Sunteți pe pagina 1din 25

MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS CAMPUS ITUMBIARA

ESTGIO CURRICULAR REALIZADO NA EMPRESA LCP ENGENHARIA INDUSTRIAL

Relatrio de Estgio Curricular, realizado por LEANDRO RIOS RODRIGUES, na empresa LCP ENGENHARIA INDUSTRIAL, como requisito para obteno do certificado do curso tcnico em Eletrotcnica.

ITUMBIARA GO 2011

IDENTIFICAO

1. Identificao do aluno

Nome do aluno: Curso: Endereo:

Leandro Rios Rodrigues Tcnico em Eletrotcnica

Matricula: 20092D002018

Rua Guarani / N 62 / Setor Rodovirio CEP: 75516-030 Itumbiara/GO

Telefone Rec.: Telefone Celular: Perodo: Prof. orientador: Trmino:

(64) 3430-4003 (64) 9237-6433 4 Semestre concludo Rui 2011/1

2. Identificao da empresa

Empresa: CNPJ: Endereo:


75536-10

LCP Engenharia Industrial 10.683.948/0001-42


Av. Modesto de Carvalho, 3450, Itumbiara GO , CEP:

Telefone/Fax:

(64) 3432-0999

Supervisor estgio: Daniel Site: www.lcpengenharia.com

3. Informaes do estgio

Local de realizao do estgio:

Setor Eltrico

Perodo de realizao do estgio: 06/04/11 a 07/07/11 Carga horria cumprida: 400 horas

Profissional e Profissionalizante

Ser profissional exige fazer o que gosta da melhor forma possvel e sentir prazer no que faz, no exige que seja uma profisso que d milhes, s exige fazer o que gosta. Ser profissionalizante exige fazer qualquer curso, exige fazer qualquer escolha visando ganhar milhes. Ser profissionalizante o mesmo que fazer qualquer coisa com o risco de um dia se apaixonar. Ser profissional fazer j estando apaixonado pela profisso que escolheu. Entre as duas escolhas opte pela ser profissional seja apaixonado, coloque seu corao a cada escolha tomada que sempre ser a melhor escolha.

AGRADECIMENTOS Dedico este relatrio primeiramente a Deus e as pessoas que sempre me apoiaram, me incentivaram e que foram viabilizadoras de todos meus bens intelectuais, morais, espirituais e
materiais, e principalmente da minha insero no mundo da eletricidade, pelo qual me apaixonei. Agradeo tambm aos grandes intelectuais, homens da Cincia, que deram incio a tudo que existe no mundo atual, fruto de muito trabalho e persistncia, os quais deixaram o pensamento de que, a cincia um inesgotvel campo de pesquisa, sempre teremos que trabalhar buscando melhorar e aperfeioar processos para uma melhor qualidade de vida. Agradeo tambm as pessoas que contriburam para essa formao, como professores, coordenadores, amigos de curso, empresa LCP ENGENHARIA INDUSTRIAL e a PIONEER SEMENTES DA UNIDADE DE ITUMBIARA-GO.

SUMRIO
1- Introduo 2- Objetivo 2.1-Objetivo Geral 2.2-Objetivos especficos 3- Descrio da empresa 4- Descrio das atividades 4.1- Abertura de O.S 4.2- Manuteno e montagem em painis eltrico 4.2.1- Corretiva 4.2.2- Preventiva 4.2.3- Preditiva 4.2.4- Montagem 4.3- Manutenes em motores 4.3.1-Corretiva 4.3.2- Preventiva 4.3.3 Preditiva 4.4- Manuteno predial 4.5 Oficina Eltrica 4.6- Equipamentos de alta potncia 4.6.1 Fator de Potncia 4.6.2- Causas de baixo fator de potncia 4.6.3- Conseqncias de um baixo fator de potncia 4.6.4- Maneira de Corrigir o baixo fator de potncia 6 6 6 6 7 8 8 9 9 10 11 12 14 14 15 16 17 17 18 21 22 22 22

5- Bancos de capacitores

22 4

6- Concluso

24

NDICE DE IMAGENS

Figura 1. Ferramentas usadas da montagem dos equipamentos eltricos Figura 2. CCM- Manuteno Corretiva nos Painis Figura 3. Troca de Contatores Sofstartes Figura 4. Troca de Contatores Figura 5. Manuteno Preditiva em painis eltricos Figura 6. Painel montado pelo prprio aluno Figura 7. Capacitores e Autotransformadores Figura 8. Painis Figura 9. Estoque de Motores Figura 10. Fbrica Parada para Manuteno Preventiva Figura 11. Desenho representativo da anlise de vibrao Figura 12. Oficina Eltrica Figura 13. Escritrio setor eltrico Figura 14. Transformadores 380/13800 V conectados ao gerador Figura 15. Gerador Figura 16. Banco de baterias Figura 17. Transformador responsvel por um setor da fbrica Figura 18. Banco de capacitores Figura 19. Banco de capacitores automtico Figura 20. Exemplo de Banco de Capacitores Automtico Figura 21. Exemplo de Banco de Capacitores Semi-Automtico

9 10 11 11 12 13 13 14 15 15 17 19 19 20 20 21 22 23 23 24 25

1-INTRODUO

O curso Tcnico Subseqente em Eletrotcnica, ministrado no Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Gois (IFG), exige em sua estrutura curricular um perodo determinado de horas dedicadas exclusivamente para as atividades desenvolvidas pelo aluno no seu perodo de estgio. O estgio curricular obrigatrio tem por finalidade de estabelecer contato do aluno com sua futura rea de atuao, colocando em prtica toda a matria lecionada em sala de aula. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados dados histricos e as atividades da empresa, como Executar a manuteno eltrica preventiva e corretiva em motores, mquinas, equipamentos e instalaes de produo, de forma a mant-los em perfeitas condies de uso. Finalmente, ser abordada a importncia do conhecimento terico e os dados que permitiram a elaborao deste estgio, sendo que estes dados foram reforados com informaes internas da empresa. Aps o trmino das 400 horas de atividades obrigatrias e tendo completado as atividades propostas pela empresa e devido qualidade da mo de obra do estagirio, o mesmo foi contratado em definitivo.

2-OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Permitir ao leitor identificar e avaliar as atividades desenvolvidas pelo estagirio na empresa oncedente, mostrando todos os pontos de vista e argumentos em relao ao seu desempenho e criatividade.

2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS

Mostrar detalhadamente as atividades desenvolvidas pelo estagirio respeitando e adotando os procedimentos estabelecidos pela empresa para identificao do problema e sua imediata correo, visando ao estagirio ajudar solucionar o ocorrido permitindo analisar sua atravs do seu ponto de vista e fazer a comparao com a matria estudada em sala de aula.
6

Identificar as falhas nos processos e planos de manuteno da empresa permitindo ao aluno demonstrar seu potencial oferecendo sugestes baseadas em novas idias desenvolvidas pelo mesmo, ajudando o prprio, no crescimento da empresa durante seu processo de avaliao. Demonstrar as diferentes reas em que a empresa concedente atua dentro e fora da cidade, expondo seu histrico com suas polticas, parcerias, trajetria e sua organizao que foram pesquisadas durante o tempo destinado ao estagirio. Oferecer informaes sobre situaes vivenciadas pelo estagirio no qual o futuro tcnico em eletrotcnica ir presenciar durante toda sua carreira dentro da empresa.

3-DESCRIO DA EMPRESA A empresa na qual o estgio supervisionado foi realizado, teve seu surgimento em maio de 2009 no sul do estado de Gois, especificadamente em Itumbiara com o primeiro nome de Penha Engenharia Ltda, passando em Janeiro de 2011, para LCP Engenharia Industrial. uma empresa privada 100% brasileira com forte atuao no setor de energia eltrica e mecnica, podendo atuar em todo o territrio nacional. A LCP Engenharia atua como prestadora de servios na parte de Manuteno preventiva, preditiva, corretiva, montagem nas unidades da empresa Pioneer sementes S/A de ItumbiaraGo e de Formosa-Go . Os servios prestados por esta empresa so resultados de experincias, dedicao e abrange na parte de segurana, com os seu colaboradores e at mesmo com os seus clientes . A empresa conta atualmente com funcionrios distribudos por: Departamento de Engenharia, Vendas, Administrativo-Financeiro. Os setores acima so assim subdivididos:

ENGENHARIA Departamento de Engenharia (abrange setor de projetos); Estudo e elaborao de contratos de energia; Fornecimento de relatrios tcnicos de medio de qualidade de energia; Assessoria tcnica para instalao de equipamentos.
7

VENDAS Responsvel por comercializao e exposio do produto para revendedores e clientes. ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO Setor responsvel pelos recursos humanos e pelo gerenciamento das finanas da empresa. ALMOXARIFADO Depsito e armazenamento de todos os produtos usados no processo de montagem.

4 - DESCRIES DAS ATIVIDADES Na empresa onde o estgio foi realizado, o horrio de em que se iniciam as atividades comea s 7h40min e se encerra s 17h00min com 1 hora de almoo, compreendendo 8 horas dirias, porm, o estagirio realizava apenas 6 horas por dia de atividades. Nisso o estagirio acompanha todos os eletricistas responsveis pela montagem de equipamentos eltricos.

Equipamentos de Proteo Individual (EPI) utilizados na empresa: - Capacete; - Protetor auricular; - culos de proteo; - Mscara; - Bota de proteo (couro); - Roupa Anti-chama;

4.1- Abertura de O.S

Para ter controle e para fins administrativos, a empresa trabalha com um documento chamado Ordem de Servio (OS), essas OSs servem para indicar aos montadores, quais as caractersticas do equipamento a ser produzido. Durante o estgio eram desenvolvidas atividades supervisionadas, no qual se desempenhava a funo demontador de equipamentos eltricos fazendo o uso de ferramentas como alicates,

chaves de fenda, multmetros, furadeiras, enfim, tudo o que fosse necessrio no processo de montagem. No desenvolver de todo o perodo de estgio sempre se desenvolviam atividades obedecendo a normas nacionais como a ABNT e suas NBRs e internacionais como a IEC, alm de sempre obedecer rigorosamente os termos da NR-10 ( Segurana em instalaes e servios em eletricidade ). No apndice A, possvel ver algumas ferramentas utilizadas pelo aluno em seu perodo de estgio.

Figura 1- Ferramentas usadas da montagem dos equipamentos eltricos

4.2 - Manuteno e montagem em painis eltricos:

4.2.1 - Corretiva:

Quando detectada alguma falha em algum equipamento eltrico, feito uma anlise do problema para saber como atuar e onde efetuar a manuteno. Muitas vezes esses defeitos esto situados na parte de comando do equipamento, dentro de um Centro de Controle de Motores - CCM (conforme figura 2) correspondente daquele setor, podendo ser uma proteo que atuou ou o prprio equipamento de comando (contatores, rels, disjuntores...) que est com defeito. A manuteno corretiva nessa situao simples, o eletricista responsvel pelo servio detecta o aparelho com defeito e efetua a troca imediatamente. Caso o material no esteja

disponvel no almoxarifado a empresa pede o produto na cidade com urgncia ou no, dependendo da situao do problema e das condies de operao do setor.

Figura 2- CCM - Manuteno corretiva nos painis

4.2.2 - Preventiva: Na preventiva os eletricistas trocam os equipamentos antes que eles estraguem, porque no decorrer das inspees so observados defeitos que podem comprometer o correto funcionamento do equipamento como rudos estranhos e pedaos fsicos quebrados, esses equipamentos so trocados e guardados no depsito para que caso ocorra algum problema e no houver uma pea nova no estoque, usa-se a antiga at adquirir uma nova. Junto com essa manuteno est a troca de contatores por softstarters (figura 3), pois o funcionamento de um soft melhor que de um contator porque h uma tecnologia mais avanada e mais fcil de ser instalada e reparada em uma possvel manuteno corretiva.

10

Figura 3. Troca de contatores por softstarters

Nesta manuteno tambm feita o reaperto dos parafusos dos equipamentos que compe a cabine com os painis para melhorar o funcionamento e evitar pontos quentes

Figura 4. Troca de Contatores

4.2.3 - Preditiva:

Ao menos uma vez a cada 30 dias feito uma inspeo de rotina pelos prprios funcionrios eletricistas nos painis eltricos, como pode ser visto na figura 5. Essa manuteno feita por aparelhos que medem temperatura. O equipamento apontado para os painis para que a leitura de temperatura seja feita. Duas vezes por ano uma equipe terceirizada fica responsvel pela viso trmica dos painis, esta viso nos permite observar os pontos quentes da instalao e efetuar os devidos reparos.

11

Figura 5. Manuteno Preditiva em painis eltricos

No geral ocorrem mais manutenes preventivas do que corretivas, pois uma meta estabelecida pela empresa. Os estagirios acompanham todas essas manutenes e dependo do seu grau de conhecimento e da confiana do encarregado ele pode atuar no painel sozinho, isto , pode efetuar o servio enquanto o eletricista o acompanha.

4.2.4 - Montagem:

Qualquer um do setor eltrico apto a montar um painel eltrico e quando isso ocorre o estagirio pode acompanhar a montagem e aproveitar para praticar esse tipo de atividade. A empresa sempre precisa de painis novos, seja para substituio ou instalao de outras mquinas eltricas, nisso o responsvel pelo servio comea a trabalhar junto com um ajudante que lhe oferece servios desde a parte de desenho do comando at a modelagem e manipulao da estrutura. Se no for de muita urgncia o estagirio pode pedir permisso e montar ele mesmo. Durante o estgio foi montado um painel para partir um motor situado fora da fabrica que iria alimentar um compressor para suprir as linhas de ar comprimido da empresa (figura 6). Com a oportunidade em mos o painel foi montado e instalado corretamente assimilando realmente a teoria vista no curso com a prtica ensinada no estgio. Quando se trata de um painel muito grande, como um CCM, por exemplo, a empresa terceiriza este servio, pois analisado a complexibilidade do servio e determinado que a compra do painel montado mais lucrativo do que montar um dentro da empresa.

12

Figura 6. Painel montado pelo prprio aluno

O estagirio tambm tem permisso de trocar alguns equipamentos dos painis como, por exemplo, a troca de fusveis por disjuntores, devido a sua praticidade e esttica. Esses fusveis pertencem ao comando das mquinas e so trocados por disjuntores de seis Ampres (6A). Grande parte dos motores da fbrica so interligados atravs de intertravamentos e bloqueios para no permitir o acionamento das mquinas que esto ligadas seqencialmente. Esta medida de grande ajuda, pois todos os transportes das sementes so feitas atravs de roscas e fitas (esteiras), que devem parar na medida em que as outras param tambm, para que no haja estragos e sobrecargas nos equipamentos que esto na seqncia, geralmente nas roscas elevadoras que podem causar o embuchamentos das mquinas anteriores. Os bancos de capacitores so instalados em baixo da cabine do CCM para ocupar menos espao e reduzir a quantidade de equipamentos dentro do armrio, evitando acmulo desnecessrio e aquecimento. Diferentemente do autotransformador usado para partida compensadora que so instaladas em paralelo com o prprio comando.(Ver figuras 7 e 8).

Figura 7. Capacitores e Autotransformadores

13

Figura 8. Painis

4.3 - Manuteno em motores:

4.3.1 - Corretiva:

As paradas programadas necessitam de OS para certificar e oficializar o servio realizado dentro daquele setor. O estagirio pode sempre acompanhar essas manutenes e na medida do possvel realiz-las com xito dependendo da gravidade da situao. O diagnostico dado pelo encarregado em relao ao defeito da mquina determina se h ou no urgncia no reparo do equipamento, caso no haja, o estagirio pode atuar no concerto da mquina, pois a falta de prtica atrapalha no tempo de desenvolvimento do trabalho, situao que pode ir mudando com o tempo de servio. A empresa tem uma rea designada especialmente para armazenar os motores reserva que substituem os que esto com defeito para serem transportados para fora da indstria, veja a figura 9. Esses motores que so levados para fora geralmente esto queimados e precisam de

14

uma nova bobina. Esse tipo de manuteno mais barata do que comprar um motor novo, principalmente se o motor for de grande porte (alta potncia).

Figura 9. Estoque de motores

Todos os motores do estoque esto em bom estado de conservao e prontos para serem usados. Neste setor possui motores desde cv at 75 cv com diferentes velocidades e tamanhos fsicos.

4.3.2 - Preventiva:

Geralmente na Indstria Pioneer, tem uma parada de 2 meses, o perodo para realizar as manutenes preventivas das principais mquinas dos setores. Os motores so analisados com antecedncia, para quando chegar o dia da manuteno a relao de motores j dever estar pronta. A manuteno realizada nesta parada para a troca de rolamento e aperto de parafusos (Ver figura 10). A troca de rolamento de suma importncia, pois um aparelho que pode interferir na vida til do motor onde um rolamento deteriorado gera deformaes no eixo do rotor e fechamento de curto entre o rotor e o estator da mquina.

Figura 10. Fbrica parada para manuteno preventiva

15

O estagirio tambm acompanha estes tipos de servios e geralmente os dias em que todos da manuteno mais trabalham, porque um perodo muito pequeno para reparar tantas mquinas de vrios setores, nisso a equipe precisa do mximo de ajuda possvel para no deixar nenhuma pendncia . Muitas das vezes a equipe no consegue realizar todo o servio

porque as mquinas so muitas e durante esse intervalo de tempo, de parada parada, gerando assim um alto ndice de mquinas para reparar. Lembrando que essa manuteno feita antes que a mquina d defeito, pois o prprio nome diz: manuteno preventiva, esto evitando transtornos futuros com defeitos maiores a ponto de ter que paralisar a produo por causa de estragos provenientes de mquinas sem reparos.

4.3.3 - Preditiva:

Como j foi dito no tpico 4.2.3., h uma empresa que faz a anlise dos equipamentos eltricos atravs da viso trmica realizados por aparelhos que emitem raios infravermelhos que captam os pontos quentes dos materiais analisados. Os motores tambm so inspecionados por este equipamento. Existe outra empresa que faz o controle dos motores de maneira mais intensiva, pois enquanto uma visita a empresa a cada 180 dias esta vista a cada 30 dias para realizar o servio de ANLISE DE VIBRAO (Ver figura 11). Esta empresa chama-se Meta Engenharia que faz a coleta e anlise dos equipamentos mais caros e mais importantes da indstria, ele mede a vibrao dos mancais, redutores e dos rolamentos dos MOTORES ELTRICOS. Hoje so cadastrados pouco mais de 100 equipamentos para inspeo, dentre eles esto motores de grande porte que merecem ateno diferenciada dos outros motores, pois o seu custo benefcio caro, caso ele chegue a queimar. A cada anlise entregue um relatrio de manuteno preditiva indicando os principais aparelhos para correo. A vibrao prejudica o equipamento porque gera aquecimento, danos e reduo da vida til nas peas internas do motor. O custo mensal para essa leitura de aproximadamente R$5.000,00 reais, pois se trata de um servio realizado por um aparelho moderno, sofisticado e de alto custo para manuteno.

16

Figura 11. Desenho representativo da anlise de vibrao

A leitura feita atravs do sensor que envia os pulsos para o coletor que decodifica as informaes que so descarregadas em um Desktop onde desenvolvido o relatrio e as outras funes.

4.4 - Manuteno predial:

Na instalao predial da indstria h apenas uma rotina de inspeo que feito toda semana, geralmente nas segundas-feiras, onde realizada a contagem de lmpadas queimadas ou com defeito, para a correo do problema. Pode-se dizer ento que h apenas um tipo de manuteno quando se trata com as instalaes prediais, a manuteno corretiva, pois os defeitos de lmpadas e tomadas s so identificadas quando o equipamento j est inoperante. Isso acontece porque esse tipo de manuteno de baixo custo e no necessitam de paradas ou supervises intensivas como as de um motor ou gerador. Mesmo sem programao esse tipo de servio deve ser levado a srio porque um trabalho de alto risco, pois as lmpadas esto situadas nos pontos altos da fbrica e isso exige o mximo de ateno e o correto material de proteo. No inicio o estagirio no tem permisso de subir nas partes altas das fbricas, mas com o tempo de trabalho e a confiana conquistada ele pode conseguir realizar alguns servios em diversos postes ou torres de sinalizao, sabendo que esse tipo de crdito de merecimento do prprio aluno por ter tido um bom desempenho e um timo comportamento. Problemas com tomadas e cabos telefnicos so tarefas mais simples, logo o prprio encarregado do setor passa as coordenadas do servio para o aluno e lhe entrega a OS dando

17

assim a oportunidade para o estagirio. So esses tipos de tarefas fceis que o aluno recebe para executar dentro da empresa, pois o risco pequeno e o grau de dificuldade baixo.

4.5 - Oficina eltrica:

A oficina utilizada para manutenes em motores pequenos, lmpadas, reatores, componentes de painis (contatores, rels, disjuntores...) e montagem de produtos novos. Nos motores feito a limpeza e troca dos rolamentos, j que o bobinado retificado em outro lugar. Nas lmpadas feito o teste para observar seu comportamento e analisar se o defeito est no reator, capacitor ou na prpria lmpada. Em painis realizada a troca dos componentes ou a prpria montagem de um novo. A indstria muito grande, logo os defeitos ocorrem com muita freqncia, gerando baguna e acumulo de entulho e aparelhos estragados. A limpeza da oficina feita pelo estagirio diariamente, contrrio que acontece com o depsito. O depsito um galpo reservado apenas para o estoque de peas usadas ou com muito tempo de uso. Esse galpo organizado com pouca freqncia porque um setor mais reservado e quase ningum tem acesso, s quando realmente necessrio. A organizao do depsito tambm no tem pessoa especfica responsvel pela sua limpeza, mas um bom estagirio toma frente da situao e se prontifica a arrum-lo. (Ver figura 12 e 13). Compra de equipamentos, aberturas de OS, pedidos de requisio, controle de fator de potencia, reunies, tudo isso ocorre no escritrio designado ao setor eltrico. O escritrio uma sala climatizada com arquivos e computadores voltados apenas para o setor eltrico. Nela situam-se o encarregado do setor e o auxiliar administrativo que tambm entende um pouco de eltrica para ajudar nos servios gerais.

18

Figura 12. Oficina Eltrica

Figura 13. Escritrio setor eltrico

4.6 - Equipamentos de Alta Potncia:

A empresa que prestamos servio, Pioneer, possui um gerador para suprir a sua demanda nos horrios de pico, sendo ela das 18h00min as 21h00min. Os geradores entrada na rede automaticamente acionada atravs de um sistema computacional que trabalha em sincronia com o um relgio que indica a hora de ligar e desligar o gerador. Esse sistema automtico tambm opera com a falta de energia para no prejudicar a produo (No Break). Os plos dos geradores so movidos atravs de um eixo que acoplado a um motor de combusto movido leo gerando assim uma energia em 380V. Depois de gerada distribuda esta tenso de 380V a demanda da fbrica nos horrios determinados, ou seja, programados.(Ver figuras 14 e 15).

19

Figura 14. Transformador 13800/380V conectado ao gerador

Figura 15. Gerador

Uma inspeo que tambm de rotina o acompanhamento do nvel de gua do radiador do motor que gira o rotor do gerador. uma atividade que no envolve nenhum risco eltrico, mas como faz parte dos geradores ento de responsabilidade do setor eltrico. Quatro baterias de 12 v so responsveis pela excitao do campo magntico do gerador, sendo duas ligadas em srie conectados em paralelo com as duas em tambm em srie, resultando assim em duas baterias de 24 v conectadas ao sistema paralelo. (Ver figura 16).

20

Figura 16. Banco de baterias

Essa demanda dividida para todos os setores da fbrica sendo transportada em 13.8KV at os transformadores de cada setor conforme podemos ver na figura 17. Esses transformadores tem a finalidade abaixar a tenso para 380V, porque todas as mquinas operam com essa categoria. A linha de 13.8KV alimenta o transformador que por sua vez alimenta os barramentos do CCM para em seguida energizar os painis de fora e comando, e enfim colocar a mquina subseqente para funcionar. Todas essas operaes manutenes so de responsabilidade da equipe eltrica, somente eles tm permisso de entrar nestes espaos reservados para os transformadores e os devidos equipamentos para realizar algum tipo de manobra na chave seccionadora ou no disjuntor. Todo tipo de manuteno nos transformadores feita por uma empresa terceirizada, pois aps a abertura do ncleo do transformador necessrio fazer um tratamento no leo que isola o enrolamento porque a umidade do ar interfere nas propriedades fsicas e qumicas do material.

21

Figura 17. Transformador responsvel por um setor da fbrica

4.6.1. Fator de Potncia:

Existe um equipamento que faz a medio do consumo de energia eltrica da indstria por completo, assim como todas as outras. Este equipamento tambm faz leituras das potncias dissipadas na empresa e armazena em seu banco de dados. Essas leituras so realizadas de hora em hora e podem ser vistas na tela do medidor ou no computador que se encontra no escritrio do setor eltrico onde quem tem acesso direto a essas informaes o encarregado do setor. Neste software so indicadas as trs potncias fornecidas pela a concessionria de energia: Potncia ativa, Reativa e Aparente, nisso o programa faz os clculos e indica o fator de potncia que a empresa est consumindo. Para o devido controle deste problema so instalados bancos de capacitores (figuras 18 e 19). Esses equipamentos geralmente ficam abaixo dos painis de comandos dos CCMs. Existem tambm bancos de capacitores automticos que realizam a manobra de entrada e sada dos capacitores do sistema, pois o sobre dimensionamento capacitivo prejudica o sistema quando no so utilizados. A nica manuteno que existe para esses equipamentos a manuteno corretiva, onde feito a troca de capacitores quando o mesmo j est com defeito. O capacitor danificado reaproveitado porque existem empresas que fazem a recuperao destas mercadorias e logo aps entregam novamente para ficar de reserva caso algum outro venha a ser danificado. Esses defeitos ocorrem geralmente no prprio ncleo do capacitor, dificilmente algum defeito fsico.

22

Figura 18. Banco de capacitores

Figura 19. Banco de capacitores automtico

Os bancos automticos so equipamentos muito eficientes e de grande utilidade para a empresa, por isso so espalhados por vrios setores da indstria. Dificilmente feito algum tipo de reparo nestas mquinas por que um equipamento de pequeno porte e muito bem dimensionado, ajudando assim na preservao de sua vida til.

4.6.2- Causas de baixo fator de potncia: Motores e transformadores operando em vazio ou com pequenas cargas. Motores e transformadores superdimensionados. Grande quantidade de motores de pequena potncia. Mquinas de Soldas Lmpadas de descarga fluorescentes, vapor de mercrio e vapor de sdio sem reatores de

alto fator de potncia. 4.6.3- Conseqncias de um baixo fator de potncia: Perdas na Instalao: Ocorrem em forma de calor e so proporcionais ao quadrado da corrente total, como esta aumenta com o excesso de energia reativa, provocando assim o
23

aumento do aquecimento de condutores e equipamentos. Quedas de Tenso: podendo ocasionar interrupes no fornecimento, diminuio na intensidade luminosa das lmpadas e aumento da corrente dos motores. 4.6.4- Maneira de Corrigir o baixo fator de potncia: A maneira mais prtica de se corrigir o baixo fator de potncia, a instalao de bancos de capacitores.

5 - BANCOS DE CAPACITORES Os bancos de capacitores servem para corrigir o fator de potncia, que o causador das multas tarifrias de energia eltrica. Existem trs tipos de bancos de capacitores: os semiautomticos, os fixos e os automticos, cada um tem uma determinada indicao que apenas uma empresa tcnica pode informar. O banco de capacitores semi-automtico pode atuar em condies pr-definidas (perodos ou eventos) de acordo com a necessidade especfica, os fixos so recomendados para a correo de cargas constantes, tais como transformadores, e o automtico realiza uma compensao automtica por meio de sinais de tenso e corrente ligando e desligando mdulos capacitivos de acordo com a necessidade. Nas figuras 20 e 21 a seguir, alguns modelos de bancos de capacitores.

Figura 20- Exemplo de banco de capacitores automticos.

24

Figura 21- Exemplo de banco de capacitores semi-automticos.

6 - CONCLUSO

Atravs deste estgio foi possvel compreender o funcionamento dos equipamentos eltricos em plena carga dentro de uma empresa, conhecendo seus defeitos e qualidades das diferentes marcas e maneiras de operao. de suma importncia verificar o comportamento das mquinas eltricas consumindo realmente a energia que ensinada e exposta durante o curso de eletrotcnica, vendo assim realmente os fenmenos acontecerem na prtica conciliando com toda a matria vista durante o perodo de qualificao. A convivncia com os profissionais da rea tambm devem ser destacados aqui. A formao do vnculo de amizade e de profissionalismo muito importante para o crescimento pessoal e profissional do estagirio. Desta forma verificou-se que a boa vontade dos profissionais da LCP Engenharia Industrial, foi de extrema valia para a realizao de todas as atividades desenvolvidas durante o estgio.

25

S-ar putea să vă placă și