Sunteți pe pagina 1din 27

PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO


QUINTA DA BOA VISTA S/N. SO CRISTVO. CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL Tel.: 55 (21) 2568-9642 - fax 55 (21) 2254.6695 www://ppgasmuseu.etc.br e-mail: ppgasmn@gmail.com /

Os indignados
Vicissitudes das classes trabalhadoras em Portugal

Curso: Antropologia do Trabalho Professor: Jos Srgio Lopes Leite Aluno: Jos Ferreira

A anatomia do homem a chave da anatomia do macaco Karl Marx (2003: 254).

INTRODUO Em maro de 2010 abri um blog no endereo http://falaferreira.wordpress.com. Foi a

resposta possvel ao contexto poltico que se vive desde ento em Portugal. Em fevereiro de 2011, enquanto aguardava o incio do doutorado, elaborei um resumo de tudo o que tinha escrito. Em fevereiro de 2012 pensei em atualizar o documento. Foi impossvel. Agora eu exigia-me algumas consideraes tericas. Consegui resumir uma parte num trabalho lento, nas horas livres das demandas do doutorado. Terminei a anlise das elites1 em meados de abril. Ficou faltando analisar os movimentos de protesto. Nestes incluo tanto os sindicatos quanto o Movimento 12 de Maro e chamo-lhes Indignados. essa anlise que pretendo fazer aqui. Sem dvida, o que apresento uma tentativa de servir a Deus e a Csar, isto , elaborar um documento que ao mesmo tempo poltico e cientfico. Pretenso sumamente arriscada! A difcil demarcao de fronteiras entre a poltica e as cincias sociais, gera, entre antroplogos e socilogos, o temor pelas zonas raianas. Neste caso, no entanto, vale afirmar com Bourdieu (1968: 159-160) que tal temor anda a par com a convico [mal fundamentada] de que no possvel fazer cincia pura a partir de um objeto impuro. Pois o sucesso das pesquisas, mais das vezes se deve, ao interesse apaixonado do pesquisador. Tudo leva a crer que o antroplogo mais capaz de descrever objetivamente o seu objeto no aquele que no tem qualquer interesse nele, exceto talvez descrev-lo. Porque o interesse etnogrfico por um objeto dificilmente encontrado separado de outros interesses. Pelo contrrio, empregando a teoria como ferramenta de objetivao que se pode esperar o conhecimento objetivo. Igualmente, antecipo-me crtica oposta. Ao empregar a teoria numa tomada de posio poltica (pois no se pode posicionar/objetivar o outro sem posicionar-se a si mesmo), fao algo mais que proteger essa tomada de posio com uma carapaa de conceitos tericos? Acredito que

Disponvel para leitura e download em http://pt.scribd.com/doc/89401443/Crise-Economica-2012. certo que no o fiz com qualquer pretenso de fazer cincia. Mas todos os argumentos se apoiam em notcias publicadas nos principais dirios portugueses. Das 82 notas de rodap, em um documento de 31 pginas, apenas uma no serve para citar matrias jornalsticas usadas como fonte.

sim! Acredito estar a recuperar uma postura tpica do marxismo do final do sculo XIX e incio do sculo XX. Quando se afirmava: no h prtica revolucionria sem teoria revolucionria. 2 O CONTEXO A estrutura da economia e do emprego atual em Portugal tem a sua gnese no final da II Guerra Mundial. A proteo da indstria nacional, por um governo que dependia financeiramente de taxas aduaneiras, vai permitir a expanso da pouca indstria existente at ento (ver Figura 1). Essa indstria baseou-se, predominantemente, em mo-de-obra barata. Metade da mo-de-obra industrial trabalhava nos sectores de vesturio e calado. Somente na dcada de 1960, com os recursos do Plano Marshall e a criao de usinas eltricas, se difundem outras indstrias, como os cimentos e a siderurgia. Mas, como aquelas, apenas se tornam viveis devido proteo em face da concorrncia externa. A siderurgia um caso extremo: o Estado no apenas cobrava uma taxa aduaneira de 30% sobre o valor das importaes de produtos concorrentes; ainda dava avenas peridicas fbrica para garantir a existncia de uma indstria que considerava essencial para a soberania nacional (Costa, Fazenda et al., 2010).

FIGURA 1 INVESTIMENTO EM PORTUAL ENTRE 1960 E 2011 Fonte: http://www.pordata.pt

A Revoluo dos Cravos, em 1974, inicia um perodo de instabilidade que terminou apenas em 1982, com a interveno do Fundo Monetrio Internacional (FMI). A interveno do FMI acelerou a integrao de Portugal na globalizao econmica, o que deu origem a trs

mudanas que explicam o fenmeno dos Indignados. A primeira foi a expanso da construo civil: o Estado fez grandes obras de infraestrutura, em especial rodovias; e, por outro lado, surgiu o crdito bonificado habitao, que dinamizou o mercado imobilirio. Segundo, a incipiente industrializao portuguesa no resistiu nem concorrncia com os produtos asiticos, nem valorizao do solo causada pela especulao imobiliria. Onde a lei permitiu, as fbricas deram lugar a loteamentos e ali surgiram apartamentos. A terceira mudana foi o crescimento do Estado de Bem-Estar. Por um lado, ele foi a realizao de uma das mais importantes demandas da Revoluo dos Cravos. Mas foi tambm a possibilidade de ascenso social das classes trabalhadoras. Pois, como relata o socilogo Elsio Estanque (2011), a formao da classe mdia portuguesa esteve intimamente ligada ao Estado: seja como funcionrio (mdico, professor, juiz...), seja porque as profisses liberais mais comuns (advogado, solicitador...) dele dependem. Enfim, o Estado ofereceu tanto os meios isto , criou um sistema educativo praticamente gratuito como a perspectiva de ascenso das classes trabalhadoras: a possibilidade de emprego no Estado. Mandar os filhos estudar tornou-se o desejo de qualquer famlia trabalhadora. No ano de 2002, o investimento em Portugal comea a decrescer como mostra a Figura 1. Certamente arrastado pela descida na procura de crditos habitao que se comea a sentir no segundo semestre de 1999. O comportamento da dvida pblica, que hoje o centro do debate poltico, refora a importncia dessa inflexo do investimento. De 1991 a 2004, a dvida pblica manteve-se abaixo dos 60% do PIB. Em 2008 chegou a 80% do PIB; em 2010 j se encontra em 100% do PIB2. Do mesmo modo, entre 1995 e 2000 foram criados mais de 100 mil empregos no Estado, seguindo a tendncia com iniciada na dcada de 1980. A partir de ento, o emprego pblico mantm-se estvel, um pouco abaixo dos 750 mil funcionrios (Instituto Nacional De Estatstica, 2011). Em resumo: na primeira dcada do segundo milnio, a economia portuguesa deteriorouse; o Estado endividou-se, como o fizeram tambm as empresas e as famlias; e a possibilidade de mobilidade ascendente das classes trabalhadoras foi bloqueada.

Dados obtidos em http://www.pordata.pt. Sem dvida, a estabilidade da dvida pblica durante a dcada de 1990 muito deveu a receitas extraordinrias do Estado, especialmente com a alienao da sua participao nas empresas nacionalizadas em 1975. Por outro lado, tambm por demais conhecido que, a partir de 2004, a dvida do Estado foi contrada, em boa medida, por meio de Parcerias Pblico-Privadas cujo peso na dvida direta do Estado s se far sentir a partir de 2014.

Foi nestas condies que o governo de Portugal enfrentou a crise econmica de 2008. E o modo como a enfrentou o segundo elemento do contexto. Como todos os governos da Europa e Estados Unidos da Amrica, o governo portugus sentiu-se obrigado a comprar um banco falido de modo a travar a crise do sector financeiro. O impacto nas contas pblicas e na economia foi avultado. Em 2009, as elites econmica e poltica portuguesas dividem-se quanto s solues para fazer face crise da dvida pblica. O governo, com apoio da banca (em especial Ricardo Salgado, presidente do Banco Esprito Santo), defende um plano de inspirao keynesiana: uma nova rodovia entre Lisboa e Porto; a construo da terceira ponte sobre o Tejo; e a construo de um novo aeroporto na cidade de Lisboa. O Partido Social Democrata, o principal partido de oposio, contesta as medidas. Mas s alguns dos seus militantes propem ainda esse ano o recurso ao FMI para colocar as contas do Estado portugus em ordem. O empresrio Soares dos Santos torna-se a principal voz da oposio ao chefe de governo Jos Scrates. A troca de palavras entre o dono do grupo Jernimo Martins e Jos Scrates era, ento, mais audvel que o debate partidrio. Ao ponto de Manuela Ferreira Leite, lder do principal partido de oposio, perder as eleies de setembro de 2009. No obstante, a presso da Comisso Europeia, em maro de 2010, impediu o programa de relanamento da economia de avanar. A polaridade do debate poltico em 2009 colocava-se em torno de avanar ou no com o programa de obras pblicas. A partir da interveno da Comisso colocou-se em torno da entrada ou no do FMI. O desgaste do governo com este debate e escndalos de corrupo no parou de aumentar. Mas em fevereiro de 2011, o principal partido de oposio, agora liderado por Pedro Passos Coelho, ainda era merecedor de pouca confiana (ver nota de rodap 1). neste contexto que se prepara uma das mais surpreendentes que Portugal conheceu (ver Figura 2). Em janeiro de 2011, o grupo os Deolinda apresenta no Porto a msica Parva que eu sou. Eis alguns versos da msica que, desde ento, pautaram o teor do debate poltico: Sou da gerao sem remunerao E nem me incomoda esta condio... (...) Que mundo to parvo Que para ser escravo preciso estudar.

Ela no podia ser mais apropriada. De janeiro a dezembro de 2010, o desemprego entre professores do ensino elementar, mdio e universitrio havia duplicado (Instituto De Emprego E

Formao Profissional, 2011). No h dvida que os professores com pouca experincia ou recm-formados foram os mais afetados. A msica foi gravada com um celular e divulgada no Youtube e Facebook. Logo surgiram, dentro e fora do Facebook, vrios grupos convocando a populao contra o governo. Tais grupos inspiravam-se nos acontecimentos ocorridos no Norte de frica em fevereiro desse ano. Supostamente, manifestaes convocadas pelo Facebook derrubaram os governos do Egito e da Tunsia. No dia 12 de maro de 2011, 400 mil pessoas saram rua.

FIGURA 2 CAPAS DE DOIS DIRIOS PORTUGUESES NO DIA 13/03/2011

Nesta seo, eu argumentei que a manifestao de 12 de maro se explica por duas razes. Primeiro, as expetativas de exceo social dos jovens portugueses, e das esperanas que seus pais depositavam neles, foram defraudadas. Mais, boa parte dos filhos de famlias da classe mdia tiveram igual sorte. Alis, esses que a musica dos Deolinda, citada acima, retrata. Sou da gerao casinha dos pais/Se tenho tudo, para qu querer mais?. Sem dvida, trata-se de uma situao semelhante aquela relatada por Warner e Low (1965: 88): A escada das estrelas desapareceu e com ela boa parte da estrutura do American Dream. Estruturalmente, os jovens portugueses ficaram sem a possibilidade de ser aquilo que mais desejado nas sociedades contemporneas: ser de classe mdia obter um emprego para toda a vida, isto , estvel; e uma remunerao satisfatria.

Segundo, a disputa entre as elites econmica e financeira destruiu por completo a reputao do governo. Trata-se aqui de um ponto de vista gramsciano. na medida em que as relaes econmicas, e em particular as crises, deitam por terra a hegemonia que tambm a aparente unidade das elites que se d a oportunidade para a erupo dos grupos subalternos (Gramsci, 2007). Trata-se de uma pista que foi seguida, entre outros, por Carlo Ginzburg (2006). Foi no momento em que a aristocracia de Veneza entrou em conflito com a aristocracia de Friuli que um padeiro de Friuli resolveu divulgar a sua cosmologia peculiar, colidindo com a Igreja Catlica em tempos de Inquisio. Mas no possvel parar por aqui. O contexto pode explicar porque, em maro de 2011 cerca de 400 mil pessoas (nmeros da organizao e divulgados pelos jornais) saram rua em Lisboa e Porto. E bastaria juntar a novidade de um movimento convocado pelo Facebook, por fora dos sindicatos e dos partidos de esquerda, para compreender o impacto que esse dia teve na imprensa, na poltica e na sociedade portuguesa. Mas preciso tambm compreender a origem e o contedo das demandas desse movimento. E, por outro lado, porque ele se retirou to depressa da arena poltica. preciso, portanto, compreender o movimento por dentro. 3 MTODO E FONTES O blog http://falaferreira.wordpress.com foi criado em maro de 2010. A inteno era participar, de algum modo, na poltica portuguesa. Entre 1999 e 2004 eu tive uma atividade poltica constante, embora de pouca relevncia. Em 2010, um camarada dessa poca comentou agora isto est ao rubro. Ler notcias, comentar no meu blog e divulgar no Facebook eis o que era possvel fazer desde o Rio de Janeiro. No final de 2010, a discusso poltica comea a adensar-se no Facebook. Como afirmei acima, boa parte da manifestao de 12 de Maro foi debatida nessa rede social a partir de meados de janeiro de 2011. O debate continuou intenso alguns meses aps a realizao da manifestao. Certamente at s eleies do novo governo a 5 de Junho. (A manifestao e um conjunto de outros fatores levaram queda do governo do dia 24 de Maro). O papel do blog transformou-se. Como eu tinha comentado notcias criando ligaes para a pgina Web dos jornais, eu podia recuperar a notcia que fundamentava o meu argumento no blog. Foi assim transformado num caderno de apontamentos que me permitia debater poltica.

Ainda assim sentia-me frustrado. Mesmo sendo capaz de argumentar melhor que a maioria dos participantes nos debates virtuais, entendia o quo secundrio era o debate em face de todo o trabalho real de organizao da manifestao. Talvez melhor que outro que ali debatiam comigo. Por outro lado, estava claro que a manifestao mobilizava interesses e vises de mundo divergentes e a ponto de colidir. A velocidade com que a manifestao foi preparada, em um ms, no permitiu que essas contradies aparecessem claramente no debate anterior manifestao. Elas s surgiram no momento em que se lhe seguiu. No entanto, prevendo isso mesmo, eu comecei em fevereiro a preparar um documento que expunha essas divergncias. Alm disso, recomendava que no bojo dessas manifestaes surgissem muitos pequenos movimentos. Apenas dessa maneira era possvel capturar a enorme energia libertada pela manifestao sem que as suas contradies a afetassem. Obviamente, poucos leram o documento. Enfim, neste perodo a minha atividade, embora de impacto muito reduzido, foi muito intenso. Eu tinha terminado o mestrado em novembro e esperava que o doutorado comeasse em maro. Eu estava, portanto, completamente dedicado a isso. O modo como eu escrevia e escrevo no blog foi inconscientemente influenciado e hoje deliberadamente influenciado pelas leituras que fiz para a dissertao. Na advertncia metodolgica do blog, escrita apenas em meados de 2011, afirmo que se trata de uma sobresimplificao do conceito bourdieusiano de campo, ajudada pela leitura de O Risorgimento de Gramsci. Na prtica trata-se de seguir um pequeno nmero de questes polticas, identificando: 1) as alternativas existentes pensadas enquanto tipo-ideal weberiano; 2) o modo como a soluo em curso combina aqueles tipos ideias; 3) a dinmica dos agentes, tendo como referncia tanto aqueles tipos ideias como a soluo em curso; 4) o modo como as disputas entre os agentes vo modificando a soluo em curso. Na prtica, desde o final de 2010 at hoje, persigo essencialmente duas questes. Como as elites tm definido a poltica econmica nacional? No se trata apenas de olhar as elites polticas, mas tambm as econmicas. Inicialmente eu opus neo-keynesianos e liberais. Mas com o tempo fui-me apercebendo que realmente se tratava de uma oposio entre a banca aliada construo civil e os exportadores. A segunda questo a da dinmica dos protestos poltica do governo. uma oposio entre a crtica ao capitalismo e a crtica corrupo. Claro que elas se combinam nos discursos de todos os agentes. Mas elas no se sobrepem e, por isso, as divises internas dos Indignados, bem como a sua dinmica, devem-se a este confronto.

Com naturalidade, o primeiro ano de doutoramento em Antropologia Social levou-me a olhar o blog como um caderno de campo. Alis, ele tinha tudo para permitir uma leitura cientfica. Os textos publicados guardavam links para as fontes. Por outro lado, eles registram acontecimentos que so vistos j de maneira cientfica. Acresce-se que eu mesmo tinha escrito j um grande resumo do blog o documento de fevereiro de 2011. A questo era apenas de atualiz-lo em fevereiro de 2012. Como o debate no Facebook foi perdendo interesse e participantes, no segundo semestre de 2011 comecei a ver o blog mais como um caderno de anotaes pblico do que como um plpito para fazer poltica. J escrevia a pensar na segunda verso do documento. No obstante, escrever a segunda verso no foi fcil. O material era abundante. Pareciame, alm disso, que eu precisava expor o mtodo. A dificuldade que eu tinha em ver o elo entre a teoria e a prtica levava-me a crer que s tornando todos os cidados tericos tarefa impossvel poderia livrar o movimento do Indignados das armadilhas em que incorre. Fui incapaz de terminar essa exposio terica. Estes esboos serviram apenas para eu consolidar algumas intuies resultantes desta experincia. Assim, que, depois de frustrar fevereiro nesta tarefa, decidi apenas fazer um texto sobre a luta entre as elites. a esse texto que me refiro na nota de rodap 1. A segunda parte, a anlise dos Indignados, foi adiada pelas tarefas do doutorado. Alm do mais, ela oferece dificuldades acrescidas. Por um lado, como fala algures Gramsci (2002: 135), a histria dos grupos subalternos necessariamente desagregada e episdica. Precisamente porque eu captava a sua dinmica atravs do stio Web dos principais jornais portugueses, tinha uma informao esparsa e confusa. De certo modo, estou na situao contrria de Robert Linhart (1978). Ele olhou por dentro; eu olho por fora. Mas mais do que isso. Ele procurou ver, na fuga da normalidade burocraticamente organizada de uma fbrica da Citron, uma greve em potncia. Eu busco encontrar, na disperso dos protestos individuais dos membros da minha gerao, alguma coerncia no qual o movimento se sustente duradouramente. certo que possvel ver por dentro; estar l! A normal troca de acusaes entre partidos e movimentos de esquerda em Portugal tornaria a pesquisa bastante produtiva. Bastaria somente no se deixar arrastar por um dos lados e objetivar as crticas mtuas. Excetua-se o Partido

Comunista Portugus, sempre cioso do seu discurso oficial para fora 3 . Como militante do partido, eu at teria acesso a outro discurso. No obstante, caber-me-ia ento controlar essa fronteira entre o discurso para dentro e o discurso para fora. Por fim, a objetivao imposta pelo discurso escrito, tornar-me-ia ser menos generoso que qualquer dirigente comunista a quem outro antroplogo pedisse uma entrevista. 4 O QUE QUEREM OS INDIGNADOS? primeira vista, o movimento dos Indignados no mais do que uma espcie de catarse coletiva nas palavras de Giovanni Alves (Aa. Vv., 2012: 36). Da que a questo de o que se segue? ou o que querem? seja colocada por todos os comentaristas de esquerda e de direita. Parece ser esta a pergunta que fazem ao movimento, desde fora, para sempre concluir: no tm claro. E aqui, dependendo do quadrante ideolgico ocupado pelo comentador, ou buscam impor ao movimento um programa poltico-filosfico marxista, ou buscam desqualificar, pela falta de um programa, esse movimento. Ao contrrio da maioria dos comentadores, o foco da minha anlise num s pas. Com esta abordagem torna-se possvel buscar as relaes entre as demandas dos manifestantes e as estruturas materiais economia, marco institucional, etc. que motivam essas demandas. Por outro lado, entendo o movimento na sua contradio. Ou seja, o ponto de partida no ver no movimento a esquerda, nova ou velha, ainda que ele mobilize, por vezes, um discurso agradvel aos ouvidos treinados pelo marxismo. Por exemplo: somos os 99% de baixo contra o 1% de cima. No caso de Portugal, o Movimento de Oposio Nacional (MON), de extremadireita, participou ativamente no incio da organizao da manifestao de 12 de maro de 2011. De modo que til comear pela crtica a um artigo de opinio de um importante jornalista portugus. No dia 4 de fevereiro de 2011, no jornal Pblico (o jornal portugus mais reputado, embora no o mais vendido), o seu ex-diretor Jos Manuel Fernandes, fez uma

Nunca compreendi to bem o meu partido como depois de ler um trecho de Remi Lenoir no livro A misria do mundo. Aquilo que Lenoir escreve sobre os policiais franceses bem se pode aplicar aos comunistas portugueses. Se difcil obter dos policiais afirmaes que escapem um pouco s diretrizes da hierarquia ou das instrues das organizaes sindicais, menos a consequncia do facto de fazer parte de uma corporao como acontece com os policiais militares ou magistrados do que uma espcie de desconfiana quase institucionalizada em relao a tudo o que estranho (ao servio). Essa espcie de suspeio, transmutada em virtude profissional a vigilncia reforada, diferentemente de outras profisses, em que a reserva, o segredo, o anonimato etc., constituem atributos de funo, pela preocupao constante em retificar, em relao ao exterior, a representao depreciativa da corporao (Lenoir, 2011: 273)

10

comparao entre a msica dos Deolinda e A rapariga do shopping, gravada em 1980 por Rui Veloso. O ttulo do artigo significativo: Tudo o que expolamos gerao sem remunerao, numa aluso ao primeiro verso da musica Parva que eu sou. No possvel entender o texto sem o contexto. O jornalista faz parte de um grupo de intelectuais de direita que vinha defendendo a reviso da lei laboral e modo a facilitar o despedimento. Na altura, o economista Joo Duque (presidente do Instituto Superior de Economia e Gesto da Universidade Tcnica de Lisboa um instituto que forma boa parte da elite poltica portuguesa) era o seu principal porta-voz. Num canal televisivo afirmou (cito de memria): J no h empregos para toda a vida. Ou h empregos temporrios; ou h desemprego permanente. De todas as formas, a dinmica do movimento encarregou-se de negar esta suposio. Apesar da liderana dos jovens licenciados, patente na pauta reivindicativa recorde-se os versos da msica dos Deolinda , ela arrastou consigo uma grande diversidade de gente. O Pblico (ver Figura 2, pag. 6) noticiou na capa: gerao rasca arrasta pais e avs para a rua. Aqueles que acompanharam Jos Manuel Fernandes propagando a ideia de uma guerra de geraes, no puderam continuar a faz-lo depois do resultado da manifestao. Uma dimenso definidora do movimento veio a revelar-se apenas no debate que se lhe seguiu no Facebook. Seria o objetivo do movimento apenas derrubar o governo de Jos Scrates? No frum de discusso criado pelos organizadores no Facebook surgiram trs posies. Uma, que eu partilhava, via na manifestao o incio de algo novo que superava em muito a questo de qual partido poltico estava no governo. Outra que, com a queda de Scrates, dava a tarefa por cumprida. E, finalmente, aqueles que se sentiam enganados e manipulados pelos organizadores da manifestao. A militncia dos dirigentes no Bloco de Esquerda tornouse por isso um tpico de discusso intensa. Ela era conhecida de antemo, mas foi-lhe dada pouca relevncia. De fato, a Juventude Social Democrata (do principal partido de oposio) fretou nibus para levar os seus militantes e outros para a manifestao. Diga-se de passagem, como o fez a Associao de Estudantes da Universidade de Coimbra. Ao mesmo tempo, o msico anarquista Pedro Barroso tambm criou um grupo o Gr!to , agindo no Facebook e fora dele, para derrubar o governo. O grupo continuou, depois da manifestao e das eleies de junho, a corrupo poltica. No incio de 2012, o seu principal promotor publicou um longo texto que se

11

pode resumir em dois pontos. Por um lado, o fim do governo de Scrates no foi o fim da corrupo poltica e, portanto, havia razes para o grupo continuar a existir. Por outro, ele era-lhe difcil pensar o futuro do grupo, at por disponibilidade de tempo, assim que ele confiava o seu destino naqueles que, com ele, tinham criado o grupo e, mais do que ele, o estavam dinamizando. Ao mesmo tempo, a minha anlise das elites leva-me a argumentar que at ao final de fevereiro era impossvel o PSD ganhar as eleies. uma conferncia de empresrios, realizada pela Associao para o Desenvolvimento Econmico e Social SEDES e pelo jornal Dirio de Notcias que d o mote para a mudana: pela primeira vez, as crticas se dirigem ao partido da oposio, isto , ao futuro governo. No entanto, a bola de neve da preparao da manifestao j vinha rolando. E muitos militantes e apoiantes do partido do governo participaram nela. Enfim, foi um governo fragilizado sem uma oposio credvel contribuiu definitivamente para o sucesso de 12 de Maro. No obstante, tratou-se de um fator conjuntural.

Um ltimo aspecto define o movimento desde a sua origem aos dias de hoje. Vale olh-lo com cuidado. Nobert Elias (2000), buscando demonstrar que as relaes de poder dependem no apenas a condies materiais, colocou em questo o tradicional otimismo dos cientistas sociais sobre a tendncia unidade da classe operria (Lopes, 2011). Influenciado pela psicanlise de Freud, Elias afirma que a conduta dos indivduos determinada por uma estrutura de personalidade, sendo esta formada pela educao e pela socializao. E, na medida, em que as instituies pedaggicas e sociais so comuns a um determinado grupo, pode falar-se em um super-eu coletivo ou, mais exatamente, num ideal do ns partilhado por um grupo inteiro. Assim, o ideal do ns estrutura a realidade para o grupo de modo diferente daquele que o observadores externo imagina primeira vista (Elias, 2000: 42). No caso da comunidade industrial estudada pelo socilogo, o grupo se via dividido em dois: os da aldeia, do centro da comunidade; e os do bairro, da sua periferia. A imagem positiva dos primeiros, e negativa dos segundos se tornava, igualmente, autoimagem de si positiva para os primeiros, e negativa para os segundos. Entre os primeiros, ela fomentava a interajuda e o autocontrolo (isto , a observao de uma conduta moral pela qual buscavam distinguir-se do segundo grupo); assim como abria passagem para o controlo e participao dos clubes comunitrios. A autoimagem dos segundos, pelo contrrio, contribua para a sua desagregao social; levava afirmao dos jovens pela violncia, o que confirmava o

12

preconceito sobre os do bairro; e, por fim, fechava-lhes as portas direo, e at mesmo participao, nos clubes onde a vida social do bairro acontecia. Sem nunca desdenhar o efeito da desigualdade econmica, Elias demonstra que, mesmo onde h igualdade, a cultura pode sustentar relaes de poder. Num grupo pouco definido como os Indignados impossvel esperar uma configurao opondo estabelecidos a outsiders como Elias encontrou na comunidade estudada. No entanto, h uma clara configurao estabelecidos-outsiders entre os Indignados e as elites. Sendo verdade que, neste caso, ela no se sustenta estigmatizando o grupo outsider (como no estudo do socilogo) mas numa desigualdade de poder clara, se deveria de esperar que tal configurao contribusse para a unio desse grupo. Mas tal no acontece. Duas formas distintas de ver essa oposio entre Indignados e elites resultam em dois ideais do ns do grupo outsider. Ainda que estes ideias se misturem e se sobreponham, eles geram conflitos internos nos movimentos em momentos que ocorrem frequentemente. Vejamos: 4.1 Caso 1: A manifestao de 12 de Maro Quando a msica dos Deolinda se tornou viral no Facebook, surgiu uma pgina chamada 1 milho na Avenida da Liberdade pela demisso de todos os polticos. O grupo anunciava que marcaria a data da manifestao assim que se inscrevessem na pgina um milho de pessoas. O nmero chegou a alguns milhares. Mas logo depois surgiu uma pgina-evento a anunciar Manifestao da Gerao Rasca. Com este nome, o segundo grupo se vinculava aos protestos de estudantes da dcada de 1990. Os estudantes haviam sido chamados pela Ministra da Educao de gerao rasca. Mas souberam afirmar-se como a Gerao rasca e, ao longo da dcada, realizaram vrias manifestaes de estudantes. No inicio da dcada como secundaristas, contra as provas de acesso Universidade. Depois como universitrios, por mais investimento na educao e contra o pagamento de qualquer taxa pelos alunos. Estas duas iniciativas, pela sua oposio, definem a tenso que marca os Indignados at aos dias de hoje. De um lado, a luta contra os polticos e a corrupo. Do outro, a demanda de uma poltica que lhes d garantias de um emprego que lhes permita um futuro constituir famlia, ter filhos, etc. Em ltima anlise, ter futuro significa ter a chance de inserir-se na classe mdia como comentei acima. Em certa medida, ambas das demandas se combinam. Pode

13

dizer-se: o futuro foi-nos roubado pelos polticos corruptos. Mas nem sempre, na medida em que o excesso de endividamento do Estado tambm atribudo, por alguns, ao excesso de funcionrios pblicos. nas decises prticas que esta diferena se manifesta. Por exemplo, durante o ms de fevereiro surgiu uma nova pgina Gerao Rasca (do a grande, como diziam certos participantes do Facebook) com um discurso contra os polticos. Um dos quatro organizadores da manifestao afirmou ser uma pgina falsa querendo baralhar as pessoas. Houve um debate sobre se a manifestao era realmente espontnea ou tinha lderes. Mas muita gente abandonou a pgina e ela foi fechada. Ficou claro que ali o objetivo era simplesmente derrubar o governo de Jos Scrates. O grupo Gerao Rasca inclua militantes do Bloco de Esquerda, do Partido Comunista Portugus e outras pessoas sem partido. Dentro do grupo 1 milho na Avenida da Liberdade destacava-se o Movimento de Oposio Nacional, de extrema-direita. Isso ficou claramente visvel a 6 de Maro, quando o secretrio-geral do PCP afirma em entrevista ns vamos estar l. Ao final da manh se ficou sabendo que a Gerao Rasca tinha convidado os 230 deputados por e-mail, no dia anterior. O PCP confirmava ali a sua presena. O objetivo era demostrar que a manifestao no era contra os partidos, mas contra as polticas em curso. O impacto desta ao foi exatamente o pretendido. A extrema-direita convocou uma manifestao, no mesmo dia e na mesma hora, mas em lugar diferente. Se tiver sido realizada no foi noticiada. De todos os modos, depois da manifestao, no faltou quem acusasse os seus dirigentes de ter convidado para a manifestao os culpados da crise. Mas, no momento, a 6 de maro, a bola de neve da preparao da manifestao j estava muito avanada e passou o rodo sobre essas diferenas.

Busquei expor, no Facebook e no blog, esta anlise. Tentando fugir discurso terica afirmei que a ideologia de qualquer grupo, como os Indignados, resultado de uma resposta implcita a duas perguntas que raras vezes so formuladas, apesar de omnipresentes. Quem somos? E contra quem estamos? Uma das reaes foi a seguinte: Temos de ter claro contra quem estamos. Mas eu sou eu; voc voc. Isto , o valor do indivduo est muito presente entre os Indignados. Vale, no entanto, afirmar que o contra quem estamos? implica j um quem somos?. Porque se estamos contra os polticos ento somos eleitores enganados; se

14

estamos contra as polticas de desregulao do mercado de trabalho ento somos trabalhadores explorados. Mais uma vez, no difcil ver que as duas possibilidades se sobrepem amplamente. Mas tambm que a primeira os partidos de esquerda desqualificados como esquerda radical, bem como a confederao sindical que deles prxima; enquanto a segunda os inclui. E, ao mesmo tempo, devemos ter em conta quem se exclui do movimento pela presena ou ausncia dos partidos de esquerda. Assim, este conflito pode tanto fechar a porta queles que sempre esto disponveis para protestar contra o governo. Como pode fechar a porta aqueles que no esto disponveis para participar nas manifestaes organizadas pelos mesmos de sempre. 4.2 Caso 2: A manifestao global de 15 de Outubro Podemos verificar esta mesma dinmica na preparao em Portugal da manifestao de 15 de outubro de 2011, que foi convocada mundialmente. Para isso necessrio ter em conta a dispersar daqueles que fizeram a manifestao 12 de maro. O debate ocorreu em autogesto: os quatro lderes recusaram-se a participar nele oficialmente para permitirem aos participantes annimos decidirem o destino do movimento. Obviamente, foi um espao que no serviu para mais do que tornar claro as tenses existentes no seio do movimento. A 15 de Maio, jovens espanhis ocupam a Plaza del Sol em Madrid. O movimento era parecido com o portugus e aqueles que o precederam na Tunsia e no Egito. Ao contrrio dos portugueses, os espanhis ficaram acampados na praa. Os portugueses buscaram imit-los e fizeram um acampamento que chegou a ter 200 pessoas na Praa do Rossio. Ao final do dia, sada da universidade ou do trabalho, muitos passavam por ali para participar no protesto. Falouse que, nessas horas, chegaram a estar duas mil pessoas a participar nos debates. Inicialmente, houve uma clara conscincia dessa tenso entre a luta contra a corrupo e a luta contra o trabalho precrio. O movimento trotskista ligado revista Rubra colocava o debate, exigindo o foco nas questes laborais. O movimento anarquista Plataforma Anti-Guerra, AntiNATO (PAGAN) defendia que esse debate era inapropriado e fruto da imaginao de alguns radicais. A extrema-direita era repudiada por estes com base em outros argumentos o racismo, principalmente. Por outro lado, os comunistas foram paulatinamente afastando-se e envolvendose de novo no protesto sindical. Assim, efetivamente, os dois discursos tendiam a sobrepor-se. Mas faziam-no somente a custa da dimenso da reduo do movimento.

15

Essa evoluo dos Indignados portugueses o alinhou com o discurso de Madrid. Os anarquistas eram os mais notveis porta-vozes do movimento, em Portugal e em Espanha. Por duas razes. O movimento mantinha o seu carter espontneo, desorganizado e anti-hierarquico. Alm disso, no concorrendo a eleies nem exercendo mandatos polticos, os anarquistas podiam combinar sem contradio as duas demandas do movimento. Mas isso implicou que quando a manifestao de 15 de outubro foi convocada, muitos militantes comunistas se recusassem a participar nela. Mas, do outro lado, a crtica contra a corrupo tambm deixou de ser mobilizadora. O governo eleito a 6 de junho de 2011 avanou com um programa liberal muito intenso. O objetivo era cortar na despesa do Estado. Embora isso se viesse a traduzir no corte dos subsdios de frias e de natal dos funcionrios pblicos, foi inicialmente proposto de forma ambgua. Se no estava garantido o combate corrupo, pelo menos se anunciava o desejo de pr as contas pblicas em ordem. Enfim, da mesma maneira que o movimento se afastou dos sindicatos e do PCP, tambm se afastou das pessoas sem qualquer vnculo politica. Quedaram os pequenos grupos anarquistas, trotskistas, etc. Como disse, quando convocada a manifestao global no faltaram aqueles que, militantes dos partidos de esquerda radical, se afastaram do processo. Trs razes levaram a uma guinada do movimento em direo crtica dos capitalistas e reaproximao dessa asa esquerda do movimento. A primeira aconteceu em setembro. Um grupo de manifestantes ocupa os passeios de Wall Street; acampa em torno do bezerro de ouro construdo frente da bolsa de New York. Somente pelo lugar ocupado, ele obriga a essa virada. Tornou-se muito claro que protestavam mais contra os banqueiros do que contra os polticos. Em segundo lugar, o governo anuncia a sua principal medida para resolver o dfice do Estado: suspender o pagamento do subsdio de frias e de natal dos funcionrios pblicos relativo ao ano de 2012. Em terceiro lugar, o lder dos deputados comunistas, Bernardino Soares, veio a pblico afirmar que era necessrio que os portugueses se unissem e mostrassem a sua indignao contra aquela medida do governo. Pelo menos para alguns comunistas, com quem eu trocava ideias via Facebook, a mensagem era clara. O PCP dizia aos seus militantes que deviam unir-se manifestao dos Indignados. Algum, com quem interagia virtualmente e que participou na manifestao, resumiu assim: Uma manifestao que no envergonha ningum. Segundo esse participante, nem

16

envergonhava a CGTP, pois tinha ficado aqum das manifestaes da central sindical; nem envergonhava os organizadores. Podia ter sido uma sombra do que foi a manifestao de 12 de maro. Mas foi boa. Parecia uma manifestao da CGTP. S faltava a organizao da CGTP. Ou seja, ao contrrio da manifestao de 12 de maro, a 15 de outubro participaram pouco mais dos que sempre participam em manifestaes. Pelo modo de vestir, pelo os rostos de familiaridade com o processo, etc. o 15 de outubro se pareceu menos com o 12 de maro do que com as manifestaes regularmente organizadas pela CGTP. 4.3 Caso 3: a minissaia de Gabriela e o fato de Salazar Em junho de 2011 eu falava em projeto socialista e projeto moralista, usando a terminologia gramsciana. Assim expus o meu ponto de vista no Facebook. Nesse momento, um anarquista que zelava por evitar esse debate, me perguntou: Mas quem defende o projeto moralista? Esses [talvez ele se referisse ao MON] j no vm para aqui!. Ele me respondeu, no Facebook, como respondia a essas crticas aos trotskistas, em pleno acampamento do Rossio. Eu descobri que a minha posio estava inconscientemente alinhada com os trotskistas. Senti a necessidade de esclarecer que no se tratavam de duas posies claramente distintas. Mas que ambas as posies so combinadas no discurso e presidem prtica de todos os indivduos, organizaes que participam no movimento, e at do movimento como um todo. Ter de me justificar assim tambm me obrigou a olhar os vrios grupos dos Indignados de outra maneira. Por um lado, reconhecer na extrema-direita alguns traos do discurso anti-capitalista. E na extrema-esquerda alguns traos do discurso anti-corrupo.

A assinatura do acordo entre o governo portugus e o FMI deu pouca margem de manobra ao debate poltico. O governo eleito a 6 de junho tinha como programa o referido acordo. O partido da oposio estava duplamente preso. Estava preso pela m imagem do governo que recm se havia demitido. E estava preso a um acordo que tinha negociado e subscrito. O terceiro partido mais votado, o Partido Popular, de direita, fazia parte da coligao do governo. Enfim, exceo do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda, todos os partidos concordavam que a prioridade era equilibrar as contas do Estado. O discurso coincidiu relativamente bem com a demanda daqueles que exigiam acabar com a corrupo. Isso teve dois efeitos. Enfraqueceu o movimento, reduzindo-o aos que esto

17

prximos da esquerda radical organizada como disse acima. E enfraqueceu ainda mais o discurso socialista. Assim, o discurso que eu esperava ouvir da direita comea a surgir tambm onde eu achava impossvel: das bases e de alguns dirigentes da CGTP e do PCP. O caso que pretendo expor verdadeiramente sui generis. Poucas crticas a fazer a um governo. Recm-eleito, parecia caminhar na direo certa. O corte dos salrios da funo pblica indicava o tom: cortar na despesa do Estado. Faltava somente ver e que despesa se tratava: os empregos para os militantes do partido; o custo, para o Estado, das centenas de parcerias publico-privadas; as fundaes do Estado e os subsdios do Estado para as fundaes privadas; etc. etc. Quanto ao primeiro, provou-se que o novo governo seguiu igual ao velho. Nos primeiros trs meses, o governo nomeou quatro por dia4. Quanto ao resto, estava adiado para o ano que se seguia. No inicio de janeiro, uma critica ao governo espalha-se no Facebook. A gestora do programa de apoio ao desenvolvimento rural, do Ministrio da Agricultura, apareceu no seminrio de apresentao do programa com uma minissaia muito curta. S faltou um bocadinho para ficarem todos esclarecidos assim legendavam a foto que permitia ver a ponta da calcinha da funcionria do governo. No fosse a foto surgir nos mesmos grupos e ser divulgada pelas mesmas pessoas (embora, compreensivelmente, apenas por homens) no Facebook, podia-se assumir que tal divulgao deveu-se ao machismo de alguns. Sendo desse modo, ela tem o efeito de revelar o carter conservador que encerra a ideia de poltico honesto. Levado ao seu extremo, ele a reproduo e a reificao das hierarquias estabelecidas, o que, em ltima anlise confirma o insight de Bourdieu (2007: 118-9 e 220-2) segundo o qual o senso comum o reconhecimento apriorstico do modo como as coisas so e, por isso, a ratificao da ordem social. O poltico honesto o homem austero, por oposio mulher adultera.

Pese ao rudo das nomeaes polticas e da minissaia de Gabriela Ventura, havia um consenso nacional em torno do ajustamento das contas do Estado. E o ditador Antnio de Oliveira Salazar, supostamente incorruptvel, que morreu pobre e que criava galinhas no Palcio da Ajuda para garantir a sua alimentao, tornou-se um modelo do poltico honesto. Um vdeo de um excerto de um programa televisivo circulou bastante no Facebook. Esse programa

Ver http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=27&did=41823.

18

informativo abria um espao para os espectadores intervirem por telefone. Dois apelavam ao regresso de Salazar. E todos aqueles que o partilharam na internet subscreviam o apelo. Curiosamente, as crticas do PCP e do BE apenas reforavam esse fenmeno. Eles acusavam o governo de querer levar o pas para o fascismo. A minha percepo foi de que o governo estava bem sustentado na opinio publica em dezembro de 2011 e janeiro de 2012. Foi somente em Fevereiro que a divulgao das contas trimestrais pelo Instituto Nacional de Estatstica que veio questionar o consenso. O bom crescimento das exportaes portuguesas nos primeiros trs trimestres de 2011 no se verificou no quarto trimestre. No final do ano, o ritmo exportador abrandou. Para o debate dos Indignados uma questo externa. Para o debate entre as elites, uma questo central. A quebra nas exportaes rompeu o consenso entre as elites. E o Partido Socialista, que estava desmoralizado pela m sada do governo, aproveitou para voltar disputa poltica. Afirmou no estar contra a austeridade das contas pblicas. Mas estava preocupado com a dose. No fosse o paciente morrer com a cura. Esta situao abre o debate poltico em que estamos agora, em julho de 2012. O governo procurou defender-se algo que era mais do que um ataque da oposio. O fim do consenso entre as elites cria argumentos para a contestao pela populao em geral. Os cortes nos salrios no iriam continuar a ser aceites passivamente com a mesma facilidade. Sobretudo quando outras despesas, moralmente mais reprovveis, se mantinham. A resposta do governo e de sua estratgia de comunicao procurou apoiar-se nos crticos da corrupo. Ele procura sustentar-se aproximando a sua imagem do ditador. Ainda no final de dezembro, foi divulgado que o Ministro das Finanas, Victor Gaspar, tinha obtido, entre os colegas, a alcunha de Salazarinho. O ministro no compartilha com o ditador apenas a suposta exigncia de controlo absoluto das contas pblicos. Nascido na mesma regio, ele compartilha tambm o sotaque e os trejeitos. No incio de maro a vez do prprio chefe de governo, Passos Coelho, associar-se ao ditador. Numa entrevista a um jornal afirmou: No preciso ir buscar o dr. Salazar para perceber que os pases que querem crescer tm de poder financiar esse crescimento; e que s possvel financiar crescimento com poupana 5.

Ver http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2281647.

19

A DESPOLITIZAO DA POLTICA UMA HIPTESE A relao entre estrutura e conscincia um problema terico da anlise de movimentos

deste tipo em especial no mbito do marxismo. Os dados econmicos expostos acima permitiram apenas localizar quem tomou a liderana do protesto e porqu. So insuficientes para explicar a tenso que acaba de ser descrita. O problema vai muito alm de tratar a classe como coisa, apontado por Edward Thompson (1966: 10). O problema no terico. O problema ontolgico com consequncias no mtodo. Longe de recusar a separao entre estrutura e conscincia, preciso insistir que a estrutura determina a conscincia. No se pode, no entanto, confundir determinao no sentido de Hegel e, portanto, de Marx com causa. A estrutura no a causa da conscincia; ela torna-a possvel. uma determinao negativa; dita as fronteiras de um leque possvel de escolhas. A estrutura determina a conscincia como a mesa determina onde eu escolho colocar o meu copo: em todo lugar da mesa, mas nunca fora dela. Ento, talvez fosse recomendvel abandonar a palavra determina, sempre em risco de ser confundida com a noo cartesiana de causa, e tomar de emprestado de Mauss a expresso estabelece as condies de possibilidade. Posta assim a questo, ela implica a mesma inverso metodolgica operada por Thompson. A anlise das condies subjetivas precede necessariamente a descoberta das condies objetivas. Depois desta inverso o problema do desajuste entre estrutura e conscincia deixa-se de colocar. No estamos mais procura da conscincia que corresponde a uma estrutura certa classe. Estamos sim em busca da estrutura na qual se alicera certa conscincia, ou mais exatamente, certo discurso ou projeto. Uma inverso dessa natureza implica, por seu turno, o alargamento daquilo que se entende por estrutura. Arriscamo-nos sempre a descobrir novos tipos de estrutura e no poderemos mais recus-los. Este um caso assim. A estrutura no econmica, seno burocrtica. Tornou-se bvio, ao longo do ponto anterior, que a participao ou a proximidade ao PCP, ao BE e CGTP que sustm a demanda de melhores condies laborais. H duas razes pelos quais este projeto se lhe impe. Pela linguagem marxista destas organizaes, mais ou menos aprofundada pelos seus dirigentes, membros e pessoas prximas. Vale a pena distinguir dois nveis como tipos ideias. Os que estudam de facto o marxismo, a economia e a economia pelo vis marxista; e aqueles que apenas introduziram no seu vocabulrio quotidiano categorias chave do pensamento marxista. Esta diferenciao importante porque o segundo caso, generalizado entre as bases destas

20

organizaes, estabelece a continuidade entre a crtica do capitalismo e a crtica da corrupo. No difcil ver que afirme que o problema do capitalismo que os capitalistas so corruptos, isto , que faa a crtica da corrupo usando o vocabulrio marxista. A segunda razo que lhes impossvel adoptar a crtica generalizada dos polticos. Afinal, pelo menos os seus dirigentes, tambm eles so polticos. Ainda que o discurso moralista possa ser transvestido da maneira agora apontada. E ainda que sejam partidos fora do chamado arco do poder, isto , so partidos que nunca estiveram nem parecem interessados em estar (segundo a opinio generalizada dos portugueses). Tais matizes so insuficientes, como demonstrou o debate que se seguiu manifestao de 12 de Maro.

Mais difcil esclarecer as determinantes do luta contra a corrupo. Neste momento no posso lanar mais do que uma hiptese6 ou fazer, como diria Ortega y Gasset, um breve ensaio cientfico sem prova explcita. Assim, como aquelas organizaes sustentam a demandas por direitos laborais, todo o sistema eleitoral sustenta a ideia de que os polticos so todos corruptos. A primeira observao a fazer, neste caso, que toda a crena coletiva assenta menos na generalizao de casos particulares que em alguma dinmica social, como observou Marcel Mauss (2003). E para prov-lo podemos citar o caso do presidente da Associao de Mdicos Internacional Portugal, Fernando Nobre. Em 2010, ele apresentou-se como candidato independente s eleies presidenciais. Apesar de j haver sido mandatrio da campanha do Bloco de Esquerda a umas eleies para o Parlamento Europeu, apresentou-se como algum vindo de fora da poltica. A garantia do seu bom nome, do seu carter moral, era dada pelo facto de no ser poltico. A informao de que os cargos de direo da AMI estavam preenchidos por familiares seus no maculou a sua imagem. Em 2011, Fernando Nobre aceitou o convite do PSD para encabear o crculo por Lisboa da candidatura Assembleia da Repblica. Aceitou! Nobre passou de imediato de homem honesto a vendido. E a presena da sua famlia na direo da AMI a mais prova da sua falta de honestidade. Posto isto, faamos uma distino entre poltica e poltica fetiche. Poltica ser a busca de uma soluo para acomodar interesses divergentes. Necessariamente divergentes, pois se forem complementares, a sua acomodao decorre da sua natureza e dispensa o debate pblico. Assim, nada mais desinteressante para um candidato, isto , para um poltico que debater poltica.
6

Esta hiptese inspirada na anlise do jornalismo feita por Pierre Bourdieu em Sobre Televiso (1997).

21

Afinal, fazer poltica dizer quais sero os grupos que beneficiaro prioritariamente com o seu programa e quais suportaro os seus custos. abrir o jogo quando a vencedores e a perdedores. Obviamente, quem abra o jogo perde votos entre os segundos sem necessariamente ganh-los entre os primeiros. E aquele que resolva recusar o jogo poltico perde para os outros. Desse modo, o debate poltico reduz-se s caratersticas individuais do poltico: honestidade, competncia e os seus contrrios. Um debate na Assembleia da Repblica, no incio de fevereiro de 2012, d-nos um fabuloso exemplo desta dinmica. O PCP tinha apresentado um projeto de lei que recomendava ao governo tomar medidas para financiar os Estaleiros de Viana do Castelo, uma empresa do Estado dedicada construo naval. O governo, comprometido com o FMI em privatizar a empresa, respondia que a nica soluo definitiva para o problema seria encontrar um investidor privado que lhe garantisse o financiamento. Carlos Abreu Amorim, deputado do PSD, critica o projeto de lei desta forma: A pior forma de defender os interesses dos trabalhadores dos estaleiros e a economia nacional partidarizar esta questo, instrumentalizar os estaleiros como arma de arremesso poltico 7. Se, primeira vista, tendemos a subscrever este discurso porque j tomamos a poltica fetiche pela poltica propriamente dita8. Assim, a apreciao do debate poltico e dos polticos passa a ser feita pela oposio entre competncia e corrupo. Daqui resultam duas consequncias. Em primeiro lugar, torna-se difcil para os eleitores distinguir os polticos. Competncia e honestidade so atributos pessoais e eles no conhecem pessoalmente o candidato. obvio que, tratando-se de uma recandidatura ou de um candidato que j ocupou outro cargo, pode avaliar-se o seu trabalho pblico j realizado. Mas, mesmo assim, falta aos eleitores o conhecimento do cardpio de opes polticas que o poltico enfrentou. E falta porque o debate poltico se centra nessa poltica fetiche. Assim, os polticos so, aos olhos dos eleitores, todos iguais.

7 8

Ver http://www.youtube.com/watch?v=CMbk5_w-IUo.

A primeira vez que eu ensaiei este argumento no tinha visto o vdeo referido. Usei ento um exemplo da campanha das ltimas eleies presidncias no Brasil. Na reta final da campanha para a primeira volta as pesquisas apontaram que os indecisos se encontravam entre os fiis das igrejas evanglicas e neopentecostais. Seus lderes aproveitaram para lanar o debate sobre o aborto de modo a conseguir compromissos polticos nesse domnio. Jos Serra aproveitou para denunciar que a sua adversria, Dilma Russef, tinha, durante o anterior governo, se mostrado favorvel a sua liberalizao. A candidata Dilma Russef usou todos os meios para distinguir a sua opinio do programa da sua candidatura. Este programa no pretendia liberalizar o aborto. A notcia de que a esposa de Jos Serra defendia a liberalizao do aborto nas aulas que dava em S. Paulo compensou os votos perdidos por Dilma. Marina Silva, evanglica praticante e declaradamente contra o aborto, foi a principal beneficiaria deste debate. Notese: nenhum argumento a favor ou contra da liberalizao do aborto foi levantado na campanha eleitoral.

22

Em segundo lugar, num momento com o atual em Portugal em que as condies de vida esto se deteriorando desde 2004, de esperar que todos os polticos paream corruptos. Os escndalos de corrupo, sobretudo ligado ao licenciamento de obras e especulao fundiria, no fazem mais do que descansar uma certeza que preexiste a esses casos. A imprensa, por seu turno, funciona como caixa de ressonncia deste fenmeno. Os debates polticos so noticiados dando nfase s estratgias dos polticos e dos partidos, das cedncias e da obstinao de cada uma das partes. Raramente as notcias do conta das consequncias fora dos jogos poltico-partidrios. Pois, por um lado, ao apresentar as consequncias positivas de uma medida poltica, o jornalista arrisca-se a ser acusado de parcial por todos aqueles que se veem prejudicados por essa medida. Igualmente, por outro lado, as consequncias negativas sero detratadas como ideolgicas por aqueles que beneficiam da deciso poltica. E o jornalista muito zeloso da sua imparcialidade. Mas, na medida em que todos se sentem vtimas da corrupo, a denncia de atos de corrupo aparentemente livre de ideologia. Portanto, a relao entre partidos polticos e corrupo a exceo a esta regra do jornalismo. 6 CONCLUSO Apesar do movimento de contestao ao governo em Portugal ser amplo, atingir vrios setores e geraes, durante 2011 a espontaneidade dos jovens retirou o protagonismo aos sindicatos organizados. A 12 de maro houve uma das maiores manifestaes dos ltimos anos em Portugal. E porque no foram os de sempre a faz-la e participar nela, o seu impacto poltico foi muito maior. Assim, parece ser possvel afirmar que o desemprego entre jovens licenciados, apesar de representar apenas um dcimo do desemprego total, est sendo um forte detonador da contestao poltica. O desemprego est a aumentar desde 2004. A resposta dos pedreiros (lembremos o peso da construo civil na economia portuguesa) e em outros setores de mo-de-obra, com eu prprio posso testemunhar, foi a emigrao ou a apatia. Quando o

desemprego atingiu os jovens qualificados, ele teve consequncias polticas um governo caiu. No obstante, os Indignados vivem uma tenso permanente para definir contra quem lutam. Obviamente no se trata de que cada indivduo que se manifesta esteja confuso. Simplesmente, cada indivduo tem o seu discurso prprio, embora eles possam ser arrumados entre dois tipos de discursos: a luta contra o capitalismo e a luta conta a corrupo. Apesar de

23

estes dois discursos se poderem combinar e praticamente todos o fazerem, eles tornam-se incompatveis em determinados momentos especialmente no que toca participao organizaes polticas de esquerda radical. Obviamente, isto no significa que os Indignados organizados sejam imunes a esta tenso. Entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2012, quando o consenso, entre as elites, acerca da poltica de corte na despesa pblica era forte, o discurso contra a corrupo estava to reforado que estas organizaes tambm o assumiram. Ainda que transvestido com o vocabulrio marxista: capitalismo corrupo. De qualquer modo, admitamos, so menos sujeitas a oscilaes. A burocracia garante-lhes uma direo (corpo dirigente) estvel que, por sua vez, garante-lhes uma direo (caminho a seguir) igualmente estvel. At porque os militantes de esquerda radical participam nas estruturas as eleies que fomentam o discurso contra a corrupo. Apenas participam tambm em outras.

Este trabalho estava escrito, quando uma das pessoas com quem dialogo no Facebook divulgou o seguinte comentrio:
Irrita-me quando ouo gente activa no movimento revolucionrio a dizer, a propsito da desmobilizao das massas, que so estpidas ou esto acomodadas. Irritame ainda mais quando so ditos marxistas ditos leninistas que, em tese, acham que a verdade se afere na prtica, para depois arremessarem improprios prtica. Se tentarmos ensaboar as mos com uma pedra, imbecil chamarmos estpidas e acomodadas s mos por no se ensaboarem. O mesmo vlido para as massas que no se mobilizam para as aces que promovemos: porque algo no seu contedo, nos nossos mtodos, ou na nossa anlise da situao concreta, est incorrecto. Descobrir o que em vez de sermos o mdico que abana o morto a dizer morreste por estupidez, no sabes que a tua cura esta?! ia ser mais proveitoso

A motivao poltica para escrever este trabalho est duas vezes contida na citao. De um lado, uma crtica posio da esquerda de que as massas, um dia, vo perceber que a esquerda tinha razo. Por outro, busquem tentar compreender as razes das massas. Mas, infelizmente, como diz Bourdieu, as cincias sociais esto condenadas ao desencantamento do mundo. No se trata apenas de dizer que a esquerda no mais lcida que as massas, seno

24

afirmar que a diferena entre uns e outros se deve mais ao acaso de participar de certo arranjos sociais. Nesse sentido, o trabalho arrisca-se a no cumprir o seu papel poltico. Ao dar um passo atrs, coloca-se no lado do espectador. O militante, no lugar do militante, no lhe encontra valor. Ele at poder compreender as concluses do trabalho e as razes das massas. Mas isso nada tem de prtico. Ele insistir na sua prtica que s pode ser substitudo por outra prtica e nunca por uma teoria. O desencantamento tambm tem o sentido de desesperana. Quando os polticos perguntam como possvel que a situao se mantenha?, os antroplogos respondem as situaes existentes so as possveis. No uma concluso! um pr-requisito da cincia social patente na fase de Marx em epgrafe. O trabalho terico, portanto, est condenado a ter parcas consequncias prticas. Enfim, voltando introduo, acredito ter servido mais cincia que poltica. preciso assinalar isto para no que os cientistas sociais no condenem estupidez aqueles que afirmam que as massas so estpidas. preciso encontrar sada para isto e ela pode estar j exposta desde 1843, por Marx. A teoria [s] capaz de se apoderar das massas ao demonstrar-se ad hominem (Marx, 2005). Trata-se de uma traduo que ficou por fazer neste trabalho.

Sem dvida este no um trabalho isento. H muito que a antropologia no acredita na possibilidade de investigaes isentas, nem tenta alcanar esse objetivo. No porque se trate da posio poltica do meu partido. De certo modo, foi feita conta ela, ou pelo menos contra a opinio generalizada dos militantes de base. Mas sim porque, de acordo com a famosa frase de Leonardo Boff, um ponto de vista a vista desde um ponto. Assim, -me mais fcil compreender e levar em conta as pequenas divergncias esquerda do que as divergncias direita (por exemplo, a ruptura entre o Movimento de Oposio Nacional e o Partido Nacional Renovador). Pois, dos pontos a distancia convergem num s, ainda que de perto no tenhamos dvidas que se encontram separados. Ainda que eu mobilizasse a antropologia, como um telescpio, para buscar encontrar as principais divises e contradies, sei que sempre serei capaz de entender melhor esquerda do que a direita. 7 BIBLIOGRAFIA

AA. VV. Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas. So Paulo: Boitempo, 2012.

25

BOURDIEU, P. Avant-propos. In: BOURDIEU, P. (Ed.). Travail et travalleurs en Argrie. Paris: Mouton & Co, 1968. p. 257-267. BOURDIEU, P. Sobre televiso. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1997. BOURDIEU, P. Meditaes pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. COSTA, J. et al. Os donos de Portugal: cem anos de poder econmico. Porto: Edies Afrontamento, 2010. ELIAS, N. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2000. ESTANQUE, E. Classe Mdia: ascenso e declnio. Lisboa: Fundao Jos Manuel Soares, 2011. GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o quotidiano e as idias de um moleiro perseguido pela Inquisio. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. GRAMSCI, A. Cadernos do crcer, v. 5. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. GRAMSCI, A. Cadernos do crcer, v. 3. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL. Situao no mercado de emprego: relatrio anual de 2010. Lisboa: Instituto de Emprego e Formao Profissional, 2011. INSTITUTO NACIONAL DE ESTATSTICA. Anurio estatstico de 2010. Lisboa: Instituto Nacional de Estatstica, 2011. LENOIR, R. Mulher e policial. In: BOURDIEU, P. (Ed.). Misria do mundo. Petrpolis: Editora Vozes, 2011. LINHART, R. Greve na fbrica. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1978. LOPES, J. S. L. Memria e transformao social: trabalhadores de cidades industriais. Mana [S.I.], v. 17, n. 3, p. 583-606, 2011. MARX, K. Contribuio crtica da economia poltica. So Paulo: Martins Fontes, 2003. MARX, K. Crtica da filosofia do direito de Hegel. So Paulo: Boitempo, 2005. MAUSS, M. Esboo de uma teoria geral da magia. In: MAUSS, M. (Ed.). Sociologia e antropologia. So Paulo: Cosac Naify, 2003. p. 47-177. THOMPSON, E. P. The making of the English working classe. Now York: Vintage books 1966.

26

WARNER, W. L.; LOW, J. O. The social system of the modern factory. London: Yale University Press, 1965.

27

S-ar putea să vă placă și