Sunteți pe pagina 1din 2

Aluno: _______________________________________Data:________________ Um Nome Completo Muita gente no est contente com o nome que ganhou ao nascer, sem ser

consultado. F1orismundos, Porcinculas e Urracas, por exemplo, no esto muito felizes com seus nomes to raros. Mas ningum era mais infeliz do que um carinha que se chamava, imaginem s, JOO SETEPANAS. Este Joo Setepanas passou a infncia, todos os anos de escola, tendo de agentar as gozaes dos colegas. E, depois de adulto, a coisa no melhorou. Cada vez que ele tinha de assinar urna carta, ou um cheque, ou apresentar um simples documento - carteira de identidade, de trabalho, de motorista -, l vinham 9S risinhos e as risotas, infernizando a vida do coitado. Ento, um belo dia, Joo Setepanas no agentou mais e resolveu mudar de nome. Foi dureza! Joo Setepanas passou dias, semanas e meses sendo empurrado de um guich para outro, enfrentando filas interminveis, escrevendo requerimentos, peties e ofcios em dezenas de vias assinadas. E, em cada cartrio, cada "firma reconhecida" lhe custava no mnimo uma gargalhada de gozao, alm do preo do tal carimbo. At que, por fim, venci das todas as etapas daquele tremendo enduro, chegou o momento to esperado. Solene, o alto funcionrio encarregado do seu caso lhe fez a pergunta que iria mudar toda a sua vida: - Senhor Joo Setepanas, como deseja chamar-se de hoje em diante? E o nosso heri, vibrando de felicidade, respondeu em alto e bom som: - BENEVIDES SETEPANAS, Excelncia! E assim que ele se chama, at hoje. Sem nenhuma pana a menos. Tatiana Belinky. O Estado de S. Pau/o, n. 37, 17 jul.1988. Estadinho. Estudo do texto 1 Qual o tema central do texto? 2 Retire do texto elementos que caracterizam o descontentamento do personagem principal com o seu nome. 3 Voc conhece algum com um problema semelhante ao de Joo Setepanas? 4 Qual a possvel soluo para resolver o problema de Joo Setepanas? 5 Sua expectativa era que de que Joo quisesse trocar o nome ou o sobrenome? Por qu? I I - Retire do texto: 1 Uma preposio: __________________________________ 2 um verbo de ligao: ______________________________ 3 Um verbo de ao: ________________________________ Gramtica 1 Classifique os predicados abaixo em: predicado verbal ou predicado nominal a - O trem apitou na curva da estrada._______________________ b Mauro pagou a dvida com cheque. _____________________ c O dia estava nublado. ________________________________ d - O menino era corajoso. _______________________________ 2 - Circule os verbos das oraes abaixo e classifique-os em: verbo de ligao ou verbo significativo:

a Era um cheque de alto valor. _____________________________ b Todos andavam preocupados. __________________________ c - Ele andou demais hoje. ________________________________ d Paulo colheu flores. ___________________________________ 3 Complete as lacunas com a preposio adequada: de para em desde com a No abuse ________ seus direitos. b Confiamos _______ todos os polticos? d - Contribua ________ a nossa festa. 4 Complete as frases com: porque, porqu, por que ou por qu: a) Qual o ________ de tudo isso? b) Voc acha que eu sei este assunto ________? c) ________ vieram antes da hora. d) Eu vim ________ voc me chamou. 5 - Classifique o verbo das oraes abaixo em: verbo de ligao, verbo intransitivo ou verbo transitivo direto: a) O rapaz estudou a lio. ____________________________ b) O sol surgiu. ________________________________________ c) O cu parece transparente. ____________________________ d) A criana acordou feliz. _______________________________ e) Gosto de teus olhos. __________________________________ 6 - Use o acento grave indicador da crase onde for necessrio (justifique): a) Fui a feira ontem. _________________________________ b) Vou a Campinas amanh. ________________________________ c) Ele leva tudo a ferro e fogo. ____________________________ d) As crianas foram a praa. _______________________________ 7 Classifique os complementos sublinhados em objeto direto ou indireto: a) Joo entregou o livro a Pedro. ____________________________ b) Ela no me ama. _______________________________________ c) Tu te feriste com a faca? _______________________________ d) Creio em dias melhores. ________________________________ 8 Faa a anlise sinttica das frases abaixo: a) O aluno virou a carteira. b) Pedro era o rei de mentira. c) Todos beberam o vinho. d) Os amigos explicaram a verdade a Isaura. e) Precisamos de voc na festa.

S-ar putea să vă placă și