Sunteți pe pagina 1din 7

Introduo Crtica de Arte (Anlise de Imagem)

Aninha Duarte1

Degustaes Imagticas

As imagens provavelmente sinalizam expresses das manifestaes da cultura humana desde as pinturas pr-histricas das cavernas. A partir de ento, vimos esses cdigos no-verbais irem se avolumando no decorrer de tempos e espaos distintos, por meios diversificados.

Podemos observar que as imagens so depositrias de historicidades, de aes individuais ou coletivas do homem. Elas carregam vestgios, iconografias, que nos permitem perceber a apreenso e compreenso do mundo pelo sujeito que as produz. A origem das imagens, formao, agenciamentos e interpretaes marcam objetos de interesses de muitos estudiosos, tais como: Aristteles, Plato, Wlfflin, Panovsky, Pierce e muitos outros na contemporaneidade. Suas anlises foram se desdobrando e criando teorias com o af de decodificar a topografia das imagens.

Para tanto, delas se ocupam disciplinas tais como: a medicina, a histria em especial a histria da arte e da crtica, teorias antropolgicas, sociolgicas, psicolgicas da arte, a semitica visual, as teorias da cognio.

Para pensarmos as aproximaes com as imagens durante o curso Introduo Critica de Arte, atividade proposta pelo grupo de Estudos NUPEA/DEART da Universidade Federal de Uberlndia/ MG, nos guiamos por alguns princpios advindos de estudos modernos de Histria da Arte que

Artista Plstica graduada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em ensino de arte pelo Departamento de Artes da Universidade Federal de Uberlndia, mestre em Histria pelo Instituto de Histria da Universidade Federal de Uberlndia e professora de Desenho, Pintura e Introduo Crtica de Arte do Departamento de Artes da Universidade Federal de Uberlndia.

desenvolveram, segundo diretivas metodolgicas fundamentais: Formalista, Sociolgica, Iconolgica, Semiolgica ou Estruturalista. (ARGAN, p. 34) Dentro dessas teorias buscamos salientar os pontos de convergncias e divergncias conseqentes dessas pontuaes e suas utilizaes como meios de

aproximaes das imagens, entendendo a importncia desses estudos como fundamentaes tericas que nos possibilitam criar interlocues com as imagens. Ficando evidenciado que as citadas fundamentaes podem servir de arrimo para se pensar a imagem, o que se distancia de serem meras receitas interpretativas.

Como ponto de partida propusemos exerccios de anlises formais, iconogrficas e iconolgicas de algumas obras. No decorrer do curso, abrimos para questionamentos segundo os quais o universo das imagens hoje possivelmente nos inquietam. Partimos da indagao primeira: O que uma imagem? Diante da dificuldade de definir as diferentes utilizaes do termo imagem, nos filiamos Martine Joly ao fazer a seguinte afirmativa: [..] o termo imagem lembra-nos o deus Proteu: parece que a imagem pode ser tudo e seu contrrio - Visual e imaterial, fabricada e natural, real e virtual, mvel e imvel, sagrada e profana, antiga e contempornea, vinculada vida e morte, analgica, comparativa, convencional, expressiva, comunicativa, construtora e destrutiva, benfica e ameaadora. (JOLY, p. 27)

Dessa conformidade, pontuada pelos pares de contrrios complementares apresentados por Joly, pudemos perceber que eles amenizam parte da interrogativa, mas no nos aquietam. Possivelmente nos sentimos mais provocados a externar nossos pareceres, dvidas, conflitos sobre a diversidade das imagens que passam pelos sujeitos propositores e os que as recebem.

O homem na contemporaneidade vive circundado por um cipoal de imagens de tipos diversificados. Em meio a uma sobreposio imagtica, vamos transitando como que asfixiados, inebriados, pelos meandros vertiginosos de informaes que nelas esto habitadas. Entre esse frmito de imagens que

populam nosso cotidiano, muitas das vezes formamos com algumas delas relaes sinestsicas de afinidades, empatias, trocas ou at mesmo de aceitaes e recusas. Em nosso entendimento, vamos criando um acervo mental daquelas com as quais tecemos vnculos cognitivos e as outras se esvaem num olhar efmero-hedonista.

Seguindo nesse contexto, fazemos um recorte voltado mais especificamente para as Artes Plsticas. Podemos perceber que as imagens so banhadas de smbolos, signos, conceitos e significados, frente s mltiplas formas de sua construo e leitura. Pensar a imagem ir para alm daquilo que ali se v. Importam as teias que a circundam, sua origem, o processo criativo do artista, o tempo e espao nos quais foi concebida, suas ambigidades de mensagens e as interpretaes que elas transmitem.

Movidos pelo desejo de adentrarmos cada vez mais como uma ressonncia magntica no corpo das imagens, percebemos que fomos criando um repertrio bastante ousado e provocante para nos aproximarmos de suas problemticas. Assim, comumente vemos as diversas metforas que usamos. Exemplificando: lendo imagens, conversando com as imagens, anlise de imagem, relendo imagem, ouvindo as imagens. Avanando um pouco mais nessas ousadias, comeamos a atrevermos dizer: As imagens possuem cheiros: cheiram morte, dor, perfume, fedem As imagens possuem sons: gritam, falam, gemem, silenciam, cantam. As imagens possuem sabores: doce, amarga, acidada, apimentada. As imagens possuem movimentos: gestuais, danam, bailam. As imagens possuem clima: So frias, quentes, tem frescor, so ridas.

Em outra direo, abrimos ainda para discusses que geralmente vestem/resvestem as peles das imagens. So os divergentes confrontos a respeito de entendimentos conceituais de Belo, partindo de premissas kantianas, discusses semiticas apontadas por Charles Pierce, e em torno da dicotomia

representao/apresentao, tendo como orientaes as definies iniciadas pela escolstica medieval, e nas argumentaes especificas na voz de Michel Foucault sobre a perda da representao, e ainda na tese de Derrida sobre a impossibilidade de representao.

Dessa maneira, conduzimos as reflexes sobre anlises de imagens., sinalizando com o seguinte parecer: mesmo com o olhar j vertiginoso, contaminado, hipnotizado, embriagado, por essa atmosfera de imagens de naturezas diversas, advogamos a favor desse sem limite de imagens. Vemos que por meios delas, externado o auto-retrato dos conflitos do homem globalizado, ciberntico, do sculo XXI. Elas representam re-apresentam, (a)presentam, presentificam, a configurao de nossa realidade social, fruto de um processo evolutivo criado a partir da revoluo industrial.

No domnio das Artes Plsticas, dentro desse desejo de se enfronhar nas imagens, acreditamos que elas podem ser lidas, esquadrinhadas, descarnadas, e, possivelmente, no sero apreendidas na sua totalidade. Acreditamos ainda que as imagens so, de forma analgica, caleidoscpicas, conforme cada olhar. Elas se apresentam de maneiras diferentes e so re-significadas, re-feitas em nossos imaginrios. Nessa breve reflexo sobre to larga temtica, deixamos apenas indicaes da mnima frao que nos impele esse territrio mimtico das imagens.

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FANGIOLO, Maurizio. Guia de Histria da Arte. Lisboa: Estampa , 1992. ________, Arte e Crtica de Arte. Lisboa: Estampa , 1995. SANTAELLA, Lcia. NOTH. Winfried. Imagem, Cognio, Semitica, Mdia. So Paulo: Iluminuras, 1999.

SANTAELLA, Lcia. Cultura das Mdias. So Paulo: experimento, 2000. PANOFSKY, Erwin. Iconografia e Iconologia: uma introduo ao estudo da renascena. In: Significados das Arte Visuais . So Paulo, Perspectiva... WOLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais da Histria da Arte; o problema da evoluo dos estilos na arte recente. So Paulo: Martins Fontes,1984. MENGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma histria de amor e dio. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. MARTINE, Joly. O Que Uma Imagem? So Paulo: Papirus, 1996.

S-ar putea să vă placă și