Sunteți pe pagina 1din 42

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos

CAMINHOS TERICOS E PRTICOS EM ANLISE CRTICA DO DISCURSO Cleide Emlia Faye Pedrosa (UFRN, UFS, UERJ) eliaspedrosa@uol.com.br Derli Machado de Oliveira (UFRN, Faculdade Atlntico) derli_machado@hotmail.com Taysa Mrcia dos Santos Souza Damaceno (UFRN) taysa_damaceno@yahoo.com.br

1.

Introduo

Este minicurso apresenta como objetivo a proposta de aplicar conhecimentos advindos da anlise crtica do discurso em prticas de anlise em texto/discurso, ressaltando as categorias de comodificao, tecnologizao e intertextualidade. Este objetivo dar conta da seguinte ementa: viso terica da anlise crtica do discurso (ACD); propostas de anlise a partir das categorias: democratizao; comodificao; tecnologizao; intertextualidade e primado do interdiscurso. Como justificativa para esta abordagem, apontamos: Por julgar que a anlise crtica do discurso (ACD) ainda pouco conhecida na academia, principalmente, em suas perspectivas de aplicao, este minicurso tem como objetivo apresentar, em primeiro plano, uma viso terica da anlise crtica do discurso (ACD), para logo em seguida apresentar duas propostas de anlise que foram desenvolvidas com base nessa linha de investigao, especialmente, na que concerne corrente social desenvolvida por Fairclough (2003, 2008). Faz parte ainda da parte prtica, deste minicurso, os pressupostos desenvolvidos por Maingueneau (2008) em Gnese dos discursos sobre a semntica global, especificamente, sobre o primado do interdiscurso e a polmica como interincompreenso. Desse modo, organizamos o material de apoio ao desenvolvimento da proposta em: a) caminhos histricos e metodolgicos em anlise crtica do discurso; b) Modelo tridimensional da ACD; c) Democratizao; tecnologizao e comodificao: categorias de anlise e; d) Semntica Global: teoria e prtica. Com o resultado, esperamos que as perspectivas do pblico-alvo (alunos de Letras e reas afins, professores do ensino mdio, profissionais e usurios do texto/discurso) sejam atendidas.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


2.

Caminhos histricos e metodolgicos em anlise crtica do discurso


Anlise crtica do discurso, perspectiva que recusa a neutralidade da investigao e do investigador, que define os seus objetivos em termos polticos, sociais e culturais e que olha para a linguagem como prtica social e ideolgica e para a relao entre interlocutores como contextualizada por relaes de poder, dominao e resistncia institucionalmente constitudas. (PEDRO, 1998, p. 15)

Os analistas crticos do discurso se posicionam politicamente quanto s anlises que procedem. Para eles, importante verificar como as prticas lingusticas, discursivas e sociais se inter-relacionam de tal maneira nas estruturas socialmente aliceradas em prticas ideolgicas que se torna difcil fugir delas. Seguir uma postura crtica, como a assumida pela anlise crtica do discurso (ACD), requer se identificar com seu objetivo, qual seja, elucidar as naturalizaes advindas de prticas ideolgicas, tornando claro os efeitos que o discurso causa por serem opacos para os participantes (FAIRCLOUGH, 1995a) e, deste modo, intervir na sociedade a fim de gerar mudanas, principalmente, a favor dos perdedores (excludos sociais, pessoas sujeitas a relaes de opresso, pobres), dos menos favorecidos. Pois fato sabido que a circulao de texto dentro de uma sociedade pode servir de meios de dominao atravs da linguagem, entre alguns destes aspectos Hanks (2008, p. 155) aponta: exerccio de poder social, desigualdade poltica, cultural, discriminao de classe, sexo, etnia. Por isso que cabe a ACD desnaturalizar estas prticas discursivas analisar e revelar o papel do discurso na (re)produo da dominao (PEDRO, 1998, p. 25). Sobre este assunto, Van Dijk (2008, p. 19) afirma o seguinte:
Se o discurso controla mentes, e mentes controlam ao, crucial para aqueles que esto no poder controlar o discurso em primeiro lugar. Como eles fazem isso? Se eventos comunicativos consistem no somente de escrita e fala verbais, mas tambm de um contexto que influencia o discurso, ento o primeiro passo para o controle do discurso controlar seus contextos. [...] Isso significa que precisamos examinar em detalhe as maneiras como o acesso ao discurso est sendo regulado por aqueles que esto no poder (VAN DIJK, 2008, p. 19).

Examinar em detalhe as maneiras como o acesso ao discurso est sendo regulado por aqueles que esto no poder (FAIRCLOUGH, 1995b, p. 33; RESENDE; RAMALHO, 2006, p. 49-50) o grande desafio da ACD. E para dar conta deste desafio, esta concepo assume que a ideologia , por natureza, hegemnica, pois serve tanto para estabelecer como para sustentar relaes de dominao e convm, igualmente, para repro-

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


duzir a ordem social que beneficia indivduos e os blocos dominantes nos quais esto inseridos, perpassando suas ideias como fruto do senso comum. Foi com esta postura que surgiu dentro do campo da Lingustica a anlise crtica do discurso com fortes influncias de outras escolas, tais como lingustica crtica, semitica social e sociolingustica crtica. Seu termo foi utilizado por Fairclough em artigo publicado em 1985. Mas foi um congresso na Universidade de Amsterdam, em janeiro de 1991, que deu corpo s ideias de um grupo de pesquisadores: Teun van Dijk, Norman Fairclough, Gunter Kress, Theo van Leeuwen e Ruth Wodak. Eles estiveram juntos discutindo teorias e mtodos de anlises de discursos. Wodak (2003, p. 21, Traduo Nossa), que participou ativamente deste congresso histrico, pronuncia-se; assim, em relao este encontro: esta reunio de Amsterdam sups um comeo institucional, um esforo tendente a comear um programa de intercmbio (ERAMUS, durante trs anos) (WODAK, 2003, p. 21, traduo nossa). Desde a primeira reunio, o grupo, embora internacional e heterogneo, consolidou o novo paradigma. Esta consolidao foi mais fruto de um agendamento e programa de investigao que pela existncia de teorias e metodologias comum, acrescenta Wodak (2003, p. 22, traduo nossa). Fairclough (2008) esclarece-nos que, mesmo tendo ligao com a LC, como apontado acima, a ACD vai surgir a partir de limitaes desta. O autor tambm aponta que limitaes tambm em propostas de anlise da Anlise do Discurso (AD) contriburam para o surgimento da ACD. Para ele, a AD, ao enfatizar a perspectiva social, relegou a anlise lingustica; enquanto, a LC ao evidenciar a anlise lingustica, deu pouca nfase aos conceitos de ideologia e poder. Fairclough sustenta que ambas apresentam uma viso esttica das relaes de poder. Nessa conjuntura, o grande posicionamento deste novo paradigma vai ser o fato de considerar a linguagem como uma forma de prtica social e para tal, necessrio atender a trs perspectivas: linguagem como parte da sociedade (no algo externo a ela); linguagem como um processo social; linguagem como um processo condicionado socialmente (FAIRCLOUGH, 1995b, p. 22). Tambm ela ser norteada por trs conceitos bsicos: poder, histria e ideologia. As situaes de socializao e subjetividades em que os seres humanos esto inseridos so cruciais para estudos crticos. Pois estes estudos do discurso requerem teorizao e descrio dos processos e das es-

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


truturas sociais, bem como dos processos nos quais os sujeitos histricos criam sentidos em sua interao com textos (WODAK, 2003). Os textos, para investigao, podem estar inseridos em diversos contextos, tais como o poltico, o econmico; "o racismo, a propaganda e a mdia, e os ambientes institucionais como a burocracia e a educao (HANKS, 2008, p. 172, 173). Para dar suporte a sua anlise do texto\discurso, a ACD busca base terica na lingustica de Halliday, na sociolingustica de Bernstein, nas obras de crticos literrios e tambm de filsofos sociais como Pcheux, Foucault, Harbemas, Bakhtin, e Voloshinov e Giddens com sua Teoria da Estruturao. Para esta teoria, o sujeito capaz de gerar transformaes sociais por meio do discurso (o discurso modela a sociedade e modelado por ela). Esclarecendo um pouco mais a Teoria da Estruturao, temos:
Aspectos da Teoria da Estruturao de Giddens (1989) prestam-se discusso sobre o papel dos agentes sociais, e seus discursos, na manuteno e transformao da sociedade. Segundo essa teoria, a constituio da sociedade se d de maneira bidirecional, ou seja, h uma dualidade da estrutura social que a torna o meio e o resultado de prticas sociais (RESENDE & RAMALHO, 2006, p. 41).

Abaixo apontaremos algumas correntes desta escola e destacaremos a corrente social, com a qual vamos trabalhar neste minicurso . 2.1. Correntes de pesquisa em ACD Com base em Resende (2009), pode-se afirmar que Fairclough articula a lingustica sistmica funcional com a sociologia; que van Dijk procura estabelecer a ligao entre a lingustica textual com a Psicologia Social; e que os trabalhos de Wodak ligam-se com a Sociolingustica e a Histria. J com base em Meyer (2003), podemos destacar as correntes que sugiram devido s escolhas do quadro terico-metodolgico assumido por alguns pesquisadores em ACD: a microsociolgica com Ron Scollon; as teorias sobre a sociedade e o poder com base na tradio de Michel Foucault com Siegfried Jger, Norman Fairclough e Ruth Wodak; e as teorias do conhecimento social com Teun van Dijk. Entre estas correntes e quadro terico apontados, destacaremos a corrente que seguimos: corrente social da linguagem de Fairclough.

10

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


2.1.1. Corrente social da linguagem: Norman Fairclough Norman Fairclough, um dos pioneiros da ACD, interessa-se pelos estudos crticos e interdisciplinares sobre a prtica discursiva e a sua relao com a mudana social e cultural. Suas contribuies centrais para os estudos crticos da linguagem foram criar um mtodo para estudar o discurso e fazer com que cientistas sociais e estudiosos da mdia reconheam a necessidade de um trabalho com linguistas (MAGALHES 2005; cf. RESENDE; RAMALHO, 2006). Este seu trabalho assumiu grande importncia na solidificao da funo de linguistas crticos na crtica social contempornea (RESENDE; RAMALHO, 2006). As autoras ainda afirmam:
O dilogo crescente entre a Lingustica e a Cincia Social Crtica, nas bases tericas da ADC, foi determinante no processo de abertura da disciplina, que culminou no movimento da centralidade do discurso para a percepo deste como um momento de prticas sociais (RESENDE; RAMALHO, 2006, p. 146).

O modelo desenvolvido por Fairclough rene anlise lingustica e teoria social, numa combinao desse sentido mais socioterico de discurso com o sentido de texto e interao na anlise de discurso orientada linguisticamente (FAIRCLOUGH, 2008, p. 22). Sobre isto, Resende e Ramalho (2006, p. 11)1 afirmam: A teoria social do discurso uma abordagem de anlise de discurso crtica (ADC), desenvolvida por Norman Fairclough, que se baseia em uma percepo da linguagem como parte irredutvel da vida social dialeticamente entrecortada a outros elementos sociais. A forte herana de Halliday se faz presente explicitamente nas propostas de Fairclough. O texto analisado, segundo o modelo sitmicofuncional, daria conta das funes: ideacional experincia do mundo, sistema de conhecimentos e crenas; interpessoal interao social entre os participantes, sujeitos sociais, identidade; Textual ligao das partes de um texto em um todo coerente. Caldas Coulthard (2008, p. 33), assim, se expressa:
A metafuno ideacional ou experimental a manifestao no sistema lingustico de um propsito geral que nos permite entender ou experimentar o ambiente em que vivemos; a metafuno interpessoal ou relacional nos permite constituir e mudar relaes sociais e identidades sociais, marcando a interao entre as pessoas. As autoras Resende e Ramalho utilizam o termo "anlise de discurso crtica" (ADC), preferimos utilizar ACD como em Pedro (1998) e Wodak & Meyer (2003), entre outros.
1

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

11

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


Para Fairclough (2008), a localizao teortica da ACD est em ver o discurso como um momento das prticas sociais, sabendo que todas as prticas incluem os elementos: atividade produtiva, meios de produo, relaes sociais, identidades sociais, valores culturais, conscincia e semioses. O primeiro modelo de anlise desenvolvido por Fairclough (2008) chamado de modelo tridimensional do discurso engloba trs dimenses: o texto, a prtica discursiva e a prtica social. Assim se expressa Hanks (2008, p. 172)
Nessa abordagem (ACD), o discurso tratado sob trs perspectivas: como texto dotado de forma lingustica, como prtica discursiva por meio da qual os textos so produzidos, distribudos e consumidos, e como prtica social que tem vrios efeitos ideolgicos, incluindo normatividade e hegemonia.

A seguir, no prximo tpico, abordaremos este quadro terico/metodolgico tridimensional desenvolvido por Fairclough (2008). Nele, observa-se, alm das categorias que compem as prticas textuais, discursivas, a prtica social que envolve trs tendncias principais de mudana discursiva que tm afetado a ordem do discurso societal, que podemos relacionar diretamente s mudanas social e cultural: a democratizao, a comodificao e a tecnologizao. Especificamente, estas trs tendncias tambm sero desenvolvidas em tpico a parte.

Modelo tridimensional O modelo tridimensional desenvolvido por Fairclough (2008) baseado na lingustica sistmica-funcional de Halliday, como j afirmado, teoria que considera a linguagem na forma como ela configurada pelas funes sociais que deve atender. Segundo esta escola a linguagem uma semitica social e a forma lingustica afetada sistematicamente pelas circunstncias sociais (CALDAS-COULTHARD, 2008, p. 27-28). Halliday (apud CALDAS-COULTHARD, 2008, p. 28) afirma que a forma particular apresentada pelo sistema gramatical de uma lngua est estreitamente relacionada com as necessidades pessoais e sociais para as quais a lngua ir servir. O texto, analisado segundo esta perspectiva, considerado uma unidade semntica e uma forma de inter(ao). Este modelo tridimensional de anlise do texto\discurso assume o posicionamento que qualquer evento ou exemplo de discurso pode ser

12

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


considerado, simultaneamente, um texto (anlise lingustica), um exemplo de prtica discursiva (anlise da produo e interpretao textual) e um exemplo de prtica social (anlise das circunstncias institucionais e organizacionais do evento comunicativo). Nas palavras de Fairclough (1998, p. 83-84):
Esta abordagem tem uma caracterstica especial: a ligao entre a prtica sociocultural e o texto mediada pela prtica discursiva. A forma como um texto produzido e interpretado ou seja, que prticas e convenes discursivas tm origem em que ordem (ou ordens) do discurso e como se articulam dependem da natureza da prtica sociocultural que o discurso integra (incluindo a sua relao com hegemonias j existentes); a natureza da prtica discursiva da produo textual molda o texto, deixando vestgios nas suas caractersticas superficiais; por fim, a natureza da prtica discursiva da interpretao textual determina a forma como sero interpretados os laos superficiais de um texto.

Para atender a esse modelo tridimensional, devero ser consideradas trs perspectivas analticas, a multidimensional, a multifuncional e a histrica. A primeira, para avaliar as relaes entre mudana discursiva e social e, tambm, para relacionar as propriedades particularizadas de textos s propriedades sociais de eventos discursivos; a segunda, a multifuncional, para averiguar as mudanas nas prticas discursivas que contribuem para mudar o conhecimento, as relaes e identidades sociais; finalmente, a histrica, para discutir a estruturao ou os processos articulatrios na construo de textos e na constituio, em longo prazo, de ordens de discurso (FAIRCLOUGH, 2008, p. 27, destaques do autor). A anlise de um discurso, tomado como exemplo particular de prtica discursiva, focaliza os processos tanto de produo e de distribuio como de consumo textual. Esses processos so sociais, por isso exigem referncia aos ambientes econmicos, polticos e institucionais particulares, nos quais o discurso gerado. Podemos, ainda, afirmar que a produo e o consumo so, parcialmente, de natureza sociocognitiva. Essa afirmao se justifica porque ambas so prticas que abrangem processos cognitivos de produo e interpretao textual que, por sua vez, so fundamentados nas estruturas e nas convenes sociais interiorizadas (da o uso do prefixo scio-). Van Dijk (2008), da corrente sociocognitivista da ACD, no aceita a passagem do discurso ao social (especialmente ao poder e dominao), sem lig-lo ao cognitivo:
De acordo com o meu esquema terico, essa ligao direta no existe: no h uma influncia direta da estrutura social sobre a escrita ou a fala. Antes, estruturas sociais so observadas, experimentadas, interpretadas e representadas por membros sociais, por exemplo, como parte de sua interao ou comunica-

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

13

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


o continuada. essa (subjetiva) representao, esses modelos mentais de eventos especficos, esse conhecimento, essas atitudes e ideologias que, no fim, influenciam os discursos e outras prticas sociais das pessoas (VAN DIJK, 2008, p. 26).

Por fim, ainda se pode afirmar que a concepo tridimensional do discurso rene trs tradies analticas (FAIRCLOUGH, 1998): descrio anlise textual; interpretao prtica discursiva; explicao anlise social. Caldas-Coulthard (2008) nos informa que na tradio descritiva, o texto, embora unidade semntica, analisado segundo suas caractersticas formais; a interpretao investiga o uso das convenes; a explicao tem por objetivo explicitar como as propriedades de interao situam-se na ao social (p. 32), verificando o uso poltico e ideolgico dessa interao e as relaes de poder e valores discriminatrios. Observa-se que nem sempre ntida a distino entre descrio e interpretao. O critrio recomendvel, segundo o prprio Fairclough (1998, 2008), considerar como descrio os casos em que mais se destaquem os aspectos formais do texto. Realando-se mais os processos produtivos e interpretativos, h de ter-se em conta a anlise da prtica discursiva, embora se envolvam, tambm, os aspectos formais do texto. Tambm vale lembrar que a anlise do discurso uma atividade multidisciplinar. Ao analisar textos, mesmo linguisticamente, estamos considerando tanto forma quanto contedo, ainda que algumas abordagens tenham tentado diferenciar e distanciar esses aspectos. A seguir (Cf. Figura 1)), o modelo tridimensional e suas categorias de anlise. Deve-se considerar que estas categorias e dimenso no devem constituir-se de forma estanques, so apenas nortes que ajudam na anlise. 1.1.1. Anlise textual

Dimenso baseada na tradio de anlise textual e lingustica e tem como objetivo descrever as caractersticas organizacionais gerais, o funcionamento e o controle das interaes. No deve ser feita isoladamente das outras dimenses. Os itens relevantes nesta anlise so: tomada de turnos, estruturas de trocas, controle de tpicos, determinao e policiamento de agendas, formulao, modalidades, polidez, ethos, conectivos e argumentao, transitividade e tema, significado das palavras, criao de palavras, metforas, entre outros. A anlise textual envolve quatro itens, apresentados em escalas ascendentes: a) vocabulrio (lexicalizao); b)gramtica, c) coeso e d) estrutura textual

14

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos

Figura 1: Adaptao do Modelo Tridimensional2

. a) Vocabulrio

Significado das palavras: mapear as palavras-chave que apresentam significado cultural varivel, o significado potencial de uma palavra, enfim, como elas funcionam como um modo de hegemonia e um foco de luta. Criao de palavras: examinar as lexicalizaes alternativas e sua significao tanto poltica quanto ideolgica. interessante constatar que a criao de itens lexicais gera novas categorias culturalmente essenciais. Para Fairclough (Cf. RESENDE; RAMALHO, 2006, p. 75) Os significados das palavras e a lexicalizao de significados no so construes individuais, so variveis socialmente construdas e socialmente contestadas, so facetas de processos sociais e culturais mais amplos. Com isto devemos entender que os significados das palavras ou a lexicalizao destes significados no resultam de leituras individuais, mas leituras de indivduos inseridos histrico-socialmente. O prprio Rajagopalan (2003) destaca que o processo de nomeao um ato poltico.
Pedrosa (2005) apresenta o modelo atravs de quadros em "Anlise crtica do discurso uma proposta para a anlise crtica..." Propostas da ACD. A ACD prope-se a estudar a linguagem como prtica social e, Os que fundamentam suas pesquisas na anlise crtica do discurso www.filologia.org.br/ixcnlf/3/04.htm
2

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

15

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


Metfora: caracterizar as metforas utilizadas em contraste com metforas usadas para sentidos semelhantes em outro lugar, verificar que fatores (cultural, ideolgico, histrico etc.) determinam a escolha dessa metfora. Verificar as implicaes polticas e ideolgicas, identificando os conflitos entre metforas alternativas. Fairclough (2008), com base em Lakoff e Johnson, afiana que as metforas esto infiltradas na vida cotidiana, na linguagem, no pensamento e na ao. Isto corrobora o fato de nosso sistema conceitual ser, por natureza, metafrico. Significa, deste modo, que os conceitos no s estruturam os pensamentos, estruturam tambm o modo como apreendemos o mundo e como nele nos comportamos. Para DellIsola (1998), a metfora um fenmeno discursivo e por isso apresenta-se em um contexto referencial, podendo tambm conter marcas culturais. O criador da metfora e seu desconstrutor, inseridos em um contexto cultural, subvertem as regras da lngua/do discurso a fim de construir novas formas de discursos e representaes da realidade. Caldas-Coulthard (2008, p. 33, 34) sugere uma lista de perguntas norteadoras para se proceder anlise do vocabulrio: 1- H palavras no texto que so ideologicamente contestadas (sexistas, recistas etc.); 2- H algumas que permitem classificar as pessoas no texto quanto ao tipo de profisso e de papeis sociais. 3- H palavras formais ou informais no texto (formas de tratamento, por exemplo)? 4- Que valor expressivo dado s palavras (como as palavras avaliativas so usadas, por exemplo)? 5- Que metforas so usadas?

b)

Gramtica

Transitividade (funo ideacional da linguagem): Verificar se tipos de processo [ao, evento...] e participantes esto favorecidos no texto, que escolhas de voz so feitas (ativa ou passiva) e quo significante a nominalizao dos processos (FAIRCLOUGH, 2008, p. 287). H uma motivao social para analisar a transitividade. Pode-se tentar estabelecer que fatores sociais, culturais, ideolgicos, polticos ou tericos decidem como um processo significado num tipo de discurso particular (ou mesmo em diferentes discursos) ou em um dado texto. Por exemplo, h

16

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


motivao para escolher a voz passiva. Seu uso permite a omisso do agente por ser irrelevante, por ser evidente por si mesmo ou por ser desconhecido, mas, tambm, a omisso pode ter razes polticas ou ideolgicas, a fim de ofuscar o agente, a causalidade e a responsabilidade. Tema (funo textual da linguagem): observar se existe um padro discernvel na estrutura do tema do texto para as escolhas temticas das oraes. Tema a dimenso textual da gramtica da orao dedicada aos modos pelos quais os elementos da orao so posicionados de acordo com a sua proeminncia informacional (FAIRCLOUGH, 2008, p. 221). Modalidade (funo interpessoal da linguagem): determinar padres por meio da modalidade, quanto ao grau de afinidade expressa com proposies. Quando as pessoas escolhem suas oraes em termos de modelo e estrutura, selecionam, tambm, o significado e a construo de identidades sociais, de relaes sociais, de crenas e conhecimentos. Alguns itens gramaticais so utilizados para modalizar a orao: verbos auxiliares modais, tempos verbais, conjunto de advrbios modais e seus adjetivos equivalentes. Alm desses elementos, outros aspectos da linguagem tambm indicam a modalizao, como padres de entonao, fala hesitante, entre outros. Na modalidade, temos mais que um comprometimento do falante com suas proposies, um comprometimento que passa, tambm, pela interao com os interlocutores. A lista de Caldas-Coulthard (2008, p. 34) em relao gramtica a seguinte: 1- Que tipos de processos verbais e participantes so predominantes na interao? 2- O agenciamento explicito (quem faz o qu)? 3- Que tipos de nominalizaes so usados? 4- As oraes so ativas ou passivas? 5- Que modos (declarativo, interrogativo, imperativo) so usados? 6- Como a modalidade feita? 7- Que tipos de pronomes so usados? E como? 8- As oraes so positivas ou negativas?

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

17

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


9- As oraes complexas so caracterizadas por subordinao ou coordenao? c) Coeso

Mostrar de que forma as oraes e os perodos esto interligados no texto. Na coeso, pode-se considerar como as oraes so ligadas em frases e como essas so ligadas para formar unidades maiores nos textos. Os marcadores coesivos no podem ser vistos apenas como propriedades objetivas dos textos, mas tm de ser interpretados pelos intrpretes de textos como parte do processo de construo de leituras coerentes do texto (FAIRCLOUGH, 2008, p. 220). Esses marcadores tambm necessitam ser tomados dinamicamente e segundo a viso do produtor do texto: os produtores de texto situam ativamente relaes coesivas de determinados tipos no processo de posicionar o intrprete como sujeito. A coeso pode tornar-se um modo significativo de trabalho ideolgico que ocorre em um texto.

d)

Estrutura textual

Descrever as caractersticas organizacionais gerais, o funcionamento e o controle das interaes. A estrutura textual tambm diz respeito arquitetura do texto, principalmente no que se refere a aspectos superiores do planejamento de diferentes tipos de texto. A forma como o texto se organiza pode expandir a percepo dos sistemas de crenas e conhecimentos e alargar, tambm, a percepo dos pressupostos sobre as relaes sociais dos tipos de texto mais diversos. Polidez: identificar que estratgias de polidez so mais utilizadas na amostra e o que isso sugere sobre as relaes sociais entre os participantes. As regras de polidez particulares tanto incorporam quanto reconhecem relaes sociais de poder particulares. Segundo Fairclough (2008, p. 204), investigar as convenes de polidez de um dado gnero ou tipo de discurso um modo de obter percepo das relaes sociais dentro das prticas e dos domnios institucionais, aos quais esse gnero est associado. Ethos: verificar as caractersticas que contribuem para a construo do eu ou de identidades sociais. A imagem discursiva de si [...] ancorada em esteretipos, um arsenal de representaes coletivas que determinam, parcialmente, a apresentao de si e sua eficcia em uma determinada cultura (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004, p. 221).

18

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


Esses esteretipos culturais circulam nos mais diversos domnios: literatura, cinema, publicidade etc. (MAINGUENEAU, 2001). O posicionamento de Fairclough (2008) o de que o ethos pode ser considerado como parte de um processo mais amplo de modelagem em que o tempo e o lugar de uma interao e seus participantes, assim como o ethos desses participantes, so constitudos pela valorizao de ligaes em certas direes intertextuais de preferncia a outras. Mais uma vez, a contribuio da lista elaborada por CaldasCoulthard (2008, p. 34) 1- Onde est situada a principal informao no texto? 2- Que tipos de relaes oracionais existem? 3- Que tipos de estruturas genricas so usados (narrativa, argumentaes, relatrios etc.)?

1.1.2.

Anlise discursiva

A prtica discursiva (produo, distribuio e consumo) est baseada na tradio interpretativa ou microssociolgica de levar em conta a prtica social como algo que as pessoas, ativamente, produzem e apreendem com embasamento em procedimentos compartidos consensualmente. Trata-se, portanto, de uma anlise chamada de interpretativa, pois uma dimenso que trabalha com a natureza da produo e interpretao textual. Alguns aspectos podem ser observados nessa anlise, envolvendo as trs dimenses da prtica discursiva: produo do texto interdiscursividade e intertextualidade manifesta; distribuio do texto cadeias intertextuais; consumo do texto coerncia. A essas trs dimenses, Fairclough (2008) acrescentou as condies da prtica discursiva com a finalidade de apresentar aspectos sociais e institucionais que envolvem produo e consumo de textos.

a)

Produo do texto

Por interdiscursividade e intertextualidade, entende-se a propriedade que os textos tm de estar repletos de fragmentos de outros textos. Esses fragmentos podem estar delimitados explicitamente ou miscigenados com o texto que, por sua vez, pode assimilar, contradizer ou fazer ressoar, ironicamente, esses fragmentos.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

19

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


Interdiscursividade (intertextualidade constitutiva): Especificar os tipos de discurso que esto na amostra discursiva sob anlise, e de que forma isso feito. Intertextualidade manifesta: Especificar o que outros textos esto delineando na constituio do texto da amostra, e como isso acontece. Como ocorre a representao discursiva: direta ou indireta? O discurso representado est demarcado claramente? De acordo com o processo considerado, a intertextualidade pode ser vista diferentemente. No processo de produo, a intertextualidade acentua a historicidade dos textos, sendo sempre acrscimo s cadeias de comunicao verbal (BAKHTIN, 2000). No processo de distribuio, a intertextualidade til para a explorao de redes relativamente estveis em que os textos se movimentam, sofrendo transformaes predizveis ao mudarem de um tipo de texto a outro (FAIRCLOUGH, 2008, p. 114). No processo de consumo, a intertextualidade proveitosa ao destacar que no unicamente o texto (ou os textos intertextualizados na constituio desse texto) que molda a interpretao, porm, tambm os outros textos que os intrpretes, variavelmente, trazem ao processo de interpretao. Observar se h relao entre intertextualidade e hegemonia importante e produtivo como pista para a interpretao, para explicar as mudanas. O conceito de intertextualidade liga-se produtividade dos textos, pois aponta para como os textos transformam textos anteriores e reestruturam as convenes existentes a fim de originar novos textos.

b)

Distribuio do texto

Cadeias intertextuais: classificar a distribuio de uma amostra discursiva atravs da descrio das sries de textos nas quais ou das quais transformada. Quais os tipos de transformaes, quais as audincias antecipadas pelo produtor? Quando especificamos as cadeias intertextuais em que entra um tipo particular de discurso, estamos, na verdade, especificando sua distribuio. O nmero de cadeias intertextuais limitado pelo nmero de cadeias reais, ou seja, pelo nmero de instituies e de prticas sociais. As cadeias intertextuais podem ser muito complexas, como ocorre, por exemplo, quando se transforma um discurso presidencial em outros textos, pertencentes a diferentes gneros (reportagens, anlises e comentrios, artigos acadmicos etc.), ou podem ser muito simples, pois uma contribuio a uma conversa informal no poder gerar tantas cadei-

20

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


as intertextuais como no exemplo anterior, provavelmente ser apenas modificada por formulaes dos coparticipantes.

c)

Consumo do texto

Coerncia: Considerar as implicaes interpretativas das particularidades intertextuais e interdiscursivas da amostra. Como os textos so interpretados e quanto de trabalho inferencial requerido. A coerncia deixa de ser abordada como propriedade do texto para ser tratada como propriedades de interpretao, pois um texto s faz sentido para algum, quando lhe possvel interpret-lo, ao gerar leituras coerentes. Contudo, no se deve esquecer que h a possibilidade de fazerem-se leituras diferentes, como resistncia proposta pelo texto. De qualquer modo, a fim de que um texto faa sentido, necessrio que os intrpretes encontrem uma maneira de convencionar seus vrios dados em uma unidade coerente, conquanto no necessariamente unitria, determinada ou no ambivalente. No dizer de Magalhes (2001, p. 23): Os interpretantes, alm de sujeitos discursivos em processos discursivos, so tambm sujeitos sociais com determinadas experincias acumuladas de vida e recursos orientados diferentemente para as dimenses mltiplas da vida.

d)

Condies da prtica discursiva

Especificar as prticas sociais de produo e consumo do texto, ligadas ao tipo de discurso que a amostra representa. A produo coletiva ou individual? H diferentes estgios de produo? A fim de compreender as condies de prticas discursivas, necessrio perceber que os textos so produzidos de maneira particular e em contextos sociais particulares. Semelhantemente produo, os textos so consumidos diferentemente em variados contextos sociais. A produo e o consumo podem ser individuais ou coletivos. Os textos podem ser caracterizados por distribuio simples (conversa casual) ou complexa. Eles podem apresentar resultados variveis, de natureza extradiscursiva e, ainda, discursiva (os atos de fala).

1.1.3.

Anlise social

O objetivo geral dessa prtica especificar a natureza da prtica social da qual a prtica discursiva uma parte, constituindo a base para

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

21

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


explicar por que a prtica discursiva como ; e os efeitos da prtica discursiva sobre a prtica social (FAIRCLOUGH, 2008, p. 289), porque a prtica social (poltica, ideolgica etc.) uma dimenso do evento comunicativo, da mesma forma que o texto (FAIRCLOUGH, 2008, p. 99). Essa uma anlise de tradio macrossociolgica e com caractersticas interpretativas. uma dimenso que verifica as questes de interesse na anlise social, ou seja, analisa as circunstncias institucionais e organizacionais do evento discursivo e de que maneira elas moldam a natureza da prtica discursiva. Em resumo a anlise social tem por objetivo, especialmente, trabalhar ideologia e hegemonia. a) Matriz social do discurso: especificar as relaes e as estruturas sociais e hegemnicas que constituem a matriz dessa instncia particular da prtica social e discursiva; como essa instncia aparece em relao a essas estruturas e relaes [...]; e que efeitos ela traz, em termos de sua representao ou transformao? (FAIRCLOUGH, 2008, p. 289-290).

b) Ordens do discurso: explicitar o relacionamento da instncia da prtica social e discursiva com as ordens de discurso que ela descreve e os efeitos de reproduo e transformao das ordens de discurso para as quais colaborou. c) Efeitos ideolgicos e polticos do discurso: focalizar os seguintes efeitos ideolgicos e hegemnicos particulares: sistemas de conhecimento e crena, relaes sociais, identidades sociais (eu).

Conforme Fairclough, ideologias so construes ou significaes da realidade (mundo fsico, relaes sociais, identidades sociais) que se fundamentam em diferentes dimenses das formas e dos sentidos das prticas discursivas e que colaboram para a produo, a reproduo ou a transformao das relaes de poder. As ideologias implcitas nas prticas discursivas so por demais eficazes quando se tornam naturalizadas e conseguem atingir o status de senso comum (repositrio dos diversos efeitos de lutas ideolgicas passadas e constante alvo de reestruturao nas lutas atuais). Contudo, essa propriedade aparentemente estvel e estabelecida das ideologias pode ser subjugada pela transformao, ou seja, pela luta ideolgica como dimenso da prtica discursiva, conseguindo-se, assim, remodelar as prticas discursivas e as ideologias que nelas foram construdas, no contexto das redefinies das relaes de dominao.

22

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


A ideologia uma propriedade tanto de estruturas nas ordens dos discursos (que constituem o resultado de eventos passados) quanto de eventos (ou condies de eventos atuais e nos prprios eventos). Nas palavras de Fairclough (2001, p. 119), uma orientao acumulada e naturalizada que construda nas normas e nas convenes, como tambm um trabalho atual de naturalizao e desnaturalizao de tais orientaes nos eventos discursivos. Fairclough afirma que os sujeitos, mesmo sendo posicionados ideologicamente, tm capacidade de agir criativamente, no sentido de executar suas prprias conexes entre as diversas prticas e ideologias a que so expostos e, tambm, de reestruturar tanto as prticas quanto as estruturas posicionadoras. O equilbrio entre o sujeito efeito ideolgico e o sujeito agente ativo uma varivel que depende das condies sociais, tal como a estabilidade relativa das relaes de dominao (FAIRCLOUGH, 2008, p. 121). Esta questo do sujeito vem a ser o grande embate entre AD e ACD. Aquela com um sujeito assujeitado e esta com um sujeito transformador. Diante deste aspecto, interessante conhecer o posicionamento de um grande analista (da AD) nacional Sirio Possente. Possenti (2009, p. 83) afirma que passou no aceitar a tese corrente em AD segundo a qual o sujeito assujeitado, no foi por desconhec-la. Foi exatamente porque eu a conhecia bastante bem e a tinha anteriormente aceito. Se passei a no mais aceit-la, pelo menos na formulao Althusseriana, foi por outras razes, tericas e empricas, e ainda acrescenta que o prprio Foucault em sua obra o Uso dos Prazeres (1984 apud POSSENTI, 2009, p. 87) abandonara seu posto antigo, e visava agora a um sujeito das prticas do cotidiano, cercado de circunstncias que certamente no o deixam livre, mas que no o subjugam. E arremata com a frase: Estamos longe do sujeito assujeitado. Fairclough considera que nem todo discurso irremediavelmente ideolgico. As ideologias caracterizam as sociedades que so estabelecidas numa relao de poder, de dominao. Assim, medida que os seres humanos transcendem esse tipo de sociedade, transcendem tambm a ideologia. Por isso, Fairclough (2008) no aceita a viso que atribui a Althusser, em que a ideologia o cimento social, o que inseparvel da sociedade. Os discursos caracterizam-se abertos em termos de princpios, logo, eles no so investidos ideologicamente no mesmo grau.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

23

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


O segundo ponto a ser tratado na anlise da prtica social a hegemonia, conceito procedente dos estudos de Gramsci (Apud FAIRCLOUGH, 2008) sobre o capitalismo ocidental e da estratgia revolucionria da Europa Ocidental. Destacaremos algumas concepes de hegemonia aceitas por Fairclough (2008, p. 122):
a. tanto liderana como exerccio do poder em vrios domnios de uma sociedade (econmico, poltico, cultural e ideolgico).

b. , tambm, a manifestao do poder de uma das classes economicamente definidas como fundamentais em aliana com outras foras sociais sobre a sociedade como um todo, porm nunca alcanando, seno parcial e temporariamente, um equilbrio instvel. c. , ainda, a construo de alianas e integrao atravs de concesses (mais do que a dominao de classes subalternas).

d. , finalmente, um foco de luta constante sobre aspectos de maior volubilidade entre classes (e blocos), a fim de construir, manter ou, mesmo, a fim de romper alianas e relaes de dominao e subordinao que assumem configuraes econmicas, polticas e ideolgicas.

Ideologia, a partir dessa viso de hegemonia, uma concepo do mundo que est implicitamente manifesta na arte, no direito, na atividade econmica e nas manifestaes da vida individual e coletiva (GRAMSCI apud FAIRCLOUGH, 2008, p. 123). A produo, a distribuio e o consumo de textos so, em verdade, um dos enfoques da luta hegemnica que contribui, em diferentes graus, para a reproduo ou a transformao da ordem de discurso e das relaes sociais e assimtricas existentes. Hegemonia, em resumo, o domnio baseado no consenso, na concesso que grupos poderosos fazem a grupos menores, a fim de no desestabilizar o poder. O discurso vem a ser a grande fora utilizada para naturalizar prticas sociais hegemnicas, pois ele tem a fora de naturalizar condies adversas ou discrepantes socialmente em algo aceito sem questionamento. Van Dijk (2008, p. 21) afirma que A iluso de liberdade e diversidade pode ser uma das melhores maneiras de produzir a hegemonia ideolgica que servir aos interesses dos poderes dominantes na sociedade".

2.2. Metodologia em anlise crtica do discurso A anlise crtica do discurso uma disciplina que dialoga com a Lingustica e a Cincia Social Crtica e constitui um modelo terico-

24

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


metodolgico aberto a pesquisas de diversas prticas na vida social. Conforme Pedro (1998, p. 26). a ACD procura centrar-se na anlise das estratgias discursivas que legitimam o controle, que naturalizam a ordem social e, especialmente, as relaes de desigualdade. Por isso, as anlises empricas em ACD devem movimentar-se entre o lingustico e o social, pois esta considera o discurso como uma forma de prtica social, ou seja, como um modo de ao sobre o mundo e a sociedade, apontando para as mudanas sociais contemporneas e as prticas emancipatrias. Isto justifica por que pesquisa, nesse campo, requer uma viso cientfica de crtica social a fim de prover base cientfica para um questionamento crtico da prtica social (RESENDE; RAMALHO, 2004). Por isso que fundamentam suas pesquisas na anlise crtica do discurso orientam para que os mtodos utilizados sirvam para vincular a teoria com a observao. Seus mtodos indicam as vias seguidas ou que sero seguidas pela investigao. Pelo fato de os investigadores seguirem vrios enfoques, a metodologia adotada, como no poderia deixar de ser, seguir, tambm, vrios caminhos, de acordo com os enfoques ressaltados. Segundo Meyer (2003), necessrio que a ACD mantenha, continuamente, uma retroalimentao entre a anlise e a recolhida de dados. Por isso, a seleo de dados no se encerra quando do incio da anlise, ao contrrio, o analista, diante de um fato novo, buscar, em sua fonte de dados, exemplos que possam confirmar o que foi encontrado. O que poderia gerar uma anlise infinita controlado pelo recorte estabelecido para a pesquisa. Assim, a coleta de dados passa a ser uma fase, ou melhor, um processo permanentemente operativo. Isto por que trabalhos em ACD no delimitam as diferenas entre teoria, descrio e aplicao. Dentre seus campos de pesquisa, esto: mdia, enquadramento profissional, contextos burocrticos, burocratizao e tecnologizao da linguagem, literatura, discursos legais, mdico, da cincia, da economia, racismo, discriminao com base no sexo, desvantagem educativa, situaes multitnica, entre outros.

2.

Democratizao, tecnologizao e comodificao: as tendncias contemporneas do discurso

Novas prticas de linguagem esto emergindo nos mais variados campos da vida social. De acordo com Fairclough (2008), as mudanas

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

25

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


na prtica social so inicialmente marcadas no plano da linguagem pelas mudanas no sistema de gneros discursivos. Uma sociedade ou instituio particular tem uma configurao particular de gneros com relaes particulares entre eles, constituindo um sistema. Dessa forma, quando os gneros sofrem mudanas, isso acaba alterando as relaes entre eles, e consequentemente, o seu sistema. Para o autor, as trs tendncias que tm afetado o discurso nas sociedades contemporneas so: a democratizao, a comodificao e a tecnologizao. As duas primeiras referem-se a mudanas efetivas nas prticas discursivas, enquanto a terceira, a tecnologizao do discurso, uma tendncia de mudana nas ordens de discurso que sugere uma interveno consciente nas prticas discursivas, fator significativo na produo de transformaes sociais. Destaca ainda, o referido autor, que as tendncias interagem entre si nos processos de luta hegemnica sobre a estrutura das ordens de discurso, causando um impacto notvel sobre diversas ordens de discurso contemporneas e projetando rearticulaes. Fairclough (2008) desenvolveu anlises de publicidade referente ao ensino superior para ilustrar esses processos. Os resultados mostram uma mudana nas tecnologias discursivas empregadas, fundamentadas em posicionamentos discursivos que revelam a construo do leitor como consumidor de um produto. Essa tendncia neoliberal e globalizada tambm tem causado mudanas que afetam as prticas religiosas, contribuindo para uma nova viso de religio, associando-a aos princpios mercadolgicos de produo e rentabilidade, introduzindo nas instituies religiosas a lgica da competio e concorrncia no mercado. Escolhemos como objeto de anlise o discurso institucional da Igreja Universal do Reino de Deus, entidade pblica religiosa, em virtude de ela nos parecer um exemplo caracterstico de estrutura empresarialeclesistica na atualidade. O corpus para anlise constitudo por testemunhos publicados na seo Superao do jornal Folha Universal em 2008. Para entendermos melhor os trs processos vejamos como eles so conceituados e como se realizam neste corpus.

26

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


3.1 Democratizao do discurso: a eliminao simulada de marcadores explcitos de poder As transformaes ocorridas nas ltimas dcadas, aceleradas pelos avanos na tecnologia nos meios de comunicao, nos modos de produo e na natureza das organizaes produziram a necessidade de uma nova linguagem. De modo geral, o discurso formal vem sendo substitudo pelo informal. Para Fairclough (2008), essa tendncia ao discurso conversacional resultado do processo de democratizao em todas as esferas da atividade humana. O autor entende como democratizao do discurso, a reduo de marcadores explcitos de assimetria de poder entre pessoas com poder institucional desigual professores e alunos, gerentes e trabalhadores, pais e filhos, mdicos e pacientes , que evidente numa diversidade de domnios institucionais (FAIRCLOUGH 2008, p. 129). Em sua pesquisa, o linguista britnico analisa cinco reas de democratizao discursiva: relaes entre lnguas e dialetos sociais; acesso a tipos de discurso de prestgio; eliminao de marcadores explcitos de poder em tipos de discurso institucionais com relaes desiguais de poder; tendncia informalidade das lnguas, e mudanas nas prticas referentes ao gnero na linguagem. Em nosso trabalho destacaremos a retirada de marcadores explcitos de poder em tipos de discurso institucionais com relaes desiguais de poder. Essa tendncia de eliminar marcadores explcitos de poder, enfatiza o autor, est intimamente ligada informalidade, cuja importncia tem sido bastante acentuada pelos valores culturais contemporneos. Ele afirma: nos tipos mais formais de situao que as assimetrias de poder e status so as mais ntidas (FAIRCLOUGH, 2008, p. 251). A forma como o discurso conversacional est sendo projetado do seu domnio privado para a esfera pblica uma manifestao clara de informalidade. Destaca ainda que a conversao est colonizando a mdia, vrios tipos de discurso profissional/ pblico, educacional e outros. A mudana na relao entre discurso falado e escrito d a dimenso dessa manifestao de informalidade. Percebemos essa mudana referente conversao no s em todas as partes da mdia impressa, mas tambm nos meios eletrnicos como rdio e televiso. Com isso cresce o nmero de programas de entrevistas e de apresentadores que conversam com seus ouvintes como se estivessem batendo um papo com amigos.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

27

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


Reportagens de jornais simulam o discurso conversacional. Observemos a chamada da seo Superao.

TODA SEMANA VOC VAI ACOMPANHAR, AQUI, HISTRIAS EMOCIONANTES E DRAMTICAS DE QUEM ENFRENTOU E VENCEU DESAFIOS. A personalizao dos leitores (voc), e a direo individualizada a fiis potenciais (voc e no vocs), simulam uma relao conversacional e, portanto, relativamente pessoal, informal, ntima, solidria e igual entre a instituio (Folha Universal/Igreja Universal) e o leitor, a quem ela deseja persuadir. Desse modo, com o uso do pronome voc, o locutor encena um dilogo com o leitor e o convida para ler a seo todas as semanas. A referncia direta usada convencionalmente como marcador de informalidade na publicidade moderna. A esse respeito Fairclough (2008) afirma que os textos comodificados, construdos sobre modelos de publicidade, manifestam comumente aspectos democratizantes como a informalidade e o discurso conversacional. Porm, Fairclough (2008) ressalta que essa retirada funciona apenas como uma maquiagem e mostra sua preocupao com a eliminao de marcadores explcitos de hierarquia e assimetria de poder em tipos de discurso institucional nos quais as relaes de poder so desiguais. Nas palavras do autor, detentores de poder e sentinelas de vrios tipos esto simplesmente substituindo mecanismos explcitos de controle por mecanismos encobertos (FAIRCLOUGH, 2008, p. 251). Corroborando e ampliando essa ideia, Carvalho (2002, p. 17) afirma que o discurso [da propaganda] e da publicidade um dos instrumentos de controle social e, para realizar esta funo, simula igualitarismo, remove da estrutura de superfcie os indicadores de autoridade e poder, substituindo-os pela linguagem da seduo. Esses traos textuais marcam uma mudana histrica importante na natureza e nos objetivos dos testemunhos religiosos alinhada com as mudanas maiores da religio crist: a colonizao do discurso religioso pelo discurso de mercado. O mercado opera no sentido de cooptar o campo da religio para a reproduo dos seus interesses, exercendo assim o papel de reproduo e legitimao do modo de produo e da ideologia dominante.

28

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


Nessa perspectiva, as leis da religio passam a praticar o idioma da mercadoria e a submeter tudo a essa engrenagem mercantilizadora. A publicidade, por sua vez, portadora dos interesses do capital, pressiona a religio a operar na mesma lgica, submete-a as mesmas regras e valores. Num primeiro momento, o evangelho vira mercadoria, oferecido em outdoors, faixas, propagandas e outras formas de mdia. Num segundo momento a f vira mercadoria, que submete seu valor de uso ao valor de troca. E num momento final, os prprios fiis viram mercadorias, atravs das notcias, dos testemunhos. Ento, podemos afirmar que, nos casos analisados, h uma espcie de democratizao relacionada a um sentido hegemnico, que acaba por participar da manuteno ou mudana dos valores, das crenas, da prtica social.

3.2 Tecnologizao do discurso: a mudana discursiva como resultado de um processo consciente O termo tecnologias discursivas, adotado por Fairclough (2008), foi adaptado da anlise de Foucault sobre as tecnologias e tcnicas ligadas ao biopoder moderno, e a tecnologizao do discurso como caractersticas de ordens de discurso modernas, ao se referir a uma das tendncias de produo de mudana discursiva. Norman Fairclough (2008, p. 264) chama de tecnologizao do discurso um conjunto de tcnicas que so usados estrategicamente para ter efeitos particulares sobre o pblico. Tendncia das sociedades modernas, essas tcnicas tm sido cada vez mais utilizadas por um grupo de pessoas detentoras de habilidades especiais, geralmente especialistas no manejo da linguagem, das tcnicas lingusticas, de conhecimentos sobre a sociedade e seu funcionamento, na tentativa frequente de controle sobre a vida das pessoas. O terico britnico (2008, p. 90) listou cinco caractersticas da tecnologizao do discurso: 1. O surgimento de peritos em tecnologia do discurso; 2. Uma mudana no policiamento das prticas discursivas; 3. Concepo e projeo de tcnicas discursivas descontextualizadas; 4. Simulao discursiva com fundamentos estratgicos; 5. Presso no sentido de uniformizar as prticas discursivas. Ele diz:
As tecnologias discursivas estabelecem uma ligao ntima entre o conhecimento sobre linguagem e discurso e poder. Elas so planejadas e aperfeioa-

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

29

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


das com base nos efeitos antecipados mesmo nos mais apurados detalhes de escolhas lingusticas no vocabulrio, na gramtica, na entonao, na organizao do dilogo, entre outros, como tambm a expresso facial, o gesto, a postura e os movimentos corporais. Elas produzem mudana discursiva mediante um planejamento consciente. Isso implica acesso de parte dos tecnlogos ao conhecimento psicolgico e sociolgico (FAIRCLOUGH, 2008, p. 265).

Caracterizadas como uma forma de poder, como instrumentos de policiamento e dominao das prticas discursivas, as tecnologias discursivas esto avanando para locais institucionais especficos, onde so conscientemente cuidadas, planejadas e aperfeioadas por especialistas para atender s exigncias institucionais na transmisso das tcnicas. Os especialistas ou tecnlogos tm acesso ao conhecimento sobre a linguagem e o discurso que moldam as prticas discursivas institucionais. Fairclough (2008, p. 264) afirma que a entrevista, o ensino, o aconselhamento e a publicidade so tcnicas transcontextuais que so consideradas como recursos ou conjunto de instrumentos que podem ser usados para perseguir uma variedade ampla de estratgias em muitos e diversos contextos. A mdia (recursos tecnolgicos ligados comunicao) o espao ideal para a tecnologizao dos discursos das igrejas neopentecostais. Atravs dos meios de comunicao de massa, espao que abriga profissionais aptos e especialistas em tcnicas persuasivas, que so publicizados os discursos comodificados das instituies religiosas. A produo discursiva miditica evanglico neopentecostal vem se caracterizando atravs da capacidade de despertar desejos. Em relao ideia de seduo, Fairclough (2008), citando a obra de Habermas (1984), destaca a colonizao do mundo pelos sistemas da economia e do Estado, o que provocaria um deslocamento de usos comunicativos da linguagem (...) por usos estratgicos da linguagem orientados para o sucesso, para conseguir que as pessoas realizem coisas (FAIRCLOUGH, 2008, p. 24). No podemos deixar de observar que a IURD, enquanto instituio religiosa, investe nessas tecnologias discursivas, usando uma gama de estratgias. Para ser mais eficaz naquilo que prope, convencer os fiis dos eficientes servios e produtos, a IURD aperfeioou sua tcnica de oratria contratando jornalistas e profissionais da rea de marketing. Esses profissionais usam tcnicas cada vez mais aprimoradas para convencer da capacidade que a prpria IURD tem de resolver todos os males da face da Terra. Giddens (1991) utiliza o termo peritos quando se refere

30

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


aos profissionais das igrejas que so pagos pelo trabalho de mediao entre o fiel e Deus, espcie de psicoterapeutas que proveem as pessoas das chaves compreensivas de suas dificuldades. Como ressaltamos anteriormente, o sucesso profissional e os ganhos materiais so temas recorrentes nos testemunhos publicados na seo Superao. Essa estratgia discursiva de seduo fica bem evidenciada nos exemplos abaixo.
Ttulo: A pobreza tentou apagar meu sonho [...] Atribuo nosso sucesso profissional aos propsitos de f que sempre participamos na IURD. Alm do consultrio, o casal alcanou outra vitria: o nascimento do filho. (Edio 832, 16/03/2008)

Ttulo: Determinao essencial para o sucesso Subttulo: Mergulhado em dvidas, mdico encontra o verdadeiro caminho para os objetivos [...] Hoje, ele proprietrio de centros clnicos nos municpios de So Gonalo, Itabora e Araruama, no interior do Rio de Janeiro, e de um consultrio prprio na capital, oferecendo servios em diversas reas mdicas, contando com uma equipe de aproximadamente 30 especialistas. (Edio 837, 20/04/2008)

Ttulo: Ideia redentora Subttulo: Aps duas falncias e muitas derrotas, empresria faz sucesso em outros pases Superamos as duas falncias que tivemos e as derrotas se tornaram conquistas, conta. Tais resultados satisfatrios, segundo Selma, foram alcanados aps participar do propsito da Fogueira Santa (campanha realizada na IURD), do qual ela faz questo de no ficar de fora at os dias de hoje. A cada Fogueira Santa, Deus me d novas inspiraes. Recentemente, adquiri um salo de beleza e esttica num dos bairros de alto nvel de Curitiba, relata. (Edio 858, 22/09/2008)

Nos fragmentos selecionados acima, o sucesso profissional e a prosperidade financeira detm importante centralidade. Os exemplos comprovam os propsitos comunicativos tecnologizados dos editores e

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

31

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


evidenciam a lgica eminentemente capitalista que procura contextualizar a f ao mercado consumidor. Constatamos, portanto, que a tecnologizao do discurso tem provocado mudanas no discurso religioso, por meio de mudanas nas ordens de discurso das instituies e na configurao e articulao de novos gneros discursivos, como o caso do testemunho miditico, contexto da nossa pesquisa. Nesse caso, a mudana discursiva planejada em detalhes, estrategicamente, para atingir objetivos predeterminados.

3.3 Comodificao: o discurso mercantilizado e marketizado da religio Alm de poder classific-los na tendncia de democratizao e tecnologizao, possvel vislumbrar outra tendncia na superfcie dos textos analisados: a comodificao. Segundo Fairclough (2008), a comodificao um processo que se configura na organizao de domnios sociais diversos cujo alvo no a produo de bens de consumo em estruturas de produo, distribuio e consumo: discursos associados com a produo de bens de consumo colonizam outros discursos institucionais. O exemplo de comodificao que o autor apresenta o discurso educacional que oferece cursos vendidos pela publicidade. Tal como a educao, os produtos e servios religiosos seriam apenas um de uma srie de domnios cujas ordens de discurso so colonizadas pelo gnero publicitrio. O resultado uma proliferao de textos que conjugam aspectos de publicidade com aspectos de outros gneros de discurso. O foco nesta seo a intergenericidade: a emergncia de um discurso hbrido de depoimento-e-publicidade e segue um modelo de anlise tomado de Fairclough (2008). Pode-se destacar, de acordo com esse autor, que as mudanas na prtica social so marcadas no plano da linguagem pelas mudanas no sistema de gnero discursivo. A anlise intertextual e interdiscursiva do gnero discursivo fundamental para o estudo do aspecto hbrido dos gneros discursivos. Na concepo de Fairclough (2008), o aparecimento de novos gneros e a transformao dos j existentes esto relacionados com mudanas discursivas mais amplas na sociedade contempornea. Essa uma tendncia comodificao do discurso que explica o carter hbrido, interdiscursivo do gnero discursivo

32

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


testemunho religioso em mdia impressa que composto por configuraes de diferentes gneros e discursos. At aqui temos nomeado nosso objeto de anlise de gnero testemunho religioso em mdia impressa, para fazer distino do testemunho religioso veiculado na mdia no impressa (radiofnica, televisiva e outras). A recente evoluo dos testemunhos um reflexo das presses sofridas pelas igrejas no sentido de se adequarem s condies do mercado vendendo os seus cultos e fazendo uso de tcnicas discursivas provenientes da rea da publicidade. Algumas das mudanas j efetuadas refletem-se na aparncia fsica dos testemunhos: uma configurao de texto multimodal, utilizando vrias linguagens ou semioses a verbal, a imagtica, as cores etc. Tradicionalmente o testemunho consistia no relato de alguma beno alcanada. Continha, portanto, informaes relativas ao problema enfrentado pelo depoente e a sua soluo. O objetivo era a glorificao do nome de Deus. No modelo comodificado, o objetivo seria divulgar uma marca (instituio) e vender seus produtos. Trata-se, portanto, de um tipo de texto jornalstico com propriedades publicitrias, ou seja, expe um fato, relata um acontecimento com intenes explcitas de promoo mercantil. Embora o testemunho publicado na seo Superao tenha um funcionamento lingustico-discursivo e formal do que seja uma linguagem jornalstica (ttulo, subttulo, lead, relato de um fato), utiliza a linguagem marquetizada da persuaso, carregando a ideia de promoo mercantil. Constatamos, portanto, que tal gnero discursivo, de maneira sutil, incita os leitores a um estilo de vida, despertando neles antes uma necessidade ou desejo de ter algo. Assim, o espao para o depoimento dos

fiis deixa de ser um simples relato e passa a ser persuasivo, mercantilista.


O fato que o produto ou servio veiculado sob cone de um depoimento (ACONTECEU COMIGO), no espao editorial, ter mais credibilidade e legitimidade perante os leitores do testemunho. Assim, podemos dizer que o gnero discursivo testemunho religioso em mdia impressa tem como propsito comunicativo divulgar algum produto ou servio, no caso especfico, a prpria IURD e seus produtos (Fogueira Santa de Israel) aproveitando-se do espao editorial e de algumas propriedades da linguagem jornalstica, com intenes explcitas de promoo mercantil. Portanto, a funo comunicativa deste gnero hbrida: informa para

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

33

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


vender e vende para informar. Essa dubiedade confere ao depoimento/produto uma nova forma de ao e interao com o pblico, despertando o desejo pelo produto/servio anunciado, impelindo o leitor/consumidor ao. Dessa forma, vinculado a um acontecimento, o testemunho-publici-dade passa a estimular as necessidades e interesses do leitor/consu-midor, tendo como argumento vantagens, benefcios, como pode ser verificado no exemplo:
Vida sem dvidas [manchete] Casal sofre fracasso financeiro mas participa de propsitos e recupera as perdas Por Ana Carolina Sousa redacao@folhauniversal.com.br

So inmeros os motivos que levam uma pessoa Igreja Universal do Reino de Deus. Um deles o fracasso na vida financeira. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Marlene Jos Cabral Soares e lcio Aparecido Soares, ambos de 37 anos. (FATO, ACONTECIMENTO) Quando o casal de trabalhadores autnomos chegou IURD (PRODUTO) no possua nada alm de dvidas. Marlene relembra aquele momento difcil da vida: Trabalhvamos muito e no crescamos. Morvamos de favor em apenas dois cmodos e nossos filhos adoeciam constantemente. Com isso, o pouco dinheiro que entrava era gasto com mdicos e remdios. Nosso casamento tambm estava desgastado por brigas e traies. A mudana aconteceu quando chegaram IURD (PRODUTO). Aprenderam sobre a importncia do dzimo e participaram de campanhas e propsitos (PRODUTOS). Hoje, a famlia comemora o casamento feliz, os filhos saudveis e a prspera vida financeira. Somos muito abenoados em todos os sentidos. Nossa famlia unida e no temos doenas. Conquistamos quatro caminhes, pois trabalhamos com comrcio de frutas. Temos casa prpria, um lote e carro de passeio, conclui Marlene. (EDIO 852, 8/08/2008, destaques nossos)

Como se pode observar, o texto acima apresenta uma configurao hbrida: insere-se no espao editorial Superao, tendo a temtica da f, como pano de fundo, para divulgar os produtos da IURD, que transforma a vida das pessoas. Para tanto, de forma direta, divulga os benefcios e vantagens do produto IURD, por meio de um texto jornalstico. Percebemos no exemplo que o texto traz uma estrutura jornalstica: ttulo Vida sem dvidas (frase curta para chamar a ateno), atribuio de voz a um dos personagens (Marlene Jos Cabral Soares e lcio Aparecido Soares), assinatura (por Ana Carolina Sousa reda-

34

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


cao@folhauniversal.com.br), enfatizando a responsabilidade do jornalista, e foto-legenda. O texto traz informaes acerca dos fiis, mas procura, neste cenrio informativo, divulgar produtos oferecidos pela IURD. Embora veiculadas no espao para o depoimento do fiel, no exemplo fica evidenciado a promoo de produtos ou servios, como a divulgao das campanhas oferecidas pela IURD e suas vantagens e benefcios, despertando o interesse do pblico leitor/consumidor. Brown (1971) afirma que a propaganda, ou a publicidade, usa alguns esquemas bsicos a fim de obter o convencimento dos receptores, dentre os quais destacarei dois: a criao de inimigos (o discurso persuasivo costuma criar inimigos) e o apelo autoridade (o discurso persuasivo chama algum que valide o que est sendo afirmado). Em relao ao primeiro, as narrativas dos testemunhos revela muito bem esta questo. A IURD se justifica contra algo: a derrota em suas mais diferentes reas da vida. Antes de chegar IURD, a pessoa est falida, deprimida, desenganada etc. Os elementos apresentados acima convergem para certas conotaes que se encontram no eixo combate-triunfo. Ou seja, as pessoas encontram uma arma para vencer os seus inimigos: a IURD. O resultado da vitria o aumento do prestgio social, a paz e harmonia completa na famlia, a ausncia total de doenas e vcios. Trouxemos outro exemplo (o nmero das frases foi acrescentado por ns). O texto ocupa um quarto de uma pgina do jornal, o resto ocupado por duas fotos (com legendas que remetem matria interna) onde uma senhora aparece sorridente num escritrio e na outra pousa entre dois carros novos em frente a uma garagem. Na legenda da primeira o destaque em negrito CONQUISTA: Representao da marca de perfumes onde Izilda recebe distribuidores, na segunda sobressai: CARROS: Bnos conquistadas atravs da Fogueira Santa.
[Ttulo]: Eu venci a pobreza [Subttulo] Empresria d a volta por cima depois de conviver com a falta de dinheiro. A empresria Izilda de Oliveira Bandeira, de 50 anos, passou por muitas dificuldades antes de chegar IURD [1]. Meu marido sempre trabalhou, mas, em uma determinada poca, ficou desempregado, o que desestruturou a nossa vida, inclusive o nosso casamento, conta [2]. Com dois filhos pequenos e a

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

35

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


casa para cuidar, Izilda diz que ficava angustiada diante da situao [3]. Chegamos a depender de favor e de emprstimos de familiares para sobreviver [4]. Embora morssemos em casa prpria, era inacabada, por conta das precrias condies financeiras, relata, acrescentando que, no bastassem tantos problemas, os filhos viviam doentes, e isso gerava gastos tambm com remdios [5]. Sem dormir direito, a empresria lembra que, durante as madrugadas, assistia programao da IURD pela televiso, o que despertou o interesse dela em buscar ajuda [5]. Fui Igreja e l aprendi a lutar, agir minha f e, acima de tudo, obedecer a Deus totalmente [6]. Tomei conhecimento da Fogueira Santa de Israel um propsito de f da Igreja e me lancei de corpo, alma e esprito, diz, salientando que, de l para c, a vida dela nunca mais foi a mesma, seno de vitrias [7]. Hoje, Izilda proprietria de uma marca de perfumes, com escritrio prprio de representao em Santo Andr, no ABC Paulista. Segundo ela, a marca foi criada e estruturada a partir de uma inspirao concedida por Deus [8]. Pagamos as dvidas, no dependemos mais de ningum e temos tudo do bom e do melhor, inclusive automveis zero quilmetro, uma casa ampla e confortvel e um belo apartamento na praia da Enseada, regio nobre do Guaruj, litoral de So Paulo, testemunha [9]. (Edio 843 01/06/2008, p. 2i).

O exemplo apresenta o depoimento de uma usuria (cliente) da IURD e, ao mesmo tempo, tenta vende-la. O texto apresenta de forma padronizada uma alternncia no nvel da frase entre tipos de discurso de depoimento e de publicidade. Por exemplo, a manchete (em caixa alta, tamanho de letras bem maiores, em negrito) EU VENCI A POBREZA entre aspas, possui caractersticas de um testemunho pessoal, j a continuao da mesma manchete, empresria d a volta por cima depois de conviver com a falta de dinheiro parece um anncio de uma instituio financeira, ou de uma gerenciadora de loteria. No exemplo, o programa de televiso da igreja mencionado como o grande responsvel pelo incio da transformao na vida da pessoa: sem dormir direito, a empresria lembra que, durante as madrugadas, assistia programao da IURD (frase (5)). Outras, como (6), (7) e (8) so muito claramente atribuveis ao discurso publicitrio. Assim, a reportagem acaba por se assemelhar a uma pea publicitria sobre a IURD. Alm disso, ao analisar as imagens, tambm possvel verificar a sua capacidade de simular um estilo de vida, criando um mundo que consumidores potenciais, produtores e produtos podem conjuntamente ocupar. A mescla de informaes sobre o depoimento e publicidade pode ser interpretada como um modo de reagir ao dilema que instituies como igrejas enfrentam no mercado moderno. Segundo Fairclough (2008, p. 151), setores da economia fora da produo de bens de consumo esto, de modo crescente, sendo arrastados para o modelo dos bens de consumo e para a matriz do consumismo, e esto sob presso para 'empaco-

36

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


tar' suas atividades como bens de consumo e 'vend-las' aos 'consumidores'. A comodificao, de acordo com o autor supracitado, no um processo particularmente novo, mas recentemente ganhou fora e intensidade como um aspecto da cultura empresarial. Observa-se que essa cultura vem se concretizando cada vez com maior fora no campo religioso, medida que os fiis passam a ser vistos como clientes. Isso tem feito com que as instituies religiosas se tornem cada vez mais atrativas, e seus servios precisam agradar cada vez mais os consumidores, acirrando a concorrncia no mercado religioso cada vez mais. No intuito de atrair uma determinada clientela, as instituies tendem a mostrar que a religio pode ser algo lucrativo, bastando que os fiis frequentem regularmente a igreja, que se vende atravs do discurso marketizado como uma instituio diferenciada, e contribua financeiramente. Assim, as pessoas so atradas para os templos, catedrais da f como so chamadas, (verdadeiros shopping centers da f) com a promessa de algum ganho, seja ele de carter fsico, emocional ou financeiro. Com isso at mesmo a f tem se transformado em um bem de consumo, um objeto de leilo: leva quem d o maior lance. Ou um tipo de ttulo de capitalizao celestial: sua oferta rende juros e correo monetria e se tiver sorte alguns prmios extras, do tipo: carros importados, apartamentos na praia, stios e fazendas, e uma empresa, claro. Ainda segundo Fairclough (2008, p. 151), textos do tipo informao e publicidade ou falar e vender so comuns em vrias ordens de discurso institucionais na sociedade contempornea. Eles testemunham um movimento colonizador da publicidade do domnio do mercado de bens de consumo, num sentido estrito, para uma variedade de outros domnios. No testemunho religioso miditico a fala do testemunhante, inserida num contexto jornalstico, tem como principal objetivo vender o produto IURD. Para incrementar um trabalho provocativo e sensacionalista, recursos estratgicos com frmulas grficas so utilizados pelos editores do jornal Folha Universal para provocar reaes emocionais e assim atrair a ateno do leitor, seguindo princpios bsicos de toda propaganda: persuadir. O sucesso editorial depende de uma boa composio da pgina. Por isso, a seo Superao formada de um texto escrito mais uma ou

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

37

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


at duas fotografias que chegam a ocupar mais da metade de todo o seu espao. A reportagem da edio publicada pela Folha Universal em 15 de junho de 2008 na pgina 2i de seu caderno Folha IURD um exemplo. A primeira foto traz como legenda: CONQUISTA: Depois de tomar conhecimento do poder de Deus, Alcimnio usou a f, deixou a vida de derrotas e conquistou muitas vitrias. Apresenta, no primeiro plano, um senhor de meia idade, em p, provavelmente em frente a sua casa. Seu corpo est ereto e ele olha diretamente para a lente da cmera que o fotografa. Em segundo plano, vemos uma grande piscina, uma casa bem construda, um sobrado com jardim. Temos a elementos que compem o espao em que o testemunhante se insere. A segunda fotografia, que ocupa um espao bem menor, mostra o ptio de uma empresa de siderurgia, com a seguinte legenda: NEGCIOS: Empresrio investe no ramo de siderurgia em cinco estados. As imagens em questo, em harmonia com o ttulo da reportagem e a legenda das fotos, deixam pressuposto que o empresrio citado na reportagem adquiriu aqueles bens (manso, empresa) como resultado de sua participao na campanha da Fogueira Santa. Para alguns analistas, o discurso neoliberal da IURD est fazendo com que os fiis se tornem homens econmicos. No s com relao ao sagrado, mas tambm em suas vidas profanas. No mbito do sagrado, eles negociam com a Divindade, e do profano, eles so vigorosos consumidores (CAMPOS, 1997). Os fiis, considerados como consumidores, optam pelos produtos da cesta e enchem seus carrinhos de compra. Campos (1999, p. 358) afirma:
Nos templos da IURD, os consumidores religiosos escolhem aqueles produtos que mais se relacionam com suas necessidades e arquiteturaram em sua prpria cabea o produto desejado, conforme as suas aspiraes. Isto , a Igreja Universal oferece um Kit contendo os ingredientes de um produto retrabalhado no imaginrio do consumidor. O preo a ser pago para a satisfao dos desejos na IURD monetarizado. Da a importncia em sua pregao de temas como sacrifcio do dinheiro, ofertas de amor, pois dar o dzimo candidatar-se a receber bnos sem medida, repete o fundador.

Podemos tambm enxergar no discurso miditico, alm dos bens simblicos que toda religio acaba por oferecer, a oferta de bens materiais de consumo em ampla escala. Neste caso, o discurso religioso assume visivelmente os ares do discurso mercadolgico, ambos se caracterizando na forma de discursos de poder, j que eles no ocorrem fora dos meios

38

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


de comunicao, e, para isso, o discurso religioso comea a incorporar outros domnios discursivos que so peculiares aos anseios dos espectadores. Prega-se o que os consumidores-alvo anseiam. Promete-se o que os clientes potenciais precisam. Analisando a proposta de marketing da Igreja Universal, Campos (1997, p. 224) observou que: Cada produto iurdiano, embora faa parte de uma famlia de produtos, uma espcie de iceberg que aponta para uma viso de mundo, consubstanciada num grupo de ideias centradas ao redor da expresso Cristo salva, cura, faz prosperar os que o aceitam na Igreja Universal do Reino de Deus. Dentre os servios, uma espcie de cesta bsica da f, esto aqueles que envolvem as emoes (terapia do amor), intelectuais e financeiros. A maioria deles requer a participao constante nos cultos e uma contrapartida: o sacrifcio ou seja, dinheiro. Se os fiis esto com problemas financeiros, so convencidos a agir a f, ou seja, doar mais do que podem, e at mesmo o que no tem, para que a vida sofra uma reviravolta. o caso da campanha Fogueira Santa de Israel.

3.

Semntica global: teoria e prtica

Apresentamos, neste tpico, os pressupostos desenvolvidos por Maingueneau (2007) em Gnese dos discursos sobre a semntica global, especificamente, sobre o primado do interdiscurso e a polmica como interincompreenso, para assim demonstrarmos outra possibilidade a anlise discursiva convergente com o modelo Tridimensional de Fairclough (2008). As anlises propostas nesta seo trazem discursos de docentes em formao na rea de Letras e a temtica restrita abordada o ensino de lngua portuguesa na Educao Bsica.

3.1. A proposta de anlise de Fairclough e os elos com a Semntica Global O sistema de regras de boa formao semntica do discurso diz respeito s restries de semnticas globais que sero detalhadas mais adiante nesse trabalho. Esses traos semnticos que restringem, ao mesmo tempo, todos os planos discursivos: vocabulrio, temas tratados, intertextualidade, instncias de enunciao. Esses traos funcionam como marcas nos textos que se filiam a um determinado discurso. Essa viso macro e

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

39

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


microlingustica dos discursos tem tambm aporte terico no modelo de anlise de Norman Fairclough (2008), que ser tomado aqui como uma adio s anlises de Maingueneau (2007), para abarcar o estudo do interdiscurso. Para Fairclough (2008), cada caso discursivo tem trs dimenses ou facetas, que esto interligados, mas analiticamente separveis: uma lngua falada ou escrita texto; um exemplo de discurso prticas envolvendo a produo e interpretao de texto; E uma pea de prtica social.
Dessa proposta depreende-se que h trs nveis mtodo da anlise do discurso: o mtodo da anlise do discurso inclui descrio lingustica da lngua texto, a interpretao da relao entre o (produtivo e interpretativos) processos discursivos e de texto, e explicao da relao entre os processos discursivos e os processos sociais. (FAIRCLOUGH, 2008, p. 97)

Quando usa o termo discurso o autor considera o uso da linguagem como forma de prtica social e no como pura atividade individual, o discurso no s um modo de ao sobre o mundo, mas tambm um modo de representao:
I O ensino de lngua materna deve ser ministrado sob a tica da uma prtica educativa3, respeitando as variaes lingusticas, haja vista que o homem produto social (...) papel da escola propiciar ao estudante de lngua materna uma orientao acerca das oportunidades que um falante da norma culta ter, principalmente numa sociedade estratificada. II fundamental que os alunos tenham certo domnio de sua prpria linguagem, para que no ocorra discriminao sociolingustica. importante que os professores se conscientizem, a procurar melhoria no ensino para mudana social.

Podemos observar nesse discurso de um acadmico de Letras, quando a temtica tratava do ensino de lngua materna. As vozes aqui representadas esto centradas na proposta variacionista de ensino, que representa um conjunto de teorias que circulam na Academia. Vocbulos como sociedade estratificada, produto social, mudana social, prtica educativa, variao lingustica remetem a um contexto abarcado pelo conjunto poltico de propostas democratizadoras inerentes a modelo seguido pela ideologia renovadora sobre o ensino de LM, o que no deixa de ser um modo de representao e prtica social revelada no discurso.

Os grifos nossos objetivam o direcionamento para as anlises centradas no vocbulo, no tema e na intertextualidade categorias relevantes para anlise discursiva pautada pela Semntica Global de Maingueneau (2007).
3

40

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


Isso posto, implica relao entre estrutura social e discurso, uma como causa ou efeito da outra. Para dar conta desse entendimento o autor tambm entende interdiscurso como precedente ao discurso. As categorias intertextualidade e interdiscursividade so bastante exploradas pela ACD, pois ela analisa as relaes de um texto ou um discurso, considerando outros que lhe so recorrentes. (PEDROSA, 2008, p. 139) O modelo tridimensional de Fairclough (2008) compreende a anlise textual, a anlise discursiva e a prtica social. Dentro dessas categorias, outras subcategorias convergem com a proposta da semntica global de Maingueneau. Conforme Ramalho e Resende (2006), a anlise textual a primeira dimenso de anlise no modelo tridimensional e caracteriza-se pela descrio lingustica. Dentre as subcategorias tem-se gramtica, coeso, estrutura textual e vocabulrio. Abrimos um parntese, para demonstrar este ltimo como a ponte real entre o modelo de Fairclough e as restries globais de Maingueneau. Para Fairclough (2008, p. 288), nfase da anlise est nas palavras-chave que tm significado cultural geral ou mais local; nas palavras cujos significados so variveis e mutveis; e no significado potencial de uma palavra uma estruturao particular de seus significados como um modo de hegemonia e um foco de luta. Esses traos operadores do discurso, pela via do vocabulrio definem conjunto de categorias lexicais opostas, j que a luta e a hegemonia evidenciada pala materialidade lingustica pode ser definida como operadores de individuao que de acordo com Brunelli (2008), para cada discurso, dois conjuntos de categorias semntica dos vocabulrios aparecem opostas: o conjunto dos semas reivindicados (os semas positivos) e o conjunto de semas rejeitados(os negativos). Nos discursos dos graduandos em questo, semas do tipo gramtica, regras, erro, lngua tero cargas positivas ou negativas a partir da posio discursiva do enunciador. Veja-se:
III Deve sempre aproveitar o conhecimento que o aluno j possui e no trabalhar somente com a gramtica normativa, pois essa tem que deixar de ser um fim e passar a ser um meio. IV Os professores deveriam se desprender mais da gramtica e trabalhar temas variados, ligados a linguagem. V O ensino de Lngua Materna deve no ser somente algo mecnico como anda sendo (...) as aulas esto sendo baseadas em regras que so expos-

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

41

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


tas na gramtica normativa. O que realmente deve ser levado em conta a lngua como algo funcional, ou seja, ela serve para ser utilizada de vrias formas e o professor como um ser consciente, deveria passar a ensinar a lngua de uma forma no somente tradicional. VI O ensino de LP deve ser de forma clara, com muita explicao e de fcil entendimento, pois exige muitas regras, e no to fcil entender a lngua portuguesa. VII bem verdade que o ensino de LP est defasado, as crianas chegam aos onze anos falando um portugus abaixo da mdia, segundo as normas gramaticais, devido ao convvio com os pais. No basta o professor passar 1h20min , quando o aluno chega em casa e ouve grias, palavras incorretas.

Pelas exploraes semnticas das unidades lexicais e pelo espao discursivo que esses exemplos se encontram, tomemos os exemplos para motivo de explorao contraditria implcita.Pela posio enunciativa, o discurso V caracterstico pela posio de um sujeito opositor s ideias propostas pela prescrio do ensino tradicional, um sujeito crtico. Enquanto a posio enunciativa no discurso VII traz a prescrio como premissa para o ensino demonstrando a o que chamamos de semas positivos e negativos na anlise discursiva pautada pela semntica global. Em V, o vocbulo regras um sema negativo, enquanto em VI, ele no aparece com tanta negatividade semntica. O que chamamos aqui de negatividade uma rejeio e positivo como uma aceitao, uma vez que cada discurso repousa, de fato, sobre um conjunto de semas repartidos em dois registros: de um lado, os semas positivos, reivindicados; de outro, os semas negativos, rejeitados. A cada posio discursiva se associa um dispositivo que a faz interpretar os enunciados de seu Outro4 traduzindoas nas categorias do registro negativo de seu prprio sistema. (MAINGUENEAU, 2007, p. 103) Dentro desse dilogo com o outro, temos o que chamamos de interdicurso, que se inscreve na perspectiva da heterogeneidade enunciativa pela negao, aceitao, citao, referenciao vocabular, como veremos a seguir.

3.2. Interdiscurso: pressuposto para anlise discursiva sob a tica da Semntica Global

No estamos tratando de uma proposta lacaniana, mas sim pautada na linha discursiva de Dominique Maingueneau (2007).
4

42

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


A anlise da prtica discursiva, segundo Ramalho e Resende (2006) do modelo tridimensional contempla a interdiscursividade, as cadeias textuais, a coerncia, as condies prtica discursivas, a intertextualidade manifesta. Dessa categoria fica evidente a ponte que se faz com o interdiscurso. Implicado nessa teoria sob a tica da intertextualidade manifesta ou constitutiva, mas evidenciando a primazia dessas relaes sobre o discurso. A intertextualidade implica uma nfase sobre a heterogeneidade dos textos e um modo de anlise que ressalta os elementos e as linhas diversos e frequentemente contraditrios. (FAIRCLOUGH, 2008, p. 137). Dessa forma, toma-se nesse trabalho o interdiscurso como objeto de anlise. O conceito de interdiscurso no presente trabalho ter a orientao terica de Maingueneau (2008, p. 33) Nossa hiptese do primado do interdiscurso inscreve-se na perspectiva de uma heterogeneidade constitutiva, que amarra em uma relao inextricvel, o Mesmo do discurso e seu Outro. A proposta de Maingueneau coloca o discurso como uma interao entre discursos, o que implica um tipo de anlise em que a identidade discursiva definida pela interdiscursividade, isto da relao do seu discurso com o discurso do seu Outro. O autor diz que necessrio refinar o conceito que aparece to amplo. Para tanto, o a generalizao do interdiscurso ser substituda pela trade: universo discursivo, campo discursivo e espao discursivo. Por universo discursivo, o autor entende o conjunto de todos os tipos de formaes discursivas interagem numa condio de produo, tambm representa necessariamente um conjunto finito, mesmo que no possa ser apreendido em sua globalidade. Trata-se do horizonte mais amplo tratado no discurso, do qual sero construdos os domnios mais estruturados para a pesquisa do analista do discurso: os campos discursivos. Para Brunelli (2008), trata-se do conjunto de discursos que se delimitam numa regio determinada pelo universo discursivo, mantendo diversos tipos de relaes como o confronto aberto, aliana, aparente neutralidade. Ou seja, embora sejam discursos com a mesma funo social, divergem sobre o modo pelo qual essa funo deve ser preenchida. Da o encaixe, a coerncia na anlise dos discursos dos discentes de letras, sobre o ensino de lngua portuguesa, como observamos nos discursos III e VII, que interagem pela linha do ensino, que embora divergentes, esto determinadas pela regio ensino de lngua portuguesa (universo), apresentando agora os campos discursivos.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

43

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


Para Maingueneau (2007, p. 35), campo discursivo um conjunto de formaes discursivas que se encontram em concorrncia, delimitam-se reciprocamente em uma regio determinada do universo discursivo, divergindo, como j fora dito, na forma como a funo social do discurso ser preenchida. Esse recorte em campos apenas uma abstrao necessria, que deve permitir abrir mltiplas redes de trocas. Para o autor, no interior do campo discursivo que se constitui um discurso, e sua hiptese que tal constituio pode deixar-se descrever em termos de operaes regulares sobre formaes discursivas j existentes. No significa que os discursos se constituam todos da mesma forma.
Tomando como base essas noes, podemos dizer que no interior do universo discursivo temos um campo discursivo, em que vrias formaes discursivas se encontram em concorrncia, delimitando-se reciprocamente. Dentro do campo podem ser isolados os espaos discursivos, isto , subconjuntos que ligam ao menos duas formaes discursivas que mantm relaes privilegiadas, relaes essas que o analista julga pertinente para o seu propsito. (LARA, 2004, p. 118)

Nesse contexto, tomando a noo de interdiscurso, enquanto espao de trocas entre vrios discursos, evidencia-se que as falas dos alunos de Letras sobre o ensino de LM atravessada por vrias formaes discursivas, mostrando que a heterogeneidade princpio de sua constituio.

3.3. Heterogeneidade, Interdiscursividade, Intertextualidade: da teoria prtica Maingueneau (2007), na Gnese dos Discursos, faz uma distino entre intertexto e intertextualidade. Para o autor, o intertexto um complexo de fragmentos citados em um mesmo corpus enquanto a intertextualidade conceituada como um sistema de regras que define o intertexto. A intertextualidade torna-se plano de anlise uma vez que todo campo discursivo define certa maneira de citar os discursos anteriores do mesmo campo (op. cit. p.81). Assim, o intertexto ancora-se no eixo da memria discursiva, aceitando alguns discursos e recusando outros, seja pela intertextualidade interna (memria discursiva acerca do ensino de LM) e intertextualidade externa (textos de outros campos discursivos que se ligam ao discurso do acadmico de Letras acerca do ensino de LM). Essas regras acabam definindo que a intertextualidade do discurso tradicional sobre o ensino de LM no mesma que a intertextualidade do discurso i-

44

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


novador da Lingustica, como nos discursos que seguem, marcados pela inovao:
VIII Que o ensino de LP possa ser efetivado a partir do texto, priorizando a viso da lngua como um mecanismo vivo e de extrema interatividade. Claro que o padro normativo deve ser levado em considerao, no entanto, no como verdade absoluta. IX A LP deve ser ensinada atravs de textos, desmontando e montando textos e a gramtica deve ser ensinada como complementar. Formar leitores e produtores de texto a nica alternativa e ainda ensinar com os gneros textuais.

A intertextualidade aqui marcada pela proposta dos Gneros Textuais, da interao verbal externa, pois traz um elo entre teorias que aqui se apresentam em diferentes discursos e posies enunciativas. nesse contexto que a Polmica como interincompreenso nos pertinente para a breve exposio neste minicurso. Maingueneau (2007) diz que
Cada formao discursiva tem uma maneira prpria de interpretar o seu outro. Uma tal ideia contraria, alis, as representaes espontneas, para as quais o antagonismo entre os dois discursos uma noo estvel que no necessrio especificar mais. (MAINGUENEAU, 2007, p. 108)

Dessa forma, o discurso da inovao no pode ser dissociado do discurso da tradio uma vez que um determina o outro, como podemos perceber nos exemplos IV e VII:
IV Os professores deveriam se desprender mais da gramtica e trabalhar temas variados, ligados linguagem. VII bem verdade que o ensino de LP est defasado, as crianas chegam aos onze anos falando um portugus abaixo da mdia, segundo as normas gramaticais, devido ao convvio com os pais. No basta o professor passar 1h20min , quando o aluno chega em casa e ouve grias, palavras incorretas

De acordo com o francs, a Interincompreenso regrada constitutiva da prtica interdiscursiva dos discursos que partilham do mesmo espao discursivo. Nesse sentido, interessa-nos saber quais os mecanismos lingusticos que entram em cena quando dois discursos que esto em um mesmo espao discursivo instauram uma polmica entre si. Os textos dos alunos de Letras versando sobre o ensino de LM como corpus justificado pelo fato deles apresentarem duas opinies diferentes sobre um mesmo assunto o ensino de portugus e mudana de postura diante do fenmeno lngua. Assim, noo de semntica global estrutura-se sobre esse postulado da existncia de uma zona de regularidade semntica a partir da qual

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

45

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


todos os planos da discursividade, como o lxico, os processos gramaticais, at o modo de enunciao e de organizao da comunidade que enuncia o discurso, esto submetidos ao mesmo sistema de restries globais. Esse sistema de restries concebido como um delineador de critrios que, em uma formao discursiva determinada, distinguem o que possvel ou no de ser enunciado do interior daquela formao.

4.

Palavras finais

Resende e Ramalho (2006, p. 146) destacam que mesmo diante do fato de a ACD ser uma disciplina relativamente nova no meio acadmico j conta com uma histria de desdobramentos qual subjaz a inteno de superar possveis limitaes lingusticas que permeiam trabalhos com textos. E reforam a importncia do modelo tridimensional que trabalhamos neste minicurso. O prprio Rajagopalan (2003) chama a ateno para a necessidade de que pesquisadores na rea de lingustica assumam suas responsabilidades perante a sociedade. Isto se coaduna com o posicionamento de analistas crticos do discurso. Utilizando as palavras de Garcia (2003, p. 203): Fairclough deixa bem clara a sua viso de que a anlise do discurso crtica no se limitar apenas a descrever as prticas discursivas, mas tambm propiciar a mudana discursiva e, portanto, a mudana social. Essa postura politicamente ativa e ideologicamente renovadora.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BROWN, J. A.C. Tcnicas de persuaso. Rio de Janeiro: Zahar, 1971. BRUNELLI, Anna Flora. Notas sobre a abordagem interdiscursiva de Maingueneau. In: POSSENTI, Srio. BARONAS, Roberto Leiser. Contribuies de Dominique Maingueneau para a anlise do discurso do Brasil. So Carlos: Pedro & Joo, 2008. CAMPOS, L.S. Teatro, templo e mercado: Organizao e Marketing de um Empreendimento Neopentecostal. Petrpolis: Vozes, 1997. ______. A Igreja Universal do Reino de Deus, um empreendimento religioso atual e seus modos de expanso (Brasil, frica e Europa). Lusotopie, 1999. Disponvel em: <www.lusotopie.siencespobordeaux.fr/campos99.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2008.

46

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingusticos


CARVALHO, N. Publicidade: a linguagem da seduo. So Paulo: tica, 2002. DELLISOLA, Regina Lcia Pret. A metfora e seu contexto social. In: PAIVA, Vera Lcia Oliveira e. Metforas do Cotidiano. Belo Horizonte: Do Autor, 1998, p. 39-51. ______. Critical Discourse Analysis: the critical study of language. New York: Longman, 1995a. FAIRCLOUGH, Norman. Language and Power. New York: Longman, 1995b. ______. Discurso, mudana e hegemonia. In: PEDRO, Emlia Ribeiro (Org.). Anlise crtica do discurso. Lisboa: Caminho, 1998, p. 77-103. ______. El anlisis crtico del discurso como mtodo para la investigacin en ciencias sociales. In: WODAK, Ruth; MEYER, Michel (eds.). Mtodos de anlisis crtico del discurso. Barcelona: Gedisa, 2003, p. 179203. ______. Discurso e mudana social. Braslia: Universidade de Braslia, 2008. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 12. ed. So Paulo: Loyola, 2005. GARCIA, Janete Melasso. Anlise do discurso crtica: uma perspectiva de trabalho. IN: VIEIRA, Josnia Antunes; SILVA, Denize Elena Garcia da Silva (Orgs.). Prticas de anlise do discurso. Braslia: Plano Editora: oficina editorial do Instituto de Letras, UnB, 2003, p. 191-216. HANKS, William F. Lngua como prtica social: das relaes entre lngua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. So Paulo: Cortez, 2008. LARA, Glaucia Muniz. O que dizem da lngua os que ensinam a lngua. Uma anlise semitica do discurso do professor de portugus. Campo Grande: UFMS, 2004. MAGALHES, Clia. Reflexes sobre a anlise crtica do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001. MAINGUENAEU, Dominique. Gnese dos discursos. Trad. Srio Possenti. Curitiba: Criar, 2007. MEYER, Michael. Entre la teoria, el mtodo y la poltica: La ubicacin de los enfoques relacionados com el ACD. In: WODAK, Ruth. & ME-

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 3

47

LIVRO DOS MINICURSOS E OFICINAS


YER, Michael (Orgs.). Mtodos de anlisis crtico del discurso. Barcelona: Gedisa, 2003, p. 35-59. PEDRO, Emlia R. Anlise crtica do discurso: aspectos tericos, metodolgicos e analticos. In: PEDRO, Emlia R. (Org.). Anlise crtica do discurso. Lisboa: Caminho, 1998, p. 19-46. PEDROSA, Cleide Emlia Faye. Anlise crtica do discurso: introduo terica e perspectivas de anlise. In: BEZERRA, Antonio Ponciano; ___. (Orgs.). Lngua, cultura e ensino: multidisciplinaridade em Letras. Aracaju: EDUFS, 2008a, p. 83-128. ______. Anlise crtica do discurso: do lingustico ao social no gnero miditico. Aracaju: EDUFS, 2008b. ______. Gnero textual frase: marcas do editor nos processos de retextualizao (re)contextualizao. Tese de Doutorado. Recife: UFPE, 2005a. ______. Anlise crtica do discurso: uma proposta para a anlise crtica da linguagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGUSTICA E FILOLOGIA, 9. Tomo 2: Filologia, lingustica e ensino. Rio de Janeiro: CiFEFil, 2005b, p. 43-70. RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingustica crtica. So Paulo: Parbola, 2003. RESENDE, Viviane de Melo. Anlise de Discurso Crtica e Realismo Crtico: Implicaes interdisciplinares. So Paulo: Pontes, 2009. RESENDE, Viviane de Melo. RAMALHO, Viviane. Anlise de discurso crtica. So Paulo: Contexto, 2006. ______. Anlise de discurso crtica, do modelo tridimensional articulao entre prticas: implicaes terico-metodolgicas. Revista linguagem em (dis)curso, vol 5. N 1, 2004. Disponvel em: <http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0501/00.htm> WODAK, Ruth. De qu trata el anlisis crtico del discurso (ACD). Resumen de su historia, sus conceptos fundamentales y sus desarrollos. In: WODAK, Ruth; MEYER, Michael (Orgs.). Mtodos de anlisis crtico del discurso. Barcelona: Gedisa, 2003, p. 17-34.

48

Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2010

S-ar putea să vă placă și