Sunteți pe pagina 1din 8

NARRATIVA AUDIOVISUAL ADAPTADA PARA MULTIPLATAFORMAS POSSVEL?

Guilherme Theisen Schneider1

RESUMO Este artigo cientfico aborda a possibilidade de adaptao de narrativas audiovisuais para multiplataformas. Reflete acerca das formas de narrar histrias em audiovisuais, que se adaptem s mdias mveis, internet, televiso e cinema, sem perder seu entendimento. Por caracterizar-se como um artigo de reviso, o mesmo foi concebido atravs de pesquisa bibliogrfica restrita a livros, artigos cientficos j existentes e sites relacionados ao tema proposto. Entre os autores pesquisados, destacam-se Isa Beatriz, Jodeilson Martins, Lynn Alves, Cosette Castro, Cristiana Freitas, Eduardo Leone, Maria Dora Mouro, Ana Laura M. S. Azevedo e Carlos Gerbase. Concluiu-se que, apesar das distintas formas de se contar histrias e da crescente popularizao de dispositivos de transmisso que possibilitam mltiplas narrativas, as novas opes de acesso a contedos, principalmente televisivos, ainda so restritas. Alm disso, com todas as alternativas de consumo, a preocupao o entendimento da histria contada (linguagem que a constitui), deve permear todo o processo de desenvolvimento desses contedos miditicos. Palavras-chave: Narrativa. Multiplataformas. Tecnologia. Contedo. Linguagem.

AUDIOVISUAL NARRATIVE ADAPTED FOR MULTIPLATAFORMS IS POSSIBLE?

ABSTRACT This research paper discusses the possibility of adaptation to audiovisual narratives for multiplataforms. It reflects on the ways of narrate in audiovisual media suited to mobile, internet, television and film, without losing your understanding. This paper is a type of review article, it was designed through literature search restricted to books, papers and existing sites related to the theme. Among the authors surveyed stand out Isa Beatriz Martins Jodeilson, Lynn Ahmed, Cosette Castro, Christiana Freitas, Eduardo Leone, Maria Dora Mourao, Ana Laura M. S. Azevedo and Carlos Gerbase. It was concluded that, despite the different ways of telling stories and the growing popularity of transmitting devices that allow multiple
Graduado em Comunicao Social Habilitao em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Ps-Graduado em Gesto Estratgica de Marketing nfase em Administrao de Vendas pela Universidade Feevale. Professor dos cursos de graduao em Jogos Digitais, Design e Comunicao Social Habilitao em Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale. E-mail: gtschneider@gmail.com
1

narratives, new options for accessing content, especially television, are still restricted. Also, with all the alternatives of consumption, concern the understanding of the story (language that is), should permeate the whole development process in these media content. Keywords: Narrative. Multiplataforms. Technology. Content. Language.

INTRODUO

O desenvolvimento tecnolgico trouxe um cenrio sem precedentes para o meio audiovisual. O acesso informao, a renovao dos meios digitais e a revoluo nas transmisses esto trazendo no somente uma nova forma de se manter informado, mas uma nova realidade quanto ao modo como se narram histrias, jogos, filmes, pois os mesmos esto acessveis em todos os meios. A acessibilidade do audiovisual em outros meios fora da televiso e do cinema atravs da convergncia tecnolgica de dispositivos e de acesso internet trouxe tambm uma preocupao. A forma como se contam histrias na televiso, no cinema ou at mesmo em meios impressos compreendida da maneira que o autor deseja? Dessa maneira, este artigo busca pesquisar as formas de narrar histrias em audiovisuais, mas que se adaptem s mdias mveis, internet, televiso e cinema, sem perder seu entendimento. A maior dificuldade, nesse ponto, descobrir se alguma informao que contada na histria, dependendo do suporte que a pessoa utilize, est sendo entendida da mesma forma que eu outros suportes com perfis diferentes de consumo. O desenvolvimento deste trabalho se baseia na pesquisa bibliogrfica realizada em livros, artigos cientficos e sites relacionados ao tema proposto. Com base nisso, abordar-se- a narrativa em novas tecnologias, como jogos digitais, por exemplo, com foco no audiovisual na TV digital, que est ainda em processo de experimentao e no usufrui os recursos tecnolgicos para que a narrativa audiovisual possa ser apresentada diferentemente do modo como feito hoje na TV e no cinema. Dessa maneira, pode-se dizer que este estudo ser introdutrio utilizao de narrativas e multiplataformas e poder localizar o leitor em novas tecnologias de mdia e seus perfis de uso.

1 Narrativa: suas definies e sua utilizao

Para conceituar narrativa, antes, preciso definir o que narrar. Conforme Beatriz, Martins e Alves (2009, p. 8), etimologicamente, a palavra narrar nos remete para o termo narro, verbo derivado de gnarus, que significa: conhecer, saber de algo. Dessa forma, o termo vindo do Latim tem o sentido de levar ao conhecimento, contar algo ou dizer para algum. Diante da definio da palavra narrar, possvel descrever o significado do termo narrativa como a arte de contar histrias, no necessariamente toda a histria. Pode-se, ainda, colocar que os avanos tecnolgicos apresentam oportunidades de experimentao em narrativas porque, conforme Castro e Freitas (2010, p. 4), uma narrativa posterior ao acontecimento, e pode ser transcrita pela palavra, por sistemas visuais e sonoros, pela literatura, teatro, cinema, televiso, jogos e outros. Por mais que tenham sua sequncia alterada, as relaes dos personagens, o contexto e os conflitos continuam contextualizados e o espectador poder interagir com as etapas fora de sequncia, mas dever passar por todas partes.

2 O suporte para a narrativa

O suporte ou os meios que sero utilizados para veicular a narrativa podem trazer outras percepes com relao aos produtos audiovisuais. Alguns autores colocam que essas novas percepes so obtidas atravs de um meio que, inicialmente, no foi levado em considerao no momento da produo, como, por exemplo, um filme de cinema visualizado na tela do smartphone, ou a partida de futebol com transmisso HD e 3D que feita em uma sesso em sala de cinema. Apia-se, isso, ao conceito de Leone e Mouro (1987, p. 15), quando argumentam que:
Se no decorrer do tempo o cinema consolidou suas originais possibilidades narrativas, a televiso, o vdeo e a multimdia absorveram esses conhecimentos e deles se valem para criar novas possibilidades e metodologias na construo dos discursos audiovisuais e dos discursos em hipertexto. Todas as mdias, debaixo do manto da edio, acabam se encontrando nas estruturas de dramatizao, pois o trabalho de articulao produz o discurso com seus tempos e seus espaos.

O meio para o qual se destina o produto audiovisual na sua produo tem caractersticas que levam o perfil de consumo do mesmo. Dessa forma, novas produes podem entregar um produto com caractersticas diferentes para cada mdia, tais como alguns sites, que so exibidos tanto em sua forma integral, mobile e para tablets. O contedo exibido conforme uma srie de caractersticas de leitura do perfil do usurio do meio.

3 As consequncias dos diversos meios na narrativa

A narrativa audiovisual tem avanado junto com a evoluo dos meios e com novas tecnologias que surgem para facilitar o acesso ao audiovisual. Esse avano contribui para que o modo como so contadas as histrias tambm tenham novas caractersticas, que so fundamentais para o consumo da mdia em novos dispositivos ou de novas formas de transmisso. Conforme as autoras Castro e Freitas (2010, p. 3),
Com o avano dos meios digitais temos a oportunidade de desenvolver contedos com mltiplas narrativas, histrias paralelas e inter-relacionadas, que o homem busca h tempos na elaborao do prprio olhar, na construo de uma viso pessoal da histria.

Por consequncia disso, o consumidor passa a ter acesso a novas formas de narrativa. Novas tecnologias possuem maneiras de consumo diferentes das mdias analgicas. Portanto, um roteiro de cinema pode ter uma evoluo da sua trama de forma no linear, ou ainda pode ter um ritmo na narrativa mais rpido que o tradicional em certas cenas, o que prope que um tipo de pblico de vdeos e internet pode assimilar de forma positiva, por ter a referncia dessa linguagem no seu dia a dia. Contudo, vale ressaltar que conforme alguns estudos, como Azevedo (2006, p. 1), a introduo das tecnologias digitais no audiovisual e os hibridismos dentre os setores desta rea ainda esto em seu incio e no h como saber com certeza o que vir pela frente. Mas os novos recursos que so desenvolvidos e empregados em aparelhos, sinalizam caminhos que novos meios podem se adaptar a narrativas antigas, ou ainda pegar diversas caractersticas de meios tradicionais e digitais para a formao de novas frmulas de contar histrias. Todos os avanos tecnolgicos para o consumo dessas histrias no garantem o entendimento da narrativa em suportes multiplataformas. Atualmente, se o audiovisual exibido na internet e tem seu contedo delimitado a um perfil de utilizao dos sites de vdeo, esse contedo, supostamente, dever estar subdimencionado, caso seja exibido no cinema.

Essa diferena na quantidade de informao, na maneira como o contedo exibido e o modo como o consumidor tem o contato com os meios diferentes um desafio para a adequao de mltiplas linguagens para um produto que seja malevel a todos os meios de exibio.

4 Convergncia de narrativas na produo audiovisual e TV digital

Os novos meios digitais esto influenciando a produo de narrativas audiovisuais de meios mais antigos, tais como a televiso e o cinema. Essa influncia fica mais evidente quando so comparados produtos audiovisuais produzidos antes da popularizao dos sites de vdeo ou ainda na acessibilidade de cmeras de vdeos. Assim como aconteceu com a televiso que utilizou tcnicas do cinema e do rdio no incio da produo. Alguns anos mais tarde concretizou o desenvolvimento da sua linguagem prpria e caractersticas de narrativa particulares, que, hoje, so reconhecidos por linguagem televisiva. Dessa mesma maneira estamos em um processo de implantao de um novo sistema de televiso, com recursos interativos, de alta definio de imagem e acessvel em dispositivos mveis. Esse sistema, que possui incentivo do governo e que originado de um sistema japons que promete uma nova linguagem para a televiso graas a novos recursos, est passando por problemas, os quais vo desde linguagens mais novas at custos de sua implantao. Contudo, no so apenas os modos de produo que mudam com a entrada das mdias digitais convergentes. O que muda o olhar do pblico frente aos novos meios e a possibilidade de sair da condio de receptor e tornar-se produtor de contedo audiovisual (CASTRO, 2008, p. 19). A narrativa audiovisual especfica para TV digital tem sua linguagem baseada no cinema, pois, em vrias caractersticas tcnicas, o novo sistema se assemelha a ele. Contudo, a interatividade e a transmisso com recursos extras oriundos de outras tecnologias que utilizam a internet como canal de retorno esto sendo incorporadas a sistemas hbridos de TV digital, o que traz mais recursos para novos tipos de narrativa. A nova funo dos aparelhos de TV mais modernos, que acessam a internet e possuem aplicativos para utilizao na grande tela, apresenta recursos que podero alterar o perfil de consumo e ainda evoluir as narrativas que estaro disponveis com sua utilizao, embora, hoje, possam estar pouco adaptados ao uso nativo da televiso. Porm, a audincia ainda baixa para a alta definio e a interatividade so fatores decisivos para o sucesso do novo sistema. Somente com aparelhos de TV com preos

acessveis e uma abrangncia realmente massiva desse sinal digital ser possvel trazer um novo modo de consumir o produto televisivo no Brasil.

5 Concluso

A evoluo das formas de contar histrias e a popularizao de novos dispositivos de transmisso promovem possibilidades mltiplas de narrativas e ainda possibilitam que o espectador possa alterar o seu modo de assimilao. A mesma histria pode ganhar formas diferentes de sequncia dos fatos, no caso de interatividade. Ainda ser possvel obter informaes extras do contedo visto e esse contedo adicional dever agregar mais informaes narrativa. Essas novas opes de contedo televisivo ainda esto no campo da experimentao por parte das emissoras. Seus custos so altos, a distribuio de sinal com interatividade ainda restrita e os aparelhos disponveis no mercado no ano de 2012 no comportam a possibilidade dessas escolhas. Com as alternativas de consumo do contedo miditico em vrios dispositivos, a preocupao do autor, do realizador e do distribuidor do contedo audiovisual com relao ao entendimento da histria fica evidente. A busca por frmulas para uma adaptao da histria para cada tipo de exibio ser fonte de inmeros estudos no futuro, mas a evoluo das possibilidades no param. Dessa maneira, o que hoje pode parecer adequado a um tipo de linguagem, amanh, com o avano tecnolgico, pode no cumprir com pr-requisitos da narrativa. Para o professor Damasceno Ferreira (apud GERBASE, 2001, p. 98), os diferentes meios podem trazer diferentes percepes dos produtos audiovisuais, mas no alteram a essncia, a estrutura da linguagem que os constitui.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AZEVEDO, Ana Laura M. S. Caractersticas do cinema narrativo clssico em um jogo de videogame. Disponvel em: < http://www.intercom.org.br/premios/analaura_moura.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2011.

BEATRIZ, Isa; MARTINS, Jodeilson; ALVES, Lynn. A crescente presena da narrativa nos jogos eletrnicos. Disponvel em: <http://www.sbgames.org/papers/sbgames09/culture/full/cult2_09.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2011.

CASTRO, Cosette. Indstria de contenidos en latinoamrica. Disponvel em: <http://www.eclac.cl/socinfo/noticias/noticias/2/32222/GdT_eLAC_meta_13.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2011.

_______________; FREITAS, Cristiana. Narrativa audiovisual para multiplataforma: um estudo preliminar. Bibliocom. So Paulo, v. 2, n. 7. p. 1-15, jan/abr. 2010. Disponvel em: <http://www.intercom.org.br/bibliocom/sete/pdf/cosette-castro-cristiana-freitas.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2011.

FERREIRA, Emmanoel Martins. As narrativas interativas dos games: o cinema revisitado. ECO-PS. Rio de Janeiro, v. 9, n. 1. p. 155-166, jan/jul. 2006. Disponvel em: <http://www.pos.eco.ufrj.br/ojs2.2.2/index.php?journal=revista&page=article&op=view&path%5B%5D=35&path%5B%5D =92>. Acesso em: 20 dez. 2011.

GARCA, Francisco Garcia a; MARTNEZ, Pedro Javier Gmez. Narrativa televisiva: o ritmo na fico audiovisual das sries de televiso. Comunicao Mdia e Consumo. So Paulo, v. 6, n. 16. p. 45-72, jul. 2009. Disponvel em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/viewFile/205/167>. Acesso em 16 out. 2011.

GERBASE, Carlos. Digitalidade e narrativa audiovisual: uma relao complexa. Revista FAMECOS. Porto Alegre, v. 1, n. 14. p. 90-101, Abr. 2001. Disponvel em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/3104/2380>. Acesso em: 18 dez. 2011.

JENKINS, Henry. Cultura da convergncia. So Paulo: Aleph, 2006.

LEONE, Eduardo; MOURO, Maria Dora. Cinema e montagem. So Paulo: tica, 1987.

LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues. Narrativas emergentes: vida urbana misturada criao de plataforma computacional (site + programa de celular) para se criar/contar estrias sobre e nas cidades. Disponvel em: <http://aqi.unb.br/Narrativas.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2012.

MACHADO, Arlindo. Fim da televiso? Revista FAMECOS. Porto Alegre, v. 18, n. 1. p. 8697, jan/abr. 2011. Disponvel em:

<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/8799>. Aceso em 15 nov. 2011.

NASCIMENTO, Daniel Monteiro do. Mdias digitais e novas narrativas: transcinemas, games, ciber filmes e outras histrias. Disponvel em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-1935-1.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2011.

TEIXEIRA, Douglas de Arajo. A narrativa digital como forma de enriquecer o contedo de blogs jornalsticos. Disponvel em: <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=a%20narrativa%20digital%20como%20forma %20de%20enriquecer%20o%20conteu%CC%81do%20de%20blogs%20jornali%CC%81stico s&source=web&cd=1&ved=0CCQQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.douglasteixeira.com. br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2011%2F04%2FTEIXEIRA-Douglas_de_Araujo_ANarrativa-Digital-como-forma-de-enriquecer-o-conteudo-de-blogsjornalisticos.pdf&ei=dMFMT760D8f_ggffuZTMAg&usg=AFQjCNF_qRYi2JpyOZEBE6B1j KBkGnWWEQ>. Acesso em: 20 dez. 2011.

S-ar putea să vă placă și