Sunteți pe pagina 1din 14

CadernosdoLogepa v.6,n.2,p.101114,jul./dez.

2011 ISSN:22377522 Artigorecebidoem:19/09/11 Revisadoem:11/10/11 Aprovadoem:31/11/11

IbrahimSoaresTravassos BartolomeuIsraeldeSouza

SOLOSEDESERTIFICAONOSERTOPARAIBANO

RESUMO Segundo a CCD (1994), a desertificao um fenmeno provocado pela degradao dos solos nas reas ridas, semiridas e submidas secas, resultantes de diversos fatores, os quais vo das variaes climticas s atividades humanas. O escopo deste documento atrela a ocorrncia das reas desertificadas reduo dos parmetros qumicos e de fertilidade dos solos. Neste sentido, o presente trabalho tem por finalidade realizar um estudo sobre a relao solos desertificao no municpio de Conceio (PB), a partir da anlise nos nveis de fertilidade natural das amostras coletadas em solos. Para a realizao do trabalho foram coletadas 05 amostras de solos que sofreram e/ou vem sofrendo vrios tipos de uso com o passar dos anos. Essas amostras foram enviadas a um laboratrio para identificar os seus padres de fertilidade. Os resultados mostraram fortes alteraes quanto a reduo da fertilidade dos solos nas reas onde houve elevada supresso da vegetao de caatinga. Palavraschave: Fertilidade dos solos; desmatamento; caatinga.


DepartamentodeGeocincias
UniversidadeFederaldaParaba ibrasoares@gmail.com

SOILANDDESERTIFICATIONINSERTOPARAIBANO

DepartamentodeGeocincias
UniversidadeFederaldaParaba bartoisrael@yahoo.com.br Correspondncia: IbrahimSoaresTravassos DepartamentodeGeocincias UniversidadeFederaldaParaba CEP58051900,Cidade Universitria,JooPessoaPB, Brasil.

ABSTRACT According to the CCD (1994), desertification is a phenomenon caused by land degradation in arid, semiarid and dry sub-humid lands, due to several factors, which range from climate changes to human activities. The scope of this paper links the occurrence of areas on desertification to reduce the chemical parameters and fertility of soils. In this sense, this study aims to conduct a study on the relation desertification land in the country of Conceio, Paraba State, by analyzing the levels of natural fertility of soils samples. In order to conduct the study five soil samples that have suffered and/or are suffering various types of uses over the years were collected. These samples were sent to a laboratory to identify their fertility patterns. The results showed strong changes as the reduction of soil fertility in areas where there was a high suppression of caatinga vegetation. Keywords:Soil fertility; deforestation; caatinga vegetation.

RevistaCadernosdoLogepa,JooPessoa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011.ISSN:22377522 DGEOC/CCEN/UFPBwww.geociencias.ufpb.br/cadernosdologepa

INTRODUO A desertificao um tipo de degradao ambiental, definida no documento intitulado Conveno das Naes Unidas de Combate a Desertificao (CCD, 1994), como um fenmeno provocado pela degradao dos solos nas reas ridas, semiridas e submidas secas, resultante de diversos fatores, indo estes das variaes climticas as atividades humanas. Observa-se neste documento a nfase dada aos efeitos pedolgicos em virtude da degradao da terra, sendo esta entendida como:

A reduo ou perda, nas zonas ridas, semi-ridas e sub-midas secas, de produtividade biolgica ou econmica e da complexidade das terras agrcolas de sequeiro, das terras agrcolas de regadio, das pastagens naturais, das pastagens semeadas, das florestas ou das reas com arvoredo disperso, devido aos sistemas de utilizao das terras ou a um processo ou combinao de processos, incluindo os que resultam da atividade do homem e das suas formas de ocupao do territrio, tais como: (i) A eroso do solo causada pelo vento e/ou gua; (ii) A deteriorizao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas ou econmicas do solo e (iii) A destruio da vegetao por perodos prolongados. (CCD, 1994, p. 14).

102

O documento supracitado entrou em vigor em 1996, sendo referendado por 148 pases, incluindo o Brasil, tendo como principais objetivos a elaborao e implantao de polticas pblicas, programas e projetos destinados ao fomento de atividades para combater e prevenir a degradao em reas susceptveis a esse tipo de degradao. No semirido brasileiro, o consumo desenfreado dos seus recursos naturais, particularmente da vegetao nativa, tem provocado uma srie de problemas ambientais onde, tem se destacado a ocorrncia da desertificao. Segundo AbSaber (1977), nessa regio, sculos de atividades agropecurias desenvolvidas em bases pouco sustentveis provocaram feies de degradao pontuais, de fcil reconhecimento nas paisagens sertanejas, sob forma de

CadernosdoLogepa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011

SOLOSEDESERTIFICAONOSERTOPARAIBANO

ulceraes nos tecidos ecolgicos naturais. Tais processos de degradao ambiental esto cada vez mais visveis, mostrando as suas consequncias em relao a perda da fertilidade dos solos e da sua biodiversidade, bem como desencadeando, em determinadas reas, processos de desertificao. Na Paraba, devido ao clima predominantemente seco (semirido e submido seco), mais de 90% do seu territrio apresenta reas susceptveis desertificao (Serto, Borborema e Agreste), alm de possuir o maior percentual de reas com nvel de degradao da terra muito grave (29%), segundo o Programa de Ao Nacional de Combate a Desertificao e Mitigao dos Efeitos da Seca PAN-Brasil (BRASIL, 2004). Traduzidos em nmeros absolutos significa dizer que, do ponto de vista climtico, dos duzentos e vinte e trs municpios paraibanos, duzentos e oito podem ser ou esto afetados pelo processo da desertificao. Associado a este aspecto natural, as formas de uso do solo que vem se processando secularmente nas terras paraibanas, fazem com que a desertificao seja uma caracterstica que est presente em diversas paisagens do Estado, o que ameaa a qualidade de vida de milhares de pessoas que habitam essas terras. Por esses motivos, a elaborao de estudos a nvel local e regional de grande importncia para um melhor entendimento a cerca desse fenmeno. O enfoque especial dado ao estudo da desertificao a partir da anlise dos parmetros qumicos e de fertilidade dos solos, por sua vez, justifica-se pela escassez de trabalhos cuja proposta seja estudar essa interface, tendo em vista as suas consequncias, em termos ambientais e sociais. A referida escassez ainda mais evidente na Paraba, onde poucos trabalhos at o momento foram desenvolvidos abordando essa relao (SOUZA, 2008), o que dificulta a compreenso da dimenso do processo de desertificao no Estado e as medidas necessrias a serem tomadas no combate e na atenuao desse tipo de degradao.
103

CadernosdoLogepa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011

TRAVASSOSeSOUZA

REFERENCIALTERICO A desertificao est definida como um fenmeno provocado pela degradao dos solos nas reas ridas, semiridas e submidas secas resultantes de diversos fatores, que vo das variaes climticas as atividades humanas (CCD, 1994). Importante destacar que, isso no significa necessariamente que uma rea desertificada, atingir naturalmente o clmax de um deserto. Em se tratando das variaes climticas, Nimer (1988), pondera que, apenas substanciais mudanas climticas poderiam levar a desertificao, sendo para isso necessrias alteraes no equilbrio geofsico que modificasse quase todo, ou mesmo todo o planeta. Como os estudos nessa rea ainda no so conclusivos, fica mais vivel o entendimento de uma ao humana para esse tipo de degradao. A partir disso, podemos dizer que seca e desertificao apresentam-se como fenmenos distintos, mas estreitamente relacionados. Isto porque nas reas marcadas pela semiaridez, registra-se um desequilbrio entre oferta e demanda de recursos naturais, levando-se em conta o atendimento s necessidades bsicas de seus habitantes (BRASIL, 2004). Nos perodos de seca este descompasso aumenta, visto que a presso sobre os recursos naturais se amplia e a interveno do homem, em geral, se faz atravs do uso inadequado do solo, da gua e da vegetao. Assim, esse quadro climtico extremo e as atividades humanas, se conjugam criando um ambiente favorvel ao processo de desertificao, estabelecendo-se um crculo vicioso de degradao, onde a eroso causa a diminuio da capacidade de reteno de gua pelos solos, perda de biomassa e nutrientes. Com a cobertura vegetal mais empobrecida, a radiao desseca ainda mais o solo e a eroso se acelera, promovendo a aridez. No desenrolar deste processo a ao antrpica tem desempenhado papel fundamental, acelerando seu desenvolvimento e agravando as consequncias atravs de prticas inadequadas de uso dos recursos naturais. Para alguns pesquisadores, uma das maneiras mais comuns da desertificao se formar, devido a retirada excessiva da vegetao nativa, uma vez que o papel de estabilizao originado pela cobertura vegetal nos ecossistemas
104

CadernosdoLogepa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011

SOLOSEDESERTIFICAONOSERTOPARAIBANO

atingidos, diminui ou deixa de ser exercido. Tendo em vista a importncia da vegetao e a sua relao com a desertificao nas zonas sujeitas a esse processo, aliada ao fato de que no semirido nordestino a grande maioria da energia utilizada advm de um consumo da sua vegetao nativa, temos um quadro de risco de degradao bastante preocupante. Infelizmente, ainda so incipientes os estudos realizados sobre as estimativas gerais da fertilidade dos solos no semirido brasileiro. Segundo Sampaio e Arajo (2005b), com a conservao do extrato vegetal nativo, as chances de degradao so menores em virtude dos fatores ambientais e a da pequena ao antrpica. Entretanto, de acordo com os autores, em caso de desmatamento, a desertificao pode ser iniciada. A fitomassa alm de ser a principal responsvel por originar o maior aporte de carbono, tambm causa influncia direta nas caractersticas vitais do solo, uma vez que ela age como um isolante trmico entre o solo e a atmosfera. Assim, uma boa cobertura do solo dificulta a ao direta do impacto das gotas da chuva, dificultando as mudanas de temperatura e umidade, alm de promover e facilitar o desenvolvimento do sistema radicular e das atividades microbianas, colaborando para a gnese e desenvolvimento de um ambiente mais favorvel a associao dos fragmentos do solo e consequentemente melhoria de seus padres qumicos e de fertilidade (SAMPAIO e ARAJO, 2005a). Nos mais diversos tipos de biomas, onde ocorrem as formas mais variadas de espcies, a degenerao diferenciada dos resduos vegetais contribui para que os nutrientes necessrios ao desenvolvimento dos vegetais retornem ao solo de forma equilibrada (ALVARENGA et al., 1999). As consequncias ambientais da degradao do solo so bastante graves por si prprias, porm, o seu aspecto mais danoso, sem dvida alguma a diminuio na capacidade produtiva dos solos, ou seja, sua fertilidade (SAMPAIO e ARAJO, 2005a). Desse modo, a ausncia de cobertura vegetal um dos fatores que exerce maior influncia nos nveis de perdas do solo, em virtude do aumento da eroso. Em estudos realizados no Cariri Paraibano, durante um perodo de oito anos, Albuquerque et al. (2002) constataram perdas mdias de solos da ordem de 3 a 30
105

CadernosdoLogepa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011

TRAVASSOSeSOUZA

t/ha/ano em parcelas de eroso com diferentes coberturas superficiais, e apenas 0,1 t/ha/ano em reas sob vegetao do tipo caatinga. Assim, a reduo da fertilidade dos solos sob caatinga pode estar intrinsecamente relacionada com o seu nvel de desmatamento e a retirada da sua vegetao nativa. O solo desnudo ou com uma cobertura deficiente est mais suscetvel aos processos erosivos. De acordo com Sampaio e Arajo (2005a), o aumento da produo agrcola sem reposio dos nutrientes perdidos, ocasiona a perda da fertilidade dos solos. O fogo tambm apresenta um papel de destaque no processo de degradao dos solos, uma vez que, as perdas provocadas pelo corte e a queima da biomassa, quando provocadas de forma intensa e contnua, ocasiona a reduo significativa de matria orgnica e de nutrientes do solo, alm de contribuir significativamente para a diminuio da diversidade da fauna e da flora (NUNES et al., 2008). A presena de rvores contribui para o enriquecimento da fertilidade do solo, pois, alm de serem responsveis pela reciclagem dos nutrientes da biomassa vegetal, favorecem a manuteno do nvel de umidade no sistema. Por outro lado, sua retirada em demasia ocasiona o declnio nos nveis de matria orgnica e nutrientes presentes no solo. Segundo Santos et al. (2000), em reas semiridas protegidas pela vegetao nativa ou por uma cobertura morta, ocorre a diminuio significativa na produo de sedimentos, acarretando tambm a diminuio nos nveis de eroso. Para Silva (2000), o efeito causado pela degradao na fertilidade dos solos, est associado a remoo dos nutrientes como o Fsforo e o Potssio, os quais so adsorvidos pelas partculas minerais (argilas) e orgnicas (hmus), ou em soluo, como o Nitrognio, que so geralmente levados pelas enxurradas. Azevedo e Silva (1994) ao analisarem a questo da desertificao, consideraram que esse tipo de degradao no est exclusivamente associado s mudanas climticas regionais, mas a perda da capacidade de armazenamento de gua pelo solo. Silva et al. (1998) avaliam que o desmatamento das florestas causa influncia na evapotranspirao e no regime pluviomtrico, pelo fato da ausncia
106

CadernosdoLogepa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011

SOLOSEDESERTIFICAONOSERTOPARAIBANO

de uma cobertura vegetal, expondo os solos a eroso. Fizeram essa considerao a partir da anlise de 88 postos pluviomtricos do Nordeste, nos estados da Paraba, de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe, do Piau, do Rio Grande do Norte, da Bahia e do Cear, para demarcar reas do semirido susceptveis ao processo de desertificao. Os autores concluram tambm que, a precipitao um parmetro insuficiente para delimitar regies inseridas no semirido nordestino com uma predisposio ambiental aos processos de desertificao, e que cerca de 90% das sries analisadas no apresentaram qualquer tendncia, conservando-se decrescente no perodo de 1911 a 1950 e crescente no perodo de 1950 a 1992. Sobre a desertificao e a sua relao com fertilidade dos solos, Souza et al. (2009, p. 02), fazem a seguinte afirmao:
107

Como o conceito de desertificao nos encaminha para a degradao das terras nas zonas de clima seco e a retirada da vegetao a ao mais comum que pode desencadear esse processo, espera-se que algumas das suas conseqncias mais srias estejam relacionadas aos solos das regies afetadas, em decorrncia do aumento da eroso e os seus efeitos na fertilidade.

Souza (2008) realizou anlises de solos no Cariri paraibano a fim de comprovar a veracidade da relao entre a supresso da vegetao como fator de diminuio nos nveis de fertilidade, levando assim a desertificao, tal como consta no escopo da CCD (1994). Em um dos poucos trabalhos que buscam analisar a relao entre solos e desertificao na caatinga, Souza et al. (2009), realizaram a coleta de solos em reas do Cariri paraibano que sofreram os mais diversos tipos de uso. Os resultados apresentaram padres normais nos aspectos qumicos e de fertilidade em reas que seriam consideradas desertificadas. A explicao para esse fato, o referido autor sugere a partir da seguinte anlise:

CadernosdoLogepa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011

TRAVASSOSeSOUZA

A partir das observaes no campo, a professora Dirce Suertegaray, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (informao pessoal) levanta a possibilidade de que este Pavimento Desrtico no Cariri seja na realidade um paleopavimento localizado entre dois solos de idades distintas, sendo o mais superficial, o de origem mais recente. Delimitando esses dois tipos de solos, teramos, originalmente, o Pavimento Desrtico. Durante a estao chuvosa, atravs do escoamento superficial, o material fino erodido das vertentes seria depositado nas vrzeas que se encontram bastante assoreadas na regio, processo que faz com que a camada pedregosa aflore cada vez mais em superfcie, situao com a qual nos deparamos mais comumente (SOUZA et al., 2009, p. 11).

Com isso, seria a proteo do Pavimento Desrtico o responsvel para que no Cariri paraibano, mesmo aps todos os processos de supresso da vegetao e dos agentes erosivos, no tivessem sido diminudos os nveis de fertilidade de seus solos. Outra explicao para esses resultados, segundo Leprun (1983), o qual realizou exame microscpicos de lminas delgadas da superfcie de diversos tipos de solos no semirido nordestino nos perodos de seca e chuva, buscando analisar a juno, disperso e reunio dos agregados aps os processos erosivos. Esses experimentos apresentaram como resultados uma forte resistncia dos agregados destruio pela gua no horizonte superficial dos solos com elevado percentual de argila de alta atividade coloidal (montmorilonticas), demonstrando que, mesmo aps os agregados formadores desses solos sofrerem todas as intempries no so destrudos, ou seja, isso implica que os seus parmetros de fertilidade no foram afetados (SOUZA et al., 2009). Os resultados aqui apresentados, tanto os de abrangncia mais geral, bem como os realizados mais especificamente, demonstram uma variedade de situaes a respeito da degradao e os seus efeitos na relao solos-vegetao, tendo como fim a sua relao com a desertificao, tornando assim os estudos referentes desertificao cada vez mais diversos e complexos, em virtude das mais variadas formas desse processo se originar.
108

CadernosdoLogepa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011

SOLOSEDESERTIFICAONOSERTOPARAIBANO

PROCEDIMENTOSMETODOLGICOS O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliogrfica e de trabalhos de campo. A pesquisa bibliogrfica foi realizada buscando identificar acervo referente aos temas desertificao e solos. No trabalho de campo, foram realizadas as coletas de amostras de solos em cinco pontos amostrais (dois em rea degrada e trs em rea preservada) localizados no municpio de Conceio (Figura 1), localizado no serto paraibano.

109

Figura 1 Mapa de localizao da rea de estudo. As amostras de solos foram enviadas para o Laboratrio de Qumica e Fertilidade do Solo, da Universidade Federal da Paraba, Campus II, localizado na cidade de Areia (PB). A identificao dos tipos de solo, correlao, comparao e anlise dos resultados, foram realizados conforme especificam os manuais tcnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (EMBRAPA, 1972; 2006). No trabalho de campo para a coleta das amostras de solos, foi realizado tambm o reconhecimento dos solos existentes nas cinco reas onde foram feitas as coletas. Os tipos de solos coletados foram identificados como Luvissolo Crmico e Neossolo Flvico, com base em EMBRAPA (1972 e 2006).

CadernosdoLogepa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011

TRAVASSOSeSOUZA

RESULTADOSEDISCUSSES Os solos do tipo Luvissolo Crmico, ocorrem em todos os Estados do Nordeste sob vegetao de Caatinga, apresentando um pH de 6,0 e 7,0, ou seja, variam entre moderadamente cido a neutro. As reas onde predominam este tipo de solo perfazem um total de 98.938 km, constituindo assim 13,3% da regio Nordeste (JACOMINE, 1996). Eles se caracterizam por serem pouco profundos, com horizonte A fraco, de cor clara, pouco espesso, macio ou com uma estrutura fracamente desenvolvida. Variam entre levemente cidos e neutros, porm, com uma elevada saturao das bases (CUNHA et al., 2010). J os solos do tipo Neossolo Flvico, caracterizam-se por serem originados dos sedimentos aluviais com um horizonte A assente sobre o horizonte C formando assim uma camada estratificada (CUNHA et al., 2010). So pouco evoludos desenvolvidos a partir das camadas de sedimentos aluviais recentes. Seu pH varia entre uma leve acidez at alcalinidade, caracterizam-se tambm pela alta vulnerabilidade a eroso laminar, devido a apresentarem camadas de diferentes permeabilidades (CUNHA et al., 2010). Sua rea de ocorrncia se restringe as linha de gua dos rios da caatinga, perfazendo assim 15.937 Km, ou seja, 2,0 % das reas do semirido. (JACOMINE, 1996). Nos resultados das anlises laboratoriais, destacamos as observaes efetuadas em trs elementos qumicos, devido a elevada importncia que os mesmos tm no que diz respeito a fertilidade dos solos. Foram eles: fsforo (P), naturalmente deficiente em reas de clima semirido (SAMPAIO et al., 2005a, SILVEIRA et al., 2006), cuja importncia fundamental para o crescimento, desenvolvimento e produo da vegetao (JORGE, 1972a); potssio (K), atuante no crescimento, conformao e qualidade dos frutos (MESSIAS et al., 2008); e matria orgnica (M.O.), a qual melhora as propriedades fsicas e qumicas do solo e servindo de fonte de elementos minerais para as plantas (JORGE, 1972b). Este ltimo elemento tambm caracteriza-se normalmente pela pequena presena em regies de clima seco. Em relao s reas onde foram coletados os solos, houve a precauo de realizar aes onde as caractersticas de preservao e degradao estivessem dessa forma a pelo menos 20 anos, conforme relatos da
110

CadernosdoLogepa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011

SOLOSEDESERTIFICAONOSERTOPARAIBANO

populao que habitava o entorno dessas terras na rea de desenvolvimento desta pesquisa. A adoo desse procedimento procura assim seguir o que a CCD (1994) define como degradao da terra uma questo de fundamental importncia, relacionada a aquisio de dados, diz respeito a srie temporal em que estes foram adquiridos para acompanharmos a dinmica do que vem acontecendo (SAMPAIO et al., 2005b), evitando assim qualificarmos a paisagem como desertificada utilizando informaes extradas com base numa situao encontrada somente naquele momento. As amostras de solo coletadas em reas preservadas apresenta uma caatinga com elevada densidade de espcies de porte arbreo, dentre as quais se destacam: aroeira (Myracrodruon nurundeuva), barana (Schinopsis brasiliensis), jurerma-preta (Mimosa tenuiflora) e angico (Anadenanthera colubrina). Nessa situao, os resultados laboratoriais apresentaram os seguintes valores (Tabela 1). Tabela 1 Resultado da amostra de solo em rea preservada.
ID 3 4 5 pH H2O 6,36 6,64 6,20 P K+ Na+ H++Al +3 Al+3 Ca+2 Mg+2 SB CTC V m M.O. g/kg 14,50 16,02 19,98

111

mg/dm3 58,00 198,25 62,00 206,44 74,95 193,58

cmolc/dm3 0,48 1,65 0,00 4,75 0,35 6,09 7,74 0,49 1,49 0,00 5,00 1,20 7,22 8,71 0,46 2,81 0,00 5,40 2,25 8,61 11,42

% 78,68 0,00 82,89 0,00 75,40 0,00

As amostras de solos coletadas na rea degradada apresentam caatinga arbustiva aberta, comprovada pela presena de espcies pioneiras do ciclo de sucesso ecolgica desse bioma como: jurema-preta (Mimosa tenuiflora), pereiro (Aspidosperma pyrifolium), catingueira (Caesalpina pyramidalis), xique-xique (Piloscereus gounellei). Os resultados laboratoriais apresentaram os seguintes valores (Tabela 2). Tabela 2 Resultado da amostra de solo em rea degradada.
ID 1 2 pH H2O 5,6 6,8 P 22,33 17,10 K+ 76,31 90,72 Na+ 0,55 0,26 H++Al+3 2,81 1,49 Al+3 0,05 0,00 Ca+2 3,50 3,85 Mg+2 1,15 5,20 SB 5,78 9,54 CTC 8,59 11,03 V m M.O. mg/dm3 cmolc/dm3 % g/kg 67,29 0,86 6,70 86,49 0,00 3,85

CadernosdoLogepa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011

TRAVASSOSeSOUZA

Mesmo analisando apenas cinco amostras de solo de dois diferentes tipos de solo, os resultados iniciais mostraram que as consequncias ambientais da prtica de determinados usos e da sua intensidade so bastante graves nas reas de caatinga no municpio de Conceio. Os resultados aqui apresentados demonstram que a ocorrncia de uma elevada supresso da vegetao nativa influencia de forma substancial os padres de fertilidade natural das terras a localizadas, devido a diminuio nos nveis de potssio, fsforo e matria orgnica, os quais, conforme j mencionamos, constituem a principal fonte mineral e orgnica de nutrio dos solos. Nesse caso, a desertificao, tal como est definida no documento das Naes Unidas (CCD, 1995), quando menciona a relao vegetao-solo, se faz presente nesse espao. Logo, levando em considerao que o padro de uso dos solos onde foi detectada essa degradao uma situao relativamente comum em vrias reas no municpio de Conceio, podemos afirmar que uma considervel parte das suas terras pode estar comprometida pela desertificao. CONSIDERAESFINAIS Em decorrncia dos resultados encontrados nesse trabalho, ainda que num pequeno nmero de amostras da situao existente em Conceio, consideramos que as alteraes identificadas nos padres de fertilidade de um das amostras analisadas, est intrinsecamente relacionada ao seu nvel de desmatamento, criando-se assim uma paisagem desertificada cuja recuperao espontnea ainda pouco conhecida. Os resultados apresentados comprovam que, a continuidade do desmatamento em solos originalmente frteis nas reas de caatinga pode diminuir a sua fertilidade natural. Nesse caso, o desmatamento intensivo, ao afetar a vegetao, provoca tambm alteraes relevantes nas caractersticas qumicas e de fertilidade dos solos. Sendo assim, a desertificao em funo da prtica desse tipo de atividade fica comprovada. Entretanto, chamamos ateno para o fato das anlises aqui apresentadas no podem ser consideradas como parmetro geral para todo o semirido, devido ao mosaico da vegetao e dos solos serem extremamente diversificados.
112

CadernosdoLogepa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011

SOLOSEDESERTIFICAONOSERTOPARAIBANO

REFERNCIASBIBLIOGRFICAS ABSABER, A. N. Problemtica da desertificao e da savanizao no Brasil intertropical. Geomorfologia, So Paulo, n 53, 1977. ALBUQUERQUE, A. W.; LOMBRADI NETO, F.; SRINIVASAM, V.S. Efeito do desmatamento da caatinga sob as perdas de solo e gua em um Luvissolo em Sum (PB). RevistaBrasileiradeCinciadoSolo. Viosa, v. 25, p. 695-703, 2002. ALVARENGA, M. I. N.; SIQUEIRA, J. O.; DAVIDEE, A. C. TeordeCarbono,biomassa microbiana,agregaoemicorrizaemsolosdecerradocomdiferentesusos. Cincia Agrotcnica, Lavras, v.23, n.3, 1999. ARAJO, K. D. Variabilidade temporal das condies climticas sobre as perdas de CO2 a encosta do aude Namorados, em So Joo do Cariri PB. Dissertao de Mestrado em Manejo de Solo e gua Centro de Cincias Agrrias, Universidade Federal da Paraba, Areia, 2005. BRASIL. Programa de ao nacional de combate desertificao e mitigao dosefeitosda secaPANBrasil. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente/Secretaria de Recursos Hidrcos, 2004. CCD. Conveno das Naes Unidas de Combate a Desertificao UNCCD. Traduo: Delegao de Portugal. Lisboa: Instituto de Promoo Ambiental, 1994. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECURIA EMBRAPA. I. LevantamentoexploratrioreconhecimentodesolosdoEstadodaParaba. II.InterpretaoparausoagrcoladossolosdaParaba. Rio de Janeiro, 1972. Brasil. Ministrio da Agricultura. EPE. EPFS. Boletim Tcnico, 15. Brasil. SUDENEDRN. Srie Pedologia, 8.
________________. Sistemabrasileirodeclassificaodesolos. 2. ed. Rio de Janeiro: 113

Embrapa Solos, 2006. LEPRUN, J. C. Manejo e conservao de solos do Nordeste. Recife: SUDENE, 1988. JACOMINE, P. K. T. Solos sob Caatinga: caractersticas e uso agrcola. In: ALVAREZ, V. H.; FONTES, L. E.; FONTES, M. P. F. O solo nos grandes domnios morfoclimticosdoBrasileodesenvolvimentosustentado. Viosa, MG: SBCS, 1996. p. 95-133. JORGE, J. A. Fsforo. In: A. C. Moniz (Coord.). Elementos de Pedologia. So Paulo: Polgono/Ed. da Universidade de So Paulo, 1972b, p. 191-197.

CadernosdoLogepa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011

TRAVASSOSeSOUZA

________________. MatriaOrgnica. In: A. C. Moniz (Coord.). Elementos de Pedologia. So Paulo: Polgono/Ed. da Universidade de So Paulo, 1972b, p. 169-178. MESSIAS, A. S.; SILVA, D. J.; FREIRE, F. J.; SILVA, M. C. L. Fertilizantes. In: Francisco Jos de A. Cavalcanti (coord.). Recomendaes de adubao para o Estado de Pernambuco: 2 aproximao. Recife: IPA, 2008, p. 89-103. NIMER, E. Desertificao: realidade ou mito? RevistaBrasileiradeGeografia. Rio de Janeiro, IBGE, v. 50, n. 1, 1988. NUNES, L. A. P. L.; ARAJO FILHO, J. A.; MENEZES, R. I. Q. Recolonizao da fauna edfica em reas de caatinga submetidas a queimadas. RevistaCaatinga. Mossor, RN, Pr-Reitoria de Pesquisa e Ps-Graduao/UFERSA, v. 21, n. 3, 2008. SAMPAIO, E. V. S. B.; ARAJO, M. do S. B. Desertificao no nordeste do Brasil. In. CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA DO SOLO, 30, 2005. Recife: UFPE/SBCS, 2005a. SAMPAIO, E. V. S. B.; ARAJO, M. S. B.; SAMPAIO, Y. S. B. Impactos ambientais da agricultura no processo de desertificao no Nordeste do Brasil. Revista de Geografia do Departamento de Cincias Geogrficas da UFPE, v. 22, n. 01. Recife: 2005b, p. 93-113. SANTOS, C. A.; SUZUKI, K.; WATANABE, M.; SRINIVASAN, V. S. Influncia do Tipo de Cobertura Vegetal sobre a Eroso no Semi-rido Nordestino. Rev. Bras. Eng. Agr.eAmbiental. Campina Grande, Paraba, DEAg/UFPB, v. 4, n. 1, 2000. SILVA, J. R. C. Eroso e produtividade do solo no semirido. In: Tegenes Senna de Oliveira; Raimundo Nonato de Assis Jnior; Ricardo Espndola Romero; Jos Ronaldo Coelho Silva. (Org.). Agricultura, sustentabilidade e o semi-rido. Viosa (MG): SBCS/UFC, 2000, p. 169-213. SILVA, R. M.; CAMPOS, S. M. F.; SANTOS, C. A. G. Erosividade da chuva e desertificaonosemiridoparaibano. MOREIRA (Org.). Agricultura familiar e desertificao. Joo Pessoa : Editora Universitria da UFPB, 2006, p. 291-300. SILVEIRA, M. M. L.; ARAJO, M. S. B.; SAMPAIO, E. V. S. B. Distribuio de fsforo em diferentes ordens de solo do semi-rido da Paraba e de Pernambuco. In: Revista BrasileiradeCinciadoSolo, v. 30, n. 2. Viosa: 2006, p. 1-13. SOUZA, B. I. Cariri paraibano: do silncio do lugar desertificao. Tese de Doutorado. UFRGS, Porto Alegre, 2008. SOUZA, B. I.; SUERTEGARAY, D. M. A.; LIMA, E. R. V. de. Desertificao e seus efeitos na vegetao e solos do Cariri paraibano. Mercator, v. 8, p. 217-232, 2009.

114

CadernosdoLogepa,v.6,n.2,p.101114,jul./dez.2011

S-ar putea să vă placă și