Sunteți pe pagina 1din 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N.

05052/12 Objeto: Licitao e Contrato Relator: Auditor Renato Srgio Santiago Melo Responsvel: Antnio Maroja Guedes Filho Advogados: Dr. Johnson Gonalves de Abrantes e outros Interessados: Antnio Soares de Lima e outros Advogados: Dr. Johnson Gonalves de Abrantes e outros EMENTA: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ADMINISTRAO DIRETA LICITAO TOMADA DE PREOS CONTRATO AQUISIES DE MATERIAIS ELTRICOS E DE CONSTRUO PARA REFORMA, AMPLIAO, MANUTENO E EDIFICAO DE VRIAS OBRAS DA COMUNA EXAME DA LEGALIDADE Ausncia de mculas Procedimentos realizados em conformidade com as disposies previstas na Lei Nacional n. 8.666/1993 e na Resoluo Normativa n. 02/2011. Regularidade formal do certame e do contrato decorrente. Arquivamento dos autos. ACRDO AC1 TC 01614/12 Vistos, relatados e discutidos os autos da licitao, na modalidade Tomada de Preos n. 006/2012, bem como do Contrato n. 034/2012, originrios do Municpio de Juripiranga/PB, objetivando as aquisies de materiais eltricos e de construo para realizao de servios de iluminao pblica, de reviso e ampliao de escolas, de edificao, de restaurao de calamento e de execuo de serventias diversas atravs da Secretaria de Obras da citada Urbe, acordam os Conselheiros integrantes da 1 CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, por unanimidade, em sesso realizada nesta data, na conformidade da proposta de deciso do relator a seguir, em: 1) CONSIDERAR FORMALMENTE REGULARES a referida licitao e o contrato dela decorrente. 2) DETERMINAR o arquivamento dos autos. Presente ao julgamento o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas Publique-se, registre-se e intime-se. TCE Sala das Sesses da 1 Cmara, Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Colho Costa Joo Pessoa, 02 de agosto de 2012

Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima


PRESIDENTE

Auditor Renato Srgio Santiago Melo


RELATOR

Presente:
Representante do Ministrio Pblico Especial

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N. 05052/12 RELATRIO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO (Relator): Trata-se da anlise dos aspectos formais da licitao, na modalidade Tomada de Preos n. 006/2012, bem como do Contrato n. 034/2012, originrios do Municpio de Juripiranga/PB, objetivando as aquisies de materiais eltricos e de construo para realizao de servios de iluminao pblica, de reviso e ampliao de escolas, de edificao, de restaurao de calamento e de execuo de serventias diversas atravs da Secretaria de Obras da citada Urbe. Os peritos da Diviso de Auditoria de Licitaes e Contratos DILIC, com base nos documentos encartados aos autos, emitiram relatrio, fls. 114/117, destacando, dentre outros aspectos, que: a) a fundamentao legal utilizada foi a Lei Nacional n. 8.666/1993 e o edital do certame; b) a Portaria n. 001, de 02 de janeiro de 2012, nomeou os integrantes da Comisso Permanente de Licitao CPL da Comuna; c) o critrio utilizado para julgamento das propostas foi o menor preo por item; d) a data para abertura do procedimento foi o dia 08 de maro de 2012; e) a licitao foi homologada pelo Prefeito Municipal de Juripiranga/PB, Sr. Antnio Maroja Guedes Filho, em 30 de abril do corrente ano; f) o valor total licitado foi de R$ 407.141,50; g) a licitante vencedora foi a empresa TRIUNFO CONSTRUES LTDA.; e h) o Contrato n. 034/2012 foi firmado em 30 de abril de 2012, com vigncia de 08 (oito) meses. Em seguida, os tcnicos da DILIC apontaram, como irregularidade, a apresentao de apenas duas pesquisas de preos, contrariando a jurisprudncia do Tribunal de Contas da Unio TCU acerca da necessidade de, no mnimo, trs consultas. Realizadas as citaes do Prefeito Municipal, Sr. Antnio Maroja Guedes Filho, como tambm dos membros da CPL, Srs. Antnio Soares de Lima, Jos Ricardo de Barros e Gleidson Gomes de Souza, fls. 118/122, todos apresentaram defesa conjuntamente, fls. 123/153, onde alegaram, em sntese, o encaminhamento das pesquisas de preos efetuadas pela Comisso de Licitao da Urbe. Em novel posicionamento, fls. 156/157, os inspetores da DILIC sanaram a eiva anteriormente detectada e, ao final, concluram pela regularidade do certame sub examine e do contrato dele originrio. Neste feito, o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Paraba MPjTCE/PB emitir parecer oral na presente assentada. o relatrio. PROPOSTA DE DECISO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO (Relator): In limine, importante realar que a licitao o meio formalmente vinculado que proporciona Administrao Pblica melhores vantagens nos contratos, oferece aos administrados a oportunidade de participar dos Contas do Estado da

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N. 05052/12 negcios pblicos e promove o desenvolvimento nacional sustentado (art. 3 da Lei Nacional n. 8.666/1993). Quando no realizada ou efetivada de forma irregular, representa sria ameaa aos princpios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, bem como da prpria probidade administrativa. Nesse diapaso, traz-se baila pronunciamento da ilustre representante do Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraba, Dra. Sheyla Barreto Braga de Queiroz, nos autos do Processo TC n. 04981/00, in verbis:

A licitao , antes de tudo, um escudo da moralidade e da tica administrativa, pois, como certame promovido pelas entidades governamentais a fim de escolher a proposta mais vantajosa s convenincias pblicas, procura proteger o Tesouro, evitando favorecimentos condenveis, combatendo o jogo de interesses escusos, impedindo o enriquecimento ilcito custeado com o dinheiro do errio, repelindo a promiscuidade administrativa e racionalizando os gastos e investimentos dos recursos do Poder Pblico.

In casu, do exame efetuado pelos analistas desta Corte, constata-se que a Tomada de Preos n. 006/2012 e o Contrato n. 034/2012 dela originrio atenderam in totum ao disposto na Lei de Licitaes e Contratos Administrativos (Lei Nacional n. 8.666/1993), bem como ao estabelecido na resoluo que dispe sobre a instruo dos procedimentos de licitao e respectivos contratos sujeitos ao exame do Tribunal (Resoluo Normativa RN TC 02/2011).
Ante o exposto, proponho que a 1 CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA: 1) CONSIDERE FORMALMENTE REGULARES a referida licitao e o contrato dela decorrente. 2) DETERMINE o arquivamento dos autos. a proposta.

S-ar putea să vă placă și