Sunteți pe pagina 1din 7

http://jcconcursos.uol.com.br/Concursos/Noticiario/os-segredos-para-ir-bem-nas-provas-docespe-26240 http://www.tributarioeconcursos.com/2012/03/como-estudar-para-banca-cespe.html http://www.tributarioeconcursos.com/p/legislacao-tributaria-para-concursos.

html
Texto para os itens de 1 a 8

Dar o peixe ou ensinar a pescar? Ainda muito comum o argumento de que, no combate pobreza no Brasil, no se deve dar o peixe, mas ensinar a pescar. Os resultados de pesquisas recentes, no entanto, indicam que ensinar a pescar pode ser muito pouco para uma grande massa de populao que j se encontra em situao de extrema privao. A pobreza uma metfora para o sofrimento humano trazido arena pblica, e pode ser definida de maneiras distintas. Muita energia despendida na busca de uma definio rigorosa, capaz de distinguir com clareza o sofrimento suficiente do sofrimento insuficiente para classificar algum como pobre, mas aqui isso no necessrio: apenas para conduzir a argumentao, vamos tratar pobreza como uma situao extrema, na qual se encontram os indivduos pertencentes a famlias que no dispem de renda para adquirir uma cesta de alimentos e outros bens de consumo, como vestimentas e medicamentos. Pesquisas embasadas nesse tipo de definio estimam que uma frao entre um tero e a metade da populao brasileira possa ser considerada pobre. Essa uma definio forte; e estimativas subjetivas de linhas de pobreza demonstram que boa parte da populao brasileira ainda consideraria insuficientes as rendas de famlias que aos se usados encontram nessas pesquisas em como nveis linha de superiores pobreza.

Vamos assumir, tambm, que a existncia desse tipo de pobreza socialmente inaceitvel e, portanto, que desejamos erradic-la o quanto antes. bvio que o horizonte de tempo proposto define que tipos de mudana na sociedade sero necessrios. Provavelmente, um prazo mais curto exigir polticas mais drsticas. Para manter a argumentao em torno das propostas mais debatidas, atualmente, para a erradicao da pobreza no pas, vamos definir como limite razovel algo entre uma e duas dcadas. A insuficincia de recursos nas mos de parte da populao pode ser entendida como resultado ou de uma insuficincia generalizada de recursos ou de m distribuio dos recursos existentes. Logo, o combate pobreza pode tomar dois rumos bsicos: aumentar o nvel de recursos per capita da sociedade ou distribuir melhor os recursos existentes. Nada impede, claro, que as duas coisas ocorram simultaneamente. Os caminhos para o aumento dos recursos per capita encontram-se entre dois

extremos: diminuir a populao ou fazer com que a economia cresa mais rpido que ela. Como as estratgias de diminuio da populao existente, em um prazo razovel, beiram o absurdo, a proposta de crescimento da economia, maior do que a geralmente do crescimento muito mais da debatida populao, no Brasil.

Dadas as dificuldades que se colocam para o crescimento acelerado de qualquer economia, durante muito tempo se sugeriu que o problema da pobreza no Brasil poderia ser enfrentado pela via do controle de natalidade. Embora esse argumento, ainda hoje, encontre algum eco fora dos meios acadmicos, todas as evidncias empricas disponveis rejeitam a viabilidade da erradicao da pobreza por meio da reduo no ritmo de reproduo da populao. Marcelo Medeiros. In: UnB Revista, dez./2003-mar./2004, p. 16-9 (com adaptaes). Acerca do texto acima, julgue os itens a seguir. 1. O texto, apesar de falar em argumentao, predominantemente descritivo, uma vez que apresenta os contornos e as caractersticas da parte da populao brasileira considerada pobre.

2. No primeiro pargrafo, a idia central pode ser resumida da seguinte forma: necessrio dar bens de subsistncia para quem j se encontra em situao de misria extrema.

3. Do segundo ao quinto pargrafos, apresentada, entre distintas acepes de pobreza, a que ser adotada pelo autor e mediante a qual devem ser entendidas as suas idias.

4. Nos pargrafos sexto e stimo, o autor associa a pobreza, fundamentalmente, a aspectos econmicos e financeiros, argumentando que, para san-la, imperioso elevar a renda per capita.

5. No ltimo pargrafo, a proposta de diminuio da taxa demogrfica de pobres, com o estmulo ao controle e reduo da natalidade, defendida pelo autor. 6. Alm de ser correta, a substituio do termo despendida (2 pargrafo) por dispendida no altera o sentido do texto.

7. Em a metade da populao brasileira possa ser considerada pobre. Essa uma definio forte (3 pargrafo), h quatro substantivos abstratos determinados por quatro adjetivos.

8. A unio entre as oraes existentes no trecho que a existncia desse tipo de pobreza socialmente inaceitvel e, portanto, que desejamos erradic-la o quanto antes (4 pargrafo) d-se por processo de coordenao.

9. O emprego do itlico em per capita (7 pargrafo) justifica-se por se tratar de uma expresso estrangeira que significa, no contexto, em lngua portuguesa, por cabea ou por pessoa.

10. No ltimo pargrafo do texto, acadmicos e evidncias recebem acento pelo mesmo motivo. Os itens subsequentes so reescrituras adaptadas de partes de textos extrados de UnB Revista, n. 9, dez./2003-mar./2004. Julgue-os quanto a acentuao grfica, emprego do sinal indicativo de crase, concordncia, regncia e pontuao.

11. Polticas de controle da natalidade no so uma soluo vivel, no s porque violam a liberdade das famlias de decidir seu tamanho, mas, tambm, porque causam um vazio geracional que, futuramente, poder ter diversos impactos negativos para a sociedade.

12. O crescimento da economia parece ser uma proposta mais tentadora: crescer aumenta a quantidade de recursos disponveis e, se os resultados desse crescimento forem distribudos a todos, a tendncia de que a pobreza seja reduzida. 13. Se o problema da pobreza , majoritariamente, uma questo de desigualdade e de desequilbrio, estratgias de erradicao da misria devem ser formuladas, levando em conta as causas de tais divergncias.

14. Visando a formao de novas mentalidades, abertas permanentemente as modificaes que ocorrem na sociedade, necessrio um constante dilogo das instituies jurdicas do pas com as universidades afim do proveito de ambas, e consequentemente, da sociedade brasileira.

15. O momento atual, a despeito do que muitos afirmam, revela-se uma oportunidade no impar estado para uma reflexo respeito do de funcionamento da administrao pblica e acerca das funes a serem desempenhadas pela sociedade democrtico direito. No h dvida de que, no incio do sculo XXI, os Estados Unidos da Amrica chegaram mais perto do que nunca da possibilidade de constituio de um imprio mundial. Mas, se o mundo chegasse a esse ponto e constitusse um imprio global, isso significaria ao mesmo tempo e por definio o fim do sistema poltico interestatal. E o mais provvel, do ponto de vista econmico, que tal transformao viesse a significar tambm o fim do capitalismo. Em uma linguagem mais prxima da fsica e da termodinmica do que da dialtica hegeliana, pode-se dizer que a expanso do poder global na direo do imprio mundial , ao mesmo tempo, uma fora que levaria o sistema mundial entropia, ao provocar sua homogeneizao interna e o desaparecimento das hierarquias e conflitos

responsveis prprio sistema.

pelo

dinamismo

pela

ordem

do

Jos Lus Fiori. Correio Braziliense, 25/12/2004 (com adaptaes). Em relao ao texto acima, julgue os itens que se seguem. 16. O emprego da preposio de em No h dvida de que justifica-se pela regncia da forma verbal h.

17. Como na sequncia h um complemento oracional, a omisso da preposio de em No h dvida de que tambm estaria de acordo com as exigncias da norma escrita culta.

18. Como o primeiro perodo do texto apresenta idia relativa a um nico pas, o emprego do verbo chegar no singular chegou estaria de acordo com as exigncias de concordncia da norma escrita culta, sem necessidade de outras alteraes no texto.

19. Mantm-se a correo gramatical do perodo e as informaes originais do texto ao se eliminar a palavra sublinhada em mais perto do que nunca

20. O emprego do futuro do pretrito em significaria decorrente do emprego de estrutura antecedente que tem valor condicional, formada por verbo no imperfeito do subjuntivo.

21. Pelos sentidos do texto, correto inferir que a palavra entropia est sendo empregada com o significado de equilbrio, organizao.

22. Para o trecho que levaria (...) entropia, a crase se justifica pela regncia do verbo levar.

23. Infere-se das informaes e dos sentidos do texto que o dinamismo e a ordem do sistema poltico interestatal em vigor atualmente no mundo podem prescindir de hierarquias e conflitos.

Quase todas as grandes potncias j foram colonialistas e anticolonialistas, pacifistas e belicistas, liberais e mercantilistas, e quase todas elas, alm disso, j mudaram de posio vrias vezes ao longo da histria. Nesse contexto, as previses, liberais ou marxistas, do fim dos estados ou das economias nacionais, ou mesmo da formao de algum tipo de federao cosmopolita e pacfica, so utopias, com toda a dignidade das utopias que partem de argumentos ticos e expectativas generosas, mas so idias ou projetos que no tm nenhum apoio objetivo na anlise da lgica e da histria passada do sistema mundial. Apesar de tudo isso, possvel identificar atravs da histria a existncia de foras

que atuam na direo contrria do poder global e do imprio mundial. Foras que impediram at agora que esse e processo de centralizao do poder chegasse at o seu limite imperial, o que provocaria a dissoluo do sistema mundial. Idem, Ibidem. Com referncia s ideias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir. 24. A expresso Nesse contexto um elemento de coeso textual, pois retoma de forma sinttica todas as informaes do perodo anterior. poltico econmico

25. A insero de uma vrgula logo aps a expresso dignidade das utopias mantm as mesmas relaes sintticas e a informao original do perodo. 26. Pelas informaes do texto, estaria gramaticalmente correta e de acordo com as idias do texto a substituio do trecho expectativas generosas, mas so idias por: expectativas generosas. Entretanto, essas previses so idias.

27. Pela presena das preposies, correto afirmar que os elementos da lgica, da histria passada e do sistema mundial tm a mesma funo sinttica no perodo, pois complementam a palavra anlise.

28. Mantm-se a nfase da afirmao, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo, se as duas ocorrncias da forma do forem substitudas por em relao ao. 29. No incio do ltimo perodo do texto, substituir Foras por So essas forasconstitui alternativa gramaticalmente incorreta para o perodo, porque prejudica a coeso textual.

30. O emprego do futuro do pretrito em provocaria justifica-se pelo emprego do subjuntivo em chegasse e admite como gramaticalmente correta a substituio pela forma teria provocado ou por iria provocar.

A responsabilidade poltica do Poder Judicirio no MERCOSUL ntida nesta quadra. Precisamos, portanto, com absoluta transparncia, discutir e verificar como as nossas instituies jurdicas esto desenhadas. A justia brasileira ainda est presa s concepes autonmicas do sculo XIX, e, por isso, o tratado internacional tem sido considerado norma de natureza ordinria, e, conseqentemente, sujeito modificao, revogao e alterao por qualquer legislao ordinria, sem qualquer audincia dos organismos internacionais e dos pases que foram co-participantes da elaborao de um tratado, seja ele de qualquer natureza: comercial, civil, tributria.

Internet: .

Acerca do texto acima, julgue os itens seguintes. 31. Na expresso presa s concepes, estaria gramaticalmente correta a preferncia pela estrutura presa a concepes, em que omitido o artigo feminino plural, com a permanncia da preposio

32. Os 3 ltimos sinais indicativos de crase tm justificativas diferentes, e dois deles podem ser omitidos sem prejuzo para a correo gramatical do perodo. Considerando que os fragmentos includos nos itens seguintes, na ordem em que esto apresentados, so partes sucessivas de um texto, julgue-os quanto correo gramatical.

33. Uma das causas do congestionamento do sistema judicirio reside na legislao processual que, de to ultrapassada, enseja recursos inimaginveis em qualquer outro sistema.

34. A multiplicidade de manifestaes de insurgncia contra toda e qualquer disposio judicial, com invocao das garantias constitucionais de ampla defesa e devido processo, fazem com que o exame do mrito das causas seja adiado quase que indefinidamente.

35. Sucede-se na comarca os juzes e nos tribunais os relatores de modo que, sobre uma nica demanda, vrias geraes de magistrados se devam debruar, reiniciando como se espera o estudo do feito desde sua pgina inicial. Itens adaptados.

GABARITO 1E 2C 3C 4E 5E 6E 7E 8C 9C 10E 11C 12C 13C 14E 15E 16E 17C 18E 19C 20C 21E 22C 23E 24C 25E 26C 27E 28C 29E 30C 31C 32E 33C 34E 35E
https://sites.google.com/site/atecnicadochute/as-bancas

2 BANCA ESTILO CESPE

As provas do CESPE se propem a avaliar HABILIDADES eCONHECIMENTOS. Para avaliar habilidades elaboram questes com alto grau de subjetividade. grande a dificuldade para a interpretao dos enunciados e das opes apresentadas. O CESPE no anuncia no Edital, mas acreditamos que ele usa vrias ferramentas para tambm selecionar candidatos com um adequado PERFIL PROFISSIONALpara o cargo pretendido. Para isto, usam diversos tipos de provas, vrios nveis de dificuldade, notas altas de eliminao e penas para os erros. Alm do CESPE, o INEP elabora provas com alto grau de subjetividade. Encceja, ENEM e ENAD so algumas das provas onde se avalia habilidades e competncias, alm do conhecimento. Como a prova de difcil elaborao, temos poucas instituies que seguem este estilo, mas o governo est determinado a transformar esta realidade. Seguindo a tendncia mundial, o Estado Brasileiro est empenhado em criar um novo modelo educacional, demolindo o ensino enciclopdico e informativo (da decoreba), substituindo-o por um ensino crtico, analtico e capacitador.
Site google direito para concurso pdf

S-ar putea să vă placă și