Sunteți pe pagina 1din 16

Pedagogia Unesp/Univesp

PEDAGOGIA

POLO ARAATUBA ARA

Orientadores de Turma: Nelson Rodrigo Pedon Renata Junqueira de Souza

Orientadores de Disciplina: Fbia Prates de Oliveira

Jos Vitor Passafaro

Programao
1 Aula Presencial 23/07/2012 19:00 20:00 Apresentao da Disciplina; 20:00 21:00 Atividade 1: Memrias de Professores de Histria; 21:00 - 21:15 Intervalo; 21:15 21:45 Atividade 2: Entrevista de apresentao e vdeo 1; 21:45 23: Atividade 3: Histria e ensino questes fundamentais, e postagem.

APRESENTAO DA DISCIPLINA
Capacitao de Professores Teresa Malatian

D21- Contedos e Didtica de Histria


Carga horria - 120 h Aulas presenciais -10 Aulas presenciais para novos contedos - 8 Perodos virtuais - 10 Capacitao - 2 e 3 de junho/ 2012

QUESTES NORTEADORAS DA DISCIPLINA

O estudo da Histria no pode ser dissociado da leitura, interpretao e discusso de textos Problematizao e encadeamento lgico de contedos conceituais da Histria ensinada Introduo do trabalho

interdisciplinar Uso didtico dos materiais (fontes e


bibliografia)
Uso didtico dos materiais diferente de uso de materiais didticos. - explorar essa ideia

HISTRIA: HISTORIOGRAF IA E ENSINO

Historiografia

As obras existentes que debruam no estudo da histria. Quais so suas correntes, ideologias, princpios? Posso dividi-las em grupos especficos ou cada um tem uma caracterstica peculiares. H diferenas em obras de perodos e espaos distintos?

conjunto das obras de Histria: correntes interpretativas, temas, autores, perodos Histria da escrita da Histria: teorias, mtodos, fontes, tendncias, Interpretaes
Quando se comeou a pensar e escrever histria? Quais eram os princpios, metodologias, objetivos?

COMO SE ESCREVE A HISTRIA?

Conhecer quem escreveu, porqu, por que meio, sua ideologia, crena, seu tempo...

relao entre o acontecer

relaes entre passado e

histrico ( histria vivida) e presente o discurso (Histria) historicidade do escrito histrico Histria para quem? Histria para que? contemporaneidade da Histria
Compreender a diferena de temporalidade convm perceber os instrumentos que havia e o que se tem agora, o que permite mudanas de perspectivas

o lugar social do historiador interesses, temas, abordagens, interpretaes o ponto de partida a problemtica o caminho mtodo os materiais as fontes escritas, orais, iconogrficas, bibliogrficas a sntese conhecimento construdo: Histria

TUDO HISTRIA ? O QUE HISTRICO?

PROPOSTA DE ENSINO DE HISTRIA

UM PERCURSO HISTORIOGRFICO DO CONHECIMENTO HISTRICO


as mltiplas construes do tempo produzidas pelas culturas e sociedades.

O homem como sujeito e objeto das relaes sociais.

A cultura e a construo das diferentes maneiras de ver, sentir e transformar o mundo;

Conceitos fundamentais
histria vivida conhecimento histrico resultado de pesquisa e interpretao Histria e Historiografia experincia dos sujeitos histricos e coletivos: indivduos, grupos, classes presentes nas relaes sociais e na construo de identidades, antagonismos sociais, projetos coletivos, prticas.

Agenda da Primeira Semana


De 23/07/2012 a 29/07/2012 O estudo da Histria no pode ser dissociado da leitura, interpretao e discusso de textos. Esta disciplina, intitulada Contedos e Didtica de Histria, foi organizada nesta perspectiva e pressupe no apenas a leitura dos textos indicados e integrantes do Caderno, como tambm a discusso dos mesmos em grupos de quatro ou cinco alunos, que iro apresentar aos demais os pontos principais, as dvidas em posicionamento crtico e as sugestes de ampliao do enfoque pretendido por cada Professor Autor ao elaborar seu texto.

Assim, trabalharemos as leituras em grupos ao longo de toda a disciplina. Formem seus grupos e articulem-se de modo que sempre um dos grupos seja o responsvel pela apresentao do texto que ser discutido na aula presencial seguinte. Essa apresentao poder ser feita com o auxlio de slides elaborados no PowerPoint, por exemplo, ou da forma como o grupo preferir. Entretanto, para que o aproveitamento dos contedos e a dinmica das aulas sejam potencializados imprescindvel que todos realizem a leitura completa dos textos propostos, anotando questes para serem discutidas em sala.

Durante a primeira semana da D21 Contedos e Didtica de Histria, vocs podero entregar suas atividades, sem descontos em nota, at domingo, dia 29 de julho de 2012, s 23h55. As atividades entregues, fora do prazo estabelecido, entraro no perodo de recuperao de prazos que termina no dia 22 de agosto de 2012, s 23h55, e tero suas notas avaliadas com descontos (consultem o Manual do Aluno). Aps esse prazo, as atividades no sero avaliadas. Por isto, aconselhamos que no deixem para post-las de ltima hora. IMPORTANTE: Entre as atividades a serem desenvolvidas na disciplina, vocs encontraro algumas especficas que tero validade como horas de Estgio para o Ensino Fundamental. Cada atividade ter a indicao das horas de Estgio correspondentes. Ateno: As atividades presenciais devero ser publicadas at o final da aula e podero ser aprimoradas ao longo da semana, se houver necessidade.

Atividade 01 Memrias de Professores de Histria


O objetivo desta atividade estimular a reflexo sobre a trajetria individual na construo do conhecimento histrico na vida escolar e a partir dela, avaliar criticamente o ensino/aprendizagem da Histria, abrindo assim perspectivas para a renovao da prtica docente. Ao construir sua prpria histria no ensino/aprendizagem dessa disciplina, vocs estaro questionando seu significado e sua importncia na prtica docente.
O valor da subjetividade no conhecimento histrico

Ao relacionar contedos e prticas com os contextos histricos vividos em diferentes pocas, vocs estabelecero conexes entre a histria de suas vidas, a histria da educao e a histria da sociedade. Podero assim melhor dimensionar-se como sujeitos histricos, que realizaram escolhas num universo de possibilidades, as quais nortearam a construo e a transmisso de saberes especficos e moldaram seu gosto e interesse pela Histria.

Para isso, no trabalho em grupo, cada aluno dever seguir os seguintes passos:
1. Rememorar as condies em que ocorreu seu aprendizado de Histria desde o primeiro ano de escolarizao; focalizar neste percurso contedos aprendidos e mtodos de ensino, bem como os contextos histricos em que se deu tal aprendizado; 2. fazer o mesmo percurso a respeito de sua prtica docente no ensino de Histria caso ela tenha ocorrido; 3. discutir com seus colegas, os resultados dessa rememorao, procurando verificar os aspectos metodolgicos e de contedo do ensino de Histria a serem conservados e outros a serem modificados. O resultado de cada um desses tpicos dever ser anotado, pois ser retomado ainda durante esta aula.

Atividade 02 - Assistir entrevista de apresentao da disciplina D21, com a Professora Teresa Malatian e ao vdeo 01Histria e temporalidade.
Assistam, s 21h em sua TV digital, entrevista de apresentao da disciplina D21 Contedos e Didtica de Histria, com a Professora Teresa Malatian. Tirem eventuais dvidas sobre a apresentao geral da disciplina com seus Orientadores e, caso considerem necessrio, enviem questes ao apresentador da disciplina. Posteriormente, a apresentao e as respostas enviadas pela Professora Autora estaro no Acervo Digital. O link ser disponibilizado por seu Orientador.

Vdeo 01 Histria e temporalidade


O programa mostrar o que Histria, como se faz pesquisa histrica e o papel do historiador na construo deste conhecimento. E poder ser acessado tambm, por meio da Ferramenta Material de Apoio, ou pelo Portal Acadmico, link Vdeos.

Atividade 03 Histria e ensino questes fundamentais


O objetivo desta atividade dar continuidade s reflexes sobre o ensino de Histria. Para isso, cada grupo redigir um texto abordando sua percepo sobre o ensino de Histria, tanto no que diz respeito a contedos quanto no que se refere a metodologias. Sero fundamentais para esta atividade a discusso anterior e o vdeo a que acabaram de assistir. Cada grupo postar o resultado dessas atividades no Frum 01 Reflexes sobre o tema da D21, para futura consulta e eventuais discusses. Observao: Quando fizerem a publicao das consideraes do grupo, no se esqueam de especificar o nome de todos seus integrantes.

1 Perodo Virtual
24 e 25/07/2012 3 e 4 feira Atividade 04 Leitura do texto 01 "Um percurso historiogrfico do conhecimento histrico", de Teresa Malatian.

Cinema em casa 01
Ativ. do 2 per. virtual
Assistam ao filme Uma cidade sem passado, de Michael Verhoeven (Alemanha, 1990) e desenvolvam as seguintes atividades: 1. Localizem as relaes entre tempo passado e tempo presente que aparecem no filme. 2. Escolham um evento significativo trabalhado no filme e procurem verificar como ele pode contribuir para a compreenso das pessoas como sujeitos ativos da histria. 3. Identifiquem as dificuldades enfrentadas pela personagem-historiadora ao procurar estudar acontecimentos prximos do seu tempo. Se acharem pertinente, publiquem suas anotaes no Portflio Individual, com o ttulo D21_Cinema em casa 01.

S-ar putea să vă placă și