Sunteți pe pagina 1din 2

26 Abril 2012

Combinao de Negcios
Uma combinao de negcios corresponde a uma operao em que um adquirente obtm controle de um ou mais negcios. Um negcio corresponde a um conjunto integrado de atividades e ativos capaz de ser conduzido e gerenciado para gerar retorno em forma de dividendos, reduo de custos ou outros benefcios econmicos.

O custo da combinao de negcios ser o resultado: entre os valores justos, na data da operao, dos ativos entregues, passivos incorridos ou assumidos, e instrumentos emitidos pela adquirente em troca do controle da adquirida; e quaisquer custos diretamente atribuveis combinao de negcios.

O valor da contraprestao paga pelo adquirente dever ser alocado entre os ativos e passivos identificveis na data de aquisio, a valor justo. As diferenas entre o valor contbil e o valor justo dos ativos e passivos so alocadas nas respectivas contas, no sendo mais consideradas como maisvalias. Esses valores devero ser baixados de acordo com a amortizao ou depreciao desses ativos.

Qualquer diferena entre o custo da combinao de negcios e a participao da adquirente no valor justo dos ativos (inclusive intangveis, se houver), passivos, e passivos contingentes identificveis e no reconhecidos, ser contabilizada como goodwill (gio por expectativa de rentabilidade futura). Um ativo definido como sendo um recurso controlado pela entidade decorrente de eventos passados e que pode gerar futuros benefcios econmicos para a entidade. O benefcio econmico futuro inserido em um ativo representa o potencial de contribuio direta ou indireta ao fluxo de caixa do empreendimento.

Montante registrado como gio por rentabilidade futura dever ser submetido a teste de impairment anualmente O International Accounting Standards Board (Iasb) concluiu que o goodwill (gio por expectativa de rentabilidade futura) representa recursos dos quais se espera a gerao de futuros benefcios econmicos para a entidade.

O montante da contraprestao pago que exceder o valor justo dos ativos adquiridos dever ser registrado como gio por expectativa de rentabilidade futura. Nesse processo de identificao de ativos e passivos a valor justo, a companhia dever levar em considerao ativos e passivos no registrados nas demonstraes financeiras da adquirida (ativos intangveis e passivos contingentes).

Nos casos de compra vantajosa (desgio), este dever ser contabilizado no resultado da adquirente no momento da combinao de negcios. Ele tambm dever ser reconhecido no resultado quando a participao da adquirente no valor justo dos

ativos, passivos e passivos contingentes identificveis da adquirida ultrapassar o custo da combinao (desgio por expectativa de rentabilidade futura), depois de se reavaliarem:

1) os valores atribudos aos ativos identificveis da adquirida;

2) os passivos e/ou passivos contingentes identificveis da adquirida; e

3) os valores atribudos aos componentes do custo da combinao de negcios.

O montante registrado como gio por rentabilidade futura dever ser submetido a teste de recuperabilidade (impairment) anualmente, e as perdas por reduo ao valor recupervel no podero ser revertidas.

Combinao de Negcios - Revista Capital Aberto - 7 de Abril de 2012 - Mrio V. Lopes & Sheila Conrado

S-ar putea să vă placă și