Sunteți pe pagina 1din 8

Trs Passos sedia nesta sexta-feira evento estadual

Trs Passos produz a carne de porco mais nutritiva e saborosa do Brasil


O Dia do Porco, por ser o maior evento estadual da suinocultura gacha, est colocando novamente Trs Passos em evidncia, uma vez que na dcada de 70 era conhecida como a capital nacional da suinocultura. Atualmente somos o terceiro maior produtor de sunos para abate no Estado. A suinocultura de fundamental importncia para a economia de nosso municpio. geradora de renda, empregos e impostos. Trabalhamos cumprindo a legislao ambiental, somos socialmente justos e precisamos ser economicamente viveis. Produzimos a carne mais nutritiva e saborosa para o Brasil e o mundo. Se muitos tm o seu po de cada dia garantido, o devem em muito aos suinocultores que labutam diariamente e fazem girar o comrcio, indstria e prestao de servios. Para podermos subsistir na atividade precisamos do apoio de toda a sociedade e poderes estabelecidos. Confiamos contar com a presena de todos os suinocultores de nosso municpio para podermos bem receber os produtores de todo o Rio Grande do Sul e at de Santa Catarina. Sabemos que a primeira impresso a que fica registrada. Portanto, vamos mostrar a nossa hospitalidade para os visitantes. Vale o recado de que no teremos uma segunda chance para causar uma primeira boa impresso. Aos visitantes agradecemos a presena, sintam-se muito bem-vindos e voltem sempre. Trs Passos est e continuar sempre de braos abertos para acolh-los. Muito obrigado. De corao.

Elemar Hein, presidente da Assuipassos

10 bons motivos para voc apreciar ainda mais a carne suna, a mais consumida no mundo
A carne suna tem baixo teor de colesterol. Em muitos cortes, o ndice de colesterol inferior ao das carnes bovinas e frango. A carne suna apresenta a menor taxa de gordura intramuscular. A evoluo gentica e o desenvolvimento da nutrio, desde 1980, fizeram com que os sunos perdessem 31 % dos nveis de gordura, 14% das calorias e 10% do colesterol. A carne suna apresenta baixo teor de gordura na maioria dos seus cortes. As gorduras saturadas aumentam o nvel de LDL (o mau colesterol) no organismo humano. 60% da gordura do suno insaturada, que ajuda a manter o nvel de colesterol HDL (o bom colesterol) no sangue e a reduzir os depsitos de gordura nas paredes das artrias. Cada 100 gramas de lombo cozido tem em mdia, apenas 6,7 gramas de gordura. Esta quantidade representa menos de 10% (sobre o recomendado) do mximo a ser ingerido por dia. A carne magra do suno possui 19% a 20% de protena e tem tima combinao de todos os aminocidos essncias. A carne suna macia e tem sabor agradvel. Ao consumir 85 gramas de carne suna, uma pessoa atende aos seguintes percentuais de sua necessidade diria de nutrientes: 53% de tiamina, 33% de vitamina B12, 22% de fsforo, 20% de niacina, 19% de riboflavina, 18% de vitamina B6, 15% de zinco, 11% de potssio, 7% de ferro e 6% de magnsio. A carne suna rica em ferro. A carne suna recomendada para portadores de hipertenso arterial (presso alta). Uma das causas da hipertenso arterial o consumo de alimentos com alto teor de sdio. Quando comparado as carnes de frango e bovina, a carne suna possui menor teor de sdio, como vantagem adicional, nvel mais elevado de potssio. Um alimento avaliado pela relao sdio/potssio. A carne suna tem a menor relao sdio/potssio quando comparado s carnes de frango e bovina. Por isso, indicada para quem tem presso alta. A carne suna a mais consumida do mundo. Em pases mais desenvolvidos, como os pertencentes ao Mercado Comum Europeu e Estados Unidos e Canad, onde a populao extremamente saudvel. O consumo mdio de carne de cerca de 45 kg/habitante/ ano.

Sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Curiosidades
Cidade gacha tem nome de MATO LEITO. Maior churrascaria do Brasil, PORCO, tem filiais em Miami e Roma. PORCA VIA cantor gacho bastante conhecido. Banda de rock inglesa Pink Floyd comps a msica PIGS ON THE WING e utilizou enormes bales de sunos coloridos no show. JOGO DE DADOS tem sua origem no jogo de porquinhos que os vikings jogavam enquanto comiam javalis assados. Os sunos so considerados o quarto animal em INTELIGNCIA, ficando atrs somente do homem, primatas e golfinhos. No livro A REVOLUO DOS BICHOS, de George Orwell, os sunos lideram os animais na sua revoluo contra os homens. No filme Babe, o porquinho atrapalhado, foram usados sete robs e mais de 50 leites para as filmagens. E o Babe no macho, uma PORQUINHA. No aeroporto de Hannover (Alemanha), a polcia usa a porquinha Louise para FAREJAR DROGAS. O Exrcito alemo tambm utilizou sunos para descobrir minas enterradas. No zoolgico da Tailndia, porcas foram amas de leite de tigrinhos. Uma fmea de tigre com depresso adotou cinco leites. No JOGO DO BICHO, os nmeros do porco so 69, 70, 71 e 72.

Filme: Babe

Capa do CD do Po

rca Via

Show da banda inglesa Pink Floiy

Ditados populares
Mais cansado que cachao emprestado. Mais srio que cabea de porco em bandeja. Mais curto que coice de porco. Na porcada, o que mais fua o que mais engorda. Se fazendo de leito vesgo para mamar em duas tetas. Encordoado que nem teta de porca. Porco gordo e sogro rico s do lucro depois de mortos. Mais feio que indigesto de torresmo. Cachao gordo no cobre leitoa nova. Feliz como porco depois da festa.

Originalmente esta receita preparada com milho e batata, porm esta verso no leva estes ingredientes. Sirva com salada verde e tortilhas. Esta carne tambm um maravilhoso recheio para enchiladas. Ingredientes: 1,25 kg de lombo de porco, em cubos; 3 colheres (sopa) de leo vegetal; 3 talos de aipo, picados; 2 tomates, picados; 7 pimentas verdes, picadas; 4 dentes de alho amassados; 1000 ml de caldo de galinha; sal a gosto. Modo de preparo: Em uma frigideira grande, em fogo mdio, doure a carne de porco. No coloque a carne de uma s vez, coloque-a em 2 a 3 vezes. Em uma panela com capacidade de 3 a 4 litros, coloque a carne junto com o aipo, o tomate, a pimenta verde e o alho. Na frigideira, onde a carne de porco foi dourada, adicione aproximadamente 1/4 do caldo de galinha. Raspe o fundo da frigideira para que os pedaos de carne que possam estar aderidos se soltem. Coloque este caldo na panela com a carne de porco. A carne tem que ficar levemente coberta com o caldo de galinha. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe a carne cozinhando e o caldo engrossando, o que pode levar, cerca de 1 hora e meia. Adicione sal a gosto antes de servir.

Caldillo (ensopado do Novo Mxico)

Ingredientes: 1 xcara (ch) de farinha de trigo; xcara (ch) de fub; colher (ch) de sal; xcara (ch) de gordura vegetal gelada; 5 colheres (sopa) de gua; 700 g de carne de porco em cubos; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 4 colheres (sopa) de manteiga; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1 colher (sopa) de leo; 1 tomate picado; 3 xcaras (ch) de caldo de carne; 1 colheres (ch) de cominho; colheres (ch) de organo; 1 xcara (ch) de milho; 1 pimento vermelho e 1 verde picados; pimenta a gosto. Modo de preparo: Prepare a massa: misture a farinha, o fub e 1/2 colher (ch) de sal. Junte a gordura e misture at obter uma farofa. Adicione a gua e amasse at formar uma massa homognea. Cubra com filme plstico e reserve na geladeira por 30 minutos. Prepare o recheio: passe a carne na farinha. Aquea metade da manteiga e frite a carne. Refogue a cebola e o alho no leo. Junte o tomate, metade do caldo, a carne, o cominho e o organo. Cozinhe e regue com mais caldo at engrossar. Derreta a manteiga restante e refogue os pimentes. Junte carne com o milho, sal e pimenta a gosto. Aquea o forno. Abra metade da massa num refratrio com 25 cm. Ponha o recheio e cubra com a massa restante e asse. Dica: crie recheios diferentes, com outros tipos de carne e at legumes para este empado.

Empado de carne de porco

Nesta receita alem, o suco de ma deixa o chucrute um pouco mais doce. As sementes de cominho do um sabor especial! Ingredientes (quatro pores): 2 colheres de leo vegetal; 4 costeletas de porco; 2 dentes de alho, amassados; 1 cebola, cortada em rodelas finas; 450 g de chucrute; 1 colher (ch) de semente de cominho armnio (alcarvia); 2 colheres (sopa) de suco de ma; sal e pimenta do reino a gosto. Modo de preparo: Em fogo mdio, aquea o leo numa frigideira grande. Doure as costeletas de ambos os lados e retira-as da frigideira. Nesta mesma frigideira, acrescente o alho, a cebola, o chucrute, as sementes de cominho, o suco de ma, o sal e a pimenta a gosto. Deixe cozinhando por 3 a 4 minutos. Retorne as costeletas para a frigideira, colocando-as por cima do chucrute. Tampe a frigideira e deixe que cozinhe por 20 minutos, mexendo ocasionalmente. Recheio: 200g de paleta moda; 10g de sal; 10ml de leo; 10g de salsinha; 10g de cebolinha; 20 azeitonas pretas s/caroo; 50g de tomate; 20g de alho; 50g cebolas. Modo de fazer: Picar a cebola, o alho, o tomate e a azeitona. Picar a cebolinha e salsinha. Refogar no leo a cebola e o alho, acrescentar a carne e o sal. Quando bem dourada, acrescentar os demais ingredientes e reservar. Montar os pastis e fritar em leo bem quente.

Costeleta de porco moda alem

Pastel de carne suna moda (10 pores)

Ingredientes: 1 leito; xcara (ch) de leo; 2 cebolas picadas; 6 dentes de alho; xcara (ch) de salsa picada; suco de 2 limes; 1 pimenta dedo-de-moa pequena picada; azeite e sal a gosto. Modo de preparo: No liquidificador, bata o leo, a cebola, o alho, a salsa, o suco de limo, a pimenta, o sal e o azeite suficiente para formar uma pasta homognea. Coloque o leito em uma assadeira, besunte-o com o tempero. Cubra com filme plstico e leve a geladeira durante uma noite e um dia, colocando de vez em quando o tempero que escorre sobre a carne novamente. Retire a assadeira da geladeira, limpe todo o tempero da pele do leito (esse procedimento necessrio, pois o tempero queima facilmente, e altera o sabor e o tempo de cozimento do leito). Coloque o leito sobre uma grade prpria para assados, que permite que todos os lados assem de maneira uniforme. Cubra com papel alumnio e asse no forno preaquecido a 240C por cerca de 4 horas. Retire o papel alumnio, volte ao forno e asse por mais 1 hora ou at dourar. Para formar a pururuca, aquea bem o leo. Passe gelo na pele do leito ainda bem quente e com o auxlio de uma concha jogue o leo bem quente. Repita o procedimento at levantar bolhas na superfcie do leito. Sirva com farofa. Dica: Cuidado ao pururucar o leito- o leo fica em temperatura muito alta. Massa: 800 g de farinha de trigo; 250 ml de leite; 6 colheres (sopa) de banha de porco (de preferncia faa com toucinho) ou manteiga; 4 colheres (sopa) de fermento em p; 1 colher (sopa) rasa de sal; 2 ovos. Recheio: 1 kg de linguia de porco; 1 cebola picada; 3 tomates sem pele e sem sementes, picados; cebolinha picada a gosto. Creme: 4 ovos; 150 g de queijo parmeso ralado. Para pincelar a massa: 2 ovos; 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Modo de preparo: Misture os ingredientes da massa e sove-a bem. Deixe descansar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio. Lave as linguias em gua quente, retire a pele e triture-as. Coloque numa panela e leve ao fogo alto. Quando comear a fritar, adicione a cebola picada, mexendo at dourar. Apague o fogo e junte a cebolinha e os tomates. Reserve. Prepare o creme, misturando os ovos e o parmeso. Divida a massa em 7 pedaos. Abra cada pedao com o rolo e espalhe por cima o creme. Divida o recheio em 7 partes e coloque sobre o creme. Enrole os pes como se fossem rocamboles e arrume-os numa assadeira retangular (no preciso untar). Pincele os pes com os ovos misturados ao azeite e leve ao forno mdio por 40 minutos. Rendimento: 7 pes.

Leito pururuca

Po de linguia

Ingredientes (10 pores): 3 kg de costela suna; 6 dentes de alho amassados; 1 colher (sopa) de sal; 1 xcara (ch) de suco de limo; 1 xcara (ch) de leo; 3 litros de gua quente; 1kg de aipim descascado; 2 cebolas cortadas em anis; 4 tomates sem pele, sem sementes, cortados em rodelas; 1 xcara (ch) de cheiro verde; pimenta malagueta; sal. Modo de preparar: Soltar as tiras de costela e temperar com alho, sal e limo. Deixar marinando por pelo menos 60 minutos. Em uma panela grande aquecer leo e fritar as costelas at deix-las douradas. Acrescentar gua quente aos poucos e cozinhar em fogo mdio at amaciar a carne. Acrescentar panela o aipim em pedaos, cebola, tomate, cheiro verde, sal e pimenta. Tampar e cozinhar at que o aipim esteja al dente.

Costela suna atolada

O Dia do Porco foi criado em 1974 pela Acsurs (Associao de Criadores de Sunos do Rio Grande do Sul) com o objetivo de reunir suinocultores, agroindstrias, autoridades, tcnicos e demais pessoas ligadas ao setor suincola de todo o Estado do Rio Grande do Sul e Estados vizinhos para troca de experincias e conhecer as tendncias de mercado para o setor. O evento anual e realizado dentro dos limites geogrficos do Estado do Rio Grande do Sul. Antigamente era realizado consecutivamente na cidade de Estrela. A partir de 1980 passou a acontecer nas principais cidades produtoras de sunos do RS. A sua 38 edio ser sediada na cidade de Trs Passos. O municpio de Trs Passos o terceiro maior produtor de sunos para abate no Estado. A atividade representa 4,5% do PIB (Produto Interno Bruto), atravs da produo primria, e 5,5% do PIB atravs da Agroindstria Seara (Grupo Marfrig), totalizando 10 % do PIB do municpio e gerando cerca de 1000

Suinocultura movimenta a economia de Trs Passos

empregos diretos e 300 empregos indiretos. H 35 anos a Capital da Regio Celeiro aguarda o privilgio de sediar o Dia do Porco. Queremos que cada cidado se sinta promotor do Dia do Porco. Todos devem se envolver e ajudar na sua preparao e divulgao, diz o coordenador-geral

do evento, Ari Freling. Segundo ele, que conselheiro da Associao de Criadores de Sunos do Rio Grande do Sul e tesoureiro da Associao de Suinocultores de Trs Passos, o 38 Dia do Porco aguarda 800 a 1.200 visitantes. Eles viro de todo o Estado e tambm de alguns municpios de Santa Catarina e Paran.

PRINCIPAL ATIVIDADE PRIMRIA


Nos ltimos dez anos, a suinocultura vem ganhando fora na economia de Trs Passos. Atualmente a principal atividade primria do Municpio, superando a bovinocultura de leite e a produo de soja e fumo. Alm disso, est gerando empregos. Em Trs Passos, atualmente, 136 famlias esto ligadas ao setor. So 114 Unidades de Terminao com 60.690 sunos alojados; 13 Unidades de Produo de Leites, com 8.445 matrizes; sete Creches com 14.400 leites; e dois produtores que adotaram o sistema de Ciclo Completo, com 52 matrizes. Ari Freling (foto) revela que no ano passado o setor gerou R$ 46.583.691,81 nas vendas, o que corresponde a 30.490.862 quilos de sunos.

Pernil assado na cachaa e farofa de po


Ingredientes: 1 pernil de 2 kg aproximadamente; 3 xcaras (ch) de cachaa; 2 folhas de louro; 1 cebola grande picada; 4 dentes de alho picados; sal a gosto; pimenta pequena dedo de moa picada; 1 buqu de ervas (salsa, alecrim, organo, tomilho e manjerico). Farofa: 7 pes amanhecidos ralados; 100g de margarina; 1 cebola picada; 1 dente de alho picado, pimenta pequena dedo de moa picada; sal a gosto; 3 bananas nanicas maduras e firmes cortadas em rodelas; salsa picada a gosto. Modo de preparo: Em uma tigela, misture a cachaa, as folhas de louro, a cebola, o alho, o sal e a pimenta. Coloque o pernil em uma assadeira e com um garfo ou faca, faa vrios furos. Em seguida despeje o tempero e com as mos espalhe bem por todo o pernil. Coloque-o em um saco plstico prprio, junto com o que restou de tempero na assadeira e o buqu de erva. Feche o saco plstico e leve-o geladeira por 24 horas, virando vrias vezes para que o tempero penetre em toda a carne. Retire o pernil do saco plstico, coloque-o em uma assadeira e regue com o tempero. Tampe com papel alumnio e asse no forno pr-aquecido a 200C por aproximadamente 5 horas, regando-o com o caldo que se formou na assadeira. Retire o papel alumnio, o ramo de ervas e deixe dourar. Farofa: Em uma frigideira derreta a margarina, doure a cebola e o alho. Junte o po ralado e mexa at umedecer todo o po. Tempere com o sal e a pimenta. Junte as rodelas de banana, a salsa e desligue o fogo. Coloque o pernil em uma travessa, ao redor a farofa. Se quiser, engrosse o molho que se formou na assadeira com um pouco de amido de milho e sirva com a carne. Dica: Para um melhor resultado, use uma cachaa de boa qualidade.

Pea a seu aougueiro para cortar o lombo em bifes de no mximo um centmetro de altura, cuidando para manter a capa de gordura na parte superior das peas. Essa gordura vai servir para irrigar a coco, emprestando um sabor vivo e instigante ao resultado final. Grelhe rapidamente, no mximo dois minutos de cada lado, de forma que a parte interna do bife ganhe um tom rosado e no perca a suculncia. Depois que o primeiro lado estiver grelhado, aplique sal e pimenta do reino moda na hora a gosto. Excelente no dia-a-dia, acompanhado de arroz e feijo, ou com legumes.

Bife de lombinho

Este maravilhoso animal e suas utilidades


O suno est presente na nossa vida desde o amanhecer at o final do dia nas mais diversas formas e utilizaes. Confira!
O suno possui uma variedade to grande nessa rea que muitos produtos so utilizados em outros alimentos como complementos, aromatizantes (pipoca com bacon, massa com calabresa, molhos com carne suna, sopas com bacon, banha na panificao, caldos de carne). A salsicha e o presunto so os produtos mais conhecidos no mundo. Outros produtos provenientes do abate, como as farinhas de sangue e carne so utilizadas para raes animais. As tripas so utilizadas para produo de embutidos. A bexiga muito usada para a produo de mortadela Bologna. Da pele retirada a gelatina. Na rea mdica a cada dia mais o suno utilizado para experimentos, transplantes e clonagens, pois o animal anatmico e fisiologicamente mais semelhante ao Homem. Na medicina humana, as vlvulas cardacas j so transplantadas com excelentes resultados h mais de 30 anos. Em casos muito graves de queimaduras, os enxertos com pele de suno so utilizados temporariamente enquanto ocorre a regenerao da pele normal. Transplante de clulas uma das reas onde as pesquisas mdicas tm evoludo muito. H experimentos com clulas de sunos para tratamento de ParkinA pele suna usada para enxertos son, epilepsia e Alzheimer. Os dejetos sunos, antigamente poluidores, atualmente so usados como biofertilizantes e geradores de biogs.

ALIMENTAO

MEDICINA

Existem mais de 40 drogas utilizadas na medicina humana que so extradas ou obtidas do suno. A mais conhecida a heparina, que extrada da mucosa intestinal e utilizada como anticoagulante (infartos, tromboses). A insulina, obtida do pncreas, utilizada para tratamento de diabticos. O hormnio ACTH (adrenocorticotrfico) obtido da glndula pituitria e utilizado nos tratamentos de artrites e processos inflamatrios. Da glndula tireoide obtm-se os hormnios usados nos tratamentos de pessoas com tireoides pouco ativas. Da gelatina de suno so produzidas cpsulas duras para medicamentos e moles para complexos vitamnicos. Extender Plasmtico produzido com gelatina a 3% e utilizado para recuperar a volemia no caso de he- Insulina para diabticos morragias graves. Totalmente atxico e sem perigo de choques anafilticos. Esponjas odontolgicas so produzidas com gelatina liofilizada de suno e usadas nas cirurgias (tratamento de canal). Do pulmo dos sunos obtm-se uma droga muito utilizada no tratamento da Sndrome do Desconforto Respiratrio (SDR) que acomete os prematuros (pulmo imaturo e sem capacidade respiratria). Do estmago extrai-se a mucina e do peritnio, a pepsina. O couro suno muito utilizado para confeco de sapatos, bolsas, luvas, acessrios, carteiras e agendas. Tambm para forrao de sofs e cadeiras. A gordura que sobra do processo dos curtumes utilizada para a fabricao de sabonetes e sabo. Do pelo ou cerdas so produzidos pincis para pintura de paredes, de barba e para pinturas em telas. A gelatina obtida do couro usada como aglutinante na cabea dos palitos de fsforo. Tambm muito usada em filmes fotogrficos especiais (radiografias) e papel especial para impresso a jato de tinta.

FARMACUTICA

APLICAES GERAIS

AGRICULTURA

Carne de porco na merenda escolar


Merendeiras de Estrela e de outros 16 municpios vizinhos receberam, no dia 24 de julho, o treinamento desenvolvido pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), em parceria com o Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e Associao de Criadores de Sunos do Rio Grande do Sul (Acsurs). A oficina contou com a participao de cerca de 70 merendeiras e ocorreu no Instituto Estadual de Educao Estrela da Manh (Ieeem), sendo ministrado pela professora de Gastronomia da Univates Rejane Lorenzon. A 3 Coordenadoria Regional de Educao (CRE) foi apoiadora da ao. De acordo com a gestora executiva nacio- aceitabilidade. "Escolhe-se Assim, pretende-se a inclunal do PNDS, Anny Almei- uma escola entre aquelas so da carne suna na alida, a ideia oferecer s me- que participaram do treina- mentao escolar. Atualrendeiras que atuam nas 90 mento e preparam-se recei- mente, a ao ocorre em escolas que integram a 3 tas com a carne suna para quatro Estados brasileiros. CRE, inicialmente, um trei- ver como as crianas re- (Assessoria de Imprensa da namento que contempla in- cebem o produto", explica. Acsurs) formao de qualidade sobre o modelo produtivo do suno comercializado hoje, os mitos e paradigmas em torno da carne suna e tcnicas de preparo de pratos que tm a carne suna como ingrediente. O segundo passo, feito com os alu- Treinamento para merendeiras foi ministrado pela professora de Gasnos, o teste de tronomia Rejane Lorenzon

Strogonoff de carne suna


Para quatro pessoas, 1 kg de carne. Voc pode usar tiras fininhas de coxo mole, ou de alcatra, ou ainda do prprio fil mignon suno. Tempere com sal e pimenta do reino moda na hora. Refogue. Numa outra vasilha, misture 500 ml de creme de leite com 100 ml de ketchup picante. Regule a personalidade do molho com gotas de pimenta de tabasco, experimentando passo a passo o ponto de pimenta adequado. Quando a carne estiver refogada, introduza o molho sem permitir que este alcance o ponto de fervura. Desidrate um pouco de salsinha, picando-a o mais finamente possvel. Coloque a salsinha picada no centro do pano, embrulhe como se fosse uma trouxinha e leve para enxaguar em gua corrente. V espremendo at extrair todo o sumo verde que empresta o tom amargo salsinha. Salpique sobre a carne e sirva com batata palha e arroz branco.

Porco como animal de estimao?


Por incrvel que parea, muita gente j adotou um animal de estimao nada convencional: um porquinho. Mas, no so aqueles porcos que vivem na fazenda, no. E, sim, mini porcos. Eles gostam de receber carinho, andam na coleira e at atendem pelo nome! A socialite Paris Hilton e o ator George Clooney tm seus porquinhos. Eles fazem tanto sucesso quanto seus donos. Esses animaizinhos, que custam de R$ 100 a R$ 1,5 mil, exigem os mesmos cuidados que outros bichos. Eles precisam ser vacinados e levados ao veterinrio duas vezes por ano. O pelo necessita de tratamento especial com creme hidratante pelo menos uma vez por semana. Os porquinhos, que so fruto do cruzamento entre animais pequenos (os menores da ninhada), vivem bastante: em mdia, 18 anos.

Anteriormente apenas com Ncleo de Criadores de Sunos, o municpio conta com a Associao de Suinocultores de Trs Passos (Assuipassos) que foi criada oficialmente no dia 11 de abril deste ano e filiada Associao de Criadores de Sunos do Rio Grande do Sul (Acsurs). Assumiu a presidncia da entidade o suinocultor Elemar Hein, antes presidente do Ncleo. A diretoria composta tambm pelo vice-presidente Pedro Pletsch, primeiro secretrio Tiago Alex Haas, segundo secretrio Cleomar Thiesen, primeiro tesoureiro Ari Freling e segundo tesoureiro Marcos Rasche. O Conselho Fiscal conta com Gensio Olimar Alexandre, Alcides Rasche e Deonsio Vili Antoni (titulares) e Jorge Egon Ziech, Milton Renato Gehlen e Jeferson Roberto Schlemer (suplentes). Com a principal finalidade congregar os suinocultores e tcnicos vinculados ao setor, a rea de atuao da Assuipassos tambm se estende aos municpios da Regio Celeiro que no possuam associao formada e filiada Acsurs. As outras finalidades da Associao, segundo

Assuipassos, uma entidade presente, atenta e atuante


Elemar Hein, so representar a entidade na sua rea de ao; representar e defender os interesses dos suinocultores filiados; organizar os suinocultores sob sua jurisdio; programar cursos, palestras, exposies, feiras e outros eventos a serem realizados na sua rea de ao, bem como colaborar na sua execuo. Todos os suinocultores podem e devem ser scios. Basta assinar a ficha de filiao, fazer uma pequena contribuio para a entidade e comparecer s reunies/assembleias, afirma o presidente da Assuipassos. E quais as vantagens de ser scio? Precisamos de todos os produtores participando para termos uma entidade forte que possa lutar pelos suinocultores nas mais diversas esferas (municipal, estadual, federal). Nem sempre os produtores se do conta disso. S veem as vantagens diretas, mas muitas so conquistadas sem que se sinta o resultado imediato ou sua volta. Nossa entidade deve estar sempre presente, atenta e atuante, explica. Como motivao para ser suinocultor, Hein cita

Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, que sintetiza o que se passa com todos os que esto na atividade agropecuria: H um profissional que tem um amor diferente e nico: o produtor rural que ama a sua terra, sua atividade, sua luta incessante. Contatos com a Assuipassos: E-mail: assuipassos@gmail.com; Fones: Elemar Hein - 55-9653-6779, Ari Freling - 55-9962-2883 e Tiago Haas - 55-9946-5675.

S-ar putea să vă placă și