Sunteți pe pagina 1din 5

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Tecnologias em Gesto da Tecnologia da Informao


1 Srie Estratgia em Tecnologia da Informao
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a co responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e co-responsabilidade eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. ecer Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das essencial competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Tatiane Jesus de Campos


AESA

Tecnologia em Gesto da Tecnologia da Informao 1. Srie Estratgia em Tecnologia da Informao

Pg. 2 de 5

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Compreende tecnologias relacionadas comunicao e processamento de dados e informaes. Define parmetros de utilizao de sistemas, gerencia os recursos humanos envolvidos, implanta e documenta rotinas, controla os nveis de servio de sistemas operacionais e banco de dados, gerenciando os sistemas implantados.

DESAFIO
A Natura Cosmticos S/A uma empresa de capital aberto, dinmica e gil. Detentora de enorme competncia na concepo, fabricao e distribuio de cosmticos atravs de 320 mil consultoras distribudas em todo o territrio brasileiro. Por competir atravs da adoo de uma estratgia de diferenciao de seus produtos, a rea de Tecnologia da Informao (TI) crtica e estratgica. A Natura pretende iniciar um processo de Avaliao da Viabilidade de Terceirizao de sua infra-estrutura de TI. Para isto necessita realizar um estudo envolvendo profundas anlises nas dimenses Tcnica, Organizacional, Financeira e Estratgica em diferentes Cenrios. Alm disto, a alta administrao da empresa gostaria de solues na rea de TI para obter vantagens competitivas, alm de garantir que seus sistemas de TI estejam alinhados com a estratgia da empresa. Suponha que voc faa parte do grupo de consultores contratados para realizar esta anlise. Escolha sua equipe de trabalho com no mximo quatro alunos. A equipe precisa reunir os elementos necessrios para que o processo decisrio seja realizado com a segurana e preparaes necessrias.

ETAPA 1
Aula tema: Estratgias e Mudanas. Esta atividade importante para que voc compreenda os conceitos de Misso, Viso, Objetivos Organizacionais, Estratgias e Mudanas. Alm de permitir a construo de novas dimenses para sua formao profissional e uma viso mais detalhada da importncia dos sistemas de informao nas organizaes. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Considere a Natura Cosmticos S/A a empresa base para o exerccio por ser uma empresa nacional de capital aberto, o que facilita a obteno das informaes necessrias para o desenvolvimento do trabalho. Para iniciar a atividade faa a seguinte ao: a) Descreva detalhadamente a empresa alvo (nome, localizao, segmento em que atua porte/tamanho, misso, viso, valores, relao da empresa com tecnologia). Acesse o

Tatiane Jesus de Campos

Tecnologia em Gesto da Tecnologia da Informao 1. Srie Estratgia em Tecnologia da Informao

Pg. 3 de 5

site para obter maiores informaes http://natura.infoinvest.com.br (Acessado em 10/10/2010); b) Entregue ao professor a descrio objeto do seu estudo. Passo 2 Leia o artigo: O uso da tecnologia de informao e comunicao como recurso na elaborao estratgica da informao: um estudo de caso na Gol Transportes Areos Ltda.. O artigo completo est disponvel em: www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/941.pdf (Acessado em 10/10/2010). Focalize sua leitura na importncia da tecnologia da informao na empresa apresentada como exemplo no texto. Passo 3 Utilize os conceitos aprendidos em sala de aula e os exemplos apresentados no artigo utilizado no passo 3. Pesquise e informe de forma resumida, at 10 linhas, a relao da Natura com a tecnologia da informao. Anexe este texto ao material produzido no passo 2 e entregue-o ao professor.

ETAPA 2
Aula tema: Sistemas de Informaes Estratgicas Sistemas integrados. Sistemas de Informaes Estratgicas Sistemas legados. Esta atividade importante para que voc compreenda os principais conceitos dos sistemas de informaes estratgicas. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Leia o artigo: O uso da informao na formulao de aes estratgicas pelas empresas. O artigo completo est disponvel em: www.scielo.br/pdf/ci/v28n3/v28n3a6.pdf (Acessado em10/10/2010). Passo 2 Discuta com a equipe as questes a seguir. a) Quais estratgias utilizadas pela organizao voc consegue perceber? b) Como a organizao poderia melhorar sua posio competitiva utilizando sistemas de informaes estratgicas? c) Comparando esta empresa com a Gol o que poderia ser utilizado na inovao ou na terceirizao da infra-estrutura de TI. d) Discuta com o grupo a Viabilidade de Terceirizao da infra-estrutura de TI da Gol.

Tatiane Jesus de Campos

Tecnologia em Gesto da Tecnologia da Informao 1. Srie Estratgia em Tecnologia da Informao

Pg. 4 de 5

Passo 3 Produza um texto que rena trs aes estratgicas utilizadas pela Natura e trs opes de melhoria visando aumentar a competitividade da empresa, alm dos itens respondidos no passo anterior. Entregue o material produzido pela equipe ao professor.

ETAPA 3
Aula tema: Planejamento Estratgico - Anlise de projetos em tecnologia. Esta atividade importante para que voc compreenda a relao entre o planejamento estratgico da organizao e os projetos em tecnologia da informao. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Leia o artigo: O papel da tecnologia de informao nas Organizaes. O artigo completo est disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v8n2/v8n2a04.pdf (Acessado em 10/10/2010). Focalize sua leitura na importncia da tecnologia da informao na empresa apresentada como exemplo no texto. Passo 2 Rena-se com a sua equipe para debater a seguinte questo: a Natura consegue obter vantagens competitivas atravs dos sistemas de tecnologia da informao utilizados pela organizao? Justifique sua resposta. Passo 3 Pesquise na internet e verifique se estes sistemas esto alinhados com o planejamento estratgico da organizao? Voc poder utilizar como fonte a rea de investidores do site da Natura, alm de artigos e estudos de casos, sobre a natura, que so encontrados na rede. Um exemplo o material encontrado no link http://www.fundap.sp.gov.br/eventos/seminariosabesp/conteudo/natura_sabesp.ppt (Acessado em 10/10/2010). Passo 4 Produza um texto, de no mximo duas pginas, com o resultado das questes debatidas nos passos anteriores. O texto deve apresentar a importncia da tecnologia da informao nas empresas atuais, como a Natura utiliza a tecnologia de informao para obter vantagens competitivas sem perder o foco no planejamento estratgico. Entregue ao professor o material desenvolvido.

Tatiane Jesus de Campos

Tecnologia em Gesto da Tecnologia da Informao 1. Srie Estratgia em Tecnologia da Informao

Pg. 5 de 5

ETAPA 4
Aula tema: Projetos em gesto de T.I. Esta atividade importante para que voc visualizar os componentes do sistema, suas interligaes e entender o seu funcionamento. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Leia o artigo: Um estudo de caso de gesto de portflio de projetos de tecnologia de informao. O artigo completo est disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v10n3/19165.pdf (Acessado em 10/10/2010). Focalize sua leitura na sesso que apresenta a seleo de projetos de TI e a probabilidade de sucesso dos projetos, apresentado ao longo do texto. Passo 2 Rena-se com a sua equipe para debater as seguintes questes: quais os trs principais riscos dos projetos de TI na Natura? Como podem ser analisados os aspectos relacionados eficincia e eficcia nesta organizao? Passo 3 Produza um texto, de no mximo uma pgina, com o resultado das questes debatidas nos passos anteriores. O texto deve apresentar os trs principais riscos discutidos anteriormente e sugestes para minimiz-los. Entregue ao professor o material desenvolvido.

Tatiane Jesus de Campos

S-ar putea să vă placă și