Sunteți pe pagina 1din 7

AUTOMAO E INSTRUMENTAO INTELIGENTE EM UM PROCESSO DE GRANULAO DA ESCRIA

Lilian Ribeiro Torres


lilian.torres@br.yokogawa.com Yokogawa Amrica do Sul

Abstract
Searches and investments in application of control and automation of processes are a hope to reduce the environmental impacts of industrial process. The reuse of waste steel waste is advantageous in the aspect of sustainability, allowing, thus, the reduction of degraded areas and conservation of natural resources.

Resumo
Pesquisas e investimentos na aplicao de controle e automao de processos so uma esperana para a reduo dos impactos ambientais dos processos industriais. O reaproveitamento de resduos siderrgicos so vantajosos sob o aspecto da sustentabilidade, possibilitando, assim, a reduo de reas degradadas e a preservao dos recursos naturais. Palavras chaves: processo siderrgico, automao industrial, recursos naturais.

1. INTRODUO
Vivemos em uma poca onde enfrentamos um dos maiores desafios com que a humanidade j se deparou. O uso indiscriminado dos recursos naturais associado ao crescimento populacional intenso est levando o meio ambiente ao colapso. Devido a isto, tanto o governo como a iniciativa privada reconhecem que o desenvolvimento sustentvel um tema essencial nas discusses sobre polticas econmicas. Tornou-se indispensvel encontrar solues que possibilitem a diminuio da emisso de poluentes e o tratamento para os fluxos secundrios dos processos com algum potencial de dano ambiental. Desta forma, o tratamento dos resduos gerados por parques industriais e o seu "reuso" pode ser visto como a alternativa mais importante no planejamento, desenvolvimento e utilizao dos finitos recursos naturais disponveis. Atravs da utilizao responsvel e da adoo de tecnologias adequadas podemos garantir a existncia destes recursos para o futuro e desta forma a continuao do desenvolvimento humano. Este trabalho descreve a Automao do Processo de Granulao da Escria de Alto Forno em uma indstria Siderrgica. A granulao da escria do Alto Forno representa uma opo muito atrativa j que converte a escria em um sub-produto muito valioso que pode ser vendido indstria do cimento. Na produo de cimento, para cada tonelada de produto substitudo por escria de Alto Forno granulada, obtm-se uma tonelada a menos na emisso de CO2. Nos captulos seguintes deste trabalho sero apresentadas as solues tecnolgicas para o processo de Granulao da Escria de Alto Forno em uma indstria Siderrgica, destacando a importncia desta aplicao que resulta em maiores lucros e reduo dos impactos ambientais.

2. DESCRIO SUCINTA DO PROCESSO SIDERRGICO

2.1 O Processo Siderrgico


O Processo Siderrgico o processo de fabricao do ao, compreendendo o aproveitamento do ferro contido no minrio de ferro, pela eliminao progressiva das impurezas desse minrio que, na forma lquida, recebe adies que lhe conferem as caractersticas desejadas. As matrias primas bsicas deste processo so minrio de ferro, carvo mineral e calcrio, mas muitos outros insumos e utilidades tambm so empregados.

O processo de fabricao do ao pode ser obtido em 4 etapas:

2.1.1 Preparao das matrias primas: Sinterizao o processo de aglomerao dos minrios de ferro, o processo feito em uma mquina de esteiras rolante onde se deposita o minrio de ferro e finos de coque ou carvo, formando camadas de aproximadamente 700 mm de altura por 2000 mm de largura, a qual aquecida por uma frente de combusto, alimentada por ar succionado atravs da camada que percorre da superfcie at o fundo da camada ocasionando uma ligao incipiente que produzira o colamento entre as partculas de minrio de ferro, resultando o sinter. Coqueificao A mistura de carves enviada Coqueria onde a mesma sofrer o processo de coqueificao, resultando o coque. Como subprodutos tm-se substncias carboqumicas que so purificadas e vendidas (importante para baixar o custo dos carves) e o gs de coqueria que utilizado na usina como combustvel complementar do balano energtico da usina. Silagem Tanto o sinter, como o coque so enviados para silos que tm sistemas dosadores,
importantes na formulao da carga usada no processo de produo do gusa, que o produto resultante da reduo do minrio de ferro.

2.1.2 Reduo do minrio de ferro:


O minrio de ferro reduzido a ferro metlico no Alto-forno.

2.1.3 Refino:
O Refino produzido na Aciaria, obtendo-se uma placa de ao.

2.1.4 Conformao mecnica:


Para a fabricao de chapas grossas, a placa de ao produzida na Aciaria, encaminhada ao laminador de chapas grossas onde sofre o processo de deformao chegando s dimenses requeridas. O prximo passo pode ser o tratamento trmico (normalizao, recozimento ou tmpera), chegando-se ao produto final chapa grossa tratada termicamente ou, ento, chapa grossa sem tratamento trmico. Para a fabricao de chapas ou tiras finas, a placa encaminhada para a laminao de chapas finas.

2.2 Alto forno


O alto forno consiste em um sistema destinado a produzir ferro gusa em estado lquido a uma temperatura em torno de 1500 com a qualidade e e m quantidades necessrias para o bom C, andamento dos processos produtivos subseqentes. O alto forno um equipamento que recebe sinter de minrio de ferro, coque e ar aquecido, produzindo o gusa (sistema lquido que contem essencialmente ferro e carbono em soluo a uma temperatura perto de 1500 escria (sistema oxidado lquido que co ntm os minerais de ganga do minrio de ferro) e o C); gs que sai pelo topo do alto forno. O gusa, antes de ir para a Aciaria, sofre pr-tratamentos especficos para facilitar o processo de produo de aos com maior nvel de qualidade. A escria sofre um processo de granulao com gua, obtendo-se como produto a escria granulada, que auxilia sua venda para a indstria cimenteira. O gs que sai pelo topo do alto forno aps livrar-se do material particulado utilizado como combustvel para aquecer o ar que injetado no alto-forno. O alto forno o processo de automao mais usado nas indstrias siderrgicas do mundo. A Figura 1 mostra um Alto Forno tpico.

Figura 1 Detalhe de um Alto Forno tpico

2.2.1 Automao no Alto forno


A operao no Alto forno consiste em procedimentos operacionais (carregamento, injeo de ar quente, controle de presso, etc.) que so executados sob controle automtico. Entre temperaturas, presses, fluxos, valores calculados e outros, mais de 3000 variveis so tipicamente monitoradas atravs de um Sistema Supervisrio que permite o acompanhamento destas variveis ou grupos de variveis tanto na forma grfica como na forma de valores operacionais. O processo contnuo, ou seja, no para, com exceo de algumas paradas espordicas para manutenes em equipamentos.

2.3 Processo de Granulao da Escria


A NBR 5019/82 define Escria da seguinte maneira: produto lquido ou pastoso produzido durante operaes pirometalrgicas, geralmente contendo slica, que se torna slida temperatura ambiente. Durante o processo de reduo do minrio de ferro para a produo de ferro gusa, gerado um subproduto, a escria de alto-forno. Esta, ainda em forma lquida encaminhada para os Granuladores que a resfriam bruscamente. O resfriamento pode ser efetuado de diversas maneiras: resfriamento brusco em gua, resfriamento lento ao ar, resfriamento em gua ou vapor d'gua sob presso, esfriamento rpido a ar comprimido e resfriamento rpido por gua e por ar. O resfriamento em gua se d em tanques com gua, conhecidos como tanques de granulao e geralmente necessita-se de 5 m3 a 10 m3 d'gua por tonelada de escria. No h tempo suficiente para formao de cristais, essa escria se granula "vitrificando", obtendo-se uma areia grossa, porosa, de fratura vtrea observada com lupa, com um tamanho mximo do gro, de 5 mm, cor branca amarelada e marrom [3]. As Figuras 2, 3 e 4 mostram as fases deste processo.

Figura 2 - Granulao escria por resfriamento em gua.

Figura 3 - Escria Bruta.

Figura 4 - Escria Granulada.

O resfriamento lento ocorre quando a escria despejada em fossos ao ar livre originando um produto macio e cristalizado que depois de britado e processado pode ser utilizado como agregado grado para concreto. Se a escria for resfriada por jatos d'gua sob presso origina a escria expandida, pois esse processo faz com que a escria incorpore ar e apresente uma estrutura alveolar, com massa especfica variando de 0,6 g/cm3 a 0,9 g/ cm3 razo pela qual pode ser utilizada como agregado leve. Por fim, se a escria for resfriada por ar sob presso, origina-se a l de vidro, material com propriedades isolantes, trmicas e acsticas. A composio qumica define a fluidez da escria, influenciando a vitrificao da mesma. Quando lquidas, as escrias de aciaria podem ser tratadas, alterando-se o processo de resfriamento das mesmas, visando estabilizao da expanso e a melhoria das propriedades cimentcias destas. No passado, este material era considerado um resduo siderrgico, mas atualmente matria-prima essencial para a fabricao de cimento Portland substituindo o clinquer. Esta substituio reduz o consumo de energia e a emisso de poluentes da sua produo nas cimenteiras [2]. Cimento Portland, foi o nome dado pelo qumico britnico Joseph Aspdin. Em 1824, ao queimar conjuntamente pedras calcrias e argila, observou que originava-se em um produto que e ao ser misturado com gua e aps seco, resultava-se em um aglomerado com as propriedades de cor durabilidade e solidez semelhante s rochas encontradas na ilha britnica de Portland.

2.3.1 - O uso comercial da capacidade aglomerante da escria


O primeiro registro de utilizao comercial da escria de 1865 [1]. Na Alemanha operavam fbricas capazes de produzir diariamente at 70 mil blocos de alvenaria,confeccionados com escria granulada moda e cal hidratada. No Brasil, a adio de escria de alto forno ao cimento Portland iniciou-se em 1952 [7], e tem crescido continuamente. Hoje a gama de aplicaes para a escria aumentou, pode-se citar alm da fabricao de cimento, o asfalto, l mineral, bases de estradas entre outros. Na Figura 5 mostrado o uso de Granulao de Escria no Brasil e em outros pases.

Figura 5 - Uso de Granulao de Escria (Fonte: Instituto Brasileiro de Siderurgia, 2003).

Este grfico mostra claramente como produtos secundrios, para os quais foram desenvolvidas tecnologias que permitem sua utilizao de forma ambientalmente adequada, como matria prima ou fonte de energia na prpria atividade geradora ou por terceiros, deixam de ser um lixo do qual a empresa deve-se livrar e tornam-se um produto que deve ter a sua qualidade tambm assegurada [6]. Para que isto seja possvel imprescindvel a aplicao das tecnologias de automao existentes.

3 - Tecnologias de Automao
Segundo Cristiano Pereira, coordenador de projetos da Paul Wurth que uma empresa que especializada em desenvolvimento de novos processos e tecnologias na rea siderrgica, o sistema de automao normalmente especificado de forma a encontrar um ponto de equilbrio entre custo x benefcio. A preferncia por arquiteturas abertas e facilmente integrveis porque atualmente os fabricantes de produtos destinados a automao esto muito linearizados em termos tecnolgicos, da o interesse em buscar um fornecedor que d uma flexibilidade maior em termos de expanso/retrofit e de forma a no ficar terminantemente preso a ele. O mercado regido por preo, no adianta muito voc ofertar uma Ferrari para o cliente sendo que ele quer pagar por um fusquinha, caso contrrio no se ganha projeto algum, ele afirma. Atualmente pela disponibilidade crescente de recursos de automao e controle de processos, os avanos da tecnologia digital e das redes de campo, possvel a construo de uma planta que alm de rentvel possua recursos dedicados ao diagnstico e tratamento de falhas, principalmente voltados proteo de pessoas, equipamentos e do meio-ambiente. Como um bom exemplo disto podemos citar o projeto de Granulao de Escria que foi implementado em 2008 na COSIPA e um dos mais modernos existentes no pas. dotado com bacias de sedimentao, chamin e sistema de resfriamento dimensionado para uma produo equivalente a 4.500 toneladas dirias de gusa. As suas instalaes foram feitas para permitir que toda a escria seja granulada, sem qualquer risco ambiental por transbordamento das bacias e por carregamento de escria com umidade elevada em caminhes. Como em qualquer processo industrial, existem riscos envolvidos na Granulao de Escria e a probabilidade acidentes ocorrerem est relacionada robustez e estabilidade do sistema. A segurana do sistema depende que dados e informaes trafeguem e sejam processados de forma segura, portanto quando um sistema especificado, devem ser levados em conta tanto os requisitos de hardware quanto de software. A tecnologia escolhida deve seguir os mais rigorosos padres de segurana e permitir mudanas, e desta maneira, proteger os investimentos realizados. Deve garantir interoperabilidade e intercambiabilidade entre os vrios fornecedores, a fcil integrao com os sistemas j existentes. Devido ao avano e barateamento da tecnologia, temos acesso a muitos recursos, por exemplo, disponibilidade das informaes dos instrumentos de campo e do processo em qualquer ponto da rede corporativa, planejamento da manuteno baseada em ferramentas de gerenciamentos de ativos possibilitando a otimizao das paradas, controle da performance da planta mesmo no cho de fbrica entre muitas outras. Vale ressaltar que tudo isto realizado em tempo real, a inteligncia distribuda melhorando o rendimento do processo em todos os nveis, ou seja, do cho de fbrica aos nveis gerncias a informao obtida rapidamente facilitando a tomada de decises e a melhoria contnua. A lista de recursos disponveis atualmente extensa, mas cada vez mais os fabricantes surgem com novas e surpreendentes tecnologias que viso atender e conquistar um cliente cada vez mais exigente e informado.

3. CONCLUSO
O processo de granulao da escria do alto-forno representa uma opo de economia muito atrativa j que converte a escria em um sub-produto muito valioso que pode ser vendido indstria do cimento. A implementao da automao e instrumentao inteligente neste processo resulta em economia de energia e maior aproveitamento dos materiais que eram tratados como resduos. Neste contexto, das Indstrias Siderrgicas tem aumentado o interesse pela reciclagem destes resduos devido necessidade de conscincia ambiental e tambm a busca por maiores lucros. A reduo do consumo de energia outro argumento para a reciclagem de resduos, particularmente na indstria cimenteira, grande consumidora deste insumo, calculou-se que a adio de escria ao cimento Portland reduz consideravelmente o consumo energtico. As possibilidades atuais de mercado dos cimentos de escria so significativas, o mercado apresenta fortes mudanas, que incluem mecanismos que facilitam a aceitao de novas tecnologias. Pode-se concluir que, atualmente, os cimentos de escria apresentam boas possibilidades de mercado no Brasil e no mundo, em reas onde apresentem vantagens e consolidao da conscincia ecolgica, que implica na reduo do consumo de energia, na reciclagem dos resduos e na importncia do mercado de escria no Brasil. Para que estes objetivos sejam atingidos indispensvel o uso das modernas tecnologias de automao existentes.

4 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] Cimentos de Escria Ativada com Silicatos de Sdio Paul H. Kersten, 1921. [2] Utilizao de Escria de Aciaria do Processo Linz Donawitz como Adio em Cimento Gumieri, A. G.; Molin, D. C. C. Dal; Vilela; A. C. F., 2004 [3] A Experincia da COSIPA e os Ganhos Ambientais com o Tratamento e Reuso das guas Geradas em Coquerias Ricardo Silva, 2008. [4] Utilizao da Escria de Alto Forno moda no concreto convencional e compactado com rolo. Tecnologia em Metalurgia e Materiais Lidurio, A. et al., v. 2, n.1, p. 35-39, 2005. [5] Cimentos de Escria Ativada com Silicatos de Sdio John, Vanderley, 1995 [6] Aes Institucionais da Siderurgia Brasileira para Disseminao do Uso das Escrias de Aciaria Maria Yuan, 2003. [7] Contribuio ao conhecimento das propriedades do cimento Portland de alto-forno Battagin, A.F.; Esper, M.W., 1988. Dados da Autora: Lilian Ribeiro Torres Yokogawa Amrica do Sul Av. Ceci, 1500 - Tambor 06460-120 Barueri SP Telefone: 55 (11) 3513 1371 Fax: 55 (11) 3513 1425 E-mail: lilian.torres@br.yokogawa.com

S-ar putea să vă placă și