Sunteți pe pagina 1din 2

07/10/2008

FISIOLOGIA DO SANGUE

Cascata de Coagulao

O sangue possui propriedades no mnimo curiosas. Uma das mais fascinantes , sem dvida, sua capacidade de estar no estado lquido quando em circulao, mas logo se solidifica se houver uma ruptura vascular. como se a gua de sua casa fosse capaz de tapar vazamentos nos canos que a conduz s torneiras. A coagulao sangnea pode ocorrer atravs de duas vias bsicas: Intrnseca (em que os elementos necessrios coagulao j esto presentes no sangue) e a Extrnseca (em que h necessidade de um elemento externo ao sangue para que se processe). As vias intrnseca e extrnseca confluem para uma via final comum.

vias intrnseca e extrnseca

A Cascata da Coagulao Como se pode perceber, a via extrnseca mais simples que a via intrnseca. Na via extrnseca, a tromboplastina atua sobre o fator VII, ativando-o. O fator VII ativado age sobre o fator X, j na via final comum. Na via intrnseca, a calicrena deflagra a ativao dos fatores XII, XI e IX, em cascata, ou seja, um ativa o seguinte numa seqncia ordenada. O fator IX, em presena de Clcio e fator VIII (antihemoflico) ativam o fator X, iniciando a via final comum. Na via comum, a protrombina ativada pelo fator X ativado (tenha o processo se iniciado pela via extrnseca ou pela intrnseca), formando-se Trombina. A trombina converte Fibrinognio em Fibrina, mas tambm ativa o fator XIII, responsvel pela polimerizao da fibrina

A polimerizao da fibrina fruto da reao catalisada pelo fator VIII ativado, que se comporta como uma amidase. A fibrina polimerizada insolvel, arruma-se formando um retculo que aprisiona clulas do sangue, formando um tampo ou cogulo, cujo objetivo original seria o fechamento de uma soluo de continuidade na parede do vaso. Quando o sistema ativado dentro do vaso (ou no prprio corao), o cogulo obstrui o fluxo sangneo, sendo o processo chamado de Trombose. O cogulo o trombo

07/10/2008

Alguns deste fatores so dependentes da vitamina K.

Mecanismo de atuao anticoagulante Protena

do sistema S-Protena C.

A protena S atua estimulando a ao do inibidor do ativador de plasminognio, liberando deste modo o plasminognio que ir atuar sobre a fibrina, desfazendo o cogulo sangneo. A protena C um co-fator necessrio para sua atuao. O endotlio capaz de transformar a trombina, a substncia mais coagulante de nosso organismo, num anticoagulante: ao produzir a trombomodulina, o endotlio cria um complexo capaz de ativar o sistema protena S-protena C.

Sistemas Anticoagulante e Fibrinoltico


A antitrombina III ativada pela heparina e representa a principal defesa anticoagulante. A trombomodulina, produzida pelo endotlio, ativa o sistema protena C/protena S, segunda linha de defesa antitrombo. Caso essa defesa seja vencida, entra em ao o sistema fibrinoltico, capaz de lisar o trombo e restabelecer a patncia de vasos ocludos por cogulos sangneos.

S-ar putea să vă placă și