Sunteți pe pagina 1din 44

Departamento de Qumica Universidade Coimbra

TECNOLOGIAS DE CONVERSO BIOLGICA

Necessidades nutricionais para o desenvolvimento de microorganismos


Para que os microorganismos se reproduzam e mantenham as suas funes de forma apropriada, um organismo deve ter uma fonte de energia; carbono para a sntese de novos tecidos celulares, e elementos inorgnicos (nutrientes) tais como azoto, fsforo, enxofre, potssio, clcio, e magnsio. Nutrientes orgnicos (factor de crescimento) podem tambm ser necessrios para a sntese de clulas.

Fontes de energia e carbono


As duas fontes mais comuns de carbono para os tecidos das clulas so o carbono orgnico e o dixido de carbono. Os organismos que usam carbono orgnico para a formao dos tecidos celulares so denominados de heterotrficos. Os organismos que obtm carbonos a partir do CO2 so denominados de autotrficos. A converso do CO2 em tecidos celulares orgnicos constitui um processo redutivo, que necessita de energia. Os organismos autotrficos, portanto, dispendem mais energia para a sntese do que os seus parceiros heterotrficos, donde resulta, tambm, uma velocidade de crescimento menor entre os autotrficos.

Fontes de energia e carbono (2)


A energia necessria para a sntese de clulas pode ser obtida por luz ou por reaces de qumicas de oxidao. Os organismos que esto aptos a usar a luz como energia so denominados fototrficos. Estes podem ser heterotrficos (tais como algumas bactrias de enxofre) ou autotrficos (algas e bactrias fotossintticas). Os organismos que obtm a energia a partir de reaces qumicas so chamados de chemotrficos. Tal como os organismos fototrficos, os organismos chemotrficos podem ser heterotrficos (protozorios, fungos, e algumas bactrias) ou autotrficos (bactrias nitrificantes). Os organismos chemoautotrficos obtm energia a partir da oxidao de constituintes inorgnicos reduzidos, tais como a amnia, nitrito e sulfureto. Os chemoheterotrficos obtm a sua energia da oxidao de compostos orgnicos.

Fontes de energia e carbono (3)


Classificao geral dos microorganismos pelas fontes de energia e carbono Fonte de energia Classificao Autotrficos fotoautrficos chemoautrficos Heterotrficos fotoheterotrficos chemoheterotrficos Luz Reaces redox de comp. orgnicos Carbono orgnico Carbono orgnico Luz Reaces redox de comp. inorgnicos CO2 CO2 Fonte de carbono

Nutrientes e crescimento
Os nutrientes podem ser um factor limitante ao crescimento e sntese de novas clulas. Os principais nutrientes inorgnicos necessrios aos microorganismos so o N, S, P, K, Mg, Ca, Fe, Na e Cl. Entre os nutrientes de menor influncia podemos incluir o Zn, Mn, Mo, Se, Co, Cu, Ni e o W. Alm dos nutrientes inorgnicos atrs citados, alguns organismos podem necessitar de nutrientes orgnicos, conhecidos como factores de crescimento. Embora estes factores possam diferir de organismo para organismo, os maiores factores de crescimento incluem-se nas trs classes seguintes: Aminocidos Purinas e pirimidinas Vitaminas

Nutrio microbiana e processos de converso biolgica


O principal objectivo, na maioria dos processos de converso biolgica, a converso da matria orgnica, existente num resduo, num produto final estvel. Os organismos chemoheterotrficos so, nesta funo, os de principal importncia porque necessitam de carbono orgnico como fonte de carbono e de energia. A fraco orgnica dos RSU contem tipicamente adequadas quantidades de nutrientes (orgnicos e inorgnicos) para suportar a converso biolgica dos resduos. Com alguns resduos comerciais, contudo, os nutrientes podem no estar presentes em quantidades suficientes. Nestes casos, a adio de nutrientes necessria para o crescimento apropriado de bactrias e para a consequente biodegradao do resduo orgnico.

TIPOS DE METABOLISMO MICROBIANO


Os organismos chemoheterotrficos podem ser agrupados de acordo com o seu tipo de metabolismo e as suas necessidades de oxignio. Organismos que produzem energia por transporte de electres atravs de enzimas desde um dador de electres para um aceitador de electres externo (tal como oxignio) diz-se terem uma metabolismo respiratrio. Pelo contrrio, o metabolismo de fermentao no envolve a participao de uma aceitador de electres externo. A fermentao um processo de produo de energia menos eficaz do que a respirao. Consequentemente, os organismos heterotrficos que so caracterizados por usarem apenas um processo de fermentao apresentam uma velocidade de crescimento inferior. Quando o oxignio molecular usado como aceitador de electres no metabolismo respiratrio, o processo denominado de respirao aerbica. Os organismos que so dependentes da respirao aerbia para obterem a energia de que necessitam s podem existir em meios com excesso de oxignio molecular. Estes organismos so designados por aerbicos obrigados. Compostos inorgnicos oxidados, tais como os nitratos e sulfatos, podem funcionar como aceitadores de electres para alguns organismos respiratrios na ausncia de O2.

TIPOS DE METABOLISMO MICROBIANO


Quando o oxignio molecular usado como aceitador de electres no metabolismo respiratrio, o processo denominado de respirao aerbica. Os organismos que so dependentes da respirao aerbia para obterem a energia de que necessitam s podem existir em meios com excesso de oxignio molecular. Estes organismos so designados por aerbicos compulsivos. Compostos inorgnicos oxidados, tais como os nitratos e sulfatos, podem funcionar como aceitadores de electres para alguns organismos respiratrios na ausncia de O2.

TIPOS DE METABOLISMO MICROBIANO


Os organismos que produzem energia por fermentao e que podem existir num ambiente que livre de oxignio so denominados de anaerbicos compulsivos. H um outro grupo de microorganismos, que tm a capacidade de se desenvolverem quer na presena quer na ausncia de O2. Esses organismos so denominados de anaerbicos facultativos. Estes organismos caem em dois subgrupos, baseados no seu metabolismos. Os verdadeiros anaerbicos facultativos podem mudar dum processo de fermentao para uma respirao anaerbia, dependendo da presena ou ausncia de oxignio. Os anaerbicos aerotolerantes apresentam um metabolismo estritamente fermentativo, embora apresentem uma relativa insensibilidade presena de O2.

TIPOS DE METABOLISMO MICROBIANO


Tpicos aceitadores de electres em reaces bacterianas Meio Aerbio Anaerbio Aceitador electres Oxignio Nitrato Sulfato Processo Metabolismo aerbico Denitrificao Reduo de sulfatos

Dixido de carbono

Metanogenesis

TIPOS DE MICROORGANISMOS
Os microorganismos so normalmente classificados de acordo com a estrutura da clula e da sua funo. Classificao de microorganismos
Grupo Eucariotas Estrutura da clula Eucaritica Caracterizao Multicelular diferenciao tecidos Membros representativos

com grande Plantas das clulas e Animais (vertebrados invertebrados) e

Unicelular ou micelial ou Protistas (algas, fungos, coenoctica; pequena ou nehuma protozoas) diferenciao de tecidos Eubactria Arcaebactria Procaritica Procaritica Qumica celular eucariticas idntica s Maioria das bactrias Metanognicos, halfilos, termfilos

Qumica celular distinta

TIPOS DE MICROORGANISMOS: BACTRIAS


Geralmente, as bactrias so clulas nicas, em forma esfrica, em espiral, ou elongadas. As formas esfricas (cocci) variam de 0.5 a 4 m em dimetro; as formas em filamentos (bacilli) apresentam um comprimento entre 0.5 e 20 m e 0.5 e 4 m de largura; as formas em espiral (spirilla) podem ter mais do que 10 mm de comprimento e cerca de 0.5 mm de largura. As bactricas podem ser encontradas em meios aerbios e anaerbios. Devido grande variedade de compostos orgnicos e inorgnicos que podem ser usados pelas bactrias, estas so muitas vezes usadas em imensos processos industriais para acumular intermedirios e produtos finais do metabolismo. As bactrias so fundamentalmente 80 % de gua e 20 % de material seco, dos quais 90 % so orgnicos e 10 % inorgnicos.

TIPOS DE MICROORGANISMOS: FUNGOS


Os fungos so considerados multicelulares, nofotosintticos, e protistas heterotrficos. A maioria dos fungos apresenta a capacidade de se desenvolver em meios com baixa humidade, que no favorecem o crescimento de bactrias. Os fungos tambm toleram meios com valores de pH baixos. Embora os valores de pH ptimos ao desenvolvimento dos fungos seja cerca de 5.6, valores de pH entre 2 e 9 permitem o seu crescimento. O metabolismos deste organismos essencialmente aerbio, e crescem em longos filamentos, hyphae, compostos de clulas nucleadas e variando em largura entre 4 e 20 m. Uma vez que os fungos tm a capacidade de degradar uma grande variedade de compostos orgnicos, tm sido usados para produzir, industrialmente, cidos orgnicos (e.g., ctrico, glucnico), antibiticos (e.g., penincilina) e enzimas (e.g., celulase, protease).

TIPOS DE MICROORGANISMOS: LEVEDURAS Leveduras so fungos que no formam filamentos (mycelium) e, portanto, so unicelulares. Algumas leveduras forma clulas elpticas de 8 a 15 m por 3 a 5 m, enquanto outras so esfricas, variando o tamanho entre 8 a 12 m em dimetro. As leveduras so usadas extensivamente para fermentar aucares produzindo lcool e dixido de carbono.

TIPOS DE MICROORGANISMOS: ACTINOMICETES

Os actinomicetes so um grupo de organismos com propriedades intermdias entre os fungos e as bactrias.

CONDIES AMBIENTAIS
As condies ambientais de temperatura e pH so de grande importncia para a sobrevivncia e crescimento dos microorganismos. Em geral o crescimento ptimo ocorre numa pequena faixa de valores de pH e T, embora os microorganismos possam estar aptos a sobreviver a outros valores de pH e T. Por exemplo, a velocidade de crescimento das bactrias duplica quando a T aumenta em cada 10 C, at atingir a T considerada ptima. De acordo com a gama de T em que os microorganismos funcionam melhor, as bactrias podem ser classificadas como psicrofilicas (-10 a 30 C), mesofilicas (20 a 50 C) ou termofilicas (45 a 75 C). A concentrao do hidrogenio no um factor significativo no crescimento de microorganismos, na gama de pH entre 6 a 9. Os valores ptimos de pH encontram-se entre 6.5 e 7.5.

CONDIES AMBIENTAIS (2) A concentrao do hidrogenio no um factor significativo no crescimento de microorganismos, na gama de pH entre 6 a 9. Os valores ptimos de pH encontram-se entre 6.5 e 7.5. Contudo, quando o pH varia para valores acima de 9 ou abaixo de 4.5, as molculas no dissociadas dos cidos e bases fracos, podem entrar nas clulas mais facilmente do que os ies H+ e OH- e, por alterao do pH da clula, podem destrui-la.

CONDIES AMBIENTAIS (3) A humidade outro factor importante parta o crescimento. A humidade dos resduos orgnicos a serem convertidos deve ser conhecidos, especialmente se um processo de secagem, tal como a compostagem, vai ser usado. Em algumas operaes de compostagem necessrio adicionar gua de forma a obter as melhores condies para a actividade das bactrias. A adio de gua na fermentao anaerbia depender das caractersticas dos resduos orgnicos e do tipo de processo anaerbio usado.

CONDIES AMBIENTAIS (4)

A converso biolgica de um resduo orgnico requer um sistema biolgico em equilbrio dinmico. Para estabelecer e manter tal equilbrio, o meio deve encontrarse livre de concentraes inibitrias de metais pesados, amnia, sulfuretos e outros constituintes txicos.

Transformaes Biolgicas Aerbias


A transformao aerbia de resduos slidos pode ser descrita, de uma forma geral, atravs da seguinte eq.
Matria orgnica + O2 + nutrientes (na presena de bactrias) novas clulas + matria orgnica resistente + CO2 + H2O + NH3 + SO42- ++ calor

Se a MO num RS for representada como CaHbOcNd, a produo de novas clulas e sulfatos no for considerada, e a composio do material resistente for descrito por CwHxOyNz, a quantidade de oxignio necessrio estabilizao aerbia da fraco orgnica biodegradvel do RSU pode ser estimada atravs da eq. CaHbOcNd + 0.5(ny+2s+r-c)O2 nCwHxOyNz + sCO2 + rH2O + (d-nz)NH3 onde r=0.5[b nz 3(d-nz)] e s=a-nw

Transformaes Biolgicas Aerbias


Em muitos casos a amnia, NH3, produzida pela oxidao da MO oxidada, em seguida a nitrato. A quantidade de oxignio necessrio para a oxidao da amnia a nitrato pode ser calculada atravs das eqs.

NH3 + 3/2 O2 HNO2 + H2O HNO2 + O2 HNO3 NH3 + 2O2 H2O + HNO3 (R. global)

Transformaes Biolgicas Anaerbias


Processos Microbiolgicos
A converso biolgica da fraco orgnica dos RSU ocorre em 3 fases distintas. A primeira fase do processo envolve a transformao enzimtica (hidrlise) de compostos de elevada massa molecular em compostos usados como fonte de energia e tecidos celulares. O segundo passo envolve a converso bacteriana dos compostos que resultam do 1 passo em compostos intermedirios de baixa massa molecular. Finalmente, o 3 passo envolve a converso bacteriana dos compostos intermedirios em simples produtos finais, principalmente metano e dixido de carbono.

Transformaes Biolgicas Anaerbias

Transformaes Biolgicas Anaerbias


importante salientar que as bactrias que produzem metano podem apenas usar um nmero limitado de substratos para a formao de metano. Os metanogenes usam os substratos seguintes: CO2+H2, formato, acetato, metanol, metilaminas e monxido de carbono, atravs das seguintes reaces: 4 H2 + CO2 CH4 + 2 H2O 4 HCOOH CH4 + 3 CO2 + 2 H2O CH3COOH CH4 + CO2 4 CH3OH 3 CH4 + CO2 + 2 H2O 4(CH3)3N + 6 H2O 9 CH4 + 3 CO2 + 4 NH3 4 CO + 2H2O CH4 + 3 CO2 Na fermentao anaerbia, h dois caminhos principais envolvidos na formao do metano: - a converso de CO2 e H2 em metano e gua, e - a converso de formato e acetato em metano, CO2 e gua

Reaces Bioqumicas

Transformaes Biolgicas Anaerbias


Reaces Bioqumicas Os metanogenes e os acidogenes formam uma associao sintrfica (mutuamente benfica) em que os metanogenes convertem os produtos finais da fermentao tais como hidrognio, formato, acetato em metano e dixido de carbono. Os metanogenes so capazes de utilizar o hidrognio produzido pelos acidogenes devido sua eficiente hidrogenase. Uma vez que os metanogenes so capazes de manter uma presso parcial de H2 baixa, o equilbrio das reaces de fermentao deslocado para a formao de maior quantidade de produtos de reaco oxidados (formatos e acetatos).

Transformaes Biolgicas Anaerbias


Factores Ambientais
Para manter um sistema de tratamento anaerbio que estabilize eficientemente um resduo orgnico, as bactrias no-metanognicas e as metanognicas devem encontrar-se num estado de equilbrio dinmico. Para estabelecer e manter tal equilbrio, o reactor deve estar isento de oxignio e livre de concentraes inibitrias de amnia e outros constituintes tais como metais pesados e sulfuretos. O pH do meio aquoso deve variar entre 6.5 e 7.5. Uma alcalinidade suficiente deve estar presente de forma a assegurar que o pH no cai para valores inferiores a 6.2, uma vez que as bactrias de metano no funcionam abaixo desse valor. Quando a digesto decorre satisfatoriamente, a alcalinidade varia de 1 a 5 g/L e os cidos gordos volteis nos processos de digesto de elevados contedos de matria slida podem ser da ordem de 12 e 0.7 g/L, respectivamente.

Transformaes Biolgicas Anaerbias


Factores Ambientais
Uma quantidade suficiente de nutrientes, tais como azoto e fsforo, deve tambm encontrar-se disponvel para assegurar um crescimento apropriado da comunidade biolgica. Dependendo da natureza das lamas ou resduos a digerir, os factores de crescimento podem variar. A temperatura um outro factor importante. A gama de temperatura ideal para os mesofilos de 30 a 38 C e para os termfilos de 55 a 60 C.

Transformaes Biolgicas Anaerbias


Produo de gs
A transformao anerbica geral dum RS pode ser descrita por meio da eq. seguinte

Matria orgnica + H2O + nutrientes novas clulas + matria orgnica resistente +

CO2 + CH4 + NH3 + H2S + calor

Na prtica, a converso global da fraco orgnica dos RS para metano, dixido de carbono, e amnia pode ser representada de acordo com a eq. seguinte CaHbOcNd n CwHxOyNz + m CH4 + s CO2 + r H2O + (d-nx)NH3

onde r= c n y 2 s e s = a n w m Em operaes onde os RS so misturados com lamas (de efluentes lquidos), o gs obtido nos digestores contm cerca de 50 a 60 % de metano.

COMPOSTAGEM
Decomposio aerbia e termfila de resduos orgnicos por populaes microbianas quimiorganotrficas in situ, sob condies total ou parcialmente controladas, que produz um material parcialmente estabilizado.

Fases do Processo
- Estabilizao - Maturao

10

COMPOSTAGEM
Classificao dos mtodos de compostagem
Aerbio Anaerbio (Biodigestor)

Quanto temperatura
Aerbio Mesfila Termfila Anaerbio

Ambiente
Aberto Fechado

Tempo de compostagem
Processo lento Processo rpido

Principais factores que afectam a compostagem


Organismos
a) Macroscpicos: insectos, caros, nematides, colmbolas b) Microscpicos: fungos, bactrias e actinomicetos

Humidade: 50 a 60% Arejamento Temperatura: 60 a 70 C


a) Destruio de sementes indesejveis b) Destruio de microrganismos patognicos c) Acelerao do processo.

Principais factores que afectam a compostagem


Composio do composto (relao C/N) Os microorganismos responsveis pela compostagem necessitam de carbono para seu desenvolvimento e de nitrognio para a sntese de protenas. No processo de compostagem h uma queda acentuada do teor de carbono, enquanto ocorre uma menor diminuio do teor de nitrognio. Em geral, a relao C/N ideal no incio da compostagem dever estar entre 30:1 e 35:1. Um composto curado, isto , em condies de ser empregado na agricultura dever ter uma relao C/N menor ou igual a 18:1. pH: 6 a 7,5

11

Compostagem / Vantagens
No formao de gases com cheiro desagradvel; Reduo do volume, peso e teor de humidade dos resduos, facilitando o transporte, o armazenamento e aplicaes; Inactivao de patgenios; Transformao dos resduos slidos em adubos orgnicos; Reciclagem de nutrientes contidos nos resduos Aproveitamento de lixo urbano; Educao ambiental.

Compostagem / Desvantagens
Custo elevado de investimento; Necessidade de dispor os resduos rejeitados em aterro; Necessidade de estudo de mercado para usar o composto; Necessidade de pessoal treinado para a operao; Contacto directo dos operrios com o lixo;

Compostagem

12

Compostagem Aerbica
DESCRIO DO PROCESSO Os diferentes processos de comportagem aerbica so similares e consistem em: pr-pocessamento dos RSU decomposio aerbia da fraco orgnica dos RSU preparao do produto e marketing

Uma leira de compostagem conta com uma conveco e difuso natural do oxignio.

Compostagem Aerbica
DESCRIO DO PROCESSO

O tamanho da leira e a frequncia com que a leira revirada serve para balancear a perda de calor e gerir a temperatura. A introduo e a efectividade do abastecimento de oxignio numa leira dependero da actividade microbiolgica e da porosidade da prpria leira. Zonas anaerbias podem ser reduzidas, reduzindo o tamanho da leira ou aumentando a sua porosidade, embora, na prtica, as condies ideais sejam difceis de alcanar.

Compostagem Aerbica
DESCRIO DO PROCESSO Alguns dos mtodos principais mtodos usados para a compostagem da fraco orgnica dos RSU incluem: Leiras

Leiras/montes estticos com arejamento/ventilao

13

Compostagem Aerbica
Reactores de leito horizontal

Reactores vertical

de

leito

Compostagem Aerbica
Tambores (digestores) rotativos

Caixas (compostagem domstica)

Compostagem Aerbica
MICROBIOLOGIA DO PROCESSO (1) Durante o processo de compostagem aerbica uma sucesso de microorganismos facultativos e compulsivos entra em aco. Nas fases iniciais do processo de compostagem, as bactrias mesoflicas so as que prevalecem. Depois da temperatura no composto aumentar, as bactrias termfilas predominam, dando origem a fungos termfilicos, que aparecem aps 5 a 10 dias. Nas fases finais de maturao, ou perodo de cura, aparecem os actinomicetes e humo. Quando a concentrao destes microorganismos no significativa em alguns RS (e.g. papel de jornal) necessrio adicion-los como aditivos ou inoculador.

14

Compostagem Aerbica
MICROBIOLOGIA DO PROCESSO (2) Os parmetros crticos no controlo do processo de compostagem incluem quantidade de matria hmida, mat hmida quociente C/N, e temperatura. Para os resduos C/N temperatura orgnicos mais biodegradveis o metabolismo microbitico elevado, devido elevada quantidade de matria hmida (50 a 60 %). Os microorganismos aerbios que utilizam oxignio, alimentam-se da matria orgnica desenvolvendo novos tecidos a partir de N, P, algum C e outros nutrientes. Muito do carbono utilizado como fonte de energia dos microorganismos sendo respirado como CO2. Uma vez que o C orgnico pode servir quer como fonte de energia quer como clulas de C, o C mais necessrio do que o N.

Condies Operacionais / Tamanho das partculas (1)


A maioria dos materiais que fazem parte da fraco orgnica dos RSU so irregulares na forma. Essa irregularidade pode ser substancialmente reduzida pela pr-seleco e separao fsica dos materiais orgnicos antes do processo de compostagem. O tamanho das partculas influencia a densidade do depsito e a frico interna. Por outro lado, um tamanho reduzido das partculas permitir o aumento da velocidade da reaco bioqumica. As partculas, para o processo de compostagem, devem ter um tamanho (ideal) inferior a 5 cm, embora partculas de maior dimenso possam ser compostadas. O tamanho das partculas a sofrer compostagem depende bastante das condies exigidas ao produto final e de razes econmicas.

Condies Operacionais / Tamanho das partculas (2)

15

Condies Operacionais / Tamanho das partculas (3)


Crivagem (Screening)

Separador por corrente parasita (Eddy)

Condies Operacionais / Tamanho das partculas (4)


Separao por fluxo de ar

Condies Operacionais / Tamanho das partculas (5)


Reduo do material a compostar e homogeneizao

16

Condies Operacionais / Quociente C/N


O factor ambiental mais crtico para a compostagem a razo C/N. A razo C/N estimada com base no peso total seco de carbono e azoto e no na massa seca total da fraco biodegradvel da matria orgnica. De forma geral, todo o N orgnico presente na maioria dos compostos tornase disponvel, mas o mesmo no acontece com o C. Por exemplo, assumindo que todo o N est disponvel, a razo C/N para a fraco orgnica dos RSU pode variar de 34 a 60 dependendo se todo o C disponvel parcial ou totalmente biodegradvel. A gama ptima para a maioria dos resduos orgnicos entre 20 a 25 para 1.

Condies Operacionais / Quociente C/N (2)

Condies Operacionais / Quociente C/N (3)


As lamas apresentam uma razo C/N baixa, enquanto resduos de jardim, tais como folhas, apresentam quocientes C/N relativamente altos. Misturas de resduos com elevados valores de C e baixos de N, tais como papel de jornal, com resduos com elevadores teores de N, tal como resduos dos jardins, so usados para obter valores de C/N adequados.

17

Condies Operacionais / Quociente C/N (4)

Condies Operacionais / Mistura e sementeiras


Dois factores importantes que afectam a mistura das fraces orgnicas dos RSU para compostagem so o quociente C/N e a matria hmida. Anlises de laboratrio so normalmente necessrias para determinar como se deve proceder mistura dos materiais para compostagem. Se a fraco orgnica dos RSU contm quantidades significativas de papel ou outros substratos ricos em carbono, devem ser misturados outros materiais orgnicos tais como estrume ou lamas provenientes de ETARs, de forma a obter bons valores de C/N. De forma idntica, materiais muito molhados ou muito secos, devem ser misturados de forma a obter valores de matria hmida adequados compostagem. As sementeiras envolvem a adio duma cultura de microorganismos, suficientemente grande para afectar a decomposio do material a compostar a uma velocidade elevada.

Condies Operacionais / / Contedo de Matria Hmida O contedo de matria hmida ptima para a mat h compostagem aerbia situa-se entre 50 a 60 %. Este parmetro pode ser ajustado por mistura de outros componentes ou por adio de gua. Quando a matria hmida diminui para valores mat h inferiores a 40 % a velocidade de compostagem torna-se lenta.

18

Condies Operacionais / Mistura


A mistura inicial dos resduos orgnicos essencial para aumentar ou diminuir a quantidade de matria hmida de forma a obter um nvel de humidade adequado. A mistura pode tambm ser usada para obter uma melhor distribuio (mais uniforme) de nutrientes e microorganismos. Na verdade, o revolver o material orgnico uma operao importante para a manuteno da actividade aerbia. Uma vez que estas operaes podem ser especificadas atravs da MH, caractersticas dos resduos, ou necessidades de ar, impossvel especificar qual a frequncia mnima, em termos gerais, que os resduos tenham que ser revirados/misturados. No entanto, para um resduo orgnico com uma quantidade de matria hmida de 55 a 60 %, e um perodo de compostagem de 15 dias, a primeira volta sugere-se que ocorra ao 3 dia.

Condies Operacionais / Temperatura


Sistemas de compostagem aerbia podem ser operados em regies de temperatura mesoflica (30 a 38 C) ou termoflica (55 a 60 C). O aumento da temperatura observada na compostagem activa de resduos causada pelas reaces exotrmicas associadas ao metabolismo respiratrio. Em leiras arejadas estticas ou em caixas, a temperatura pode ser controlada ou regulada atravs dos sistemas de injeco de ar. Em leiras de compostagem, a temperatura s pode ser controlada de forma indirecta, variando a frequncia de viragem com base nas medies de temperatura. De uma forma geral, a T de uma leira diminui de 5 a 10 C aps a sua viragem, embora retorne aos valores iniciais aps algumas horas.

Condies Operacionais / Temperatura

19

Condies Operacionais / Controlo de patognicos


A destruio de organismos patognicos um importante parmetro no processo de compostagem, uma vez que afecta o perfil de temperatura e o processo de arejamento. O tempo de vida dos patognicos funo da T e do tempo. Por exemplo, a Salmonella, uma espcie de bactria, pode ser destruda em 15 a 20 minutos quando exposta a uma T de 60 C, ou em 1 hora a 55 C. A maioria dos organismos patognicos ser rapidamente destruda quando a leira se encontra a uma T de 55 C. S alguns sobrevivem a T at 67 C durante um curto perodo de tempo. No entanto, quando a temperatura duma leira atinge 70 C todos os microorganismos patognicos sero destrudos em 1 a 2 horas.

Condies Operacionais / Controlo de patognicos

Condies Operacionais / / Necessidades de ar

Em processos com injeco forada de ar, a quantidade de ar necessria um parmetro ajustvel de acordo com o projecto de compostagem.

20

Condies Operacionais / Controlo de pH


O controlo do pH outro factor importante para a evoluo do meio microbitico bem como para a estabilizao do resduo. O valor do pH, tal como a temperatura, do composto varia com o tempo durante o processo de compostagem. O pH inicial da fraco orgnica do RSU encontra-se tipicamente entre 5 a 7. Ao fim dos primeiros dias o pH diminui para um valor de 5 ou inferior. Neste estgio, a massa orgnica encontrase temperatura ambiente, a multiplicao dos organismos mesoflicos inicia-se, e a T aumenta rapidamente. Entre os produtos deste perodo inicial encontram-se cidos orgnicos, responsveis pela diminuio do pH. Aps aproximadamente 3 dias, a temperatura atinge um perodo termfilo, e o pH comea a crescer at valores de 8 - 8.5.

Condies Operacionais / Controlo de pH (2) O pH volta a descer novamente, embora levemente, durante o perodo de arrefecimento atingindo valores entre 7 e 8 na fase de maturao. Se o grau de arejamento for deficiente, condies anaerbias so criadas, e o pH diminui para cerca de 4.5, e o processo de compostagem ser retardado.

Condies Operacionais / Controlo de pH (3)

21

Condies Operacionais / / Grau de decomposio


No existe um procedimento exacto para a determinao do grau de decomposio. No entanto, existem algumas metodologias a partir das quais possvel fazer uma avaliao do grau de decomposio. Entre elas podemos citar:
Variao final de temperatura; Poder calorfico Quantidade de matria orgnica decomposta e resistente no material compostado Aumento do potencial redox Absoro de oxignio Crescimento do fungo Chaetomium gracilis Teste de amido/iodo

Uma anlise de laboratrio CQO permitir concluir da estabilizao do material (caso o valor seja baixo)

Condies Operacionais / / Controlo de odores


A maioria dos problemas de cheiro na compostagem aerbia est associada com o desenvolvimento de condies anaerbias na leira de compostagem. Em sistemas de compostagem em grande escala comum encontrar revistas, livros, plsticos ou materiais idnticos no material orgnico a ser compostado. Estas matrias no podem ser normalmente compostados num perodo de tempo relativamente curto. Alm do mais, uma vez que o oxignio disponvel no interior destes materiais no suficiente, condies anaerbias poder-se-o desenvolver. Sob condies anaerbias, sero produzidos cidos orgnicos, muitos dos quais tm cheiro intenso. Para minimizar o problema potencial dos cheiros, importante reduzir o tamanho das partculas, remover os plsticos e outros materiais nobiodegradveis do material orgnico que se pretende compostar.

Condies Operacionais / / rea de instalao


Para as leiras de compostagem, numa estao com capaciadade para processamento de 50 ton/dia, so necessrios c.a. de 2.5 acres de terra. Desta, 1.5 acres so para edifcios, equipamentos, e estradas. Por cada 50 toneladas adicionais sero necessrios cerca de 1.0 acre. A rea necessria para sistemas altamente mecanizados variam com o processo, mas os valores atrs referenciados continuam a ser uma razovel base de partida.

22

Condies Operacionais / / Processamento final para venda


A economia dos processos de compostagem sai altamente beneficiada se o composto final do processo poder ser vendido. De forma a ser comercivel, o composto deve ser consistente em tamanho, livre de contaminantes tais como vidro, plsticos e metais e no apresentar cheiro. Em alguns casos so adicionados aditivos para aumentar o valor do produto.

ESTRATGIAS PARA A SEPARAO DOS CONTAMINANTES


Como observmos os contaminantes no s podem alterar as condies ptimas para o desenvolvimento da compostagem aerbia como podem influenciar o valor do produto final. Por isso, a anlise de estratgias para a sua separao e remoo dos resduos slidos compostveis aerobicamente deve ser ponderada. Ou seja, actualmente, continua a ser debatido que tipo de matrias devem sofrer compostagem, bem como se a compostagem deve ser apenas aplicada a resduos orgnicos separados na fonte (e.g. nas nossas casas) ou, de forma mais abrangente, por exemplo, a resduos municipais.

ESTRATGIAS PARA A SEPARAO DOS CONTAMINANTES


Compreensivelmente, muitos utilizadores de matria composta esto preocupados com a composio fsico-qumica de contaminantes em matria proveniente de resduos no prseleccionados. Novas tecnologias de separao e crivagem, podem ajudar a minimizar este problema de contaminantes fsicos (tais como vidro, plsticos e metais) em material compostado proveniente de RSU.
AJM Valente MSc Eng Ambiente, UC, 2005

23

ESTRATGIAS PARA A SEPARAO DOS CONTAMINANTES


Embora haja uma larga variedade de possveis abordagens para reduo de contaminantes nos RSU, a maioria dessas abordagens coloca-se dentro de uma das categorias seguintes:

in Biomass and Bioenergy 3 (1992) 195-211.

Esta lista pode ser vista como uma espcie de hierarquia, com as opes no cimo da lista a terem um maior impacto na minimizao de contaminantes.

ESTRATGIAS PARA A SEPARAO DOS CONTAMINANTES


Os contaminantes qumicos, que incluem quer produtos orgnicos txicos (e.g. dioxinas) quer metais pesados (e.g. chumbo e Hg), constituem um grande problema. Os contaminantes orgnicos podem expor os trabalhadores a perigos potenciais durante o processamento. Alguns podem mesmo permanecer, e ser causa de preocupao, no composto final. No entanto, no existem dados suficientes sobre como os processos de separao podem afectar os nveis de contaminao orgnica. Esses dados, existem, contudo, para os metais pesados. Os metais que maior preocupao apresentam no material compostado so o Cd, Hg e o Pb, podem ser perigosos para os animais, em concentraes relativamente baixas,, e tendem a acumular-se no solo, plantas e animais. Para muitos destes metais potencialmente perigosos os nveis nos RSU compostados so inferiores aos existentes nas lamas de esgotos domsticos (Bioslidos).

ESTRATGIAS PARA A SEPARAO DOS CONTAMINANTES


Alguns pases europeus e algumas provncias do Canad, propuseram padres estritamente reduzidos, que so muitas vezes baseados nos nveis normais destes metais nos solos. A gama de valores padro para o Pb ilustrada na Figura seguinte

24

Fontes de Contaminao
Baterias, material electrnico, cermicas, lmpadas, folhas de chumbo (usadas e.g. para fechar gargalos de garrafas) leo de motores usados, plsticos e alguns vidros e tintas podem introduzir contaminantes metlicos no resduo slido. As baterias so uma fonte de particular significado neste processo. Ainda que 80 % das baterias de cido/chumbo sejam reciclveis, os restantes 20 % contribuem com cerca de 66 % do chumbo nos RSU nos USA. As pilhas contribuem com cerca de 90 % de Hg, embora este valor esteja a diminuir drasticamente com a reduo de Hg nas pilhas alcalinas. As baterias de Ni-Cd podem ser responsveis por at 52 % do cdmio. Outro estudo estimou que cerca de 27 % do Pb e 9 % do Cd tm origem em material electrnico, incluindo TVs, calculadoras e aparelhagens Hi-Fi. Estima-se que os plsticos que contribuam com aproximadamente 30 % do Cd, assim como quantidades significativas de Ni e Pb. Os metais em plsticos so um problema acrescido, pois como se encontram dispersos no possibilita a sua recuperao/seleco nos RS.

EFEITOS POTENCIAIS DOS METAIS PESADOS NA COMPOSTAGEM DOS RSU SOBRE AS PLANTAS E NO MEIO AMBIENTE

Trace Elements and MSW Compost


Many metals and metalloids are present in minute (trace) amounts in the soil and water. These trace elements occur naturally as a result of the weathering of rocks. They can be leached into surface water or groundwater, taken up by plants, released as gases into the atmosphere, or bound semi-permanently by soil components such as clay or organic matter. Metals appear in the municipal solid waste stream from a variety of sources. Batteries, consumer electronics, ceramics, light bulbs, house dust and paint chips, lead foils such as wine bottle closures, used motor oils, plastics, and some inks and glass can all introduce metal contaminants into the solid waste stream. Composts made from the organic material in solid waste will inevitably contain these elements, although at low concentrations after most contaminants have been removed.

Trace Elements and MSW Compost


In small amounts, many of these trace elements (e.g., boron, zinc, copper, and nickel) are essential for plant growth. However, in higher amounts they may decrease plant growth. Other trace elements (e.g., arsenic, cadmium, lead, and mercury) are of concern primarily because of their potential to harm soil organisms and animals and humans who may eat contaminated plants or soil. The impact of metals on plants grown in compost amended soils depends not only on the concentration of metals, but also on soil properties such as pH, organic content and cation exchange capacity. Different types of plants also react very differently to metals which may be present.

25

Elements of Concern for Plant Health


Boron Boron can decrease plant growth and excess boron in MSW composts may be an occasional problem for the agricultural application of MSW composts. However, like other trace elements, boron is more likely to be deficient in soils than to cause toxicity. Most boron in MSW compost is water soluble and sufficient leaching of the compost prior to application may eliminate the problem of toxicity. In addition, greenhouse experiments have found that the addition of mineral fertilizers will decrease the uptake of boron by plants. Thus, fertilization could also be used to reduce toxicity to plants.

Elements of Concern for Animal and Human Health


Cadmium, lead, and mercury can be harmful to animals and humans at relatively low concentrations and thus, should receive close scrutiny in relation to the application of MSW composts to agricultural soil.

Cadmium
While most longterm studies of MSW compost application to cropland have shown a decrease or little change in the cadmium content of crops, these experiments have not used the species that accumulate cadmium most readily, notably tobacco, mushrooms, spinach and other leafy vegetables. Tobacco is of particular concern. When tobacco is burned and inhaled, much more of the cadmium is taken up by the human body than would be if eaten. For this reason, MSW composts containing more cadmium than is found in average soils should probably not be applied to land on which tobacco is grown. Based on the limited data available, MSW composts should also probably be avoided in mushroom cultivation. In addition, uptake of cadmium by spinach and other leafy crops should be investigated further, since they are known to accumulate cadmium. The National Research Council has recommended that the cadmium content of forage crops (those destined for animal consumption) be 0.5 mg/kg or less. Studies have shown that MSW compost applications may result in crop tissue concentrations that exceed this value. Occasionally, plants grown without compost may have tissue concentrations higher than 0.5mg/kg. However, a risk assessment performed on behalf of the U.S. EPA to establish Alternative Pollutant Limits for sewage sludge suggests that this value is overly conservative.

26

Lead
Plants take up only a small proportion of the lead from most soils, and long-term field studies suggest that very little increase in the lead content of crops will occur even with substantial additions of MSW compost. In fact, there is some evidence that MSW composts can actually decrease the uptake of lead by crops, presumably because the organic matter in the compost binds the lead and decreases its availability to plants. The application of MSW composts will, however, increase the lead content of uncontaminated soils. This may pose a risk to animals or children in the area who ingest the composted soil directly. The new Alternative Pollutant Limits (APL) limit for lead in sewage sludge was intended to be protective of human health.

Mercury
The concentration of mercury in MSW composts is usually very low and thus there is little likelihood of significant uptake by plants. However, some mushroom species can accumulate heavy metals such as mercury, so MSW composts containing levels of mercury much higher than the background levels found in uncontaminated soils may not be suitable for mushroom production.

Metals for Minor Concern


Studies suggest that Arsenic Chromium Copper Nickel Zinc are unlikely to cause problems for plant, animal, or human health, primarily because they are not found in high concentrations in MSW compost and/or are not readily taken up by plants.

27

Arsenic

Arsenic, while toxic to animals and humans, is not readily taken up by plants and thus, is unlikely to pose a problem.

Chromium

Chromium occurs only in trace amounts in MSW composts. In addition, most of the chromium in MSW composts occurs in a form not readily taken up by plants.

Copper

Long-term field studies show very little increase in the copper content of crops even with substantial additions of MSW compost. The organic material in the compost binds the copper and reduces its availability to plants.

28

Nickel

Nickel concentrations are generally low in MSW composts. Thus nickel, although toxic to plants, is unlikely to decrease plant growth when compost is applied.

Zinc

Although applications of sewage sludge have caused toxicity to plants due to zinc, MSW composts contain much lower concentrations of zinc than does sludge. Zinc in MSW compost is unlikely to injure crops and may, in fact, be beneficial in regions deficient in zinc.

Effects on water quality


In addition to affecting plant and animal health, trace elements contained in MSW composts may be leached (carried by water) from the soil and enter either ground or surface water. As with plant uptake, soil pH, organic matter content, and other soil characteristics affect the amount of leaching. Little research has been conducted to determine the effect of MSW composts on water quality and aquatic ecosystems. One European study found the initial leachate concentrations of all the metals studied exceeded E.U. drinking water standards, but after one and a half years of leaching, only nickel still exceeded the limit. The study used extremely high compost application rates and experimental soil columns with very shallow soils and thus probably overestimates the leaching potential.

29

Effects on water quality


While other data on leaching from MSW composts is scarce, the evidence from long-term applications of sewage sludge suggests that the rate of leaching is low. Leaching of metals into groundwater is only likely to occur with heavy, repeated applications of MSW composts over many years in areas with sandy soils or other conditions that limit the opportunity for adsorption of metals by soil.

Effects on soil organisms


Little is known about the effect of trace elements in MSW composts on soil organisms such as invertebrates (e.g., earthworms) and microorganisms (e.g., nitrogen-fixing bacteria). When sewage sludge is applied to land, the concentration of some trace metals (e.g., cadmium) in earthworms is increased, but this increase does not pose a significant risk to the worms or to wildlife that consumes them based on the risk assessment performed to establish the new Alternative Pollutant Limits (APL) values for sewage sludge. The average values of lead, copper, and zinc in MSW composts exceed soil limits proposed by a group of European researchers to protect soil invertebrates. Those limits may be conservative, however, since metals are often less biologically available in composts than in mineral soils. There is contradictory evidence as to whether metals in MSW composts may harm soil microorganisms, including nitrogen-fixing bacteria.

Compostagem Anaerbica
FUNDAMENTOS DA DIGESTO ANAERBIA
No processo de converso da matria orgnica em condies de ausncia de oxignio, so utilizados aceitadores de electres inorgnicos como NO3- (reduo de nitrato), SO42- (reduo de sulfato), ou CO2 (formao de metano). A formao de metano no ocorre em ambientes onde o oxignio, o nitrato ou o sulfato se encontram disponveis como aceitadores de electres. A produo de metano ocorre em diferentes ambientes naturais tais como pntanos, solos, sedimentos de rios, lagos e mares, assim como nos rgos digestivos de animais ruminantes. Estima-se que a digesto anaerbia com formao de metano seja responsvel pela completa mineralizao de 5 a 10 % de toda a matria orgnica disponvel na terra. A digesto anaerbia representa um sistema ecolgico delicadamente balanceado, onde cada microrganismo tem uma funo essencial.

30

FUNDAMENTOS DA DIGESTO ANAERBIA (2)


As bactrias metanognicas desempenham duas funes primordiais: - produzem gs insolvel (metano) possibilitando a remoo do carbono orgnico do ambiente anaerbio, - utilizam o hidrognio, favorecendo o ambiente para que as bactrias acidognicas fermentem compostos orgnicos com a produo de cido actico, o qual convertido em metano. A digesto anaerbia de compostos orgnicos normalmente considerada um processo de dois estgios. No primeiro estgio, um grupo de bactrias facultativas e anaerbias, denominadas formadoras de cidos ou fermentativas, convertem os orgnicos complexos em outros compostos. Compostos orgnicos complexos como carbohidratos, protenas e lpidos so hidrolisados, fermentados, e biologicamente convertidos em materiais orgnicos mais simples, principalmente cidos volteis. No segundo estgio ocorre a converso dos cidos orgnicos, gs carbnico e hidrognio em produtos finais gasosos, o metano e o gs carbnico. Esta converso efectuada por um grupo especial de bactrias, denominadas formadoras de metano, as quais so estritamente anaerbias. As bactrias metanognicas dependem do substrato fornecido pelas acidognicas, configurando portanto uma interaco comensal. Uma vez que as bactrias metanognicas so responsveis pela maior parte da degradao do resduo, a sua baixa taxa de crescimento e de utilizao dos cidos orgnicos normalmente representa o factor limitante no processo de digesto como um todo.

Microbiologia da Digesto Anaerbica

A digesto anaerbia pode ser considerada como um ecossistema onde diversos grupos de microrganismos trabalham interactivamente na converso da matria orgnica complexa em metano, gs carbnico, gua, gs sulfdrico e amnia, alm de novas clulas bacterianas.
MATRIA ORGNICA+ BACTRIAS ANAERBIAS

CH4, CO2, H2O, H2S, NH3 e novas clulas.

Microbiologia da Digesto Anaerbica (2)


Os microrganismos que participam do processo de decomposio anaerbia podem ser divididos em trs importantes grupos de bactrias, com comportamentos fisiolgicos distintos: O primeiro grupo composto de bactrias fermentativas que transformam por hidrlise, os polmeros em monmeros, e estes em acetato, hidrognio, dixido de carbono, cidos orgnicos de cadeia curta, aminocidos e outros produtos como glicose; O segundo grupo formado pelas bactrias acetognicas produtoras de hidrognio, o qual converte os produtos gerados pelo primeiro grupo (aminocidos, aucares, cidos orgnicos e lcoois ) em acetato, hidrognio e dixido de carbono; - Os produtos finais do segundo grupo so os substratos essenciais para o terceiro grupo que por sua vez constitui dois diferentes grupos de bactrias metanognicas. Um grupo usa o acetato, transformando-o em metano e dixido de carbono, enquanto o outro produz metano, atravs da reduo do dixido de carbono.

31

Microbiologia da Digesto Anaerbica (3)

Embora

o processo de digesto anaerbia seja simplificadamente considerado como de duas fases, este pode ser subdividido em quatro fases principais, como a Hidrlise, Acidognese, Acetognese e Metanognese.

HIDRLISE (Estgio 1)
Uma vez que as bactrias no so capazes de assimilar a matria orgnica reticulada, a primeira fase no processo de degradao anaerbia consiste na hidrlise de materiais reticulados complexos (polmeros) em materiais dissolvidos mais simples (molculas menores) os quais podem atravessar as paredes celulares das bactrias fermentativas. Esta converso de materiais reticulados em materiais dissolvidos conseguida atravs da aco de exo-enzimas excretadas pelas bactrias fermentativas hidrolticas. Na anacrobiose, a hidrlise dos polmeros usualmente ocorre de forma lenta, sendo vrios os factores que podem afectar o grau e a taxa em que o substrato : temperatura operacional do reactor; tempo de residncia do substrato no reactor; composio reactor reactor composi do substrato (e.g, teores de lignina, carbohidrato, protenas e gordura); tamanho das partculas; pH do meio; concentrao de part culas meio concentra NH4+-N; concentrao de produtos da hidrlise (ex. cidos gordos concentra hidr volteis ).

ACIDOGNESE (Estgio 2)
Os produtos solveis oriundos da fase de hidrlise so metabolizados no interior das clulas das bactrias fermentativas, sendo em diversos compostos mais simples, os quais so ento excretados pelas clulas. Os compostos produzidos incluem cidos gordos volteis, lcoois, cido lctico, gs carbnico, hidrognio, amnia e sulfureto de hidrognio, alm de novas clulas bacterianas. Como os cidos gordos volteis so o principal produto dos organismos fermentativos, estes so usualmente designados de bactrias fermentativas acidognicas.

32

ACIDOGNESE (Estgio 2)
A acidognese efectuada por um grande e diverso grupo de bactrias fermentativas, a exemplo das espcies Clostridiun e Bacteroids. As primeiras constituem uma espcie anaerbia que forma esporos, podendo dessa forma, sobreviver em ambientes totalmente adversos. As bacteroids encontram-se comummente presentes nos tratos digestivos, participando da degradao de acares e aminocidos. A maioria das bactrias acidognicas so anaerbias compulsivas, mas cerca de 1% consiste de bactrias facultativas que podem oxidar o substrato orgnico por via oxidativa. Isso particularmente importante, uma vez que as bactrias compulsivas so protegidas contra a exposio ao oxignio eventualmente presente no meio.

ACETOGNESE (Estgio 3)
As bactrias acetognicas so responsveis pela oxidao dos produtos gerados na fase acidognica em substrato apropriado para as bactrias metanognicas. Dessa forma, as bactrias acetognicas fazem parte de um grupo metablico intermedirio que produz substrato para as metanognicas. Os produtos gerados pelas bactrias acetognicas so o hidrognio, o dixido de carbono e o acetato. Durante a formao dos cidos actico e propinico, uma grande quantidade de hidrognio formada, fazendo com que o valor do pH no meio aquoso decresa.

ACETOGNESE (Estgio 3)
De todos os produtos metabolizados pelas bactrias acidognicas, apenas o hidrognio e o acetato podem ser utilizados directamente pelas metanognicas. Porem pelo menos 50% da CQO biodegradvel convertida em propianato e butirato, os quais so posteriormente decompostos em acetato e hidrognio pela aco das bactrias acetognicas.

33

METANOGNESE (Estgio 4)
A etapa final no processo global de degradao anaerbia de compostos orgnicos em metano e dixido de carbono efectuada pelas bactrias metanognicas. As metanognicas utilizam somente um limitado nmero de substratos, compreendendo cido actico, hidrognio, dixido de carbono, cido frmico, metanol, metilaminas e monxido de carbono. Em funo de sua afinidade por substrato e magnitude de produo de metano, as metanognicas so divididas em dois grupos principais, um que forma metano a partir de cido actico ou metanol, e o segundo que produz metano a partir de hidrognio e dixido de carbono, como a seguir:
Bactrias utilizadoras de acetato (acetoclsticas); Bactrias utilizadoras de hidrognio (hidrogenotrficas).

VANTAGENS DOS PROCESSOS ANAERBIOS


Baixa produo de lodo, cerca de 5 a 10 vezes inferior a que ocorre nos processos aerbios; No h consumo de energia elctrica, uma vez que dispensa o uso de bombas, ventiladores, vlvulas solenides, painis elctricos etc. Baixa necessidade de rea, reduzindo os custos de implantao; Produo de metano, um gs combustvel de elevado teor calorfico;

VANTAGENS DOS PROCESSOS ANAERBIOS


Possibilidade de preservao da biomassa (colnia de bactrias anaerbias), sem alimentao do reactor, por vrios meses, ou seja, a colnia de bactrias entra em um estgio endgeno, sendo reactivada a partir de novas contribuies. importante frisar que, contrariamente ao processo anaerbio, nos processos aerbios, onde as bactrias dependem do oxignio que injectado atravs de ventiladores, a falta de energia elctrica ou queima de motor, coloca todo o sistema em colapso, uma vez que no havendo oxignio, perde-se todo o campo biolgico (morrem todas as bactrias aerbias).

34

VANTAGENS DOS PROCESSOS ANAERBIOS Biogs


O biogs uma mistura gasosa combustvel, produzida atravs da digesto anaerbia, ou seja, pela biodegradao de matria orgnica pela aco de bactrias na ausncia de oxignio. Esse um processo natural que ocorre em pntanos, mangues, lagos e rios, e uma parte importante do ciclo biogeoqumico do carbono. Produzido, dessa maneira, o biogs no utilizado como fonte de energia. A produo de biogs tambm possvel a partir de diversos resduos orgnicos, como estercos de animais, lodo de esgoto, lixo domstico, resduos agrcolas, efluentes industriais e plantas aquticas. Nesse caso, quando a digesto anaerbia realizada em biodigestores especialmente planeados, a mistura gasosa produzida pode ser usada como combustvel, o qual, alm de seu alto poder calorfico, de no produzir gases txicos durante a queima e de ser uma ptima alternativa para o aproveitamento do lixo orgnico, ainda deixa como resduo um lodo que um excelente biofertilizante.

Composio e propriedades do Biogs


O biogs uma mistura gasosa composta principalmente de: - CH4: 40 70% do volume de gs produzido. - CO2: 30 60% do volume de gs produzido. - vestgios de outros gases: H2: 0 1% do volume. H2S: 0 3% do volume. O poder calorfico do biogs aproximadamente 6 kWh/m3, o que corresponde a aproximadamente meio litro de leo diesel. O principal componente do biogs, quando se pensa em us-lo como combustvel, o metano.

Factores que influenciam na produo do Biogs


Uma vez que a produo de biogs toda feita por bactrias, factores que afectam a sobrevivncia das mesmas iro afectar directamente a formao do biogs. Alguns dos factores mais importantes e que devem ser controlados so:
Impermeabilidade ao ar Temperatura Alcalinidade e pH Teor de gua Nutrientes

35

Factores que influenciam na produo do Biogs

Impermeabilidade ao ar As bactrias metanognicas so essencialmente anaerbias, portanto, o biodigestor deve ser perfeitamente vedado. A decomposio de matria orgnica na presena de ar (oxignio) ir produzir apenas dixido de carbono (CO2).

Factores que influenciam na produo do Biogs

Temperatura
As bactrias produtoras do biogs, em especial as que produzem metano, so muito sensveis a alteraes de temperatura. A faixa ideal para a produo de biogs de 35 C a 45 C (bactrias mesoflicas). Tambm se pode obter biogs com biodigestores trabalhando na faixa de 50 C a 60 C (bactrias termoflicas). O mais importante que no deve haver variaes bruscas de temperatura, pois, de contrrio, as bactrias no sobrevivem e, portanto, a produo do biogs diminui consideravelmente.

Factores que influenciam na produo do Biogs

Alcalinidade e pH A acidez do meio indicada pelo pH. A alcalinidade uma medida da quantidade de carbonato na soluo (proveniente do CO2 produzido durante a digesto anaerbia). A alcalinidade importante, pois, conforme as bactrias produzem cidos, o que implica em uma diminuio do pH, o carbonato reage com esses cidos, o que leva a um controle da acidez do meio (efeito tampo do carbonato). As bactrias que produzem o metano sobrevivem numa faixa estreita de pH (6,5 a 8,0). Assim, enquanto as bactrias produtoras de cido produzem cidos, as bactrias produtoras de metano consomem esses cidos, mantendo o meio neutro. Entretanto, as reaces envolvidas nos estgios 1 e 2 so muito mais rpidas que a produo do metano, por isso, ao se iniciar a produo do biogs, necessrio que j exista uma populao de bactrias metanognicas presentes para que o processo seja bem sucedido.

36

Factores que influenciam na produo do Biogs

Nutrientes Os principais nutrientes dos microorganismos (bactrias) so carbono, nitrognio e sais orgnicos. Uma relao especfica de carbono para nitrognio deve ser mantida entre 20:1 e 30:1. A principal fonte de nitrognio os dejectos humanos e de animais, enquanto os polmeros presentes nos restos de culturas representam o principal fornecedor de carbono. A produo de biogs no bem sucedida se apenas uma fonte de material for utilizada.

Biodigestor
Uma boa performance do biodigestor depender de vrios factores, como:
Condies climticas da regio: no caso de um lugar com baixas temperaturas, deve-se pensar numa isolao trmica e/ou aquecimento. Material que ser usado na construo: devem ser levados em considerao disponibilidade, preo e resistncia corroso. Quantidade e tipo de matria orgnica que alimentar o biodigestor: dejectos de animais (gado, porco, galinha) ou humano, resduos de indstria agrcola, resduos de agricultura, etc. O mais adequado o dejeto de gado, uma vez que ele j contm as bactrias produtoras de metano, que esto presentes no estmago do animal. Alimentao do biodigestor: por batelada ou por alimentao contnua.

O biodigestor pode ser alimentado por cargas ou em contnuo. Por cargas, o biodigestor alimentado e, aps todo o material ter sido digerido, ele esvaziado e re-alimentado novamente. Por alimentao contnua, o biodigestor alimentado continuamente (todos os dias, ou a cada 2 dias, por exemplo) e a mesma quantidade que foi adicionada retirada; neste caso, a produo de gs contnua.

Vantagens e Desvantagens do Biogs


Em termos de tratamento de resduos: - um processo natural para se tratar resduos orgnicos; - Requer menos espao que aterros sanitrios ou compostagem; - Diminui o volume de resduo a ser recusado.

37

Vantagens e Desvantagens do Biogs


Em termos de energia: - uma fonte de energia renovvel; - Produz um combustvel de alta qualidade e ecologicamente correcto (a combusto do metano s produz gua e dixido de carbono, no gerando nenhum gs txico).

Vantagens e Desvantagens do Biogs


Em termos de meio-ambiente:
-Maximiza os benefcios da reciclagem/reaproveitamento da matria orgnica; -Produz como resduo o biofertilizante, rico em nutrientes e livres de microorganismos patognicos; - Reduz significativamente a quantidade emitida de dixido de carbono (CO2) e de metano (CH4), gases causadores do efeito estufa.

Vantagens e Desvantagens do Biogs


Em termos econmicos: - Apesar do alto custo inicial, numa perspectiva a longo prazo resulta numa grande economia, pois reduz gastos com electricidade, transporte de botijas de gs, esgoto, etc.

38

Vantagens e Desvantagens do Biogs


- H sempre formao de gs sulfdrico (H2S), um gs txico. - Dependendo do tipo de resduo a quantidade de H2S ser maior ou menor, o que poder implicar uma possvel etapa suplementar de tratamento do gs obtido. - Escolha adequada do material utilizado na construo do biodigestor, pois h formao de gases corrosivos, como o H2S, o que a longo prazo implica um custo extra com manuteno.

A SECAGEM E O TRATAMENTO DAS LAMAS ATRAVS DAS PLANTAS As directivas europeias referente depurao das guas residuais tm como consequncia um aumento considervel das lamas a eliminar. De 6,4 milhes de toneladas de matria seca em 1992, esta massa passou ao nvel europeu, para mais de 8 milhes de toneladas no ano 2000. Dado que, cada vez mais, so rgidas as regulamentaes sobre as condies de tratamento e eliminao destas lamas, esta situao levar a um sensvel aumento do seu custo, podendo atingir 56 a 80 dlares por tonelada de lama evacuada ou seja 230 a 400 dlares por tonelada de matria seca .

A SECAGEM E O TRATAMENTO DAS LAMAS ATRAVS DAS PLANTAS Entre as solues actualmente utilizadas para a eliminao das lamas - descarregamento, derrame no mar, incinerao e reciclagem incinera agrcola (compostagem), poder razoavelmente agr (compostagem) concluir-se que apenas as duas ltimas subsistiro. O derrame das lamas no mar est proibido a partir de Dezembro de 1998 e o seu descarregamento em aterros apropriados tornarse- demasiado dispendioso.

39

A incinerao ou a valorizao energtica incinera valoriza energ Para uma incinerao auto-trmica, necessrio que as lamas atinjam um nvel mnimo em M.S. (Matria Seca) de 35% a 50%, e na combusto em centrais trmicas, este teor ter de atingir os 95%. Para alm disso, a incinerao das lamas residuais produz gases e cinzas poluidoras, que tero de ser tratados por forma a no porem em perigo a sade pblica. O respeito das normas exigir a lavagem dos gases e o acondicionamento das cinzas antes do seu depsito ou acondicionamento final em local indicado para o efeito. Tudo isso aumentar o custo j exorbitante desta soluo cujo balano energtico cada vez mais negativo.

Reciclagem agrcola (compostagem) agr Esta soluo poder ser atractiva desde que algumas condies sejam respeitadas:
O espalhamento no solo s poder, ser efectuado no momento das plantaes, enquanto que a produo das lamas contnua. E necessrio portanto prever um local de deposio tampo com todos os inconvenientes que isto representa (nocividade olfctica, custos de transporte, manipulao, controlo, etc). necessrio que o agricultor adapte os seus mtodos culturais referentes s doses de adubo convencional. Sem um controlo rigoroso e constante das caractersticas fisico-qumicas das terras, s se aumentar os riscos de poluio das guas subterrneas. O custo do transporte das lamas limita o seu escoamento a um permetro de algumas dezenas de kilmetros em torno da unidade de tratamento. Uma reciclagem agrcola correcta implica portanto o desenvolvimento de uma rede significativa de apoios aos agricultores (laboratrios de anlises, pessoal qualificado), respeitando as etapas seguintes estudo do permetro de espalhamento. gesto do parque de aprovisionamento tampo, do transporte e do espalhamento. controlo regular do valor agronmico. controlo regular das guas subterrneas.

Secagem e tratamento atravs das plantas atrav Este processo baseado na produo de uma biomassa conseguida por plantas particulares (Phragmites australis) em locais e condies apropriadas. A aco das plantas mltipla: Desidratao
A desidratao das lamas conseguida pela aco das plantas atravs do processo da evapotranspirao. Em redor da rea mediterrnica, estima-se que o balano da evapo-transpirao (tendo em conta a precipitao) se aproxima dos 2 metros de gua por ano/m de bacia.

40

Secagem e tratamento atravs das plantas atrav Mineralizao da matria orgnica


As unidades de lamas activadas removem somente 45% da matria orgnica contida nos efluentes. As plantas permitem terminar esta degradao.

Modificao da estrutura fisico-qumica


A aco conjugada das razes, bactrias, minhocas, etc., permite obter um horizonte pedolgico completo.

Secagem e tratamento atravs das plantas / Vantagens do sistema atrav Tratamento das lamas no local sem custos de transporte, sem necessidade de utilizao de energia e sem produo de odores. Obteno de hmus directamente utilizvel na agricultura, sem constrangimentos de anlises e de controlos por parte do agricultor. Produo de uma biomassa valorizvel. Custos de operao quase inexistentes, limitando-se ao corte das plantas cada 2 anos e ao esvaziamento dos depsitos todos os 5 a 10 anos para depois comear um novo ciclo. Comercializao do composto orgnico obtido (hmus) sem constrangimentos agrcola para o agricultor. Criao de um espao verde, perfeitamente integrado no meio ambiente

Secagem e tratamento atravs das plantas / Comparao com a atrav compostagem Embora o produto final seja similar, a secagem e o tratamento das lamas pelas plantas apresenta diferenas fundamentais comparativamente com o tratamento por compostagem. O princpio bsico das duas tcnicas o de estabilizar as lamas atravs de uma aco aerbica em que os microorganismos desempenham a sua tarefa na presena de oxignio. Com o mtodo da secagem atravs das plantas, a natureza que faz o seu trabalho. As energias solares e elicas actuam sobre a lama atravs da biomassa de duas maneiras:
A importante rede de razes permite uma circulao de oxignio em profundidade. Os tipos de plantas agitadas pelo vento agitam constantemente as lamas frescas, favorecendo no apenas um acrscimo de oxignio, mas igualmente uma melhor desidratao da gua.

41

Secagem e tratamento atravs das plantas atrav Utilizao de leitos de secagem plantados com Phragmites As canas comuns (Phragmites australis) apresentam caractersticas que fazem deste processo um processo alternativo:
Um sistema de fixao constitudo por rizomas que facilitam o escoamento da gua. Capacidade de evapo-transpirao de mais de 2000 mm de gua por ano/m2. Um caule que agita mecanicamente as lamas recentemente derramadas evitando assim uma colmatagem dos leitos superiores. Uma capacidade de produzir razes por cima da superfcie do leito afim de se adaptar mais facilmente s cargas sucessivas de lamas e de poder colonizar todos os leitos. Uma aeroenzima imponente que desde as partes areas at s razes transfere o oxignio necessrio mineralizao aerbia e a fixao dos metais pesados pelos xidos de ferro (Fe) e de magnsio (Mg). Uma biomassa, fonte de material linhoso e aromas fenlicos que melhoram a estabilizao biolgica das lamas.

FACILIDADE DE CONSTRUO O leito de secagem pode ser utilizado em ciclos de 5 a 10 anos conforme as condies climticas e a espessura das camadas de lamas sucessivamente derramadas. Deixa-se depois repousar durante um ano para que a fase de mineralizao termine, permitindo a constituio de um solo. Finalmente limpo do seu contedo, a retoma dos rebentos d-se naturalmente a partir dos rizomas residuais. A primeira descarga de lamas pode ser realizada desde que a populao das canas esteja bem enraizada e adaptada (aps dois ou trs meses). O conjunto da instalao do ponto de vista da construo pode permanecer utilizvel durante vrias dezenas de anos. ALGUNS NMEROS. O processo de degradao aerbio e anaerbio produz a partir de lamas lquidas (cuja taxa de matria seca pode ir at 8%), um substrato hmido, estvel, de cor castanho claro, comparvel da terra e cuja taxa de matria seca se situa entre 35 e 60%, que representa uma reduo de mais de 90% do volume das lamas. UTILIZAO DAS LAMAS TRATADAS. O substrato obtido, estvel e impecvel do ponto de vista higinico, um fertilizante ideal para os sectores agrcolas ou para a fabricao do composto.

UTILIZAO DAS LAMAS TRATADAS. O substrato obtido, estvel e impecvel do ponto de vista higinico, um fertilizante ideal para os sectores agrcolas ou para a fabricao do composto. VANTAGENS
Energeticamente barata. Constituio de um produto final utilizvel directamente e perfeitamente so. A primeira aco de manuteno ser realizada apenas do 50 ao 100 anos. Inexistentes custos de manuteno.

42

43

44

S-ar putea să vă placă și