Sunteți pe pagina 1din 42

vra esim

fede

faith glaube glaube imani fe 30 Daysglaube foi faith fe fe faith iman foi imani imani imani f foi 2012 geloof faith geloo fe
glaube
de orao pelo mundo muulmano
20/Julho 18/agosto

foi

iman
fede

fede

besim

vra fe
com f

geloof

vra fe
besim
nossos

imani

besim
fede

iman

iman
por

orando

geloof vra besim vizinhos muulmanos

Introduo
os ltimos 20 anos, milhes de crentes no Messias, Jesus, tm orado pelos muulmanos durante o ms do Ramad. Jesus ordenou aos seus discpulos pedirem ao Senhor da colheita para enviar trabalhadores aos seus campos. Deus tem estado visivelmente ativo no mundo Muulmano durante os as ltimas duas dcadas. Milhes de muulmanos tm descoberto O Vivo Messias. Esforos para levar as Boas Novas para os muulmanos tm-se multiplicado e pessoas que anteriormente se identificavam como muulmanos esto cada vez mais assumindo a liderana nestes trabalhos. Convidamos vocs a juntarem-se a ns uma vez mais, neste esforo de 30 dias de orao em todo o mundo para ver o Reino de Deus vir ao Mundo Muulmano. Nada muito difcil para Deus. Ns realmente acreditamos nEle? Este chamado de orao pelos muulmanos originou-se durante uma reunio de vrios lderes cristos no Oriente Mdio em 1992. Alguns crentes envolvidos em um movimento internacional sentiram fortemente o desejo da parte de Deus em mobilizar o maior nmero possvel de cristos para orar pelo Mundo Muulmano. Um movimento de orao foi planejado para coincidir com o ms Islmico do Ramad, que segue o calendrio lunar (20 de julho 18 de agosto em 2012). Pretendia -se que os 30 Dias deveriam acontecer durante o ms do Ramad por dois motivos: (1) como um meio para os cristos se identificarem com os muulmanos durante um perodo fixo do ano e (2) invocar a interveno soberana de Deus na vida dos muulmanos durante uma poca do ano,

Abaixo: Uma multido se rene 30 minutos antes das oraes de sexta-feira na segunda maior cidade do Ir, Isfahan (populao de 3,5 milhes)).

Sem f impossvel agradar a Deus. Estamos dispostos a crer em Deus para trazer a salvao ao mundo muulmano?? Milhes de muulmanos em todo o mundo tm vindo a crer no Messias vivo nos ltimos 30 anos.
1

Veja mais emCompreendendo o Isl nas pgs 89. Veja nosso site: www.30-dias.org

quando so particularmente religiosos. Por favor, perceba que orar durante o ms do Ramad, no significa que ns nos conformamos com as prticas muulmanas de jejum e orao. Como crentes em Jesus, nos diferenciamos nas ideias, teologia e prticas islmicas em diversas reas. No entanto, o movimento de 30 Dias enfatiza o amor de Deus pelos muulmanos. Encorajamos todos os crentes no Messias para cultivar um esprito de humildade, respeito, amor e servio para com os muulmanos.

Os Editores

Acreditando nas promessas antigas de Deus

Eu multiplicarei a tua descendncia como as estrelas do cu ... E em ti, todas as famlias da terra sero abenoadas.
2

ais de 4.000 anos atrs, Deus falou a Abrao e seus descendentes. Estas promessas so as premissas da ao de Deus na Terra hoje: E em tua descendncia sero benditas todas as naes da terra; porquanto obedeceste minha voz (Gnesis 22:18). Deus falou com Isaque: E multiplicarei a tua descendncia como as estrelas dos cus, e darei tua descendncia todas estas terras; e por meio dela sero benditas todas as naes da terra (Gnesis 26:4). Deus falou com Jac (Israel): E a tua descendncia ser como o p da terra, e estender-se- ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendncia sero benditas todas as famlias da terra (Gnesis 28:14). Cristo nos resgatou da maldio da lei a fim de que o Messias, Jesus, a bno de Abrao, chegasse aos gentios, para que pudssemos receber a promessa do Esprito mediante a f ... Essas promessas foram feitas a Abrao e sua descendncia (Glatas 3:13-14 e 16). E, se sois do Messias, ento sois descendncia de Abrao, e herdeiros conforme a promessa (Glatas 3:29). Os muulmanos afirmam universalmente Abrao, Isaque, Jac e Ismael como figuras principais na sua religio. No entanto, poucos muulmanos sabem muito sobre qualquer um desses homens. O Alcoro e as tradies relativas a Maom contm pouca informao sobre as

promessas de Deus para estes patriarcas ou informaes sobre suas vidas. A maioria dos muulmanos no tem ideia que as antigas promessas nesta pgina tm o seu real cumprimento no Messias: Jesus. Muitos de ns, enquanto cristos, esquecemos a viso de Deus sobre a bno para todas as famlias da Terra. Ns nos deixamos ser dominados pelo medo e s vezes pelo preconceito com relao aos muulmanos. Para superar isso, devemos nos arrepender do nosso medo e pedir a Deus mais uma vez para aumentar nossa f, afirmando assim a bondade de Deus para com os povos deste mundo. Devemos nos arrepender de nossa apatia e pedir a Deus por esperana, a Sua esperana para o mundo muulmano. Devemos nos arrepender da nossa falta de amor e pedir a Deus por Seu amor, para que possamos participar no multitnico e multicultural Reino de Justia que Jesus prometeu (Mateus 6:10 e 2 Pedro 3:13). Deus tenha misericrdia de ns e nos abenoe; e faa resplandecer o seu rosto sobre ns. Para que se conhea na terra o teu caminho, e entre todas as naes a tua salvao. Louvem-te a ti, Deus, os povos; louvem-te os povos todos (Salmos 67:1-3).

Desafiando os seguidores do Messias para amar os muulmanos como Ele os ama


Relaes crists com muulmanos tm sido frequentemente caracterizadas por conflito, medo e falta de amor. Isto o oposto de como Jesus ensinou o seu povo a viver. Enquanto seus seguidores, ns temos a promessa de um amor que lana fora todo medo. Ns recebemos o mandamento de amar nossos vizinhos e at os nossos inimigos. A Campanha do Amor Radical encoraja seguidores de Jesus imit-lo e obedec-lo, fazendo o seguinte compromisso: Eu me arrependo de qualquer sentimento de dio aos muulmanos e buscar o amor. Eu vou orar pelos muulmanos, para que Deus os abenoe e para que eles experimentem a Sua paz. Eu farei ao menos um ato de bondade com um muulmano no prximo ano. Eu respeitosamente compartilharei as boas novas sobre Cristo. Eu no espalharei esteretipos negativos sobre muulmanos, mas sim preencherei minhas palavras com graa. Eu vencerei esta causa, munido somente com amor, verdade e boas aes. Seja radical como Jesus. Vena esta causa e mude o mundo. Eu assino o compromisso:___________________________________ Alm disso, assine o compromisso on-line em www.radicallovenow.com e mobilize 10 amigos a fazerem o mesmo. Tradues esto disponveis em vrios idiomas on-line em: Indonsio | Francs | Coreano | rabe | Portugus. Veja tambm: www.facebook.com/radicallovenow

Fruit of spirit graphic

Ele andou entre ns... Ele ainda anda entre ns.

Jesus andou entre ns, cheio de graa e verdade. Estou seguindo o seu exemplo? Ando com ele agora? Sou cheio de graa e verdade? Estou permanecendo na videira?
Fotos: Acima: O Mar da Galileia e o Beit Shean Valley, onde Jesus andou em obedincia ao Pai. Esquerda: Nazar atual.

Mas o fruto do Esprito : o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansido, o domnio prprio; contra estas coisas no h lei (Glatas 5:22-23).

Ramad 1433
s datas do Ramad so estabelecidas de acordo com o calendrio lunar Islmico de 354 dias. Comeando 11 dias mais cedo a cada ano, leva cerca de 33 anos para este calendrio percorrer todas as estaes. Em 2012, o Ramad ser de 20 de Julho a 18 de Agosto; embora isso possa variar de pas para pas. O perodo de jejum comea e termina com a observao da lua crescente. Para mais informaes consulte o web site Islmico: www.moonsighting.com. Devido natureza mutvel do ano islmico, o livreto de 2012 na realidade a nossa 21 edio. Houve 21 anos lunares islmicos desde o incio de 30 Dias em maro de 1993 (ano 1433 do calendrio lunar islmico).
Nota: A lua no objeto de culto na religio islmica.

Como devemos usar este livreto?

Ore com f em Deus, aquele que guarda as promessas.

as prximas semanas, voc pode orar e jejuar de vrias formas. Alguns dias, cinco minutos pode ser tudo o que Deus ir pedir de voc como participao desse esforo de orao. No entanto, os participantes, por vezes, so guiados a orar por perodos mais longos. Pessoas poderiam usar este livreto durante o seu tempo pessoal com Deus. Da mesma forma, os grupos poderiam us-lo em oraes especiais nos cultos religiosos durante o ms do Ramad. Muitos grupos organizam reunies especiais de orao durante a Noite do Poder, que um tempo especial de orao muulmana (veja o dia 26 deste folheto). Ns incentivamos voc a encontrar formas criativas para envolver as pessoas, o maior nmero possvel, neste foco de orao. Jesus deu promessas especiais de bno para os cristos que oram e concordam em grupo (Mateus 18:20). Por favor, tente usar as Escrituras tanto quanto possvel nas oraes. Ns inclumos vrias referncias bblicas em todo o folheto. Seria bom meditar sobre esses textos e fal-los em orao. Proclam-los diante de Deus, pedir Lhe para inspirar voc.

Isto ir construir a sua f e Deus pode dar-lhe novas perspectivas de orao baseadas em Sua Palavra. Voc pode organizar alguns encontros semanais, ou de duas vezes por semana, ao longo deste perodo de 30 dias com sua igreja, grupos de jovens, grupos de estudo, ou grupos de crianas. Junte outros com voc em uma refeio especial com o tema da orao daquele dia. Voc pode at mesmo pesquisar uma determinada cultura, incluindo alimentos, roupas e msica. Em grupos, proveitoso se o lder e o grupo concentram suas oraes em uma rea de assunto por vez, em vez de constantes mudanas de foco. Cada pessoa deve esperar antes de passar para um tpico diferente, permitindo que cada um faa suas oraes em cima do assunto atual (I Corntios 14:40). Deus criativo, e nos fez Sua imagem, por isso podemos esperar ideias criativas e oraes enquanto o buscamos. (Romanos 8:26).

20-JULHO / DIA 01

Do Medo F

From Fear to Faith


car os muulmanos. Mas como ns iremos agir de agora em diante como cristos? Se ns somos crticos do Isl e dos muulmanos, precisamos nos lembrar que somos como eles, seres humanos. Possivelmente h muitos aspectos de nossas vidas, valores, ideias e pensamentos que outros criticariam. Crticas s vezes podem ajudar, mas tambm podem refletir uma falta de amor. Se no estamos amando, precisamos nos arrepender. Vamos ser honestos com Deus. Deus ama as pessoas de todas as etnias e grupos culturais. E Ele pretende que todos estejam atrs de seu trono um dia: Porque foste morto e com teu sangue compraste para Deus pessoas de toda tribo, lngua, povo e nao(Apocalipse 5:9). Que Deus possa alinhar nossas atitudes com os seus valores. A luz afugenta as trevas. Uma nica partcula pode iluminar uma grande sala. E se vrias velas so acesas, uma sala torna-se ainda mais brilhante. A escurido e as trevas no podem ter xito contra a luz. Basta ligar um interruptor para inundar uma sala com a luz. Estamos prontos para manter a luz ligada? A f pode substituir o medo. Mesmo um pouco de f pode mover montanhas. Deixe a f surgir em nossos coraes. Deus pode mudar o mundo muulmano, milhes de pessoas podem ainda vir a conhecer o perdo dos pecados e a nova vida em Cristo. Acredite!

July 20th / Day 1

Andando com Jesus, vencendo o mal com o bem

rentes de todo o mundo, agora temos uma escolha: vamos acreditar em Deus ou ser dominados pelo medo? Vamos agir com f ou reagir com medo? Militantes islmicos tm intimidado muitos. Um temor apreensivo do Isl chegou ao corao dos crentes e no crentes. No h negao das minorias que os muulmanos fundamentalistas suicidas e guerreiros conseguiram propagar o pnico. Os prprios muulmanos tornaram-se temerosos, muitos deles tendo de conviver com a possibilidade da morte. O medo e o preconceito levaram a muitos simplesmente a no gostar de qualquer coisa relacionada ao Isl, e alguns de ns pode achar que fcil criti-

Orao e ideias prticas:


Encoraje a si mesmo atravs da leitura do depoimento da prxima pgina. Saiba que Deus est trabalhando no mundo muulmano. Ele alcana at atrs dos vus. Ore por voc mesmo. Voc tem medo do Isl? Voc tem medo dos muulmanos? Vamos deixar que o medo nos domine? Voc crtico? Sujeite-se a Deus. Deixe o amor dEle encher seu corao. Alegrai-vos no Senhor, alegrai-vos em Sua luz. Ore por sua famlia e igreja de forma semelhante.

Orar com f, esperana e amor nos d vitria sobre o medo.


5

21-JULHO / DIA 02

Um Poema da Arbia Saudita Ele habitou o fundo do meu corao


Contemplei a sua luz de longe por detrs das montanhas, por trs do horizonte. Ele surgiu como a luz radiante da manh cheia de alegria. Ele surgiu dentro da minha alma to cheia de escurido, a minha alma perdida e confusa, minha alma que no sabia o significado de descanso. No entanto, ele me visitou como a brisa suave. Como a fragrncia que emanada pelas colinas. Ele me visitou... Ele habitou as profundezas do meu corao e se estabeleceu l dentro. Ele encheu a minha alma com pureza, com a vida. Ele Jesus, o terno e compassivo Jesus, a minha fonte de alegria Jesus, a ncora da minha alma. Eu o adorava desde a primeira vez que o conheci, e me derreti num amor apaixonado por ele. E como poderia ser de outro modo? Porque ele me amou desde a antiguidade.

Mes solteiras

Mulheres marroquinas tm desafios especiais

Ao comearmos este tempo de orao, leia e medite sobre esse poema escrito por uma mulher saudita que acredita no Messias. Todos ns podemos nos perguntar se nosso prprio relacionamento com Deus tem a profundidade e beleza que lemos neste texto. Estou conhecendo Jesus dessa maneira?
6

omo em quase todos os pases do mundo, o Marrocos tem dificuldades em relao ao sexo e casamento. Contudo, as pequenas domsticas do Marrocos tm uma situao especialmente difcil. A maioria das mes solteiras de Marrocos formada por mulheres pobres, analfabetas, do interior que comearam a trabalhar como empregadas domsticas, ou pequenas domsticas, to jovens com sete anos de idade. Entregues escravido pelas suas famlias por causa da necessidade financeira, as meninas passam horas cozinhando e limpando para o bem-estar dos marroquinos. Seus pais tomam o pouco dinheiro que elas recebem. Depois de anos assim, muitas meninas aceitam fazer sexo com qualquer homem que lhes seja bom e lhes prometa casamento. Inmeras outras so estupradas (sendo a propriedade do homem da casa). Aquelas que engravidam acabam muitas vezes na rua, ou acontece coisa pior. Cerca de metade das mulheres que engravidam fora do casamento foi prometida em casamento. Outras grandes razes para a gravidez indesejada a prostituio (14%), bem como estupro e incesto (7%). Uma mulher deve ser virgem quando se casa, e precisa ter um certificado de virgindade. No ser virgem traz vergonha para a famlia. Uma vez que o sexo extraconjugal o ltimo tabu cultural, mes solteiras so rejeitadas, perseguidas e at ameaadas de morte por suas prprias famlias. Os chamados crimes de honra so ilegais e raros em Marrocos, mas ocorrem, geralmente em reas rurais. Em Marrocos, incomum para uma jovem viver por conta prpria, e difcil para ela encontrar um emprego para prover para ela e para seu beb. Algumas optam pela prostituio e cerca de 40% das mes solteiras abandonam seus bebs em qualquer lugar que puderem, mesmo em latas de lixo, para evitar a rejeio social. De acordo com uma mulher, Se eu tivesse que abandonar o meu filho, eu viveria como um

22-JULHO / DIA 03

Muulmanos na Alscia, Frana


zumbi: Viva, mas morta por dentro. Uma me solteira pode ser perseguida por adultrio ou fornicao e ser condenada priso por at seis meses (embora essa punio no seja muitas vezes aplicada). Algumas mes deixam o hospital logo aps o parto, sem obterem a devida assistncia mdica por medo de serem processadas. Alguns cristos no Marrocos cuidam das mes solteiras, ajudando-as a manter seus bebs e encontrar empregos para elas. Alscia tem o terceiro maior percentual de imigrantes concentrados na Frana, embora no em termos de populao absoluta. Alm disso, um bom nmero de imigrantes tornaram-se cidados franceses, e muitos deles muulmanos. Estima-se que 120 mil muulmanos vivem na rea da Alscia, que, ao leste, faz fronteira com a Alemanha. As maiores comunidades muulmanas so encontradas em Mulhouse e Estrasburgo. Em Mulhouse, uma em cada quatro pessoas de origem islmica. Um em cada cinco imigrantes so turcos. A comunidade muulmana na Alscia bem organizada. Suas mesquitas anteriormente improvisadas esto dando lugar a centros islmicos bem construdos. Um nmero significativo de fundamentalistas est exercendo o seu impacto sobre a comunidade muulmana. Apesar da forte presena de muulmanos na regio, poucas agncias missionrias esto presentes. No entanto, h uma presena significativa de crentes na regio. Atravs de seus testemunhos inmeros muulmanos chegaram f no Messias. Alguns so encontrados em grupos Osis, que usam expresses culturalmente adaptadas da f crist. Um testemunho de Alscia: Eu vim de uma modesta famlia de muulmanos de origem argelina. Eu tive a oportunidade de ler a Bblia pela primeira vez em meu pas de origem. Fiquei especialmente tocado por Joo 3:16, onde eu descobri que Deus amor. Durante os meus estudos na Frana, eu conheci um crente de origem marroquina que me trouxe a um grupo Osis. Os testemunhos dados por membros do grupo me inspiraram a me arrepender e a me aproximar de Deus. Fui batizado e comecei a viver uma nova vida junto a uma congregao local. Deus me leva, mesmo atravs de uma circunstncia difcil, para uma vida maior com o Messias.

Ideias para orao:


Ore por um conceito renovado de paternidade em toda a Terra: que os pais passem a valorizar suas filhas mais do que a honra da famlia. Ore pelo trabalho com as mes solteiras: por coragem para se defenderem contra as acusaes e incompreenses da sociedade em geral. Ore pelas mes: que elas saibam que existe um Deus de amor que vai estender o perdo para elas e cuidar delas, que elas conheam a Ele como o protetor das vivas e rfos (Sl 68:5).

Ideias para orao:


Ore por portas abertas na comunidade muulmana e um testemunho cristo bem adaptado. Ore pelos esforos dinmicos entre os jovens nos diversos centros urbanos. Cerca de 30 mil turcos esto na Alscia. Eles raramente so tocados pelo Evangelho.

Compreendendo o Isl:
A vida de Maom
ingum pode compreender plenamente o Isl sem saber algo sobre a vida de Maom. Todos os muulmanos veneram-no como o ltimo e maior profeta. No Isl, Maom considerado o exemplo ideal. Maom no de modo algum considerado divino, nem adorado, mas ele o modelo para todos os muulmanos a respeito de como devem proceder. Nenhumas das imagens de Maom so permitidas a fim de evitar idolatria.

O incio da vida de Maom: O Profeta do Isl nasceu em 570 D.C. em Meca, atual cidade da Arbia Saudita. Ele era um membro do cl Hashim da poderosa tribo Quraysh. Durante grande parte da vida de Maom, dolos pagos abundavam na Arbia. Estima-se que 360 deuses e deusas eram adorados pelos rabes em Meca, que era um importante centro de idolatria na regio. Historiadores muulmanos especulam que, mesmo como um menino, Maom detestava a adorao de dolos e viveu uma vida moralmente pura. Revelaes iniciais: De acordo com os muulmanos, com a idade de 40 anos, no ano 610, Maom comeou a receber revelaes e instrues que ele acreditava que eram do arcanjo Gabriel (Gibrail * em rabe). Estas revelaes formam a base do Alcoro. Maom proclamou que suas revelaes eram a mensagem final e superior do Supremo Deus - apesar de que no incio, at Maom duvidou que ele fosse um profeta. Ele proibiu a adorao de dolos, e estabeleceu a ordem civil e religiosa em Medina e, eventualmente, Meca. Maom morreu em 632 D.C. em Medina, na Arbia Saudita. Relaes com os judeus e cristos: Durante sua vida, Maom conheceu muitas pessoas que eram crists nominais. Ele tambm aprendeu muitas ideias e costumes religiosos dos cls judeus que viviam na regio de Meca e Medina. A alegao de Maom para ser profeta no foi aceita pelos judeus, levando a um srio conflito. No entanto, as ideias, prticas e histria judaicas e crists so comuns no Alcoro, embora sejam muitas vezes distorcidas.
*Nota: Os muulmanos referem-se a Jibrail como o esprito santo.

A Caaba, em Meca, na Arbia Saudita. Muulmanos praticantes em todo o mundo orientam-se em direo a este edifcio enquanto oram.

A histria islmica de Deus e o Homem


seguir temos uma explicao ampla da histria de Deus e do homem, como entendida por muitos muulmanos. Isto vem de histrias do Alcoro e dos Hadiths tradies sobre a vida de Maom, que prescreve para muitos muulmanos como eles devem viver, coletadas cerca de 250 anos aps sua morte , e podem haver variaes entre as diferentes comunidades muulmanas. Os Primeiros Tempos: O Deus Criador fez tudo o que existe, incluindo Ado e Eva (chamada Hawa). Deus colocou este primeiro casal em um paraso celestial, mas eles pecaram e foram atirados para a terra. Ado e Eva, ento, viveram na regio de Meca, na Arbia Saudita, onde construram a primeira casa de Deus, a Caaba, em Meca, e praticaram uma forma primitiva do Isl. Depois do dilvio de No (Nuh), a Caaba foi reconstruda por Abrao e Ismael. Os Profetas Antigos: A tradio islmica e o Alcoro mencionam vrios profetas que pregavam um tipo mais antigo da lei religiosa islmica. No entanto, a histria geral vaga e no est bem enraizada na histria. Aqui esto os nomes de alguns profetas reconhecidos pelo Isl: Ado, No (Nuh), Abrao (Ibrahim), L, Isaque (Ishaaq), Ismael, Jac (Yaqub), J (Ayub), Jos (Yusuf), Moiss (Musa), Samuel (Shammil), David (Daoud), Salomo (Sulaiman), Eliseu (Elyas), Jonas (Yunus), Hud, Salih, Daniel, Joo (Yahya), Jesus (Isa) e outros. Jesus (Isa) partir de uma perspectiva islmica: O Messias, Jesus (conhecido como Isa no Isl), nasceu miraculosamente por intermdio de Maria (Miriam). Jesus (Isa), o bom profeta, pregou uma verso anterior do Isl para os judeus. Ele ento subiu ao cu sem morrer ou

ressuscitar dos mortos. Judas, seu discpulo, morreu na cruz como um traidor no lugar de Jesus. Deus transformou o rosto de Judas para se parecer com Jesus, mas Jesus no sofreu. A vida de Maom AD 570-632: A vida e a carreira proftica de Maom ocorreram principalmente em Meca e Medina na Arbia Saudita. (Veja a pgina anterior para mais informaes). Sculo 7 depois de Cristo se apresentar: O Isl foi espalhado pelo mundo atravs do comrcio, da pregao, e da Jihad. A lei islmica, o exemplo de Maom, a tradio e jurisprudncia islmica tm ditado o comportamento e valores muulmanos. Uma viso islmica do Futuro: Jesus (Isa) vai voltar e vai trabalhar para estabelecer o Isl em todo o mundo. Uma espcie de Anti-Cristo (Al-Dajjal) ser superada por Isa e Al-Mahdi (outro lder poltico religioso islmico muito aguardado), estabelecendo o Isl no mundo inteiro. Jesus vai se casar, ter filhos, morrer e ser enterrado em Medina, na Arbia Saudita. Mais tarde, haver uma ressurreio dos mortos, o Juzo Final, e as recompensas e punies do paraso e do inferno. Notas: Deus (Al) no Isl uma unidade total (no h Trindade). Os rabes cristos usam a palavra Al para se referir ao Deus da Bblia. No entanto, as ideias islmicas e crists de Deus diferem significativamente. Enquanto os muulmanos reconhecem Jesus como Messias (Al-Masih) e reconhecerm Seu nascimento milagroso, no reconhecem a Sua divindade. A maioria dos muulmanos no entende o termo Messias, e geralmente no sabem que o Messias realmente o Rei ungido de Deus.

Acima: O Alcoro Este livro quase do tamanho do Novo Testamento. A palavra Al indicada no vermelho. O rabe lido da direita para a esquerda. 9

23-JULHO / DIA 04

Eu me casei com um Muulmano

No entanto, embora soubesse que havia me casado com um muulmano ...

odo dia eu acordo ao lado do homem que me casei. Ele um muulmano e eu sou uma seguidora de Jesus. Quando decidimos nos casar, nenhum de ns estava praticando a nossa respectiva f, por isso foi uma deciso fcil. Na verdade, a nossa f parecia bastante semelhante em muitos aspectos, e meu marido convenceu-me de que ela era de fato muito similar. Mesmo consciente de que eu havia me casado com um muulmano, a sua deciso de renovar as suas atividades islmicas religiosas (apenas um ano depois) veio como uma surpresa enorme para mim. Isto perturbou totalmente o equilbrio em nosso casamento, porque cada um de ns tinha sido apenas nominalmente religioso. Junto com a raiva por ele mudar, eu tambm senti um ressentimento crescente em relao sua religio que eu percebia como se estivesse roubando meu marido amoroso e carinhoso e substituindo-o por algum que estava to concentrado em regras, regulamentos e rituais cruis. Nosso relacionamento romntico deu uma sria guinada para pior. Ironicamente, foi o seu fervor sbito, que me levou de volta s minhas razes - ao meu

relacionamento com Jesus. Eu tinha vindo de uma famlia crist, cresci frequentando a Escola Dominical, acampamento bblico, e at Colgio Bblico. Eu era uma lder e um exemplo na minha igreja. Qual era o meu problema? Em uma palavra curta... orgulho. Eu nunca pensei que pudesse acontecer comigo. Eu era firmemente contra se casar com um no crente, mas em algumas circunstncias, somos capazes de fazer qualquer coisa. Ultimamente, tenho lutado com a forma como vou reagir quando meu marido quiser que a nossa filha reze do modo islmico. Isso provavelmente no vai acontecer por um tempo, mas eu temo a perspectiva disto. Eu no quero que minha filha diga que Maom um profeta ou que negue a divindade de Jesus. Eu continuo orando para que meu marido venha a conhecer o Messias antes disto se tornar um problema. Eu encontrei os seguintes versos para ajudar (1 Pedro 3:1-2). Deus fiel. Pode haver centenas de milhares de homens e mulheres ao redor do mundo que esto enfrentando situaes semelhantes em seu casamento / famlia. Nada simples para eles.

Em algumas culturas islmicas, mulheres que esto se casando fazem decoraes de henna para se embelezarem mas tambm para lhes dar boa sorte.

Ideias para orao:


Ore pelas pessoas que voc conhea ou aquelas em sua cidade, regio ou pas, que esto em circunstncias semelhantes descrita aqui. Pessoas em tais situaes precisam estar bem ligadas ao corpo da igreja em que so compreendidas e apoiadas. Ore pela unidade, sabedoria e discernimento sobre questes de educao infantil. Um conhecimento profundo do amor de Deus necessrio para os crentes casados com no crentes. Seguidores de Jesus precisam de coragem para confiar em Deus pela salvao de seus cnjuges. Ore contra o medo em relao ao futuro. A incerteza sobre o futuro pode ser assustadora, especialmente quando se casou com um muulmano. Ore por f e confiana..

10

24-JULHO / DIA 05

Levante sua cabea, voc um egpcio!


A Primavera rabe continua ...
s acontecimentos de Janeiro de 2011 marcaram uma data importante para a histria do Egito. Atravs de um levante pacfico, o povo forou o presidente Mubarak, que governou por 30 anos, a renunciar. Levante sua cabea, voc um egpcio! Este foi o slogan da multido aplaudindo na Praa Tahrir , no Cairo, depois desta vitria. Se esse evento realmente vai ficar na histria como uma verdadeira revoluo ainda veremos. Os desafios do pas com seus quase 85 milhes de pessoas so enormes. Mais de 50% dos egpcios esto abaixo da idade de 25 anos, todos querem ter um lugar para aprender, estudar e trabalhar. O crescimento da populao continua a ser elevada a uma taxa de 1,3% ao ano. Inflaes graves varrem o pas e os salrios ficam atrs do aumento dos preos. A taxa de desemprego de cerca de 15%. Mais da metade de todos os egpcios so analfabetos. O pas foi influenciado pela f crist desde o primeiro sculo D.C. No entanto, a partir do sculo stimo, o Isl se tornou a fora mais influente. Os cristos so cerca de oito milhes de pessoas. Os crentes do Egito constituem a maior minoria crist no Oriente Mdio. E, em muitas reas da vida pblica e poltica, eles esto sendo discriminados. Nos escritrios governamentais, instituies acadmicas e militares, os cristos raramente ocupam cargos de chefia. No mercado de trabalho, as pessoas da religio da maioria so geralmente preferidas. Atividades de igrejas esto restritas propriedade de terrenos

e edifcios de propriedade da igreja. As autorizaes para o registro de reparao, e construo de novas igrejas so difceis de obter. A islamizao crescente da sociedade d muita base para a preocupao entre os cristos. Em geral, os cristos reagem a esses desafios das seguintes maneiras: Converses: Entre 10.000 - 20.000 cristos nominais, convertem-se ao islamismo anualmente - a maioria devido a problemas econmicos ou matrimoniais. Emigrao: Muitos cristos no veem qualquer futuro para seus filhos, e emigram para o Ocidente. Isto leva a um srio enfraquecimento das congregaes locais. Isolamento: Os cristos tendem a se retirar da sociedade egpcia, mantendo contato apenas com os outros cristos. Se possvel, evitam qualquer contato com os muulmanos. Evangelismo: MMais e mais cristos egpcios e congregaes percebem a sua responsabilidade pela a maioria da populao ao seu redor. Centenas de trabalhadores foram treinados em ministrios interculturais entre os no cristos, dentro e fora do Egito. Alguns esto trabalhando nos pases vizinhos..

Ideias para orao:


Agradea a Deus pela televiso crist por satlite que tem sido um grande incentivo para os crentes no Egito. Ore para que o ensino e trabalho evangelstico atravs da rdio, internet e televiso por satlite deem frutos. Agradea a Deus pelas reunies de orao, grandes e pequenas que so realizadas anualmente no Egito. Ore para que as congregaes entendam e ajam em sua responsabilidade de treinar e enviar trabalhadores para a colheita. Os cristos precisam estar dispostos a serem enviados para o ministrio entre as pessoas de f islmica, tanto dentro como fora do pas (Atos 9:10-17) Orem para que cristos participem baseados de forma til e bblica na vida social e poltica (lembre-se dos exemplos de Jos e Daniel).
11

25-JULHO / DIA 06

O povo Ansari da ndia


Artesos que precisam conhecer o Criador
Isl chegou ao subcontinente indiano cerca de 150 anos aps a morte de Maom na Arbia, em 632 D.C., atravs de exrcitos islmicos, assim como os comerciantes e devotos Sufi. Reinos muulmanos governaram grande parte do subcontinente por 700 anos, at o domnio britnico e a independncia. Hoje, existem mais de 145 milhes de muulmanos na ndia. Os Ansari so um dos maiores grupos de povos no alcanados do mundo, com uma populao total de cerca de 16 milhes de pessoas. Eles tambm so um dos maiores

12

grupos muulmanos na ndia (cerca de 10 milhes). A maioria Ansari vive no norte do estado indiano de Uttar Pradesh e falam o Urdu, mas outros idiomas falados incluem Bhojpuri, Bengali, Telugu, e Guzerate. Os Ansari so quase 100% muulmanos sunitas, e praticam uma forma sincrtica do Isl conhecida como Isl popular. Eles frequentemente vo a um mazar, o tmulo de um muulmano santo, a quem eles acreditam que possa mediar entre o homem e Al. Muitos Ansari tambm usam amuletos feitos de versculos do Alcoro enrolados em um pano e amarrados no pescoo ou na cintura. Esses amuletos so supostamente para afastar maus espritos e maldies. Tradicionalmente, os Ansari so trabalhadores da indstria txtil e teceles de saris de seda. No entanto, a necessidade econmica exigiu que muitos Ansari diversificassem o artesanato, tal como artesanato em lato e madeira, enquanto outros deixaram o comrcio artesanal e tornaram-se agricultores ou donos de pequenos negcios. Teceles trabalham para e sob o comando de agentes, em sua maioria, hindus e comerciantes que lhes do os avanos e suprimentos. Eles se esforam por mais de 12 horas por dia, os salrios

so baixos, e as famlias esto geralmente em dvidas. As crianas muitas vezes aprendem tecelagem em detrimento da educao, e a taxa de alfabetizao, especialmente entre as mulheres, assustadoramente baixa. Suicdios, mortes por fome e propagao de doenas crnicas so comuns entre os teceles. Alguns dos riscos para a sade incluem ms condies de trabalho (falta de saneamento, gua e ar fresco), piora da viso, doenas dos pulmes e pele. Juntamente com esses riscos relacionados ao trabalho esto os problemas relacionados falta de higiene e saneamento. Cerca de 80% de todos os problemas de sade e um tero das mortes na ndia so atribuveis a doenas transmitidas pela gua.. Satans tem tentado destruir as famlias Ansari por meio da rejeio, pobreza, injustia e morte, mas Deus est buscando resgatar os Ansari para seu completo potencial. Existem alguns esforos isolados para alcanar os An-

sari, e nos ltimos dois anos, mais de 80 bolsas de estudo foram iniciadas entre os muulmanos Ansari, mas ainda h muito a ser feito.

Ideias para orao:


Ore por mais trabalhadores e, especialmente, para que os indianos alcancem os seus vizinhos muulmanos com o amor de Deus. Ore por justia dentro da indstria da seda, por oportunidades de gerao de renda, e um livramento da pobreza para os Ansari endividados. Ore por oportunidades educacionais, especialmente para as meninas. Ore por libertao de espritos malignos e enganos (Mt 8:16, 10:1, At 16:16-18). Ore por revelaes de Jesus, aquele que ir libert-los!

26-JULHO / DIA 07

Os Siddis de Gujarat, ndia


Populao: 20.000 a 65.000 (estimativas variam muito)

oje na ndia, perdidas entre o mosaico de diferentes culturas e comunidades, esto dezenas de milhares de descendentes de africanos conhecidos como Siddis. Tendo vivido na ndia por geraes, a maioria deles no tem conscincia de sua prpria histria.. Muitos anos atrs, muito antes dos escravos africanos serem trazidos para a Amrica, Brasil e Caribe, os Siddis foram vendidos como soldados escravos para estados principescos indianos. Um grande nmero veio ou foi trazido de diferentes partes da frica para servir nos exrcitos muulmanos dos nababos e sultes - de quem adotaram sua f muulmana. Sendo indianos de origem africana, os Siddis so marginalizados social e economicamente. Esto presos entre duas sociedades, e no conseguem assimilar a sociedade indiana, ou manter a originalidade de sua cultura africana. Enquanto eles falam na maior parte o guzerate e o hindi, suas canes tm um toque de suali. De fato, sua msica, canto e dana so as nicas ligaes com sua histria africana. A maioria dos Siddis vive no estado ocidental de Gujarat. A aldeia de Jambur, localizada nas profundezas da floresta de Gir, um dos dois assentamentos exclusivamente Siddi. profundamente pobre. De acordo com uma lenda comumente aceita, o fundador desta localidade Siddi veio da Nigria via Sudo em seu Hajj em Meca. Esse lder era um rico comerciante de nome Bawa / Baba Ghor que primeiro se estabeleceu nas montanhas Rajpipla antes de chegar ao Jambur. Os adultos so tipicamente trabalhadores dirios, envolvidos em bicos organizados. Eles saem de manh cedo para trabal-

har nos campos, florestas, ou nas estradas para ganhar 50-60 rupias (cerca de USD$ 1,50) por dia. As crianas muitas vezes so deixadas prpria sorte, os pais muitas vezes desconhecem suas atividades. Poucos Siddis terminam a escola primria e menos ainda vo para o ensino mdio. As mulheres so especialmente marginalizadas, e no tm nenhum conhecimento do mundo exterior. Algumas das questes sociais dos Siddis incluem o alcoolismo (homens gastam uma quantidade maior de seus pequenos ganhos para comprar licor local, privando suas famlias); taxas de abandono escolar; famlias desestruturadas; falta de higiene e assistncia mdica; pobreza e impotncia. A falta de educao e a consequente escravido em empregos braais os rebaixam para abaixo das camadas ditas sociais. Os Siddis so na maioria muulmanos sunitas, mas tambm tm ligaes com um lder Sufi, Baba. Eles provavelmente receberiam a mensagem de Jesus como Boas Novas, mas por causa de seu isolamento, poucos transportadores do Evangelho tm chegado at eles.

Ideias para orao:


Ore por uma revelao do amor de Deus no Messias. Ore por amor e unidade familiar, especialmente pelas crianas negligenciadas. Ore por libertao da dependncia/alcoolismo. Uma liderana forte necessria: apesar da presena de um chefe de aldeia, h uma necessidade de novos lderes se levantarem para ajudar as posies polticas e sociais do Siddis. Que Deus envie pessoas especificamente para alcanar os Siddis com o Evangelho, sade, educao, desenvolvimento agrcola, etc. A ndia tem uma das maiores concentraes mundiais de muulmanos no evangelizados. H possivelmente 150 milhes de muulmanos na ndia. A maioria vive na vasta plancie do Ganges. A ndia tem mais muulmanos do que todos os seguintes pases juntos: Imen, Iraque, Jordnia, Barein, Catar, Emirados rabes Unidos, Arbia Saudita, Om, Kuwait, Egito. Mas Deus ama a todos.
13

Plan

cie d

o Ga

nges

Gujarat

Testemunho de um iraniano

u venho de uma famlia muulmana iraniana. Sempre pratiquei as cinco oraes dirias e o jejum do Ramad. Aos 20 anos, eu vim para a Sua. Eu nunca tinha visto uma Bblia, nem fui capaz de encontrar um cristo em minha terra natal. Em Lausanne, na Sua, eu conheci vrios cristos iranianos que fugiram da perseguio no Ir. Atravs deles, eu fui capaz de conhecer outros crentes e participar de alguns cultos da igreja. Comecei a ler a Bblia na lngua persa, que algum tinha dado a mim. Descobri muitas coisas novas que eu nunca tinha ouvido falar. Fiquei especialmente tocado pela hospitalidade destes novos amigos. No incio, eu mantive distncia, porque eu tinha sido ensinado a no confiar em infiis. No entanto, conforme passei mais tempo com as

pessoas que seguem Jesus, descobri mais sobre as Boas Novas encontradas na Bblia. Fiquei especialmente tocado que Deus se revelou como algum que est perto, vivo, e desejando relacionar-se pessoalmente conosco. At aquele momento Al era to alto, era inacessvel.. Eu tinha aprendido no Isl que Jesus foi um grande profeta, mas que Maom foi o ltimo profeta, e que o Alcoro substituiu todos os outros escritos. No entanto, obedecer aos mandamentos do Isl no me deu a paz que tanto desejava. Lutei por algum tempo, e tinha decidido no ir mesquita e nem igreja. Em vez disso, fui a boates e bebi lcool. No entanto, fiquei pensando: Onde est voc? Quando voc vai escolher entre o Isl e o Messias Jesus?. Um acidente de trabalho deu-me alguns meses

de tempo livre para refletir. Meus amigos cristos oravam por mim frequentemente. Certa noite, exausto e sozinho, eu orei em voz alta, invocando Jesus, Se Voc realmente o Salvador, aquele que nos d a paz com Deus, ento revela Te a mim! Ento eu fui dormir. Quando acordei a minha angstia tinha ido embora e eu estava em paz! Eu chamei meus amigos para contar-lhes a notcia. Eu continuo descobrindo muitos novos aspectos da minha nova vida e o poder de Deus para nos transformar. Agora, oro todos os dias para ter a capacidade de amar o meu prximo e fazer Jesus conhecido a outros.

Lausanne, Sua, populao de 125 mil habitantes, s margens do Lago de Genebra (abaixo) quase uma sonolenta aldeia em comparao com Teer, Ir (acima) com sua populao de cerca de 9.1 milhes

14

27-JULHO / DIA 08

Nashville, Tennessee, nos EUA


Muulmanos na Capital da Msica Country
ashville, Tennessee, a Capital da Msica Country, o lar de 11 mil curdos e 8 mil somalis e somalis bantos, assim como outros grupos tnicos muulmanos. A rea de Nashville tem at 30 mil muulmanos. Vrios anos atrs, um pastor local em Nashville sentiu-se sobrecarregado. Tudo em torno de nossa cidade eram novos vizinhos muulmanos, pessoas de todo o mundo que haviam se mudado para Nashville, ele disse. Mas quando olhei mais de perto, notei que a maioria dos cristos aqui estava ignorando-os. Ou por falta de conscincia, medo ou ignorncia, os membros do Corpo de Cristo no estavam fazendo amizades com aqueles a quem Deus estava trazendo nossa porta. Ento ele comeou a aprender o mximo que podia sobr esses muulmanos, a sua f, e sua viso de mundo. E, sempre que podia, encorajava outros a fazer o mesmo

tambm. Como ele conheceu pessoas da mesma opinio que estavam chegando, ficou claro para ele que no haveria verdadeiro sucesso na construo de pontes para o Evangelho a menos que Deus estivesse no trabalho. Ento ele comeou a orar. Depois de um tempo, percebi que Deus estava me chamando para chamar os outros para orar. Orar especificamente e regularmente pelos muulmanos em Nashville, bem como em todo o mundo. A mudana espiritual ocorre apenas atravs do poder de Deus. E o poder de Deus liberado quando o Seu povo ora. Assim como Nashville, muitas outras cidades nos Estados Unidos tornaram-se o lar de milhares de muulmanos. Ao longo dos anos, Deus tem levantado trabalhadores. Comunicao, conexo, e recursos compartilhados ajudaram as pessoas a comear a chegar. As pessoas comearam a receber os novos imigrantes e, especificamente, a orar por eles. Muitas poucas converses a Cristo foram relatadas, mas os nmeros crescentes so agora candidatos curiosos. Vrios crentes comearam a viver e comunicar a sua f com ousadia e verbalmente para os muulmanos, enquanto cultivam relaes calorosas e de confiana. O preconceito e o medo permanecem contra os muulmanos em Nashville, mesmo entre os cristos, mas para alguns crentes, o chamado de Jesus para fazer discpulos superou o medo e o preconceito. Jesus rejeitou o preconceito dos judeus contra os samaritanos, e estendeu a mo para a mulher samaritana corrigindo sua

Ideias para orao


Ore pelos cristos em Nashville para serem mais e mais motivados a cultivar relacionamentos saudveis com os muulmanos. Os seguidores do Isl so pessoas com necessidades, problemas, bem como preconceitos culturais e religiosos/ bagagem que torna difcil para eles entenderem as Boas Novas de Jesus. Imigrantes muulmanos tm muitas vezes dificuldades de adaptao cultura ocidental, individualista ou urbana. Seguidores de Jesus podem oferecer amizade real e adequada para os muulmanos divididos entre as culturas Pea a Deus para dar aos crentes favor com os muulmanos, em Nashville. Ore para que Ele comee movimentos significativos de muulmanos vindos a Cristo dentre os muitos grupos de pessoas na cidade. Nashville no diferente de vrias grandes cidades do sul dos Estados Unidos. Voc tambm pode orar por muulmanos em Memphis, Atlanta e Louisville.
15

28-JULHO / DIA 09

Vivas Iraquianas
A dor e o sofriemnto de trs guerras
Iraque esteve envolvido em trs grandes, dolorosas, feias, caras, divisionistas e destrutivas guerras nos ltimos 32 anos: Guerra do Iraque X Ir 1980-1988 (300 mil mortes iraquianas) A primeira Guerra do Golfo em 1990-1991 (100 mil mortes iraquianas) A Guerra do Iraque de 2003 - Dezembro de 2011. 100 mil mortes iraquianas) Ainda que em dezembro de 2011 tenham encerrado a participao estrangeira no Iraque, alguns problemas continuam por meio de atividades terroristas. Alm das guerras, havia tambm a opresso ditatorial e assassina de Saddam, um fracassado levante xiita contra o regime em 1991 e repressivas aes nacionalistas anticurdas de Saddam no norte do Iraque. Tudo isso causou dezenas de milhares de mortes. Como resultado, existem aproximadamente 1 milho de vivas no Iraque (cerca de 9% das mulheres no pas). Muitas vezes, as jovens mulheres recentemente vivas, com apenas um ou dois filhos, encontram novos maridos. Mas para as vivas mais velhas, com mais filhos, um novo casamento raro e, por vezes, impossvel. Vrios governos estrangeiros ajudaram ativamente as vivas, enquanto suas foras militares estavam no Iraque. Da mesma forma, o governo iraquiano tambm fez esforos significativos para ajudar as mulheres, mas a escala do problema

esmagadora para as agncias governamentais e os seus oramentos. Pode-se imaginar a angstia das mulheres que perderam seus maridos em uma sociedade que restringe o trabalho feminino e as atividades sociais. Ter um trabalho com salrio suficiente para sustentar uma famlia est alm de sua capacidade e possibilidade, para muitas. Algumas tm se voltado para a prostituio a curto ou a longo prazo.

Ideias para orao:


Leia em voz alta os textos do Sl 68:1-6 e Mt 1:27 . Proclame a fidelidade de Deus e pea Sua interveno para que as vivas possam ter o po de cada dia e as necessidades para si e suas famlias. Ore pela salvao eterna para estas mulheres em dificuldades, que elas se encontrem com Deus e conheam-no (Jo 17:3). Ore por ideias criativas e financiamento abundante para as agncias iraquianas que lidam com as vivas e os rfos (Rm13:3-7 Ver). Jesus surpreendeu a todos atravs da alimentao das multides com cinco pes e dois peixes (Veja Lucas 9:13-17). Milagres so possveis, mas uma boa administrao dos recursos necessria. Ore por inspirao e coragem para os lderes do governo e da comunidade.

16

Manama, Barein Jayson De Leon CC-BY Mulheres acima: Depto de Defesa dos EUA

29-JULHO / DIA 10

30-JULHO / DIA 11

rabes do Bahrein
330 mil pessoas de 820 mil da populao de Bahrein
Bahrein fica entre o Ir e a Arbia Saudita, e consiste em mais de 30 ilhas no Golfo Arbico (tambm chamado de Golfo Prsico). Ao contrrio de seus vizinhos, as reservas de petrleo baremitas esto esgotadas e o pas sofre com um desemprego significativo. No entanto, o futuro parece esperanoso com o relatrio do Banco de Desenvolvimento Bahrein, da criao de 20 mil oportunidades de trabalho (dezembro 2011). A maioria das populao baremita fala rabe ou persa, e cada vez mais Ingls, enquanto, os baremitas do Golfo Arbico falam rabe do Golfo e Baharna. Ambos so formados por sunitas e xiitas, que precisam ouvir como a paz de Deus pode superar suas diferenas significativas. A abertura do pas para expatriados do Ocidente e do Oriente permite que os baremitas ouam novas e diferentes perspectivas de vida. Um possvel resultado refletido na situao das mulheres baremitas. As mulheres tm mais oportunidades e privilgios do que a maioria das mulheres rabes, inclusive mantendo trabalhos respeitveis. Alm disso, enquanto o evangelismo aberto no permitido, os cristos podem adorar e ministrar usando suas Bblias e a literatura crist, contanto que eles sejam sensveis cultura rabe. Profissionais cristos, trabalhadores e empresrios encontram oportunidades de envolver os rabes do Golfo em Manama, a capital de Bahrein, e o centro econmico. Alm disso, o mercado Manama Souq, o corao da cidade, oferece aos crentes oportunidades de conversao, talvez durante o ch com compradores amigveis..

O povo Rawther na ndia


No se sabe da existncia crentes entre eles
escendentes de comerciantes de cavalos que vieram do Egito para a ndia, o povo Rawther tem uma populao de cerca de 1 milho. Como um subgrupo de muulmanos Tamil que falam tmil. Mais de 700 mil Rawther vivem no sudeste do estado de Tamil Nadu. A capital e maior cidade, Chennai, atrai visitantes de todo o mundo para suas praias de beira-mar. Outros 270 mil Rawther vivem no maior estado da ndia: o Rajasto, que fica na fronteira oeste com o Paquisto. Essas pessoas fazem parte de uma pequena minoria (8%) dos muulmanos que vivem numa populao de maioria hindu. O Rajasto popular entre os turistas que gostam de arte colorida, msicas e danas tradicionais, palcios majestosos, fortes e desertos. Os Rawther so conhecidos por serem empreendedores e por trabalharem em muitas ocupaes diferentes. Eles do um grande valor educao, dando a meninas e meninos a mesma oportunidade de aprendizagem. Eles ainda no ouviram falar sobre o amor e a verdade de Jesus Cristo, e no existem crentes conhecidos entre eles. Os cristos indianos tm uma oportunidade nica de compartilhar sobre o Messias com seus vizinhos Rawther e devem ser encorajados a faz-lo.

Ideias para orao:


Ore para que Deus se revele aos Rawther, e que se tornem receptivos verdade e ao amor de Jesus Cristo.. Ore por equipes de trabalhadores comprometidas em responderem ao chamado do Senhor para compartilhar sobre o Messias com os Rawther. (Ento eu ouvi a voz do Senhor dizendo: A quem enviarei, e quem ir por ns? Ento eu disse: Eis-me aqui Envia-me! Isaas 6:8) Ore para que Deus levante crentes locais fortes, lderes e igrejas entre estes povos no alcanados e no abordados.

Ideias para orao:


Ore para que os crentes usem criativamente as oportunidades existentes, para conhecer e construir relacionamentos com os povos do Golfo rabe. Pea a Deus para prover empregos s pessoas que querem ministrios a longo prazo no Bahrein Ore para que os empresrios baremitas, particularmente na crescente economia bancria, venham conhecer a Jesus e sejam usados para os propsitos de Deus.

17

31-JULHO / DIA 12

Pelo deserto Taklamakan,

15 milhes de muulmanos e possivelmente 850 mil cristos


Cazaquisto Monglia

Oeste da China o lar de pelo menos cinco milhes de muulmanos, a maioria dos quais vivem em torno das margens do vasto deserto de Taklamakan, na regio Uigur de Xinjiang. Vrias vezes nos ltimos anos temos incentivado a orao para o maior grupo tnico, o povo Uigur, que tem uma populao de 11 milhes. A lista nesta pgina indica vrios outros grupos tnicos que vivem no oeste da China. Estima-se que o nmero total de crentes entre estes grupos tnicos inferior a mil pessoas. Nos ltimos anos, a imigrao macia de chineses Han (grupo tnico majoritrio na China) para a rea causou alguns atritos e ressentimentos, conforme os povos locais buscam proteger sua ptria dos forasteiros. H, possivelmente, 850 mil cristos (cerca de 75% em igrejas domsticas) entre a minoria chinesa Han (cerca de 7,5 milhes de pessoas). No entanto, eles so em grande parte isolados culturalmente, linguisticamente e religiosamente da maioria dos grupos muulmanos.

Quirguisto Tadjquiisto Deserto Taklamakan Coreia PlancieTibetana Paquisto

China

India

Bangladesh Myanmar Laos Tailndia Vietn Camboddja Filipinas

Taiwan

Ideias para orao:


Ore para que os crentes chineses da etnia Han sejam motivados a chegar aos seus vizinhos muulmanos de diferentes culturas. Os chineses esto apenas agora comeando a pensar seriamente sobre divulgao cultural (Is. 52:10). Ore para que os vrios grupos tnicos venham conhecer Jesus! Declare seus nomes perante o Senhor pedindo sua interveno (Salmo 2:8). Ore por transmisses de rdio e outras mdias crists que esto abrindo por toda provncia de Xinjiang. Ore por coraes abertos para receber a Palavra de Deus. Ore para que os crentes corajosamente compartilhem com parentes, vizinhos e amigos, e para igrejas domsticas multiplicarem-se nas cidades e regies do pas (Atos 16:13-15).
18

Cazaque Cazaque, Qinghai Quirguis Salar Tajik, Sarikoli Tatar Uigur Ugur, Lop Nur Uyghur, Taklamakan Uyghur, Yutian Usbeque, Norte

1,7 milhes 3,4 mil 218 mil 137 mil 40 mil 7,5 mil 10,7 milhes 40 mil 300 64 mil 20 mil

01-AGOSTO / DIA 13

Muulmanos suecos
Mudana demogrfica radical
distrito Rinkeby em Estocolmo uma das regies mais multiculturais na Sucia. L, cerca de 90% dos habitantes tm origem estrangeira. Uma igreja internacional encontra-se no salo da comunidade todos os domingos para os cultos em sueco, rabe e espanhol. Toda sexta-feira ao meio-dia, a mesma sala est repleta de muulmanos reunidos para orao. Rinkeby s vezes chamada de Pequeno Mogadscio, porque muitos somalis vivem l. Rinkeby apenas um exemplo das muitas regies semelhantes em cidades maiores da Sucia. Ela serve para ilustrar o que muitos chamam de A Nova Sucia. A populao sueca mudou radicalmente nos ltimos 5060 anos por causa da imigrao. Quase 20% da populao da Sucia tem origem estrangeira. Pode-se encontrar pessoas de quase todas as naes que vivem neste pas escandinavo e muitos delas so muulmanas. H uma estimativa de 450 mil muulmanos que vivem na Sucia, o que corresponde a cerca de 5% da populao total. A maioria de muulmanos culturais que no praticam o Isl em grande medida. Cerca de 110 mil muulmanos, incluindo crianas e adultos so membros ou participantes regulares nas atividades islmicas orientadas e encontros. Os maiores grupos tnicos incluem os rabes do Oriente Mdio, os iranianos, bsnios, turcos e somalis. Muitos povos no alcanados de pases distantes agora vivem em bairros suecos. Apenas uma minoria de igrejas suecas levantou-se para esta oportunidade de compartilhar o

Evangelho, apesar disso, muitos muulmanos na Sucia descobriram Jesus, o Messias, muitas vezes atravs de testemunhos dos novos crentes dentre o seu prprio povo. Em reas como Rinkeby, h tambm muitos jovens que procuram entender e descobrir sua prpria identidade. Parecem excludos da sociedade sueca, mas ao mesmo tempo no so completamente vontade na cultura de origem dos seus pais. Onde eles vo encontrar a sua identidade e seu sentimento de pertencimento? Muitos j voltaram-se para as gangues e a criminalidade, enquanto outros procuram a sua identidade no Isl radical. Enquanto alguns esto bem integrados na sociedade, relativamente alguns jovens nunca descobriram a salvao atravs de Jesus.

O testemunho de Abdullah:
Quando eu tinha 15 anos, meu pai foi morto em combate. O lder do cl queria me matar tambm. Minha me arranjou para eu fugir para a Sucia com a venda de nossa casa. Depois de um ano na Sucia, eu recebi uma mensagem que minha me, meu irmo e irms foram mortos. Eu estava sozinho. Eu tentei tirar minha prpria vida, mas no consegui. Eu estava deprimido e no conseguia dormir noite. Um amigo meu me falou sobre Jesus. Eu tambm conheci um pastor e frequentei um curso Alpha e reunies de orao. Me sentia to bem. Depois de alguns meses eu aceitei Jesus como meu Messias. Aps meu batismo a fora, confiana e paz do Esprito Santo entraram em meu corao. Recebi uma nova famlia atravs da minha igreja. O texto, No perturbe o vosso corao; acreditem em Deus, crede tambm em mim (Joo 14:1) uma das minhas passagens favoritas da Bblia.
19

Ideias para orao:


Ore para que os crentes na Sucia faam amizade com os muulmanos imigrantes e compartilhem o amor e a palavra de Deus com eles. Ore para que os crentes de origem muulmana anunciem o Messias para seus compatriotas.. Ore para que a nova gerao que vive em zonas multiculturais encontrem Cristo.

Ganhando o Amor de Al?


s muulmanos acreditam que possvel conquistar o amor e afeto de Al. O seguinte texto (em itlico) retirado de um site islmico (www.rasoulallah.net), mas mensagens similares (textos e vdeos) pode ser facilmente encontradas on-line. Estas informaes so apresentadas para ensinar os crentes sobre o Isl. . 30 Dias no endossa esta mensagem.

O Taj Mahal na ndia um dos edifcios mais belos do mundo. Foi construdo pelo imperador muulmano Shah Jahan (concludo em 1653).

Como voc pode ganhar o amor de Al, o TodoPoderoso? A coisa mais importante na vida diria de qualquer muulmano seguir o Caminho (A Suna) do Profeta PBUH * - em todas as suas aes, atos e palavras, a fim de organizar sua vida de acordo com o Caminho do Profeta, de manh at noite ... Em sua moral, atos, ordens e aes. Al, o Todo-Poderoso disse: Maom, Diga aos muulmanos: Se voc deve amar a Al, ento siga-me, e Al vos amar e perdoar as vossas ofensas. E Al Perdoador e Misericordiosssimo (Alcoro Al-Imran: 31). Al Hassan Al Basri disse, explicando o versculo acima mencionado: O sinal de seu amor a Al seguir o Caminho do Profeta ... porque o posto de crente pode ser medido pelo grau de seguir o Profeta (saas) * portanto, quanto
20

mais ele seguir a Suna, mais Al vai dar-lhe uma posio elevada.. A Suna diz respeito a toda vida diria dos muulmanos:sua adorao, comida, bebida forma de lidar com pessoas, lavagens cerimoniais antes da orao, a sua entrada e sada,forma de vestir as roupas e todas as suas atividades e aes durante o dia. ** Este texto continua a dizer explicitamente que uma das vantagens de aplicar o modo de vida de Moiss (Suna) chegar ao posto de amado por Al.
* (saas) significa Que Deus o abenoe e lhe d paz ** (A Suna - Caminho do Profeta muito especfica em relao at mesmo que p por em primeiro lugar no cho quando se levanta da cama pela manh).

Comentrios do 30 dias:
De acordo com este texto pode-se ganhar ou conquistar o amor de Al. Pode-se at atingir o ranking daqueles amados por Al. evidente que o Isl e o cristianismo no esto ensinando a mesma mensagem, ou sobre o prprio Deus ou sobre o modo de agradar a Deus. Os cristos esto universalmente de acordo em que impossvel merecer o amor de Deus, e de fato, o Novo Testamento indica que impossvel agradar a Deus por ns mesmos. (Hebreus 11:5-6, 13:16, Colossenses 1:10; 1 Ts. 2:4; 1 Joo 3:22). Ns no podemos ganhar o amor de Deus pelos nossos esforos. Deus prova o seu prprio amor para conosco, em que, quando ramos ainda pecadores, Cristo morreu por ns (Romanos 5:8). Ns amamos porque Ele nos amou primeiro (1 Joo 4:19). Este o oposto do pensamento e prtica islmica.

19

Amrica do Nrte
15
A rea amarela deste mapa a Janela 10/40, aonde a maioria dos povos no alcanados ainda vivem (entre as latitutes 10 e 40).

Europa
31 30 29 35 34

Asia Central
24 40 12 38 18

Asia

23

11

Oriente Mdio

13

27

Amrica do Sul
22

frica

Sudeste da sia
28

32

Os nmeros deste mapa indicam as pginas dos diversos artigos.

Os muulmanos esto online e conectados ...


Os 10 sites mais acessados na Arbia Saudita listados abaixo so muito semelhantes ao que se encontra em muitos outros pases no-muulmanos. Os sauditas esto conectados 1. Google.com.sa (em rabe) 2. YouTube.com 3. Facebook.com 4. Google.com 5. Windows Live 6. Yahoo 7. Maktoob.com (Significa - Est escrito. Esta a maior Comunidade rabe Online.) 8. Sabq.org (rabe) 9. Twitter 10. Blogspot.com

Por todo o mundo os muulmanos esto cada vez mais conectado rede mundial de computadores e rede telefnica mundial. Aqui est um Blackberry com um aplicativo indicando as oraes muulmanas em um local. Este tipo de tecnologia est sendo utilizada pelos muulmanos pelo globo. 21

02-AGOSTO / DIA 14

Entre os Muulmanos do Brasil


Um testemunho da Graa de Deus

alim nasceu no Oriente Mdio, em uma famlia muulmana muito religiosa. Aqui, ele foi criado de acordo com os ensinamentos islmicos. Em sua adolescncia, Salim inscreveu-se em um grupo terrorista para lutar pela causa do Isl. Ele se tornou um suicida em potencial. Em um ponto, ele tentou realizar um atentado suicida. Felizmente, sua tentativa de bombardeio no funcionou, deixando-o frustrado e envergonhado. Mais tarde, na sequncia de um confronto srio com lderes religiosos, Salim fugiu de seu prprio pas. Depois de viajar por vrios pases, ele acabou no Brasil. L, mesmo que ele tenha se envolvido com gangues e drogas, Salim nunca parou de ler o Alcoro, nem negligenciou suas oraes dirias. Salim se tornou um dos criminosos mais perigosos da sua rea e, eventualmente, teve de viver na floresta, a fim de se esconder da polcia.ce. Um dia, cansado de toda a sua misria, falta de moradia e de esperana, e, ele decidiu orar de forma diferente. Naquela noite, eu me ajoelhei, levantei meu rosto para o cu e perguntei: Eu no sei quem Voc a no cu, eu no sou ateu, eu sei que h algum maior do que isto, criador dos cus e da terra, mas eu no sei quem Voc . Quem Voc? Voc Buda, Maria, Deus, Jesus dos cristos?

Seja Voc quem for, eu s peo isto: livra-me desta minha vida presente e eu te seguirei para sempre Deus respondeu aquela orao. Como muulmano, Salim tinha rezado cinco vezes por dia durante 35 anos, mas nem uma vez experimentou acontecer qualquer coisa em resposta a suas oraes. Desta vez, as coisas foram diferentes, Jesus se apresentou para Salim vrios dias aps sua orao de desespero. Seis dias depois, um crente entrou na floresta onde Salim estava escondido e lhe disse: Jesus te ama. assim?, argumentou Salim. Ser que Ele pode me libertar das drogas, do crime e desta misria? Ele ento lembrou-se da palavra da orao escondida. Guiado pelo crente para um lugar escondido, Salim estudou a Bblia, aprendeu a orar de maneira diferente, e conheceu alguns cristos. Salim enfrentou muitas lutas enquanto as pessoas tentavam mat-lo - seu prprio povo lhe perseguiu, ele foi espancado e humilhado vrias vezes. Mas Salim entendeu que seus sofrimentos eram pequenos em relao ao sofrimento de Jesus na cruz. Agora, Salim deseja anunciar o Messias para o seu povo, Eu encorajo todos os cristos a levarem o Evangelho ao meu povo. Eles so religiosos, mas eles no conhecem o amor manifesto de Deus em Jesus.

Ideias para orao:


Pea ao Senhor para revelar-se a mais pessoas como Salim, lembrando que Deus capaz de transformar vidas (Rm 4:17-21). Pea a Deus para motivar, incentivar e treinar os crentes de origem muulmana para alcance entre os muulmanos no Brasil e no exterior.

Fotos: So Paulo, uma das maiores cidades do mundo. Lderes da comunidade muulmana no Brasil estimam que h entre 70 mil e 300 mil muulmanos no Brasil (o maior nmero sendo muulmanos nominais). Ao lado: Uma mesquita no Brs, em So Paulo

22

03-AGOSTO / DIA 15

Do isolamento abertura?
Deus se lembra da Lbia devastada pela guerra
idades e aldeias passam, em seguida, campos e olivais. Sharaf, meu amigo da Lbia e eu estamos sentados por muitas horas no carro. S nos conhecemos um ou dois dias atrs, mas nos conectamos instantaneamente. Nossa conversa raramente tinha lapsos de silncio. De repente, ele pergunta sem rodeios: Pode me explicar o que exatamente vocs cristos acreditam? Quem Jesus para voc? E que tipo de livro a Bblia? Fiquei surpreso. Eu vivi por muitos anos no mundo rabe entre os muulmanos e conversei muito com as pessoas sobre Jesus Cristo - mas eu quase nunca experimentei tal curiosidade, sincera e honesta. Por horas a nossa conversa se transforma em histrias da Bblia e perguntas sobre por que Jesus teve que vir a este mundo. Quando nos despedimos, alguns dias depois, Sharaf alegremente aceitou a Bblia como um presente. A Lbia um pas que tem sido amplamente isolado da comunidade internacional. Isso significa que entre o pblico em geral, h uma abertura enorme, quase um anseio, por contato com o mundo fora da Lbia. Um dos

princpios bsicos de Gaddafi era permitir apenas uma nica religio no pas, o islamismo. Em seu livro verde, que resume sua filosofia bsica, ele escreve que s por este meio a unidade do pas sustentada. Hoje, h uma certa curiosidade sobre tudo e qualquer coisa nova, incluindo a f crist. Isso no necessariamente uma abertura espiritual, mas uma boa base sobre a qual uma conversa descontrada e simples sobre Jesus pode comear. Depois de muitos anos de isolamento, tem sido possvel nos ltimos meses trazer milhares de Bblias para a Lbia. A abertura relativa do governo interino de procurar ajuda de pases estrangeiros tambm abre novas portas para os fiis. Ao mesmo tempo, os elementos islmicos no novo governo no so a favor da proclamao do Evangelho. Neste ponto, ningum pode prever como a situao social e poltica ir se desenvolver na Lbia nos prximos anos. No entanto, neste momento, h mais oportunidades para proclamar o Evangelho do que no passado.t.

Ideias para orao:


Ore pelo novo governo da Lbia: ore para que atravs da sua orientao as pessoas na Lbia possam viver em paz e liberdade. Ore para que se torne, e seja permanentemente possvel, trazer e distribuir Bblias no pas. Ore a Deus para que mande trabalhadores para a colheita na Lbia durante este perodo de relativa abertura e curiosidade. Ore para que os seguidores de Jesus que tm uma compreenso lingustica e cultural dos muulmanos rabes atendam ao chamado.
23

04-AGOSTO / DIA 16

Turcomenisto
Vivendo sob o olhar do Estado

urcomenisto, localizado na sia Central, na fronteira norte do Ir, um dos pases mais fechados do mundo. Era parte da Unio Sovitica at 1991, quando o pas de repente tornou-se independente. Nesta regio rida, 80% deserto, vivem as tribos do Turcomenisto. At cerca de 80 anos atrs, eles eram nmades que percorriam com o seu gado e camelos. Hoje, o pas vive de seus enormes depsitos de gs e petrleo. A riqueza da explorao de combustveis fsseis, em parte, foram investidos em prdios monumentais e parques magnficos na capital e em outras partes do pas. Alguns dos edifcios e parques parecem uma terra de conto de fadas. Mas a realidade por trs das fachadas brilhantes sombria. Testeunho: Maral est preocupada. Seu marido trabalha para uma empresa de construo e no recebe h meses. Os gestores da empresa se desculparam dizendo que, na verdade, eles prprios no foram pagos a tempo pelo Estado. A escola comear logo para o filho mais novo de Maral. Os funcionrios da escola querem lev-lo, mas somente se eles forem pagos cerca de seis meses de salrios como taxas no oficiais. Onde Maral e seu marido conseguiro o dinheiro? Aygul, sua vizinha, se ofereceu para orar nesta situao difcil, dizendo que Jesus sabe de sua angstia e pode trazerlhe conforto. Maral est pasma. O que isso tudo sobre Jesus? Quem Ele? Ela nunca tinha encontrado uma mulher turcomana que falasse de sua f em Jesus. A mensagem de Jesus ainda desconhecida em muitas partes do pas. O governo do

Turcomenisto um dos mais restritivos do mundo, negando tanto a liberdade religiosa quanto a liberdade de expresso. Nos ltimos anos, algumas igrejas evanglicas foram autorizadas a registrar-se oficialmente depois de serem banidas por anos. Mas qualquer atividade religiosa fora de suas quatro paredes ilegal. Bblias e Escrituras nas lnguas locais tambm so proibidas. O aparelho de Estado onipresente monitora as pessoas at no mais pequeno detalhe. Como pode o povo do Turcomenisto neste pas isolado ser alcanado com a mensagem do Evangelho? Apesar dos impedimentos e obstculos Deus vai levar as pessoas para o Seu Reino. Os muulmanos esto vindo para a f e h uma pequena agitao abaixo da superfcie. Vamos crer em Deus para um grande avano!

Ideias para orao:


Ore para que Deus traga um avano espiritual no pas, ento tanto homens quanto mulheres de origem turcomana sero transformados pelo Messias (Atos 8:5-8). Ore por mais trabalhadores, e que os poucos trabalhadores que esto l possam gerenciar bem at que chegue mais ajuda (Atos 8:14).. Ore para que a reviso do Novo Testamento em Turcomenisto seja concluda e distribuda com segurana para as pessoas (Atos 8:26-38).

24

05-AGOSTO / DIA 17

Sria
Despertar islmico na Sria junto s aspiraes democrticas
aima, explicou: claro que ns sempre fomos muulmanos. Eu nunca duvidei disso. Mesmo quando criana eu sabia que eu deveria rezar cinco vezes por dia - mas o que orao significa? Eu ouvia a chamada para a orao da mesquita, mas eu me sentia to longe de Deus. Naima puxou seu leno preto menor sobre a testa, apontou seu colar de contas de orao, e murmurou uma breve orao antes de continuar sua histria: Eu muitas vezes fui sobrecarregada com tanta tristeza, no sabia por qu. Ento, quando eu tinha 17 anos, meu amigo me convidou para a mesquita. O pregador da mesquita explicou-nos como a orao poderia nos aproximar de Deus. Ela falou sobre a alegria de amar a Deus, at que todos estvamos beira das lgrimas. A partir de ento, fui ao longo de cada semana. Aprendemos o Alcoro de cor e, lentamente, eu recebi fora para mudar minha vida e viver de acordo com os mandamentos de Deus, louvado seja Deus! Se fico triste agora, eu digo um verso do Alcoro para mim e meu corao fica cheio de paz novamente. Cerca de 90% das pessoas na Sria so muulmanas, e cerca de 75% delas so

muulmanas sunitas. Mas isso no significa que todos praticam o Islamismo. No entanto, nas ltimas dcadas, muitos muulmanos se converteram novamente sua religio com convico crescente. Pregadores islmicos esto tentando renovar a sociedade com uma ideologia islmica. Eventos religiosos esto crescendo. Muitos anseiam por Deus. Eles enchem os seus coraes com versculos do Alcoro que procuram obedecer. A maioria dos cristos no pas (10% da populao) no testemunha aos muulmanos, seja por medo ou indiferena. Eles muitas vezes pensam que intil quando eles veem como a sociedade est se tornando cada vez mais islmica. Ao mesmo tempo, a incerteza dos ltimos meses lanou novas questes, para muitos muulmanos. Desde maro de 2011, um movimento de protesto tem sido perturbador, ao pas que foi suprimido pelo governo pela fora. Milhares de srios tm sido mortos, e muitos mais presos, interrogados e torturados. No entanto, h tambm muitos que apoiam o governo, especialmente entre os cristos. Eles temem que o processo de democratizao trar violncia contra os cristos.

Ideias para orao:


Ore para que Deus revele a falsidade da paz aparente dos muulmanos religiosos da Sria, que Ele faa-os descontentes com o Isl, e os leve a questionar o seu conhecimento religioso crescente (Lucas 10:21). Ore para que os cristos srios coloquem a sua esperana firmemente em Deus em vez de no governo durante este perodo de turbulncia.. Ore para que eles se movam alm do medo e da indiferena, enquanto acreditam que, para Deus, ningum est fora do alcance (Atos 9). Ore pelo fim do conflito e da violncia, um governo justo e um forte testemunho cristo.

25

Testemunho: Daouda, um empresrio, acredita no Messias


indo de uma famlia de pais e avs muulmanos, Daouda sonhava em viver na Europa. Em 2000, ele decidiu tentar ir para a Europa atravs da Lbia. No entanto, em sua chegada a Trpoli, ele ouviu uma voz recorrente que parecia vir do prprio Deus. Daouda sabia que no era para ir para a Europa, mas sim, que ele fosse para o Togo. A voz se tornou cada vez mais insistente. Finalmente Daouda decidiu ir para o Togo atravs de Burkina Faso. Quando ele passava pela cidade de Bobo Dioulasso (uma cidade com uma importante comunidade muulmana), Daouda decidiu comprar um hotel e confiou a empresa a um profissional. Daouda seguiu para Togo e montou a empresa de transporte l. Aps a sua chegada em Lom, capital do Togo, o novo senhorio de Daouda ofereceulhe um Novo Testamento e ele comeou a l-lo. Em dezembro do mesmo ano, Daouda voltou a Bobo Dioulasso, a fim de ver como estavam as coisas em seu hotel. Para sua grande surpresa, o hotel a 300 metros de distncia, que era menos espaoso e menos confortvel do que o seu hotel, estava crescendo com os negcios. O gerente do seu hotel, encorajou Daouda para ir ver um marabu famoso (um lder religioso muulmano) que supostamente havia sido a
26

Os muulmanos pensam em Jesus como um grande profeta que pregava uma forma mais antiga do Islamismo. Eles acreditam que Jesus o Messias de Deus (Isa Al Masih), com base nos textos do Alcoro, mas mais comumente do que se imagina, eles no tm ideia do que, na verdade, significa que Jesus o Rei ungido de Deus e Salvador para toda a humanidade. Os muulmanos em geral acreditam que podem ganhar a aprovao de Deus por meio de atividades religiosas (oraes, jejum, dar dinheiro). Eles costumam pensar que esta era a mensagem que Jesus pregou. Os muulmanos no acreditam que podem conhecer a Deus como em Joo 17:3 ou Jeremias 9:23-24. Eles acham que podem saber sobre ele, mas conhecer a Deus pessoalmente, no ensinado no Islamismo.

Isa Al-Masih

causa do sucesso do outro hotel. Na verdade, o marabu insistiu para Daouda vir v-lo pessoalmente. O marabu queria que Daouda sacrificasse um carneiro branco sem defeito para garantir o sucesso de seu hotel. O animal morto era para ser enterrado na porta da frente do hotel de Daouda. Naquela noite, Daouda no conseguiu dormir, e ele pensou sobre a situao. Ele se perguntava se o negcio realmente iria pegar se fizesse o que o marabu lhe instruiu. Que tipo de remunerao que o marabu realmente desejaria? Que tipo de djinn (espritos) que o marabu convidaria para o hotel? Um texto do Novo Testamento voltou sua memria (Lucas 4:18-19). Daouda decidiu voltar para Lom e seguir a Jesus, convencido de que seria intil ganhar todo o dinheiro do mundo e perder a sua alma (Lucas 9:25).). Apesar dos grandes problemas financeiros, durante os seis meses depois do seu batismo, Daouda andou em paz e serenidade. As Boas Novas de Jesus haviam transformado sua vida. Com Jesus, o pobre pode dizer, eu sou rico, e o fraco pode dizer: Eu sou forte. H coisas que o dinheiro no pode comprar.

Above;: The name Isa in Arabic

Muulmanos em geral, no percebem: ... Que Jesus tem toda autoridade. ... Que Jesus, o Messias, para ser obedecido. ... Que Jesus tem a capacidade de perdoar pecados. ... Que Jesus venceu a morte. ... Que Jesus tem poder sobre espritos malignos.

06-AGOSTO / DIA18

Os Manya na Guin
O Messias vence a feitiaria

uin, com seus aproximadamente 10 milhes de habitantes, est localizada na costa da frica Ocidental. o lar de cerca de 40 grupos tnicos que, na sua maior parte, foram islamizados durante o curso de sua histria. Embora a Guin seja rica em recursos minerais, um dos pases mais pobres do mundo. Em Macenta, um centro de governo local no sudeste da Guin, vivem cerca de 50 mil membros do grupo tnico chamado os Manya.a. Testemunho: Khalid tem 50 anos de idade. Quando menino,frequentou a escola islmica at que tinha idade suficiente para trabalhar nos campos. Em casa, ele viu seus pais fazerem as oraes muulmanas e testemunhou o perodo anual de jejum. Mas nem seu pai e nem sua me explicaramlhe a religio islmica em detalhe. Alm disso, o comportamento de seu pai no se conformava com o de sua religio. Quando Kahlid tinha oito de idade, seu pai deixou a me de Kahlid e tomou outra mulher. Por causa disso, Kahlid no poderia mais frequentar a escola. Ele teve de trabalhar duro nos campos para comer e sobreviver. Quando Kahlid ficou mais velho, ele comeou a fazer os rituais dirios de um fetichista (uma espcie de feiticeiro). Kahlid diz: Eu trabalhei com o diabo. No entanto, ao mesmo tempo, Deus estava comeando a falar com ele de maneiras diferentes. Conforme o tempo passava, Kahlid j no podia realizar os rituais de vingana como um fetichista, porque sentia uma vergonha muito grande.

Um dia, uma mulher chegou sua aldeia falando sobre as Boas Novas do Messias. Kahlid imediatamente entendeu e acreditou no Salvador. Ele queimou seus fetiches e foi batizado. Vrios dos mais velhos entre os Manya resistiram sua deciso, mas, finalmente, permitiram-lhe fazer sua prpria escolha. Kahlid diariamente grato a Jesus por sua libertao da vergonha e da sua antiga vida. Com alegria, testemunha para seus companheiros Manya, ainda lamenta, porque muitos de seu prprio grupo tnico esto em grande aflio. Eles, como os muulmanos, tm-se envolvido nas prticas de ocultismo e rituais dos feiticeiros. H poucos cristos conhecidos entre os povos Manya da Guin. No entanto, o povo Toma vive perto do Manya. Entre o sToma, h congregaes de crentes. Infelizmente, as diferenas culturais, tradio e timidez impedem os crentes Toma de espalhar as Boas Novas aos seus vizinhos.

Ideias para orao:


Ore por melhores relaes familiares. Os homens muitas vezes tm vrias esposas, mas tm dificuldade em prover para todas as suas esposas e filhos. Para sobreviver, algumas mulheres retornam com seus filhos para sua famlia e local de origem (Efsios 5:25 - 6:4). Pea a Deus para capacitar os Toma a serem testemunhas do amor de Deus em palavras e atos para os Manya (2 Timteo 1:7) Ore pela alfabetizao de Manya e uma Bblia traduzida em sua lngua.
27

07-AGOSTO / DIA 19

Makua Naharas de Moambique

Animistas islmicos que so fiis a suas mesquitas locais


sente. Mesmo se no podemos v-lo! Se ele est chateado com a gente, ele pode causar problemas! por isso que ns lhe oferecemos cigarros. Sabemos que ele gostava deles de modo que somos obrigados a satisfaz-lo! Embora existam vrias pequenas igrejas na regio, um Nahara Makua no provvel que deixe a sua sombra escurecer porta de uma igreja. Essas so apenas para os recmchegados. Eles desprezam aqueles de ns que tm estado aqui para sempre. Esta uma das razes pelas quais quase no existem igrejas Nahara entre os 200 mil Naharas Makua. Os poucos crentes Nahara frequentam igrejas que so culturalmente e linguisticamente estrangeiras para eles. Muitos crentes de origem muulmana e de outras regies esto chegando para visitar os Naharas. Os Naharas ouvem atentamente quando eles dizem o que eles tm experimentado de Jesus e alguns esto abrindo seus coraes. Recentemente, alguns Naharas, ao longo da costa, tornaram-se seguidores de Jesus e foram batizados. Esses crentes esto levando suas famlias f em Jesus, mas o ministrio entre os Naharas ainda est em sua infncia.

28

uulmanos constituem aproximadamente 20% da populao de Moambique. Moambique est localizado ao longo da costa sudeste da frica, a maioria dos muulmanos vive no norte, perto da fronteira da Tanznia e ao longo da costa. A maioria pertence tribo Nahara Makua. Eles so pobres, muitas vezes analfabetos, e muitos falam pouco ou nenhum Portugus, que a lngua oficial de Moambique. Devido fome e doena, a sua expectativa mdia de vida de apenas 50 anos. Alguns crentes esto fornecendo ajuda mdica nesta regio onde os cuidados de sade so inexistentes. Ser Nahara ser muulmano. Eles orgulhosamente dizem: Somos Naharas Makua e somos muulmanos. Os outros Makuas do interior, um longo caminho do mar, bebem lcool e comem carne de porco ou cobras mas ns no! Ns vamos para a mesquita s sextas-feiras! Equanto os Naharas chamam a si mesmos de muulmanos, na realidade, eles praticam uma mistura de islamismo e de religies animistas ancestrais. A vida dos Naharas mantida por contrariar os seus medos com encantamentos. Grande pai Abdul morreu na guerra civil em 1990, mas ele ainda est pre-

Ideias para orao:


Ore para que pessoas-chave entre os Naharas Makua encontrem o Deus vivo atravs de seus contatos com os crentes (Atos 6:6 e 13:4-12).. Ore para que os novos crentes cresam na f, aprendam a palavra de Deus e experimente de Jesus na vida cotidiana, formando um grupo forte com um desejo de seguir Jesus (Atos 2:41-45).. Ore para que os crentes que esto chegando sejam protegidos durante muitas viagens perigosas para a mato (2 Corntios 11:25-27).

08-AGOSTO / DIA 20

Os territrios Palestinos

Vivendo perto de Belm, mas no conhecendo o Messias


familiar. Assim, os muulmanos que chegam f em Jesus so muitas vezes excludos da famlia, rejeitados por parentes e deserdados. Devido a isso, tornam-se desamparados e precisam de assistncia urgente. Alm disso, como novas adies famlia de Deus, eles precisam de instruo na Palavra de Deus - a Bblia. Somente com essa ajuda f deles pode permanecer forte e sobreviver em um ambiente que to hostil aos crentes.

eraes de palestinos vivem em Gaza e na Cisjordnia como refugiados. A pobreza generalizada e o desemprego alto. Os palestinos no so autorizados a sairem dosTerritrios facilmente. Infraestrutura e servios so geralmente pobres. As dificuldades e queixas do a grupos islmicos, como Hamas, oportunidades para imporem suas agendas atravs da violncia e do terrorismo. Os territrios palestinos so quase exclusivamente compostos de rabes muulmanos. A pequena minoria crist est diminuindo rapidamente, e muitos deles esto cansados de serem esmagados nas linhas de frente do conflito israelensepalestino. Muitos viraram as costas para os Territrios por causa das ms condies econmicas e emigraram a outros lugares, e outros esto tentando ir por esse caminho tambm. O resultado que agora, em Belm e arredores, h muito poucos cristos restantes. No lugar onde o Messias nasceu h mais de 2.000 anos atrs, hoje dificilmente encontra-se algum que acredite nEle. No entanto, h palestinos muulmanos que optam por seguir a Jesus. Alguns tm encontrado o Messias atravs de sonhos e vises. Decidir se tornar um crente quase sempre vem com consequncias graves. Muitas vezes, suas famlias viram as costas para eles em rejeio. Nos Territrios, os laos de famlia e as velhas tradies so muito mais pronunciados do que no mundo ocidental. A deciso de deixar o islamismo encarada como a perda da honra

Ideias para orao:


Ore para que ex-muulmanos possam sentir o conforto e cuidado de Deus, e que eles sejam bem-vindos na comunidade crist (Salmo 3:3, Salmo 103:1-6).. Os crentes precisam de proteo, libertao do mal e favor para manter relaes com seus vizinhos muulmanos (Romanos 12:17-21).. Ore para que o extremismo islmico e violncia no floresam e dominem aqueles que buscam a paz nos Territrios Palestinos (Jeremias 15:20 b-21). Pea a Deus para chamar mais crentes para a Faixa de Gaza e Cisjordnia para proclamar e demonstrar o amor de Deus. Que Deus abra os coraes entre os muulmanos para receber o Messias..
29

09-AGOSTO / DIA 21

Os drusos no Oriente Mdio


Ligados ao Isl, mas ainda num caminho bem diferente...
s drusos so um povo com sua prpria religio nica. No Oriente Mdio, h cerca de um milho de rabes falando druso. Eles so muitas vezes considerados como muulmanos, embora eles no se considerem como tal. Cerca de mil anos atrs, eles se separaram do ramo xiita do Islamismo Eles ainda reverenciam o Alcoro como um entre outros livros sagrados. Os drusos nunca rezam em uma mesquita, mas a religiosidade deles os rene toda quinta-feira a noite. Nesses encontros os mais velhos explicam as filosofias da religio drusa. Seus ensinamentos vm principalmente do livro da Sabedoria, que tratado como segredo e sagrado. A comunidade drusa exclusiva, evitando interaes sociais. Ningum de outra religio jamais pode se tornar um druso, nem mesmo pelo casamento. Os drusos enfatizam a crena na reencarnao das almas. Sua crena na reencarnao tambm est ligada prtica de falar para fora, que essencialmente um esforo para incentivar as crianas pequenas a praticar uma espcie de adivinhao.
30

Algumas crianas e adultos aparentemente tm revelaes e falam sobre detalhes da vida de outras pessoas que so impossveis eles saberem de outro modo. Quando crianas pequenas falam, considerado um sinal e at mesmo uma prova de sua reencarnao. A prtica falar para fora, afirma a importncia e status social da criana e da famlia aos olhos da comunidade drusa. Testemunho: Rachid cresceu numa famlia drusa sem ser iniciado nos ensinamentos drusos. Ele recebeu uma bolsa para seus estudos de medicina em um pas do leste europeu. L, ele e sua esposa, Sarah, buscaram um caminho diferente na sua procura por Deus. Sarah leu o Alcoro e adotou um estilo de vida islmico. Ela mesmo escolheu usar o vu (conhecido como hijab). Por outro lado, Rachid tinha um amigo libans cristo que compartilhou com ele sobre a f crist da Bblia. Por um tempo, o casamento Rachid e Sarah parecia desmoronar, pois cada um insistia em sua busca religiosa. No entanto, um dia Rachid colocou sua f no Messias. Durante vrios meses, Sarah observou a mudana na vida do marido. Estando ela mesma decepcionada com o islamismo, tambm comeou a ler a Bblia e descobriu a f no Messias.

Photo: Um casamento Druzo

Ideias para orao:


Ore para que os drusos questionem a prtica de adivinhao. A experincia de Paulo em Filipos pode ser instrutiva (Atos 16:16-24). possvel que grande oposio poderia seja levantada contra qualquer um que questione ou tente parar a prtica de falar para fora. Ore para que eles descubram Deus e cheguem a um entendimento real de como ador-lo (Atos 16:14). Assim como os samaritanos eram desterrados para os judeus, os drusos so amplamente rejeitados pelos muulmanos tradicionais. Eles desenvolveram suas prprias crenas vagamente ligadas ao Islamismo, como as crenas dos samaritanos foram vagamente ligadas ao judasmo. Ore para que os drusos que creem em Jesus partilhem uma vida de testemunho em suas prprias comunidades.

10-AGOSTO / DIA 22

Purificao do corao de Maom


e acordo com os muulmanos, o corao de Maom era aberto religio e purificado de uma forma extraordinria. Eles acreditam que Deus ordenou ao anjo Gabriel (Jibrail), para literalmente abrir o peito de Maom, a fim de purific-lo e preench-lo com sabedoria, f e conhecimento . Muitos acreditam que isto ocorreu quando Maom tinha cerca de seis anos de idade (AD 576), vivendo entre os Banu Sad no deserto. E depois, mais uma vez, durante sua vida adulta (AD 621), pouco antes de deixar Meca para Medina. Gabriel (Jibrail), o anjo, veio para o Mensageiro de Al quando ele estava brincando com outros meninos. Gabriel pegou-o e atirou-o ao cho, ento ele abriu o peito e retirou seu corao, de onde ele tomou um cogulo de sangue e disse: Esta foi a parte de Shaytaan (Satans) de voc - Ento ele lavou em uma tigela de ouro, que foi enchida com gua do poo de Zamzam em Meca. Gabriel, em seguida, retornou o corao de Maom ao seu lugar, colocou-o no peito de volta. Os meninos saram correndo e dizendo ... Maom foi morto! Eles foram at ele e sua cor tinha mudado. Alguns dizem que eles costumavam ver a marca da costura em seu peito. Como o Alcoro diz: No Abrimos o peito para voc, Maom? (O Alcoro ash-Sharh 94:1) Os cristos acreditam que s o sangue do sacrifcio do Messias purifica de todo pecado. (1 Joo 1:7)

Macednios

Deus no se esqueceu deles


erca de um tero dos macednios so de origem muulmana. Este um grupo de cerca de 650mil pessoas de uma populao total de pouco mais de 2 milhes. Os principais grupos tnicos muulmanos so: albaneses (cerca de 80%), os romani, perto da capital e turcos na parte oriental do pas. A comunidade crist praticante da Macednia bastante pequena mas est crescendo bem. No entanto, os muulmanos albaneses so quase que completamente no alcanados e no tm igrejas.

Foto: A cidade de Tetovo, oeste de Skopje, capital nacional da Macednia, uma capital no oficial de uma regio de predominncia tnica albanesa na Macednia.

Ideias para orao:


Leia Isaas 52:10 e proclame em voz alta a fidelidade de Deus. Que sua salvao possa vir. Muitos muulmanos no praticam o Islamismo de uma forma devotada. Outros, como os Romani (80 mil pessoas) esto especialmente envolvidos em supersties populares. Ore por intervenes inesperadas de Deus (xodo 3:1-6). Ore ao Senhor para que abra as portas para o testemunho e motive os crentes da Macednia a alcan-los. Sculos de luta religiosa e preconceito entre muulmanos e cristos s podem ser superados pelo amor de Deus manifestado na cruz. Paulo primeiramente pregou o Evangelho na Europa em Filipos na Macednia grega(Atos 16:9-40). Deus capaz de atravessar todas as barreiras! Deus enviou Paulo para a Macednia. Ele ainda envia pessoas.

Uma mesquita com um minarete


31

11-AGOSTO / DIA 23

Jakarta, Indonsia
Uma cidade que apresenta muitos contrastes
ndonsia: populao de 240 milhes. A quarta nao mais populosa do planeta. atravessada pelo Equador por milhares de ilhas, e o lar de 300 diferentes etnias, ostentando 700 lnguas diferentes. No centro deste arquiplago cintilante na ilha de Java est a capital, Jakarta. Aqui todos os segmentos se renem quando a poltica e a economia da nao so decididas. Jacarta, enquanto desprovida de qualquer poder real de atrao para os turistas, muito promissora para todos os indonsios que desejam tentar a sorte. to atraente para os indonsios, que 26 milhes de pessoas vivem no permetro urbano de influncia da cidade (conhecida como Jabodetabek), e todos os anos centenas de milhares se juntam mais a eles. Cada grupo tnico na Indonsia representado em Jacarta; entretanto, os muulmanos Betawi, os colonos da regio, tm se reduzido a uma pequena minoria. Poucas cidades exibem tais contrastes. Lado a lado com o nmero crescente de luxuosos shopping centers e os modernos blocos de arranha-cus de escritrios, esto as favelas empobrecidas. Muitos vivem em favelas ao longo das vias frreas e dos canais transbordando de lixo. Apenas nas ruas h igualdade para todos; nos engarrafamentos dirios, o novo Mercedes fica parado da mesma forma que os enferrujados micro-nibus remendados. H um contraste mais grave que deixa uma impresso sobre a cidade e, de fato, em todo o pas: 85% da populao muulmana, e cerca de 13% so cristos. Oficialmente h liberdade de religio, mas a discriminao contra a minoria crist est diariamente em evidncia. Jacarta abriga militantes islmicos e grupos marginais, mas tambm uma srie de faculdades com esprito de misses da Bblia e organizaes. Mas acontea o que acontecer, o futuro da Indonsia determinado pelo que acontece em Jacarta.
32

Ideias para orao:


Ore pelo governo de Jacarta, liderado pelo governador Fauzi Bowo: que eles tenham sabedoria na conduo de questes locais e nacionais e pela paz na nao da Indonsia. Ore por todos os esforos para ajudar os pobres de Jacarta tanto espiritual como materialmente. Vrias organizaes esto se esforando para aliviar as necessidades atravs de uma variedade de projetos, e no processo, tambm falar sobre Jesus. Ore para que Deus envie um dia de graa para os Betawi, entre os quais, apenas 100 deles so conhecidos por serem cristos. Ore pelos cristos em Jakarta que esto sem influncia. Muitas igrejas ainda no esto pensando em estender a mo. Pea a fora de Deus, coragem e proteo para os crentes que esto compartilhando o Evangelho..

Testemunho: Os tempos esto mudando


por David Garrison
m janeiro de 1991, eu e um amigo viajamos 4 mil milhas atravs da Indonsia, examinando o grupo de pessoas muulmanas menos evangelizado do mundo. A cada noite, ramos lembrados de que a primeira Guerra do Golfo estava sendo travada a 3 mil milhas para o oeste, enquanto observvamos o pr do sol brilhante do ltimo fio de luz, atravs da queima dos campos de petrleo do Kuwait. Dos Bugi-men de Sulawesi aos esfaqueadores de Madura - assim chamados porque esfaqueavam missionrios - para Banda Aceh, na varanda de Meca, ns sondamos aberturas para o Evangelho nestes cantos esquecidos da Grande Comisso. Onde quer que fssemos, fazamos perguntas provocativas: Que grupo de pessoas vocs so?, Seguido de: Seu povo no um povo cristo? A ltima pergunta visava testar a receptividade da resposta. A resposta era sempre: No! Ns no somos cristos. Somos muulmanos! Seguamos com um sorriso e uma pergunta mais ingnua: Por que no? Por que voc no cristo? A resposta ouvida repetidas vezes ainda ressoa em meus ouvidos: Voc no pode mudar a sua me. As respostas, embora firmes, nunca foram hostis. Para eles, a mudana era impossvel. Sem dvida esta foi a primeira vez que eles ouviram esta pergunta. Esta foi a situao de milhes de muulmanos, no s na Indonsia, mas em todo o mundo islmico. Para ns, o Esprito mudou suas palavras em uma chamada macednia: Vem e ajuda-nos! (Atos 16:9). Duas dcadas depois, os tempos esto mudando, e assim o mundo muulmano. Em todo o mundo islmico, estamos vendo a abertura histrica e resposta ao Evangelho. Duas dcadas atrs, teria sido difcil encontrar um nico movimento de 1.000 muulmanos batizados na f crist, hoje, existem mais de duas dzias de tais movimentos. Da frica Ocidental para o Sudeste Asitico, Deus est colhendo uma safra sem precedentes na Casa do Islamismo. Muitos

Orao na enorme mesquita Istiqlal em Jakarta

desses movimentos esto ocorrendo nos cantos mais hostis da Terra. Na primavera de 2011, vinte anos depois da minha viagem de levantamento inicial, encontreime de volta na Indonsia. Desta vez, entrevistando dezenas de ex-muulmanos que vieram f em Jesus Cristo, em um movimento que j produziu nove geraes de igrejas plantando igrejas! Foi uma experincia emocionante, ouvir estes irmos e irms compartilharem sua histria de como Cristo lhes dera o perdo e a vida nova, e como o Esprito de Cristo tinha sustentado-os atravs da perseguio que acompanhou sua deciso. Talvez a descoberta mais surpreendente veio quando fizemos a pergunta: O que Deus usou para traz-lo f em Jesus Cristo? Preparado para ouvir qualquer tipo de resposta, fomos surpreendidos com a resposta simples de individuo aps individuo: Algum me falou o Evan-

gelho. Talvez ns perdemos isto. Os tempos esto mudando. Mas no so os muulmanos que esto mudando, so os cristos. Uma nova gerao de cristos que esto agora gentilmente, mas fielmente e corajosamente, compartilhando a mensagem vivificante do Evangelho.

33

12-AGOSTO / DIA 24

Boko Haram na Nigria


Testemunho: Salvo pelo nome de Jesus

Ideias para orao:


*Entendendo o Boko Haram
O grupo Boko Haram um grupo radical islmico que comeou em 2002 e chamou a ateno internacional em 2009, quando os militares nigerianos tiveram vrios confrontos com membros armados do grupo, levando morte de mais de 700 pessoas. O termo Boko Haram vem da palavra hau Boko que significa educao ocidental ou no-islmica e da palavra rabe haram que significa proibido. Boko Haram se ope no s a educao ocidental, mas tambm a cultura ocidental e da cincia moderna. O grupo foi o autor de vrios ataques contra a polcia nigeriana e vrias congregaes crists e indivduos nos ltimos anos. Muitos sofreram a perda de vrios membros de suas congregaes. Ore por coragem e sabedoria para as autoridades nigerianas governamentais, crists e islmicas que tm de lidar com o grupo Haram Boko e outros (Rom 13:1-4). Ore pelas famlias das centenas de vtimas dos ataques terroristas. Cura interior, aconselhamento, conforto de Deus e ajuda concreta so to necessrios (Is. 61:1). Ore por uma revelao de Jesus entre os militantes do Boko Haram e as pessoas que podem ser tentadas a se juntar a eles. Abaixo: uma lista dos principais grupos tnicos muulmanos na Nigria. Por favor, orem por um ou mais desses povos, para que o Evangelho possa propagar-se entre eles: Mais de 1 milho de pessoas: Hausa (19,9 milhes), iorub (8,35 milhes), Yerwa Kanuri, (4 milhes); Sokoto Fulani (2,2 milhes), Haabe Fulani (2,2 milhes), Bororo Fulani (1,95 milhes) Abaixo de um milho, mas mais de 100 mil pessoas: Adamawa Fulani (975 mil), Bauchi Fulani (701 mil), Manga Kanuri (617 mil), ibo Fulani (520 mil), Egba (418 mil), Bade (310 mil), Songhai (260 mil), rabe Shuwa (205 mil), Bura (112 mil), Igala (108 mil).

34

r. Ousseini um pastor Fulani nascido em Jos, na Nigria. Este ex-muulmano escolheu acreditar no Messias, Jesus, durante algumas reunies crists cerca de 20 anos atrs. Ele continua a trabalhar em seu prprio negcio enquanto trabalha como um pastor. Pastor Ousseini conhecido por seus antigos conhecidos muulmanos e amigos como um crente praticante. Muitos deles se juntaram a um grupo de culto muulmano chamado Boko Haram. * Recentemente, o Pastor Ousseini estava com vrios membros de sua igreja em um nibus, voltando de uma reunio crist, quando seu veculo passou a ser alvo de atiradores escondidos. Todos os crentes gritavam o nome de Jesus a cada vez que eles ouviam os tiros.. O motorista foi capaz de manobrar o veculo para que eles pudessem escapar e ir diretamente para um hospital. A equipe do hospital ficou surpresa pois a maioria das pessoas que estavam no nibus no ficou ferida e, os que se feriram, no tiveram hemorragias ou ossos quebrados. Todos puderam retornar s suas casas na mesma noite. Esta no foi a primeira vez que o Pastor Ousseini tinha sido alvo de francoatiradores do movimento Boko Haram. Em todas as vezes, ele percebia como Jesus era a sua real proteo, uma fortaleza que o salvava. Ore pela comunidade crist no norte da Nigria e em particular por aquelas nos estados de Borno e Jos. Ore pela libertao daqueles que buscam tirar-lhes a vida. Ore por uma convivncia mais pacfica e pela salvao de muitos muulmanos. Vrios grupos fundamentalistas e conservadores islmicos esto a trabalhar na Nigria (populao 155 milhes), e cerca de metade do pas tem uma origem islmica, apesar de haver vrios graus de adeso aos ensinamentos islmicos e estilos de vida.

Muito pode, por sua eficcia a splica do justo! (Tiago 5:16).

13- AGOSTO / DIA 25

Os Rashaida do Sudo
Os descendentes de rabes no deserto africano
o incio da manh, gros de caf so torrados em um pequeno fogo aberto numa lata de metal. Mulheres arregaam as laterais de suas tendas para deixar entrar a luz de um novo dia. Os meninos seguem seus pais, com os camelos e ovelhas do rebanho. As meninas correm descalas meio quilmetro para visitar os primos. A areia empurrada para cima pelo vento e escorpies escondem-se sob os tapetes lindos estabelecidos no cho do deserto. mais um dia lento, simples no deserto. As 100 mil pessoas da tribo Rashaida, do nordeste do Sudo, so um grupo de bedunos que se originou na Arbia Saudita. Eles fugiram para a regio h cerca de 150 anos atrs. A lngua desta tribo o rabe e sua religio o Islamismo. O carro de escolha uma pick-up Toyota 4x4 da dcada de 1980 que os meninos aprendem a dirigir quando eles tm cerca de 12 anos de idade. A idade de casar para as meninas de 14 a 17 anos. Esta gerao a primeira a ser educada. Muitos Rashaida , especialmente as mulheres acima dos 30 anos, so analfabetos. Sua herana beduna vai passando oralmente, a sua histria, religio, e lembrando a ancestralidade de seus camelos. Existem muitas classes sociais entre a tribo Rashaida. A maioria de empresrios que negociam bens. Em geral, as pessoas no so pobres, mas sim optam por viver uma vida simples. Geralmente, suas casas so pequenas cabanas ou tendas que so convenientes para o seu estilo de vida nmade. Eles investem o seu dinheiro mais em ouro e camelos. Os Rashaida executam operaes de contrabando ao longo da fronteira da Eritreia no

Sudo, criando tenso entre eles e o governo local enquanto evitam pagar impostos. No entanto, eles facilmente escapam das autoridades desligando os faris e acelerando atravs do deserto enquanto seguem as estrelas. Um homem de uma tribo pode contar a sua localizao pelo cheiro da areia. Este grupo de pessoas tem propositadamente se isolado a si mesmo. Eles raramente interagem com outros bedunos da rea ou com os sudaneses locais. Os Rashaida so rabes puros e que no se casaram com outros, alegando ter uma linhagem direta com o profeta Maom. H poucos crentes , de origem etope, na sua regio. Alguns Rashaida na costa da Eritreia entraram para o exrcito alguns anos atrs e foram expostos a Cristo por outros soldados. Fora isso, sua cultura e sistema de crena nunca foram contestados. Eles so uma tribo, no alcanada e desengajada.

Ideias para orao:


Ore Isaas 45:2-3 sobre os Rashaida. Ore por esforos para alcanar os Rashaida. Que Deus possa derrubar as barras de ferro (todas as barreiras), impedindo os Rashaida de conhecer o Evangelho. Ore para Jesus se tornar o tesouro deles, quando ele completamente revelado, ele difcil de resistir.. Pea a Deus que envie trabalhadores sacrificiais que estejam dispostos a construir relacionamentos com este grupo de pessoas nmades.. Pea a Deus para capacitar os poucos crentes Rashaida a serem pacificadores com os pases vizinhos hostis nesta regio devastada pela guerra.

35

14-AGOSTO / DIA 26

A Noite do Poder - Laylat al-Qadr


Na noite em que dito que Maom recebeu suas revelaes
tima est animada. Seu marido, Salim, convidou a famlia de seu professor para comemorar a quebra do jejum com eles. At o dia de hoje, Ftima teve muitas conversas encorajadoras com Sarah enquanto os homens estavam conversando e as meninas estavam brincando. Durante a ltima visita de Sarah, ela se ofereceu para orar por ela. Ftima experimentou uma estranha sensao de paz enquanto Sarah orava por ela, e agora est esperando por por mais oraes. Sarah e sua famlia so seguidores do Messias Jesus. Ftima no est animada somente sobre a visita de Sarah, mas ainda mais sobre hoje, Laylat al-Qadr, a noite do poder. Ftima pretende ficar orando toda a noite na esperana de que suas oraes por um filho possam ser respondidas. Com grande expectativa e um grande alvio, ela est ansiosa para poder orar neste ano. H 2 anos atrs, ela comeou a sangrar logo no fim do Ramad, que a fez impura e incapaz de rezar. Depois, ela engravidou, o que novamente desclassificou-a do jejum no ano seguinte, devido aos cuidados com o beb. Ftima deu luz a trs filhas, mas Salim no a rejeitou; mas, sua sogra a amaldioou por ela no ter um filho. Ela encorajou o filho a tomar outra esposa. Ela estava muito preocupada com esta ameaa e fez uma peregrinao ao tmulo de um homem santo para interceder por um filho. Ela tambm tem trabalhado muito duro para manter todos os seus deveres religiosos. Hoje ela tem grandes esperanas, pois esta a noite do poder.
36

De acordo com a Sura 97 (captulo 97 do Alcoro), Maom recebeu sua primeira revelao do Alcoro durante esta noite. Os muulmanos acreditam que as oraes oferecidas durante esta noite so particularmente bem recebidas. Alguns acreditam que a orao durante esta noite ir compensar a omisso das oraes dirias regulares. A noite de poder ocorre durante os ltimos 10 dias do Ramad e a maioria dos clrigos muulmanos acredita que no dia 27. Cada dia novo comea ao pr do sol, portanto a noite este ano de poder ser na noite do dia 13 de Agosto.. Ftima representa de milhares de mulheres muulmanas que esperam ansiosamente a Noite do Poder. Infelizmente, h poucos que tm uma Sarah para apresent-las a Jesus.

Hadith registrado por Bukhari Sahih Narrado por Abu Huraira O Profeta disse: Quem jejuar no ms de Ramadan com f sincera (ou seja, a crena) e esperando por uma recompensa de Deus, ento todos os seus pecados passados sero perdoados, e quem ficou para as oraes da Noite do Poder com f sincera e esperando por uma recompensa de Al, ento todos os seus pecados anteriores sero perdoados.

Ideias para orao:


Ore por revelaes sobrenaturais de Jesus em sonhos e vises durante esta noite. Pense nos muulmanos em sua cidade, sua regio, seu pas ou em outro lugar. Pea a Deus para guiar suas oraes. Ao mesmo tempo, ore para que pessoas que tm revelaes, em breve encontrem crentes que possam ajud-los a se tornarem discpulos (At 10:1-48).

15 -AGOSTO/ DIA 27

D, e ser dado a voc.


Palavras importantes de Lucas 6:38
apstolo Paulo cumpriu seu ministrio de diversas maneiras. Lemos que, por vezes, ele foi obrigado a ganhar dinheiro atravs da fabricao de tendas, enquanto em outros momentos, pessoas proveram para as suas necessidades de modo que ele era capaz de se dedicar totalmente palavra, testificando aos judeus que Jesus era o Messias (At 18 : 5). Em Fp 4:10-19, lemos sobre as atitudes do Apstolo. Sabemos que ele tinha aprendido a estar contente em qualquer circunstncia. Ele sabia como viver de forma humilde, e tambm em prosperidade. Quando Paulo recebeu ofertas para que pudesse se dedicar mais facilmente pregao e ao ensino, ele no estava procurando as ofertas em si, mas ele procurou o crdito que os outros recebem de Deus por causa de suas ofertas. Paulo at descreveu algumas ofertas como um aroma perfumado, um sacrifcio aceitvel a Deus. Ele encorajou os doadores de que Deus supriria todas as suas necessidades segundo as suas riquezas na glria em Cristo Jesus.. Ministrios com muulmanos ao redor do mundo precisam de financiamento. Os ministrios de mdia internacional, atravs do rdio, internet, vdeo, literatura e televiso por satlite, precisam de financiamento significativo. Alguns destes ministrios esto proclamando o Evangelho a uma multido de muulmanos. Muitas vezes, estes ministrios recebem e-mails, mensagens de texto e telefonemas de dezenas de milhares de perguntas e pessoas que querem se tornar discpulos a cada ms.

Prticas tradicionais de esforos missionrios a nvel local ainda esto produzindo frutos em todo o mundo tambm. Em muitos contextos muulmanos, cristos, muitas vezes tm empregos normais, a fim de ter acesso aos pases fechados proclamao do Evangelho. Muitas vezes, estes crentes preenchem papis importantes na sociedade atravs de seus trabalhos. s vezes, seu trabalho bem remunerado, mas s vezes no , e os trabalhadores ainda precisam receber financiamento adicional. Apesar das acusaes, que s vezes so feitas por muulmanos, ministrios cristos nunca adotam uma poltica de pagar as pessoas para se converterem. A maioria dos esforos para implantar novas comunidades de crentes no mundo muulmano baseada no Modelo de Trs Autonomias. Este modelo incentiva cada grupo recm-criado de crentes a ser: Autogovernvel: ter sua prpria liderana, indgena local. Autossustentvel: ser capaz de sustentar a si mesmo financeiramente e seus ministrios a partir de seus prprios recursos. Autopropagao: ser capaz de reproduzir-se atravs do estabelecimento de novas comunidades de f. s vezes, as circunstncias de perseguio, dificuldades econmicas e desastres naturais deixam o modelo de trs autonomias aqum das expectativas. perfeitamente aceitvel para os crentes expressarem solidariedade com seus irmos e irms (2 Corntios 8:1-21).

Ideias para orao e ao:


30 Dias encoraja os seus participantes a ofertarem para os ministrios com muulmanos. Vamos todos buscar primeiro o Reino de Deuscom as nossas finanas. Voc pode passar algum tempo, na verdade, buscando a Deus a respeito de como voc pode dar. Ore por um aumento das ofertas aos ministrios muulmanos em todo o mundo. Ore pelos diferentes aspectos dos ministrios muulmanos mencionados neste artigo, usando as passagens bblicas indicadas.
37

16-AGOSTO / DIA 28

O Izar ul-Haqq

Respondendo s acusaes muulmanas contra a Bblia


Izar ul-Haqq um livro muulmano que desencoraja e enfraquece a f de muitos cristos que vivem em pases muulmanos, especialmente os de origem muulmana. O livro ridiculariza a confiana que os cristos colocam na Bblia e conduz os muulmanos longe da Bblia, declarando a Bblia totalmente corrupta. Enquanto isso, o livro apresenta o Alcoro como completamente livre de qualquer defeito.. O contedo de Izar ul-Haqq, escrito originalmente em rabe, saiu de um debate ao vivo com um missionrio alemo, h mais de 150 anos atrs. Debatedores muulmanos e professores fizeram uso da Alta Crtica da Bblia do sculo IX escrita na Europa, em um esforo para apoiar as tradicionais acusaes muulmanas de que a Bblia corrupta e falsificada. O Izar ul-Haqq ainda considerado por muitos muulmanos to eficaz que continua a ser impresso com o contedo original e amplamente distribudo por extensas redes de lderes muulmanos ortodoxos. Alm disso, os argumentos do livro so utilizados por quase todos os grandes debatedores muulmanos e professores em todo o mundo, incluindo Shabir Ali, Jamal Badawi, e Zakir Naik. Estes argumentos so, por sua vez,

transmitidos por 24 horas em canais de TV via satlite para os telespectadores em toda a sia. No entanto, surpreendentemente, nenhuma resposta do livro para toda a gama de acusaes, em Izar ul-Haqq, foi escrita para encorajar cristos e desafiar os muulmanos. H uma grande necessidade por uma resposta que seja respeitosa para com os muulmanos, responda s perguntas que os muulmanos fazem sobre a Bblia, e traga a mais recente pesquisa acadmica sobre o Alcoro. Os manuscritos do Novo Testamento, por exemplo, esto em uma posio muito mais forte do que os manuscritos do Alcoro. As ltimas dcadas testemunharam o surgimento de uma grande parte da literatura acadmica til, que faz perguntas do Alcoro to difceis quanto, ou em muitos casos, mais difceis do que, as questes acadmicas pedem da Bblia. Alguns crentes esto agora trabalhando para produzir uma resposta do livro a Izar ul-Haqq. Os objetivos do projeto no so apenas para defender a Palavra de Deus de falsa acusao, mas tambm para incentivar os muulmanos a realmente lerem a prpria Bblia, em vez de apenas acusar falsamente e descart-la.

Ideias para orao:


Ore pelo trabalho de responder as acusaes de muulmanos contra a Bblia. Que Deus continue a levantar as pessoas adequadas, com o correto entendimento, habilidades, dons e carter para ser eficaz neste ministrio. Para o difcil projeto Izar ul-Haqq, coisas como perspiccia intelectual ou capacidade de debate no sero o suficiente. Pelo contrrio, h uma necessidade de poder divino que capacite os escritores cristos a Destrurem argumentos e toda pretenso que se levanta contra o conhecimento de Deus. O objetivo, como a Palavra de Deus expressa to bem, tomar cativo todo pensamento para torn-lo obediente ao Messias (2 Corntios 10:05). Depois de uma resposta completa Izar ul-Haqq, finalmente sero necessrios canais de distribuio apropriados para espalhar o material impresso em formatos audiovisuais. Ore por orientao de Deus,graa e proviso.

38

17-AGOSTO / DIA 29

O povo Rohingya

Mais de 2.000.000 buscando um novo lar, paz e liberdade


ertas para eles, mas h dificuldades relacionadas a oramento e pessoal qualificado. Algumas comunidades Rohingya se opuseram a esforos educacionais feitos por no-muulmanos. Suas vidas como refugiados frequentemente so cheias de medo, incertezas, traumas, abusos e injustia. Traduo da Bblia: Uma fonte baseada no rabe (rabe mais alguns acentos e caracteres adicionais) est sendo utilizada em Myanmar para publicar alguns materiais no idioma Rohingya e tambm um sistema baseado em caracteres romanos tambm est sendo utilizado na internet. Um nmero significativo de Rohingya viveram em Bangladesh como refugiados e preferem usar a escrita Bengali. Como uma consequncia, parece inevitvel que as Bblias sejam em pelo menos trs alfabetos diferentes.

difcil encontrar estimativas precisas sobre os Rohingya, pois eles no so reconhecidos como cidados em nenhum pas. A maioria dos Rohingya esto localizados no estado de Rakhine, no Myanmar. Eles so refugiados localizados em Bangladesh, Malsia, China, Arbia Saudita, Paquisto e Tailndia. H algumas poucas centenas de crentes no Messias entre os Rohingya, todos vindos de uma pequena seita Sufi do Isl. O povo Rohingya muulmano vem originalmente do Myanmar (Birmnia). Eles so e tem sido grandemente perseguidos em sua terra natal e so refugiados h tempos que remontam Segunda Guerra Mundial. Os ditadores militares atuais do Myanmar se apoiam grandemente no nacionalismo Birmano e no Budismo para manterem seu governo e, portanto, discriminam pesadamente as minorias como os Rohingya. Os Rohingya atualmente esto espalhados pelo Sul e Sudeste da sia. H cerca de 111mil refugiados abrigados em nove acampamentos entre a fronteira da Thailndia-Myannmar.Muitos dos Rohingya permaneceram em campos de refugiados ou locais temporrios por longos perodos esperando por oportunidades de emigrar para outro lugar. Infelizmente, devido sua m reputao, difcil que eles sejam aceitos. Na Malsia, as crianas dos refugiados Rohingya no podem ir s escolas locais e esto crescendo sem nenhuma esperana de um futuro melhor. Recentemente, algumas escolas foram ab-

Ideias para orao:


No momento, h 21 histrias bblicas sendo traduzidas para os Rohingya e espera-se que elas estaro disponveis para distribuio nos prximos meses. um desafio decidir quais textos traduzir e como torn-los disponveis. importante que haja uma boa comunicao e uma coordenao cuidadosa dos projetos de traduo. Por favor ore por este povo e pelos esforos para fazerem o Messias conhecido entre os Rohingya. Alguns crentes buscam ajud-los. Que Deus levante outros
39

18-AGOSTO / DIA 30

Grandes encontros no Sul da sia


Milhares e milhares se renem aps o Ramad
m todo o mundo, durante os prximos trs dias os muulmanos estaro festejando e se divertindo ao final do Ramad. Este feriado, o Eid ud-Fitr, tambm um momento significativo para grandes encontros religiosos. Dezenas de milhares de muulmanos se reuniro em lugares como a mesquita Agra, de frente para o Taj Mahal, na ndia. No vizinho Paquisto, milhares de outros iro se reunir na mesquita Faisal, em Islambad e na Mesquita Badshahi, em Lahore. Estes encontros deixam impresses profundas sobre os muulmanos. No entanto, a maior e mais impressionante em Meca, onde mais de dois milhes de peregrinos podem orar ao mesmo tempo na Mesquita Haram, durante a peregrinao anual que ocorre cerca de 70 dias aps o Ramad. Os muulmanos se encontram com amigos durante essas reunies e muitas vezes so liderados por adeptos lderes de orao. Os muulmanos consideram essas reunies como prova da superioridade e crescimento do Islamismo. Jesus disse que Seu Reino como um gro de mostarda. Os muulmanos, geralmente no tm visto que: cura, vida e salvao vem por meio da cruz e da ressurreio. Muitas vezes, na fraqueza que a fora do Senhor se torna evidente, e no atravs de nmeros impressionantes, grandes oradores, ou manifestaes de poder terrestre

A Mesquita Agra, no terreno do Taj Mahal (que Mausolu). Temos alguns vdeos indicados no YouTube dessas reunies em nosso site: www.30-days.net

Ideias para orao:


Ore por famlias muulmanas em sua cidade, sua regio e seu pas, para que possam conhecer os verdadeiros crentes que compartilhem com eles o po da vida durante a festa (ver Sl 34:8, Jo 6:55-58) Ore pelos muulmanos em seu pas que estaro presentes em grandes encontros religiosos. Que Deus chame sua ateno. Ore por revelaes do Jesus crucificado, ressuscitado e agora vivo durante a festa de trs dias.

A mesquita paquistanesa X(rei) Faisal em Islamabad tem a capacidade para 75 mil pessoas no prdio e ptios vizinhos. Um adicional de at 200 mil outras pessoas podem rezar nos terrenos externos. 40

Informaes de Contato
Brasil
Enforque de Orao 30 dias - Portugus E-mail: contato@30-dias.org www.30-dias.org

30 Dias

Sites sobre muulmanos e o Isl:


Sites cristos sobre o Isl (em ingls)
www.answering-islam.org www.quranandinjil.org www.engagingislam.org www.carlmedearis.com

Testemunhos:
www.morethandreams.tv www.muslimjourneytohope.com www.albahethoon.com (The Seekers)

O Messias para Muulmanos (ing)


www.isaalmasih.net www.kalimatullah.com www.the-good-way.com www.fatherzakaria.net www.injil.org

Sites Muulmanos (ing)


Wikipedia: Islam Portal www.quran.com www.answering-christianity.com www.islam-christianity.com www.islamicity.com www.al-islam.org www.muxlim.com www.topmuslimsites.com www.salat-time.com www.talkislamic.com www.understanding-islam.com www.alim.org

Copyright 2011 ISBN : 978-2-9531836-3-4 30 Days International BP 80049 St. Paul-Trois-Chteaux 26131 Pierrelatte Cedex, France 30days@free.fr
Nossos valores: 30 dias Internacional, como um movimento mantm uma atitude positiva em relao aos muulmanos. Nosso esforo de orao no est interessado em denegrir ou criticar muulmanos ou suas crenas e prticas. O Isl no meramente uma religio ou uma filosofia. O Isl preocupa as pessoas. Jesus disse Ame o seu prximo como a ti mesmo. Este livreto de orao no foi feito para ser utilizado como literatura evangelstia. Ele produzido para informar crentes e encorajar a orao. Sites recomendados: a 30 dias internacional no concorda necessariamente com todos os argumentos, idias ou atitudes apresentadas pelos sites listados nesta pgina. Estes sites contm pelo menos algum material de valor. Eles podem ter algum contedo negativo e intil. possvel que eles no sejam os melhores sites sobre o assunto, mas os editores esto simplesmente familiarizados com estes.

Grupos tnicos / Misses


www.joshuaproject.net www.missionfrontiers.org www.lausanne.org

Outros sites:
www.opendoorsuk.org/ (Open Doors - Persecuted believers) www.iraqprayer.org (Orao pelo Iraque) www.cryoutnow.org www.pray-ap.info (Orao pelo Oriente Mdio) www.memritv.org (Notcias do Oriente Mdio) www.barnabasfund.org (Cristos perseguidos) Canal Prayershorts no YouTube (vrios vdeos de orao)

Debate Muulmanos-Cristos
Procure por Christian Muslim Dialogue in Dubai no YouTube.com) http://cmcu.georgetown.edu (Prince Alwaleed Center) www.peace-catalyst.net www.acommonword.com www.grace-truth.info

30 Dias online: www.30-dias.org

S-ar putea să vă placă și