Sunteți pe pagina 1din 17

ANLISE DA LIMINAR INAUDITA ALTERA PARTE LUZ DOS PRINCPIOS DO CONTRADITRIO E AMPLA DEFESA

Dayana Ferreira Silva1 RESUMO Este artigo visa a anlise das liminares luz dos princpios do contraditrio e ampla defesa, abordando primeiramente seus aspectos gerais, sem perder de vista, por um lado, as garantias constitucionais destinadas aos litigantes, e, por outro lado, o importante papel das liminares na distribuio racional do tempo do processo. Essa pesquisa abordar as principais controvrsias que circundam as liminares, bem como a sua essencialidade para a instrumentalidade processual. PALAVRAS-CHAVE Jurisdio, Tutela, Liminar, Efetividade, Contraditrio, Ampladefesa. ABSTRACT This article concerns the analysis of the injunctions against the principles of the contradictory and full defense first addressing its general aspects, without losing sight of one hand, constitutional guarantees for litigants, especially the contradictory and full defense and on the other side The important role of injunctions in the rational distribution of processing time. This research will address the main controversies surrounding the injunctions, and its essentiality for the proceedings instrumentality. KEYWORDS: Jurisdiction, Custody, Injunction, Effectiveness, Contradictory, Broad-defense.
1

Acadmica do curso de Direito da FENORD 103

1.

INTRODUO

As regras que regem as relaes sociais, nem sempre so espontaneamente atendidas, gerando insatisfaes que normalmente reclamam a interveno do Estado. Com efeito, os Estados Modernos invocaram para si a prestao jurisdicional, a fim de evitar a autotutela e, seguindo essa tendncia, na legislao brasileira so raras as excees nas quais os prprios interessados podero se valer da fora para assegurar o respeito a determinado direito. Ao vedar a prtica da autotutela, o Estado cumpre os preceitos do Princpio do Pleno Acesso ao Poder Judicirio, insculpido no art. 5, XXXV da Constituio Federal, o qual diz que a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a Direito; este princpio eleva o acesso justia ao patamar de direito fundamental efetividade da tutela jurisdicional, o que exige do Estado a criao de mecanismos que atendam instrumentalidade processual, de modo a concretizar o direito material dos litigantes. Desta forma, o Estado passou a criar meios para proporcionar s partes de modo efetivo, adequado e tempestivo, o bem da vida em juzo pleiteado. Assim, hoje nosso ordenamento jurdico oferece as tutelas diferenciadas de carter urgente e cognio sumria, que podem conter providncias de dois tipos: que antecipam os efeitos do direito pleiteado ou que determinam providncias que visam resguardar e garantir o direito. Iremos focar o estudo apenas nas liminares que antecipam os efeitos de uma futura sentena de mrito. O presente artigo pretende tratar desse tema em especfico, que ainda gera divergncias de posicionamento na doutrina dentro da perspectiva de conferir maior efetividade ao processo, sem 104 perder de vista as garantias constitucionais previstas aos litigantes,

notadamente o contraditrio e ampla defesa, sobretudo do ponto de vista de que se a parte r ser ou no prejudicada com a concesso da liminar antes de sua oitiva. 2. CONCEITO DE LIMINAR Na doutrina existe certa discrepncia terminolgica acerca do que significa a palavra liminar. Obviamente, essas variaes terminolgicas dificultam a compreenso e sistematizao do assunto. No entanto, parece-nos imprescindvel precisar o conceito daquela palavra para melhor compreender o tema, at mesmo porque, sem essa providncia liminar, impossvel pisar, cientificamente, em terreno firme. No obstante, vale o registro de que a fixao de conceitos tarefa extremamente rdua e, no raro, muitos falham nessa empreitada. A palavra liminar vem do latim liminaris, que significa aquilo que se faz no comeo, desde logo, sem demora (DE PLCIDO apud ORIONE NETO, 2002, p. 7-8). No especfico campo jurdico, possvel afirmar que a liminar um provimento judicial proferido no incio do processo. Ressalte-se que no necessrio que todos os efeitos da sentena final sejam antecipados. indispensvel que se antecipe ao menos um dos efeitos que virtualmente poderia ser concedido por ocasio da deciso definitiva. De igual modo, parece haver certo consenso no sentido de que no o tipo de tutela pretendida que determina se o provimento ser ou no liminar. Desse modo, pouco importa se a tutela de natureza cognitiva, executiva ou cautelar para que haja a concesso de liminar; o que indispensvel que ao menos um dos efeitos que poderia advir com a deciso final venha antes dela. Certamente, o ponto mais controvertido na fixao do conceito de liminar reside no quando; pois para alguns autores s pode ser considerada liminar a deciso dada in limine litis, ou seja,
105

no incio do processo, antes mesmo da oitiva da parte contrria; para outros, o fato de existir prvia oitiva da parte contrria no deixa de adjetivar a deciso como liminar. Para essa segunda corrente, a concepo de liminar mais ampla, abarcando todo provimento judicial que tenha carter provisional, vale dizer: liminar seria toda providncia judicial concedida antes da deciso definitiva (ORIONE NETO, 2002, p. 10-11). No por outra razo que os partidrios dessa corrente costumam distinguir dois tipos de liminares: a inaudita altera parte e a audita altera parte. Na primeira espcie a inaudita altera parte -, o provimento judicial antecipatrio de eventual efeito que poderia advir da deciso definitiva concedido antes mesmo da oitiva da parte contrria. O contraditrio seria assegurado, porm, em momento posterior (contraditrio diferido ou postergado), de modo que, caso se verifique a desnecessidade ou erro na concesso da medida, o magistrado a revogaria. Na segunda espcie a audita altera parte -, a deciso antecipatria seria concedida aps procedimento de justificao, em que se tenha assegurado a oitiva da parte contrria. O contraditrio, como se v, precede a prolao da deciso interlocutria, de modo que o procedimento de justificao prvia no teria o condo de desnaturar a qualidade de liminar da deciso. Preferimos a primeira corrente segunda, at mesmo porque aquela concepo mais ampla de liminar desconsidera, inclusive, o significado etimolgico da palavra (aquilo que se faz no comeo, desde logo, sem demora), filiando-nos, portanto, corrente majoritria2. Para no pecar pela falta de clareza: liminar a deciso proferida pelo magistrado no incio do processo que
Pela corrente majoritria: Calmon de Passos, Humberto Theodoro Junior, Fredie Didier, Luiz Orione Neto, dentre outros. Pela minoritria: Betina Rizzato 106 Lara e Joel Dias Figueira Jnior.
2

antecipa ou resguarda o direito pleiteado pelo autor, antes da oitiva da parte ex adversa. No , pois, liminar aquilo que a doutrina chama de liminar audita altera parte; trata-se, na verdade, de mera deciso interlocutria. Compartilhando do mesmo entendimento, Fredie Didier assevera:
Por medida liminar deve-se entender aquela concedida in limine litis, i. e., no incio da lide, sem que tenha havido ainda a oitiva da parte contrria. Assim, tem-se por liminar um conceito puramente topolgico, caracterizado apenas por sua ocorrncia em determinada fase do procedimento, o seu incio.

Em mesma direo, dispara Adroaldo Furtado Fabrcio:


Como no sentido comum dos dicionrios leigos, liminar aquilo que se situa no incio, na porta, no limiar. Em linguagem processual, a palavra designa o provimento judicial emitido in limine litis, no momento mesmo em que o processo se instaura. A identificao da categoria no se faz pelo contedo, funo ou natureza, mas somente pelo momento da prolao. Nada importa se a manifestao judicial expressa juzo de conhecimento, executrio ou cautelar; tambm no releva indagar se diz ou no com o meritum causae nem se contm alguma forma de antecipao de tutela. O critrio exclusivamente topolgico. Rigorosamente, liminar s o provimento que se emite inaudita altera parte, antes de qualquer manifestao do demandado e at mesmo antes de sua citao (FABRCIO apud DIDIER JR).

Da leitura sistemtica do Cdigo de Processo Civil, no mesmo outra concluso que se pode chegar. Confiram-se alguns dispositivos constantes da Lei Instrumental Civil:
107

Art. 461. Na ao que tenha por objeto o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao ou, se procedente o pedido, determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento. (...) 3 Sendo relevante o fundamento da demanda e havendo justificado receio de ineficcia do provimento final, lcito ao juiz conceder a tutela liminarmente ou mediante justificao prvia, citado o ru. A medida liminar poder ser revogada ou modificada, a qualquer tempo, em deciso fundamentada. (destaques nossos). Art. 804. lcito ao juiz conceder liminarmente ou aps justificao prvia a medida cautelar, sem ouvir o ru, quando verificar que este, sendo citado, poder torn-la ineficaz; caso em que poder determinar que o requerente preste cauo real ou fidejussria de ressarcir os danos que o requerido possa vir a sofrer. (destaques nossos).

A conjuno ou que expressa a ideia de alternatividade aposta entre a palavra liminarmente e as expresses mediante justificao prvia, citado o ru, no art. 461, 3 do CPC, e aps justificao prvia, no art. 804 do CPC, deixa entrever que o procedimento de justificao retira da deciso a qualidade de liminar. Mais esclarecedor o art. 928 do CPC:
Art. 928. Estando a petio inicial devidamente instruda, o juiz deferir, sem ouvir o ru, a expedio do mandado liminar de manuteno ou de reintegrao; no caso contrrio, determinar que o autor justifique previamente o alegado, citando-se o

108

ru para comparecer audincia que for designada. (destacamos).

Assim, quando o CPC emprega a palavra liminar (ou liminarmente), pretende expressar a ideia de deciso que dever ser tomada no incio do processo, sem a oitiva da parte contrria. A ttulo de exemplificao: no necessria a oitiva do exequente, quando o executado se defende em impugnao ao cumprimento de sentena, alegando excesso de execuo sem declarar o valor que entende ser devido, para que o magistrado rejeite liminarmente a impugnao (Art. 475-L, 2 do CPC). 3. CARACTERSTICAS DAS LIMINARES 3.1. URGNCIA A caracterstica da urgncia atribuda s liminares est intimamente relacionada aos princpios da Inafastabilidade do Controle Jurisdicional e da Razovel Durao do Processo (Art. 5, XXV e LXXVIII da CF/88). Desta forma, ao conferir aos indivduos a prerrogativa de acesso aos rgos judicantes, o Estado tem que, em contrapartida, garantir uma prestao jurisdicional efetiva, mediante mecanismos capazes de concretizar o direito material dos litigantes. O que se visa de fato com as liminares evitar que o tempo exigido para o trmite regular do processo implique, para o demandante, prejuzos irreparveis ou de difcil reparao. Em outras palavras, no basta que a tutela jurisdicional seja prestada, necessrio que ela seja efetiva. Dvidas no h que o excesso de tempo gasto entre o incio e o final do processo pode ser um grande obstculo para que o mesmo produza um resultado til/prtico ao jurisdicionado. Nesse sentido, Jos Roberto dos Santos Bedaque:
109

o tempo constitui um dos grandes bices efetividade da tutela jurisdicional, em especial no processo de conhecimento, pois para o desenvolvimento da atividade cognitiva do julgador necessria a prtica de vrios atos, de natureza ordinria e instrutria. Isso impede a imediata concesso do provimento requerido, o que pode gerar risco de inutilidade ou ineficcia, visto que muitas vezes a satisfao necessita ser imediata, sob pena de perecimento mesmo do direito reclamado (BEDAQUE apud LENZA, 2009, p. 722).

Neste cenrio, foram criadas pelo legislador as denominadas tutelas de urgncia, que tm como um dos principais objetivos assegurar aos litigantes, de forma antecipada, os efeitos de uma futura sentena de mrito. A urgncia condiciona a concesso das liminares, pois, inexistindo risco iminente ao direito discutido, segundo o clssico tratamento dispensado pelo CPC, os efeitos da sentena de mrito devero advir ao final do processo, em especial no de conhecimento, quando o juiz ter realizado cognio exauriente acerca da matria debatida nos autos. Nesse sentido, Antonio Rigolin anota que apenas quando h urgncia que o sistema permite que o juiz no aguarde o momento natural para a concesso da providncia que normalmente s se concretizaria com a sentena. (RIGOLIN, apud ORIONE NETO, 2002, p. 39). 3.2. SUMMARIA COGNITIO A summaria cognitio uma das clssicas caractersticas das liminares, pois, diante da urgncia, no pode o juiz delongar no processo de anlise dos requisitos que ensejam sua concesso, porque tal procedimento poderia comprometer o resultado prtico do processo.
110

Segundo Kazuo Watanabe


a cognio um ato de inteligncia, consistente na valorao das alegaes de fato e de direito feitas pelos demandantes, bem assim das provas por eles trazidas, que serviro como fundamento de sua deciso (WATANADE apud ORIONE NETO, 2002, p. 42).

Via de regra, a deciso prolatada aps uma cognio do tipo exauriente, vale dizer, o juiz para decidir analisa todos os fatos e fundamentos trazidos pelas partes e as provas constantes dos autos ao final do iter processual. Obviamente, a formao da cognio do tipo exauriente normalmente requer mais tempo, at porque todas as alegaes e provas devero ser debatidas pelas partes, a fim de auxiliar o magistrado na formao de sua convico, e tudo isso leva tempo. Nas liminares, a cognio realizada pelo magistrado sumria, j que nem todas as provas so exploradas, tampouco conferido ao ru, antes da deciso, o direito de dar a sua verso aos fatos narrados pelo autor, e assim, por conta da urgncia que impregna a deciso que dever ser exarada. certo que os provimentos judiciais havidos de cognio sumria se fundam na mera aparncia de realidade, de verossimilhana entre as alegaes e as provas j trazidas aos autos, ou seja, mero juzo de probabilidade.
Trata-se da cognio pertinente aos procedimentos que no permitem, em razo de uma determinada situao, a cognio aprofundada do objeto litigioso (MARINONI apud ORIONE NETO, p. 43-44, 2002).

Nas liminares que so concedidas inaudita altera partes, a cognio via de regra sumria (sumarssima, diramos), pois o juiz decide de acordo com os elementos que o autor da ao traz aos autos, ficando a produo de provas adstrita tais elementos.
111

3.3. PROVISORIEDADE A caracterstica da provisoriedade das liminares advm da cognio sumria exercida pelo magistrado quando da sua concesso. Com efeito, se a cognio sumria serve de suporte para a deciso judicial, nada mais natural que, durante o curso normal do procedimento, com o debate travado pelas partes e com o surgimento de novas provas, o magistrado se convena de que no fora acertada a concesso da liminar, ou, pelo menos nos termos em relao aos quais foi proferida. Ora, se essa deciso pode ser alterada, fora convir que ela ser provisria. Em outros termos: se a deciso liminar se reveste de urgncia, nada mais natural que o magistrado no tenha todos os elementos necessrios e at mesmo o tempo para analisar, de forma aprofundada, o direito do autor, realizando, vale dizer, uma cognio exauriente. Evidentemente que, em casos urgentes, exigir o que de ordinrio exigido ao magistrado para prolatar sua deciso poderia implicar na prpria leso em muitos casos irreversvel ao direito do autor. claro que, do iter processual, podero emergir elementos que reforcem a convico judicial, no sentido de que a deciso primeira do processo fora acertada, de forma que, ao final do processo, ele poder converter aquela deciso provisria em definitiva; a sim, baseada em cognio exauriente. 3.4. REVOGABILIDADE A revogabilidade dos efeitos antecipados pela liminar est umbilicalmente ligada provisoriedade, que tambm sua caracterstica. A revogabilidade da deciso liminar fica evidente na redao do 4 do art. 273 do CPC: a tutela antecipada poder ser 112 revogada ou modificada a qualquer tempo, em deciso

fundamentada. At a deciso final (nela inclusive) o juiz que concedeu a liminar poder revog-la; caso no o faa at esse momento, a revogao s poder ser feita pelo juzo ad quem, caso haja interposio de recurso contra essa deciso. De uma maneira ou de outra, o que enseja a revogao da liminar o fim dos motivos que justificaram a sua concesso, ou seja, o desaparecimento do fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao. Em melhores palavras, esclarece Calmom de Passos que assim como a existncia da situao de perigo impe a decretao da medida, sua cesso legitima a revogao (PASSOS apud ORIONE NETO, 2002, p. 52). O outro momento em que a medida liminar poder ser revogada pelo juiz quando da prolao da sentena de mrito. Neste momento, ser a medida revogada no em decorrncia do desaparecimento dos motivos que a ensejaram, mas, sim, porque o ru restou sucumbente ao final do processo. 4. A LIMINAR COMO INSTRUMENTO PARA A EFETIVIDADE DO PROCESSO E O PRINCPIO DO CONTRADITRIO Na atualidade, j no mais se discute que a garantia fundamental da inafastabilidade do controle jurisdicional no se resume ao mero acesso aos rgos jurisdicionais, mas tambm no direito fundamental de ter uma tutela jurisdicional adequada e efetiva, no direito de ter acesso a uma ordem jurdica justa. Esse direito implica para o Estado dever de assegurar uma prestao jurisdicional plena. Conforme rel. Min. Marco Aurlio
A ordem jurdico-constitucional assegura aos cidados o acesso ao Judicirio em concepo maior. Engloba a entrega da prestao jurisdicional da forma mais completa e convincente possvel. (RE 113

158.655, Rel. Min. Marco Aurlio, julgamento em 20-8-1996, Segunda Turma, DJ de 2-5-1997).

Ou ainda
A garantia constitucional alusiva ao acesso ao Judicirio engloba a entrega da prestao jurisdicional de forma completa emitindo o Estadojuiz entendimento explcito sobre as matrias de defesa veiculadas pelas partes (RE 172.084, Rel. Min. Marco Aurlio, julgamento em 29-11-1994, Segunda Turma, DJ de 3-3-1995.).
[ [

De nada adiantaria a promessa retrica e vazia de acesso aos rgos do Poder Judicirio, acaso a tutela jurisdicional por ele prestada se revelasse sem nenhum efeito prtico. As liminares so, pois, instrumentos postos disposio do Estado-juiz para assegurar a efetividade da prestao jurisdicional, permitindo ao magistrado tomar decises urgentes, in limine litis, que apenas poderiam advir ao final do iter processual. No h dvidas em afirmar que as liminares decorrem do modelo constitucional do processo. E elas so, pois, corolrios dos direitos fundamentais inafastabilidade da jurisdio e da razovel durao do processo. O fato de serem elas concedidas inaudita altera parte, ou seja, antes mesmo de se estabelecer bilateralidade da audincia, no as inquina de vcio de inconstitucionalidade, por ofensa ao direito ao contraditrio. que o direito ao contraditrio no pode se revestir, e no se reveste, de tamanho absolutismo, capaz de relegar a ponto secundrio a prpria efetividade do processo, enquanto instrumento de realizao dos direitos. O contraditrio princpio que deve ter sua concordncia prtica com outros princpios e regras processuais.
114

Assim que, nos casos em que exista fundado receio de agravamento do dano ou at mesmo de sua mera concretizao (leso a direito), as liminares, sejam elas de carter satisfativo ou acautelatrio, prestam relevante servio instrumentalidade do processo, dado que no seria razovel assistir passivamente concretizao de danos aos direitos dos jurisdicionados, que podem ser muitas vezes irreparveis. A concesso de liminar no sacrifica o princpio do contraditrio, mas to-somente posterga o momento de seu exerccio; o contraditrio apenas diferido. Nesse sentido:
DIREITO AMBIENTAL. AO CIVIL PBLICA PARA TUTELA DO MEIO AMBIENTE. OBRIGAES DE FAZER, DE NO FAZER E DE PAGAR QUANTIA. LIMINAR INAUDITA ALTERA PARS. ART. 2 DA LEI 7.347/85. POSSIBILIDADE. PRINCPIO DA PRECAUO. 1. O ordenamento jurdico brasileiro admite a figura do Contraditrio diferido ou postergado, o qual no implica em mitigao regra constitucional, mas apenas em uma dilao do momento probatrio, o que, em ltima anlise, no viola a ampla defesa e mesmo a legalidade. 2. Face ao Princpio da Precauo, deve-se priorizar a cautela necessria para evitar-se eventual dano ambiental, cautela esta, no demonstrada pela parte agravante. 3. Agravo desprovido. (AG 200702010144380, Desembargador Federal ROGERIO CARVALHO, TRF2 - SEXTA TURMA ESPECIALIZADA, 31/03/2008 destacamos) (AG 200702010144380, Desembargador Federal ROGERIO CARVALHO, TRF2 - SEXTA TURMA ESPECIALIZADA, 31/03/2008 - destacamos) 115

PROCESSO CIVIL. ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. VIOLAO AOS ARTS. 1, 3, E 2 ,DA LEI N 8.437/92 E ART. 797 DO CPC. TCNICO AGRCOLA. IN N 06/2000 DA SECRETARIA DA DEFESA AGROPECURIA. - A devida prestao jurisdicional exige a possibilidade de concesso de medidas liminares inaudita altera pars, sob pena de ferir-se a prpria efetividade da deciso proferida. O contraditrio no estar violado, mas simplesmente diferido, sem qualquer prejuzo ao ru. - O art. 2 da Lei n 8.437/92 refere-se apenas s aes de mandado de segurana coletivo e ao civil pblica, no sendo aplicvel presente ao que se trata de mandado de segurana individual. Da mesma forma o art. 797, que embora seja espcie de tutela de urgncia, trata da tutela cautelar e, portanto, inconfundvel com a tutela antecipatria. - O art. 1, 3, da Lei n 8.437/92, que veda a concesso de medida liminar que esgote no todo ou em qualquer parte o objeto da ao, retoma a discusso acerca da possibilidade da adoo de liminares satisfativas contra o Poder Pblico. No entanto da natureza do mandado de segurana a satisfatividade do pedido do impetrante, de maneira que se valesse genericamente a vedao legal restaria desvirtuada a ratio essendi da ao mandamental, em verdadeira afronta ao art. 5, XXXV, da Constituio Federal. - Presentes o fumus boni iuris e o periculum in mora para a manuteno da medida liminar (AG 200504010227700, VNIA HACK DE ALMEIDA, TRF4 - TERCEIRA TURMA, 15/02/2006 - destacamos).

116

O ru ter oportunidade de apresentar sua defesa e as provas que reputar pertinentes, e, caso tenha por necessrio, poder recorrer da deciso que concedeu a liminar. Demais disso, importante relembrar que liminar tem como caractersticas a provisoriedade e a revogabilidade, o que autoriza o magistrado, de ofcio inclusive, a rever a deciso que a concedeu. Isso, porm, no autoriza a concesso indiscriminada de liminares no processo, muito pelo contrrio. Sempre que possvel, por imposio lgica do princpio do contraditrio, o provimento de natureza antecipatria ou acautelatria deve ser precedido da oitiva do ru, de modo que os conceder liminarmente deve ser tido por excepcional. Isto , apenas quando houver fundado receio de dano irreparvel ou a prpria inutilidade do provimento jurisdicional, dentre outros requisitos, que a concesso da tutela liminarmente ser tida por legtima. 5. CONCLUSO As liminares constituem hoje instrumento imprescindvel para a efetividade processual e guardam ntima relao com os Princpios do Devido Processo Legal (CF/88, art. 5, LIV), do Pleno Acesso Justia (CF/88, art. 5, XXXV) e, tambm, da Razovel Durao do Processo (CF/88, art. 5, LXXVIII). O seu conceito deve ser compreendido como o procedimento judicial proferido in limini litis, ou seja, no liminar do processo, a fim de evitar que o direito pleiteado pelo autor sofra danos irreparveis ou de difcil reparao devido mora processual. No se pode deixar de olvidar que as liminares so hoje essenciais distribuio racional do tempo do processo, o que culmina na concretizao de uma ordem jurdica justa, capaz de tutelar efetiva e tempestivamente os direitos dos litigantes. Elas decorrem do modelo constitucional do processo. Entretanto, em torno de sua concesso, questionado se o Princpio do
117

Contraditrio seria ofendido devido no-ocorrncia, a princpio, da audincia da parte r acerca dos fatos que lhe so imputados. No obstante, o que ocorre a postergao do momento do exerccio do contraditrio, no sendo este, portanto, de modo algum sacrificado, sob pena de todo o procedimento ser declarado inconstitucional. A principal controvrsia quanto ao conceito das liminares reside no momento em que so proferidas, tendo em vista que, para uma corrente, liminar qualquer provimento judicial que antecipa provisionalmente os efeitos da futura sentena ou, ento, que resguarda os direitos do autor at que tal sentena seja proferida, sempre obedecendo aos postulados do Princpio do Contraditrio. Para outra corrente (esta majoritria), s pode ser considerada liminar aquela deciso proferida no incio do processo, antes mesmo de qualquer outra providncia. Defendemos que o provimento deferido aps a instruo probatria do ru no pode ser considerado liminar, at mesmo porque, tal posicionamento vai contra o prprio sentido etimolgico da palavra (aquilo que se faz no comeo, desde logo, sem demora). No obstante, cabe ressaltar que o tempo que o autor teria que suportar com a fase do contraditrio, antes que a liminar fosse concedida, poderia causar a prpria leso do direito que outrora se visava evitar. Portanto, liminar somente aquela inaudita altera parte, proferida no incio do iter processual. 6. REFERNCIAS BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 42 ed. atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2009. CAMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil. 9 ed. Rio de Janeiro: Lumem Jris, 2003.
118

CASTRO, Joo Antnio Lima (org.) Direito Processual: enfoque Constitucional. Fabrcio Veiga Costa (Colaborador). Belo Horizonte: PUC Minas, Instituto de Educao Continuada, 2008. DIDIER JNIOR, Fredie Souza. Liminar em mandado de segurana: natureza jurdica e importncia histrica. Uma tentativa de reenquadramento dogmtico em face das ltimas reformas processuais. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 56, 1 abr. 2002. Disponvel em: http://jus.com.br/revista/texto/2917. Acesso em14 maio 2011. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 13 rev. atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2009. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 24 ed. So Paulo: Atlas, 2009. NERY JNIOR, Nelson. Princpios do processo na Constituio Federal: processo civil, penal e administrativo. 9 ed. rev. e atual. Com as novas smulas do STF (simples e vinculantes) e com anlise sobre a relativizao da coisa julgada. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. ORIONE NETO, Luiz. Liminares no processo civil e legislao processual civil extravagante. 2 ed. So Paulo: Mtodo, 2002. VADE MECUM, Obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antonio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos Windt e Lvia Cspedes. 9 ed. atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2010.

119

S-ar putea să vă placă și