Sunteți pe pagina 1din 2

Resumo de cultura e identidade. H desejos de se ver cultura em tudo e de encontrar identidade para todos.

Os conceitos de cultura e identidade so freqentemente confundidos, mas no a mesma coisa, apesar de terem uma grande ligao. Em ultima instancia pode existir cultura sem conscincia de identidade, no entanto as estratgias da identidade podem manipular e ate modificar uma cultura. A cultura depende em grande parte de processos inconscientes, a identidade remete a uma norma de vinculao necessariamente consciente. Baseada em oposies simblicas. O conceito de identidade cultural nas cincias sociais passa por varias interpretaes. Nos EUA, na dcada de cinqenta, equipes de pesquisa em psicologia social conceituou-se a idia de identidade cultural, quando estavam estudando as dificuldades dos imigrantes em se adaptar as novas terras, ento neste contexto, a identidade cultural foi concebida como sendo algo praticamente imutvel e determinando a conduta dos indivduos. Momentos depois esse conceito foi alterado e passa a se ter a idia de identidade como dado independente do contexto relacional. Para a psicologia social a identidade um instrumento que permite pensar a articulao do psicolgico e do social em um individuo, a identidade exprime o resultado das diversas interaes entre o individuo e seu ambiente social, prximo ou distante. A identidade social se caracteriza pelo conjunto de suas vinculaes em um sistema social: vinculao a uma nao, classe sexual, classe social, etc. a identidade permite que o indivduo se localize em um determinado sistema social e seja localizado socialmente. A identidade social tambm diz respeito a grupos sociais e no s a indivduos. Todo grupo dotado de uma identidade social, que permite situ-lo, no conjunto social. A identidade social instrumento de incluso e de excluso social, ela identifica o grupo, aproxima pessoas (indivduos que participam do mesmo ponto de vista) e o distinguem outros grupos, com outros valores e pontos de vista diferentes, daquele grupo.

Existe a concepo de que a cultura algo que recebemos ou concebemos como herana e absorvemos, quase que de forma inconsciente, na qual no podemos escapar. Identidade um dado que identifica o individuo em um determinado grupo social, remete o individuo ao grupo de original de sua vinculao, a sua origem. Em outras palavras a identidade preexistente ao individuo que no teria alternativa, seno aderir a ela sob o risco de viver a margem, tornar-se um desenraizado, nesta perspectiva, a identidade uma essncia impossibilitada de evoluir e sobre a qual o individuo ou o grupo no influencia.

Em algumas teses mais radicais, sobre identidade, define que ela est praticamente inscrita no patrimnio gentico. O individuo, devido a sua herana gentica nasce com os elementos constitutivos da identidade tnica e cultural do prprio povo a que pertence. A identidade um sentimento de fazer parte, de certa forma inato. A identidade vista como uma condio permanente do individuo, definindo-o de maneira definitiva. Em uma abordagem culturalista, a herana biolgica no mais considerada como determinante, a herana cultural esta ligada a socializao do individuo

no interior do seu grupo cultural, neste modelo o individuo levado a absorver os modelos culturais que lhe so impostos, at se identificar com seu grupo de origem. Mesmo assim a identidade ainda definida como preexistente ao individuo. Toda identidade cultural tem a mesma substancia de uma cultura em particular. Outras teorias de identidade cultural, chamadas de primordialistas, consideram que a identidade etno-cultural primordial porque a sua vinculao ao seu grupo tnico a primeira e a mais fundamental de todas as vinculaes sociais. onde se estabelecem os vnculos mais determinantes, pois se trata de vnculos baseados na genealogia comum. no grupo tnico onde se partilham as emoes a as solidariedades mais profundas e mais estruturantes, deste modo a identidade cultural vista como uma propriedade essencial inerente ao grupo, pois transmitida por ele e no seu interior, sem referencias aos outros grupos. A identificao automtica, tudo definido desde seu comeo. - Existe diferena em Identidade cultural e social? - Os homossexuais esto neste contexto? Qual seria outro exemplo?

S-ar putea să vă placă și