Sunteți pe pagina 1din 3

(FGV-SP) ENEM 3.

O colonialismo, alimentado pela Revoluo Comercial, entrou em extino no incio do sculo XIX, devido a fatores como a decadncia do mercantilismo e o interesse pelo desenvolvimento interno, que acompanharam as primeiras fases da Revoluo Industrial. No entanto, aps a Segunda Revoluo Industrial, ressurge um novo imperialismo, que se alastrar principalmente para a frica e a sia. Na base desse novo imperialismo encontramos: a) o alastramento da industrializao para outros pases alm da Inglaterra, o que gerou excedentes de produtos manufaturados e de capitais, competio por novos mercados, alm de campos de investimentos e novas fontes de matrias-primas. b) a busca do poder e riqueza do Estado atravs da acumulao de ouro nos cofres pblicos, para que o governo pudesse manter exrcitos e equipar armadas e, ao mesmo tempo, garantir o suprimento de produtos tropicais. c) a necessidade de encontrar novos mercados para que se pudessem gerar excedentes de produtos manufaturados nos pases industrializados que, ao export-los, acumulariam ouro internamente, sinnimo de poder e riqueza. d) o livre-cmbio internacional, base para a maior eficincia produtiva e distribuio tima de recursos, condio indispensvel para a venda dos excedentes de produo da metrpole e compra das matrias-primas das colnias. e) o aproveitamento da mo-de-obra barata e dos recursos naturais abundantes das colnias para a produo de mercadorias manufaturadas a custos mais baixos do que os conseguidos na metrpole. 8. A respeito da moderna diviso internacional do trabalho, incorreto afirmar: a) Alguns pases subdesenvolvidos, alm de exportadores tradicionais de matrias- primas para os pases desenvolvidos, exportam tambm produtos manufaturados, tais como calados, tecidos e at automveis. b) Empresas multinacionais instaladas nos pases subdesenvolvidos remetem boa parte dos seus lucros aos pases desenvolvidos. c) Bens manufaturados exportados pelos pases subdesenvolvidos, via de regra, tm preos mais baixos e menor valorizao no mercado internacional. d) A transferncia de tecnologias e a proibio de remessas de lucro para o exterior tornaram-se importantes mecanismos utilizados pelas empresas multinacionais instaladas na Amrica Latina para desenvolver nosso parque industrial aps a dcada de 1950. e) Empresas multinacionais tm-se utilizado da vasta mo-de-obra barata, das matriasprimas a baixo custo, dos incentivos fiscais e da frequente inexistncia de legislao ambiental nos pases subdesenvolvidos.

05. Entre os fatores que fizeram da Inglaterra o bero propcio ecloso da Revoluo Industrial, podemos citar os seguintes: a) As condies sociais e polticas da poca eram favorveis. b) Com a criao do Banco da Inglaterra, essa nao tornou-se o maior centro capitalista da poca. c) O sistema corporativo no chegara a se enraizar desde a Idade Mdia. d) A supremacia naval inglesa assegurava o controle das rotas de distribuio de mercadorias. e) Todas as anteriores. 04. O primeiro pas a se industrializar na Europa depois da Inglaterra foi: a) a Frana b) a Itlia c) a Rssia d) a Blgica e) a Alemanha 06. (PUCCAMP) "O produto da atividade humana separado de seu produtor e aambarcado por uma minoria: a substncia humana absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem." A partir do texto, pode-se afirmar que a Revoluo Industrial: a) produziu a hegemonia do capitalista na produo social; b) tornou a manufatura uma alternativa para o artesanato; c) introduziu mtodos manuais de trabalho na produo; d) tornou o homem mais importante que a mquina; e) valorizou o produtor autnomo. 07. Podemos dizer que a supremacia martima e comercial da Inglaterra foi um dos fatores decisivos para o processamento da Revoluo Industrial porque: a) assegurava o fornecimento de matria-prima; b) permitia um maior desenvolvimento tcnico; c) eliminava a concorrncia francesa; d) assegurava o mercado para as manufaturas e impunha a diminuio de seus custos de produo; e) permitia a utilizao de mo-de-obra escrava. 09. (UERJ) Na Revoluo Industrial, o pioneirismo ingls resultou de uma srie de fatores, entre os quais sua hegemonia martimo-comercial. A concretizao dessa hegemonia ficou evidente quando a Inglaterra adotou a seguinte medida: a) Decretou os Atos de Navegao. b) Extinguiu o trfico de escravos negros. c) Assinou o Tratado de Methuen com Portugal.

d) Abriu os portos chineses aos navios ingleses. e) Redefiniu o comrcio com o Oriente, graas Paz de Haia. 10. (CESGRANRIO) A Revoluo Industrial transformou profundamente a ordem econmica mundial. Suas origens na Inglaterra relacionam-se com o(a): a) declnio da monarquia; b) liberao de mo-de-obra da cidade para o campo; c) triunfo da ideologia liberal; d) fortalecimento do sistema familiar de produo; e) fim da hegemonia martima.

S-ar putea să vă placă și