Sunteți pe pagina 1din 17

CONTRIBUIO DA PSICOLOGIA PARA A PRTICA EDUCATIVA

Maria Alice Guedes Porto1 Rogrio de Almeida Neves2 Regina Alonso Gonzalez Pimenta3

RESUMO
O objetivo deste trabalho analisar a contribuio da Psicologia para a prtica educativa, luz das teorias desenvolvidas por Vygotsky e Piaget. O estudo aborda as convergncias e as divergncias entre a teoria scio-interacionista de Vygotsky, fortemente influenciada pelo materialismo histrico-dialtico de Marx e Engels, e a teoria construtivista de Piaget, influenciada por sua formao como bilogo, bem como pela filosofia, que associa sujeito e conhecimento. A presente pesquisa demonstra, atravs do referencial terico, a importncia da Psicologia para a compreenso da cincia social, de modo a permitir uma anlise crtica por parte do leitor, acerca da prtica educativa na atualidade, favorecendo a interao entre educador e educando, na relao ensino-aprendizagem. A opo metodolgica foi a pesquisa bibliogrfica, de natureza exploratria em que se buscou evidenciar conceitos e idias, por meio das diversas publicaes cientficas: livros, peridicos, artigos cientficos, e outros. Constata-se que, embora as teorias de Vygotsky e Piaget tivessem sido elaboradas em determinada poca e contexto histrico, esto relacionadas entre si, e so consideradas atuais, por facilitarem o processo ensino-aprendizagem. Apesar da Psicologia no ter sido criada com o intuito de responder s questes formuladas no terreno da educao, compreende-se, que foi nesse campo que esta, mais efetivamente encontrou as bases para seu desenvolvimento e, ao mesmo tempo, que foi na Psicologia que mais o campo da Educao fundamentou suas teorias e prticas. A Psicologia, enfim, constitui-se em uma cincia que tem o poder de transformar o processo de ensino-aprendizagem. Palavras Chave: Psicologia. Educao. Vygotsky. Piaget.

Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social (Fundao Visconde de Cairu FVC/CEPPEV); Especialista em Docncia do Ensino Superior (Associao Baiana de Cursos ABEC); Especialista em Contabilidade (Universidade Federal da Bahia - UFBA); Bacharel em Cincias Contbeis e Cincias Econmicas (UFBA); Coordenadora do Curso de Cincias Contbeis e Docente da Faculdade So Tomaz de Aquino; Docente da FTCEAD; Docente da Unime. 2 Especialista em Docncia do Ensino Superior (Associao Baiana de Cursos ABEC); Especialista em Direito Constitucional (JusPODIVM); Especialista em Direito Administrativo (JusPODIVM; Bacharel em Direito (Universidade Federal da Bahia - UFBA; Servidor da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Agente de Tributos Estaduais) - Corregedoria. 3 Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social da Fundao Visconde de Cairu (FVC) 2005. Especialista em Administrao de Recursos Humanos FVC/CEPPEV; Especialista em Gesto da Qualidade UFBA/CETEAD; Graduada em Psicologia UFBA; Profa. da Faculdade Metropolitana de Camaari (FAMEC) e da Associao Baiana de Educao e Cultura (ABEC). Possui larga experincia em Gesto de Pessoas e Desenvolvimento Humano, Psicologia Organizacional e Relaes Interpessoais.

1 INTRODUO O presente trabalho pretende apresentar uma anlise da contribuio da Psicologia para a prtica educativa luz das teorias desenvolvidas por Vygotsky e Piaget enfocando as suas concepes de educao a partir dos seus pressupostos, de modo a associar a prtica educacional no contexto da contemporaneidade. Outrossim, o trabalho aborda as convergncias e as divergncias entre a teoria scio-interacionista de Vygotsky fortemente influenciada pelo materialismo histricodialtico de Marx e Engels e a teoria construtivista de Piaget, influenciada pela sua formao como bilogo e da filosofia, em funo do meio em que vivia. Do mesmo modo, este trabalho apresenta um pequeno estudo acerca da Psicologia e da Educao, demonstrando as suas importncias para a compreenso da cincia social, de modo a permitir uma anlise crtica por parte do leitor acerca da prtica educativa na atualidade, favorecendo a interao entre educador e educando na relao ensino-aprendizagem. 2 TEORIAS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL A seguir apresentaremos as teorias de Lev Vygotsky e Jean Piaget, considerados expoentes da Psicologia da Educao. Vygotsky, com a sua teoria scio-interacionista, baseada no marxismo permeia pelo materialismo dialtico e considera que o indivduo constri seu conhecimento pela interao social. Piaget, com sua teoria do construtivismo, insere o sujeito como centro relacionando a aprendizagem diretamente sua maturidade psicolgica. 2.1 TEORIA PSICOLGICA DE LEV SEMEONOVICH VYGOTSKY Lev Semeonovich Vygotsky nasceu na Bielorrssia, em 17 de novembro de 1896 e viveu na Rssia, cursando Direito, Filosofia e Histria em Moscou. A partir de 1924 passou a ser colaborador do Instituto de Psicologia, onde promove uma reconstruo da psicologia, criando sua teoria histrico-cultural dos fenmenos psicolgicos, dedicando-se educao, ensinou psicologia, prosseguindo seus estudos de teoria literria e psicologia da arte, at morrer, prematuramente, aos 37 anos de tuberculose.

2.1.1 Abordagem Scio-Interacionista Vygotsky percebeu que poderia haver uma nova maneira de compreender o comportamento humano e desenvolvimento do crebro humano, elaborando uma teoria para a psicologia comportamental de modo diferenciado das demais correntes vigentes at ento, de modo a proporcionar contribuies considerveis para a prtica educativa (REGO, 1995). Assim surgiu a psicologia histrico-cultural, baseada nos princpios tericos do materialismo histrico-dialtico, de Karl Marx e Friedrich Engels, conquistando avanos na caracterizao do desenvolvimento do psiquismo humano. Considerou o desenvolvimento da complexidade da estrutura humana atravs de suas interaes sociais, sendo que o sujeito transforma e ao mesmo tempo transformado nas relaes produzidas em uma determinada cultura. Interessava a Vygotsky compreender a relao entre o pensamento e a linguagem e suas implicaes no processo de desenvolvimento intelectual. Para Vygotsky, a compreenso do indivduo dependia da internalizao das formas culturalmente dadas de funcionamento psicolgico, pois acreditava na no imutabilidade da essncia humana, passando a pesquisar o desenvolvimento do sujeito na sua interao com o mundo, sua relao com os demais indivduos, a origem de seu pensamento e a construo do conhecimento. Deste modo, Vygotsky atribuiu uma grande importncia ao crebro, considerando-o como um sistema flexvel que servia a novas e diferentes funes, sem necessidade de transformao, considerando que a sua estrutura e funcionamento passam por mudanas ao longo do desenvolvimento do indivduo, devido interao deste o meio fsico e social. Conforme Rego (1995), Vygotsky postula que nas interaes entre o ser humano e a natureza que as funes psquicas se desenvolvem. Assim, investiga o surgimento de novas estruturas cognitivas a partir da demanda social, da necessidade de novos instrumentos de trabalho e de pensamento. Vygotsky compreendeu que a mediao ocorre quando o indivduo enquanto sujeito de conhecimento, no possui acesso direto aos objetos, todavia, este acesso se d de forma mediada por recorte do real pelo trabalho e o uso de instrumentos ao uso de signos. Deste modo, elegeu um papel de importncia linguagem, considerada como sistema simblico principal de todos os grupos humanos.

Sob a influncia Marxista, os postulados de Vygotsky provocaram uma ruptura nos padres vigentes nas pesquisas sobre fenmenos psquicos e da caracterizao do ser humano. De acordo com Zacharias (2007), Vygotsky contextualiza o indivduo histrica e socialmente, ressaltando a linguagem e a aprendizagem no seu desenvolvimento scio-histrico, a partir da sua interao com o meio. 2.1.2 Contribuies de Vygotsky para a Educao As contribuies da teoria de Vygotsky so extremamente importantes para a educao, oferecendo reflexes acerca da formao das caractersticas psicolgicas humanas, gerando questionamentos e transformaes na prtica educativa, possibilitando anlise psicolgica de questes referentes ao ensino, de modo a induzir reavaliao neste campo. A teoria Vygotskiana, todavia, no delibera solues de ordem prtica nem metodologias para a prtica educativa cotidiana. Ao desenvolver, entretanto, o conceito de zona de desenvolvimento proximal - conhecimentos j adquiridos e outros, que para serem adquiridos, dependem da participao de elementos mais capazes para se efetivarem-, Vygotsky traz elementos essenciais para o entendimento da integrao entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento (REGO, 1995). Desta maneira, a escola desempenhar bem seu papel se partindo daquilo que o aluno j sabe for capaz de ampliar e desafiar a construo de novos conhecimentos, ou na teoria Vygotskiana, incidir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, estimulando processos internos que se efetivaro e constituiro a base de novas aprendizagens. Assim, a escola ao proporcionar contedos e desenvolver modalidades de pensamento prprio, possui um papel nico para o desenvolvimento do ser humano, pois detm um modo elaborado de analisar o pensamento conceitual. Para Vygotsky, o acesso escola no garantia da construo do conhecimento j este processo dependente da qualidade do ensino oferecido. Deste modo, Vygotsky contribuiu para fomentar uma avaliao mais criteriosa do papel da escola. A sua teoria indica a necessidade de condies adequadas na

escola, no sentido de que se permita aos alunos acesso s informaes e experincias que os levem construo do conhecimento. Vygotsky aponta para a necessidade da internalizao para que haja a construo do conhecimento. Internalizao a reconstruo interna de uma operao externa, ou seja, a passagem do processo interpessoal (processo social) para o intrapessoal (processo individual). Os postulados de Vygotsky ressaltam as qualidades do indivduo nas transformaes, de forma ativa, nos diferentes contextos culturais e histricos, devido ao desenvolvimento das funes superiores. Vygotsky suscita uma nova forma de valorizar as interaes sociais entre o aluno e o professor, a partir de uma nova viso da heterogeneidade, em que esta valorizada e no mais repudiada na sala de aula. Assim, os diversos comportamentos, experincias, contextos familiares, valores e nveis de conhecimentos de cada criana, bem como do professor, passam a conferir a troca de repertrios, de viso de mundo, confrontos, ajuda mtua, de modo a ampliar as capacidades individuais (REGO, 1995). Neste contexto, o sujeito passa a ser sujeito ativo e tambm interativo quanto ao seu processo de conhecimento. Porm, para Vygotsky, apenas a atividade individual da criana no o bastante para que se d a construo dos conhecimentos j h muito acumulados pelo homem. Assim, confere importncia ao papel do professor, que, munido de experincia e conhecimento acumulado, auxilia no desenvolvimento individual da criana. Conforme Fartes (2007), o papel da imitao no aprendizado possui grande valor para a teoria de Vygotsky, pois se constitui como base para as experincias compartilhadas, j que este no considera a forma mecnica e tradicional de aprendizagem, em que trata as crianas como seres capaz de imitar qualquer coisa. Desta forma, Vygotsky considera a imitao como uma maneira pela qual a criana consolida funes que esto em processo de amadurecimento, imitando apenas, o que est potencialmente pronto para aprender e construir, sendo responsvel pela criao da zona de desenvolvimento proximal, construindo o desenvolvimento potencial, transformando-o em desenvolvimento real. Assim, pela imitao, a criana internaliza regras de conduta, valores, modos de agir e pensar de seu grupo social, que passam a orientar o seu prprio comportamento e desenvolvimento cognitivo.

Rego (1995) destaca em Vygotsky, a necessidade na redefinio do papel do professor, que dever abstrair a concepo de um mero agente exclusivo de informao e formao dos alunos, j que as interaes entre as crianas so possuidoras de considervel papel no favorecimento aos avanos no desenvolvimento social. Desta maneira, como guia e mediador do processo de desenvolvimento, o professor possui grande importncia e papel ativo no processo ensino-aprendizagem ao promover as interaes entre os alunos e os objetos de conhecimento. 2.2 TEORIA DA PSICOLOGIA GENTICA DE JEAN PIAGET Piaget estudou epistemologia Teoria do Conhecimento ao mesmo tempo em que continuava seus estudos na biologia, sendo que os progressos realizados na epistemologia o conduziram a considerar, aps um estudo sobre a epistemologia da biologia como cincia, um trabalho sobre a teoria do conhecimento em geral, porm, vista pelo ngulo da biologia. Piaget estudou de que modo o desenvolvimento da inteligncia do indivduo sofre influncias da sua interao social, constituindo este estudo de grande importncia para a Educao. Conforme Cano (2002), Piaget pretendia responder uma questo que considerava de fundamental importncia: como o Homem conhece? Fez isto utilizando a Biologia gentica, em que destaca a importncia das trocas entre o organismo e o meio ambiente, como responsveis pelo desenvolvimento do indivduo. Assim, ao tratar de como o homem conhece, Piaget evidencia a importncia da estimulao do meio, pois as trocas entre o organismo e o meio que sero responsveis pelo desenvolvimento do sujeito. O conhecimento entendido como elemento fundamental na compreenso do ser humano, j que o conhecimento se refere a uma estruturao do vivido por cada indivduo. Entretanto, para Piaget, o conhecimento decorrente de um conhecimento anteriormente j possudo pelo indivduo, o que chama de estrutura. Assim, o indivduo ao nascer traz consigo estruturas que tendem para o desenvolvimento do conhecimento, que ao se relacionarem com o mundo, acabam por se modificar, de forma a intensificar as relaes entre o indivduo e o meio, cabendo ao o mundo o

papel de um estimulador para que o processo de construo do conhecimento ocorra, considerando o conhecimento como elemento fundamental para a compreenso do individuo. Conforme Zacharias (2007), Piaget considera o desenvolvimento como uma teoria de etapas, em que pressupe que o indivduo passa por uma srie de mudanas ordenadas e previsveis, constituindo-se no desenvolvimento cognitivo. O pressuposto bsico da sua teoria o interacionismo, a idia de construtivismo seqencial e os fatores que interferem no desenvolvimento. Para Piaget, a criana concebida como um ser dinmico, interagindo constantemente com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas, fazendo com que as estruturas mentais passem funcionar. Assim a interao organismo-meio se d por dois processos simultneos: a organizao interna e a adaptao ao meio, funes exercidas pelo organismo ao longo da vida. Piaget entende que processo de desenvolvimento tem influncia de fatores, tais como: maturao (crescimento biolgico dos rgos), exercitao (funcionamento dos esquemas e rgos que implica na formao de hbitos), aprendizagem social (aquisio de valores, linguagem, costumes e padres culturais e sociais) e equilibrao (processo de auto regulao interna do organismo, que se constitui na busca sucessiva de reequilbrio aps cada desequilbrio sofrido). No processo de construo do conhecimento, Piaget afirma que o ser humano ir acrescentar algo, a partir do que j conhece, atravs de processos dinmicos, que permitem uma melhor adaptao deste ao meio. A estes processos, Piaget chamou de assimilao e acomodao. 1. assimilao: integrao de conjunto de experincias que o indivduo possui anteriormente, sendo determinada por este; 2. acomodao: processo de criao de novas formas do indivduo se relacionar, a partir do ajuste da estrutura a uma nova situao particular, sendo determinada pelo objeto. De acordo com Salvador, e cols. (2000 apud CORREA; LIMA; ARAJO, 2001), quando o indivduo no consegue apreender novos conhecimentos aparecem os desequilbrios, que so os conflitos cognitivos, fazendo-o recorrer equilibrao, para que consiga adaptar-se ao meio. Conforme os autores, a equilibrao o

mago do desenvolvimento cognitivo, que, pela teoria dos estgios, o ser humano passa na construo do conhecimento. A equilibrao entre a assimilao e a acomodao produz a adaptao e a organizao do pensamento. Assim, a ao do indivduo est diretamente relacionada ao estgio de desenvolvimento em que se encontra. O incio dos estgios se d pelo processo nas aes sensrio-motoras, e vai at aproximadamente um ano e meio de idade, passando, depois, para o perodo seguinte, - o pr-operatrio, indo de aproximadamente dois at os sete anos de idade; em seguida, tem-sde o perodo operacional concreto, aproximadamente dos sete aos onze ou doze anos de idade; o ltimo a fase humana, operatrio-formal, que se forma aproximadamente a partir dos doze anos em diante. Desta maneira, para Piaget, a aprendizagem se constitui de um processo adaptativo que se desenvolve atravs do tempo, conforma as respostas do sujeito a estmulos. O postulado de construo do conhecimento formulado por Piaget trata da interao com o meio pelo qual o indivduo encontra situaes diversas que o conduz elaborao de hipteses, pelos processos de assimilao e acomodao, com o objetivo de explicar os fenmenos que se sucedem no seu prprio meio. Embora Piaget trate o social como subjacente ao cognitivo, diferentemente de Vygotsky, em que a interao social fundamental para o desenvolvimento cognitivo, no se pode firmar que Piaget no deu ateno ao social, pois como bilogo, retirou seus conceitos tericos da Biologia, transportando-os para uma abordagem psicolgica. Desta maneira, acredita-se que no construtivismo de Piaget, o social torna-se presente pela representao biolgica, ao tratar da interao entre organismo e meio ambiente. Assim, a teoria piagetiana contempla o desenvolvimento psquico como resultado do desenvolvimento das relaes do indivduo com o seu meio, portanto, com o social, permitindo assim, a construo do processo de cognio. Apesar de Piaget ressaltar a importncia da estimulao do meio como responsvel pelo desenvolvimento do ser humano, na sua Psicologia Cognitiva o sujeito do conhecimento, bem como da psicologia, o sujeito epistmico. Sujeito este que ao mesmo tempo ativo e interativo. Assim, para Piaget a associao entre o sujeito e o conhecimento, passa a ser conhecida como construtivismo, sendo o conhecimento produto da interao de uma inteligncia sensrio-motora com o ambiente.

Na sala de aula, a construo do conhecimento pelo construtivismo realizada pelos estmulos que o professor provoca nos alunos. Conforme as respostas aos estmulos vai se dando a construo do conhecimento; uma relao entre sujeito (aluno) e meio (professor). Este o processo do interaciocismo de Piaget, que se constitui no desenvolvimento do ser humano pela relao entre o sujeito e o objeto, permitindo o desenvolvimento amplo e dinmico desde o perodo sensrio- motor at o operatrio abstrato. 2.2.1 Contribuies de Piaget para a Educao Em Zacharias (2007), encontramos as implicaes do pensamento piagetiano para a aprendizagem: a) os objetivos pedaggicos necessitam estar centrados no aluno, partir das atividades do aluno; b) os contedos no so concebidos como fins em si mesmos, mas como instrumentos que servem ao desenvolvimento evolutivo natural; c) primazia de um mtodo que leve ao descobrimento por parte do aluno ao invs de receber passivamente atravs do professor; d) a aprendizagem um processo construdo internamente; e) a aprendizagem depende do nvel de desenvolvimento do sujeito; f) a aprendizagem um processo de reorganizao cognitiva; g) os conflitos cognitivos so importantes para o desenvolvimento da aprendizagem; h) a interao social favorece a aprendizagem; i) as experincias de aprendizagem necessitam estruturar-se de modo a privilegiarem a colaborao, a cooperao e intercmbio de pontos de vista na busca conjunta do conhecimento. piagetianas repercutem bastante na esfera educacional,

As

teorias

principalmente no que se refere ao desenvolvimento humano. Assim, o interesse da educao escolar de natureza pedaggica, social e prtica de forma a possibilitar o desenvolvimento do sujeito para toda a vida, com a garantia da continuidade e a valorizao dos bens transmitidos, sendo o sujeito psicolgico ou individual que interessa educao (CHAKUR, 2007). Piaget entende o desenvolvimento do conhecimento pelas trocas entre sujeito e objeto, sendo que a concepo educacional de desenvolvimento prev a interveno planejada e sistematizada em situao de ensino.

10

Deste modo, Piaget legou uma teoria slida, permitindo compreender como o indivduo aprende, de acordo com as fases do desenvolvimento intelectual voltada para o sujeito epistmico. 2.3 CONVERGNCIAS E DIVERGNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET Acredita-se que existem vrios pontos de convergncia entre Vygotsky e Piaget, expoentes da Psicologia da Educao. Muitos dos seus postulados so aplicados na Educao tanto no Brasil quanto em vrias partes do mundo devido s suas grandiosas contribuies para a prtica educativa. Percebe-se convergncias entre os dois tericos, na abordagem interacionista, cognitivista e construtivista, j que seus postulados possuem esta abordagem em comum, apesar de Vygotsky evidenciar a construo do conhecimento a partir da teoria marxista, em que o interacionismo baseado no social e no contexto histrico em que vivia. Piaget, ao seu turno, como epistemologista, desenvolveu o construtivismo na tentativa de descobrir como o Homem conhece, utilizado o conceito da biologia, partindo do pressuposto de que o conhecimento sempre parte de uma estrutura que o individuo j possui, sendo que a sua relao com o mundo se d na medida em que se expande seu conhecimento prvio. Apesar de cada um perceber o social de modo diferente, ambos so interacionistas e enfatizam a relao entre o sujeito e o meio na construo do conhecimento. Todavia, Piaget, em seu postulado construtivista, insere o indivduo como centro, relacionando a aprendizagem diretamente sua maturidade psicolgica, e considerando o desenvolvimento cognitivo como um sistema dinmico e como uma construo sempre contnua. O conhecimento resultado da interao entre sujeito e objeto, em que o instrumento inicial do conhecimento seria a ao. Vygotsky, ao contrrio, em sua teoria considera o meio social essencialmente importante para o indivduo na construo do conhecimento, concebendo este indivduo como social, sendo que os processos psicolgicos superiores, tais como comunicao, linguagem, raciocnio, etc., primeiramente so alcanados socialmente, para depois, ento se internalizarem.

11

Para Piaget, o construtivismo fundamentado no modelo biolgico da interao entre organismo e meio ambiente. Vygotsky atribui grande importncia ao trabalho da zona de desenvolvimento proximal, isto , aquele que se situa no mbito daquilo que a criana no consegue fazer sozinha, mas o consegue aprendendo com o adulto. 2.4 CONTRIBUIES DA PSICOLOGIA PARA A PRTICA EDUCATIVA So vrias e importantes contribuies da Psicologia para a prtica educativa. Conforme Coll; Palcios e Marchesi (1996), a Psicologia da Educao estuda os processos educativos e tem por finalidade contribuir para: elaborao de uma teoria explicativa dos processos educativos; 2. 3. dimenso: terica ou explicativa: procura a elaborao de modelos interpretativos dos processos de mudana estudados; projetiva ou tecnolgica: tem por objetivo contribuir no planejamento de situaes ou atividades educativas capazes de induzir ou provocar determinados processos e tipos de mudana nas pessoas que dessas participam; prtica ou aplicada: orientada interveno e resoluo de problemas concretos, que surgem na preparao e no desenvolvimento de atividades educativas. Ainda conforme os autores, a Psicologia da Educao compreendida por dois grandes conjuntos de contedos: 1) relativos ao processo de mudana comportamental: fatores interpessoais ou internos do aluno: mais importantes: maturidade fsica e psicomotora, mecanismos de aprendizagem, nvel de estrutura de conhecimentos prvios, nvel de desenvolvimento evolutivo, caractersticas relacionadas s aptides, caractersticas afetivas, etc.; elaborar modelos e programas de interveno destinados a atuar sobre eles com uma finalidade determinada; estudar os processos educativos em uma trplice

12

2) relativos aos fatores ou variveis das situaes educativas, direta ou indiretamente responsveis pelos mesmos: fatores ambientais ou prprios da situao ensino-aprendizagem: caracterstica do professor (capacidade intelectual, conhecimento afetivas); os da disciplina, de capacidade grupo e pedaggica, (relaes caractersticas fatores sociais

interpessoais); as condies materiais (recursos didticos e meios de ensino em geral) e as intervenes pedaggicas (mtodos de ensino), etc. A figura a seguir apresenta as subreas da Psicologia que possuem papel de destaque na Educao:

Psicometria

Psicologia da Psicologia do Aprendizagem Desenvolvimento

Figura 1 -Subreas da Psicologia que possuem papel de destaque na Educao

Deste modo percebemos que a Psicologia da Educao, pelas suas concepes, proporciona uma melhor compreenso dos processos educativos, com a inteno de modificao comportamental tanto na teoria quanto prtica, visando dissoluo de problemas ligados prtica educativa. Portanto, a Psicologia da Educao atua no processo de desenvolvimento do indivduo, bem como na sua socializao, tendo como base os pressupostos psicolgicos educativos, intervindo, transformando e contribuindo para a construo do conhecimento ligado educao. No campo da formao de professor profissional, a Psicologia insere a questo da pluralidade, bem como da interao entre a teoria e a prtica, gerando um pensamento reflexivo e contribuindo para uma melhor compreenso do professor em relao ao aluno (LAROCCA, 2000). O desenvolvimento desta viso reflexiva por parte do professor o sensibiliza para o entendimento do comportamento do aluno, gerado a partir das suas vivncias tanto dentro, quanto fora da sala de aula. Corroborando, Ausubel alerta para a

13

necessidade de realizao de pesquisa aplicada pela Psicologia da Educao nas questes que permeiam os processos educativos. Assim sendo, entende-se que a Psicologia da Educao leva o professor a perceber o aluno como individuo integral e multidimensional, de modo que possa aplicar mtodos e prticas educativas que proporcionem seu desenvolvimento global, para atuar como fomentador de desenvolvimento de perspectiva crtica da realidade por parte do aluno, a partir da interao teoria-prtica vivncia da realidade e interao com o seu meio. Ao agir deste modo, o professor compreender sua importncia nas transformaes sociais. A Psicologia da Educao aborda que o professor, na sala de aula, deve ter a sensibilidade para perceber que no existe um nico mtodo para a aprendizagem, pois cada aluno tem sua individualidade e percepo de vida, sendo que o conhecimento dever ser construdo pelo dilogo e interao aluno e professor, garantindo desta forma o aprendizado do aluno, por toda a sua vida, pois o aprender se constitui na construo intelectual, cognitiva, motora e afetiva. Isto vem a corroborar com Pimenta (2002), quando fala da necessidade do professor proceder identificao dos seus alunos, procurar conhecer seus desejos, suas dificuldades, tomando o aluno sempre como sujeito, de modo que este possa reconhecer seu papel na construo do seu prprio conhecimento. Assim, acreditamos que o professor, tem o papel de estimular a aprendizagem, de modo a favorecer a construo do aprendizado para a vida, objetivando satisfazer o social. A Psicologia da Educao tem se revelado extremamente construtiva para o ensino, pois contribui significativamente para a aprendizagem escolar ao aplicar as leis do psiquismo humano nos processos educacionais. Uma das principais contribuies da Psicologia para a educao est nos postulados de Vygotsky que, fortemente influenciado pela teoria marxista, props a transposio desta teoria da esfera sociolgica para a esfera psicolgica, e ainda que seus postulados apresentassem, tambm, o sentido social como no marxismo, eles atribuam importncia ao sentido individual do ser humano. Assim, esta teoria respeita a individualidade de cada um, como ser nico, sendo que a subjetividade pessoal construda a partir das experincias vivenciadas. Deste modo, entendemos que Vygotsky um dos expoentes para o processo ensino-apendizagem, que apesar de ter sido instituda em determinado contexto histrico - revoluo russa -, se faz completamente atual na contemporaneidade.

14

A abordagem de Vygotsky que considera o desenvolvimento do conhecimento pela interao do individuo com o meio pertinente para o processo educativo, pois ao promover a sua socializao com o meio, este capaz de ser sujeito de transformao deste meio e ao mesmo tempo ser transformado por ele (meio). Desta maneira, entende-se a natureza aplicada da Psicologia da Educao como promotora da aprendizagem de maneira relacional, em que a interao entre individuo e meio imprescindvel para a construo do conhecimento. Assim, percebe-se a natureza do indivduo como sendo construda pelas diversas relaes sociais dialticas institudas ao longo de sua vida, permitindo contradies e alteraes constantes, pelo descobrimento de novos conhecimentos de modo complexo, em que as transformaes, reorganizaes, interaes so necessrias evoluo natural. Deste modo, o ser humano passa a contribuir como sujeito ativo, interativo e histrico no processo de transformao da realidade, corroborando Vygotsky, quando aborda que a transformao capaz de produzir o novo pela sntese dialtica. Conforme Bock (2002), Vygotsky destacou a internalizao como um processo que est presente no desenvolvimento das funes psicolgicas complexas. Assim, entende-se que o processo de internalizao fundamental para o desenvolvimento psicolgico do individuo. Neste processo ocorre a transposio do externo, que modificado, passa a ser interno, de modo a transformar o interpessoal em intrapessoal, pela interao social do indivduo com signos e materiais culturais (linguagem, conceitos, idias), pertencentes ao meio. A internalizao constituda por uma atividade mental, de construo do conhecimento do sujeito no apenas de forma ativa, mas interativa, formado a partir de relaes intra e interpessoais, favorecendo o desenvolvimento dos processos cognitivos superiores.

15

CONSIDERAES FINAIS Neste trabalho resgatamos as teorias de Vygotsky e Piaget e as suas contribuies para a prtica educativa. Do mesmo modo, analisamos os pontos de convergncia e de divergncia entre esses tericos a partir de suas vises e contexto histrico que cada uma dessas teorias foram elaboradas, sendo que ambas so de fundamental importncia no contexto escolar. Pode-se afirmar que, embora cada uma delas tivesse sido elaborada em determinada poca e contexto histrico, ambas se relacionam entre si, bem como se fazem totalmente presentes no momento atual, para a promoo da aprendizagem. Em relao aos postulados de Vygotsky, afirmamos que a sua nfase interao social extremamente importante na construo do conhecimento, pois nesta interao que o sujeito transformado pelo meio e o transforma tambm. Assim, d-se o processo de aprendizagem uma troca constante entre indivduo e meio. Transpondo para a sala de aula, esta teoria se aplica quando h a interao entre os alunos e estes com os professores. As experincias vividas por cada um deles, nos diversos campos, como pessoal, profissional, afetivo etc., constituem-se verdadeira fonte de saber a ser repartida entre todos, como forma de desenvolvimento cognitivo, resultando em um novo produto, fruto dessa interao, uma sntese dialtica. Percebemos a importncia da aplicao prtica do conceito de zona de desenvolvimento proximal, desenvolvido por Vygotsky, em que as possibilidades cognitivas do aluno no se encerram no que sabem fazer, mas pelo que podem aprender a fazer a partir de conhecimentos adquiridos atravs de outras pessoas que j possuem um nvel de conhecimento maior. Verificamos da mesma forma, que a teoria construtivista postulada por Piaget se faz presente na atualidade, sendo de fundamental importncia para a educao. Para o construtivismo, o conhecimento resultado da interao entre sujeito e objeto, sendo o sujeito como aquele que detm as estruturas internas e objeto como detentor de caracteres preexistentes. Deste modo, o sujeito, a partir de sua prpria experincia interna, constri seu conhecimento.

16

Em ambas as teorias no existe a figura do professor como aquele que apenas expe o assunto de maneira expositiva, mas sim um professor que estimula o desenvolvimento do conhecimento pela interao na sala de aula, levando em considerao o que o aluno j possui de conhecimento. Assim, entende-se que a interao entre os alunos e entre estes e o professor faz com que o processo ensino-aprendizagem seja permeado pela elaborao do conhecimento para toda a vida, pelo prprio aluno como sujeito ativo no processo. Deste modo, compreende-se que a Psicologia se constitui em uma cincia que tem o poder de transformar o processo de ensino-aprendizagem, a partir de suas teorias, como a cognitiva, por exemplo, que representa a construo do conhecimento pelo sujeito ativo e transformador da realidade. Este trabalho no tem pretenses de esgotar o assunto e entende-se que sempre haver espao para a discusso acerca da psicologia e a educao.

REFERNCIAS BOCK, Ana Mercedes et.al. Psicologias. uma introduo ao estudo da psicologia. So Paulo: Saraiva, 2002. CANO, Tatiana Monreal. Embasamentos epistemolgicos e conceitos da psicologia gentica. In: KAHHALE, Edna M. Peters. A diversidade da psicologia: uma construo terica. So Paulo: Cortez, 2002. CHAKUR, Cilene Ribeiro de S Leite. Contribuies da pesquisa psicogentica para a educao escolar. Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, v. 21, n. 3, 2005. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010237722005000300005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 09. Fev. 2007. COLL, Csar; PALCIOS, Jesus, MARCHESI, lvaro (Org). Desenvolvimento psicolgico e educao: Psicologia da Educao. Traduo de Anglica Mello Alves. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. vol. 2. FARTES, Vera Lcia Bueno. Trabalhando e aprendendo: adquirindo qualificao em uma indstria de refino de petrleo. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 78, 2002. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302002000200013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 09. Fev. 2007. LAROCCA, Priscila. Psicologia cincia e profisso. Braslia, ano 20, n 2, 2000, p. 60 a 65. PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, La das Graas Camargos. Docncia no ensino superior.So Paulo: Cortez, 2002 REGO, Teresa Cristina. Vygotsky:uma perspectiva histrico-cultural da educao. Petrpolis: Vozes, 1995.

17

ZACHARIAS, Vera Lcia Camara F. Piaget. Disponvel em: http://www.centrorefeducacional.com.br/piaget.html. Acesso em: 05 Fev 2007.

S-ar putea să vă placă și