Sunteți pe pagina 1din 12

IGREJA BATISTA DO BACACHERI ESCOLA BBLICA DINMICA CURSO INTEGRALIDADE DO SER Prof. Eliseu Pereira (eliseugp@yahoo.com.br) site: www.ebdonline.com.

m.br LIO 1 O QUE INTEGRALIDADE OU INTEGRIDADE Texto: Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento (Mt 22.37,38) [1] INTRODUO a. Delimitao: abordar o conceito de integridade no como virtude, mas como resultado da obra conciliadora de Cristo em nosso ser. b. Problematizao: i.Homem: O que foi tocado em ns? O que foi rompido, dividido na natureza humana que causa tantos dilemas? Por que a natureza do homem to incoerente? Qual a origem destes dilemas? Por que o homem no consegue se regenerar ou alcanar um status de harmonia em si mesmo? ii.Salvador: Cristo o salvador de qu? O que foi to estragado em ns que precisa de um Salvador da estatura de Cristo? Quem pode integrar (restaurar) o ser humano em um todo sadio novamente? c. Objetivos: demonstrar que Cristo o nico que pode restaurar todas as coisas e integrar o ser humano com Deus, consigo mesmo, com a sociedade e com a natureza. [2] CONCEITOS IMPORTANTES a. ntegro: taw-meem (hebraico); do latim integru, raiz integer, literalmente quer dizer no tocado (no tanger), intacto; ser inteiro; todo, completo; perfeito. i.Integridade: latim integritas, "inteireza", completude, "totalidade"; estado ou caracterstica daquilo que est inteiro, que no sofreu qualquer diminuio; vida "completa", que funciona harmoniosamente; no ter nada a esconder ou a temer. ii."Seja completo"; idia de sanidade, sade, boa reputao, abundncia de algo e de que no est faltando nenhum elemento essencial que constitua alguma fraqueza ou imperfeio; sentido moral: "aquilo que eticamente so, direito" 1 iii.Antnimo: O indivduo ntegro no dividido (isso duplicidade) nem simplesmente finge (isso hipocrisia); no fragmentado; dobre (Tg 1.8). iv.Warren Wiersbe: integridade para o carter de uma pessoa a mesma coisa que a sade para o seu corpo (A Crise de Integridade). b. Retido: (hebraico) (latim) rectu [particpio de regre, ou regido]; que segue a mesma direo; direito; conforme justia; imparcial, justo; honesto, ntegro. c. Simples: latim simplice, que no duplo, mltiplo, ou desdobrado em partes; que no constitudo de partes ou substncias diferentes; uno; humilde; natural. d. Puro ou limpo: sem mistura ou alterao; genuno (original); sem impurezas; no infectado; sem manchas ou ndoas; limpo, imaculado; honesto, ntegro, probo. e. Sincero: (latim) sinceru, sem mistura; sem malcia; sem artifcio, sem dissimulao, sem inteno de enganar; sem afetao ou disfarce; disposto a reconhecer a verdade; verdadeiro, autntico; de boa f; sem impostura ou malcia. [3] a. b. c. d. PANORAMA GERAL DO CURSO Causas: em 4 retratos abordar a origem da crise de integridade e a restaurao. Efeitos: Os efeitos da desintegrao no homem em Romanos 7. Conceitos: analisar o significado de carne e esprito e o dilema entre eles. Andar: analisar o que significa andar na carne e andar no Esprito.

IGREJA BATISTA DO BACACHERI ESCOLA BBLICA DINMICA CURSO INTEGRALIDADE DO SER Prof. Eliseu Pereira (eliseugp@yahoo.com.br) site: www.ebdonline.com.br LIO 2 QUATRO RETRATOS DO SER HUMANO Texto: Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento (Mt 22.37,38) [1] INTRODUO a. Delimitao: abordar o conceito de integridade no como virtude, mas como resultado da obra conciliadora de Cristo em nosso ser.
1 quadro DEUS | | | | | | homem prximo | | | | natureza estado original comunho integral 2 quadro DEUS | | X X | | homem X prximo | | X X natureza pecado original queda alienao 3 quadro DEUS | | | | homem prximo | | natureza restaurao total cruz de Cristo 4 quadro DEUS | | | | | | homem prximo | | | | natureza glorificao final novos cus e nova terra

[2] 1 RETRATO O ESTADO ORIGINAL (figurado no den) a. Definio: estado de comunho com Deus, bem-estar pessoal, comunho com o prximo e com a natureza; figurado no den. b. Lei de Deus: o carter de Deus expresso na imagem de Deus e na lei natural. c. Natureza do homem: i.o ser humano uno constitudo de matria e esprito formou o Senhor Deus ao homem do p da terra [fsico e material], e lhe soprou nas narinas o flego da vida [imaterial e espiritual], e o homem a passou a ser alma vivente (Gn 2.7;3.19;J 33.4; 34.15; Tg 2.26; ver tambm Ec 12.7). ii.o ser humano relacional: Deus, eu mesmo, o prximo e a criao. d. Comunho com Deus: o homem foi criado imagem de Deus (Gn 1.26,27); Deus trino: Pai, Filho e Esprito Santo faamos o homem. e. Comunho consigo: o homem sabe quem e de onde (ou de quem) ele vem. f. Comunho com o prximo: como ser relacional, o homem no plenamente humano na solido; o pleno ser humano somente se desenvolve na relao. g. Comunho com a natureza: o Senhor plantou um jardim e colocou o homem para cuidar da terra (Gn 2.8). [3] 2 RETRATO O PECADO ORIGINAL (figurado na expulso do den) a. Definio: pecado qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou qualquer transgresso desta lei (Catecismo de Westminster); ver 1Joo 3.4. b. Lei do pecado: pecado como princpio de rebelio, autonomia independncia da criatura rompe a unidade e introduz no mundo o caos. c. Conseqncias: o pecado causou efeitos imediatos e mediatos nas 2 dimenses (fsica e espiritual) e em 4 esferas (Deus, eu, o prximo e a natureza). i.Morte espiritual: separao de Deus figurado pela expulso do den. 1. Desobedincia: no dia em que dela comerdes, certamente morrers (Gn 2.17). 2. No h justo, nem sequer um, no h quem entenda (Rm 3.10)

IGREJA BATISTA DO BACACHERI ESCOLA BBLICA DINMICA CURSO INTEGRALIDADE DO SER Prof. Eliseu Pereira (eliseugp@yahoo.com.br) site: www.ebdonline.com.br LIO 3 EFEITOS DA DESINTEGRAO DO HOMEM EM ROMANOS 7 Texto: Miservel homem que eu sou! quem me livrar do corpo desta morte? Graas a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! (Rm 7.24-25). [1] INTRODUO a. Dilema do homem: a separao do homem em relao ao seu Criador gerou morte (crise, separao fragmentao) espiritual, psicolgica, social e ecolgica. b. Lei de Deus X Lei do pecado: por ser criado imagem de Deus, o homem est sob a lei de Deus; por ter cado em pecado, o homem est sob a lei do pecado este dilema de todo homem e a raiz da fragmentao (Rm 7.22,23,25;8.2,7). c. Pecado: contaminou profundamente a natureza humana; quanto maior a conscincia do pecado, maior a conscincia da grandeza da salvao em Cristo. d. Conceitos: termos associados integridade do ser. i.Simples: latim simplice, que no duplo, mltiplo, ou desdobrado em partes; que no constitudo de partes ou substncias diferentes; uno; humilde; natural. ii.Puro: sem mistura ou alterao; genuno (original); sem impurezas; no infectado; sem manchas ou ndoas; limpo, imaculado; honesto, ntegro, probo. e. Objetivo: analisar o dilema interior do homem, especialmente do cristo, em relao lei de Deus e o pecado; fragmentao entre saber, querer e fazer. [2] DUAS ALIANAS Rm 7.1-6 1 a. Proposio bsica (7:1): a lei no obriga os mortos. b. 1 marido: representa a antiga aliana sob lei; impe deveres e concede direitos; vigncia permanente sobre o homem; no oferece regenerao ou misericrdia. c. 2 marido: representa a nova aliana com Deus, mediada pela morte de Cristo; concedida ao homem pela misericrdia e graa de Deus, sem contrapartida; a nova aliana lida com as atitudes internas e no com as aes externas. d. Ilustrao (7.2,3): assim como a mulher casada est livre para se casar aps a morte do marido, mediante a morte de Cristo, estamos livres da lei para Deus; a lei no morreu, mas, em Cristo, ns morremos a lei no tem poder sobre ns. e. Aplicao (7:4): desde que morremos e a lei no obriga os mortos, no estamos sob a lei; nosso corpo participante da morte de Cristo (6:3-4). i.Cristo nos resgatou da maldio da lei, fazendo-se ele prprio maldio em nosso lugar (Gl 3:13). f. Paralelos entre os captulos 6 e 7:2 i.Morremos para o pecado, para a lei (6:2; 7:4) ii.Estamos livres do pecado e da lei (6:18; 7:3) iii.Justificados do pecado, libertados da lei (6:7; 7:6) iv.Novidade de vida, novidade de esprito (6:4; 7:6) [3] DUAS CONSTATAES Rm 7.7-14 a. Duas constataes: (1) A lei boa e espiritual, mas (2) o homem carnal. i.Lei espiritual: a lei espiritual porque provm do Esprito de Deus; a lei foi designada para orientar o esprito do homem e conduzi-lo a Deus. ii.Homem carnal: espiritualmente desligado de Deus e depravado moralmente; a lei de Deus no reconhecida em seu corao, porque est sob domnio da rebelio (pecado) contra Deus; o pecado se mostra maligno e mata o homem.

IGREJA BATISTA DO BACACHERI ESCOLA BBLICA DINMICA CURSO INTEGRALIDADE DO SER Prof. Eliseu Pereira (eliseugp@yahoo.com.br) site: www.ebdonline.com.br LIO 4 O DILEMA CARNE X ESPRITO A CARNE (1 parte) Textos: ... a carne cobia contra o Esprito, e o Esprito contra a carne; e estes opemse um ao outro, para que no faais o que quereis (Gl 5.17). [1] INTRODUO a. Lei de Deus: por ser criado imagem de Deus, o homem est sob a lei de Deus, isto , tem conhecimento do bem e do mal noo moral. b. Lei do pecado: todos os homens caram em pecado e esto sob a lei do pecado; em todos os homens se observa o fenmeno do erro (todos pecaram Rm 3.23). c. Dilema: a tenso entre a imposio da lei do pecado e a obrigao perante a lei de Deus a raiz da fragmentao do ser humano (Rm 7.22,23,25;8.2,7). d. Objetivo: definir os termos bblicos de carne e esprito e analisar a extenso de pecado e a grandeza da salvao provida por Deus em Cristo. [2] FRAGMENTAO DILEMA HUMANO a. Dilema Humano: todo homem vive em estado de tenso interior; no significa duas partes em luta, mas dois princpios (ou governos). i.Experincia pessoal: reconhecido na experincia individual de todos os homens; ii.Cincias Humanas: reconhecido por todas as cincias humanas (psicologia, medicina, etc) e pela filosofia em geral, sem que haja uma resposta satisfatria. b. Filosofia grega: cises entre corpo/alma, sentidos/razo, paixo/virtude. i.Epicteto (100 aC): "Aquilo que quero eu no fao, mas o que no quero eu fao". ii.Ovdio (14 d.C.): "Eu vejo o que melhor e o aprovo; mas sigo o que pior". c. Psicologia freudiana: teoria da personalidade id (impulsos brutos), ego (eu que faz contato com o mundo real) e superego (censor do ego e inibidor do id). d. Psicologia jungiana: o self (eu) no tem fora para determinar a ao. e. Viso bblico-teolgica: a Teologia situa a raiz do dilema humano em uma esfera que nenhuma cincia poderia vislumbrar, isto , o pecado. [3] CONCEITO BBLICO DE FRAGMENTAO CARNE X ESPRITO (Gl 5.16) a. Teologia de Paulo: a mente pode reconhecer o que certo, mas no dispe de poder para superar a vontade (Rm 7.20); a pessoa no entende porque age de modo contrrio ao que pretende. i.Agostinho: Quando pensava em me consagrar por inteiro ao Teu servio, Deus meu, era eu quem queria faz-lo, e eu quem no queria faz-lo, era eu mesmo, e porque no te queria de todo, nem de todo no te queria, lutava comigo mesmo e me rasgava em pedaos. ii.Martinho Lutero: homem simul justus et peccator (o homem , ao mesmo tempo, santo e pecador). b. Pecado: hamartia ou hamarto (grego) errar, falhar, no atingir o alvo; vcio; fora que produz o defeito, erro em todas as aes humanas; impede o viver racional. c. Oposio: a carne e o esprito como duas leis opostas entre si (Gl 3.3; 1Pe 3.18); naturezas opostas e inconciliveis; uma exclui a outra. i.a carne milita contra o Esprito e o Esprito contra a carne, porque so opostos entre si; para que porventura no faais o que seja do vosso querer (Gl 5.17).

IGREJA BATISTA DO BACACHERI ESCOLA BBLICA DINMICA CURSO INTEGRALIDADE DO SER Prof. Eliseu Pereira (eliseugp@yahoo.com.br) site: www.ebdonline.com.br LIO 5 O DILEMA CARNE X ESPRITO O ESPRITO HUMANO (2 parte) Textos: ... a carne cobia contra o Esprito, e o Esprito contra a carne; e estes opem-se um ao outro, para que no faais o que quereis (Gl 5.17). [1] INTRODUO a. Lei de Deus: por ser criado imagem de Deus, o homem est sob a lei de Deus, isto , tem conhecimento do bem e do mal noo moral. b. Lei do pecado: por ter cado em pecado, o homem est sob a lei do pecado, isto , em todos os homens se observa o fenmeno do erro (todos pecaram, Rm 3.23). c. Dilema: a tenso entre a imposio da lei do pecado e a obrigao perante a lei de Deus a raiz da fragmentao do ser humano (Rm 7.22,23,25;8.2,7). d. Objetivo: definir os termos bblicos de carne e esprito e analisar a extenso de pecado e a grandeza da salvao provida por Deus em Cristo. e. Viso bblico-teolgica: a Teologia situa a raiz do dilema humano em uma esfera que nenhuma cincia poderia vislumbrar, isto , o pecado. [2] CONCEITO BBLICO DE ESPRITO a. sentido geral: nimo, ndole; humor (estado de esprito); disposio mental. i.Citaes: esprito de cime (Nm 5.14,30); esprito inabalvel (Sl 51.10); esprito angustiado (Is 61.3); esprito manso e tranqilo (1Pe 3.4). b. sentido filosfico: o pensamento em geral, o sujeito da representao, com suas atividades prprias, e que se ope s coisas representadas; matria ou natureza (Dic. Aurlio). c. esprito humano: i.pneuma (grego): corrente de ar, brisa; flego princpio vital do corpo humano, imaterial em contraste com o corpo material; a alma racional; [Deus] soprou nas narinas o flego de vida (Gn 2.7); Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, seno o esprito do homem, que nele est? (1Co 2.11). ii.nous (grego): intelecto (dianoia) ou razo (logos). d. Esprito de Deus: refere-se prpria natureza de Deus (Jo 4.24); o Esprito de Deus (Gn 1.2; J 33.4; Mt 3.16; Rm 8.9); o Esprito de Cristo (Rm 8.9) Esprito do Senhor (Is 11.2; Lc 4.18; 2Co 3.17,18). i. Assim tambm ningum sabe as coisas de Deus, seno o Esprito de Deus (1Co 2.11) ii. O Esprito [de Deus] mesmo testifica com o nosso esprito [humano] que somos filhos de Deus (Rm 8.16). e. esprito X pecado: mediante a f em Cristo, o ser humano pode ser conduzido ao arrependimento e ter seus pecados perdoados; por uma ao de Deus, o homem arrependido liberto da obrigao de fazer (lei moral) e no conseguir (carne) para uma vida de querer fazer (Esprito) e poder fazer (vida). f. esprito X vida: a lei do Esprito operando no corao regenerado produz vida plena, vida em abundncia (Jo 10.10); plenitude de vida (Jo 1.6; Ef 3.19); novidade de vida (Rm 6.4). i.[Deus] vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Esprito no homem interior; e assim habite Cristo em vossos coraes... (Ef 3.16).

IGREJA BATISTA DO BACACHERI ESCOLA BBLICA DINMICA CURSO INTEGRALIDADE DO SER Prof. Eliseu Pereira (eliseugp@yahoo.com.br) site: www.ebdonline.com.br LIO 6 O QUE SIGNIFICA ANDAR/VIVER NA CARNE Textos: Andai no Esprito, e jamais satisfareis a concupiscncia da carne... Se vivemos no Esprito, andemos tambm no Esprito (Gl 5.16,25).

[1] INTRODUO a. Viver na carne: viver segundo a natureza fsico-material a fim de satisfazer os impulsos que parecem ao prprio ser humano. b. Viver no Esprito: viver segundo a natureza fsico/espiritual, orientado pelo Esprito Santo, a fim de satisfazer a vontade de Deus. c. Tenso no cristo: o cristo j vive no Esprito e, portanto, deve andar no Esprito. d. Objetivo: analisar o significado de andar na carne e andar no Esprito Santo e definir a atuao de Deus e a responsabilidade do cristo no seu andar dirio. [2] UMA ILUSTRAO DE ANDAR SEGUNDO A DIREO DE DEUS a. Antigo Testamento: quando o povo de Israel estava peregrinando pelo deserto, uma nuvem sobre o tabernculo os guiava de dia e de noite; a nuvem representava a constante presena de Deus sobre o Seu povo; segundo o movimento da nuvem, o povo parava ou andava (Nm 9:16, 18-19, 22-23). b. Novo Testamento: o Esprito Santo foi dado igreja para guiar, orientar, consolar, edificar, santificar; o cristo templo do Esprito Santo (1Co 3.16). [3] CONCEITO BIBLICO DE ANDAR/VIVER NA CARNE a. Significado: viver de acordo com os impulsos, viver para satisfazer a si mesmo, atender suas vontades prprias; luxria; hedonismo estado de rebelio e autonomia. b. Servir a si mesmo: cujo deus o ventre; servir ao ventre figura empregada para descrever o andar por seu prprio governo (rejeita o governo de Deus) e para satisfazer seus prprios desejos (rejeita a natureza humana fsico/espiritual). i. Cujo fim a perdio; cujo Deus o ventre, e cuja glria para confuso deles, que s pensam nas coisas terrenas (Fp 3.19; compare com 2Tm 4.10). ii.Porque os tais no servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os coraes dos simples (Rm 16.18). c. Trade do pecado: (1) a carne como pecaminosidade inclinada para o (2) mundo e subordinada ao (3) diabo, conforme Efsios 2.2. i.Carne: incredulidade, ansiedade (Mt 6.25,28,31; Lc 12.29); religiosidade (Mc 7.5); trevas (Jo 8.12; 1Jo 1.6); soberba, orgulho (1Co 4.19); astcia (2Co 4.2), vaidade da mente (Ef 4,17), tolice, necedade (Ef 5.15), desordenado (1Ts 3.6,11), queixosos, murmuradores, concupiscncias (Jd 1.16,18) ii.Mundo: ou sculo, era (Tt 2.12); o sistema organizado contrrio a Deus; no se refere ao planeta (Hb 11.3) nem as pessoas (Jo 3.16); o sistema que rege os homens (1Co 3.3), o curso do mundo (Ef 2.2), a vontade dos gentios (1Pe 4.3), a carne (2Pe 2.10; 3.3; 1Jo 2.11). iii.Diabo: ou maligno que opera nos filhos da desobedincia; o mundo jaz no maligno (1Jo 5.19); Agora o juzo deste mundo; agora ser expulso o prncipe deste mundo (Jo 12.31; 14.30; 16.11); deus deste sculo (2Co 4.4); prncipe das potestades do ar (Ef 2.2); prncipe das trevas deste sculo (Ef 6.12); imprio da morte (Hb 2.14).

IGREJA BATISTA DO BACACHERI ESCOLA BBLICA DINMICA CURSO INTEGRALIDADE DO SER Prof. Eliseu Pereira (eliseugp@yahoo.com.br) site: www.ebdonline.com.br LIO 7 O QUE SIGNIFICA ANDAR/VIVER NO ESPRITO Textos: Andai no Esprito, e jamais satisfareis a concupiscncia da carne... Se vivemos no Esprito, andemos tambm no Esprito (Gl 5.16,25).

[1] INTRODUO a. Viver na carne: viver segundo a natureza fsico-material a fim de satisfazer os impulsos que parecem ao prprio ser humano. b. Viver no Esprito: viver segundo a natureza fsico/espiritual, orientado pelo Esprito Santo, a fim de satisfazer a vontade de Deus. c. Tenso no cristo: o cristo j vive no Esprito e, portanto, deve andar no Esprito. d. Objetivo: analisar o significado de andar na carne e andar no Esprito Santo e definir a atuao de Deus e a responsabilidade do cristo no seu andar dirio. [2] CONCEITO BIBLICO DE ANDAR/VIVER NO ESPRITO a. Viver no Esprito Santo: viver pela f na graa de Deus; estado de comunho com Deus e dependncia de sua orientao; i. Ele vos deu vida estando vs mortos em vossos delitos e pecados (Ef 2.1) ii.Para que a justia da lei se cumprisse em ns, que no andamos segundo a carne, mas segundo o Esprito (Rm 8.4). iii.Se vivemos em Esprito, andemos tambm em Esprito (Gl 5.25). b. Andar no Esprito Santo: prtica diria da vida no Esprito Santo; andar, falar, pensar e agir segundo a vontade de Deus, no temor do Senhor, segundo a direo do Esprito Santo (Rm 8.16) i.Andar: peripateo (grego) seguir pegadas; portar-se, conduzir-se, comportar-se. ii.Andar pressupe caminho (Jo 14.6) e passos ou pegadas (1Pe 2.21; Rm 4.12). c. Viver e andar: Se vivemos no Esprito, andemos tambm no Esprito (Gl 5.25). d. Obra de Deus/dever do homem: Deus fez pelos seres humanos o que seria impossvel ele reabilitou o homem sua comunho, perdoou os pecados e deu seu Esprito Santo; mediante esta ao da graa, o crente deve se submeter vontade de Deus e viver segundo a vontade de Deus. i.O viver estado de graa dado gratuitamente por Deus ao crente. ii.O andar prtica de obedincia diria e crescente vontade de Deus. e. Obedecer: derivado de ob-(para frente) e -audire (ouvir), isto , ouvir e seguir. f. Compare: i.Eu sou o caminho (Jo 14.6) andai nele e (Cl 2.6). ii.Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6) o Esprito guia, convence e vivifica (Jo 16.8). g. Trade do Esprito: i.Esprito Santo: a presena de Deus conosco (Mt 28.20; Jo 14.16-18,26); guia (Jo 16.13; Rm 8.14); ensina (Lc 12.12; 1Co 2.13); traz memria (Jo 14.26); capacita (At 1.8); revela (At 20.23); santifica (1Co 6.11); indica lderes (At 20.28);

IGREJA BATISTA DO BACACHERI ESCOLA BBLICA DINMICA CURSO INTEGRALIDADE DO SER Prof. Eliseu Pereira (eliseugp@yahoo.com.br) site: www.ebdonline.com.br LIO 8 A CRISE CARNE X ESPRITO ENTRE ROMANOS 7 E ROMANOS 8 [1] INTRODUO a. Romanos 7: o ser humano percebe que a lei boa mas no confere poder para ser cumprida; concorda com a lei mas no tem poder de obedecer. Miservel homem que eu sou! quem me livrar do corpo desta morte? (Rm 7.24) b. Romanos 8: o ser humano descobre que a obedincia se torna possvel mediante Cristo: Graas a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! c. Objetivos: i.analisar o que Cristo faz entre Romanos 7 e Romanos 8 e em que sentido Cristo a soluo para o dilema humano (Rm 7.24-25); ii.analisar a receita de Deus para curar o ser humano: o amor de Deus, a cruz de Cristo e o ministrio do Esprito Santo. [2] ANTES DE DISCUTIR INTEGRIDADE O QUE NO PRODUZ INTEGRIDADE1 a. Ascetismo: negar os prazeres durante algum tempo; negar as vontades; clausura. Jesus fala de negar a si mesmo e no apenas parte de si mesmo. b. Luta: orar mais, ler mais a Bblia, ir mais vezes a igreja, ir EBD, a clula, etc.; as disciplinas espirituais no podem causar efeitos sobre o eu. c. Treinamento: fazer cursos, congressos, seminrios, etc.; nenhum treinamento ou ensinamento produz mortificao do eu. d. Avivamento: encontros especiais, retiros especiais, apelos, decises, etc. e. Crescimento: ir vivendo a vida crist, cumprindo as tarefas, esperando mudar; o tempo no mortifica a carne. f. Trabalho: exercer ministrios, cargos, ativismo. g. Experincias: batismo com Esprito Santo, exerccios de dons espirituais, etc. h. Confisso: 1 Joo 1.9 se refere a confessar pecados, mas no crucifica o Eu. i. Concluso: i.o pecado atingiu todos os seres humanos (isto , todos pecaram Rm 3.23) e o ser humano todo (isto, em mim, isto , na minha carne, no habita bem algum Rm 7.18); ii.o pecado corrompe (fragmenta) a natureza humana no sentido de que rejeita o governo de Deus e a submete autoconfiana, mas sem oferecer garantia de satisfao verdadeira; iii.o pecado corrompe (fragmenta) a natureza humana no sentido de que no reconhece a sua dimenso imaterial-espiritual e a submete a uma existncia deformada e insatisfatria; iv.o homem decado no pode resolver a si mesmo; nada que ele faa em favor de si mesmo poder solucionar o seu dilema interior. O que nascido da carne carne (Joo 3:6a). [3] O QUE PRODUZ INTEGRIDADE O AMOR DE DEUS a. AMOR DE DEUS: Deus o perfeito amor (1Jo 4.8); ele no amou o homem por qualquer interesse, recompensa ou necessidade; somente quem no precisa de nada em troca pode amar perfeitamente; Deus no foi compelido a amar por qualquer coisa externa a ele mesmo, mas por seu prprio ser; Deus perfeito e ama perfeitamente; quando ele ama, o faz plenamente e intensamente.

IGREJA BATISTA DO BACACHERI ESCOLA BBLICA DINMICA CURSO INTEGRALIDADE DO SER Prof. Eliseu Pereira (eliseugp@yahoo.com.br) site: www.ebdonline.com.br LIO 9 A CURA DO HOMEM ESPIRITUAL EM ROMANOS 8 [1] a. b. c. INTRODUO Pergunta: Quem me livrar do corpo desta morte? (Rm 7.24) Resposta: a lei do Esprito da vida te livrou do pecado e da morte (8.2). Objetivo: analisar em que sentido Cristo a soluo para o dilema humano (Rm 7.24-25); o que significam os termos nova criatura e novidade de vida e a obra de restaurao em curso no novo homem (santificao).

[2]

COMO PRODUZ INTEGRIDADE O ESPRITO SANTO LIBERTA (8.14) a. Condenao (8.1): todo pecado contra Deus; Cristo o mediador da reconciliao com Deus; a antiga aliana impunha obrigaes que o homem no cumpriu; por isto, Deus tem pleno direito de exercer sua justia sobre os homens. b. Compare: 5.1 e 8.1 i.afirmao positiva: Justificados, pois, mediante a f temos paz com Deus (5.1). ii.afirmao negativa: nenhuma condenao h para os que esto em Cristo (8.1). c. em Cristo (8.1): fala da nossa identificao com Cristo na cruz; d. Compare: nenhuma condenao (8.1); quem os condenar (8.33,34; Jo 5.24). e. Lei: a lei uma s; quando atua no homem natural, acusa o pecado e no livra da morte; quando atua no homem espiritual produz vida por meio do Esprito Santo. f. Lei do Esprito da vida (8.2): viver de acordo com a vontade de Deus para a plenitude da experincia humana; viver no Esprito; a vida conseqncia direta da habitao do Esprito Santo no crente. g. Lei do pecado e da morte (8.2): viver de acordo com os impulsos e necessidades imediatas para satisfao de si mesmo; viver segundo a carne; a morte conseqncia natural e necessria da separao de Deus. h. te livrou: da lei que revela o pecado e separa o homem de Deus; no estar debaixo da lei (6.14); no depender da lei para justificao e santificao. i. impossvel lei (8.3): a lei nunca poderia conquistar a comunho do homem com Deus; a lei jamais poderia reabilitar o homem decado para a vida de Deus; o homem descumpriu sua parte da aliana com Deus. j. Enfermidade da lei (8.3): a lei santa, justa, boa (7.12) e espiritual (7.14), mas no pode produzir na carne a obedincia; a lei no produz, mas acusa o pecado. k. enviando seu prprio Filho (8.3): Cristo assumiu voluntariamente a condenao dos homens, venceu a morte e confere o Esprito da vida aos que crem.

l.

Condenar na carne: o pecado foi julgado na carne de Cristo; nele, a lei satisfeita plenamente e a vida de Deus pode ser oferecida aos homens gratuitamente. m. Andar no Esprito (8.4): os que esto em Cristo recebem no apenas o perdo (no-condenao), mas tambm o Esprito da vida (8.9). n. Concluso: a presena do Esprito Santo remove a condenao do pecado porque, por meio dele, o preceito da lei se cumpre em ns (8.4). [3] COMO PRODUZ INTEGRIDADE O ESPRITO SANTO RENOVA (8.58) a. inclinam para (8.5): segundo a carne ou segundo o Esprito; preposio grega kat traduzida como de acordo com a lei (At 24.14); segundo a carne (1.3), conforme o meu evangelho (2.16), no tocante ao homem interior (7.22). b. Cogitar (8.5): refletir, pensar, ter em mente (Dic Aurlio); phroneo (grego) pensar, julgar, ter opinio; tomar partido; buscar os interesses (Thayer); disposio mental (Strong); ver no cogitas das coisas de Deus (Mt 16.23); tendo o mesmo sentimento (12.16;15.5); sentia como menino (1Co 13.11); sede do mesmo parecer (2Co 13.11); pensai nas coisas l do alto (Cl 3.2; Fp 3.19). c. Pendor (8.6): inclinao, tendncia, propenso (Dic Aurlio); propsito (Strong); mente; mesma palavra usada em sabe qual a mente do Esprito (8.27). d. Mente da carne (8.7,8): i.Autonomia (relao com Deus): rejeita o governo de Deus; inimizade contra Deus; no sujeita lei de Deus (8.7); obras da carne idolatria, feitiaria (Gl 5.20). ii.Satisfao de apetites (relao consigo mesmo): proviso dos apetites fsicos, imediatos e temporais; obras da carne prostituio, impureza, lascvia, bebedices, glutonarias (Gl 5.19). iii.Egocentrismo (relao com o prximo): inimizades, porfias, cimes, iras, discrdia, dissenses, faces, invejas (Gl 5.19-21). e. Mente do Esprito: governo de Deus e proviso das necessidades espirituais e fsicas, temporais e eternas; ver 1Co 2.10-16. f. Conseqncias (8.6): a mente da carne conduz morte e a mente do Esprito Santo conduz a Deus, fonte da vida.

[4] COMO PRODUZ INTEGRIDADE O ESPRITO HABITA (8.9-17) a. Compare: esto em Cristo (8.1), no Esprito (8.9) com esto na carne (8.8). b. Verdade central (8.9): estar em Cristo ter o Esprito de Cristo; a identidade verdadeira do cristo (se algum no tem o Esprito... no dele). c. Devedor (8.12): preso a compromisso, a um dever (Thayer); o cristo no deve obedincia carne (6.16; 7.4); ver est obrigado a guardar toda a lei (Gl 5.3). d. Mortificar (8.13): no se orientar pelas prprias opinies e pelos impulsos fsicos; fazei, pois morrer a vossa natureza (Cl 3.5); os cristos crucificaram a carne, com as suas paixes e concupiscncias (Gl.5:24). e. Viver: o resultado de andar no Esprito certamente vivereis (8.13).

i.ns, que vivemos, estamos sempre entregues morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste tambm na nossa carne mortal (1Co4.11) ii.mas do esprito; porque a letra mata e o esprito vivifica (1Co3.6). iii.Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos (At 17). iv.Porque nele se descobre a justia de Deus de f em f, como est escrito: Mas o justo viver da f (Rm 1.17; Gl 3.11). v.Todavia para ns h um s Deus, o Pai,... para quem ns vivemos (1Co 8.6). f. pelo Esprito (8.13): o Esprito Santo o nico poder capaz de libertar do carne e do pecado; a habitao do Esprito capacita o cristo a viver a vida nova. g. Obra do Esprito: a conseqncia de ser habitado pelo Esprito desfrutar da vida nova mediante a mortificao da carne e a vivificao do esprito e do corpo fsico integridade o homem todo salvo (1Ts 5.23); [4.1] RESULTADOS DA OBRA DO ESPRITO SANTO (8.11-16) Resultados: a obra do Esprito Santo produz efeitos imediatos e eternos Se, porm, Cristo est em vs (8.10a); Se habita em vs o Esprito (8.11a). a. Vida e ressurreio (8.10-11): o corpo sofre os efeitos da morte por causa do pecado, mas o homem interior vive por causa da justia de Cristo; porm a habitao do Esprito Santo garante a ressurreio futura do corpo. b. Orientao (8.14): dirigidos pelo Esprito de Deus como um aluno orientado por seu mestre, como um turista orientado pelo guia, como um soldado orientado pelo seu comandante; no puxado como um animal, mas orientado como seres racionais (Henry). i.ele [o Esprito Santo] vos guiar a toda verdade (Jo 16.13); ii.se sois guiados pelo Esprito, no estais sob a lei (Gl 5.18); iii.ver Sl 5.8; 23.2,3; 27.11; 139.10,24; Is 48.17; 58.11; guiar-te-ei com os meus olhos.(Sl 32.8). c. Adoo (8.15): uihothesia (grego), ou no lugar de filho; esprito de adoo (natureza de filho) em contraste com esprito de escravido (escravo); Rm 8.23. i.a fim de que recebssemos a adoo de filhos (Gl 4.5); ii.nos predestinou para... a adoo de filhos (Ef 1.5); iii.deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (Jo 1.12). d. Testemunho (8.16): confirmao, comprovao, demonstrao; testificar quer dizer afirmar, declarar, assegurar (Dic Aurlio); a certeza de ser filho de Deus no est alicerada na mente mas no testemunho do Esprito Santo; o filho de Deus no d testemunho de si mesmo (Jo 5.31-32; 8.13; 1Jo 5.9-11); i.o Esprito d testemunho das verdades da Palavra de Deus (Hb 10.15; 1Pe 1.11). ii.E o Esprito o que d testemunho, porque o Esprito a verdade (1Jo 5.6). e. Herdeiro (8.17):i kleronomos (grego), isto , aquele que recebe parte de posse por direito de filho (Thayer); obter por partilha de bens; proprietrio

(Henry); os cristos no compram a glria futura por mrito, mas por ato da graa de Deus. i.se somos filhos, somos tambm herdeiros; ttulo de posse futura, isto , a adoo de filhos nos habilita a participar da herana. ii.Compare herdeiros de Deus com o Senhor a poro da minha herana... mui linda a minha herana (Sl 16.5,6) o prprio Deus a herana dos santos. iii.co-herdeiros com Cristo: aqueles que tem o Esprito de Cristo (Rm 8.9); Cristo o herdeiro de todas as coisas e os cristos, por unio com Cristo, herda juntamente todas as coisas (Ap 21.7); ver Jo 17.24; Ap 3.21. iv.igreja dos primognitos (Hb 12.23); o cristo adotado com direitos de primognito, isto, co-herdeiro com Cristo, o irmo primognito. f. Viver e andar no Esprito Santo: i.viver no Esprito Santo dom de Deus GRAA; ii.andar no Esprito Santo: responsabilidade do cristo F; iii.se vivemos no Esprito, andemos tambm no Esprito (Gl 5.25). [5] a. PARA REFLETIR ANTES: porque o que quero, isso no pratico; mas o que aborreo, isso fao... com efeito o querer o bem est em mim, mas o efetu-lo no est. Pois no fao o bem que quero, mas o mal que no quero, esse pratico (Rm 7.19). AGORA: Desenvolvei a vossa salvao com temor e tremor; porque Deus quem efetua em vs o querer e o realizar, segundo a sua boa vontade (Fp 2.13). John Stott: Se relembrarmos a passagem inteira que vai de Romanos 7.1 at 8.4, o lugar constante da lei na vida do cristo deveria estar bem claro em nossa mente. Nossa libertao da lei (proclamada, por exemplo, em 7.4, 6 e em 8.2) no nos deixa livres para desobedecer a ela. Pelo contrrio, a obedincia lei por parte do povo de Deus to importante para Deus que ele enviou seu Filho para morrer por ns e seu Esprito para viver em ns, a fim de assegurar essa obedincia. A santidade fruto da graa trinitria: o Pai que envia o seu Filho ao mundo e seu Esprito aos nossos coraes.

b.

c.

Matthew Henry's Concise Commentary, Romanos 8.17-25 disponvel em www.e-sword.net.

S-ar putea să vă placă și