso Nacional Permanente de Educao para a Paz, criada por resoluo ministerial do governo do Peru em 1986. Trs anos mais tarde ele publicou um livro intitulado Educacin, futuro, cultura de paz, que inspirou o movimento promovido pela UNESCO e adotado pelas Naes Unidas. O Padre MacGregor abriu caminhos na Amrica Latina para os trabalhos de pesquisa acadmica sobre a paz, tendo fundado em 1980 a Asociacin Peruana de Estdios para la Paz, da qual foi presidente at seu falecimento em 2004. Assim, a Cultura de Paz tem duas misses: primeiro, tornar visveis as violncias que se perpetuam pela omisso ou pela aceitao de condies humilhantes como sendo prprias da nossa sociedade ou, pior ainda, intrnsecas natureza humana. Segundo, estimular novas formas de convivncia que abordem o conflito como instrumento necessrio manuteno democrtica dos relacionamentos. Uma sociedade pautada na liberdade plural, apenas os totalitarismos so singulares. Portanto, os conflitos no devem ser impedidos, mas trabalhados de modo edificante para que a divergncia possa descobrir espaos de articulao e crescimento mtuo, reafirmando a convico de que a paz sempre possvel, e a violncia evitvel.

...APESAR DE TUDO, ELA AVANA

A despeito dos horrores que os meios de comunicao teimam em exibir diariamente h uma outra realidade que, de modo quase annimo, est sendo constituda e protagonizada por redes criativas de solidariedade e comprometimento. Os programas, projetos e experincias reunidos neste Guia de Cultura de Paz cuja publicao Paz az, celebramos, so uma amostra promissora da mobilizao brasileira, que confia na sua capacidade de articulao e de focar em interesses comuns e criar parcerias ativas para minimizar as assimetrias sociais geradoras de excluso. Porm, necessrio lembrar que nenhum de ns est sozinho nesta trajetria. Acompanham-nos milhares de mulheres e homens cujas vidas invocaram e evocaram a Paz. De alguns conhecemos os nomes: Gandhi, Maria Montessori, Luther King, Aung San Suu Kyi, Mandela, Dom Hlder Cmara, Wangari Matai, Desmond Tutu, Elaben Bhatt, Betinho, Madre Teresa... De outros, os seus feitos: a queda do Muro de Berlin, Greenpeace, Mdicos sem Fronteiras, Anistia Internacional, Human Rights Watch... A todos, os de longe e os de perto, nosso reconhecimento mais sincero.

Lia Diskin
Associao Palas Atena

12

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

CONTROLE DE ARMAS E MUNIES

Histrico
At 2003, o Brasil era o campeo em nmeros absolutos de mortes por arma de fogo no mundo: 108 mortos por dia, mais de 39 mil mortes por ano. Desde ento, em decorrncia de uma srie de iniciativas, esses nmeros despencaram para 34 mil mortos/ ano. A sociedade civil, em especial as ONGs e Igrejas, tiveram papel crucial para a melhoria da situao, atravs das seguintes aes:

1. Estatuto do Desarmamento: Durante seis anos, lutou-se pela mudana da lei de controle de armas. Produzimos informao, mobilizamos a sociedade, e convencemos 82% dos brasileiros de que era preciso ter uma lei que proibisse o porte de arma de fogo, elevasse a idade mnima para compra de arma de 18 para 25 anos, exigisse testes psicolgico e tcnico para compra de arma, criasse um setor do governo especializado em controle de armas, promovesse a marcao das armas e munies para permitir seu rastreamento, etc. O Congresso, tradicionalmente sob influncia do poderoso lobby da indstria de armas e munies (o Brasil o quinto maior exportador de armas pequenas), curvou-se presso popular, e em dezembro de 2003 acabou votando o Estatuto do Desarmamento, uma lei avanada porque vinda da sociedade, que hoje inspira a , mudana das leis em diferentes pases. 2. Destruio de Armas: De 1999 a 2005, as ONGs colaboraram com diferentes governos estaduais e com o Exrcito Brasileiro, participando de vrias destruies armas, pblicas de armas que culminaram com a destruio de 100 mil armas no Rio de Janeiro em 2001, um recorde internacional aplaudido na ONU. preciso retomar essas destruies. Desarmamento: 3. Campanha de Desarmamento De 2004 a 2005, as ONGs e Igrejas coordenaram, em parceria com o Ministrio da Justia brasileiro, a Campanha Nacional de Entrega Voluntria de Armas, que recolheu meio milho de armas. Participaram da
SEGURANA PBLICA CIDAD

13

campanha 400 igrejas, alm da polcia e do Exrcito. O recolhimento de tantas armas, combinado com a proibio do porte de arma, reduziu drasticamente o nmero de mortos por arma de fogo no pas pela primeira vez. 4. Referendo: Em outubro de 2005, realizou-se um referendo sobre a proibio da venda de armas e munies para civis, e novamente as ONGs e Igrejas foram a fora mobilizadora da iniciativa, em aliana com polticos comprometidos com o controle de armas. Apesar de ter recebido mais de 36 milhes de votos, a proibio no foi aprovada, mas o pas teve a oportunidade de debater, em escala nacional, a dramtica situao da segurana pblica e a necessidade do maior controle de armas e da modernizao da polcia. O debate gerou presses que levaram o atual governo a priorizar os investimentos em segurana pblica, atravs do RONASCI CI. P RONASCI 5. Pesquisa: O primeiro levantamento sobre as armas brasileiras, e suas vtimas, foi realizado por uma ONG e publicado em 2005. Brasil: as Armas e as Vtimas RJ) (Editora 7 Letras, RJ) revelou que circulam mais de 17 milhes de armas no Brasil, 90% delas nas mos da sociedade, e 50% delas na ilegalidade, mostrando o impacto da violncia armada na sade pblica. CPI 6. CP I das Armas: Em 2006, o Parlamento Brasileiro criou uma CPI para investigar o trfico ilcito de armas. Voluntariamente, ONGs prestaram assessoria tcnica Comisso, que promoveu o primeiro mapeamento do trfico de armas no pas. Foi levantado o perfil de 146 mil armas ilegais e feito o rastreamento de 34 mil armas ilegais. Comprovou-se, por exemplo, que mais de 80% das armas apreendidas na ilegalidade so brasileiras, que 68% das armas apreendidas com o crime organizado do Rio de Janeiro haviam sido vendidas originalmente para comerciantes legais, e 18% haviam sido desviadas da prpria polcia e das Foras Armadas. O Relatrio da Comisso teve um grande impacto, e est promovendo a mudana nos mecanismos de controle do Estado sobre a circulao de armas. Permanente: 7. Comisso Permanente: Em 2007, por sugesto da Rede Desarma Brasil, o Parlamento criou uma Subcomisso Permanente de Controle de Armas e Munies. Apenas alguns pases desenvolvidos contam com rgos especficos para o controle desses produtos. Atualmente, o levantamento dos canais que abastecem de armas o crime organizado est sendo realizado pela Comisso de Segurana Pblica da Cmara, com apoio tcnico da Rede Desarma Brasil. 8. Novas Campanhas: Atualmente, esta Rede de ONGs vem participando da implementao de duas campanhas nacionais promovidas pelo Ministrio da Justia: Recadastramento de Armas para tirar mais de oito milhes de armas da Armas, ilegalidade; e uma nova Campanha de Entrega Voluntria de Armas Para reforar Voluntria Armas. essas aes, contamos com a Caravana do Desarmamento que percorre o pas Desarmamento, prestando informaes e mobilizando a sociedade.

14

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Campanhas de Recadastramento e Entrega Voluntria de Armas

Estima-se que existam no Brasil cerca de quatro milhes armas de fogo ilegais pertencentes ao denominado mercado informal, isto , armas que pertencem a homens de bem mas que nunca foram registradas; alm disso, outros milhes de armas tm o registro desatualizado, isto , as autoridades no tm certeza se continuam na posse de seu proprietrio legal. Portanto, uma imensa quantidade de armas circula no Brasil sem que o Estado possa control-las. So as armas preferidas dos bandidos, pois se apreendidas aps o seu uso criminal, no podem ser rastreadas. Apenas no ano de 2003, criminosos roubaram de residncias 26.908 armas, segundo a Polcia Federal. Alm disso, so estas armas que servem de instrumento para homicdios interpessoais, delitos que no tm relao direta com o crime organizado. Desta forma, se prestam ao cometimento de homicdios contra a mulher por parte de parceiros ciumentos ou bbados, contra aqueles que se embebedam em bares nos finais de semana nas periferias das grandes cidades, so instrumentos das agresses ocorridas em brigas de trnsito e em conflitos de vizinhos, so utilizadas para que se cometa suicdios e so fator freqente de morte em acidentes com crianas curiosas. Foi para enxugar as armas ilegais do mercado informal, ou as armas legais no desejadas, que realizamos no Brasil, de 2004 a 2005, uma campanha de entrega voluntria de armas que recolheu 459 mil armas. Apesar de haver atingido apenas cerca de 10% das armas do mercado informal e legal, a destruio das armas recolhidas, somada proibio do porte de arma em vias pblicas foi suficiente para reduzir em 12% as mortes por arma de fogo no pas, se comparamos os ndices de 2003 com 2006, segundo o Ministrio da Sade, salvando-se mais de 5 mil vidas. Se levamos em considerao a curva progressiva das mortes por arma de fogo dos ltimos anos, a reduo ter sido de 18%. Baseado neste resultado espetacular, que comprovou os benefcios do recolhimento de armas com outras medidas de controle, e atendendo ao apelo de diversas ONGs e das Igrejas, o Ministrio da Justia do Brasil decidiu promover duas medidas em 2008. A primeira, a campanha de cadastramento e recadastramento de armas para trazer armas, para a legalidade as armas que se encontram em situao irregular. uma campanha com apoio quase unnime, pois apenas criminosos podem ser contra uma poltica de legalizao das armas, que visa a permitir que, uma vez desviadas, essas armas possam ser rastreadas pelas autoridades pblicas. uma campanha a ser executada pela Polcia Federal, mas que conta com o apoio da sociedade civil organizada. Como ONGs, igrejas e diversas organizaes filantrpicas e de direitos humanos tiveram decisiva participao no xito da anterior campanha de entrega voluntria de armas, o governo convidou essas entidades a participarem ativamente da campanha de recadastramento. O seu foco est sendo convencer o proprietrio de uma arma da importncia de legaliz-la, para facilitar o trabalho da polcia em caso de roubo ou extravio, inform-lo de que comete um crime ao ter armamento ilegal em casa passvel de dois a quatro anos de priso no caso de arma de uso permitido a civil, e de trs a seis anos de priso em caso
SEGURANA PBLICA CIDAD

15

de arma de uso proibido a civil -, e que deve aproveitar a anistia que acompanha a campanha de recadastramento. Para motivar e facilitar ainda mais que o proprietrio saia de sua casa e recadastre a sua 417, arma, o Congresso brasileiro aprovou a medida provisria 417 do Executivo, que suspende, at o final do ano, uma sria de exigncias da nova lei, como pagamento de taxa, e realizao de testes psicolgico e de manuseio de arma, exigncias que voltaro a vigorar quando terminar a campanha. A aprovao da MP 417, que suspende as mencionadas obrigaes, no foi aprovada facilmente no Congresso. O lobby que representa a forte indstria de armas e munies do pas, aproveitou a oportunidade para, atravs da MP 417, apresentar emendas, que se aprovadas, acabariam por quebrar os dentes da nova lei, o Estatuto do Desarmamento. Nove deputados, que segundo o STE, juntos receberam R$ 1.800.000,00 de financiamento por parte das indstrias de armas e munies para suas campanhas eleitorais, tentaram acabar com a proibio do porte de armas, autorizando 25 categorias profissionais a portarem armas. Caso tivessem sido aprovadas essas emendas, os mais de meio milho de advogados brasileiros, por exemplo, teriam sido autorizados a usar armas em vias pblicas. Derrubariam um dispositivo que, junto com a campanha de desarmamento, responsvel pela drstica reduo das mortes por arma de fogo. E afrontariam a populao, que segundo pesquisa de opinio CNT-Sensus, se manifestou em 63% contrria ao porte de arma. Em defesa da MP 417, se mobilizou a sociedade civil organizada em torno da Rede Desarma Brasil, que rene 46 ONGs que lutam pelo controle das armas de fogo, alm da Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da Igreja Catlica, e do Conselho Nacional das Igrejas Crists (CONIC), que congrega as mais importantes igrejas crists do pas. Pressionando o Congresso Nacional, em apoio aos parlamentares que defendiam sua aprovao, e com suporte do Ministrio da Justia, a MP 417 foi aprovada sem mudanas em 28 de maio pelo Senado Federal. A segunda medida prevista na MP 417 foi a realizao de uma nova campanha de entrega voluntria de armas, que j est em vigor. Esta campanha necessria porque, continuamente, cidados desejam se desfazer de suas armas, seja porque as receberam como herana indesejada, seja porque se conscientizaram de que elas podem representar mais um risco para si e para sua famlia, que um efetivo instrumento de defesa. Cabe ao Estado incentivar e facilitar a sua entrega s autoridades, para que sejam destrudas e diminuam os estoques sujeitos ao roubo por parte de delinqentes.

Caravana do Desarmamento

Agora, ambas as campanhas contam com a Caravana Comunidade Segura. Esta Caravana j percorreu grande parte do pas, em quatro anos sucessivos, e atravs dela, ONGs especializadas em segurana pblica buscam organizar a sociedade civil

16

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

em cada estado, para que produzam informao e atuem nos campos do controle de armas, na reforma da polcia e na reduo da violncia juvenil. Desta vez, a Caravana ir tambm mobilizar a sociedade para que participe da Conferncia Nacional de Segurana Pblica (1 Conseg), de forma a influir na poltica do governo de segurana. A Caravana ir a todas as 27 capitais brasileiras, criando as estruturas organizacionais e miditicas para fortalecer as campanhas de recadastramento de armas e de desarmamento, fortalecendo a parceria entre a sociedade e o Estado no aperfeioamento da segurana pblica.

Rangel Bandeira
Viva Rio

SEGURANA PBLICA CIDAD

17

Controle de Armas e Desarmamento

Introduo

A violncia armada permeia o cotidiano dos brasileiros e ameaa sua segurana. a principal causa de mortes e ferimentos graves entre os jovens, e mata mais de 34 mil brasileiros por ano, 95 por dia, um a cada 15 minutos. Buscando reduzir estes nmeros, o Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003, definiu entre outras medidas, a realizao da Campanha de Entrega Voluntria de Armas, que aconteceu entre julho de 2004 e outubro de 2005. A campanha tirou quase meio milho de armas das ruas, foi a segunda maior do mundo e foi um dos fatores responsveis pela queda nos homicdios por arma de fogo em todo o Brasil. O que garantiu o sucesso da campanha foi a participao e o engajamento da sociedade sociedade. A campanha est de volta e mais uma vez, ser necessrio contar com a participao de todos, divulgando e mobilizando as pessoas a entregarem suas armas e criando postos de coleta em suas comunidades. Este captulo relata o aprendizado adquirido durante a primeira Campanha de Entrega Voluntria de Armas, para orientar grupos de todo o Brasil, incluindo sociedade civil e poder pblico local, sobre como se engajar. Por isso, relatamos passo a passo como montar uma campanha de recolhimento, alm de apresentar dicas e lembretes teis. Este captulo est divido em trs par tes partes tes.

I) Informaes sobre a primeira Campanha de Entrega Voluntria de Armas Voluntria Armas, alm de argumentos sobre a importncia do desarmamento, para embasar o trabalho daqueles que querem se engajar na campanha atual. II) Estruturao da campanha com informaes bsicas sobre como a campanha campanha, funciona, as pessoas e rgos envolvidos e a legislao que a regula.

18

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

III) Como a sociedade civil e o poder pblico podem participar apresentando as participar ticipar, frentes de engajamento complementares e necessrias para o sucesso da campanha: a mobilizao local e a criao de postos de recolhimento.

Estamos vivendo um momento histrico na luta contra a violncia no Brasil. Sabemos que campanhas isoladas no resolvero todos os problemas de segurana pblica do pas, mas o recolhimento de armas aliado conscientizao, com certeza, um passo importante para a construo de um pas mais seguro!

I) Histrico da primeira Campanha de Entrega Voluntria de Armas

Em dezembro de 2003, o Estatuto do Desarmamento, que apresenta uma srie de medidas para regulamentar o comrcio e a circulao de armas no pas, foi democraticamente aprovado pelo Congresso Nacional, e sancionado pelo Presidente Lula. Imediatamente, vrias novidades entraram em vigor, como os requisitos para a compra de uma arma e a proibio do porte de armas para civis. O Estatuto do Desarmamento tambm definiu a realizao da primeira Campanha de Entrega Voluntria de Armas, onde qualquer pessoa poderia se desfazer de uma arma e receber uma indenizao. Em julho de 2004, a Campanha foi lanada, e em cinco dias, a Polcia Federal recebeu 2.200 armas, mostrando o apoio da populao. Com a realizao de convnios entre a Polcia Federal, as secretarias estaduais de segurana pblica, as prefeituras e a sociedade civil, a campanha ganhou novas dimenses, pois os postos de coleta foram ampliados. Seguindo o modelo de Diadema (primeira cidade a lanar uma campanha junto com a sociedade civil) muitas outras prefeituras e organizaes comearam a abrir postos fixos ou itinerantes. Igrejas e associaes de bairro, assim como as Polcias Civil e Militar e as Guardas Municipais de vrias cidades, passaram a recolher armas. A sociedade civil criou Comits pelo Desarmamento, que organizariam as atividades em cada estado. Para se fortalecer, os Comits se juntaram e formaram a Rede Desarma Brasil Segurana, Justia e Paz, que continua ativa e hoje conta com organizaes da sociedade civil e entidades do poder pblico de 25 estados. 1 A Campanha superou todas as expectativas: recolheu 460 mil armas em 16 meses e foi a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a Austrlia. Fatores essenciais para o sucesso foram: a anistia (permitindo a qualquer pessoa entregar uma arma mesmo sem registro), o anonimato (permitindo a pessoa entregar uma arma sem se identificar), a indenizao (garantindo incentivos financeiros para a entrega) e a inutilizao da arma no momento da entrega - em muitos postos as armas recebidas foram marretadas na hora garantindo maior segurana ao postoa certeza de que a arma no mais poderia ser usada, e credibilidade para a Campanha.
SEGURANA PBLICA CIDAD

1. Saiba mais sobre a Rede Desarma Brasil: www.deolhono estatuto.org.br

19

ATENO: O fator mais importante para o sucesso da campanha foi a ampla participao da sociedade civil. Esse engajamento ajudou a campanha a ter maior capilaridade e aumentou a confiana da populao. A sociedade civil foi responsvel por boa parte da divulgao da campanha, conscientizando a populao para os riscos de se ter uma arma de fogo e contribuindo para aumentar o nmero de armas recolhidas. Por que o desarmamento? Porque 1- Porque a arma no protege ningum Uma arma no traz segurana, traz apenas a iluso de segurana. Usar uma arma de fogo em legtima defesa s d certo no cinema. Pesquisas mostram que uma pessoa com arma em casa tem 57% mais chance de ser assassinada em um assalto do que quem est desarmado2. Isso acontece porque quem ataca tem sempre a iniciativa e conta com o elemento surpresa. A vasta maioria das pessoas no est preparada para usar uma arma em situaes de medo e pode disparar incorretamente ou contra um inocente.

Porque 2- Porque no so s bandidos que matam Todos os dias as armas de fogo transformam conflitos banais em tragdias irreversveis. Uma grande porcentagem dos homicdios no pas cometida por pessoas que acabam tirando a vida umas das outras em situaes banais: brigas de trnsito, em bares ou ainda dentro de suas prprias casas. A presena de uma arma pode transformar qualquer cidado em criminoso. Qualquer um capaz de perder a cabea, e com arma ao alcance, transformar-se num assassino.

Porque 3- Porque controlar as armas legais ajuda na luta contra o crime O mercado legal de armas abastece o ilegal. A CPI do Trfico de Armas, que concluiu seu trabalho no final de 2006, mostrou que 76 % das armas apreendidas no Rio de Janeiro so brasileiras. As armas que mais matam no Brasil so produzidas no pas, principalmente os revlveres 38 fabricados pela TAURUS. As armas compradas legalmente podem cair nas mos erradas, seja por roubo, perda ou revenda. No Estado de So Paulo, segundo a Secretaria de Segurana Pblica, entre 1993 e 2000, foram roubadas, furtadas ou perdidas 100.146 armas (14.306 por ano). No Rio de Janeiro, a cada 5 horas uma arma legal roubada! Alguns acham que bandidos no compram armas em lojas, mas so as armas compradas em lojas que vo parar na ilegalidade. As investigaes da CPI das Armas concluiu que 68% das armas apreendidas na ilegalidade no Rio de Janeiro haviam sido originalmente vendidas pelos fabricantes a 8 lojas de armas do Grande Rio e Niteri. Controlando as armas legais, tambm diminumos as armas nas mos dos criminosos. .

2. Tambm morre quem atira, fundao SEADE, Secretria de Segurana Pblica de So Paulo, 2001.

20

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Porque 4- Porque o desarmamento necessrio para a segurana pblica Algumas pessoas defendem o uso de armas para legtima defesa porque o sistema de segurana pblica no estaria funcionando. Para rebater esse argumento, temos que discutir qual o modelo de sociedade que queremos. Queremos um pas que opta pela segurana pblica, onde cada um faz sua parte pelo bem comum, ou queremos viver num sistema onde vale o cada um por si? Os pases que reduziram drsticamente os homicdios por arma de fogo atingiram essa meta, no facilitando a posse de armas para civis, mas reformando e modernizando a sua polcia, a segurana pblica, em benefcio de todos, e no de uma minoria. O desarmamento uma medida no s para reduzir e controlar o nmero de armas em circulao no pas, mas tambm para alcanar mudanas no comportamento do cidado em direo a uma segurana menos individualista e mais coletiva. Desarmar-se uma maneira de expressar o desejo pela segurana coletiva acima do medo. O desarmamento no a nica soluo para o problema da violncia, que multicausal e exige estratgias diversas. Mas uma medida importante, se levarmos em conta que 70% das mortes no Brasil envolvem uma arma de fogo. Antes de ter uma arma, melhor que cada um se mobilize, entenda o problema da violncia e participe da construo das solues.

Porque certo! 5 - Porque o desarmamento est dando cer to! No primeiro ano de vigncia do Estatuto do Desarmamento, o ndice nacional de homicdios por armas de fogo caiu 8,2 %. Foi a primeira queda nesse nmero em 13 anos.3 Essa queda se manteve chegando a 12% em 2006 e poupando mais de 5.000 vidas. Ao cruzarmos esses dados com o nmero de armas recolhidas durante a Campanha de Entrega Voluntria de Armas, percebemos que a maioria dos estados que tiveram alto recolhimento de armas e estavam em uma situao pior em termos de incidncia de homicdios por arma de fogo antes da campanha, apresentaram as maiores quedas.4

II) Estruturao da campanha

O que regulamenta a existncia e o funcionamento da campanha? Os artigos 30 e 32 do Estatuto do Desarmamento, que permitiam a entrega de armas artigos 30 32 registradas (a qualquer tempo) e no registradas (no perodo de 180 dias) com direito a indenizao, nortearam a primeira campanha de entrega de armas.

3. Vidas Poupadas: Impacto do Desarmamento no Brasil, UNESCO, 2004. 4. Reduo de Homicdios no Brasil, Ministrio da Sade, 2007.

SEGURANA PBLICA CIDAD

21

DURANTE A PRIMEIRA CAMPANHA Art. 31. Os possuidores e proprietrios de armas de fogo adquiridas regularmente podero, a qualquer tempo, entreg-las Polcia Federal, mediante recibo e indenizao, nos termos do regulamento desta Lei. Art. 32. Os possuidores e proprietrios de armas de fogo no registradas podero, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias aps a publicao desta Lei, entreg-las Polcia Federal, mediante recibo e, presumindo-se a boa-f, podero ser indenizados, nos termos do regulamento desta Lei. (Vide Lei n 10.884, de 2004)

Aps a primeira campanha, para permitir novas campanhas de recolhimento e continuar a reduzir o nmero de armas em circulao, o governo sancionou a Medida Provisria 417. Entre outras mudanas, a MP417 altera o artigo 32 do Estatuto, tornando permanente a entrega de uma arma, com direito a indenizao. Ou seja, a entrega de armas no tem prazo e campanhas de recolhimento de armas podem ser realizadas a qualquer momento! Ateno: Quem quiser ficar com sua arma tem o prazo de at dia 31 de dezembro de 2008 para registr-la. Depois deste dia crime ter em casa uma arma no registrada!

HOJE Art. 32. Os possuidores e proprietrios de armas de fogo podero entreg-las, espontaneamente, mediante recibo e, presumindo-se de boa f, podero ser indenizados.

O artigo 32 o que permite a entrega de uma arma, mas a regulamentao da lei que explica em detalhes como isso acontecer. No caso da campanha atual, a regulamentao determinada pelas portarias No- 45/2008-DG/DPF, e No- 46/2006-DG/DPF DE 12 portarias 45/2008-DG/DP 008-DG/DPF 46/2006-DG/DP 006-DG/DPF 12 FEVEREIRO EVEREI 2008 DE FEVEREIRO DE 2008 (disponveis na ntegra no site www.deolhonoestatuto.org.br). Estas duas portarias estabelecem os procedimentos para indenizao, anistia e convnios para o recolhimento de armas, como explicaremos adiante.

Como funciona a campanha Onde entregar uma arma? As pessoas podem entregar suas armas em qualquer delegacia da Policia Federal. De acordo com a portaria 46 a Polcia Federal pode credenciar as Polcias Militar, Civis e as portaria 46, guardas municipais para receberem armas, em suas sedes ou em postos itinerantes.

22

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Quem pode entregar? Qualquer pessoa pode entregar uma arma sem se identificar. No precisa ser o dono da arma nem dizer como ela foi obtida. No necessrio apresentar documentos, nem da pessoa, nem da arma. A restrio atinge apenas aos menores de idade, que devem se fazer acompanhar por um adulto no ato de entrega. Porm, para receber a indenizao, necessrio informar CPF, nome do banco, agncia e conta (corrente ou poupana) para onde o dinheiro ser transferido.

Haver indenizao? Quem entregar a arma receber indenizao de R$100 a R$300 dependendo do tipo da arma. Por exemplo, revlveres e pistolas recebem indenizao de R$ 100, fuzis, de $300,00. Para receber a indenizao, preciso informar os dados de uma conta bancria e agncia para que seja efetuado o depsito e apresentar o CPF do titular da conta. A conta pode ser de qualquer pessoa: amigo, familiar, conhecido etc. No preciso dar nenhuma referncia sobre esta pessoa, apenas o nome, CPF e dados bancrios para que seja feito o depsito. Pode-se optar tambm por direcionar a indenizao a uma instituio filantrpica. Ao entregar a arma, deve-se solicitar um documento que comprove que a arma foi entregue para a polcia e guardar este documento. Ele a garantia da indenizao.

Como entregar uma arma com segurana? Para garantir a segurana de quem vai entregar uma arma, a Polcia Federal disponibiliza uma guia de trnsito, documento que autoriza a pessoa a circular com a arma at o posto de recolhimento. A guia tem validade de um dia e s pode ser usada entre o local onde a arma est guardada e onde ser entregue. A guia de trnsito est disponvel no site da Polcia Federal (www.dpf.gov.br). Por enquanto, necessrio imprimir e levar a guia at a delegacia da Polcia Federal para obter a assinatura de um responsvel do SINARM (Sistema Nacional de Registro de Armas), mas esse processo logo ser facilitado por mudanas que permitiro a emisso de guias on-line, sem necessidade de assinatura. Para mais informaes sobre o procedimento bsico para entregar uma arma veja www.deolhonoestatuto.org.br

O que acontece com as armas entregues? No posto de recolhimento, a arma examinada, desmuniciada e pr-identificada pelo supervisor de armas e seus dados so inseridos no formulrio de auto-arrecadao. Na primeira campanha, aps essa pr-identificao, muitos postos adotaram o sistema

SEGURANA PBLICA CIDAD

23

da marreta: as armas eram inutilizadas por meio de uma marreta, na presena do cidado que fazia a entrega, garantindo maior segurana ao posto e credibilidade para a campanha. Uma via de auto-arrecadao colocada dentro do saco plstico com a arma entregue que ser guardada num armrio ou outro local seguro. No prazo estipulado pela polcia ou guarda, as armas e os formulrios preenchidos so encaminhados Polcia Federal. As armas so periciadas pela Polcia Federal e enviadas ao Exrcito para destruio.

Quais os atores envolvidos? A Polcia Federal, as prefeituras, a Polcia Civil e Militar, as guardas municipais e a sociedade civil organizada e as Igrejas tm um papel importante na Campanha.. Federal: Polcia Federal: o rgo responsvel pela coleta, identificao e percia das armas. Mas as portarias 45 e 46 (citadas anteriormente) permitem que a Polcia Federal assine convnios com outros rgos para facilitar este trabalho. Polcias e Guardas: As polcias e guardas municipais podem ser conveniadas para receber armas, emitir guias de trnsito, preencher os dados da arma e os dados bancrios para indenizao nos formulrios especificados, assim como armazenar as armas at que sejam enviadas ao Exrcito. Podem fazem este trabalho na sua sede ou em postos alternativos, criados pela sociedade civil. Nestes casos, a Polcia (Civil ou Militar) ou a Guarda Municipal, devem estabelecer prazos e procedimentos com a Polcia Federal para o encaminhamento das armas recebidas.

Art. 1 - O credenciamento de Instituies Militares e de Segurana Pblica relacionadas nos incisos I a V do caput do art. 144 da Constituio Federal ser realizado pela Coordenao-Geral de Defesa Institucional da Diretoria Executiva e pelas Superintendncias Regionais do Departamento de Polcia Federal. 1 - O credenciamento dever ser oficialmente solicitado Policia Federal, por meio da autoridade competente, devendo ser informado: nome da autoridade responsvel da unidade a ser credenciada, a localizao da unidade e os nomes dos funcionrios autorizados para o recebimento de arma e expedio do formulrio padro referente indenizao pela entrega de arma. 2 - A Instituio credenciada fica autorizada a receber armas de fogo, expedir guias de trnsito para o recolhimento das armas, bem como expedir o formulrio padro referente indenizao pela entrega de arma, seguindo o que determina a Portaria n.o- 045 /2008- DG/DPF, de 12 de fevereiro de 2008.

Sociedade Civil a sociedade civil tem dois papis muito importantes: a divulgao da campanha e mobilizao popular, e a criao de novos postos de recolhimento garantindo acesso e segurana para todas as pessoas que desejam entregar uma arma.

24

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Ateno: Para criar postos de recolhimento, as organizaes precisam estar cadastradas junto Polcia Federal e garantir a presena de um policial ou guarda para receber armas (para isso, a Polcia ou a Guarda precisam ter feito convnio com a Polcia Federal).

Art. 2 - Sero, excepcionalmente credenciadas organizaes no governamentais, associaes de moradores, entidades de classe, igrejas e demais entidades da sociedade civil, a critrio do DPF, para prestarem apoio Policia Federal no fornecimento de informaes para o recebimento de armas. 1 - O credenciamento dever ser oficialmente solicitado Policia Federal, por meio de requerimento do representante da entidade, devendo ser informado: nome do responsvel pelo evento e a proposio de dia, hora e local para o recolhimento das armas pela Polcia Federal. 2 - O recebimento de armas e dos formulrios sero realizados exclusivamente por Policiais Federais ou por membros das Instituies Militares ou de Segurana Pblica relacionadas nos incisos I a V do caput do art. 144 da Constituio Federal, nos dias, horas e locais determinados na forma do pargrafo anterior. 3 - As entidades credenciadas sero responsveis pela divulgao do evento junto mdia e sociedade, providenciando pessoal para o atendimento aos interessados, no que tange a esclarecimentos para a entrega de armas.

Prefeituras As prefeituras esto mais prximas da populao e podem ajudar na mobilizao e divulgao da campanha, bem como com sua estrutura. Para a implementao da campanha, a administrao municipal pode disponibilizar, quando houver, guardas civis metropolitanos que integraro as equipes dos postos de recolhimento, bem como ceder um espao para recebimento das armas nas sedes dos Comandos Operacionais e outros locais pblicos. Alm disso, pode aproveitar todos os meios de comunicao, mobilizao e ferramentas ao seu alcance, como cartazes em nibus, carros de som etc.

Ateno: Os enormes avanos na luta pelo desarmamento foram fruto de uma parceria entre poder pblico e sociedade civil, num processo de debate e construo coletiva, que fortaleceu a democracia participativa. Desde a mobilizao de apoio para aprovar a lei e a troca de informaes e dados, at a redao e implementao do Estatuto do Desarmamento a parceria tem sido fundamental. Portanto, para o sucesso da campanha, essencial que ONGs e o poder pblico trabalhem conjuntamente, mantendo, claro, sua independncia. As experincias da primeira campanha mostraram que a comunicao e o trabalho conjunto influenciam o sucesso da campanha. Para uma campanha bem sucedida, todos precisam se ver como parceiros!.

SEGURANA PBLICA CIDAD

25

III) Como participar

A seguir, apresentamos como as organizaes da sociedade civil e o poder pblico podem se engajar na Campanha.

A. Mobilizao local O sucesso da campanha depende da mobilizao local: da escola que debate o tema com seus alunos, do lder religioso que dissemina o desarmamento entre a comunidade, do agente de sade que explica aos moradores como entregar uma arma e assim por diante. Quanto mais difundida estiver a idia de desarmamento, maior ser o nmero de armas entregues!

Criao de um comit ou ncleo de organizao Para organizar a campanha, importante ter um grupo executivo composto por representantes de todos os rgos e entidades envolvidas. (Prefeitura, Polcia Federal, Secretaria de Segurana Pblica, Polcia Militar, Polcia Civil, guarda municipal e sociedade civil organizada, etc). Esse grupo precisa trabalhar junto, fazendo um planejamento para determinar que atividades sero realizadas, os responsveis e o cronograma de execuo, bem como as estratgias de divulgao. O trabalho fica facilitado se cada integrante do Comit se responsabilizar por uma parte e os membros estiverem em contato permanente.

Ateno: Na primeira edio da campanha, muitos estados criaram comits que se uniram para formar a Rede Desarma Brasil. Hoje, membros da Rede esto se engajando na campanha, trazendo uma importante bagagem de experincia. Para descobrir quem so os membros da Rede Desarma Brasil em seu estado veja www.deolhonoestatuto.org.br. Articulao Articulao com outros parceiros Cada Comit pode criar uma rede de parceiros para potencializar a mobilizao. Professores, agentes de sade e grupos de jovens j mobilizados, so aliados importantes, pois so referncia na comunidade. O Comit pode mapear quem, no bairro ou cidade, uma referncia e pode se juntar campanha, e sugerir aes conjuntas. Seguem abaixo algumas sugestes para mobilizar estas pessoas

Agendar reunies com: organizaes com foco em preveno da violncia ou direitos humanos, jovens, mulheres, associaes de bairro, escoteiros, escolas, universidades, lideranas comunitrias, OAB, CONSEGs e Igrejas. Na reunio

26

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

bom fazer uma apresentao sobre desarmamento e a campanha - datas, locais de recolhimento e como eles podem participar. Convide as entidades a campanha, apresentarem idias para ajudar a campanha sugestes para divulgao e possveis locais para postos itinerantes de recolhimento. Agendar uma reunio com Agentes da Sade para pensar como eles podem ajudar na campanha. Envolver uma parte deles desde o comeo para pensar a campanha local, pode fazer com que eles entrem na campanha com mais fora. Mobilizar um g rupo de voluntrios para ajudar em vrias aes, como atendimento e aplicao de pesquisas nos postos ou realizao de palestras sobre desarmamento. Na primeira campanha, as ONGs participantes contaram com voluntrios capacitados para lidar com todos os aspectos da campanha. Para isso acontecer fundamental fazer uma capacitao inicial (veja capacitaes adiante), reunies peridicas e ter um bom canal de comunicao entre o grupo e a entidade responsvel pelas atividades. Mulheres: A maioria das pessoas que tm uma arma de fogo no Brasil do sexo masculino. No entanto, boa parte das pessoas que entregaram armas na primeira campanha eram mulheres. Elas sabem que com arma em casa existe mais medo, insegurana e riscos para a famlia e fazem a diferena convencendo maridos, namorados e irmos a entregarem suas armas. Por isso, muito importante trabalhar com organizaes de mulheres e lideranas femininas. Escolas: Na primeira campanha, o medo de um acidente em casa levou muitas pessoas a entregarem suas armas. Atravs de campanhas de conscientizao e desarmamento infantil nas escolas, possvel no s educar a gerao do futuro, mas tambm fazer com que elas ajudem a educar seus pais. O Comit pode engajar os professores e diretores das escolas para que organizem uma semana pelo desarmamento com atividades como a entrega de armas de brinquedo, concursos, gincanas e bate-papos sobre o tema. Jovens: Este grupo o que mais sofre com a violncia armada, e por isso, preciso desenvolver aes que promovam a reflexo e o questionamento sobre o uso da arma de fogo. Jovens de centros de juventude, do movimento hip-hop, pontos de cultura etc podem ser chamados para pensar como identificar possibilidades de atuao, inclusive potenciais espaos (rdios comunitrias, jornais de bairro, igrejas, escolas, universidades, cartazes em comrcios locais etc) e mensagens para uma campanha local.

Capacitao, formao e sensibilizao Para que todas as pessoas - tanto as que esto envolvidas diretamente na implementao, quanto as que tero o papel de divulgar e disseminar a campanha - sejam bem informadas e consigam repassar informaes corretas, importante organizar capacitaes e contar com material de apoio. Durante a primeira campanha, o Instituto Sou da Paz e o Viva
SEGURANA PBLICA CIDAD

27

Rio produziram um kit de campanha que foi utilizado em todo o pas. Este material contava com uma apresentao (formato PowerPoint) e um documento de apoio ao palestrante que explicava didaticamente todos os argumentos e informaes a serem apresentados. O kit contava com outros materiais como o layout de folhetos e cartazes, os modelos de todos os formulrios necessrios para o posto de recolhimento, um manual de como identificar a arma e respostas padro s perguntas freqentes. Este ano, um kit atualizado com todos os materiais para funcionamento de um posto e de conscientizao est disponvel no site da Rede Desarma Brasil (www.deolhonoestatuto.org.br ). Basta entrar no link Campanha de Registro e Entrega. Participe! para saber sobre como obter um kit.

Comunicao As estratgias de comunicao devem contemplar dois tipos de mensagem, que podem ser trabalhadas juntas ou separadamente: as informaes sobre procedimentos e locais para entregar uma arma, e a divulgao de motivos e argumentos para se desarmar.

comunicao: Assessoria de imprensa e veculos de comunicao Pautar a imprensa uma forma de divulgar a campanha sem gastar muitos recursos. interessante desenvolver uma estratgia que paute a mdia sobre os benefcios provenientes da implantao do Estatuto e que tambm repasse informaes importantes sobre a campanha (como e aonde entregar uma arma). importante fazer um esforo para articular rdios, TVs e jornais para que apiem a mobilizao a favor do desarmamento atravs de reportagens, depoimentos de entrevistados e testemunhos de seus comunicadores. eventos: Atos e eventos Durante a primeira campanha, em vrios estados do pas, organizaes mobilizaram a sociedade e demonstraram o engajamento a favor do desarmamento em caminhadas, jogos, shows, corridas etc. Estes eventos ajudam a criar um clima de campanha. Sugerimos organizar pelo menos um evento de lanamento da campanha para despertar o interesse das pessoas, convidando a imprensa e autoridades para a inaugurao de novos postos (no Kit de Campanha h um modelo de release para a imprensa, em www.deolhonoestatuto.org.br). Divulgao: Fazer divulgao local antes da abertura do posto e durante seu funcionamento. Colar cartazes (em bares, supermercados, escolas e locais de grande circulao), distribuir panfletos, contatar mdia local e grande mdia (rdios, jornais e TV). importante lembrar de opes como rdio comunitrio, jornal do bairro, faixas, carros de som e divulgao nas igrejas e eventos locais. Parcerias para impresso de materiais: Durante a primeira campanha, em muitos municpios, parcerias entre a sociedade civil e as prefeituras permitiam a impresso

28

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

e ampla divulgao de cartazes e folhetos (com um espao em branco para preencher locais e horrios dos postos). Comerciantes locais tambm podem financiar a impresso mediante a incluso de sua logomarca no material. Linha telefnica: Vale a pena buscar uma parceria com as prefeituras para disponibilizar uma linha de telefone/callcenter para esclarecer dvidas da populao sobre a campanha. Pode ser um grupo de guardas municipais que atendero ao telefone, ou voluntrios, mas todos devem ser capacitados com informaes sobre a campanha e saber responder s perguntas mais freqentes (este documento est disponvel no Kit de Campanha). Se no for possvel, recomendamos divulgar um telefone da instituio para esclarecer dvidas. Caso a instituio no tenha condies, pode divulgar o nmero da Polcia Federal. Internet: interessante disponibilizar as informaes prticas sobre onde e como entregar uma arma nos sites de cada organizao envolvida, da Prefeitura e outros espaos virtuais.

B. Criao dos postos de recolhimento

Todas as delegacias da Polcia Federal funcionam como postos de recolhimento de armas, mas so poucas e no atingem todas as regies, fazendo com que as pessoas tenham que percorrer largas distncias. E muita gente tem resistncia em ir a uma delegacia entregar sua arma, por medo de que faam perguntas ou que as armas sejam desviadas. Para que a campanha seja bem sucedida, FUNDAMENTAL que as Igrejas, ONGs, Associaes, Prefeituras criem postos alternativos de recolhimento. Estes postos, autorizados pela Polcia Federal, do maior capilaridade e trazem mais confiana para a populao. Durante a primeira campanha, em estados onde a sociedade civil foi bastante engajada, os resultados foram mais pronunciados, com um nmero maior de armas recolhidas. Alguns exemplos so: So Paulo, Rio de Janeiro, Paraba e Distrito Federal

Ateno: um posto s pode funcionar se a entidade fizer credenciamento junto Polcia Federal e se houver um policial ou guarda para receber as armas. Como montar um posto? importante 1. Antes de montar um posto, impor tante entender como ele funciona. 1. Ao chegar no posto, o entregador recebido e encaminhado ao supervisor de armas. *

SEGURANA PBLICA CIDAD

29

2. O policial federal, civil, militar ou guarda municipal arrecada a arma de fogo, a desmunicia e identifica suas caractersticas, preenchendo os formulrios necessrios. Aps a identificao da arma, ela pode ser inutilizada, com o auxlio de uma marreta, pelo policial (ou pelo proprietrio da arma, se o mesmo quiser, devidamente orientado). 3. O policial ou guarda responsvel, ou o atendente do posto, preenche os formulrios (auto de arrecadao 4 vias e requerimento de indenizao 2 vias), com auxlio de papel carbono 4. Uma via do auto de arrecadao colocada dentro do saco plstico com a arma entregue. O entregador recebe a segunda via do auto de arrecadao e uma via do comprovante de indenizao. O policial ou guarda retm a terceira via do auto de arrecadao e a segunda via do comprovante de indenizao e as entrega Polcia Federal no final do dia. 5. O policial ou guarda armazena a arma em um armrio seguro. 6. No final do dia, o policial ou guarda prepara o relatrio de fechamento dirio e/ou oficio de encaminhamento das armas recolhidas. 7. Aps o expediente, o policial ou guarda escalado encaminha as armas de fogo recolhidas, assim como os formulrios preenchidos, Polcia Federal, Delegado Titular ou chefe da Guarda, que por sua vez encaminhar o material arrecadado, atravs de ofcio (2 vias), Polcia Federal.

Ateno: Nesse momento, ele pode ser convidado a participar de uma pesquisa. A pesquisa ajuda a mapear por que as pessoas esto entregando suas armas, bem como as caractersticas das armas. A participao na pesquisa deve ser voluntria e annima ( possvel usar e ou adaptar o modelo de Questionrio de pesquisa do Kit de Campanhas). Um timo jeito de envolver entidades da sociedade civil estabelecer parcerias com entidades que possam disponibilizar voluntrios para aplicar a pesquisa nos postos. 2. Definir o local e funcionamento, datas, horrios e estrutura Antes de tomar essas decises, importante saber que possvel montar dois tipos de postos: itinerantes e fixos. Postos itinerantes ou temporrios Em pequenas cidades ou bairros de grandes cidades, a melhor estratgia organizar um esforo concentrado para recolher as armas. A campanha pode durar algumas semanas com alguns dias especficos para o recolhimento naquele local. Este sistema, por durar menos tempo, simplifica a logstica do recolhimento e permite que a comunidade se mobilize de maneira intensa. Para quem tem arma, saber que a campanha ficar pouco tempo naquela localidade estimula a deciso

30

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

de entregar para no perder a oportunidade. Estes postos tendem a receber uma grande quantidade de armas de uma vez, enquanto os postos fixos podem receber menos armas por dia, porm por mais tempo.

Ateno: A iniciativa de curto prazo s d resultados se houver um grande esforo de divulgao, envolvendo a imprensa local (TV, jornal e rdio), os estabelecimentos comerciais e grupos organizados. Campanhas impressas podem ser afixadas nos pontos de maior movimento da cidade, em locais pblicos e bares, padarias, supermercados, lojas, etc... Recomenda-se que a campanha comece pelo menos 15 dias antes da abertura do posto. Postos fixos No caso de cidades grandes, onde no h delegacia da Polcia Federal ou onde a Delegacia no abrange toda a cidade, sugerimos a organizao de postos de longo prazo, ou fixos. Como os postos fixos, de maior durao, exigem maior disponibilidade de guardas ou polcias para receber as armas, comum eles serem montados nos estabelecimentos policiais ou nos comandos das guardas. A vantagem deste tipo de campanha que, se houver efetivo das guardas ou polcias, possvel aumentar rapidamente o nmero de postos de recolhimento. A divulgao deve ser intensa, no se limitando ao lanamento ou abertura do posto; caso contrrio, o ritmo das entregas tende a cair. Tambm muito importante que o posto esteja bem localizado, em uma rea segura e reconhecida pela populao como um lugar de confiana, para estimular a entrega.

Para escolher o local e tipo de posto de recolhimento preciso levar em conta: Proximidade da populao e empatia do local. Pense em locais que so referencias positivas, tm fcil acesso por transporte pblico e estacionamento. A proximidade de um outro posto policial de recolhimento no impede a abertura de um posto civil, pois o posto civil uma alternativa para a populao. Questes de segurana e estrutura: o local preferencialmente dever possuir dois cmodos para realizar o recebimento. Deve ter espao para duas mesas, a primeira para a identificao e manuseio das armas, a segunda para o preenchimento dos documentos e deve possuir um armrio seguro para armazenamento das armas. Idealmente, deveria existir um cmodo com paredes fortes, ou distanciado, para a guarda eventual de explosivos entregues (granadas, obuses, etc.). Embora fossem raros esses casos, o material deve ser colocado pelo prprio entregador no cmodo, e a polcia imediatamente chamada para recolh-lo.

SEGURANA PBLICA CIDAD

31

A escolha de datas e horrios importante. Veja em quais dias e horrios da semana a populao teria maior facilidade em fazer entrega. Postos policiais cumprem expediente de servio pblico, fechando nos finais de semana e s 17h durante a semana. Como os postos civis so alternativas, recomenda-se que abram tambm, se possvel, nos fins de semana, no fechem para o almoo e fiquem abertos at mais tarde. possvel abrir postos itinerantes para recolher armas em dias ou locais alternados, usando base mvel da polcia ou Guarda, barraca, trailer, tenda etc.

Policia Federal 3. Procedimentos formais junto Policia Federal Se a guarda ou as polcias estaduais quiserem montar postos em seus estabelecimentos, devem solicitar credenciamento Polcia Federal de acordo com a portaria 46. Se a sociedade civil quiser montar um posto, deve solicitar credenciamento Polcia Federal e depois checar junto com a guarda ou polcias estaduais se esto credenciadas junto Policia Federal para designar um profissional que receba a arma naquele posto. Alm disso, precisa: - Solicitar por ofcio apoio da polcia ou guarda municipal para trabalharem no posto nas datas e horrio de funcionamento, pois esta uma exigncia da regulamentao da campanha. - Solicitar patrulhamento para o local, ao Comando da Polcia Militar ou Guarda Municipal, para garantir a segurana das pessoas que entregam armas.

4. Selecionar e treinar equipe do posto importante contar com uma equipe que fique o tempo todo no posto, ou montar um sistema de rodzio entre as pessoas. Em princpio, 1 atendente (pode ser voluntrio), 1 digitador/escrevente e 1 policial militar/civil/federal ou guarda municipal so suficientes. Dependendo do movimento do posto, pode ser necessrio aumentar a equipe. Voluntrios: voluntrios podem ser treinados para receber o entregador na sua chegada, conversar com a pessoa, entregar material impresso com informaes sobre a campanha e perguntar se a pessoa quer responder a um questionrio de pesquisa na sala de espera. Os voluntrios tambm podem ajudar registrando a campanha, tirando fotos e coletando depoimentos de pessoas que entregaram suas armas (veja Registrar a Experincia adiante). Treinamento e conscientizao: Alm de capacitar a equipe sobre o funcionamento do posto, explicando procedimentos e atribuies, sugerimos uma capacitao sobre desarmamento para a equipe (inclusive os voluntrios e idealmente para os policiais e guardas). Esta capacitao pode ter informaes

32

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

sobre os riscos e impactos negativos das armas de fogo, sobre o sucesso da primeira campanha e resultados do Estatuto do Desarmamento (utilizando o material citado em Capacitao e sensibilizao).

5. Adquirir material e infra-estrutura necessrios para o funcionamento do posto funcionar, P ara funcionar, o posto precisa contar com: Mesas, cadeiras, sacos plsticos transparentes para armazenar as armas, sacos de lixo grossos e pretos para recolher armas no fim do dia, papel A4, papel carbono, fita de empacotamento transparente, grampeador, canetas, tesoura, giz, lupa e anti-ferrugem (para facilitar o desmuniciamento de armas emperradas). Os documentos oficiais e auxiliares podem ser providenciados pela Policia Federal. Verifique com a PF de seu estado, ou o rgo de segurana conveniado, quais os documentos necessrios para o funcionamento de um posto. E no se esquea de ter cpias do questionrio de pesquisa, pranchetas e material de divulgao (faixas, banners, cartazes, panfletos).

Ateno: Marreta: as armas recebidas nos postos devem ser danificadas, por meio de uma marreta, na presena do cidado que faz a entrega. Para isso, essencial fornecer as marretas e caixa de ferro para a inutilizao imediata das armas entregues. Kit marreta: (marreta de 4 kg + culos + luva + placa de material resistente - ao, ferro, concreto etc. - + caixa de madeira com areia). A arma deve ser apenas danificada, com golpes em reas sensveis, como cano, gatilho e tambor, para que no mais funcione, e no totalmente destruda, o que impediria a posterior percia da arma pela polcia. Registrar 6. Reg istrar a experincia Como a lei possibilita a realizao de campanhas de recolhimento a qualquer momento, sua experincia pode servir de exemplo para outras organizaes ou cidades interessadas em realizar a coleta de armas. Por isso, muito importante registrar a campanha tirando fotos, anotando o que deu certo, desafios, obstculos e dicas. Fotos, depoimentos de quem entregou uma arma e balanos da campanha podem ser enviados para a imprensa para divulgao. Todo esse material contribui para que se tenha uma dimenso da campanha em todos os cantos do pas. Envie relatos e imagens para contato@deolhonoestatuto.org.br

Heather Sutton
Instituto Sou da Paz
SEGURANA PBLICA CIDAD

33

SEGURANA PBLICA E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DAS POLCIAS

Segurana Pblica
1. Introduo
O aumento da criminalidade violenta, as constantes denncias de corrupo e violncia policial tm colocado em xeque o sistema de segurana pblica, em especial as agncias policiais. A resposta tradicional para a exigncia da opinio pblica por mais segurana tem sido marcada pelo aumento do efetivo, armamento e viaturas. Ou seja, sempre mais do mesmo. A capacidade de investimentos dos governos na ampliao do aparato policial est chegando ao limite e no h perspectivas de melhoria das condies fiscais dos Estados para arcar com os gastos gerados por esta abordagem1. Alm do que, os efeitos pragmticos desta medida para o controle efetivo da criminalidade e da violncia tm se mostrado limitados, quando no acompanhada de polticas pblicas mais abrangentes, integradas e participativas, investimentos deste tipo esto fadados insuficincia frente complexidade do quadro que se apresenta. plenamente possvel alcanar a eficincia e eficcia no aproveitamento dos recursos e produo de resultados, porm necessrio um maior rigor do Estado e sociedade civil no seu papel na formulao, implementao e avaliao de polticas pblicas de segurana pblica. Ou seja, diagnosticar o problema para construir polticas pblicas com plano de aes e metas, que a curto, mdio e longo prazos vo sendo submetidas avaliao e correes, rompendo, com isto, a lgica de aes reativas a demandas pontuais. 1.1. Percepo coletiva de (in)segurana: sensao de paz e do medo A literatura sobre sociologia da violncia observa que a (in)segurana possui duas dimenses: - A (in)segurana concreta ou (in)segurana objetiva que est relacionada ao risco real de sofrer vitimizao, de forma que quanto menor a ameaa maior ser a segurana concreta;

1. SILVA FILHO, 2001.

34

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

- A sensao de (in)segurana ou (in) segurana subjetiva, sendo a sua maior expresso o medo ou a sua ausncia de ser vitimizado, independentemente de qualquer ameaa concreta. Assim, quanto maior for o medo maior ser a sensao de insegurana.

Uma no se traduz necessariamente na outra. A sensao de segurana ou insegurana no esta relacionada, diretamente, ao risco de ser vtima da violncia. Cotidianamente, possvel um indivduo se sentir seguro em um local com alto ndice de ocorrncias criminais, ou vice-versa. O impacto da reduo do risco por uma poltica pblica, ou por outro motivo, no significa reduzir o medo da sociedade de ser vtima de um crime. Alguns autores atribuem o crescente medo e insegurana da populao nfase matrias produzidas pelas mdias e aos interesses econmicos no setor de segurana privada. Este um ponto importante para se analisar, porm, no aconselhvel desconsiderar que o grau de informao e previsibilidade sobre os acontecimentos e de credibilidade das agncias de segurana pblica para garantir a ordem social se constitui em um fator que influencia a sensao de segurana ou insegurana dos indivduos. E isto nem as diferentes mdias nem um setor econmico, podem controlar totalmente. Vale dizer que cada vez mais a percepo de segurana de determinadas coletividades est sendo construda atravs de estratgias particulares que utilizam a segregao em ruas com cancelas e em condomnios, que, em alguns casos, se assemelham a cidades devido a sua extenso e servios oferecidos2, como tambm atravs da contratao de policiais para atuar em um determinado espao como seguranas privados3.

1.2. Diagnstico em resumo: alguns nmeros da crise A Constituio de 1988 marca um momento de construo da democracia no Brasil. Para isto, foi necessrio repensar as diretrizes de reas como educao, sade, meio ambiente etc. A segurana foi o tema que mais tardiamente entrou no debate pblico. Apenas nos anos 90 a segurana pblica sobressaiu como uma preocupao sendo emoldurada por um quadro de crescimento da violncia urbana, que, segundo Adorno (2002), possui quatro tendncias: a) Aumento da delinqncia urbana, principalmente os crimes contra o patrimnio (roubo, extorso mediante seqestro) e os homicdios dolosos; b) Emergncia da criminalidade organizada associado ao trfico internacional de drogas, colocando uma realidade nova para o direito penal e para o funcionamento da justia criminal; c) Graves violaes de direitos humanos que comprometem a consolidao da ordem poltica democrtica;
2. CALDEIRA, 2000. 3. CORTES, 2005.

d) Aumento de conflitos nas relaes intersubjetivas, mais propriamente conflitos de vizinhana que tendem a convergir para desfechos fatais.
SEGURANA PBLICA CIDAD

35

Neste contexto, v-se tambm o crescimento do uso das armas de fogo de alto poder letal inclusive de uso restrito militar nos conflitos urbanos e nas prticas de delinqncias.4 Deste cenrio, conseqentemente, deriva-se o aumento do nmero de mortos por arma de fogo, principalmente homens jovens, pobres, negros e pardos. Assim, neste contexto de agravamento da violncia urbana, que as polcias em especial as militares esto tendo que (re)pensar a sua atribuio. Com a Constituio de 1988, o papel da polcia foi deslocado, deixou de ser segurana interna e defesa do Estado contra a sociedade, e passou a ser a manuteno de uma ordem pblica pactuada em observncia as garantias e os direitos individuais. As mudanas de foco legal no refletiram de imediato na prtica policial nem no contedo dos seus cursos de formao. At porque internamente muitas coisas permaneceram tais como foram concebidas pelo perodo militar em 1969 como as divises de competncias, rotinas, procedimentos e o quadro institucional e legal das instituies policiais. Algumas mudanas que ocorreram se devem a esforos regionais e pontuais, no sendo fruto de uma reforma integrada da polcia no campo da segurana pblica.5

1.3. O Modelo Militarista Um dos maiores desafios para os reformadores da polcia a herana militar na concepo do trabalho policial. Uma polcia pode ter uma organizao militar sem que, para isto, tenha uma ideologia militar, ou, como tambm conhecida, militarismo. Conforme ressalta Jacqueline Muniz:

O militarismo tratado aqui, no se confunde com a necessidade funcional nem do uniforme nem da hierarquia no funcionamento de um meio de fora comedida. Reportase a perniciosa influncia do Exrcito sobre os assuntos de segurana pblica que desconsidera as especificidades do trabalho policial.6

Militarismo foi construdo na dcada de 60 e 70 a partir da Doutrina de Segurana Nacional, sob o lugar da polcia, e pode-se identificar as suas principais caractersticas, conforme o quadro a seguir:

4. MUNIZ e ZACCHI, 2004. 5. MUNIZ e ZACCHI, 2004. 6. MUNIZ, 1999, p.11.

36

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

PARADIGMA MILITARISTA Atitude Atividade policial Concentrao Foco Pretenso Desempenho Formao Gerncia Reativa. Falar em segurana falar em desordem, de um problema de polcia e da fora armada. Referida a tticas de guerra, inimigo, cerco, vitria. Formalismo burocrtico e militar. No aparato (armamento e viatura), em prejuzo da polcia tcnica e das tcnicas de mediao Suspeitos em abstrato, ns contra eles. Trao: maniquesta. De erradicar o crime e acabar com a desordem. No h seletividade no uso da fora. Referido quantidade de prises, de mortos em confronto, e de material apreendido. nfase em tticas militares. Ensino irreflexivo. Refratria ao controle externo.
FONTE: Exposio feita por Jorge da Silva no curso de Especializao em Polticas Pblicas de Justia Criminal e Segurana Pblica, UFF, em 29/04/2002.

1.4. Crise de identidade O modelo militar apresenta-se como um obstculo para a administrao de conflitos e conteno de prticas de delinqncia, observando o uso comedido da fora e de forma legal e legtima. A crise de identidade nas polcias militares decorrente desta retomada da sua funo de policiamento, que exige a reviso de seus valores institucionais, ainda hoje marcado pela forte influencia do militarismo, que passa a dar orientaes incongruentes sobre o trabalho de polcia a forma com a polcia vai estar e se relacionar com os indivduos para a construo de uma ordem democrtica assegurando os direitos e garantias individuais. A expresso a prtica policial outra coisa recorrente entre policiais militares que evidencia a distncia entre o contedo dos cursos de formao e a exigncia prtica das ruas. Assim, um aspecto crucial para a reforma da estrutura policial diz respeito formao tradicional com nfase no adestramento e o condicionamento, que, frente ao cotidiano do trabalho policial, aparece como sem sentido, uma vez que exigido dos policiais a discricionariedade na tomada de decises individualizadas. O condicionamento e o adestramento so fundamentais em um combate ou em uma guerra, mas no dia a dia de uma sociedade, onde no h inimigo e que mais de 70% dos atendimentos feitos pela policia so no-criminais, importante que a polcia seja capacitada para tomar decises no fluxo dos acontecimentos:

Se o tradicional modelo pedaggico militar prioriza o adestramento e o condicionamento voltados para a constituio de uma fora combatente, o horizonte de polcia requer uma
SEGURANA PBLICA CIDAD

37

nfase dirigida para a qualificao de um meio de fora comedida cuja interveno est constrangida pelos princpios da legalidade e da legitimidade. Mostra-se, pois, indispensvel o desenvolvimento da capacidade individual de tomada de deciso em situaes volteis e com um elevado grau de aleatoriedade. Ter iniciativa, criatividade e discernimento para lidar com a variabilidade das circunstncias contingentes, dos imponderveis e, sobretudo, das emergncias na vida das pessoas parte indissocivel do trabalho policial rotineiro7

Por outro lado, a formao policial essencialmente em leis penais tem se mostrado ineficiente, uma vez que a atuao do policial no pode ser de criminalizao da vida social. Alm do que o conhecimento jurdico no oferece as ferramentas para escolher a melhor estratgia em uma ao ainda que criminosa em andamento.

Discricionaridade: Prerrogativa legal conferida Administrao Pblica, explcita ou implicitamente, para a prtica de atos administrativos, quanto convenincia, oportunidade e contedo destes. A discricionaridade, portanto, a liberdade de ao administrativa dentro dos limites estabelecidos pela lei e, desta forma, no se confunde com arbitrariedade, que significa exatamente o inverso.

1.5. Interlocuo com a sociedade: Neste cenrio de incompreenses e de busca de definies de papis, a interao polcia e sociedade passa a ser pontuada pela incerteza e desconfiana mtuas. Tanto o policial vai adequar a sua ao s pessoas envolvidas e ao contexto, quanto os indivduos vo buscar se orientar para a satisfao dos seus interesses privados.

Neste contexto de precariedade institucional, os policiais e cidados so instados a desconhecem as regras do jogo democrtico do uso da fora e da expectativa de seu emprego, favorecendo comportamentos improvisados, imprevisveis, oportunistas, discriminatrios e violentos tanto dos primeiros quanto dos segundos. , tambm, neste contexto de reciprocidades amedrontadas e receosas que os atos de fora legal, legtima, adequada, tecnicamente vlida e eficaz se transformam em um impulso de violncia, desrespeito, arbitrariedade e incompetncia. No seria imprudente dizer que uma parte dos atos excessivos praticados pelos policiais resulta menos da inteno deliberara de produzir abusos, e mais da ignorncia e da falta de padres objetivos de atuao. De todo modo, parece bvio que o desconhecimento e a indistino conduzem a ao policial a um ambiente de incerteza irrestrita, no qual toda e qualquer atitude, de parte a parte, torna-se possvel, ampliando, com isso, o risco de vitimizao tanto dos cidados quanto dos prprios policiais; cujos nmeros tm atingido patamares extremamente elevados e inaceitveis. Somente no ano de 2003, 1.195 indivduos foram mortos no
7. Muniz, 2001, p.186

38

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Rio de Janeiro e 868 em So Paulo pelas polcias, expressando um crescimento absoluto em relao ao ano anterior da ordem de 33,0% e 60,0%, respectivamente. E, entre 1999 e 2001, cerca de 320 policiais militares e civis foram mortos durante servio e em folga no Rio de Janeiro.8

Destas interaes incertas e da fragilidade aparece a freqente denncia das polcias de serem corruptas, principalmente as polcias militares que so mais vulnerveis as crticas j que a natureza do seu trabalho ostensivo exige que elas fiquem na rua em contato dirio com os cidados. Decorre da a sua maior exposio a observao e controle social. A corrupo ou a denncia de corrupo abala a credibilidade social da instituio pblica de atuar conforme se prope9. Para diminuir a corrupo devero ser tomadas medidas no sentido de fortalecer a instituio, tornando transparente a sua ao e seu papel, bem como qualificar e valorizar o profissional de segurana.10

FUNO SOCIAL DA POLCIA


2. O que a polcia?

A policia moderna uma inveno recente do ocidente, decorrente de uma insatisfao popular, que vem na esteira da formulao e reconhecimento dos direitos civis, iniciado no sculo XVIII11. A Polcia pensada como instituio universal e neutra que visa promoo da paz e ordem pblica utilizando meios pacficos, embora tenha como recurso o uso ou ameaa do uso da fora fsica legitima. O incio do sculo XIX o marco das polcias modernas. A data exata 1829, com a criao da Polcia Metropolitana de Londres (London Metropolitan Police) por Sir Robert Peel. A experincia cotidiana inglesa com as instituies responsveis pela ordem social, ou seja, o exrcito e as polcias privadas, despertou nos indivduos a preocupao de criar uma fora pblica, profissional, paga, com legitimidade e sem estar vinculada a interesses particulares. Ela deveria estar voltada para atender as demandas da sociedade, e no, como a polcia francesa, que era direcionada para a proteo do Estado. importante ressaltar que os princpios norteadores desta polcia so, basicamente, os mesmos que orientaram as discusses sobre polcia comunitria no final do sculo XX.

8. ZACCHI e MUNIZ, 2004, p.19 9. BEZERRA, 1995 10. SOARES 11. MARSHALL, 19-?

SEGURANA PBLICA CIDAD

39

Verso resumida dos nove princpios de Sir Robert Peel (Fundador da London Metropolitan Police 1829) 1. 2. 3. 4. 5. 6. A misso fundamental da polcia a preveno do crime e da desordem, e no a represso. A capacidade da polcia de cumprir o seu dever depende da aprovao de sua ao pelo pblico. Para obter e conservar o respeito e a aprovao do pblico, a polcia deve poder contar com sua cooperao voluntria na tarefa de assegurar o respeito das leis. O grau de cooperao do pblico com a polcia diminui na mesma proporo em que a necessidade do uso da fora aumenta. pela demonstrao constante de sua ao imparcial, e no quando ela cede aos caprichos da opinio pblica, que a polcia obtm o apoio da populao. A polcia no deve recorrer fora fsica a menos que ela seja absolutamente necessria para fazer cumprir a lei ou para restabelecer a ordem e, mesmo assim, somente aps ter constatado que seria impossvel obter esses resultados pela persuaso, conselhos ou advertncias. 7. 8. 9. A polcia deve manter com o pblico uma relao fundada na idia de que a polcia o pblico e o pblico a polcia. A polcia deve se limitar ao exerccio estrito das funes que lhe so confinadas e se abster de usurpar, mesmo em aparncia, aquelas que competem ao poder judicirio. A prova da eficcia da polcia a ausncia de crimes e de desordem e no a manifestao visvel de sua ao.

2.1. Papel e Atuao A polcia moderna surge na Inglaterra para atender a sociedade. Por definio, a sociedade heterognea, ou seja, composta por indivduos e grupos sociais diferentes. a partir da experimentao das especificidades, vises de mundo e interesses diferentes entre os indivduos, que uma sociedade democrtica vai sendo construda. Os conflitos decorrentes destes encontros e divergncias resultam na construo de consensos sobre o que admitido e o que no na vida social. O conflito, desta forma, parte de uma ordem social democrtica, e o papel da polcia preservar a ordem estabelecida pela sociedade nunca impor uma ordem. Assim, existe uma relao direta entre atuao da polcia moderna e consolidao da democracia. Nestes termos, cabe a polcia a preservao da ordem, fazer a lei ser respeitada e prestao de servio comunidade. A polcia uma fora comedida com o monoplio do uso da fora, que tem de atuar dentro da legalidade e legitimidade, ou seja, a ao policial tem que ser legal e possuir o consentimento dos cidados.12 Embora o exrcito tambm possua legitimidade para o uso da fora, a orientao para as suas aes possui caractersticas inadequadas para a interveno de conflitos dentro da vida social. O exrcito uma fora estruturada para o combate, que v o outro como um inimigo a ser vencido, desta forma, ele no precisa construir legitimidade da sua atuao porque o seu poder imposto.

12. MUNIZ, 1999

40

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

DIFERENAS ENTRE POLCIA MODERNA E EXRCITO POLCIA Uso da fora fsica Campo de atuao Subordinao comedida Interno (conflitos civis) Consentida EXRCITO combatente Externo (guerra) Imposta

2.2. Mecanismos de controle: A construo de uma agncia polcia em consonncia com um Estado Democrtico de Direito implica a construo de mecanismos de controle da sua atividade.

Trata-se apenas de sublinhar que o controle sobre as polcias parte integrante do processo de conquista e consolidao da democracia.13

O controle sobre o trabalho policial pode ser interno como as corregedorias ou externo como as ouvidorias.

Polcia A) Corregedorias de Polcia controle interno: Normalmente as agncias polcias possuem mecanismos formais e informais prprios para fazer o controle sobre a sua atuao. Para alm disto, as Polcias Militares e as Polcias Civis possuem, cada qual, um rgo interno, denominado Corregedoria, encarregado da investigao de crimes e infraes administrativas e disciplinares envolvendo policiais, no qual o cargo de corregedor ocupado por um policial da corporao, escolhido e subordinado ao comandante da Polcia Militar ou ao chefe da Polcia Civil.14 A Corregedoria da Polcia Militar ou a Corregedoria da Polcia Civil so responsveis por fazer a investigao preliminar, que sigilosa, das denncias recebidas, seja atravs da prpria vtima ou testemunha, seja do comandante, delegado, Ministrio Pblico, Ouvidoria de Polcia, disque-denncia ou meios de comunicao. Ao verificar a veracidade da denncia, feita uma sindicncia e aplica a penalidade correspondente para faltas de natureza administrativa; ou, se for um crime, abre-se o inqurito policial para ser encaminhado para o Ministrio Pblico que o transformar em ao penal civil ou militar.
13. LEMGRUBER et ali, 2003, p.25. 14. LEMGRUBER et al., 2003. 15. LEMGRUBER et al., 2003

Embora tenha a funo de investigar, na prtica, a Corregedoria encaminha boa parte das denncias a unidade que o policial acusado trabalha, para que esta faa a investigao, e remeta as concluses Corregedoria.15

SEGURANA PBLICA CIDAD

41

Polcia B) Ouvidorias de Polcia controle externo: As primeiras ouvidorias no Brasil foram nos estados de So Paulo, em 1995; Par em 1996; Minas Gerais, em 1997; Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul em 1999. Embora a Ouvidoria seja uma experincia recente no Brasil, j possvel perceber os limites da sua atuao: possuem pouca independncia e autonomia, poucos recursos financeiros, insuficiente nmero de funcionrios e funcionam freqentemente no prprio prdio da Secretaria de Segurana16 O cargo de ouvidor exercido por uma nica pessoa com o auxilio de uma equipe composta assessores policiais (civil e militar), assessores jurdicos, psiclogos, assistente social, atendente, estagirios de direito e, s vezes, um assessor de informtica e um de imprensa. O ouvidor indicado pelo governador, por escolha pessoal ou atravs de lista trplice encaminhada pelos Conselhos Estaduais dos Direitos da Pessoa Humana, para um mandato de dois anos. A Ouvidoria, no Brasil, no tem autonomia para investigar por conta prpria. Ela recebe as queixas dos cidados relacionadas a policiais e repassa para a prpria polcia para investigar. Assim as queixas so encaminhar para as corregedorias de polcia para que esta investigue e responda. No existe um prazo legal para esta resposta. O que a Ouvidoria pode, e freqentemente faz, pedir para a Corregedoria aprofundar a investigao caso o resultado no seja satisfatrio. Mas a relao entre Ouvidoria e Corregedoria no tem sido tranqila, conforme assinala a pesquisa coordenada por Julita Lemgruber:

O relacionamento das ouvidorias com as polcias Civil e Militar, e com as suas respectivas Corregedorias, est longe de poder ser definido como de cordialidade e cooperao; em geral marcado por tenses, conflitos e mtuas desconfianas. As Ouvidorias acusam as Corregedorias de maquiar investigaes para salvaguardar o nome das polcias. As Corregedorias, por sua vez, acusam as Ouvidorias de lhe enviarem numerosas denncias improcedentes e mal fundamentadas, que com freqncia seriam fruto de tentativas de vingana contra policiais.17

Alm da Ouvidoria, a Constituio de 1988 deu ao Ministrio Pblico a atribuio do controle externo das polcias, inclusive atravs do acompanhamento da investigao realizada pelas Corregedorias em casos de denncias de tortura e crimes. Na prtica, porm, salvo excees de grupos militantes, o Ministrio Pblico, mesmo ocupando um lugar privilegiado devido a sua autonomia ao pode executivo e judicirio, ele no tem exercido o seu papel de controle externo.18

16. LEMGRUBER et al., 2003. 17. 2003, p.147. 18. LEMGRUBER et al., 2003.

42

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

2.3. O policial como o outro: polcia x sociedade? Cotidianamente, a polcia atua quando alguma coisa que no deveria estar acontecendo e sobre a qual algum tem que fazer alguma coisa agora e bem19. Ela experimenta toda a diversidade e acaso da vida social, vivenciando as situaes mais inusitadas e interagindo com os mais diferentes grupos. Entretanto, as polcias militares, nas dcadas de 60 e 70, tiveram uma atuao voltada para a segurana do Estado, ao invs de ter uma preocupao com o cidado, que, por sua vez, era colocado sob vigilncia, devido a uma possvel orientao poltica contrria aos interesses do Estado. Da experincia durante a Ditadura, propagou-se o medo da polcia pela classe mdia, o que s alargou os segmentos sociais que viam a polcia como fonte de arbitrariedade e truculncia. Se atualmente, no existe o medo do confronto policial devido s orientaes polticas, existem outros medos. Nas classes trabalhadoras, a polcia continua sendo identificada como origem da violncia20 Embora estas representaes no se traduzam no comportamento e atuao de muitos policiais, o certo que a relao polcia e sociedade possui uma histria conturbada de suspeitas, violaes de direitos, torturas, chacinas, corrupo e extorso. O resultado disto uma instituio com baixo ndice de credibilidade diante da sociedade. Seja qual for a classe social, existe um desconforto decorrente do encontro com a polcia nunca se sabe o que pode acontecer. E, se no existe confiana, como cooperar com o trabalho policial? Por outro lado, em uma sociedade, onde as relaes pessoais os conhecidos, os parentes e o voc sabe com quem est falando freqentemente do a medida da aplicao da lei, a lgica do trabalho policial torna-se imprevisvel. A polcia oferece um tratamento desigual aos indivduos, no mesmo sentido que a sociedade se percebe como desigual.

2.4. A Polcia no Brasil: Em 8 de maro de 1808, aportam no cais no Rio de Janeiro, o rei D. Joo VI, a famlia real e uma comitiva de 10.000 a 15.000 pessoas fora os militares dispostos a transformar a colnia em um novo imprio21. Os portugueses recm chegados encontraram uma populao hostil e perigosa e com o espao pblico na cidade ocupado por escravos africanos como nunca tinham visto em sua ptria22. Para manter a ordem, o rei cria, em 10 de maio de 1808, a Intendncia Geral de Polcia da Polcia Corte Brasil, Cor te e do Estado do Brasil a exemplo do que j existia em Portugal desde 1760, e que por sua vez foi baseado no modelo francs. A Intendncia tinha a responsabilidade pelas obras pblicas e o abastecimento da cidade, segurana, ordem pblica, vigilncia da populao, a investigao dos crimes e a captura dos criminosos. Ela considerada a origem das polcias civis estaduais.23. Em 13 de maio de 1809, para dar suporte a Intendncia, D. Joo VI cria a Guarda Real de Polcia que originou as Polcia olcia, atuais polcias militares. A Guarda foi criada como uma fora policial de tempo integral,
SEGURANA PBLICA CIDAD

19. MUNIZ, 1999, p.263. 20. CARDIA, 1997; ALVITO, 2001. 21. FAORO, 2000. 22. HOLLOWAY, 1997, p.41. 23. HOLLOWAY, 1997)

43

com uma organizao militar, com a funo de manter a ordem e perseguir criminosos. Subordinada Intendncia de Polcia, a Guarda Real foi autorizada a funcionar com 218 homens, mas sempre teve dificuldade em completar o efetivo pelos baixos salrios. Passando ao longo dos anos por diversos momentos de atribuio e transformao, em 1969, atravs de decretos o policiamento ostensivo fardado passa a ser atribuio exclusiva das Polcias Militares marcando o seu retorno funo de policiamento num Militares, contexto de ditadura militar, que significou o controle de multides e operaes de choque de manifestaes civis e o caa as bruxas. Em 1970, atravs do Decreto-lei 66.862/70 as Polcias Militares recebem a determinao para se incorporarem ao servio de informaes e contra-informaes do Exrcito, contaminando, desta forma, a sua atividade de policiamento, j comprometida, com a preocupao de produzir informao contra um inimigo interno.24 Neste momento, se desenhou o modelo de policia que vigora at hoje, ou seja, de duas agncias policiais estaduais de ciclo incompleto. Uma polcia militar com o papel de policia fardada e ostensiva; e outra civil com atribuio judiciria e investigativa.

Mas o que significa ciclo incompleto? A expresso indica que, ao invs de uma nica instituio policial desempenhar as funes de investigao e policiamento ostensivo, estas se encontram divididas em duas polcias, que devem operar, portanto, em carter de cooperao. A polcia militar realiza o policiamento ostensivo uniformizado; a polcia do antes e durante que vemos diariamente nas ruas. A polcia civil judiciria, ou seja, opera depois do evento ocorrido, no registro e investigao dos crimes cometidos. A primeira de carter essencialmente preventivo, partindo do pressuposto de que sua presena ostensiva inibe as aes criminais e de desordem pblica. A segunda , por definio, repressiva, pois opera no ps-fato, sobre as conseqncias das aes em sua investigao.

No Rio de Janeiro, em 1983, como conseqncia das eleies diretas para o governo do Estado, a Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro passa a ser comandada por um oficial da Polcia Militar e no mais por um oficial do Exrcito, no ano seguinte as mulheres passaram a ser admitidas na PMERJ. A Constituio de 1988 expressa estas mudanas ao considerar a segurana pblica como dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos os indivduos (CF, art. 144). Desta forma, a dcada de 80 marca o incio de um processo de redefinio do papel das policiais, em especial a Polcia Militar, e, como em qualquer transformao, isto no ocorre sem contradies e conflitos.

24. MUNIZ, 2001

44

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

2.5. A Segurana Pblica na Constituio de 1988: A Constituio Federal de 1988 atribui ao Estado atravs dos rgos listados abaixo o dever e a todos o direito e responsabilidade pela segurana pblica que descrita como preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e patrimnio:

Federal Polcia Federal Apurar infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas e empresas pblicas, assim como outras infraes cuja prtica tenha repercusso interestadual ou internacional e exija represso uniforme (art. 144, 1, inciso I); Prevenir e reprimir o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuzo da ao fazendria e de outros rgos pblicos nas respectivas reas de competncia (art. 144, 1, inciso II); Exercer as funes de polcia martima, area e de fronteiras (art. 144, 1, inciso III); Exercer, com exclusividade, as funes de polcia judiciria da Unio (art. 144, 1, inciso IV); Federal Polcia Rodoviria Federal Fazer o patrulhamento ostensivo das rodovias federais (art. 144, 2); Ferroviria Federal Polcia Ferroviria Federal Fazer o patrulhamento ostensivo das ferrovias federais (art. 144, 3); Polcias Civis Exercer a funo de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares (art. 144, 4); Polcias e Corpos de Bombeiros Militares A elas cabem a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica (art. 144, 5). Sendo que a policia militar, juntamente com os corpos de bombeiros militares, so foras auxiliares e reserva do Exrcito (art. 144, 6) Guardas Municipais Podem ser constitudas pelos municpios para a proteo dos seus bens, servios e instalaes (art. 144 8).

3. Sistema Judicirio Criminal Brasileiro:

As polcias especialmente as militares representam a parte mais visvel das agncias responsveis pela segurana pblica. Desta forma, vale a pena tentar compreender o sistema judicirio criminal brasileiro para assim entender o papel das polcias nele. No Brasil, o sistema judicirio criminal envolve diferentes instituies Polcias, o Polcias, Poder Ministrio Pblico, Defensoria Pblica, Poder Judicirio e o Sistema Prisional com diferentes princpios de organizao. O que dificulta compreender estas instituies
SEGURANA PBLICA CIDAD

45

como um nico sistema coerente, porque cada instituio atua de uma forma, e um sistema pressupe-se que composto por elementos inter-relacionados que operam com a mesma lgica25. Desta forma, pode-se falar em subsistemas dentro do sistema judicial criminal. Tem-se, ento: o das polcias, Varas criminais, Tribunal do Jri, Juizado Especial Criminal e Sistema Prisional.

3.1. A Polcia Militar: A Polcia Militar tem como base a hierarquia e a disciplina, sendo organizada militarmente seguindo um modelo inspirado no Exrcito Brasileiro. Como no Exrcito, a PM possui Estado Maior, Cadeias de Comando, batalhes, Companhias, tropas, destacamento, regimentos etc, e o efetivo distribudo hierarquicamente em graduaes ou patentes militares. conhecida como polcia ostensiva, isto , aquela responsvel por atuar na manuteno da ordem e da paz pblica.

3.2. A Polcia Civil e o Inqurito Policial: A Polcia Civil uma polcia judiciria, isto significa dizer que ela transforma o fato social, trazido pela PM ou por um denunciante, em fato jurdico. O inqurito policial realizado pela Polcia Civil, no qual ela vai coletar indcios, ou seja sinais que indiquem que houve um crime (materialidade) e quem praticou (autoria). Esses indcios apenas apontam o culpado, podem(ou no) se transformar em prova no processo judicial. Nesta etapa, o acusado no necessariamente escutado em alguns casos ele no sabe exatamente como e porque est sendo investigado e sem espao formal para que ele possa se defender. A questo que o contedo do inqurito policial a verdade do inqurito pode, e freqentemente , levado em considerao no processo judicial para o livre convencimento do juiz. At porque nem a magistratura nem o Ministrio Pblico possuem equipe para fazer investigaes.26 E, embora exista a presuno da inocncia onde todo mundo inocente at que se prove o contrrio na prtica, verifica-se o contrrio, o indiciado j olhado como culpado, tendo que provar a sua inocncia. Assim, no trmino do inqurito policial, caso considere pertinente, o delegado indicia o acusado para o Ministrio Pblico.

3.3. O Processo Judicial: A) Ministrio Pblico: O Ministrio Pblico uma instituio autnoma e tem como uma de suas funes cuidar de direitos sociais e individuais, atravs da ao penal pblica (CF, art. 129, inciso I), assim com exercer o controle externo da polcia (CF, art. 129, inciso VII). Cabe ao Ministrio Pblico iniciar o processo penal na esfera do judicirio, atravs da denncia feita pelo

25. BUCKLEY, 1971. 26. KANT de LIMA, 1995; 2002.

46

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

promotor. Porm, se este julgar que as informaes contidas no inqurito policial no so suficientes, ele pode devolv-lo para o delegado solicitando novas diligncias.

B) Advocacia e Defensoria Pblica: Segundo o Cdigo de Processo Penal Brasileiro, nenhuma pessoa pode ser processada e julgada sem um advogado para defend-la. Caso a pessoa no tenha recursos financeiros para arcar com os honorrios advocatcios, o Estado designar um defensor pblico para defend-la sem custos. importante ressaltar que a Defensoria Pblica um rgo autnomo, ou seja, no pertence ao Poder Judicirio. E, assim como o Ministrio Pblico, uma instituio fundamental para o exerccio da funo jurisdicional do Estado.

Poder C) Poder Judicirio: A denncia criminal apresentada pelo promotor ser encaminhada para as varas criminais, juizados especiais criminais ou tribunal do jri conforme a natureza do delito.

Varas As Varas Criminais: As varas criminais absorvem as denncias dos promotores que no so qualificadas como sendo de pequeno potencial ofensivo. O juiz criminal ser o responsvel por julgar o processo judicial, dando seu veredicto aps interrogar o ru, testemunhas, promotor e advogado da defesa ou defensor pblico. Nesta etapa, h a ampla defesa e o contraditrio que consiste respectivamente, na possibilidade de usar todos os recursos para a defesa e na oposio de teses entre a defesa e a acusao. Assim o ru apresenta a sua defesa na qual pode mentir ao juiz singular que decide de acordo com o seu livre convencimento, pressupondo que no julgamento do juiz neutro, racional e imparcial na sua busca pela verdade real. Este procedimento favorece o que foi escrito no processo e no inqurito, a interpretao pessoal do magistrado (e, portanto, os conceitos gerados em sua origem social, por exemplo) e o carter implcito dos acontecimentos.27

Tribunal O Julgamento pelo Tribunal do Jri: Nos crimes intencionais contra a vida humana, ao proferir a sentena, o juiz poder desclassificar o delito, dar a absolvio sumria, a impronuncia ou pronuncia do ru, no ltimo caso, o ru tem o seu nome inscrito no rol dos culpados. No julgamento pelo tribunal do jri, o ru ser julgado por jurados escolhidos por sorteio de uma lista anual de nomes. Os jurados no podem discutir o caso entre si e o voto secreto conforme a conscincia de cada um28. Ou seja, no h negociao, troca de idias ou opinies, a deciso d-se por votao.
SEGURANA PBLICA CIDAD

27. KANT de LIMA, 2002. 28. KANT de LIMA, 2002.

47

JECRI Juizados Especiais Criminais JECR I M: O JECRIM foi criado pela Constituio de 1988 e regulamentado pela Lei 9.009/95, a fim de dar rapidez ao processo judicial e desafogar a Varal Criminal, julgando os crimes de menor potencial ofensivo, a partir dos princpios da oralidade, simplicidade, informalidade, celeridade, economia processual, conciliao e transao.29 Assim, o processo seria mais rpido, com menos formalidade e a sentena refletiria um consenso entre as partes. O JECRIM possibilita ainda que as partes entrem em acordo sobre a pena a ser aplicada, podendo substituir a pena de priso por penas chamadas de alternativas, como: pagamento de cestas bsicas, prestao de servios comunidade ou pagamento de multa. Ainda aqui, no h negociao ou acordo sobre a culpa ou responsabilidade, somente sobre a pena a ser aplicada.

3.4. Sistema prisional: O sistema prisional responsvel por executar as penas de recluso, tendo como princpio a ressocializao do apenado. Existem diferentes tipos de unidades prisionais, que correspondem as etapas do processo judicial, sendo as casas de custdia e os presdios destinados a pessoas que aguardam o julgamento. As penitencirias so destinadas execuo penal, que pode ser em regime fechado ou semi-fechado.

Vanessa Cortes
Viva Rio

29. KANT de LIMA, 2002, p 269.

48

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Fluxograma
CAMINHO PERCORRIDO POR UM FATO Ocorrncia feita pela PM, GM ou denunciante, Investigao da PC

No-criminal

criminal

Polcia Civil

menor potencial ofensivo JECrim

Registro de ocorrncia

fato no registrado

Inqurito policial Audincia de conciliao (investigao)

arquivamento (falta de prova)

Transao Medida penal alternativa

Arquivamento

Ministrio Pblico

Devolve PC Audincia de Instruo e julgamento Crime contra a vida Para novas investigaes (amplia o prazo)

Promotor faz a denncia Inicia o Processo Judicial

julgamento pelo juiz

o ru absolvido Impronuncia o ru pronuncia o ru pena restritiva de liberdade Julgamento pelo Tribunal do Juri

o ru condenado

pena alternativa

sistema penitencirio

o ru absolvido

o ru condenado pena restritiva de liberdade sistema penitencirio

SEGURANA PBLICA CIDAD

49

5. Referncia Bibliogrfica:
ADORNO, Srgio. Excluso socioeconmica e violncia urbana. In Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n8, jul/dez 2002, p 84-135. ALVITO, Marcos As cores de Acari: uma favela carioca. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001. BAYLEY, David H. - Padres de Policiamento: uma anlise comparativa internacional. Editora da Universidade de So Paulo, So Paulo, 2001. (Polcia e Sociedade; n1) BEZERRA, Marcos Otvio. Corrupo: um estudo sobre poder pblico e relaes pessoais no Brasil. Rio de Janeiro, ANPOCS, ed Relume Dumar, 1995. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Ed Saraiva, 1997. BRETAS, Marcos Luiz. A Polcia carioca no Imprio.In Revista Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol. 12, n. 22, 1998, p. 219-234. BUCKLEY, Walter. A sociologia e a moderna teoria dos sistemas. So Paulo, Cultrix, editora da USP, 1971. CALDEIRA, Teresa Pires do Rio Cidade de muros: Crime, segregao e cidadania em So Paulo. Edusp, So Paulo, 2000. CARDIA, Nancy O medo da polcia e as graves violaes dos direitos humanos. In Tempo Social; ver. Sociol. USP, So Paulo, 9 (1): 249-265, maio de 1997. CORTES, Vanessa de Amorim Espao urbano e segurana pblica: entre o pblico, o privado e o particular. Dissertao de mestrado. Niteri: UFF, 2005. FAORO, Raymundo. Os donos do poder. 10ed. So Paulo: Globo; Publifolha, 2000. (Grandes nomes do pensamento brasileiro) HOLLOWAY, Thomas. Polcia no Rio de Janeiro: represso e resistncia numa cidade do sculo XIX. Rio de Janeiro, ed. FGV, 1997. KANT de LIMA, Roberto Carnavais, malandros e heris: o dilema brasileiro do espao pblico. In: GOMES, L.G., BARBOSA,L., DRUMMOND, J.A (org.). O Brasil no para principiantes. Rio de Janeiro: FGV, 2000, p.105-123. KANT de LIMA, Roberto. A Polcia da Cidade do Rio de Janeiro: seus dilemas e paradoxos. Rio de Janeiro, ed Forense, 2edio, 1995. KANT de LIMA, Roberto, AMORIM, Maria Stella, BURGOS, Marcelo. Os juizados especiais no sistema judicirio criminal brasileiro: controvrsias, avaliaes e projees. IN Revista Brasileira de Cincias Criminais, IBCCRIM/Editora Revista dos Tribunais, n 40, out/dez. 2002, p.255-81. ________. Juizados Especiais Criminais, sistema judicial e sociedade no Brasil: ensaios interdisciplinares. Ed. Intertexto, Niteri, 2003 LEMGRUBER, Julita, MUSUMECI, Leonarda e CANO, Igncio Quem vigia os vigias? Um estudo sobre controle externo da polcia no Brasil. Editora Record, Rio de Janeiro, 2003. MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro, Zahar editores, 19-? MISSE, Michel. Cinco teses equivocadas sobre a criminalidade urbana no Brasil. In Violncia e Participao Poltica no Rio de Janeiro, Srie Estudos, IUPERJ, n91,agosto de 1995, p.23-39. MUNIZ, Jacqueline. A Crise de Identidade das Polcias Militares Brasileiras. In Security and Defense Studies Review . Vol. 1, Winter 2001, 1997. _________. Ser Policial , sobretudo, uma razo de ser. Cultura e Cotidiano da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. IUPERJ, tese de doutorado, 1999. MUNIZ, Jacqueline e SOARES, Brbara Musumeci. Mapeamento da vitimizao de policiais no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ISER, Unesco, julho de 1998. MUNIZ, Jacqueline e ZACCHI, Jos Marcelo. Avanos, Frustraes e Desafios para uma Poltica Progressiva, Democrtica e Efetiva de Segurana Pblica no Brasil. Textos PROSUR / Segurana Cidad, junho de 2004. SILVA FILHO, Jos Vicente. Fundamentos para a reforma da polcia. In Anlise e Pesquisa, dez/2001 (http:// www.josevicente.com.br/pesquisas/pesq_05.htm, acesso em 13/06/06) SOARES, Luiz Eduardo. Entrevista ao Instituto Sou da Paz.

50

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

O IMPACTO DA VIOLNCIA EM CRIANAS E JOVENS

Diagnstico Populacional crianas e jovens no Brasil


Quando nos referimos s crianas, adolescentes e jovens brasileiros cabe a pergunta: de quem estamos falando? fundamental iniciarmos este trabalho dando uma face, traando o perfil deste pblico para que possamos analisar melhor o contexto no qual eles esto inseridos. Em um pas com imensas propores como o Brasil onde cada regio tem especificidades e grandes diferenas culturais, geogrficas e populacionais delinear um perfil para este grupo mostra-se essencial. A evoluo de uma nao est intimamente ligada ao papel exercido pela infncia e juventude daquele pas, sendo os jovens a principal fora de trabalho e mola propulsora para o desenvolvimento da nao. Assim, quando verificamos que estamos perdendo muitos de nossos jovens para o crime, cabe a pergunta: qual a nossa responsabilidade neste processo, como cidados, integrantes da sociedade civil brasileira, o que podemos fazer para ajudar a reverter este quadro? Podemos a princpio e como ponto de partida, entender melhor a realidade em que grande parte de nossas crianas e jovens vive atualmente, os fatores causais que levam muitas vezes o adolescente a se envolver nesta violncia seja como vtima, seja como perpetrador. Segundo dados de recente pesquisa realizada pelo Instituto de Segurana Pblica (ISP), no Rio de Janeiro, para cada 10 crianas e adolescentes vtimas da violncia, somente uma est envolvida em ato infracional.1 Oportunidades e chances precisam ser criadas para que este grupo to importante possa trilhar novos e diferentes caminhos, que os leve posteriormente a um futuro digno, prspero e longe da violncia.

1. Miranda, Ana Paula Mendes de; Mello, Ktia Sento S & DIRK, Renato Dossi Criana e Adolescente Arquivo disponvel em www.isp.rj.gov.br, Rio de Janeiro: ISP, 2007 2. Art. 2, Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, lei 8.069/90.

1. Crianas, adolescentes e jovens

Segundo a legislao brasileira considera-se criana todo indivduo de at 12 (doze) anos de idade incompletos e adolescente aqueles que tm entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade incompletos.2

SEGURANA PBLICA CIDAD

51

O Brasil signatrio da Conveno sobre os Direitos da Criana (CDC), instrumento internacional de direitos humanos com maior nmero de ratificaes na histria.3 A CDC dispe no seu artigo 1 que criana todo ser humano com menos de 18 anos de idade. H diversas maneiras pelas quais um instrumento internacional pode influenciar a legislao interna de um pas, porm no cabe aqui neste trabalho identificar e explicar cada uma delas. Num breve resumo para os nossos propsitos basta entender que ainda que o Brasil tenha ratificado a CDC, considerou-se necessrio pelo legislador brasileiro a criao da categoria adolescente dentro dos primeiros 18 anos de vida. J a juventude compreendida por aqueles indivduos com idade entre 15 e 24 anos. H ainda um padro internacional onde jovens tm idade entre 15 e 29 anos e que tambm utilizado no Brasil. Nesse caso, podem ser considerados jovens os adolescentes jovens (com idade entre os 15 e 17 anos), os jovens-jovens (com idades entre os 18 e 24 anos) e os jovens adultos (com idades entre os 25 e 29 anos).4 A fase da adolescncia e juventude (havendo a uma interseo dos 15 aos 18 anos) um perodo especial por diversos aspectos. O jovem fundamentalmente um indivduo que est mais suscetvel a influncias externas podendo ser elas positivas ou negativas. Isto se d pelo fato dele ainda estar vivendo um processo de amadurecimento, formao da personalidade, um perodo onde as suas escolhas podem determinar o rumo que suas vidas iro tomar. Para a nossa realidade importante traar uma distino entre crianas, adolescentes e jovens maiores de 18 anos devido ao tratamento diferenciado que o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) e a legislao penal brasileira lhes conferem e que veremos a seguir.

2. Quantos so e onde esto?

Segundo pesquisa do PNAD 2005, jovens so aqueles indivduos entre 15 e 29 anos, estando 21% (10,6 milhes) na faixa de 15 a 17 anos, 48% (24,4 milhes) na faixa etria de 18 a 24 anos e 31% (15,5 milhes) na faixa de 25 a 29 anos. Estamos falando ao todo de 50,5 milhes de jovens com idade entre 15 e 29 anos no Brasil, dos quais de acordo com dados do ltimo censo do IBGE, 50,2% so do sexo feminino. So 35 milhes de jovens com idades entre 15 e 24 anos, sendo que nesta faixa etria que se encontra a parte da populao brasileira mais atingida pelos piores ndices de desemprego, de evaso escolar, de falta de formao profissional, mortes por homicdio, envolvimento com drogas e com a criminalidade. A maior parte da populao juvenil5 encontra-se na regio sudeste do pas, sendo ela composta por 41% ou 20,6 milhes de jovens. J a regio nordeste comporta 29% ou 17,8 milhes de jovens, seguida pela regio sul onde h 14% ou 6,9 milhes de jovens. Na regio norte encontra-se 9% ou 4,3 milhes sendo seguido pela regio centrooeste onde se concentra finalmente 7% ou 3,7 milhes da populao jovem brasileira.

3. A Assemblia Geral da ONU adotou a Conveno sobre os Direitos da Criana (CDC) em 20 de novembro de 1989, e em 1990, o documento foi oficializado como lei internacional. A CDC o instrumento de direitos humanos mais aceito na histria universal. Foi ratificado por 192 pases. Somente dois pases no ratificaram a Conveno: os Estados Unidos e a Somlia. 4. Conselho Nacional de Juventude, Poltica Nacional de Juventude: Diretrizes e Perspectivas, 2 Edio, 2006, pg 5. 5. Estatstica PNAD 2005 considerou a faixa etria de 15 a 29 anos.

52

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Jovens de 15 a 29 anos - PNDA 2005

31%

21%

15 a 17 anos - 10,6 milhes 18 a 24 anos - 24,4 milhes 48% 25 a 29 anos - 15,5 milhes

Segundo a mesma pesquisa PNAD, nossos jovens esto distribudos principalmente na regio Sudeste brasileira com 41% (20,6 milhes) da populao jovem vivendo nos quatro estados que compem esta regio. Em segundo lugar vem a regio Nordeste com 29% (17,8 milhes), seguida da regio Sul com 14% (6,9 milhes) que j apresenta um nmero muito mais reduzido do que a predecessora. Completando o quadro temos a regio Norte com 9% (4,3 milhes) vindo por ltimo a regio Centro-Oeste com 7% (3,7 milhes).

50,5 milhoes de jovens de 15 a 29 anos6 Jovens onde vivem?


7% 14% Norte - 4,3 (Mil) 9% Nordeste - 17,8 (Mil) 29% Sudeste - 20,6 (Mil) 41% Sul - 6,9 (Mil) 14% Centro-Oeste - 3,7 (Mil) 7% 41% 9%

29%

3. Quantos esto fora da escola?

6. GT Juventude, maro 2007 Secretaria Nacional de Juventude Governo Federal

A avaliao puramente quantitativa deste dado infelizmente pode levar ao erro. O Brasil possui aproximadamente 97% de suas crianas na escola. Porm, quando procedemos a uma anlise qualitativa conclumos facilmente que a escola no tem conseguido manter muitos dos adolescentes brasileiros estudando. na adolescncia que ocorre grande evaso escolar tendo em vista uma srie de fatores. Numa explicao rpida pode-se
SEGURANA PBLICA CIDAD

53

dizer que a escola pblica (municipal ou estadual) no vista por tais adolescentes como uma via que vai lhes possibilitar construir um futuro melhor. Tendo em vista a qualidade muito deficitria do ensino pblico no Brasil, um nmero significativo de adolescentes pra de estudar em uma idade crtica, por volta dos 15 anos. Atualmente, existe na cidade do Rio de Janeiro a Aprovao Automtica onde alunos so aprovados para a srie seguinte sem uma avaliao. Ou seja, como resultado disto h crianas na 4 srie do ensino fundamental que mal sabem ler. Pode-se atravs desta simples anlise perceber a razo pela qual tantos adolescentes param de estudar... Uma escola onde professores recebem uma remunerao baixssima, que no atrativa, no desperta o interesse dos alunos e principalmente no faz com que nasa neles uma perspectiva positiva com relao ao futuro dificilmente vai ajudar na formao de cidados, como deveria ser. Segundo demonstra o grfico abaixo7 a grande maioria da populao jovem tem de 4 a 7 anos de estudo (81% para os defasados e 59% para os excludos); uma parcela significativa tem de 1 a 3 anos (18% para os defasados e 27% para os excludos). No analfabetismo, por sua vez, os dois grupos se separam: inexpressivo entre os defasados (1%), chega a 14% entre os excludos.

Jovens de 15 a 24 anos, defasados ou fora da escola, por anos de estudo

Fontes: Censo Populacional 2000 e PNAD 1999 - IBGE. Censo Escolar 2002 - INEP. Pesquisa ISER, 2003

4. O custo de no investir cedo

A economia brasileira gerar menos R$ 7 milhes devido ao abandono precoce da escola por jovens. Uma medida assim to elevada de benefcios perdidos, calculada com base no que poderia ter sido se os e as jovens no tivessem se engajado num comportamento negativo ou terminado numa situao desafortunada, demonstra perdas verdadeiras para a sociedade brasileira. Essas estimativas so conservadoras, j que no incluem as perdas que no podem ser capturadas por nmeros, como as oportunidades perdidas em termos de desenvolvimento cultural, maior eficincia na famlia, fortalecimento das tradies democrticas e contribuies voluntrias sociedade. A

7. Fernandes R., Segurana para Viver Propostas para uma poltica de reduo da violncia entre adolescentes e jovens, Viva-Rio, Rio de Janeiro, 2005, p.12.

54

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

maior perda dos/as prprios/as jovens, pois renunciam a seus futuros ao se engajarem em comportamentos de risco e experimentar conseqncias negativas hoje. Novamente, voltando educao, a corte dos que abandonam cedo a escola ganhar R$ 300 bilhes menos ao longo de suas vidas, em comparao com os ganhos que teria se cada um/ a tivesse terminado pelo menos o prximo nvel de educao. A preveno desses comportamentos aumentaria o bem-estar das pessoas em termos de melhor status de sade, maior potencial de ganhos e maior potencial para desfrutar a vida. Alm disso, tambm eliminaria custos sociais, liberando recursos pblicos que poderiam ser gastos em outras iniciativas para acelerar o crescimento, na medida em que as pessoas teriam maior capital humano e, assim, maior capacidade produtiva. Isso sugere que o investimento nos/as jovens uma parte crucial da estratgia mais ampla de investir no desenvolvimento econmico e social do pas.8

4.1. Os custos imensurveis do abandono precoce da escola Vrios estudos sobre o custo do abandono precoce da escola tm mostrado que um mais baixo nvel educacional, quando controlado por renda familiar, est correlacionado com: maior deteriorao da sade da pessoa e da famlia maior violncia domstica indicadores psicolgicos mais pobres
8. Jovens em situao de Risco no Brasil, Relatrio no. 32310BR,Volume I, Banco Mundial, Braslia, Junho 2007, pp. 9/10. 9. Levantamento Nacional do Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, Subsecrataria de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente, SEDH Governo Federal, realizado no perodo de 01/08/2006 a 15/08/ 2006. 10. Levantamento da Secretaria de Segurana Pblica do Estado de So Paulo 2003. 11. CRFB Art.228. So penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, sujeitos s normas da legislao especial.

maior delinqncia juvenil dos/as prprios/as filhos/as comportamentos sexuais de risco aumento do uso de drogas sentimentos mais profundos de excluso social mais baixo grau de voluntarismo menores contribuies democracia menores contribuies expresso cultural

5. Quantos esto em conflito com a lei?9

Outro dado objetivo que merece nossa ateno o baixssimo percentual de adolescentes responsveis por crimes graves no pas. Por exemplo, no estado de So Paulo, adolescentes so responsveis por apenas 1% dos homicdios e por menos de 4% do total de crimes.10 Este percentual objetivamente nunca justificaria uma mudana em um dispositivo constitucional de tamanha importncia como o artigo 228 - que na realidade verdadeira clusula ptrea11, o que vem desfazer o mito de que so os jovens os principais responsveis pela violncia e criminalidade no pas. Este dado corroborado
SEGURANA PBLICA CIDAD

55

por pesquisa feita pelo ILANUD - Instituto Latino Americano das Naes Unidas para Preveno do Delito e Tratamento do Delinqente, onde ficou demonstrado que os crimes graves atribudos a adolescentes no Brasil no ultrapassam 10% do total de infraes. Tambm vale lembrar que a grande maioria dos atos infracionais contra o patrimnio e no contra a vida.12 O levantamento estatstico da Subsecretaria de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (Murad, 2004) identificou que existiam no Brasil cerca de 39.578 adolescentes no sistema socioeducativo. Este quantitativo representava 0,2% (zero vrgula dois por cento) do total de adolescentes na idade de 12 a 18 anos existentes no Brasil (Tabela 1). Ainda em relao e este levantamento estatstico, 70% (setenta por cento), ou seja, 27.763 do total de adolescentes no Sistema Socioeducativo se encontravam em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto (liberdade assistida e prestao de servio a comunidade).

TABELA1. Adolescentes segundo o sistema socioeducativo e a populao total de adolescentes de 12 a 18 anos por regio Regies Brasil Centro-Oeste Sudeste Sul Norte Nordeste Adolescentes no SSE* 39.578 3.601 22.022 6.413 2.048 5.494 Populao de 12 a 18 anos** 25.030.970 1.704.139 9.790.356 3.406.985 2.180.849 8.417.089
*Dados da SEDH/SPDCA (Murad et ali, 2004). ** Censo Demogrfico (IBGE, 2000) Caracterizao da populao Resultados da amostra.

Segundo Rocha (2002), havia no pas 9.555 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internao e internao provisria. Destes, 90%(noventa por cento) eram do sexo masculino; 76% (setenta e seis por cento) tinham idade entre 16 e 18 anos; 63% (sessenta e trs por cento) no eram brancos e destes 97% (noventa e sete por cento) eram afro descendentes; 51% (cinqenta e um por cento) no freqentavam a escola; 90% (noventa por cento) no concluram o Ensino Fundamental; 49% (quarenta e nove por cento) no trabalhavam; 81% (oitenta e um por cento) viviam com a famlia quando praticaram o ato infracional; 12,7% (doze vrgula sete por cento) viviam em famlias que no possuam renda mensal; 66%(sessenta e seis por cento) em famlias com renda mensal de at dois salrios mnimos, e 85,6%(oitenta e cinco vrgula seis por cento) eram usurios de drogas. Em cumprimento da medida socioeducativa de semiliberdade existiam 1.260 adolescentes, segundo Fuchs (2004). Destes, 96,6% (noventa e seis vrgula seis) eram do sexo masculino; 68,5% (sessenta

12. Alves A., Reduo da Idade Penal e Criminalidade no Brasil, CONANDA, 2007.

56

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

e oito vrgula cinco) tinham entre 15 a 17 anos; 62,4% (sessenta e dois vrgula quatro por cento) eram afro descendentes; 58,7% (cinqenta e oito vrgula sete por cento) estavam fora da escola formal antes do cometimento do ato infracional; 75,7% (setenta e cinco vrgula sete por cento) no trabalhavam; 70% (setenta por cento) se declaravam usurios de drogas e 87,2% (oitenta e sete vrgula dois por cento) viviam com a famlia antes do incio do cumprimento da medida socioeducativa. A realidade dos adolescentes brasileiros, incluindo aqueles no contexto socioeducativo, exige ateno do Estado e evidencia a necessidade de uma agenda de urgncias no sentido de se efetivar polticas pblicas e sociais e, sobretudo, amplia os desafios para a efetiva implementao da poltica de atendimento socioeducativa.13 2006, Em 2006, o nmero total de internos no sistema socioeducativo de meio fechado 15.42 5.426 (10.446) no Brasil era de 15.426 adolescentes, sendo a maioria (10.446) na internao, (1.23 seguida da internao provisria (3.446) e da semiliberdade (1.234). Observa-se um aumento expressivo na taxa de crescimento da lotao do meio fechado no pas entre os anos de 2002-2006, correspondendo a 28% - muito embora 18 estados terem apresentado uma mdia superior. Os cinco estados com maior populao de internos so SP, RJ, RS, PE e PR, sendo que em So Paulo se concentram 39% dos adolescentes em cumprimento de regimes em meio fechado no Brasil, com um ligeiro decrscimo comparado a 2004 quando sua participao chegou a 46%. Contudo, proporcionalmente populao jovem de cada estado, as unidades federativas que mais internam so AC, DF, AP, SP e RO. O maior crescimento de lotao nos ltimos quatro anos aconteceu na internao provisria (34%), enquanto o nmero de internos em semiliberdade cresceu apenas 9%. Tal contraste sugere que na modalidade de atendimento esteja prevalecendo o critrio de uma suposta periculosidade dos adolescentes, levando a adoo da internao provisria como ao emergencial. Chama a ateno o fato de que em SC, PR, BA e AC existem mais adolescentes em internao provisria do que em internao. A medida de semiliberdade a menos aplicada de todas as modalidades, sendo TO inclusive inexistente nos estados do ES, MT e TO . Agrega-se ainda o fato de que 17 estados no possuem vagas nem lotao para a semiliberdade feminina. Levantamentos anteriores j haviam sinalizado a baixa aplicao da medida de semiliberdade, o que foi novamente reiterado na pesquisa atual, uma vez que para cada adolescente cumprindo esta medida encontramos nove em regime de internao. Por outro lado, RJ, RR e AP se destacam com cerca de 35% de semiliberdade para 65% de internao. Na mdia nacional, 96% dos adolescentes cumprindo medida de meio fechado no masculino. pas so do sexo masculino Uma hiptese que isso se deve ao diferente formato de participao nos delitos dependendo do gnero; enquanto os meninos assumem geralmente um papel de protagonista e expem-se mais categorizao de autoria direta, as meninas tendem a participar mais na retaguarda. A discrepncia maior na internao provisria, onde existem 30 meninos para cada menina. Comparativamente,

13. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo Sinase, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Conanda, Braslia, 2006, pp. 18/19.

SEGURANA PBLICA CIDAD

57

2002 2006 29% entre 2002 - 2006 a populao masculina sofreu um acrscimo de 29% enquanto a feminina decresceu 0,5%. Os nicos estados onde o crescimento do nmero de internas foi expressivamente maior que o de internos foram GO, ES e RO. No que diz respeito ao quadro de pessoal, quase dois teros (65%) composto por socioeducadores, enquanto 19% correspondem ao percentual de funcionrios administrativos e cerca de 15% de tcnicos. A mdia nacional de 1,2 funcionrios por adolescente e jovem em meio fechado. Os estados do RJ, CE, RO e PR possuem o quadro de pessoal mais reduzido, ao passo que os estados de RR, MA, DF e PA tem proporcionalmente o maior nmero de profissionais. O total de unidades de atendimento socioeducativo em meio fechado no Brasil de 366, sendo que 252 delas possuem at 40 leitos - ou seja, cerca de 70% esto em 70% SINASE NASE. conformidade com os parmetros estabelecidos pelo SINASE Contudo, preocupante o dficit de vagas que chega a 3.396 (22% da populao total de internos). Deste 3.396 dficit, destacam-se os 685 jovens e adolescentes em cadeias sobretudo em MG e cadeias, PR. Os estados com maiores problemas de vagas so PE, RS e MG. Ressalve-se o fato de que pela primeira vez o clculo utilizado equivale situao real, na medida em que analisou unidade por unidade e no a soma por estado. Esse crescimento nacional da utilizao dos regimes de meio fechado - que implicou na continuidade do quadro de superlotao das unidades apesar da ampliao significativa no nmero de vagas, resultado da construo e reforma de unidades em todo o pas nos traz a obrigao de reforar a primazia das medidas de meio aberto, preconizada pelo SINASE. Destaca-se a necessidade de um mapeamento nacional dessas medidas, mapeamento at ento inexistente.14 Cerca de 60% das capitais ainda no contam com a municipalizao das medidas de meio aberto, conforme indica o ECA e o SINASE.

6. O jovem que punido tem cor, idade e endereo no Brasil

Vivemos no Brasil uma lgica perversa. Sabe-se que a Justia em nosso pas seletiva. O que queremos dizer com isso? Que aqui o jovem punido tem cor, idade e endereo. Lidamos dia aps dia com dois dos piores males presentes em uma sociedade a discriminao e o preconceito. Apesar do discurso politicamente correto de que no h preconceito racial no Brasil, sabemos que isto no passa de uma grande falcia. Quando nos deparamos com jovens de classe mdia ou mdia alta cometendo os mesmos crimes que jovens pobres e saindo impunes, comeamos a compreender todo um ciclo que se perfaz desde o cometimento do crime confiram abaixo: levantamento da ficha do adolescente que cometeu ato infracional ou do menor infrator (dependendo de quem cometeu o crime) e de sua famlia complacncia de operadores do direito / rigor na aplicao da lei impunidade / punio rpida

14. Nesse sentido, a SPDCA pretende desenvolver ainda esse ano tal levantamento, tendo em vista o planejamento do apoio tcnico-financeiro s prefeituras das capitais estaduais, quer tero prioridade nos convnios de 2007.

58

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

O rigor na aplicao da lei quando um adolescente rico ou um menor pobre comete um ato infracional deveria deve ser o mesmo. No , porm o que vemos rotineiramente no Brasil, onde infelizmente a lei tem dois pesos e duas medidas. Se preventivamente o Estado no tem sucesso em impedir que crimes aconteam, pelo menos a investigao deveria ser desencadeada da mesma maneira para qualquer cidado e a punio pelo crime cometido deveria atingir a todos, sem distino. A sensao de impunidade que paira quando nos deparamos com o cometimento de crimes do colarinho branco ou crimes cometidos por figuras da classe mdia ou classe mdia alta, faz aumentar o sentimento de revolta das classes menos favorecidas. Vale lembrar que estas so as classes que sofrem constantes abusos em seus direitos mais bsicos, abusos estes que vm do Estado atravs de uma polcia truculenta e despreparada para lidar com a juventude e/ou de criminosos, que impem uma verdadeira ditadura dentro das comunidades por eles dominadas.15 Somos forados a concluir que o que determina a punio na maioria das vezes no Brasil no o crime por si s, mas sim a cor, a classe social e o local de habitao daquele que cometeu o crime...

Clarissa Huguet
Viva Rio

15. Sobre o tema dissertao de mestrado The Dictatorship of the Drug Traffic in the Slums of Rio de Janeiro vs. The International and National Human Rights Law, Huguet Clarissa, Universidade de Utrecht, Holanda, 2005.

SEGURANA PBLICA CIDAD

59

SINASE Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo


1 Por que precisamos de uma poltica socioeducativa? Comemoramos os 16 anos do Estatuto da Criana e do Adolescente colocando o dedo em uma ferida nacional: o que fazer com os adolescentes que praticam delitos e at mesmo participam do crime organizado? De um lado, a crise de implementao na rea socioeducativa visvel. No imaginrio social, por exemplo, as unidades de privao de liberdade esto muito distantes de serem consideradas estabelecimentos educacionais, conforme prope o ECA. Mesmo para os militantes na rea tal denominao poderia ser considerada um eufemismo se levarmos em conta o cenrio de reiterada violao de direitos humanos que chegam, em alguns casos, a transformar tais instituies em mquinas de moer gente, adolescentes e funcionrios. Por outro lado, pode-se visualizar outra evidncia desta crise de implementao, nem sempre destacada nas manchetes da mdia: a forte tendncia de crescimento da populao de adolescentes internos no pas. Apenas nos ltimos 8 anos houve um aumento de 320% e temos um dficit em torno de 3 mil vagas na internao. Isto sugere que tal medida socioeducativa deixou de ser excepcional e de breve durao: muitas vezes o que se observa o adolescente ficar internado devido a sua trajetria e no pelo delito praticado, como nos casos em que se decide pela sua internao ou se aumenta o seu tempo de permanncia no cumprimento desta medida pela sua trajetria de uso de drogas, evaso escolar ou problemas familiares. Assim sendo, a internao funciona como via de acesso a polticas sociais, o que nos coloca a um passo de retorno ao velho Cdigo de Menores e seus velhos internatos, mistos de reformatrio e priso. Como sugere Emlio Garcia Mendez, j no podemos falar apenas de uma crise de implementao. Neste caso, estamos diante tambm de uma crise de interpretao: a privao de liberdade deveria ser uma medida aflitiva, em que o adolescente castigado e destinado a sofrer? Ou seria uma poltica compensatria, at mesmo sem pertinncia jurdica? Propomos que ambas as interpretaes podem estar equivocadas, pois preconizam o confinamento de adolescentes como uma medida indispensvel. Portanto, tais situaes sinalizam a urgncia de parmetros mais objetivos e de procedimentos justos, para evitar tanto a arbitrariedade dos ditos maus e bons intrpretes do ECA. Diferentemente destas duas posies acreditamos que o aprisionamento juvenil no pode ser a resposta

60

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

mais investida de uma sociedade civilizada. Isto porque as sanes privativas da liberdade demonstram ter uma eficcia invertida, no por falhas das instituies ou por insuficincia de recursos. Afinal, no se pode dizer que insignificante gastar 453 milhes em um ano, como foi o caso da FEBEM/SP em 2005. Como refere Foucault, a priso um Foucault, projeto social fadado ao fracasso. Inmeros estudos demonstram que a internao de adolescentes aumenta a velocidade da reincidncia criminal e que tampouco a elevao do rigor das medidas produz menor reincidncia. Portanto, antevemos promissores sinais no surgimento do SINASE. Em primeiro lugar, porque ele nasce de uma construo coletiva. Em segundo lugar, porque sua plataforma inspiradora so os acordos internacionais em direitos humanos em que o Brasil signatrio. Em terceiro lugar, por propor a poltica socioeducativa como uma articulao em rede e de integrao de polticas intersetoriais: educao, sade, assistncia social, trabalho/emprego, previdncia social, cultura, esporte e lazer, segurana pblica. Em quarto lugar, pela afirmao da natureza pedaggica da medida socioeducativa. Em quinto lugar, pela nfase na descentralizao, o que implica tanto na regionalizao das unidades de privao de liberdade, quanto na municipalizao das medidas de meio aberto. E, por ltimo, pela necessria inverso de prioridades que subjaz na nfase a favor das medidas de meio aberto. Todavia, so inmeros os desafios na implementao do SINASE. Em termos mais gerais, chamamos a ateno para o lento reordenamento institucional. Temos hoje no Brasil cerca de 40 % das instituies socioeducativas estaduais ainda com uma dupla gesto medidas protetivas e medidas socioeducativas. Muito embora a maioria esteja gerenciando e financiando medidas em meio fechado e tambm aberto pensamos que isto pode ser uma vantagem para a devida descentralizao das aes e dos recursos. Em termos mais especficos, algumas estratgias se fazem necessrias a mdio prazo: a ampliao de varas especializadas e planto institucional; a integrao dos rgos do Judicirio, Ministrio Pblico, Defensoria, Segurana Pblica, Assistncia Social, na operacionalizao do atendimento inicial do adolescente em conflito com a lei; o fortalecimento do sistema de defesa destes adolescentes; a ao mais efetiva dos conselhos estaduais e municipais; a definio de limites e competncias na gesto compartilhada (uma vez que se deve partilhar aes atendendo o princpio de incompletude institucional e no por uma insuficincia institucional, o que nos leva a pensar que a transferncia de recursos no significa transferncia de responsabilidade); a formulao de polticas especiais de atendimento: para adolescentes com deficincia e/ou com sofrimento psquico, mas tambm para atendimento dos adolescentes de 18 a 21 anos ( que j atingem 25% FEBEM/SP e 33% FASE/RS do total de internos), bem como projetos pedaggicos que levem em conta as questes de gnero, etnia, raa e orientao sexual; a capacitao dos atores socioeducativos e o incremento de sua qualidade de vida; o atendimento integrado e qualificado aos egressos;
SEGURANA PBLICA CIDAD

61

o necessrio controle social: com o devido monitoramento dos Conselhos (de direitos e profissionais), Ouvidoria e Corregedoria. Por ltimo, partilhamos algumas iniciativas do governo federal que vem de encontro a tais desafios na implementao do SINASE: o crescente investimento nas medidas de meio aberto que correspondem em 2006 metade dos recursos do programa na rea, atingindo mais de 5000 adolescentes, em 49 municpios; a capacitao das equipes: somente em 2005 foram capacitados 2355 funcionrios, envolvendo 14 Estados, sendo que para ainda este ano esto previstas uma oficina de atualizao para operadores de Direito, em parceria com ABMP/ ILANUD em 9 estados, a edio de 6 publicaes a serem utilizadas pelas equipes e a constituio de um GT para discutir a formao de Escolas Socioeducativas; o incentivo constituio de novas prticas, como a Justia Restaurativa atravs de 3 projetos em diferentes estados e a realizao do I Encontro Nacional de Semiliberdade neste prximo semestre; a implementao das portarias interministeriais formalizadas com Ministrio da Sade em 2004/2005 nas reas de vigilncia sanitria e de ateno em sade e que j tem a adeso de 10 estados e outros em andamento; alm de um projeto piloto em sade mental em curso no Paran; a criao de uma rea de gesto da informao na SPDCA, que nos possibilite o monitoramento de dados e a anlise de indicadores: como as iniciativas anteriores de convnio do MS com a Fiocruz para acompanhamento da implantao das portarias de sade, e ainda o levantamento da SENASP em delegacias especializadas; sendo que esto sendo delineados o redesenho do mdulo II do SIPIA, o desenvolvimento de uma metodologia de avaliao de convnios (parceria UFRJ/Petrobrs, com 77 projetos de 2005/2006), o desenvolvimento de metodologia de gesto municipal (parceria IBAM), o I Mapeamento de Meio Aberto, a Pesquisa Custos e Qualidade das Unidades de Internao (em parceria UNICEF); e, a partir de hoje, a Comisso Intersetorial, envolvendo 12 Ministrios e CONANDA/ CNAS, que dever integrar um GT especfico j acordado com o MDS para estudo do financiamento das medidas socioeducativas. Por tudo isto, algum poderia afirmar que o SINASE est na contramo da crescente demanda social pelo agravamento das medidas. Mas tambm seria possvel argumentar que, cada vez mais, vem se tornando indefensvel a lgica carcerria em nosso pas e que precisamos sim, com sensibilidade e ousadia, experimentar novas tecnologias, reunir esforos das vrias reas de conhecimentos e estabelecer parcerias suprapartidrias. Esta aposta, este o convite! Carmen Silveira de Oliveira
Subsecretria de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente, SEDH

62

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Sistema Socioeducativo
esclarecendo conceitos equivocados

H uma falsa idia de que os adolescentes ficam impunes no Brasil quando, como j colocado neste trabalho, uma pessoa de 12 anos j pode ser responsabilizada pelos delitos que comete, segundo as regras do Estatuto da Criana e do Adolescente. Diferentemente do que vem sendo sustentado hoje no Brasil, o adolescente j responsabilizado pelo disposto no Estatuto, o que no h a imputabilidade penal, que s ocorre aps os 18 anos de idade. A severidade das medidas socioeducativas estabelecida de acordo com a gravidade do ato infracional cometido. Existe previso de 6 (seis) diferentes medidas socioeducativas, sendo a mais grave delas privativa de liberdade. A diferena entre o disposto no ECA e no Cdigo Penal est exatamente nas diversas formas de acompanhamento dos adolescentes, que favorecem sua reintegrao e diminuem drasticamente os ndices de reincidncias no cometimento de atos infracionais. Com o intuito de esclarecer a nomenclatura utilizada no sistema juvenil (socioeducativo) e a utilizada no sistema prisional, desenvolvemos o quadro a seguir:
Sistema Socioeducativo Maior de 12 e menor de 18 anos Ato infracional Ao socioeducativa Instituies Correcionais Cumprimento de medida socioeducativa art 112 ECA Medida privativa de liberdade at 3 anos em uma unidade de internao Medida de semiliberdade, priso albergue ou domiciliar Medida em meio aberto - liberdade assistida e prestao de servio comunidade Sistema Penal Maior de 18 anos Crime e contraveno penal Processo Penal Presdios Cumprimento da pena Medida privativa de liberdade - priso Regime semi-aberto Pena alternativa / Prestao de servio comunidade

Objetivamos com este quadro desconstruir o mito de que os adolescentes s recebem direitos do ECA e no so punidos. Frise-se: o adolescente j responsabilizado pelas provises do ECA ficando sujeito medida socioeducativa mais adequada gravidade do ato infracional cometido. O adolescente no penalmente imputvel, o que s ocorre a partir dos 18 anos de idade. Clarissa Huguet
Viva Rio
SEGURANA PBLICA CIDAD

63

BIBLIOGRAFIA
Alves A., Reduo da Idade Penal e Criminalidade no Brasil, CONANDA, 2007. Amorim C., CV-_PCC A Irmandade do Crime, Record, So Paulo, 5 ed., 2004. Banco Mundial, Estudo sobre Jovens em situao de Risco no Brasil, Volumes I e II, Relatrio no. 32310-BR, Braslia, 2007. Barbosa, A. Um abrao para todos os amigos: algumas consideraes sobre o trfico de drogas no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Niteri: EDUFF, 1998. Barcellos C., Abusado O Dono do Morro Dona Marta, Record, So Paulo, 12 ed., 2004. Bobbio, N.. Dicionrio de Poltica. 4 ed. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1992. Bobbio N., A Era dos Direitos, Trad. Carlos Nelson Coutinho, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1992. Cano I., Letalidade da Ao Policial no Rio de Janeiro, ISER, Rio de Janeiro, 1997. Comparato F., A Afirmao Histrica dos Direitos Humanos, Editora Saraiva, So Paulo, 2003. Conselho Nacional de Juventude, Poltica Nacional de Juventude: Diretrizes e Perspectivas, 2 Ed., 2006. Dowdney L., Crianas Combatentes em Violncia Armada Organizada, ISER/Viva Rio, Rio de Janeiro, 2002. Dowdney L., Crianas do Trfico Um Estudo de Caso de Crianas em Violncia Armada Organizada no Rio de Janeiro, Viva Rio/ISER, 7 Letras, Rio de Janeiro, 2003. Dowdney, L., Nem Guerra nem Paz Comparaes Internacionais de Crianas e Jovens em Violncia Armada Organizada, COAV/Viva Rio/ISER, Rio de Janeiro, 2005. Dowdney L., Huguet Clarissa, Cartilha Nem Guerra nem Paz, COAV Viva-Rio, Rio de Janeiro, 2006, Fernandes R., Segurana para Viver - Propostas para uma poltica de reduo da violncia entre adolescentes e jovens, Viva-Rio, Rio de Janeiro Fundao Abrinq, Por que dizer no reduo da Maioridade Penal, So Paulo, 2007. Galeria J, Moura T., Mulheres e meninas em contextos de violncia armada: Um estudo de caso sobre o Rio de Janeiro, Junho, 2006, Rio de Janeiro, Brasil Justia Global, Relatrio Rio: Violncia Policial e Segurana Pblica, Rio de Janeiro, 2004. Guia Terico e Prtico de Medidas Socioeducativas, ILANUD - Instituto Latino Americano e Tratamento do Delinqente/ UNICEF, 2004 Huguet Clarissa, The Dictatorship of the Drug Traffic in the Slums of Rio de Janeiro vs. The International and National Human RIghts Law, LLM Thesis, Universidade de Utrecht Holanda, 2005. Huguet Clarissa, Reduo da Maioridade Penal ser esta a to esperada soluo?-- Gerao Futuro, Caderno Adenauer II, agosto, 2007. Huguet, Claudio, Crianas e adolescentes pobres no trfico de drogas em favelas do Rio de Janeiro: Aproximao sociolgica e psicanaltica do problema. Tese PhD , FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2005. Human Rights Watch, Behind Bars in Brazil, December 1998. Human Rights Watch, Factionalization and Violence Among Youths, December 2004. Human Rights Watch, In the Dark: Hidden Abuses Against Detained Youths in Rio de Janeiro, June, 2005. Jovens em situao de Risco no Brasil, Relatrio no. 32310-BR,Volume I, Banco Mundial, Braslia, Junho 2007 Levantamento Nacional do Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, SPDCA - Subsecretaria de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente, SPDCA, agosto, 2006. Lisboa A., A Primeira Infncia e as Razes da Violncia, LGE Ed., Braslia, 2006. Miranda, A., Ktia Sento S & Dirk, Renato Dossi Criana e Adolescente, Rio de Janeiro: ISP, 2007 Moura T., Rostos Invisveis da Violncia Armada, Ed. 7 Letras, Rio de Janeiro, 2007.

64

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Neri, M., Retrato do presidirio paulista. Centro de Polticas Sociais, Fundao Getlio Vargas. Nunes, M. F. R; Abramovay, M., Escolas inovadoras: experincias bem- sucedidas em escolas pblicas, Braslia: Unesco; Fundao W. K. Kellogg; Unirio, 2003 Perrenoud, R., Polticas municipais de segurana: a experincia de Santos. In Revista Brasileira de Segurana Pblica. Ano 1, edio n1, 2007. PMAC, Programa Educacional de Resistncia s Drogas e a Violncia. Ramos, S., Juventude e Polcia. Boletim Segurana e Cidadania; Centro de Estudos de Segurana e Cidadania. Ano 5, n 12, 2006. Ramos, S., e Musumeci, L., Elemento suspeito. Abordagem policial e discriminao na cidade do Rio de Janeiro. Boletim Segurana e Cidadania; Centro de Estudos de Segurana e Cidadania. Ano 3, n 08, dezembro de 2004. Rede de Monitoramento Amiga da Criana, Um Brasil para as Crianas A Sociedade Brasileira e os Objetivos do Milnio para a Infncia e a Adolescncia, Relatrios I e II - Fundao Abrinq, So Paulo, 2004. So Martinho, Argumentos Perdidos, Rio de Janeiro, 2005 Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo SINASE, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Conanda, Braslia, 2006 Soares L.E., Bill M., Athayde C., Cabea de Porco, Objetiva, Rio de Janeiro, 2005. Sposato K., Polcia e Escola: Uma reflexo compartilhada em busca de paz nas escolas, Revista Ilanud n 18 Paz nas Escolas, Ilanud/Instituto Sou da Paz, 2001. Sposato K, O Direito Penal Juvenil no Estatuto da Criana e do Adolescente, USP, So Paulo, 2003. Souza A.F., Medidas socioeducativas em meio aberto: realidade e desafios, Fundao Casa, Governo do Estado de So Paulo, 2007 Urani S., Souza J., Crianas no trfico: um diagnstico rpido, ILO, 2003. Waiselfisz J., Mapa da Violncia: Os Jovens do Brasil, Rio de Janeiro: UNESCO, Instituto Ayrton Senna, Garamond, 2006.

FONTES NA INTERNET
www.coav.org.br www.comunidadesegura.org www.isp.rj.gov.br www.hrw.org www.senado.gov.br www.ucamcesec.com.br www.fgv/cps/simulador/retratosdocarcere www.scielo.br www.pm.ac.gov.br/proerd www.nevusp.org www.unicef.org www.fundabrinq.org.br www.lutapelapaz.org.br www. casa.sp.gov.br www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/

SEGURANA PBLICA CIDAD

65

POLTICA DE DROGAS

O controle das drogas


O controle de drogas originou-se na complexa combinao de situaes econmicas, sociais e sanitrias dos diferentes pases que somaram algumas iniciativas de proteo do bem-estar humano. A comunidade internacional representada pelas Naes Unidas formulou a Conveno nica de 1961 proibindo uma lista de substncias narcticas. Dez anos depois, em 1971, formulou a Conveno de Substncias Psicotrpicas; logo, em 1978, formulou a Conveno Contra o Trfico Ilcito, proibindo os chamados precursores qumicos, substncias necessrias para a fabricao das drogas includas nas listas das convenes anteriores e, em 2003, a Conveno marco sobre controle de tabaco da Organizao Mundial da Sade. Todas essas medidas estiveram orientadas a eliminar a produo, a distribuio e o consumo de drogas.

Reviso dos dez anos da UNGASS


A Sesso Especial sobre drogas da Assemblia Geral da ONU (UNGASS), de 1998 props para 2008 a erradicao das drogas no mundo. Durante esse perodo, as polticas de controle s drogas implementadas tiveram uma nfase marcada pela represso, principalmente nos pases da Amrica Latina. A chamada guerra s drogas teve drsticas conseqncias: a represso gerou deslocamentos das reas de cultivo, diversificou as organizaes de comrcio e trfico de drogas, e potencializou os conflitos armados em todo mundo1. As pesquisas hoje mostram que o consumo de drogas como a maconha e a cocana mais do que dobrou. Grandes margens de lucros tm impulsionado a oferta para alm da demanda, o que gera uma consistente tendncia de declnio dos preos2. Segundo John Walsh3, enquanto o preo da cocana diminui, seu grau de pureza tende a aumentar.

1. Jelsma, Martin, O estado atual do debate sobre polticas de drogas. Documento apresentado a Primeira Reunio da Comisso Latinoamericana sobre Drogas e Democracia, Abril de 2008. 2. Fernandes, Rubem Csar, Drogas e Democracia na Amrica Latina: Uma introduo. Documento apresentado a Primeira Reunio da Comisso Latino-americana sobre Drogas e Democracia, Abril de 2008. 3. Walsh, John, Conecting the dots. ONDCPs (reluctant) and cocaine price and purity, WOLA, 2007.

66

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

O problema crescente das drogas


O problema das drogas ainda crescente na Amrica Latina deriva tambm das fragilidades institucionais da regio, ao mesmo tempo em que contribui com elas. Desta maneira ameaa a segurana pblica, a democracia e os direitos humanos. Ainda h receio ao se falar sobre drogas. Para promover uma poltica mais humana preciso quebrar o tabu e debater o assunto sem medo. A preocupao geral com a atual situao levou constituio da Comisso Latino-Americana sobre Drogas e Democracia4, cuja meta contribuir com a reflexo sobre a problemtica na Amrica Latina e as possveis mudanas das polticas preventivas e repressivas em vista aos dez anos da UNGASS. Esta contribuio ser importante para os pases da Amrica Latina.

Desafios futuros e mudana de paradigma


Segundo Martin Jelsma, o verdadeiro desafio encontrar o perfeito equilbrio entre a proteo da sade pblica ao se estabelecer certo controle, por um lado, e as conseqncias negativas de um controle excessivamente repressivo, pelo outro. Esse esforo tem sido realizado pelas organizaes europias que mudaram o enfoque de tolerncia zero para um maior equilbrio entre represso e proteo, dando lugar a um novo paradigma, sendo a proporcionalidade, a flexibilidade e a reduo de danos alguns dos seus princpios bsicos. Com este ltimo busca-se reduzir ao mximo os danos associados s drogas para o consumidor e para a sociedade em geral. No princpio da proporcionalidade, o controle das drogas deve respeitar plenamente os direitos humanos o qual requer uma proporcionalidade penal nas sanes. J a flexibilidade leva em considerao as diferenas socioculturais pois as normas estabelecidas internacionalmente devem deixar margens de manobra para os pases se ajustarem a certos princpios de Direito Nacional ou para proteger, por exemplo, os direitos dos povos indgenas a manter suas prticas e costumes, por exemplo, plantadores de coca na Bolvia e no Peru. preciso que todos os setores da sociedade se envolvam na reflexo que atinge no s a nossa juventude mas tambm nossas instituies. Com o compromisso de fortalecer o estado democrtico e os direitos humanos, preciso estar aberto a esse novo debate, com a disposio de enfrentar os novos desafios que o seguiro.

Brigida Renoldi e Gabriela Pinheiro


Viva Rio

4. www.drogase democracia.org

SEGURANA PBLICA CIDAD

67

QUADROS DE INDICADORES E MAPEAMENTO

Mapeamento de atores e quadros de indicadores sobre polticas pblicas e aes em segurana pblica, controle de armas e munies, juventude e violncia armada organizada e drogas

Ao longo dos ltimos anos, o debate nacional sobre segurana pblica tem sido qualificado por diversas redes e instituies pblicas, acadmicas e da sociedade civil organizada. O espectro das discusses transdisciplinares foi ampliado e a legitimidade dos variados interlocutores, e no somente policiais e militares, consolidada. Assim, tem sido possvel o desenvolvimento de um pensamento sistmico que prope respostas que reflitam a complexidade e interligao das vrias agendas urgentes da segurana pblica no Brasil, na Amrica Latina e no mundo. No entanto, ainda h muita desinformao, mitos e a sombra de polticas belicistas de segurana pblica praticadas em vrios estados brasileiros. A construo e aplicao de um modelo paradigmtico e eficaz de segurana pblica cidad, como proposto no PRONASCI e por tantas instituies e redes, consiste no maior desafio coletivo para quem trabalha na rea. As foras resistentes s mudanas e defensoras do modelo repressivo ortodoxo so poderosas e bem articuladas. A parceria entre polcias e militares linha-dura, seus sindicatos, parlamentares, empresas de segurana privada e seus lobbies e um setor da mdia (com dezenas de porta-vozes Datenas pas afora) promovem polticas exclusivamente repressoras, comprovadamente ineficientes e difundem a criminalizao da pobreza. A capacidade e vontade poltica para cooperao entre governos, sociedade civil organizada, academia e instituies policiais, a partir de uma matriz lgica e experincias emergentes de um processo construtivo de inteligncia coletiva sero decisivas para a viabilidade poltica de um projeto de segurana pblica cidad. O uso da tecnologia da informao para reunir e disponibilizar seu arcabouo terico e prtico, alm de viabilizar a conectividade entre atores e a atuao em redes elemento chave para uma estratgia de articulao nacional, capacitao de atores e formao da opinio pblica.

68

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

No intuito de ajudar a balizar este debate em exemplos concretos de polticas pblicas e iniciativas bem-sucedidas em prol de uma segurana cidad, as equipes do Programa de Segurana Humana do Viva Rio organizaram o Mapeamento de atores e os quadros de indicadores de polticas pblicas em segurana pblica, controle de armas e munies, juventude e violncia armada organizada e drogas. Cada quadro lista as principais polticas, aes e instrumentos j existentes nos quatro temas, procurando, desta forma, coletar informaes sobre o desenvolvimento de cada qual dessas. O objetivo qualificar o debate e propor questes a partir da verificao da existncia ou no de instrumentos de segurana pblica cidad, polticas para juventude e de drogas. Tambm cumpre o papel de expor a interligao entre esses temas, todos essenciais para a reduo da criminalidade, e a possibilidade de visualizao e elaborao de polticas pblicas integradas. A dimenso continental do pas e a falta de uma cultura de cooperao e intercmbio de informao dificultam a socializao do conhecimento de boas prticas e aplicao de polticas pblicas eficazes. Um mecanismo como o Disque Denncia, j implementado com sucesso h vrios anos em muitos estados ainda desconhecido em outros. A proposta , em parceria com diversas instituies e redes afins, fazer um levantamento contnuo da situao em cada estado, divulgando seus ndices de criminalidade, identificando a existncia de exemplos de prticas cidads em segurana pblica e sua correlao. Essas informaes estaro disponveis no Portal Comunidade Segura (www.comunidadesegura.org) e de organizaes parceiras nesta iniciativa. Este mapeamento da situao por estado possibilitar a comparao de seus ndices de violncia e adoo de prticas de segurana pblica cidad, servindo a ativistas sociais e atores pblicos em seu advocacy por melhorias na segurana, para sugesto de pautas positivas para a imprensa e na formao da opinio pblica. O potencial de estudos e pesquisas a partir da composio dos quadros de indicadores enorme. To importante quanto um observatrio nacional de polticas, indicadores e ndices de segurana pblica o mapeamento e acesso aos atores pblicos e sociais responsveis e comprometidos com os temas e a agenda de desenvolvimento institucional das polcias, sistemas de justia juvenil, controladoria de armas e munies, entre outras. O Programa de Segurana Humana do Viva Rio prope a parceiros, instituies e redes afins a atualizao constante das informaes de contato das principais autoridades e lideranas sociais em cada estado a ser disponibilizado no Portal Comunidade Segura e em sites de instituies parceiras. Desta forma, ser mais gil acessar e mobilizar os atores e promover atividades e eventuais parcerias. Esse rol de atores por cada um dos quatro temas, assim como os quadros de indicadores, tambm devem ser constantemente aperfeioados e atualizados por todos. Entende-se que o capital e a coeso social em prol da construo da cultura da paz e da segurana pblica rendem muito mais do que o dinheiro investido em polticas inconsistentes e exclusivamente repressoras. Iniciado o processo de mobilizao e debates para a 1 Conferencia Nacional de Segurana Pblica a ser realizada em agosto de 2009, j sabemos que os expoentes da viso

SEGURANA PBLICA CIDAD

69

belicista repressora esto bem preparados e mobilizados Desta forma, mais do que nunca, os representantes da sociedade civil precisam estar preparados com uma viso integrada e fundamentados em exemplos concretos de segurana pblica cidad. O debate precisa ser direcionado para solues inteligentes, preventivas, prticas, que mobilizem o capital social e fundamentadas na garantia aos direitos humanos. Segue o quadro de indicadores de segurana pblica e a lista de atores.

Andr Porto
Viva Rio

70

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Quadro de Indicadores de Controle de Armas e Munio por Estados


Instituo para pergunta Geral Os dados sobre armas apreendidas esto em formato digital em computadores? Existe um departamento da Polcia especializado no controle e rastreamento de armas? Com que regularidade ocorre a comunicao ao SINARM de dados sobre armas apreendidas? Como feita essa comunicao? Via e-mail? Por envio de CDs ou Disketes? Em relatrios impressos? H convnio entre Estado e Unio para delegar a funo do registro de armas no interior do estado? APREENSO E ACAUTELAMENTO Qual o percurso da arma apreendida desde a apreenso at a destruio? Algum tipo de arma no destrudo? a) Qual? b) Por qu? O poder judicirio devolve as armas aps o julgamento do crime em que elas foram usadas? Para quem? JUSTIA A polcia est regularmente prendiendo pessoas por porte ilegal de arma? DESTRUIO A cada quanto tempo so destrudas as armas apreendidas? Quem destroi essas armas? A destruio realizada em pblico? Quantas armas foram destrudas em 2007? No total quantas armas foram destrudas nos ltimos sete anos? H problemas ou dificuldades para o Judicirio autorizar a destruio? Quais? MUNIO As polcias recebem munio marcada com nmero de lote gravado no estojo do cartucho? Quantas pessoas fsicas no seu estado tem autorizao para recarregar munio e tem kits de recarga? Quantas pessoas jurdicas no seu estado tem autorizao para recarregar munio e tem kits de recarga? SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/PM SSP/PC/SFPC-EB SSP/PC/SFPC-EB SSP/PC/SFPC-EB SSP/PC/SFPC-EB SSP/PC/SFPC-EB/SINARM SSP/PC/SFPC-EB/SINARM SSP ou PC SSP ou PC

SSP/PC/Policia Federal SSP/Policia Federal

SEGURANA PBLICA CIDAD

71

COMRCIO Quantas lojas de armas e munies existem no seu Estado? Quantas lojas de armas existam no seu estado em 2003 e quantas existem agora em 2008? Caso tenha havido diminuo no nmero de lojas, o que acha que a provocou? Com que frequencia so fiscalizados os livros de movimentos contbeis e os estoques das lojas de armas e munies? H casos no estado de lojas de armas e munies fechadas ou multadas por irregularidades no comrcio? a) Quantas fechadas e por qu? B) Quantas multadas e por qu? SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB

REPETIR A PERGUNTA ANTERIOR PARA SEGURANA PRIVADA, COLECIONADORES, CLUBES DE TIRO E CLUBES DE CAA

SEGURANA PRIVADA Quantas empresas de segurana privada existem no seu Estado? Quantas tem autorizao para que os funcionarios trabalhem armados? Colecionadores Quantos colecionadores existem no seu Estado? Quantos deles tem colecoes superiores a 10 armas? Caadores Quantos caadores esto registrados no seu Estado? Existem clubes de tiro no seu Estado? Atiradores Quantos atiradores esto registrados no seu estado? Quantos clubes de tiro esto registrados no seu estado? Esses clubes tem depsitos de armas e munies? Treinamento Com que frequencia as polcias fazem treinamento de tiro? Descreva o tipo de treinamento que recebem? As empresas de segurana privada, tambm tem treinamento de tiro? Quem fiscaliza o treinamento? SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB SSP/PC/SINARM/SFPC-EB

PARA OS GRUPOS PRIVADOS TAMBM ENTREVISTAR OS REPRESENTANTES DE GRUPOS DE INTERESSE POR EXEMPLO, DIRETORES DE CLUBES E ASSOCIAES DE CAADORES E ATIRADORES, E REPRESENTANTES DAS CMARAS DE COMERCIANTES DE ARMAS E MUNIES E DE EMPRESAS DE SEGURANA PBLICA

72

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Quadro de Indicadores Quantitativos de Segurana Pblica por Estados


INDICADORES PARA OS LTIMOS TRS ANOS Incidncia Criminal Nmero de homicdios por 100.000 habitantes por ano Nmero de latrocnios por 100.000 habitantes por ano Nmero de roubos por 100.000 habitantes por ano Nmero de furtos por 100.000 habitantes por ano Tamanho do efetivo policial Nmero de policiais militares por 1.000 habitantes por ano Nmero de policiais civis por 1.000 habitantes por ano Nmero de policiais mulheres em relao ao nmero total do efetivo da Polcia Militar Nmero de policiais mulheres em relao ao nmero total do efetivo da Polcia Civil Ouvidoria? Corregedoria? Numero de civis feridos em conflitos com policiais por ano Nmero de civis mortos em conflitos com policiais por ano Numero de policiais mortos em folga por ano Numero de policiais feridos em servio por ano Numero de policiais feridos em folga por ano Letalidade do conflito urbano Nmero de armas apreendidas por tipo de armamento Quantidade de drogas apreendidas por ano, por tipo de drogas Nmero de centros de internao para jovens infratores H jovens condenados ao cumprimento de medida scio-educativa acautelados em cadeias / delegacias / penitencirias INDICADORES SIM / NO Controle da segurana privada Estimativa da percentual da segurana privada formal (registrada) em relao informal H Delegacia Especial Local de Segurana Privada no Estado (rgo da Polcia Federal)? Quantas comisses de vistoria de empresas de segurana privada h no Estado? Policia Militar tem competncia residual na fiscalizao? Anlise do Gasto Pblico Percentual do oramento estadual destinado manuteno da polcia militar Percentual do oramento estadual destinado manuteno da polcia militar gasto com Recursos Humanos Percentual do oramento estadual destinado manuteno da polcia civil Percentual do oramento estadual destinado manuteno da polcia civil gasto com Recursos Humanos Transparncia da informao Publiciza as taxas de criminalidade H instituto de pesquisa do governo estadual para anlise dos dados sobre criminalidade?

SEGURANA PBLICA CIDAD

73

Aprimoramento tcnico H parcerias entre PM, PC ou Secretaria para aprimoramento da segurana pblica no Estado? Principais atividades resultantes dessas parcerias? O setor de percias independente da Polcia Civil? H Delegacia Especial de Proteo Mulher? H Delegacia Especial de Proteo Criana e ao Adolescente? H Delegacia Especial de Proteo ao Idoso? Houve plano gerencial especfico para integrao PM e PC? H Gabinete de Gesto Integrada (GGI)? Possui curso integrado para formao de policiais civis e militares (em conjunto) Possui curso de especializao para policiais civis e militares (em conjunto) Possui sistema integrado para registro de ocorrncias da PM e PC A rea de atuao da Polcia Militar a mesma rea de atuao da Polcia Civil? Controle da atividade policial Possui ouvidoria de polcia O ouvidor policial? (militar, civil ou federal) Possui corregedoria de polcia militar O corregedor um policial militar Possui corregedoria de polcia civil O corregedor um policial civil Participao comunitria Possui disque denncia? O disque-denncia gerenciado pela polcia, pela Secretaria de segurana Pblica ou por uma ONG? O disque-denncia funciona 24 horas? Possui secretaria estadual ou coordenadoria de Direitos Humanos? Possui plano estadual de preveno violncia? H Conselho Comunitrio de Segurana Pblica? H Conselhos e/ou Fruns comunitrios de Segurana Pblica destribudos geograficamente? H legislao estadual regulamentando a criao e o funcionamento dos Conselhos Comunitrios de Segurana Pblica? H programas de policiamento comunitrio? Atuaes da fora nacional O Estado j demandou a atuao da fora nacional para conteno do problema criminal O Estado j demandou a atuao da fora nacional para conteno do problema de greve das polcias Racionalizao da gerncia de recursos humanos H projetos de promoo sem a demanda de concurso para passagem de praas a funo de oficiais? H projetos de promoo sem a demanda de concurso para passagem de investigadores a funo de delegados? Qual o valor do menor soldo (menor patente) de um policial militar? Qual o valor do maior soldo (maior patente) de um policial militar? Qual o valor do menor salrio (menor cargo) de um policial civil? Qual o valor do maior salrio (maior cargo) de um policial civil? H projetos de desconcentrao de poder dentro da estrutura hierrquica da polcia?

74

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Quadro de Indicadores Juventude e Violncia Armada por Estados


O estado tem conselho estadual de juventude? O estado tem conselho estadual da criana e adolescente? O estado tem frum de Defesa da Criana e Adolescente? O estado tem Forum de Juventude? O estado tem coordenadoria (ou secretaria) estadual de polticas pblicas pra juventude? H no estado municpios que tem uma central de aplicao de medidas socioeducativas em meio aberto (municipalizao de medidas de meio aberto SINASE)? Tem DPCA (Delegacia de Proteo de Criana e Adolescente) no estado? Ela tambm atende os adolescentes vitimados? Qual o oramento estadual de 2007 destinado criana e adolescente / jovem? H acompanhamento de egressos de sistema scio-educativo? O estado j estabeleceu convnios com a SEDH / SPDCA (aps o SINASE)? Quantos adolescentes tiraram titulo de eleitor no estado? H algum programa governamental que aproxime jovens e policiais? H quantos centros pblicos de tratamento para jovens dependentes qumicos? H DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher) no estado? O CEDCA E CMDCA do seu estado / capital tem fundo de financiamento de projetos? Foi feito investimento em equipamentos pblicos de esporte e lazer em reas de risco?

SEGURANA PBLICA CIDAD

75

Quadro de Indicadores de Polticas de Drogas por Estados


Preveno H aes especficas destinadas a preveno do uso de drogas, tais como: 1) Distribuio de seringas 2) Distribuio de kits para desinfeco? 3) Casas de abrigo para usurios de drogas? H um grupamento especial da polcia militar especfico denominado como Anti-drogras ou similar? H PROERD (Polcia Militar) em atividade no Estado? O Estado fez em 2007 alguma campanha para preveno ao uso de drogas? Tratamento H algum hospital para tratamento de condenados por crimes conexos ao trfico / uso de drogas? H algum hospital especfico para tratamento de detentos toxicmanos? H salas especializadas dentro dos hospitais pblicos para a desintoxicao? H clnicas pblicas para a desintoxicao? H programas especficos (pblicos ou parcerias pblico-privada) para a desintoxicao? H programas especficos de orientao aos presos sobre os efeitos deletrios das drogas? Represso H delegacias especializadas da Polcia Civil para registro de ocorrncias relacionadas ao porte / uso / trfico? H delegacias especializadas da Polcia Federal para registro de ocorrncias relacionadas ao porte / uso / trfico? Qual o rgo encarregado de fazer as percias dos indivduos autuados por uso de drogas? O IML do Estado faz exames periciais determinando a quantidade e a qualidade da droga que o indivduo autuado utilizou? Quantidade de maconha (em kg) apreendida pela Polcia Civil nos ltimos seis anos Quantidade de maconha (em kg) apreendida pela Polcia Federal nos ltimos seis anos Quantidade de maconha (em kg) apreendida pela Polcia Rodoviria Federal nos ltimos seis anos Quantidade de Crack (em kg) apreendida pela Polcia Civil nos ltimos seis anos Quantidade de Crack (em kg) apreendida pela Polcia Federal nos ltimos seis anos Quantidade de crack (em kg) apreendida pela Polcia Rodoviria Federal nos ltimos seis anos Quantidade de Cocana (em kg) apreendida pela Polcia Civil nos ltimos seis anos Quantidade de Cocana (em kg) apreendida pela Polcia Federal nos ltimos seis anos Quantidade de Cocana (em kg) apreendida pela Polcia Rodoviria Federal nos ltimos seis anos Quantidade de Pasta Base (em kg) apreendida pela Polcia Civil nos ltimos seis anos Quantidade de Pasta Base (em kg) apreendida pela Polcia Federal nos ltimos seis anos Quantidade de Pasta Base (em kg) apreendida pela Polcia Rodoviria Federal nos ltimos seis anos Quantidade de LSD / ectase - anfetamina (em kg) apreendida pela Polcia Civil nos ltimos seis anos Quantidade de LSD / ectase - anfetamina (em kg) apreendida pela Polcia Federal nos ltimos seis anos Quantidade de LSD / ectase - anfetamina (em kg) apreendida pela Polcia Rodoviria Federal nos ltimos seis anos Quantidade de indivduos presos por trfico de drogas nos ltimos seis anos Quantidade de indivduos presos por uso de drogas nos ltimos seis anos

76

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Lista de Atores Pblicos e Sociais


Segurana Pblica, Controle de Armas e Munies, Juventude e Violncia Armada e Drogas

Segurana Pblica
Secretrio Estadual de Segurana Pblica Assessoria de Imprensa/Comunicao da Secretaria Comandante Geral da Policia Militar Chefe de Estado Maior da Policia Militar Assessoria de Imprensa/Comunicao da Policia Militar Chefe da Policia Civil Assessoria de Imprensa/Comunicao da PC Ouvidor da Polcia Militar Corregedor da Policia Militar Ouvidor da Policia Civil Corregedor da Policia Civil Coordenador do Gabinete Integrado Comandante Geral dos Bombeiros Coordenador da Superintendncia da Polcia Tcnico-Cientfica Ncleos sobre Violncia das Universidades

Juventude e Violncia Armada


Secretaria de Juventude do Estado Sistema de Justia Juvenil / Centros de Internao Juvenil Promotoria da Infncia e Juventude (e ABMP) CMDCA - Conselho Municipal de Direitos da Criana e do Adolescente CEDCA Conselho Estadual de Direitos da Criana e do Adolescente CONANDA - Conselho Nacional de Direitos da Criana e do Adolescente (representantes do estado) CONJUVE Conselho Nacional de Juventude (representantes do estado) DPCA - Delegacia Especializada Crianas e Adolescentes Defensoria Pblica (ncleos especializados)

SEGURANA PBLICA CIDAD

77

Colegiado Conselho Tutelar Vara da Infncia e da Juventude Presidente da OAB Secretaria Estadual de Justia e Direitos Humanos Secretaria Estadual de Educao Secretaria Municipal de Educao Coordenadoria de Juventude do Municpio Ncleos de Juventude das Universidades Redes Mun. De Proteo da Criana e do Adolescente Representante da Secretaria Nacional de Juventude

Controle de Armas e Munio


Chefe do SINARM no estado Sistema Nacional de Armas DFPC - Diretoria de Fiscalizao de Produtos Controlados SFPC - Servio de Fiscalizao de Produtos Controlados Secretrio Estadual de Segurana Pblica Comandante Geral da Policia Militar Chefe da Policia Civil Guarda Municipal (armada) Ministrio Pblico Estadual Ministrio Pblico Federal (no Estado) Frum de Justia Juizados Foras Armadas (Exrcito) Lojas de Armas e Munies Empresas de Segurana Privada e Transportadoras Clubes de Tiro Clubes de Caa Associao de Colecionadores de Armas Instituto Mdico Legal DATASUS

Drogas
Secretrio de Sade (estadual e municipal) Presidente do Conselho de Sade (estadual e municipal) Presidente do Conselho Anti-drogas Superintendente Regional da Policia Federal Superintendente Regional da Policia Rodoviria Federal

78

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

SEGURANA PBLICA

Pronasci inova na poltica de segurana pblica

H pouco mais de um ano, em agosto de 2007, o governo federal apresentou sociedade brasileira uma proposta indita na rea de segurana pblica: o Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania (Pronasci). Estava lanado o desafio de diminuir o ndice de criminalidade das grandes cidades e, ao mesmo tempo, construir uma poltica de segurana pblica cidad. Com esse compromisso, o Pronasci foi alicerado em 94 projetos que articulam aes sociais com represso policial. Alm da preveno violncia, o governo continua a aparelhar a estrutura de segurana pblica dos estados, investe em equipamentos, viaturas, logstica, inteligncia e na construo de presdios, entre outras medidas. O Ministrio da Justia investir R$ 6,707 bilhes no desenvolvimento das aes at 2012. O Pronasci um programa conduzido pelo Ministrio da Justia, mas que conta com a parceria entre Ministrios e Secretarias no combate criminalidade, com foco na preveno. Foram repassados mais de R$ 260 milhes para as pastas de Educao, Cincia e Tecnologia, Sade, Esporte, e Trabalho e Emprego. O objetivo que esse dinheiro sirva para tirar os jovens das ruas e lev-los aos projetos sociais j existentes no governo federal. O pblico-alvo do programa so jovens de 15 a 24 anos que esto beira da criminalidade ou em conflito com a lei, jovens presos e egressos do sistema prisional. Tambm, o Pronasci investe em diversas aes para fortalecimento e valorizao dos profissionais de segurana pblica. O Pronasci contemplou uma nova relao federativa: Unio, estados e municpios atuariam juntos na questo da segurana pblica, enfatizando o carter preventivo da atuao municipal. Hoje j so 18 estados e 84 municpios integrantes do Programa.
SEGURANA PBLICA CIDAD

79

Para dar sustentabilidade ao Pronasci, foram criados os Gabinetes de Gesto Integrada Municipais (GGIM): 73 prefeituras j publicaram lei municipal que institui o gabinete. Os municpios tm uma nova atuao na questo e passam a implantar os projetos preventivos para conter a criminalidade e promover o territrio de paz. A inovao est presente tambm na entrega de projetos: a prefeitura pode apresentar um projeto diretamente Unio, sem a intermediao do estado. O pedido analisado pelo Ministrio da Justia e, se aprovado, os recursos sero liberados. A Unio deixa de ser mera financiadora de projetos e passa a ser indutora de uma poltica de segurana pblica para o pas. O ministro da Justia, Tarso Genro, enftico quando conceitua o Pronasci como um programa suprapartidrio: O Pronasci independente de suas distines partidrias e ideolgicas, assim como deve ser uma boa poltica de estado. O programa brasileiro foi includo, este ano, na Declarao de Genebra sobre Violncia Armada e Desenvolvimento como modelo de programa na rea de segurana pblica. O Pronasci foi considerado exemplo de ruptura dos paradigmas de segurana pblica costumeiros. A Declarao de Genebra, como ficou conhecido o documento firmado em 2006, por representantes de 42 pases reunidos em Genebra, na Sua, para discutir, pela primeira vez, os impactos da violncia armada sobre o desenvolvimento e as graves conseqncias para as sociedades afetadas. Hoje, o documento j conta com a adeso de 50 naes, includo o Brasil.

Conhea algumas aes do Pronasci:

Fora Nacional - Um dos principais instrumentos de represso criminalidade a Fora Nacional de Segurana Pblica, grupo de elite formado pelos melhores policiais militares e bombeiros militares do pas. A tropa atua em conjunto com as foras de segurana estaduais nas regies mais problemticas abrangidas pelo Pronasci.

Presdios Sero construdos presdios especiais para jovens adultos de 18 a 24 anos e para mulheres nos estados do Par, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, So Paulo e o Distrito Federal. Essas penitencirias esto voltadas para a ressocializao dos detentos. O objetivo construir penitencirias com unidades de sade e educao. As instituies sero adaptadas para implementar programas profissionalizantes e educacionais como o Pintando a Liberdade, Pintando a Cidadania, Brasil Alfabetizado e cursos preparatrios para o Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem).

Formao Bolsa Formao - Na rea de valorizao policial, o Pronasci apresenta recordes. Nos cursos de educao a distncia estudam atualmente 130 mil alunos. Nos de especializao, oferecidos por 66 instituies de ensino superior, so mais de 2.500

80

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

alunos. So profissionais de segurana pblica que participam de uma nova formao, mais focada na inteligncia, com temas que vo de Tcnicas de armamentos no-letais e Uso progressivo da fora a Gerenciamento de risco, Direitos Humanos e Tcnica forense.

Plano Habitacional - O plano habitacional para profissionais de segurana pblica, em parceria com a Caixa Econmica Federal, disponibilizar mais de 19 mil unidades populares para os servidores e oferecer tambm cartas de crdito com juros facilitados de at R$ 50 mil.

Paz Mulheres da Paz - Ser oferecida uma bolsa de R$ 190 para as lideranas femininas das comunidades atendidas que queiram se engajar no Programa. Elas sero capacitadas em temas como tica, direitos humanos e cidadania e tero a incumbncia de identificar os jovens com os quais o Pronasci ir trabalhar.

pronasci@mj.gov.br www.mj.gov.br/pronasci

SEGURANA PBLICA CIDAD

81

Conferncia rene governo e sociedade para debater segurana pblica

Em agosto de 2009, o pas vai presenciar um dos momentos mais participativos de sua histria, quando ser aberta oficialmente, em Braslia, a 1 Conferncia Nacional de Segurana Pblica (Conseg). Essa ser a primeira vez que a sociedade brasileira vai poder opinar sobre um novo modelo de segurana pblica para o Brasil. Dentre os diversos direitos sociais previstos na Constituio, a segurana pblica o nico que ainda no possui um sistema de participao consolidado. Ao mesmo tempo, tema central na vida da sociedade brasileira. Assim como os movimentos polticos de intensa participao popular, como o Diretas J e o Impeachment, que ajudaram a consolidar a democracia, a 1 Conseg tambm pretende ser um marco na histria do Brasil, no esforo de construir um novo modelo de segurana pblica, que teve incio com a estruturao do Sistema nico de Segurana Pblica (Susp), em 2003, e do Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania (Pronasci), em 2007. A proposta da Conferncia reunir mesma mesa governo federal, gestores e trabalhadores da segurana pblica e a sociedade civil organizada, com um nico propsito: efetivar a segurana como direito fundamental, ao encontrar caminhos para a construo de um modelo que privilegie a cidadania, valorize mais o trabalhador do setor e garanta a participao da sociedade civil organizada na formulao de polticas de segurana pblica. O Ministrio da Justia, responsvel pela iniciativa de convocao da conferncia, pretende consolidar, tambm, mecanismos de participao social na gesto das polticas pblicas de segurana. O dilogo a base das decises da 1 Conseg, pois ser supra e pluripartidria, como explicou o ministro da Justia, Tarso Genro. Para ele, o evento chama todos os governos, todas as representaes da sociedade, para responder a uma questo-chave: como

82

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

ns podemos estabelecer um ciclo virtuoso de integrao para a produo de polticas pblicas nacionais efetivas. Qualquer cidado pode participar da Conferncia. Entretanto, a mobilizao do evento priorizar aqueles segmentos que se relacionam diretamente com a rea de Segurana Pblica (trabalhadores, gestores, sociedade civil, integrantes dos poderes Judicirio e Legislativo). As respectivas representaes desses segmentos foram mobilizadas para colaborar com a Conferncia por meio de participao nas instncias nacionais (Comisso Organizadora Nacional e Frum Preparatrio), da integrao nas comisses organizadoras estaduais e municipais ou da promoo de conferncias e debates sobre os temas propostos. A Conferncia est estruturada em etapas deliberativas, com encontros municipais (maro a maio), estaduais (junho e julho) e nacional (agosto), alm de conferncias livres e consultas a pblicos especficos. Alm disso, esto previstas oficinas em todos os estados, festivais culturais, ciclos de debates e concursos de monografias e publicaes. Durante a 1 Conseg, sero discutidos temas como cidadania, participao popular, preveno e represso ao crime, entre outros. A expectativa reunir mais de dois mil representantes de todo o Brasil, eleitos nas etapas municipais e estaduais. Para o secretrio Nacional de Segurana Pblica, Ricardo Balestreri, essa uma oportunidade de aprofundar o debate sobre o Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania (Pronasci), lanado h um ano pelo governo federal. preciso que, como conseqncia do Pronasci, a discusso se alastre pelo conjunto da sociedade brasileira, disse. Sero sete os principais eixos de discusso da conferncia: Gesto Democrtica: Controle Social e Externo, Integrao e Federalismo; Financiamento e Gesto da Poltica Pblica de Segurana; Valorizao Profissional e Otimizao das Condies de Trabalho; Represso Qualificada da Criminalidade; Preveno Social do Crime e das Violncias e Construo da Paz; Diretrizes para o Sistema Penitencirio e Diretrizes para o Sistema de Preveno, Atendimentos Emergenciais e Acidentes. Mais informaes sobre a Conferncia, voc obtm na pgina do Ministrio da Justia na Internet: http://www.mj.gov.br/conferencia. Para entrar em contato com a Secretaria Executiva, o e-mail conferencia@mj.gov.br.

Conferncias nacionais e participao social

Com a Constituio de 1988, teve incio no Brasil um intenso processo democrtico de abertura do Estado e participao da sociedade, o que trouxe mais eficincia e transparncia administrao pblica. Conselhos, conferncias e comits gestores foram criados e permitiram a populao atuar na formulao, execuo e fiscalizao das polticas pblicas.
SEGURANA PBLICA CIDAD

83

Desde 2003, foram realizadas no Brasil cerca de 50 conferncias nacionais (como a de Sade, Meio Ambiente, Juventude, Cidades, Direitos Humanos), com a participao de 4,5 milhes de pessoas. Tambm foram criados 19 novos conselhos e reformulados outros nove j existentes. No Ministrio da Justia, o processo da 1 Conferncia Nacional de Segurana Pblica teve incio em janeiro de 2008, quando foi institudo um grupo interno de trabalho para elaborar o pr-projeto da 1. Conseg, com base nas experincias de participao social das conferncias ocorridas.

Acompanhe os passos da 1 Conseg


1. Etapas municipais Reconhecendo o papel das cidades no aperfeioamento da segurana pblica no Brasil, a 1 Conseg promover, entre abril e maio de 2009, as etapas municipais em todas as regies do pas. A proposta facilita a participao das comunidades no processo de composio da 1 Conseg e abre espao para os municpios apresentarem contribuies no processo de elaborao de uma nova poltica nacional de segurana pblica. O Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania (Pronasci), lanado em agosto de 2007 pelo governo federal, identifica nos municpios a vocao de desenvolver estratgias preventivas que combinem, a partir de diagnsticos locais, a atuao das guardas municipais com aes sociais e urbanas.

2. Etapas estaduais Parte da fase preparatria da 1 Conferncia Nacional de Segurana Pblica, as etapas estaduais sero realizadas entre junho e julho de 2009, em todas as 27 unidades da Federao. Nesse perodo, sero eleitos os representantes dos Estados que estaro em Braslia, em agosto de 2009, e definidas propostas regionais que integraro a pauta da 1 Conseg. Essas sugestes podero ser aprovadas e integradas s deliberaes.

3. Comisses organizadoras estaduais Definidas por meio de decretos de convocao assinados pelos governadores dos Estados, as comisses organizadoras estaduais (COEs) so responsveis pela coordenao das etapas estaduais, que ocorrero em todos os Estados e no DF entre junho e julho de 2009. A exemplo da Comisso Organizadora Nacional (CON), essas comisses so compostas por diferentes segmentos da segurana pblica e da sociedade civil organizada: gestores e profissionais de segurana pblica, organizaes no governamentais, representantes dos trs poderes. Orientadas pela CON, as COEs prepararo os relatrios finais das etapas estaduais que sero encaminhados 1 Conferncia Nacional de Segurana Pblica.

84

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

4. Projetos especiais Estratgia de mobilizao de setores da sociedade com potencial de envolvimento ativo no debate sobre os rumos da segurana pblica no Brasil, os Projetos Especiais dividemmonografia rafia, se em quatro modalidades, em nvel nacional: concurso de monog rafia festival de msica, escolas. msica mostra de cinema e conferncias nas escolas Programados para ocorrer ao longo da preparao da 1 Conferncia Nacional de Segurana Pblica, os Projetos Especiais ampliam o espao de participao da sociedade nas discusses e proposies de subsdios para o encontro nacional, em Braslia. O objetivo incorporar universidades, escolas pblicas e comunidades no processo de composio de uma nova poltica de segurana pblica para o pas.

Como participar da 1. Conseg?

Para participar, os interessados precisam acessar e ler o texto-base da Conferncia (documento orientador dos debates) e integrar-se s (uma ou mais) etapas que integram o processo da 1. Conseg: Conferncias Municipais, Conferncias Estaduais, Conferncias Livres, Seminrios Temticos, Projetos Especiais ou Conferncia Virtual. Essas etapas tm caractersticas diferentes entre si e esto divididas em eletivas e no eletivas. Enquanto as primeiras elegem representantes para a Etapa Nacional, as outras encaminham contribuies para debate. A forma mais simples de participar realizar uma Conferncia Livre no seu bairro, rua, vila, comunidade, escola, organizao e em qualquer outro local que desejar. Confira o Manual Orientador com as dicas e informaes sobre como organizar uma Conferncia Livre no portal da Conseg na Internet.

O que ser discutido na 1. Conseg?

Os debates da Conferncia Nacional de Segurana Pblica tero como ponto de partida o texto-base, e os participantes podero apresentar propostas no formato de princpios e diretrizes. Confira o Manual Metodolgico com os detalhes desse processo no portal da Conseg na Internet (http://www.mj.gov.br/conferencia).

SEGURANA PBLICA CIDAD

85

DECLARAO DE GENEBRA

A Declarao de Genebra sobre violncia armada e desenvolvimento

A Declarao de Genebra sobre Violncia Armada e Desenvolvimento uma iniciativa do governo da Sua com o objetivo de se chegar a uma resoluo na Assemblia Geral das Naes Unidas sobre o tema at o final de 2008, e de definir metas de segurana para o desenvolvimento, j que nas oito metas do milnio definidas pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um tema to importante como segurana, ficou de fora1. o primeiro documento internacional relevante que combina polticas de desenvolvimento com polticas de reduo da violncia armada. No final de abril de 2007, ocorreu na Cidade da Guatemala a primeira consulta regional aos pases da Amrica Latina e Caribe da Declarao de Genebra sobre Violncia Armada e Desenvolvimento. O Brasil, que assinou a declarao juntamente com outros 42 pases em junho de 2006, esteve representado na reunio atravs de sua chancelaria e da ONG Viva Rio. A regio da Amrica Latina e Caribe, foi estrategicamente escolhida para sediar a primeira consulta regional sobre a Declarao. O motivo simples: a regio do mundo mais afetada pela violncia armada. 42% dos homicdios por arma de fogo acontecem em nossa regio. Duas outras consultas regionais sero organizadas na frica e na sia, para conseguir mais signatrios para a Declarao. Para o Brasil, apoiar a declarao e seus desdobramentos faz todo sentido. O Brasil perde cerca de 50 mil brasileiros por ano, vtimas de homicdio. Segundo o Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA), as perdas econmicas para o pas com a violncia so de mais de R$ 90 bilhes por ano. A maior concentrao da violncia ocorre nas periferias das grandes cidades, locais de enorme desagregao social, sobretudo em funo da ausncia de polticas pblicas consistentes para essas regies. Apesar da

Mais informao em: http://www.geneva declaration.org/

86

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

queda em 8% das taxas de mortes por arma de fogo no pas desde 2004, aps a implementao do Estatuto do Desarmamento, a nova lei federal de controle de armas, o Brasil continua sendo o campeo mundial em nmeros absolutos de mortes por arma de fogo. Portanto, a necessidade de se consolidar uma agenda nacional para o controle, reduo e preveno da violncia armada, com o enfoque em polticas de segurana bem integradas com aes de desenvolvimento clara e urgente. O Brasil participa do ncleo de pases que impulsionaro a Declarao de Genebra no mundo. Hoje este grupo composto por 12 pases, incluindo a Sua, Reino Unido, Noruega, Holanda, Qunia, Guatemala, entre outros. Certamente, a entrada do Brasil neste ncleo uma importante demonstrao da prioridade j declarada pelo Governo Federal ao enfrentamento do tema em questo e est em linha com a proposta do novo Plano Nacional de Segurana Pblica com Cidadania do Ministrio da Justia, o PRONASCI. A iniciativa da Declarao de Genebra, to importante, precisa de reforo no Hemisfrio Sul, e o Brasil tm todas as razes para contribuir com o seu peso especfico. A Declarao de Genebra sobre Violncia Armada e Desenvolvimento recebeu um forte estmulo em setembro, quando representantes de alto nvel de 85 dos 94 Estados signatrios reuniram-se em Genebra para uma Cpula de Reviso. Junto com os ministros de Relaes Exteriores e do Desenvolvimento e outras autoridades, estavam representantes de 16 organizaes internacionais e de 35 ONGs do mundo inteiro. Tratou-se de uma reunio cujo objetivo principal foi avaliar o progresso alcanado para atingir as metas da Declarao de Genebra e fazer com que os Estados reafirmem seu compromisso com essas metas, das quais a principal atingir redues mensurveis do fardo representado, em nvel mundial, pela violncia armada at 2015, quando os Objetivos do Milnio para o Desenvolvimento devero ser atingidos.

Ilona Szab de Carvalho


Comisso Latino-Americana sobre Drogas e Democracia / Instituto Synergos

SEGURANA PBLICA CIDAD

87

PORTAIS

Portal Comunidade Segura


Lanado em agosto de 2006, o portal Comunidade Segura (www.comunidadesegura.org) um website especializado em Segurana Humana e temas relacionados, que tem a promoo dos direitos humanos como diretriz e como focos centrais aes e polticas pblicas de segurana cidad, preveno da violncia armada e do envolvimento de jovens em violncia, e a construo de uma cultura de paz. O Comunidade Segura prope um novo modelo de mdia especializada a partir da soma de esforos de profissionais de diferentes setores da sociedade com um objetivo comum: a construo da paz atravs de aes concretas de curto, mdio e longo prazos. O contedo do portal mantido por uma equipe de jornalistas e especialistas no tema, vinculados ao Programa de Segurana Humana do Viva Rio e s instituies parceiras do projeto. Com uma taxa de visitas mensais em torno de 60 mil, o portal tem verses em portugus, espanhol, ingls e francs, sendo considerado uma referncia em termos de contedo relacionado segurana humana na Amrica Latina e Caribe. O portal Comunidade Segura tem como objetivos difundir o conhecimento sobre segurana humana; divulgar metodologias bem sucedidas; promover o intercmbio de idias e prticas; aproximar e promover o dilogo entre atores de diferentes grupos como policiais, pesquisadores, jornalistas, sociedade civil organizada, gestores e legisladores; e influenciar as agendas locais e regionais sobre o tema. O contedo produzido pela equipe do portal tem cobertura internacional com destaque para o jornalismo cientfico; jornalismo investigativo; jornalismo educativo; artigos produzidos por especialistas da rea e entrevistas exclusivas. A Biblioteca Virtual em Segurana Pblica e Direitos Humanos tem verses em portugus e em espanhol e mais de 1.500 documentos cadastrados. Fruto de um projeto da parceria entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Unio Europia e o Viva Rio, a biblioteca sistematiza a produo no campo da Segurana Pblica e Direitos

88

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

Humanos, organizando o conhecimento acumulado em uma base de dados de fcil acesso e manipulao. O portal oferece tambm ferramentas interativas como sala de chat, fruns de discusso e agenda de eventos que facilitam a discusso e a troca de conhecimento. Foi dentro do portal que se consolidou, por exemplo, a Rede Latino-americana de Policiais e Sociedade Civil (blog.comunidadesegura.org/policiaesociedade/), um espao de promoo de intercmbios entre atores latino-americanos da rea de segurana pblica. O portal tambm possui um sistema de envio de informativos peridicos especializados no tema da segurana humana. So seis boletins distribudos para mais de 25 mil leitores espalhados pelo mundo. Reportagens sobre segurana pblica, produes acadmicas, artigos sobre controle de armas, boas prticas e reportagens so veiculadas nos boletins InterCMBIO, Busca Avanada, En la Mira, Hati Ici e nas newsletters mensais do portal. Entre no portal, cadastre-se e compartilhe sua experincia com os mais de trs mil usurios cadastrados. Informe-se: so mais de mil mil pginas de contedo incluindo reportagens, artigos e entrevistas, alm dos dossis, manuais, comunidades, redes e blogs associados. Shelley de Botton
Viva Rio
SEGURANA PBLICA CIDAD

89

Viva Favela

No ar desde julho de 2001, o Viva Favela uma ponte virtual entre os residentes de comunidades de baixa renda e outros segmentos da sociedade. Faltava s favelas do Rio - que abrigam uma parcela significativa da populao (mais de 1,1 milho de pessoas) - um canal de expresso. Ao abrir esse canal e resgatar uma realidade urbana praticamente desconhecida o site um dos maiores veculos de produo de contedo e comunicao em rede voltado para atender os interesses e necessidades dos produtores de cultura, arte e informao das favelas e periferias. O Viva Favela criou um ambiente digital capaz de dar expresso imensa criao popular das comunidades menos favorecidas. O Viva Favela (www.vivafavela.com.br) um projeto inovador. Realizado pela ONG Viva Rio tem como meta a incluso digital, a democratizao da informao e a reduo da desigualdade social alm de incentivar o crescimento de uma cultura de paz. Com uma cobertura jornalstica diferenciada da mdia convencional - que tende a priorizar temas ligados violncia -, o Viva Favela tornou-se fonte inspiradora de pautas para jornais, revistas e emissoras de TV. Tambm procurado com freqncia por jornalistas em busca de contatos e informaes sobre favelas. O Viva Favela tornou-se referncia tambm para produtores de conhecimento no mundo todo, como pesquisadores e acadmicos. O portal ao longo desses sete anos conquistou a credibilidade de diferentes segmentos da sociedade brasileira e internacional, atravs de informaes relevantes e exclusivas. O Viva Favela tem como meta preservar a histria dessas comunidades, relatando o seu cotidiano pelos profissionais, colaboradores e correspondentes que convivem e conhecem de perto esse universo.

www.vivafavela.com.br

90

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

REDE DESARMA BRASIL

Desde 2003, com a aprovao de uma nova lei de controle de armas, o Estatuto do Desarmamento, organizaes sociais de todo o Brasil passaram a trabalhar para maior conscientizao da populao sobre o tema. Aps a provao da lei - reconhecendo o enorme desafio de implementar a nova campanha de recolhimento de armas em 27 Estados - ONGs locais comearam a se organizar em comits pelo desarmamento e concentraram esforos para aumentar o nmero de postos de coleta por meio do recebimento de armas em igrejas e centros comunitrios e disseminar a campanha para os vrios pblicos. Por mais de uma dcada, durante a aprovao do Estatuto do Desarmamento, a campanha de recolhimento de armas e o referendo popular, estas organizaes sociais tm desenvolvido um papel primordial na consolidao do desarmamento no Brasil. Em 2005, percebendo a necessidade de fortalecer e aproximar os comits estaduais, o primeiro de quatro encontros foi realizado resultando na formalizao da Rede Desarma Brasil (www.deolhonoestatuto.org.br). Atualmente, a Rede tem por objetivo consolidar o Estatuto do Desarmamento, informando sociedade o seu contedo, fiscalizando e influenciando o processo da sua implementao. Pretende, ainda, ampliar o seu foco de atuao e trabalhar com outros temas referentes segurana pblica e promoo da Cultura de Paz. A idia que se crie um grupo forte da sociedade civil brasileira que possa pautar a agenda nacional e o debate nas diversas regies do pas. Nos dias 26, 27 e 28 de maio foi realizado o IV Encontro da Rede Desarma Brasil em Braslia com a participao de cerca de 50 pessoas representando entidades de quase todos os Estados do Brasil alm de membros da Polcia Federal, da Secretaria Nacional de Segurana Pblica (SENASP) e do Congresso Nacional. O objetivo do Seminrio era o de discutir a nova Campanha de Entrega Voluntria de Armas, prevista na Medida Provisria que versa sobre o recadastramento de armas, assim como harmonizar e fortalecer a atuao da rede em todos os estados. Mais informaes sobre a Rede podem ser encontradas no site De Olho no Estatuto do Desarmamento (http://www.deolhonoestatuto.org.br/), que uma espcie de observatrio da lei, atualizado e divulgado por todas as organizaes parceiras. Para informaes sobre como participar das aes da Rede Desarma Brasil entre em contato com Heather Sutton (heather@soudapaz.org).
SEGURANA PBLICA CIDAD

91

Rede Desarma Brasil (1) Estado Amazonas Instituio Comit Amazonense pelo Desarmamento Servio Interfranciscano de Justia, Paz e Ecologia - Sinfrajupe Comit Virtual dos Escoteiros pelo Desarmamento Par
Regio Norte

Contato Mrio Lcio Frei Everton Lopes Altamiro Vilhena Irm Henriqueta Irm Gracita Alan Bueno Samuel Evangelista Marinete Pires Tnia Maria Ribeiro Cavalcanti

Comisso de Justia e Paz - Igreja Catlica Arquidiocese do Rio Branco Gabinete da Deputada Federal Perptua Almeida Comit Acre sem Armas

Acre

Amap Tocantins Maranho Rondnia

Caritas - Movimento Justia e Paz - Diocese do Amap Movimento pela Paz

Unio Estadual dos Estudantes - Comit Maranhense de Desarmamento Milena Oliveira Polcia Federal Comisso Brasileira de Justia e Paz Joo Bosco Estrela Dalva Paulo Borges Duda Quadros Neusa Goya Maria Lusa Castro Almeida Bice Movimento Estado de Paz Comisso de Direitos Humanos (verificar) Suzana Varzo Isidoro Orge Rodriguez Almir Laureano Jos Cludio Jnior

Cear

Instituto Gaia Secretaria Municipal de Sade de Fortaleza Rede Ghandi

Bahia

Frum Comunitrio de Combate Violncia

Paraba

MOVPAZ

Regio Nordeste

Associao Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE) Arquidiocese da Paraba Movimento Humanidade Nova PB Igreja Maon Movimento Humanidade Nova Companheiros das Amricas Alagoas Piau Sergipe Pernambuco MOVPAZ MOVPAZ Comit Itinerante de Sergipe em Defesa da Vida Brasil sem Armas (trabalha no Sebrae) Viso Mundial PE Body Count Delegados pela Cidadania - Frum Brasileiro - Pernambuco Rio Grande do Norte Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Unipaz Frente Evanglica

Marcelo Firmino Jlio Amrico Pinto Neto Francisco Nunes de Almeida Maria Azimar Fernandes e Silva Maria Jos S. B. de Menezes Andr Paiva Carnaba Clvis de Souza Nunes Marcos dos Anjos Murilo Cavalcanti Carlos Bonf Joo Valadares Ademir Soares de Oliveira Maria de Ftima Tavares Leandro Amme

92

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

E-mail oca-ong@hotmail.com/ mariolucio15@bol.com.br sinfrajupe_manaus@yahoo.com.br vilhenabr@gmail.com cjpn2@cnbbn2.org.br / mariehenriqueta@hotmail.com gracitagracomolli@yahoo.com.br alan.bueno@camara.gov.br/ alan.bueno@hotmail.com acresemarmas@uol.com.br marinetepires@hotmail.com taniamr@seduc.to.gov.br milena4929@hotmail.com, milena4929@yahoo.com.br joao.jbc@dpf.gov.br estrelaamoedo@yahoo.com.br institutogaia@gmail.com dudaquadros@hotmail.com neusagoya@baydenet.com.br almeidaml@click21.com.br fccv@ufba.br suzanav@atarde.com.br isidoroorge@yahoo.com.br almirlaureano@yahoo.com.br claudiojr@cadastralsurvey.com.br marcelof@jpa.neoline.com.br julioamerico@gmail.com francisco.nunespb@terra.com.br mariasilvaaz@sec.pb.gov.br menezesprof@bol.com.br aloniversal@bol.com.br pazpelapaz1@yahoo.com.br marcoanjos@bol.com.br/ marcosanjos_sergipe@hotmail.com murilocavalcanti@uol.com.br carlosbonfa@yahoo.com.br joao@pebodycount.com.br/ jotavaladares@gmail.com adesolive@bol.com.br f.tavares@digi.com.br leandro_amme@yahoo.com.br

Telefone 92 - 3633-8721/ 92 9617-8291 92-9631-9549 92 3633-8721 91 9942-0343/ 3246-8666/ 3266-0055 68 8111-1585/ 3226-3777 61 9224-0254/ 3215-5625 68-9971-1893 96 9961-3227 (63) 3218-1467/1434 /8407-1233/ 3218-1392 98-9965-4929 69 3229-5334/ 9984-2006 69 9973-2621 85 9981-8071 85 9909-9165 85 8892-4198 71 3247-7101/ 71 9984-4477

71 3353-5266 71 3242-0094 83 8880-3980/ 9929-9913 83 9311-2661 /8861-2703 83 9984-5482 83 3226-2261/ 8824-8088 83-9921-2340 83-9928-1262 83 9984-7582 82 8832-4147/ 9973-9282 Estela (esposa) 75 9129-2270 79 3215-2125/ 8802-6534 81 9975-1975/ 3442-1154 81 3081-5658 81 8834-1205 81 9962-7762 (84) 3217-6560/ 9999-9597 84 3232-1197 / 84 9902-8927/ 3201-9477

SEGURANA PBLICA CIDAD

93

Rede Desarma Brasil (2) Estado Distrito Federal Instituio CUFA (Central nico de Favelas) CONVIVE Contato Max Cavalcanti Valria Velasco Francisco Rgis Comisso Direitos Humanos do Senado CONIC Cristina Leonardo Padre Grabiele Cipriani Luciana Holanda Caixa Seguros
Regio Centro-oeste

Cilma Azevedo Daniel Seidel Carlos Moura Gilberto Sousa

Comisso Brasileira de Justia e Paz/ CNBB

Unio dos Escoteiros do Brasil

Carmem Barreira Carolina Torres

Amigos da Paz Iniciativa das Religies UNIDAS (URI) Braslia & Unio Planetria Gois Ong Educadores para a Paz Comisso de Direitos Humanos - OAB Mato Grosso Coordenadoria da Polcia Comunitria da Secretaria de Justia e Segurana Pblica

Everardo Aguiar Elianildo Nascimento Pe. Marcelo Rezende Guimares Paulo Gonalves Vilma Lucas Barbosa Tenente Coronel Alves de Almeida Castro

Esprito Santo

Coordenadoria de Segurana Urbana e Guarda Municipal de Vitria Movimento Paz Critas Arquidiocesana de Vitria

Patrcia Henzell Eraldo Junior Ana Paula Mercier Serejo Serguem Jessui Manuel Fernando

Minas Gerais

Acodes - Agncia de Desenvolvimento e Cooperao Social

Igreja Metodista Rio de Janeiro


Regio Sudeste

Snia Rosa Faria Andr Porto Rangel Shelley de Botton Marina Motta

Viva Rio

Associao dos Parentes das Vtimas de Vigrio Geral Ong Dias Melhores Rio de Paz

Iracilda Toledo Pres. da Associao Beatrice Allevato Antnio Carlos Costa(Presidente) Fbio Gil (Marketing e Comunicao)

So Paulo

Instituto Sou da Paz

Denis Mizne Heather Sutton Erica Ribeiro

94

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

E-mail max.cufadf@gmail.com valeria.velasco@convive.org.br regis@regisimagem.com.br crisanto@senado.gov.br conic.gabrieli@terra.com.br conic.brasil.adm@terra.com.br cazevedo@caixaseguros.com.br seidel.daniel@gmail.com carlosmoura2005@yahoo.com.br cbjp@cbjp.org.br , gilbertocsousa@uol.com.br cbarreira@fazenda.df.gov.br carolina.t.s@globo.com everardoaguiar@yahoo.com.br elianildonascimento@yahoo.com.br marcelo@educapaz.org.br paugon@cultura.com.br vilmabarbosa@seguranca.mt.gov.br

Telefone 61 9949-4995 61 3340-2443 / 61 8127-4661 61 9975-1047 61 9249-5600 / 61 3311-1174 61 3321-4034 61 3321-4034 61 2192-2366/ 3328-4500 61-3323-8713 61 3323-8713 61-3323-8713/ 99091775 61 9971-1958 61-9618-3424 61 9558-3207 61 3340-4095 62 3371-1856 62 3238-2000/ fax 3238-2054 65 3613-5554/ 8117-9552 65 3613-5554

valparaiso@terra.com.br e.junior@paz-es.org.br anapcaritas@terra.com.br serguem.jessui@uol.com.br luf.mfernando@hotmail.com soniametodista@yahoo.com.br andre@vivario.org.br rangel@vivario.org.br shelley@vivario.org.br, shelleydebotton@gmail.com marinamotta@vivario.org.br iracildatoledo@bol.com.br cbddc@compuland.com.br antonio@riodepaz.org fabio@riodepaz.org.br denis@soudapaz.org heather@soudapaz.org erica@soudapaz.org

27 8816 9295 / 27 3314-5156 ou 5244 27 8126-7752 27 3228-2934/ 9989-7447 31 8681-1411

31 8862-8804/ 31 8804-3683/ 31 3214-0488 21 2555-3766/ 9977-0167 21 2555-3769 21 2555-3750 / 8875-4769 21 2555-3750/ 9181-3250 21 9197-2203 21 9961-1928 21 2618-9034 21 3684-2243/ 9873-2070 11 3812-1333 11 3812-1333 11 3812-1333

SEGURANA PBLICA CIDAD

95

Rede Desarma Brasil (3) Estado So Paulo Instituio Conectas Direitos Humanos Guarda Civil Metropolitana Comisso Munipal de Direitos Humanos
Regio Sudeste

Contato Andr Degenszanj Inspetor Sorrentino Davidson Chagas Dra. Clia Whitaker

URI - Campinas CONIC URI Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

Raticliff Bravieira Pastor Stanley Reverendo Elias Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho

Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ Rose Marie Inojosa Unio dos Escoteiros do Brasil Paran Londrina Pazeando Iddeha Santa Catarina Nao Hip-Hop Priscila Costa Luiz Cludio Galhardi Jos Luis Ventura Leal Cludio Rio Jupira Dias da Silva Frente Catarinense pelo Desarmamento
Regio Sul

Paulo Eccel Coronel Luis Antnio Brenner Guimares Gustavo Vieira Nicollas Romero Snia Juscelino dos Santos Allan Krahn Aline L. Cardoso

Rio Grande do Sul

GUAY Democracia, Participao e Solidariedade Campanha Brasileira contra as Minas Terrestres Rede Teia Ong Educadores para a Paz SerPaz

96

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

E-mail andre@conectas.org msorrentino@prefeitura.sp.gov.br dchagas@prefeitura.sp.gov.br cwhitaker@prefeitura.sp.gov.br raticliff@yahoo.com.br stanley_moraes@metodista.org.br rev_elias@yahoo.com.br eduardojorge@prefeitura.sp.gov.br rinojosa@prefeitura.sp.gov.br pripri.costa@gmail.com paz@londrinapazeando.org.br joseluis@iddeha.org.br rioprod@terra.com.br jukinha13@gmail.com pauloeccel@terra.com.br brennerguimaraes@yahoo.com.br gvieira7@terra.com.br nicorgs@yahoo.com.br educadores@educapaz.org.br jsantoslima@hotmail.com, serpaz@serpaz.org.br malkra@est.edu.br serpaz@serpaz.org.br

Telefone 11-3884-7440 11 3262-1796/ 9985 5240 11 3107-5645 11 3106-0030 19-3272-0645/ 9175-3205 11 3885-5191/ 11 8335-9042 11-8538-5700

11 9267-6239 11 7398-6060 43 9996-1283 41- 3363-3103 / 41-9987-1348 48 9992-9209/ 48 3259-2420 48 8821-8446/ 3237-2886 47 9989-0172 51 9645-3236 / 51 3212-7178 51 8111-4309 51 9141-4751

51 8501- 0001 51 3592-6106 51 3566-1496

SEGURANA PBLICA CIDAD

97

98

CARAVANA COMUNIDADE SEGURA 2008

EM TODAS AS NOSSAS DELIBERAES, NS DEVEMOS CONSIDERAR O IMPACTO DE NOSSAS DECISES NAS PRXIMAS SETE GERAES.

Sabedoria do povo indgena Iroquois

S-ar putea să vă placă și