Sunteți pe pagina 1din 36

COLGIO CORA CORALINA

TD DE APROFUNDAMENTO DE FSICA 3 ETAPA

Prof(a): Emanoel Arajo


ALUNO: _________________________N:_______ ANO: 9 Ano Ens. Fund. II DATA: ___/___/2012
CURSO DE FRIAS PROF. JOO PAULO 1 SEMANA

1) Na manipulao em escala nanomtrica, os tomos revelam caractersticas peculiares, podendo apresentar tolerncia temperatura, reatividade qumica, condutividade eltrica, ou mesmo exibir fora de intensidade extraordinria. Essas caractersticas explicam o interesse industrial pelos nanomateriais que esto sendo muito pesquisados em diversas reas, desde o desenvolvimento de cosmticos, tintas e tecidos, at o de terapias contra o cncer. A utilizao de nanopartculas na indstria e na medicina requer estudos mais detalhados, pois A) as partculas, quanto menores, mais potentes e radiativas se tornam. B) as partculas podem ser manipuladas, mas no caracterizadas com a atual tecnologia. C) as propriedades biolgicas das partculas somente podem ser testadas em microrganismos. D) as partculas podem atravessar poros e canais celulares, o que poderia causar impactos desconhecidos aos seres vivos e, at mesmo, aos ecossistemas. E) o organismo humano apresenta imunidade contra partculas to pequenas, j que apresentam a mesma dimenso das bactrias (um bilionsimo de metro). 02)O Brasil pode se transformar no primeiro pas das Amricas a entrar no seleto grupo das naes que dispem de trens-bala. O Ministrio dos Transportes prev o lanamento do edital de licitao internacional para a construo da ferrovia de alta velocidade Rio-So Paulo. A viagem ligar os 403 quilmetros entre a Central do Brasil, no Rio, e a Estao da Luz, no centro da capital paulista, em uma hora e 25 minutos. Disponvel em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 14 jul. 2009. Devido alta velocidade, um dos problemas a ser enfrentado na escolha do trajeto que ser percorrido pelo trem o dimensionamento das curvas. Considerando-se que uma acelerao lateral confortvel para os passageiros e segura para o trem seja de 0,1 g, em que g a acelerao da gravidade (considerada igual a 10 m/s2), e que a velocidade do trem se mantenha constante em todo o percurso, seria correto prever que as curvas existentes no trajeto deveriam ter raio de curvatura mnimo de, aproximadamente, A) 80 m. B) 430 m. C) 800 m. D) 1.600 m. E) 6.400 m. 03) Rua da Passagem Os automveis atrapalharam o trnsito. Gentileza fundamental. No adianta esquentar a cabea. Menos peso do p no pedal.

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

O trecho da msica, de Lenine e Arnaldo Antunes (1999), ilustra a preocupao com o trnsito nas cidades, motivo de uma campanha publicitria de uma seguradora brasileira. Considere dois automveis, A e B, respectivamente conduzidos por um motorista imprudente e por um motorista consciente e adepto da campanha citada. Ambos se encontram lado a lado no instante inicial t = 0 s, quando avisam um semforo amarelo (que indica ateno, parada obrigatria ao se tornar vermelho). O movimento de A e B pode ser analisado por meio do grfico, que representa a velocidade de cada automvel em funo do tempo.

As velocidades dos veculos variam com o tempo em dois intervalos: (I) entre os instantes 10 s e 20 s; (II) entre os instantes 30 s e 40 s. De acordo com o grfico, quais so os mdulos das taxas de variao da velocidade do veculo conduzido pelo motorista imprudente, em m/s2, nos intervalos (I) e (II), respectivamente? A) 1,0 e 3,0 B) 2,0 e 1,0 C) 2,0 e 1,5 D) 2,0 e 3,0 E) 10,0 e 30,0 04)Um brinquedo chamado ludio consiste em um pequeno frasco de vidro, parcialmente preenchido com gua, que emborcado (virado com a boca para baixo) dentro de uma garrafa PET cheia de gua e tampada. Nessa situao, o frasco fica na parte superior da garrafa, conforme mostra a FIGURA 1.

.Quando a garrafa pressionada, o frasco se desloca para baixo, como mostrado na FIGURA 2. Ao apertar a garrafa, o movimento de descida do frasco ocorre porque A) diminui a fora para baixo que a gua aplica no frasco. B) aumenta a presso na parte pressionada da garrafa. C) aumenta a quantidade de gua que fica dentro do frasco. D) diminui a fora de resistncia da gua sobre o frasco. E) diminui a presso que a gua aplica na base do frasco.

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

05) O Super-homem e as leis do movimento Uma das razes para pensar sobre a fsica dos super-herois , acima de tudo, uma forma divertida de explorar muitos fenmenos fsicos interessantes, desde fenmenos corriqueiros at eventos considerados fantsticos. A figura seguinte mostra o Super-homem lanando-se no espao para chegar ao topo de um prdio de altura H. Seria possvel admitir que com seus superpoderes ele estaria voando com propulso prpria, mas considere que ele tenha dado um forte salto. Neste caso, sua velocidade final no ponto mais alto do salto deve ser zero, caso contrrio, ele continuaria subindo. Sendo g a acelerao da gravidade, a relao entre a velocidade inicial do Super-homem e a altura atingida dada por: V2 = 2gH

A altura que o Super-homem alcana em seu salto depende do quadrado de sua velocidade inicial porque A) a altura do seu pulo proporcional sua velocidade mdia multiplicada pelo tempo que ele permanece no ar ao quadrado. B) o tempo que ele permanece no ar diretamente proporcional acelerao da gravidade e essa diretamente proporcional velocidade. C) o tempo que ele permanece no ar inversamente proporcional acelerao da gravidade e essa inversamente proporcional velocidade mdia. D) a acelerao do movimento deve ser elevada ao quadrado, pois existem duas aceleraes envolvidas: a acelerao da gravidade e a acelerao do salto. (E) a altura do seu pulo proporcional sua velocidade mdia multiplicada pelo tempo que ele permanece no ar, e esse tempo tambm depende da sua velocidade inicial. 06) O p de caf jogado no lixo caseiro e, principalmente, as grandes quantidades descartadas em bares e restaurantes podero se transformar em uma nova opo de matria-prima para a produo de biodiesel, segundo estudo da Universidade de Nevada (EUA). No mundo, so cerca de 8 bilhes de quilogramas de p de caf jogados no lixo por ano. O estudo mostra que o caf descartado tem 15% de leo, o qual pode ser convertido em biodiesel pelo processo tradicional. Alm de reduzir significativamente emisses prejudiciais, aps a extrao do leo, o p de caf ideal como produto fertilizante para jardim. Revista Cincia e Tecnologia no Brasil, n 155, jan. 2009. Considere o processo descrito e a densidade do biodiesel igual a 900 kg/m3. A partir da quantidade de p de caf jogada no lixo por ano, a produo de biodiesel seria equivalente a (A) 1,08 bilhes de litros. (B) 1,20 bilhes de litros. (C) 1,33 bilhes de litros. (D) 8,00 bilhes de litros. (E) 8,80 bilhes de litros.

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

07) Os radares comuns transmitem microondas que refletem na gua, gelo e outras partculas na atmosfera. Podem, assim, indicar apenas o tamanho e a distncia das partculas, tais como gotas de chuva. O radar Doppler, alm disso, capaz de registrar a velocidade e a direo na qual as partculas se movimentam, fornecendo um quadro do fluxo de ventos em diferentes elevaes. Nos Estados Unidos, a Nexrad, uma rede de 158 radares Doppler, montada na dcada de 1990 pela Diretoria Nacional Ocenica e Atmosfrica (NOAA), permite que o Servio Meteorolgico Nacional (NWS) emita alertas sobre situaes do tempo potencialmente perigosas com um grau de certeza muito maior. O pulso da onda do radar ao atingir uma gota de chuva, devolve uma pequena parte de sua energia numa onda de retorno, que chega ao disco do radar antes que ele emita a onda seguinte. Os radares da Nexrad transmitem entre 860 e 1.300 pulsos por segundo, na frequncia de 3.000 MHz. FISCHETTI, M., Radar Meteorolgico: Sinta o Vento. Scienlific American Brasil, n. 08, So Paulo, jan. 2003. No radar Doppler, a diferena entre as frequncias emitidas e recebidas pelo radar dada por f = (2 ur/c)fo onde ur a velocidade relativa entre a fonte e o receptor, c = 3,0 108 m/s a velocidade da onda eletromagntica, e fo a frequncia emitida pela fonte. Qual a velocidade, em km/h, de uma chuva, para a qual se registra no radar Doppler uma diferena de frequncia de 300 Hz? (A) 1,5 km/h (B) 5,4 km/h (C) 15 km/h (D) 54 km/h (E) 108 km/h 08) As ondas eletromagnticas, como a luz visvel e as ondas de rdio, viajam em linha reta em um meio homogneo. Ento, as ondas de rdio emitidas na regio litornea do Brasil no alcanariam a regio amaznica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que possvel transmitir ondas de rdio entre essas localidades devido ionosfera. Com ajuda da ionosfera, a transmisso de ondas planas entre o litoral do Brasil e a regio amaznica possvel por meio da a) reflexo. b) refrao. c) difrao. d) polarizao. e) interferncia. 09)Duas irms que dividem o mesmo quarto de estudos combinaram de comprar duas caixas com tampas para guardarem seus pertences dentro de suas caixas, evitando, assim, a baguna sobre a mesa de estudos. Uma delas comprou uma metlica, e a outra, uma caixa de madeira de rea e espessura lateral diferentes, para facilitar a identificao. Um dia as meninas foram estudar para a prova de Fsica e, ao se acomodarem na mesa de estudos, guardaram seus celulares ligados dentro de suas caixas. Ao longo desse dia, uma delas recebeu ligaes telefnicas, enquanto os amigos da outra tentavam ligar e recebiam a mensagem de que o celular estava fora da rea de cobertura ou desligado. Para explicar essa situao, um fsico deveria afirmar que o material da caixa, cujo telefone celular no recebeu as ligaes de a) madeira, e o telefone no funcionava porque a madeira no um bom condutor de eletricidade.
Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

b) metal, e o telefone no funcionava devido blindagem eletrosttica que o metal proporcionava. c) metal, e o telefone no funcionava porque o metal refletia todo tipo de radiao que nele incidia. d) metal, e o telefone no funcionava porque a rea lateral da caixa de metal era maior. e) madeira, e o telefone no funcionava porque a espessura desta caixa era maior que a espessura da caixa de metal. 10) Ao contrrio dos rdios comuns (AM ou FM), em que uma nica antena transmissora capaz de alcanar toda a cidade, os celulares necessitam de vrias antenas para cobrir um vasto territrio. No caso dos rdios FM, a frequncia de transmisso est na faixa dos MHz (ondas de rdio), enquanto, para os celulares, a frequncia est na casa dos GHz (microondas). Quando comparado aos rdios comuns, o alcance de um celular muito menor. Considerando-se as informaes do texto, o fator que possibilita essa diferena entre propagao das ondas de rdio e as de microondas que as ondas de rdio so A) facilmente absorvidas na camada da atmosfera superior conhecida como ionosfera. B) capazes de contornar uma diversidade de obstculos como rvores, edifcios e pequenas elevaes. C) mais refratadas pela atmosfera terrestre, que apresenta maior ndice de refrao para as ondas de rdio. D) menos atenuadas por interferncia, pois o nmero de aparelhos que utilizam ondas de rdio menor. E) constitudas por pequenos comprimentos de onda que lhes conferem um alto poder de penetrao em materiais de baixa densidade. 11) Alm de ser capaz de gerar eletricidade, a energia solar usada para muitas outras finalidades. A figura a seguir mostra o uso da energia solar para dessalinizar a gua. Nela, um tanque contendo gua salgada coberto por um plstico transparente e tem a sua parte central abaixada pelo peso de uma pedra, sob a qual se coloca um recipiente (copo). A gua evaporada se condensa no plstico e escorre at o ponto mais baixo, caindo dentro do copo.

Nesse processo, a energia solar cedida gua salgada (A) fica retida na gua doce que cai no copo, tornando-a, assim, altamente energizada. (B) fica armazenada na forma de energia potencial gravitacional contida na gua doce. (C) usada para provocar a reao qumica que transforma a gua salgada em gua doce. (D) cedida ao ambiente externo atravs do plstico, onde ocorre a condensao do vapor. (E) reemitida como calor para fora do tanque, no processo de evaporao da gua salgada. 12) A Constelao Vulpcula (Raposa) encontra-se a 63 anos-luz da Terra, fora do sistema solar. Ali, o planeta gigante HD 189733b, 15% maior que Jpiter, concentra vapor de gua na atmosfera. A temperatura do vapor atinge 900 graus Celsius. "A gua sempre est l, de alguma forma, mas s vezes possvel que seja escondida por outros tipos de nuvens", afirmaram os astrnomos do

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

Spitzer Science Center (SSC), com sede em Pasadena, Califrnia, responsvel pela descoberta. A gua foi detectada pelo espectrgrafo infravermelho, um aparelho do telescpio espacial Spitzer. Correio Braziliense, 11 dez. 2008 (adaptado). De acordo com o texto, o planeta concentra vapor de gua em sua atmosfera a 900 graus Celsius. Sobre a vaporizao infere-se que A) se h vapor de gua no planeta, certo que existe gua no estado lquido tambm. B) a temperatura de ebulio da gua independe da presso, em um local elevado ou ao nvel do mar, ela ferve sempre a 100 graus Celsius. C) o calor de vaporizao da gua o calor necessrio para fazer 1 kg de gua lquida se transformar em 1 kg de vapor de gua a 100 graus Celsius. D) um lquido pode ser superaquecido acima de sua temperatura de ebulio normal, mas de forma nenhuma nesse lquido haver formao de bolhas. E) a gua em uma panela pode atingir a temperatura de ebulio em alguns minutos, e necessrio muito menos tempo para fazer a gua vaporizar completamente. 13)Em grandes metrpoles, devido a mudanas na superfcie terrestre asfalto e concreto em excesso, por exemplo formam-se ilhas de calor. A resposta da atmosfera a esse fenmeno a precipitao convectiva. Isso explica a violncia das chuvas em So Paulo, onde as ilhas de calor chegam a ter 2 a 3 graus centgrados de diferena em relao ao seu entorno. Revista Terra da Gente. Ano 5, n 60, abr. 2009 (adaptado). As caractersticas fsicas, tanto do material como da estrutura projetada de uma edificao, so a base para compreenso de resposta daquela tecnologia construtiva em termos de conforto ambiental. Nas mesmas condies ambientais (temperatura, umidade e presso), uma quadra ter melhor conforto trmico se A) pavimentada com material de baixo calor especfico, pois quanto menor o calor especfico de determinado material, menor ser a variao trmica sofrida pelo mesmo ao receber determinada quantidade de calor. B) pavimentada com material de baixa capacidade trmica, pois quanto menor a capacidade trmica de determinada estrutura, menor ser a variao trmica sofrida por ela ao receber determinada quantidade de calor. C) pavimentada com material de alta capacidade trmica, pois quanto maior a capacidade trmica de determinada estrutura, menor ser a variao trmica sofrida por ela ao receber determinada quantidade de calor. D) possuir um sistema de vaporizao, pois ambientes mais midos permitem uma mudana de temperatura lenta, j que o vapor-d'gua possui a capacidade de armazenar calor sem grandes alteraes trmicas, devido ao baixo calor especfico da gua (em relao madeira, por exemplo). E) possuir um sistema de suco do vapor-dgua, pois ambientes mais secos permitem uma mudana de temperatura lenta, j que o vapor-d'gua possui a capacidade de armazenar calor sem grandes alteraes trmicas, devido ao baixo calor especfico da gua (em relao madeira, por exemplo). 14) possvel, com 1 litro de gasolina, usando todo o calor produzido por sua combusto direta, aquecer 200 litros de gua de 20 C a 55 C. Pode-se efetuar esse mesmo aquecimento por um gerador de eletricidade, que consome 1 litro de gasolina por hora e fornece 110 V a um resistor de 11 , imerso na gua, durante um certo intervalo de tempo. Todo o calor liberado pelo resistor transferido gua. Considerando que o calor especfico da gua igual a 4,19 J g1 C1, aproxima-damente qual a quantidade de gasolina consumida para o aquecimento de gua obtido pelo gerador, quando comparado ao obtido a partir da combusto?

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

A) A quantidade de gasolina consumida igual para os dois casos. B) A quantidade de gasolina consumida pelo gerador duas vezes maior que a consumida na combusto. C) A quantidade de gasolina consumida pelo gerador duas vezes menor que a consumida na combusto. D) A quantidade de gasolina consumida pelo gerador sete vezes maior que a consumida na combusto. E) A quantidade de gasolina consumida pelo gerador sete vezes menor que a consumida na combusto. 15) )Durante uma ao de fiscalizao em postos de combustveis, foi encontrado um mecanismo inusitado para enganar o consumidor. Durante o inverno, o responsvel por um posto de combustvel compra lcool por R$ 0,50/litro, a uma temperatura de 5 C. Para revender o lquido aos motoristas, instalou um mecanismo na bomba de combustvel para aquec-lo, para que atinja a temperatura de 35 C, sendo o litro de lcool revendido a R$ 1,60. Diariamente o posto compra 20 mil litros de lcool a 5 C e os revende. Com relao situao hipottica descrita no texto e dado que o coeficiente de dilatao volumtrica do lcool de 1103 C1, desprezando-se o custo da energia gasta no aquecimento do combustvel, o ganho financeiro que o dono do posto teria obtido devido ao aquecimento do lcool aps uma semana de vendas estaria entre A) R$ 500,00 e R$ 1.000,00. B) R$ 1.050,00 e R$ 1.250,00. C) R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00. D) R$ 6.000,00 e R$ 6.900,00. E) R$ 7.000,00 e R$ 7.950,00. 16)A inveno da geladeira proporcionou uma revoluo no aproveitamento dos alimentos, ao permitir que fossem armazenados e transportados por longos perodos. A figura apresentada ilustra o processo cclico de funcionamento de uma geladeira, em que um gs no interior de uma tubulao forado a circular entre o congelador e a parte externa da geladeira. por meio dos processos de compresso, que ocorre na parte externa, e de expanso, que ocorre na parte interna, que o gs proporciona a troca de calor entre o interior e o exterior da geladeira.

Disponvel em: http://home.howstuffworks.com. Acesso em: 19 out. 2008 (adaptado). Nos processos de transformao de energia envolvidos no funcionamento da geladeira,

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

A) a expanso do gs um processo que cede a energia necessria ao resfriamento da parte interna da geladeira. B) o calor flui de forma no-espontnea da parte mais fria, no interior, para a mais quente, no exterior da geladeira. C) a quantidade de calor cedida ao meio externo igual ao calor retirado da geladeira. D) a eficincia tanto maior quanto menos isolado termicamente do ambiente externo for o seu compartimento interno. E) a energia retirada do interior pode ser devolvida geladeira abrindo-se a sua porta, o que reduz seu consumo de energia. 17) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras calor e temperatura de forma diferente de como elas so usadas no meio cientfico. Na linguagem corrente, calor identificado como algo quente e temperatura mede a quantidade de calor de um corpo. Esses significados, no entanto, no conseguem explicar diversas situaes que podem ser verificadas na prtica. Do ponto de vista cientfico, que situao prtica mostra a limitao dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura? a) A temperatura da gua pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo. b) Uma me coloca a mo na gua da banheira do beb para verificar a temperatura da gua. c) A chama de um fogo pode ser usada para aumentar a temperatura da gua em uma panela. d) A gua quente que est em uma caneca passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura. e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de gua que est em seu interior com menor temperatura do que a dele. 18) Com o objetivo de se testar a eficincia de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento em 10 C de amostras de diferentes substncias, cada uma com determi-nada massa, em cinco fornos de marcas distintas. Nesse teste, cada forno operou potncia mxima. O forno mais eficiente foi aquele que a) forneceu a maior quantidade de energia s amostras. b) cedeu energia amostra de maior massa em mais tempo. c) forneceu a maior quantidade de energia em menos tempo. d) cedeu energia amostra de menor calor especfico mais lentamente. e) forneceu a menor quantidade de energia s amostras em menos tempo 19)Deseja-se instalar uma estao de gerao de energia eltrica em um municpio localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difcil acesso. A cidade cruzada por um rio, que fonte de gua para consumo, irrigao das lavouras de subsistncia e pesca. Na regio, que possui pequena extenso territorial, a incidncia solar alta o ano todo. A estao em questo ir abastecer apenas o municpio apresentado. Qual forma de obteno de energia, entre as apresentadas, a mais indicada para ser implantada nesse municpio de modo a causar o menor impacto ambiental? a) Termeltrica, pois possvel utilizar a gua do rio no sistema de refrigerao. b) Elica, pois a geografia do local prpria para a captao desse tipo de energia. c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas no afetaria a populao. d) Fotovoltaica, pois possvel aproveitar a energia solar que chega superfcie do local. e) Hidreltrica, pois o rio que corta o municpio suficiente para abastecer a usina construda. 20) No nosso dia a dia deparamo-nos com muitas tarefas pequenas e problemas que demandam pouca energia para serem resolvidos e, por isso, no consideramos a eficincia energtica de nossas aes. No global, isso significa desperdiar muito calor que poderia ainda ser usado como
Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

fonte de energia para outros processos. Em ambientes industriais, esse reaproveitamento feito por um processo chamado de cogerao. A figura a seguir ilustra um exemplo de cogerao na produo de energia eltrica. Cogerao de energia eltrica

HINRICHS, . R. A.; KLENBACH, M. Energia e meio ambiente. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003 (adapatado). Em relao ao processo secundrio de aproveitamento de energia ilustrado na figura, a perda global de energia reduzida por meio da transformao de energia A) trmica em mecnica. B) mecnica em trmica. C) qumica em trmica. D) qumica em mecnica. E) eltrica em luminosa. 21) O Sol representa uma fonte limpa e inesgotvel de energia para o nosso planeta. Essa energia pode ser captada por aquecedores solares, armazenada e convertida posteriormente em trabalho til. Considere determinada regio cuja insolao potncia solar incidente na superfcie da Terra seja de 800 watts/m2. Uma usina termossolar utiliza concentradores solares parablicos que chegam a dezenas de quilmetros de extenso. Nesses coletores solares parablicos, a luz refletida pela superfcie parablica espelhada focalizada em um receptor em forma de cano e aquece o leo contido em seu interior a 400 C. O calor desse leo transferido para a gua, vaporizando-a em uma caldeira. O vapor em alta presso movimenta uma turbina acoplada a um gerador de energia eltrica.

Considerando que a distncia entre a borda inferior e a borda superior da superfcie refletora tenha 6 m de largura e que focaliza no receptor os 800 watts/m2 de radiao provenientes do Sol, e que o calor especfico da gua 1 cal g1 C1 = 4.200 J kg1 C1, ento o comprimento linear do refletor parablico necessrio para elevar a temperatura de 1 m3 (equivalente a 1 t) de gua de 20 C para 100 C, em uma hora, estar entre

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

A)15 m e 21 m. B) 22 m e 30 m. C) 105 m e 125 m. D) 680 m e 710 m. E) 6.700 m e 7.150 m. 22) Os motores eltricos so dispositivos com diversas aplicaes, dentre elas, destacam-se aquelas que proporcionam conforto e praticidade para as pessoas. inegvel a preferncia pelo uso de elevadores quando o objetivo o transporte de pessoas pelos andares de prdios elevados. Nesse caso, um dimensionamento preciso da potncia dos motores utilizados nos elevadores muito importante e deve levar em considerao fatores como economia de energia e segurana. Considere que um elevador de 800 kg, quando lotado com oito pessoas ou 600 kg, precisa ser projetado. Para tanto, alguns parmetros devero ser dimensionados. O motor ser ligado rede eltrica que fornece 220 volts de tenso. O elevador deve subir 10 andares, em torno de 30 metros, a uma velocidade constante de 4 metros por segundo. Para fazer uma estimativa simples da potncia necessria e da corrente que deve ser fornecida ao motor do elevador para ele operar com lotao mxima, considere que a tenso seja contnua, que a acelerao da gravidade vale 10 m/s2 e que o atrito pode ser desprezado. Nesse caso, para um elevador lotado, a potncia mdia de sada do motor do elevador e a corrente eltrica mxima que passa no motor sero respectivamente de (A) 24 kW e 109 A. (B) 32 kW e 145 A. (C) 56 kW e 255 A. (D) 180 kW e 818 A. (E) 240 kW e 1.090 A. 23) Uma estudante que ingressou na universidade e, pela primeira vez, est morando longe da sua famlia, recebe a sua primeira conta de luz:

Se essa estudante comprar um secador de cabelos que consome 1.000 W de potncia e considerando que ela e suas 3 amigas utilizem esse aparelho por 15 minutos cada uma durante 20 dias no ms, o acrscimo em reais na sua conta mensal ser de (A) R$ 10,00 (B) R$ 12,50 (C) R$ 13,00 (D) R$ 13,50 (E) R$ 14,00

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

24) A resistncia eltrica de um fio determinada pelas suas dimenses e pelas propriedades estruturais do material. A condutividade ( ) caracteriza a estrutura do materiais de tal forma que a resistncia de um fio pode ser determinada conhecendo-se L, o comprimento do fio e A, a rea de seo reta. A tabela relaciona o material sua respectiva resistividade em temperatura ambiente. Tabela de condutividade Material Condutividade (S m/mm2) Alumnio 34,2 Cobre 61,7 Ferro 10,2 Prata 62,5 Tungstnio 18,8 Mantendo-se as mesmas dimenses geomtricas, o fio que apresenta menor resistncia eltrica aquele feito de A) tungstnio. B) alumnio. C) ferro. D) cobre. E) prata. 25) Quando ocorre um curto-circuito em uma instalao eltrica, como na figura, a resistncia eltrica total do circuito diminui muito, estabelecendo-se nele uma corrente muito elevada.

O superaquecimento da fiao, devido a esse aumento da corrente eltrica, pode ocasionar incndios, que seriam evitados instalando-se fusveis e disjuntores que interrompem essa corrente, quando a mesma atinge um valor acima do especificado nesses dispositivos de proteo. Suponha que um chuveiro instalado em uma rede eltrica de 110 V, em uma residncia, possua trs posies de regulagem da temperatura da gua. Na posio vero utiliza 2.100 W, na posio primavera, 2.400 W, e na posio inverno, 3.200 W. GREF. Fsica 3: Eletromagnetismo. So Paulo: EDUSP, 1993 (adapatado). Deseja-se que o chuveiro funcione em qualquer uma das trs posies de regulagem de temperatura, sem que haja riscos de incndio. Qual deve ser o valor mnimo adequado do disjuntor a ser utilizado? A) 40 A B) 30 A C) 25 A D) 23 A E) 20 A
Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

26) Em grandes metrpoles, devido a mudanas na superfcie terrestre asfalto e concreto em excesso, por exemplo formam-se ilhas de calor. A resposta da atmosfera a esse fenmeno a precipitao convectiva. Isso explica a violncia das chuvas em So Paulo, onde as ilhas de calor chegam a ter 2 a 3 graus centgrados de diferena em relao ao seu entorno. Revista Terra da Gente. Ano 5, n 60, Abril 2009 (adaptado). As caractersticas fsicas, tanto do material como da estrutura projetada de uma edificao, so a base para compreenso de resposta daquela tecnologia construtiva em termos de conforto ambiental. Nas mesmas condies ambientais (temperatura, umidade e presso), uma quadra ter melhor conforto trmico se a.) pavimentada com material de baixo calor especfico, pois quanto menor o calor especfico de determinado material, menor ser a variao trmica sofrida pelo mesmo ao receber determinada quantidade de calor. b.) pavimentada com material de baixa capacidade trmica, pois quanto menor a capacidade trmica de determinada estrutura, menor ser a variao trmica sofrida por ela ao receber determinada quantidade de calor. c.) pavimentada com material de alta capacidade trmica, pois quanto maior a capacidade trmica de determinada estrutura, menor ser a variao trmica sofrida por ela ao receber determinada quantidade de calor. d.) possuir um sistema de vaporizao, pois ambientes mais midos permitem uma mudana de temperatura lenta, j que o vapor dgua possui a capacidade de armazenar calor sem grandes alteraes trmicas, devido ao baixo calor especfico da gua (em relao madeira, por exemplo). e.) possuir um sistema de suco do vapor dgua, pois ambientes mais secos permitem uma mudana de temperatura lenta, j que o vapor dgua possui a capacidade de armazenar calor sem grandes alteraes trmicas, devido ao baixo calor especfico da gua (em relao madeira, por exemplo). 27) Durante uma obra em um clube, um grupo de trabalhadores teve de remover uma escultura de ferro macio colocada no fundo de uma piscina vazia. Cinco trabalhadores amarraram cordas escultura e tentaram pux-la para cima, sem sucesso. Se a piscina for preenchida com gua, ficar mais fcil para os trabalhadores removerem a escultura, pois a: a.) escultura flutuar. Dessa forma, os homens no precisaro fazer fora para remover a escultura do fundo. b.) escultura ficar com peso menor. Dessa forma, a intensidade da fora necessria para elevar a escultura ser menor. c.) gua exercer uma fora na escultura proporcional a sua massa, e para cima. Esta fora se somar fora que os trabalhadores fazem para anular a ao da fora peso da escultura. d.) gua exercer uma fora na escultura para baixo, e esta passar a receber uma fora ascendente do piso da piscina. Esta fora ajudar a anular a ao da fora peso na escultura. e.) gua exercer uma fora na escultura proporcional ao seu volume, e para cima. Esta fora se somar fora que os trabalhadores fazem, podendo resultar em uma fora ascendente maior que o peso da escultura. 28) O diagrama a seguir representa, de forma esquemtica e simplificada, a distribuio da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfcie terrestre. Na rea delimitada pela linha tracejada, so destacados alguns processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

Com base no diagrama acima, conclui-se que a.) a maior parte da radiao incidente sobre o planeta fica retida na atmosfera. b.) a quantidade de energia refletida pelo ar, pelas nuvens e pelo solo superior absorvida pela superfcie. c.) a atmosfera absorve 70% da radiao solar incidente sobre a Terra. d.) mais da metade da radiao solar que absorvida diretamente pelo solo devolvida para a atmosfera. e.) a quantidade de radiao emitida para o espao pela atmosfera menor que a irradiada para o espao pela superfcie. 29) As cidades industrializadas produzem grandes propores de gases como o CO2, o principal gs causador do efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de combustveis fsseis queimados, principalmente no transporte, mas tambm em caldeiras industriais. Alm disso, nessas cidades concentram-se as maiores reas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a reteno de calor, formando o que se conhece por ilhas de calor. Tal fenmeno ocorre porque esses materiais absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiao trmica. Em reas urbanas, devido atuao conjunta do efeito estufa e das ilhas de calor, espera-se que o consumo de energia eltrica a.) b.) c.) d.) e.) diminua devido utilizao de caldeiras por indstrias metalrgicas. aumente devido ao bloqueio da luz do sol pelos gases do efeito estufa. diminua devido no necessidade de aquecer a gua utilizada em indstrias. aumente devido necessidade de maior refrigerao de indstrias e residncias. diminua devido grande quantidade de radiao trmica reutilizada.

30) As fotografias 1 e 2, mostradas a seguir, foram tiradas da mesma cena. A fotografia 1 permite ver, alm dos objetos dentro da vitrine, outros objetos que esto fora dela (como, por exemplo, os automveis), que so vistos devido luz proveniente destes refletida pelo vidro comum da vitrine. Na fotografia 2, a luz refletida foi eliminada por um filtro polarizador colocado na frente da lente da cmera fotogrfica.

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

Comparando-se as duas fotos, pode-se afirmar que a.) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine no est polarizada e a luz refletida pelo vidro no est polarizada. b.) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine est polarizada e a luz refletida pelo vidro no est polarizada. c.) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine no est polarizada e a luz refletida pelo vidro est polarizada. d.) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine est polarizada e a luz refletida pelo vidro est polarizada. e) N.D.A 31) Bruna afina a corda mi de seu violino, para que ela vibre com uma frequncia mnima de 680 Hz. A parte vibrante das cordas do violino de Bruna mede 35 cm de comprimento, como mostrado nesta figura:

Considerando essas informaes, I - CALCULE a velocidade de propagao de uma onda na corda mi desse violino. a.) b.) c.) d.) e.) 145 m/s 238 m/s 476 m/s 524 m/s 675 m/s

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

32) O fsico Marcos Pontes se tornou o primeiro astronauta brasileiro a ultrapassar a atmosfera terrestre. Diariamente existiam contatos entre Marcos e a base, e alguns deles eram transmitidos atravs dos meios de comunicao. Com base no texto e em seus conhecimentos, correto afirmar que conseguamos "ouvir" e "falar" com Marcos porque, para essa conversa, estavam envolvidas a.) apenas ondas mecnicas - transversais - j que estas se propagam, tanto no vcuo como no ar. b.) apenas ondas eletromagnticas - longitudinais - j que estas se propagam, tanto no vcuo como no ar. c.) ondas eletromagnticas - transversais - que apresentam as mesmas frequncias, velocidade e comprimento de onda, ao passar de um meio para outro. d.) ondas mecnicas - transversais - que apresentam as mesmas frequncias, velocidade e comprimento de onda, ao passar de um meio para outro. e.) tanto ondas eletromagnticas - transversais - que se propagam no vcuo, como ondas mecnicas - longitudinais - que necessitam de um meio material para a sua propagao. 33) Ao contrrio dos rdios comuns (AM ou FM), em que uma nica antena transmissora capaz de alcanar toda a cidade, os celulares necessitam de vrias antenas para cobrir um vasto territrio. No caso dos rdios FM, a frequncia de transmisso est na faixa dos MHz (ondas de rdio), enquanto, para os celulares, a frequncia est na casa dos GHz (microondas). Quando comparado aos rdios comuns, o alcance de um celular muito menor. Considerando-se as informaes do texto, o fator que possibilita essa diferena entre propagao das ondas de rdio e as de micro-ondas que as ondas de rdio so a.) facilmente absorvidas na camada da atmosfera superior conhecida como ionosfera. b.) capazes de contornar uma diversidade de obstculos como rvores, edifcios e pequenas elevaes. c.) mais refratadas pela atmosfera terrestre, que apresenta maior ndice de refrao para as ondas de rdio. d.) menos atenuadas por interferncia, pois o nmero de aparelhos que utilizam ondas de rdio menor. e.) constitudas por pequenos comprimentos de onda que lhes conferem um alto poder de penetrao em materiais de baixa densidade. 34) ) A produo de alimentos, sua conservao e distribuio so, de longa data, problemas estratgicos a serem resolvidos com a mxima urgncia, pois, como se sabe, o crescimento populacional mais acelerado do que o da disponibilidade de alimentos. A simples produo de alimentos no tudo. Se no houver meios adequados para conserv-los e distribu-los, o problema mundial no ir somente persistir, mas ser severamente agravado. Um dos processos que vem sendo utilizado com esse propsito a irradiao de alimentos, que aplicada para aumentar o tempo de prateleira dos alimentos e destruir os microorganismos patognicos (causadores de doenas) e deteriorantes (responsveis pela decomposio dos alimentos). Segundo a Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao (FAO), cerca de 25% de toda a produo mundial de alimentos se perde pela ao de microorganismos, insetos e roedores. O processo de irradiao consiste em submeter os alimentos, j embalados ou a granel, a uma quantidade controlada de radiaes ionizantes. Os principais tipos de radiaes ionizantes so as radiaes alfa, beta, gama, raios X e
Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

nutrons. As radiaes ionizantes podem ser classificadas como partculas (ex: radiao alfa, beta e nutrons) e como ondas eletromagnticas de alta frequncia (radiao gama e raios X). Os tipos de radiaes ionizantes utilizados no tratamento de materiais se limitam aos raios X e gama de alta energia e tambm eltrons acelerados. A radiao gama e os raios X so semelhantes s ondas de rdio, s micro-ondas e aos raios de luz visvel. Eles formam parte do espectro eletromagntico na faixa de curto comprimento de onda e alta energia. Os raios gama e X tm as mesmas propriedades e os mesmos efeitos sobre os materiais, sendo somente diferenciados pela sua origem. Sobre o espectro eletromagntico, assinale a alternativa CORRETA: a.) A velocidade das ondas eletromagnticas no vcuo de aproximadamente 3,0 10 8 m/s e a regio dos raios X do espectro corresponde a comprimentos de onda entre 10 -8 e 10-13 m. Isso significa que a frequncia dessa radiao est compreendida no intervalo de 10 a 10-5 Hz. b.) As ondas sonoras, os raios X, os raios gama so todos manifestaes do mesmo fenmeno de radiao eletromagntica diferenciadas pelo comprimento de onda. c.) Quando os raios gama passam do ar para o alimento, no h alterao na velocidade de propagao dessas ondas. d.) A radiao gama, os raios X e todas as demais radiaes do espectro eletromagntico no precisam de um meio material para se propagar. e.) Os raios X tm frequncia diretamente proporcional ao comprimento de onda quando no h alterao nas caractersticas do meio.

35) Os radares comuns transmitem micro-ondas que refletem na gua, gelo e outras partculas na atmosfera. Podem, assim, indicar apenas o tamanho e a distncia das partculas, tais como gotas de chuva. O radar Doppler, alm disso, capaz de registrar a velocidade e a direo na qual as partculas se movimentam, fornecendo um quadro do fluxo de ventos em diferentes elevaes. Nos Estados Unidos, a Nexrad, uma rede de 158 radares Doppler, montada na dcada de 1990 pela Diretoria Nacional Ocenica e Atmosfrica (NOAA), permite que o Servio Meteorolgico Nacional (NWS) emita alertas sobre situaes do tempo potencialmente perigosas com um grau de certeza muito maior. O pulso da onda do radar ao atingir uma gota de chuva, devolve uma pequena parte de sua energia numa onda de retorno, que chega ao disco do radar antes que ele emita a onda seguinte. Os radares da Nexrad transmitem entre 860 a 1300 pulsos por segundo, na frequncia de 3000 MHz. FISCHETTI, M., Radar Meteorolgico: Sinta o Vento. Scientific American Brasil. n- 08, So Paulo, jan. 2003. No radar Doppler, a diferena entre as frequncias emitidas e recebidas pelo radar dada por f = (2ur/c)f0 onde ur a velocidade relativa entre a fonte e o receptor, c = 3,0 . 108 m/s a velocidade da onda eletromagntica, e f0 a frequncia emitida pela fonte. Qual a velocidade, em km/h, de uma chuva, para a qual se registra no radar Doppler uma diferena de frequncia de 300 Hz? a.) b.) c.) d.) e.) 1,5 km/h. 5,4 km/h. 15 km/h. 54 km/h. 108 km/h.
Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

36) A gasolina vendida por litro, mas em sua utilizao como combustvel, a massa o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos prticos dessa variao, os tanques dos postos de gasolina so subterrneos. Se os tanques no fossem subterrneos: Voc levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia, pois estaria comprando mais massa por litro de combustvel. II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, voc estaria comprando mais massa de combustvel para cada litro. III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatao da gasolina estaria resolvido.
I.

Destas consideraes, somente a.) b.) c.) d.) e.) I correta. II correta. III correta. I e II so corretas. II e III so corretas.

37) Quando um carro com som alto se afasta ou se aproxima de uma pessoa, percebe-se uma mudana no som. Isso devido: a.) ao movimento relativo entre a pessoa e o carro (fonte de som), conhecido como Efeito Doppler. b.) mudana na velocidade do som, quando o carro se afasta ou se aproxima da pessoa. c.) ao movimento de rotao da Terra. d.) umidade relativa do ar. e.) ao som percebido que sempre o mesmo, independente de movimento entre fonte e a pessoa. 38) Com base nos processos de transmisso de calor, analise as proposies a seguir. I. A serragem melhor isolante trmico do que a madeira, da qual foi retirada, porque entre as partculas de madeira da serragem existe ar, que um isolante trmico melhor que a madeira. II. Se a superfcie de um lago estiver congelada, a maior temperatura que a camada de gua do fundo poder atingir 2 C. III. O interior de uma estufa de plantas mais quente que o exterior, porque a energia solar que atravessa o vidro na forma de raios infravermelhos parcialmente absorvida pelas plantas
Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

e demais corpos presentes e depois emitida por eles na forma de raios ultravioletas que no atravessam o vidro, aquecendo assim o interior da estufa. IV. Durante o dia, sob as tnicas claras que refletem boa parte da energia do sol, os bedunos no deserto usam roupa de l, para minimizar as trocas de calor com o ambiente. So verdadeiras apenas as proposies a.) b.) c.) d.) e.) I e II. I e IV. II e III. III e IV. I e III

39) O fsico Arquimedes (287 a 212 a.C), que descobriu o princpio que levou o seu nome, explica como fluidos respondem presena de objetos imersos neles. Barcos, submarinos, bales dirigveis e uma srie de outras mquinas construdas pelo homem tm seu funcionamento explicado pelo princpio em questo. Acerca do assunto tratado no texto, analise a seguinte situao problema: O empuxo um fenmeno que est muito presente em nossa vida. Nos finais de semana, em seu lazer, quando as pessoas vo aos banhos de piscina, observam-se vrias situaes em que se percebe que na gua as pessoas se sentem mais leves e, portanto, fica mais fcil levantar uma pessoa dentro da piscina que fora dela.
Arquimedes

De acordo com o princpio de Arquimedes, que define o empuxo, assinale a alternativa correta. a.) Quando um corpo flutua na gua, o empuxo recebido pelo corpo menor que o peso do corpo. b.) O princpio de Arquimedes somente vlido para corpos mergulhados em lquidos e no serve para explicar por que um balo sobe. c.) Se um corpo afunda na gua com velocidade constante, o empuxo sobre ele nulo. d.) Dois corpos de mesmo volume, quando imersos em lquidos de densidades diferentes, sofrem empuxos iguais. e.) Todo corpo mergulhado num fluido (lquido ou gs) sofre, por parte do fluido, uma fora vertical para cima, cuja intensidade igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo. 40) Calor uma forma de energia que se transfere de um corpo para outro em virtude de uma diferena de temperatura entre eles. H trs processos de propagao de calor: conduo, conveco e radiao. Em relao transferncia de calor, afirma-se que: I. Em dias frios, os pssaros costumam eriar suas penas para acumular ar entre elas. Nesse caso, o ar acumulado constitui-se em um bom isolante trmico diminuindo as trocas de calor, por conduo, com o ambiente. II. Correntes de conveco na atmosfera costumam ser aproveitadas por avies planadores e asas delta para ganharem altura. Tais correntes so originadas por diferenas de
Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

temperaturas entre duas regies quaisquer da Terra. III. As paredes internas das garrafas trmicas so espelhadas com o objetivo de diminuir as trocas de calor por radiao. Est correto o que se afirma em a.) b.) c.) d.) e.) I, II e III. apenas I e II. apenas I e III. apenas II e III. apenas III. CURSO DE FRIAS 2 SEMANA FSICA PROF. JOO PAULO 1) No LHC (Grande Colisor de Hadrons), as partculas vo correr umas contra as outras em um tnel de 27 km de extenso, que tem algumas partes resfriadas a 271,25C. Os resultados oriundos dessas colises, entretanto, vo seguir pelo mundo todo. A grade do LHC ter 60 mil computadores. O objetivo da construo do complexo franco-suo, que custou US$ 10 bilhes e administrado pelo CERN (Organizao Europeia de Pesquisa Nuclear, na sigla em francs), revolucionar a forma de se enxergar o Universo.

A temperatura citada no texto, expressa nas escalas fahrenheit e kelvin, equivale, respectivamente, aos valores aproximados de: a.) b.) c.) d.) e.) 456 e 544 456 e 2 520 e 544 520 e 2 456 e 2

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

02) Em 1984, o navegador Amyr Klink atravessou o Oceano Atlntico em um barco a remo, percorrendo a distncia de, aproximadamente, 7000km em 100 dias. Nessa tarefa, sua velocidade mdia foi, em km/h, igual a: a) 1,4 b) 2,9 c) 6,0 d) 7,0 e) 70 03) Um terremoto normalmente d origem a dois tipos de ondas, s e p, que se propagam pelo solo com velocidades distintas. No grfico a seguir est representada a variao no tempo da distncia percorrida por cada uma das ondas a partir do epicentro do terremoto. Com quantos minutos de diferena essas ondas atingiro uma cidade situada a 1500km de distncia do ponto 0? a) 5 b) 4 c) 3 d) 2 e) 1

04) Duas bolas de dimenses desprezveis se aproximam uma da outra, executando movimentos retilneos e uniformes (veja a figura). Sabendo-se que as bolas possuem velocidades de 2m/s e 3m/s e que, no instante t=0, a distncia entre elas de 15m, podemos afirmar que o instante da coliso : a) 1 s b) 2 s c) 3 s d) 4 s e) 5 s

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

05) Um carro viaja com velocidade de 90 km/h (ou seja, 25m/s) num trecho retilneo de uma rodovia quando, subitamente, o motorista v um animal parado na sua pista. Entre o instante em que o motorista avista o animal e aquele em que comea a frear, o carro percorre 15m. Se o motorista frear o carro taxa constante de 5,0m/s2, mantendo-o em sua trajetria retilnea, ele s evitar atingir o animal, que permanece imvel durante todo o tempo, se o tiver percebido a uma distncia de, no mnimo, a) 15 m. b) 31,25 m. c) 52,5 m. d) 77,5 m. e) 125 m. 06) Num toca fitas, a fita F do cassete passa em frente da cabea de leitura C com uma velocidade constante v=4,80cm/s. O dimetro do ncleo dos carretis vale 2,0cm. Com a fita completamente enrolada num dos carretis, o dimetro externo do rolo de fita vale 5,0cm. A figura adiante representa a situao em que a fita comea a se desenrolar do carretel A e a se enrolar no ncleo do carretel B. Enquanto a fita totalmente transferida de A para B, o nmero de rotaes completas por segundos (rps) do carretel A a) varia de 0,32 a 0,80 rps. b) varia de 0,96 a 2,40 rps. c) varia de 1,92 a 4,80 rps. d) permanece igual a 1,92 rps. e) varia de 11,5 a 28,8 rps.

07) Um motorista deseja fazer uma viagem de 230 km em 2,5 horas. Se na primeira hora ele viajar com velocidade mdia de 80 km/h, a velocidade mdia no restante do percurso deve ser de: a) 120 km/h. b) 110 km/h. c) 100km/h. d) 90 km/h. e) 85 km/h. 09) Uma esfera de ao de massa 200g desliza sobre uma mesa plana com velocidade igual a 2m/s. A mesa est a 1,8m do solo. A que distncia da mesa a esfera ir tocar o solo? Obs.: despreze o atrito. Considere g = 10 m/s2 a) 1,25m b) 0,5m c) 0,75m d) 1,0m e) 1,2m
Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

8 (UELONDRINA-PR) Dois mveis partem simultaneamente de um mesmo ponto e suas velocidades esto representadas no mesmo grfico a seguir. A diferena entre as distncias percorridas pelos dois mveis, nos 30s, igual a: a) zero. b) 60 m c) 120 m d) 180 m e) 300 m

10) O grfico a seguir mostra a velocidade de um automvel em funo do tempo. O deslocamento sofrido pelo automvel de 0 a 8s foi de (em m): a) 2. b) 4. c) 8. d) 16. e) 24.

11) Um observador v um pndulo preso ao teto de um vago e deslocado da vertical como mostra a figura a seguir. Sabendo que o vago se desloca em trajetria retilnea, ele pode estar se movendo de: a) A para B, com velocidade constante. b) B para A, com velocidade constante.
Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

c) A para B, com sua velocidade diminuindo. d) B para A, com sua velocidade aumentando. e) B para A, com sua velocidade diminuindo.

12) Os trs corpos, A, B e C, representados na figura a seguir tm massas iguais, m=3,0kg. O plano horizontal, onde se apiam A e B, no oferece atrito, a roldana tem massa desprezvel e a acelerao local da gravidade pode ser considerada g=10m/s2. A trao no fio que une os blocos A e B tem mdulo: a) 10 N b) 15 N c) 20 N d) 25 N e) 30 N

13) Fazendo compras num supermercado, um estudante utiliza dois carrinhos. Empurra o primeiro, de massa m, com uma fora F, horizontal, o qual, por sua vez, empurra outro de massa M sobre um assoalho plano e horizontal. Se o atrito entre os carrinhos e o assoalho puder ser desprezado, pode-se afirmar que a fora que est aplicada sobre o segundo carrinho : a) F b) MF/(m + M) c) F(m + M)/M d) F/2 e) outra expresso diferente.

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

14) Uma criana de 30kg comea a descer um escorregador inclinado de 30 em relao ao solo horizontal. O coeficiente de atrito dinmico entre o escorregador e a roupa da criana 3 e a acelerao local da gravidade 10m/s 2. Aps o incio da descida, como o 3 movimento da criana enquanto escorrega? a) no h movimento nessas condies. b) desce em movimento acelerado. c) desce em movimento uniforme e retilneo. d) desce em movimento retardado at o final. e) desce em movimento retardado e pra antes do final do escorregador.

15) Uma locomotiva de massa M est ligada a uma vago de massa 2M/3, ambos sobre trilhos horizontais e retilneos. O coeficiente de atrito esttico entre as rodas da locomotiva e os trilhos , e todas as demais fontes de atritos podem ser desprezadas. Ao se por a locomotiva em movimento, sem que suas rodas patinem sobre os trilhos, a mxima acelerao que ela pode imprimir ao sistema formado por ela e pelo vago vale: a) 3g/5 b) 2g/3 c) g d) 3g/2 e) 5g/3 16) O sistema indicado na figura a seguir, onde as polias so ideais, permanece em repouso graas a fora de atrito entre o corpo de 10kg e a superfcie de apoio. Podemos afirmar que o valor da fora de atrito : a) 20N b) 10N c) 100N d) 60N e) 40N

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

17) Certa mola, presa a um suporte, sofre alongamento de 8,0cm quando se prende sua extremidade um corpo de peso 12N, como na figura 1. A mesma mola, tendo agora em sua extremidade o peso de 10N, fixa ao topo de um plano inclinado de 37, sem atrito, como na figura 2. Neste caso, o alongamento da mola , em cm; a) 4,0 b) 5,0 c) 6,0 d) 7,0 e) 8,0

18) A figura mostra um bloco, de peso igual a 700N, apoiado num plano horizontal, sustentando um corpo de 400N de peso, por meio de uma corda inextensvel, que passa por um sistema de roldanas consideradas ideais. O mdulo da fora do plano sobre o bloco : a) 1100 N b) 500 N c) 100 N d) 300 N e) 900 N

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

19) Um sistema mecnico formado por duas polias ideais que suportam trs corpos A, B e C de mesma massa m, suspensos por fios ideais como representado na figura. O corpo B est suspenso simultaneamente por dois fios, um ligado a A e outro a C. Podemos afirmar que a acelerao do corpo B ser: a) zero b) g/3 para baixo c) g/3 para cima d) 2g/3 para baixo e) 2g/3 para cima

20) Em uma estrada, um automvel de 800 kg com velocidade constante de 72km/h se aproxima de um fundo de vale, conforme esquema a seguir. Dado: g=m/s2 Sabendo que o raio de curvatura nesse fundo de vale 20m, a fora de reao da estrada sobre o carro , em newtons, aproximadamente: a) 2,4.105 b) 2,4.104 c) 1,6.104 d) 8,0.103 e) 1,6.103

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

21) Um avio de brinquedo posto para girar num plano horizontal preso a um fio de comprimento 4,0m. Sabe-se que o fio suporta uma fora de trao horizontal mxima de valor 20N. Sabendo-se que a massa do avio 0,8kg, a mxima velocidade que pode ter o avio, sem que ocorra o rompimento do fio, : a) 10 m/s b) 8 m/s c) 5 m/s d) 12 m/s e) 16 m/s

22) Uma fora F paralela trajetria de seu ponto de aplicao varia com o deslocamento de acordo com a figura a seguir. Qual o trabalho realizado pela fora F no deslocamento de 1 a 5 m? a) 100J b) 20J c) 12J d) 15J e) 10J

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

23) Um pequeno corpo de massa m abandonado em A com velocidade nula e escorrega ao longo do plano inclinado, percorrendo a distncia d = AB . Ao chegar a B, verifica-se que sua velocidade igual a gh . Pode-se ento deduzir que o valor da fora de atrito que agiu sobre o corpo, supondo-a constante, : a) zero. b) mgh. c) mgh/2. d) mgh/2d. e) mgh/4d.

24) Numa montanha russa onde os atritos no so desprezveis, um carrinho de massa 400kg parte, sem velocidade inicial, de um ponto A situado 20m acima do solo. Ao passar por um ponto B, sua velocidade 2m/s e sua altura em relao ao solo 10m. Considerando g=10m/s2, podemos afirmar que a quantidade de energia dissipada entre os pontos A e B da trajetria de: a) 120,8 KJ b) 120 KJ c) 39,2 KJ d) 40 KJ e) 40,8 KJ 25) Uma empilhadeira eltrica transporta do cho at uma prateleira, a 6m do cho, um pacote de 120 kg. O grfico adiante ilustra a altura do pacote em funo do tempo. A potncia aplicada ao corpo pela empilhadeira : a) 120 W b) 360 W c) 720 W d) 1200 W e) 2400 W

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

26) A figura a seguir ilustra um carrinho de massa m percorrendo um trecho de uma montanha-russa. Desprezando-se todos os atritos que agem sobre ele e supondo que o carrinho seja abandonado em A, o menor valor de h para que o carrinho efetue a trajetria completa : 3 R 2 5 R 2 2R 5gR 2 3R

a) b) c) d) e)

27) Um bloco de massa m desliza sem atrito sobre a superfcie indicada na figura a
seguir.Se g a acelerao da gravidade, a velocidade mnima v que deve ter para alcanar a altura h :

a) 2 gh

b)

2 gh

c)

gh 2

d)

gh 2

e) 2 2 gh

28) Um objeto de massa 400g desce, a partir do repouso no ponto A, por uma rampa, em forma de um quadrante de circunferncia de raio R=1,0m. Na base B, choca-se com uma mola de constante elstica k=200N/m. Desprezando a ao de foras dissipativas em todo o movimento e adotado g=10m/s 2, a mxima deformao da mola de:

a) 40cm

b) 20cm

c) 10cm

d) 4,0cm

e) 2,0cm

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

29) Um carrinho de montanha russa parte do repouso do ponto A e percorre a pista sem atrito, esquematizada a seguir. A mxima altura h do ponto A, em metros, para que o carrinho passe por B, cujo raio de curvatura 10m, sem perder o contato com a pista :

a) 5,0 b) 8,0 c) 10 d) 12 e) 15 30) A figura a seguir representa um carrinho de massa m se deslocando sobre o trilho de uma montanha russa num local onde a acelerao da gravidade g=10m/s 2. Considerando que a energia mecnica do carrinho se conserva durante o movimento e, em P, o mdulo de sua velocidade 8,0m/s, teremos no ponto Q uma velocidade de mdulo igual a:

a) 5,0 m/s b) 4,8 m/s c) 4,0 m/s d) 2,0 m/s e) Zero. 31) No macaco hidrulico representado na figura a seguir, sabe-se que as reas das seces transversais dos vasos verticais so A1 = 20cm2 e A2 = 0,04m2. Qual o peso mximo que o macaco pode levantar, quando fazemos uma fora de 50N em A1?

a) 100 N

b) 1000 N

c) 200 kgf

d) 1000 kgf

e) 10000 kg

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

32) Uma esfera de volume 0,6 cm3 tem massa m1=1,0g. Ela est completamente mergulhada em gua e presa, por um fio fino, a um dos braos de uma balana de braos iguais, como mostra a figura a seguir. sabido que o volume de 1,0g de gua de 1,0cm3. Ento a massa m2 que deve ser suspensa no outro brao da balana, para mant-la em equilbrio :

a) 0,2 g b) 0,3 g c) 0,4 g d) 0,5 g e) 0,6 g 33) recipiente representado pela figura contm um lquido homogneo, incompreensvel e em equilbrio, com densidade de 0,75g/cm3. A diferena de presso hidrosttica entre um ponto no fundo do recipiente (M) e outro na superfcie (N) vale 3,0.103N/m2. Adotando g=10m/s2, a profundidade do lquido (h), em cm, vale:

a) 10

b) 20

c) 30

d) 35

e) 40

34) Num tubo em U, de extremidades abertas, encontram-se em equilbrio trs lquidos no miscveis, conforme a figura a seguir. Os lquidos A e B tm densidades respectivamente iguais a 0,80g/cm3 e 1,0g/cm3. A densidade do lquido C :

a) 0,2 g/cm3.

b) 1,9 g/cm3.

c) 2,7 g/cm3.

d) 3,6 g/cm3.

e) 5,4 g/cm3.

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

35) Um bloco de madeira, quando posto a flutuar livremente na gua, cuja massa especfica 1,00g/cm3, fica com 44% de seu volume fora d'gua. A massa especfica mdia dessa madeira, em g/cm3, : a) 0,44 b) 0,56 c) 1,00 d) 1,44 e) 1,56 36) De acordo com um locutor esportivo, em uma cortada do Negro (titular da Seleo Brasileira de Voleibol), a bola atinge a velocidade de 108km/h. Supondo que a velocidade da bola imediatamente antes de ser golpeada seja desprezvel e que a sua massa valha aproximadamente 270g, ento o valor do impulso aplicado pelo Negro bola vale, em unidade do S.I., aproximadamente: a) 8,0 b) 29 c) 80 d) 120 e) 290 37) Dois patinadores de mesma massa deslocam-se numa mesma trajetria retilnea, com velocidades respectivamente iguais a 1,5m/s e 3,5m/s. O patinador mais rpido persegue o outro. Ao alcan-lo, salta verticalmente e agarra-se s suas costas, passando os dois a deslocar-se com velocidade v. Desprezando o atrito, calcule o valor de v. a) 1,5m/s. b) 2,0m/s. c) 2,5m/s. d) 3,5m/s. e) 5,0m/s. 38) Uma quantidade de barro de massa 2,0kg atirada de uma altura h=0,45m, com uma velocidade horizontal v=4m/s, em direo a um carrinho parado, de massa igual a 6,0kg, como mostra a figura adiante. Se todo o barro ficar grudado no carrinho no instante em que o atingir, o carrinho iniciar um movimento com velocidade, em m/s, igual a:

a) 3/4.

b) 1.

c) 5/4.

d) 2.

e) 3.

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

39) Um projtil de 450g disparado horizontalmente com velocidade 20 m/s, contra um corpo de massa 0,45kg suspenso por um fio de 2m de comprimento. Em um choque perfeitamente elstico e frontal, o corpo sobe at uma altura h. Qual o ngulo mximo formado pelo fio com a vertical?

a) 30

b) 45

c) 60

d) 75

e) 90

40) Um corpo de massa M em repouso explode em dois pedaos. Como conseqncia, um dos pedaos com massa 3/4M adquire a velocidade V, para a direita, em relao ao solo. A velocidade adquirida pelo outro pedao, em relao ao solo, vale: a) V/4, dirigida para a esquerda; b) 3V, dirigida para a esquerda; c) V/4, dirigida para a direita; d) 3V, dirigida para a direita; e) zero. 41) Um vago A, de massa 10.000kg, move-se com velocidade igual a 0,4m/s sobre trilhos horizontais sem atrito at colidir com outro vago B, de massa 20.000kg, inicialmente em repouso. Aps a coliso, o vago A fica parado. A energia cintica final do vago B vale: a) 100J. b) 200J. c) 400J. d) 800J. e) 1600J. 42) Na estrutura representada, a barra homognea AB pesa 40N e articulada em A. A carga suspensa pesa 60N. A trao no cabo vale:

a) 133,3 N

b) 33,3 N

c) 166,6 N

d) 66,6 N

e) 199,9 N

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

43) Para se estabelecer o equilbrio da barra homognea, (seco transversal constante), de 0,50 kg, apoiada no cutelo C da estrutura a seguir, deve-se suspender em: Adote g = 10 m/s2 e despreze os pesos dos ganchos.

a) A, um corpo de 1,5 kg. b) A, um corpo de 1,0 kg. c) A, um corpo de 0,5 kg. d) B, um corpo de 1,0 kg. e) B, um corpo de 1,5 kg. 44) Observando a figura a seguir, vemos que os corpos A e B que equilibram a barra de peso desprezvel, so tambm utilizados para equilibrar a talha exponencial de polias e fios ideais. A relao entre as distncias x e y :

a) x/y = 1/3 b) x/y = 1/4 c) x/y = 1/8 d) x/y = 1/12 e) x/y = 1/16 45) Um bloco de peso P suspenso por dois fios de massa desprezvel, presos a paredes em A e B, como mostra a figura adiante. Pode-se afirmar que o mdulo da fora que tenciona o fio preso em B, vale:

a)

P 2

b)

P 2

c) P

d)

2P

e) 2 P

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

46) No sistema a seguir, que fora dever ser feita na corda 1 para levantar uma massa de 200kg?

a) 500 N

b) 800 N

c) 200 kgf

d) 500 kgf

e) 800 kgf

47) Na figura a seguir, uma esfera rgida se encontra em equilbrio, apoiada em uma parede vertical e presa por um fio ideal e inextensvel. Sendo P o peso da esfera e 2P a fora mxima que o fio suporta antes de arrebentar, o ngulo formado entre a parede e o fio de:

a) 30

b) 45

c) 60

d) 70

e) 80

48) Sabendo-se que o sistema a seguir est em equilbrio, qual o valor da massa M quando os dinammetros indicam 100N cada um?

a) 17,32 kg b) 20 kg c) 10 kg d) 100 N e) 200 N


Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

49) Considere um satlite artificial em rbita circular. Duplicando a massa do satlite sem alterar o seu perodo de revoluo, o raio da rbita ser: a) duplicado. b) quadruplicado. c) reduzido metade. d) reduzido quarta parte. e) o mesmo. 50) Estima-se que, em alguns bilhes de anos, o raio mdio da rbita da Lua estar 50% maior do que atualmente. Naquela poca, seu perodo, que hoje de 27,3 dias, seria: a) 14,1 dias. b) 18,2 dias. c) 27,3 dias. d) 41,0 dias. e) 50,2 dias. 51) Considerando que na Terra a acelerao da gravidade de 10 m/s2, qual a acelerao da gravidade g' em um planeta que possui a mesma massa e metade do dimetro da Terra? a) g' = 10 m/s2 b) g' = 20 m/s2 c) g' = 5 m/s2 d) g' = 40 m/s2 e) g' = 2,5 m/s2

Organi zao Educacional Cora Corali na Rua 729, N. 360 3 Etap a Conj. Cear / Fone: (85) 3489.20 23

S-ar putea să vă placă și