Sunteți pe pagina 1din 18

02_LIMONGI_NEC88_20a37 20

11/10/10 3:23 PM

eleies

As eleies de 2010 e o quAdro pArtidrio


Fernando Limongi e Rafael Cortez
Resumo

As eleies presidenciais tm se resumido a uma disputa entre PT e PSDB. Nenhuma candidatura alternativa foi capaz de ameaar o controle desses partidos sobre a maioria dos eleitores. A estruturao das eleies presidenciais repercute sobre as disputas pelos governos estaduais, fazendo com que estas obedeam mesma clivagem bsica. A estratgia dos partidos, negociando o lanamento e a retirada de can didaturas, a chave para se entender a dinmica da competio eleitoral no Brasil. PalaVRaSchaVE: Eleies 2010; partidos; sistema partidrio; democracia.
AbstRAct

Presidential elections in Brazil have been regularly a dispute between PT and PSDB. No third alternative has been able to threaten the control these parties have over the majority of the electorate. The way presidential elections are structured has an influence over the elections at state level, reproducing the same pattern. The parties strategy, negotiating the launching and withdrawal of candidacies, is the key to unders tanding the dynamics of electoral disputes in Brazil. KEywORDS: 2010 elections; political parties; party system; democracy.

A campanha eleitoral de 2010 reservou suas emoes para o final. A oposio esperneou e temeu pelo seu futuro. Lula foi comparado a Chaves e o PT, ao PRI. O governo enxergou um compl organizado da mdia para deter as mudanas a favor dos mais des favorecidos. O Poder Judicirio complicou as coisas e deixou a bola quicando na marca do pnalti. Abertas as urnas no primeiro turno, Marina surpreendeu. Falouse em nova clivagem, at no surgimento de um voto psmaterial no Brasil. A oposio, aliviada, recobrou suas foras, esqueceuse dos temores que expressara quanto sua prpria sobrevivncia e partiu para a luta. O governo, forado a deixar o salto alto no armrio, reviu sua estratgia.
NOVOS ESTUDOS 88 NOVEMBRO 2010 21

02_LIMONGI_NEC88_20a37 21

11/10/10 3:23 PM

A conjuntura ocupa as atenes dos analistas. No faltaro inter pretaes sobre o recado das urnas. Boa parte delas, como de costume, passar pelo desvendamento do que teria se passado na cabea do elei tor. Contudo, j hora de mudar o foco das anlises, abrir a angular e firmar uma interpretao que privilegie as tendncias de longo prazo. Afinal, desde a redemocratizao, j foram seis eleies presidenciais1. Vistas em conjunto, as eleies presidenciais revelam uma clara estruturao: PT e PSDB foram os nicos a concorrer em todas elas, tendo chegado frente em cinco delas. Eleies presidenciais no Brasil tm sido eleies bipartidrias2. Alm disso, dado que a presidncia o ponto mais importante do sistema poltico brasileiro, o entendi mento da evoluo do quadro partidrio nacional deve partir desta constatao. As eleies presidenciais organizam e estruturam as de mais disputas. o prmio principal; os demais so subsidirios. A clivagem nacional PTPSDB, progressivamente, tem passado a re ger e ditar o tom das disputas estaduais.Cada um destes partidos coman da um bloco de aliados, incluindo a o PMDB que, estado a estado, opta por um dos lados. Em 2010, essa clivagem organizou as disputas pelos governos estaduais, completando um processo em marcha desde pelo menos 1994. As eleies para o governo estadual tambm se tornaram bipartidrias em quase todos os estados,espelhando a clivagem que do mina as eleies presidenciais. Se PT ou PSDB no capitaneavam as coli gaes, estavam representados por seus aliados histricos (PSB e DEM, respectivamente) ou circunstancial (PMDB). Dessa forma, so cinco os partidos relevantes nas disputas pelo governo, mas eles nunca esto pre sentes no mesmo estado. As disputas esto integradas pelas estratgias seguidas pelos partidos. O lanamento de candidaturas nos dois planos uma deciso interdependente. E os partidos tm retirado candidaturas estrategicamente em uma disputa para obter apoio em outra. O quadro partidrio nacional, portanto, bem mais simples e inte ligvel do que as anlises centradas nas disputas proporcionais deixam entrever. A fragmentao crescente na Cmara dos Deputados ganha novo significado quando se atenta para o fato de que uma boa parte dos partidos l representados praticamente abandonou as disputas por cargos executivos. PP, PTB e PDT, para citar apenas os partidos de maior expresso, praticamente deixaram de lado as disputas por esses cargos. Quando muito, lanam candidatos a governos estaduais em poucos estados. Em geral, em estados pequenos ou onde no tm chances efetivas de chegar vitria. Assim, a to temida fragmentao de nosso quadro partidrio est limitada ao Poder Legislativo. A tendncia nas eleies para os cargos executivos, os mais importantes para os partidos e para os eleitores, corre na direo oposta. Nas eleies que decidem efetivamente a dis tribuio do poder poltico, h concentrao e no fragmentao.
22 aS ElEiES DE 2010 E O qUaDRO PaRTiDRiO Fernando Limongi e Rafael Cortez

[1] Agradecemos a Lara Mesquita, Danilo Buscatto Medeiros e Andre zza Davidian pela ajuda na organiza o dos dados.

[2] No somos os primeiros a notar tal fato. Meneguello, Rachel. Ten dncias eleitorais ao fim de 21 anos de democracia. In: Carlos Ranulfo Melo, C. R. e Sez, Manuel Alcntara (orgs.). A democracia brasileira: balano e perspectivas para o sculo 21. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2007, pp. 267302.; Melo, Carlos Ranulfo. Nem tanto ao mar, nem tanto terra: elementos para uma anlise do siste ma partidrio brasileiro. In: Melo e Sez (orgs.), op. cit., pp. 374404.

02_LIMONGI_NEC88_20a37 22

11/10/10 3:23 PM

eLeIes PResIDeNcIAIs

PT e PSDB so os principais protagonistas das eleies presiden ciais, como mostra a Tabela 1. Desde 1994, dois partidos, e os mes mos dois partidos se revezaram nos dois primeiros lugares das elei es presidenciais. O PT, na realidade, tem desempenho superior ao do PSDB, posto que obteve a segunda colocao em 1989 quando o PSDB amargou a quarta colocao. O predomnio alcanado por esses dois partidos contrasta com a instabilidade e a fragilidade relativa das terceiras foras. No ape nas elas tendem a ficar muito distantes do segundo colocado, como tambm sua identidade varia de eleio para eleio. Somente Ciro Gomes candidatouse duas vezes em seguida, e naufragou ao insistir. Se Marina e o PV tero outro destino matria aberta especulao. Sua votao superou as expectativas em relao s projees feitas pe las pesquisas, mas no excedeu em muito a de Garotinho em 2002. Alm disso, a candidatura do PV nunca mostrou fora para se habilitar a passar ao segundo turno. O candidato do PSDB manteve sempre uma vantagem confortvel sobre sua adversria. Como explicar o controle do PT e do PSDB sobre as eleies pre sidenciais? Por que foram capazes de estabelecer tal duoplio? A pre ferncia dos eleitores no capaz de explicar tais resultados. Eleito rado partidrio fiel, um eleitor que vota sistematicamente no mesmo partido ao longo do tempo, seja o PT ou o PSDB, uma minoria do eleitorado. Dados de identificao partidria indicam que eleitores partidrios no passam de um tero do eleitorado. Ademais, no cla ro que um eleitor identificado com um partido votar constantemente neste. As porcentagens de eleitores identificados a um partido tendem a variar com a conjuntura. No servem, portanto, para prever o com portamento de longo prazo. A flutuao de larga parcela do eleitorado tem sido decisiva para os resultados. Em 2002, larga parcela do eleitorado abandonou o PSDB e votou no PT, no PSB e no PPS. Em 2006, ainda que o PT tenha obtido praticamente a mesma votao de quatro anos antes, perdeu eleitores em alguns estratos e ganhou em outros. O PSDB, por seu turno, mes mo derrotado, cresceu em 2006, recuperando uma parte considervel dos eleitores que perdera. Sem dvida, o PT e o PSDB tm seus eleitores. Tudo indica que o PT os tem em maior nmero do que o PSDB. Mas eleitores fiis que podem ser contados como votos certos para o partido em qualquer circunstn cia no so a maioria do eleitorado. Desse ponto de vista, terceiras foras tm espao para crescer e podem at desbancar os dois lderes. Se no o fazem ou tm pequeno sucesso, porque razes de outra ordem expli cam a hegemonia desses dois partidos sobre as eleies presidenciais.
NOVOS ESTUDOS 88 NOVEMBRO 2010 23

02_LIMONGI_NEC88_20a37 23

11/10/10 3:23 PM

tABelA 1 eleies presidenciais 1989-2010 resumos dos resultados

Fonte: Banco de Dados Eleitorais do Cebrap/CEM.

tABelA 2 eleies presidenciais Candidatura prprias

Fonte: Banco de Dados Eleitorais do Cebrap/CEM.

A clivagem bsica, portanto, no deve sua existncia cristalizao das preferncias do eleitorado. PT e PSDB no so partidos fortes, com enraizamento social suficiente para explicar o predomnio que tm exercido sobre as eleies presidenciais. Parte importante da resposta passa pela oferta de candidaturas (Tabela 2). PT e PSDB so os nicos partidos de relevo a lanar candidatos em todas as eleies. Os demais, para todos os efeitos, retiraram-se da disputa direta pela presidncia.
24 As eleies de 2010 e o quAdro pArtidrio Fernando Limongi e Rafael Cortez

02_LIMONGI_NEC88_20a37 24

11/10/10 4:58 PM

A competio eleitoral vertebrada pela estratgia dos partidos. Estes agem antes dos eleitores, decidindo em suas convenes quais sero as alternativas disposio dos eleitores. As decises tomadas pelos lderes partidrios, praticamente, antecipam o segundo turno ao coordenarem suas estratgias. Eleitores votam nas poucas candidatu ras que lhes so oferecidas. Nem sempre foi assim. A eleio de 1989 foi claramente diversa das demais. Foram 21 candidaturas. Todos os partidos lanaram candida turas avulsas. Entre os maiores partidos, a exceo foi o PT, o nico a ter sua candidatura apoiada formalmente por uma coligao. Ainda assim, o PT juntouse ao PSB e PCdoB, ambos sem grande expresso eleitoral naquele momento. A maioria dos partidos buscou seu lugar ao sol com suas prprias foras. O resultado conhecido. A eleio caracterizouse por alta frag mentao. A falta de coordenao entre foras afins contribuiu para a imprevisibilidade dos resultados. Lula ameaou Collor na reta final do 2 turno, para o qual se qualificara por uma diferena mnima em rela o ao terceiro colocado, menos de 500 mil votos, e tendo recebido me ros 17,2% dos votos vlidos. Vale notar que tanto Garotinho em 2002 como Marina em 2010 receberam mais votos do que Lula em 1989. O cenrio alterase radicalmente em 1994. O ponto de partida da mudana precede o pronunciamento dos eleitores. A estratgia de parti doschave muda. H um nmero menor de candidaturas e um nmero maior delas amparadas por coligaes. Os dois partidos mais votados estavam frente de coligaes eleitorais, enquanto os principais derro tados, PDT, PMDB e PPR (exPDS e atual PP) concorreram sozinhos. Vale lembrar que a relao do PT com o PSB e do PSDB com o PFL (atual DEM) no se esgotou nesta eleio. As coligaes provaramse estveis e acabaram por se estreitar com o tempo. Tal estratgia de longo prazo, verdade, foi rompida em 2002 em ambos os lados, mas foi prontamente restaurada em 2006 e reeditada em 2010. O Quadro I mostra a evoluo das candidaturas presidenciais e das coligaes que a sustentaram. No caso do PT, a coligao de 1994 uma reedio ampliada da co ligao formada em 1989. O partido contou desta feita com o apoio do PV, do PPS (exPCB) e do PSTU, que se juntaram ao PSB e ao PCdoB. Tambm foi o nico dos partidos grandes a fazer coligaes em 1989 e 1994. Tais fatos so suficientes para afastar alguns dos mitos recorrentes acerca do PT, a saber, que sua rigidez ideolgica o tornaria infenso a acor dos. Sempre foi um partido eleitoral e disposto a ampliar o leque ideol gico de seus apoios em troca de votos. Ainda que tenha se movimentado inicialmente no interior da esquerda, o partido no hesitou em se juntar a lderes populistas e comunistas que criticara quando da sua fundao. Assim, quando a origem do partido levada em conta, tais alianas no deixam de representar uma movimentao em direo ao centro.
NOVOS ESTUDOS 88 NOVEMBRO 2010 25

02_LIMONGI_NEC88_20a37 25

11/10/10 3:23 PM

Em 1994, a aliana com o PSB ganhou maior significado eleitoral, uma vez que este crescera com a adeso de Miguel Arraes, candidato ao governo do estado de Pernambuco. O PT, que havia lanado candidato prprio ao governo daquele estado em 1990, deixa de fazlo para in tegrar a coligao capitaneada pelos socialistas. A ampliao da coligao petista continuou em 1998. Novamente, o partido mostrase disposto a colher o apoio de lderes populistas, incorporando desta feita o PDT de Leonel Brizola. O preo que o PT se disps a pagar pelo apoio do PDT a Lula envolveu uma negociao entre os dois planos da disputa. O PT apoiou a candidatura Garotinho ao governo do Rio de Janeiro pelo PDT, sacrificando a candidatura pr pria em um estado em que tinha chances de vitria. O PDT retirouse da campanha presidencial para preservar seu capital eleitoral em esta dos especficos. Em boa medida, a estratgia do PMDB em 1998 no foi outra: no entrou na disputa nacional para garantir a autonomia de seus candidatos aos governos estaduais. Nesses termos, a chegada do PT ao poder em 2002 no pode ser creditada a uma alterao radical de sua estratgia de alianas. Para chegar presidncia, o partido sempre se mostrou disposto a fazer alianas com inimigos do passado, como tambm se mostrou aberto a sacrificar sua penetrao e expanso estadual em nome de uma polti ca nacional. A presidncia sempre foi sua prioridade e, portanto, nunca hesitou em se mover em direo ao centro e, se pretendia conquistar a presidncia, no poderia deixar de fazlo. Moveuse nesta direo ao se juntar ao PSB e ao PDT. O partido abriu suas campanhas presiden ciais de 1994 e 1998 acenando para eleitores de centro, moderando seu discurso. Os rumos da campanha foram alterados e as crticas dos puristas ouvidas, quando os resultados das primeiras pesquisas de opinio apontavam para o insucesso da estratgia. Isto , incapaz de ampliar seu eleitorado, o partido opta por preservar seu eleitorado tra dicional. Em 2002, a moderao do discurso deu resultados e a crtica dos puristas pde ser ignorada. O PT esteve confinado esquerda enquanto a estratgia de seu principal adversrio, o PSDB, bloqueou sua movimentao. A chegada do PSDB ao poder em 1994 foi alavancada por sua poltica de alianas. Como fartamente sabido, a estratgia do partido para conquistar a presidncia foi amparada pela coligao com o PFL, hoje DEM. De um lado, a aliana representou uma guinada do partido em direo direita. Isto , o partido construiu uma aliana capaz de romper o isolamento em que se encontrava, estendendo o alcance de seu apelo eleitoral sua direita. O segundo componente da coligao, talvez at mais importante, envolveu o aspecto regional. At 1994, salvo a sua cabea de ponte no Cear, o partido praticamente no existia no nor deste. Assim, mesmo contando com um importante cabo eleitoral
26 aS ElEiES DE 2010 E O qUaDRO PaRTiDRiO Fernando Limongi e Rafael Cortez

02_LIMONGI_NEC88_20a37 26

11/10/10 3:23 PM

QUADRO 1

Fonte: Banco de Dados Eleitorais do Cebrap/CEM.

o Plano Real e suas consequncias para o poder aquisitivo dos mais pobres , o PSDB no correu o risco de lanar uma candidatura solo presidncia. As dificuldades de ir alm das fronteiras de So Paulo, experimentadas em 1989, estavam vivas nas mentes de seus lderes. O PSDB, como fez o PT, ampliou seu leque de aliados em 1998, incorporando o PPB (exPDS e exPPR). A coligao rompeuse em 2002 com as consequncias conhecidas. PSDB e PFL no consegui ram fechar um acordo em torno de candidato comum presidncia. Antonio Carlos Magalhes, que em 1994 havia justificado a aliana com esquerdistas para barrar uma possvel vitria petista, declara que o sapo barbudo j no era to perigoso e podia ser digerido, susten tando assim a neutralidade do partido na corrida presidencial aps a imploso da candidatura de Roseana Sarney. Da sua parte, Jos Serra
NOVOS ESTUDOS 88 NOVEMBRO 2010 27

02_LIMONGI_NEC88_20a37 27

11/10/10 4:58 PM

sempre soube que no poderia contar com apoio do PFL para chegar presidncia. J na sucesso da presidncia da Cmara em 2000, o prcandidato construiu uma aliana com o PMDB para compensar a perda do aliado tradicional. Sem dvida alguma, as dificuldades no front econmico contribu ram para a derrocada da candidatura tucana. Contudo, a inspeo das votaes obtidas pelo candidato estado a estado mostra que a quebra da aliana PSDBPFL tambm cobrou seu preo, qual seja, a queda no nordeste foi mais pronunciada do que nas demais regies. Nas capitais dessa regio, a votao do PSB em 2002 um tero da obtida em 1998. Em 2006, as velhas alianas foram restauradas. O PSB volta a com por com o PT, embora no tenha integrado formalmente a coalizo que sustentou a candidatura Lula, enquanto o PSDB contou novamente com o apoio do PFL. Os filhos prdigos voltaram ao seio de suas fa mlias, reconstituindo os dois grandes blocos. O resultado dessas elei es mostrou o efeito da recomposio de foras. As opes fora dos dois blocos so mnimas, resumindose a duas dissidncias no campo petista (Helosa Helena e Cristovo Buarque, candidatos do PSOL e do PDT respectivamente, haviam sado do partido) que no chegou a arranhar o controle do PT sobre a esquerda. O PSDB perde as eleies, mas mostra grande poder de recuperao. Em relao a 2002, o desem penho de Alckmin excepcional. Obviamente, este crescimento uma funo direta da inexistncia de alternativas direita do PT. O PSDB recupera eleitores que haviam deixado o partido para apoiar Lula, mas tambm parte dos que haviam migrado para Ciro e Garotinho. As eleies presidenciais, portanto, so regidas pelas opes ofe recidas pelos dois grandes blocos partidrios, capitaneados pelo PT e pelo PSDB. Vale observar que as duas alianas se revestem de um claro componente regional. PFL (hoje DEM) e PSB so partidos mais for tes na regio nordeste e praticamente ausentes no centrosul do pas. Contudo, no que se refere penetrao no nordeste, a dependncia do PSDB para com o DEM maior do que a do PT em relao ao PSB. O PT nunca mostrou fragilidade no nordeste, antes o contrrio. Em 1989, Lula foi mais bem votado no nordeste do que no sudeste. Sua melhor votao estadual foi em Pernambuco, onde obteve 33,6% dos votos v lidos. Na Bahia, Lula teve 25,9% dos votos, enquanto em So Paulo o partido ficou apenas um pouco acima da sua votao nacional (17,8%). Este quadro no se alterou em 1994, quando, para dar um exemplo emblemtico, o PT bateu o PSDB em Salvador. Em todas as eleies presidenciais, o desempenho do PT nos centros urbanos do nordeste sempre esteve bem acima da mdia da votao nacional do partido. Nas pequenas cidades e zonas rurais do nordeste, nos chamados grotes, a votao de Lula nunca se desgarrou da mdia nacional. Logo, a penetra o do PT no nordeste no se deu aps a chegada ao poder. Na realidade,
28 aS ElEiES DE 2010 E O qUaDRO PaRTiDRiO Fernando Limongi e Rafael Cortez

02_LIMONGI_NEC88_20a37 28

11/10/10 3:23 PM

quando se leva em conta o desempenho de seu adversrio direto, o pior desempenho relativo do partido sempre se deu na regio sudeste. A eleio de 2002 registra uma desarticulao na espinha dorsal das duas coligaes. Sejam quais tenham sido as foras em operao e, paradoxalmente, a imposio pelo TSE da verticalizao das coli gaes com certeza teve seu peso , os incentivos para a recomposi o das principais alianas se fizeram sentir j na eleio seguinte. A anlise das votaes de Garotinho e Ciro em 2002 revela que ambos esbarraram nas mesmas dificuldades enfrentadas pelas candidaturas solo lanadas no passado: no foram capazes de ir muito alm de seus estados natais, Rio de Janeiro e Cear, respectivamente. Os altos custos de entrada na disputa presidencial inviabilizam candidaturas que no contam com amparo de coligaes partidrias que garantam a presena nos principais colgios eleitorais. Esta a principal lio da eleio de 1989, em que muitos candidatos, como Paulo Maluf, Mrio Covas e Brizola, tiveram votaes expressivas em apenas alguns estados. O PSB e o PPS confrontaramse com os mes mos limites em 2002. Levando essas dificuldades em considerao, os partidos so induzidos coordenao preleitoral, costurando coliga es partidrias com forte componente regional. Por isso mesmo, as co ligaes formadas tendem a repercutir sobre as disputas estaduais. As estratgias dos partidos nos dois planos da disputa se entrelaam. Em 1998, o acordo PTPDT pode ter sido excepcional e chamou ateno, mas, em 2010, tal tipo de acordo se tornou a regra. Foi a forma pela qual o PT logrou estender a operao da base de apoio ao governo eleio. O acordo com o PMDB e o PSB foi abrangente e levou a uma srie de retiradas estratgicas de candidaturas, a presidencial de Ciro Gomes pelo PSB a includa. Em Minas, o PT no lanou candidato ao gover no estadual para garantir sua aliana com o PMDB. O PSDB tambm construiu seus palanques em quase todos os estados, e onde no tinha fora para agir diretamente recorreu ao DEM ou ao PMDB. Em 2010, disputas intrablocos, como a que se deu na Bahia, foram rarssimas. Na realidade, ainda que no seja possvel desenvolver o ponto neste artigo, tudo indica que a imposio da verticalizao das coligaes teve efeito contrrio ao pretendido, retirando a flexibilidade necessria para a composio e a articulao entre as estratgias nacionais e estaduais dos partidos. O fato que em 2010, livre das ingerncias legais, a nacionali zao das disputas foi bem mais pronunciada do que em 2002 e 2006.
DIsPutAs estADuAIs

O controle do PT e do PSDB sobre as eleies presidenciais no se estende s disputas pelos governos estaduais. No so os nicos com petidores de peso na maioria dos estados e, na realidade, sequer mar
NOVOS ESTUDOS 88 NOVEMBRO 2010 29

02_LIMONGI_NEC88_20a37 29

11/10/10 3:23 PM

cam presena em uma srie deles. Em 2006, oito partidos venceram pelo menos uma eleio para o governo estadual. No primeiro turno de 2010, cinco partidos j conquistaram pelo menos uma governadoria e, dependendo dos resultados do segundo turno, este nmero pode chegar a nove. Contudo, preciso ir alm das aparncias para detectar o processo em curso. O nmero de partidos a lanar candidatos ao governo em cada es tado permanece relativamente alto. O nmero mdio de candidaturas por estado entre 1990 e 2010 de 5,5, enquanto a mdia de partidos participando da eleio para o governo estadual em pelo menos um estado de 24. Contudo, esses nmeros no levam em conta a viabi lidade das candidaturas. Pequenos e micropartidos sem chances de obter votaes expressivas distorcem o quadro. Os principais competidores variam de estado a estado, mas as elei es para governador tm sido basicamente bipartidrias (Tabela 3). A mdia de votos recebidos no primeiro turno pelos dois principais partidos nas 27 disputas estaduais est estabilizado em patamares re lativamente elevados, acima dos 80% dos votos vlidos. O nmero de estados em que os dois maiores partidos obtm menos de 75% dos votos tem cado sistematicamente desde 2002, de oito naquela opor tunidade caiu para quatro em 2006 e para 2 em 2010. O nmero de eleies decididas em segundo turno vem decrescendo a cada eleio, de dezoito em 1994 caiu para apenas nove em 20103. So cada vez mais raras eleies que contam com uma terceira fora vivel e em que os participantes de um eventual segundo turno no sejam conhecidos de antemo. Os terceiros colocados tm, em geral, votaes inexpressivas. Na realidade, do ponto de vista das votaes recebidas, trs par tidos, PT, PSDB e PMDB, levam ntida vantagem sobre os demais. A votao acumulada desses trs partidos nas eleies para os gover nos estaduais vem crescendo eleio a eleio, passando de 43,5% em 1990 para 67,2% em 2006. H, portanto, uma clara simplificao do quadro partidrio nas disputas pelos governos estaduais. Se conside rarmos os dois grandes blocos identificados na disputa presidencial, isto , se tratarmos a votao do PT e do PSB em conjunto, assim como a do PSDB e do DEM, teremos um quadro ainda mais ntido do pro cesso em curso. O bloco PTPSB mais do que triplicou sua fora entre 1990 e 2004 e controla hoje algo como um tero dos votos nacionais nas eleies para governos estaduais. Atualmente, a participao do PSDBDEM nestas eleies similar sua contraparte esquerda, isto , recebeu algo como um tero dos votos nacionais. Os demais partidos passaram por um processo de definhamento, obtendo pouco mais de 15% dos votos vlidos nas duas ltimas eleies. Temos, por tanto, como jogadores efetivos nas disputas pelos governos estaduais, o PMDB e os dois blocos formados pelo PT e PSDB (Tabela 4).
30 aS ElEiES DE 2010 E O qUaDRO PaRTiDRiO Fernando Limongi e Rafael Cortez

[3] Lara Mesquita nos chamou a ateno para este ponto.

02_LIMONGI_NEC88_20a37 30

11/10/10 3:23 PM

TaBEla 3 Proporo de votos nos dois candidatos mais bem votados. Eleies para governo estadual 19902010 . em %

Fonte: Banco de Dados Eleitorais do Cebrap/CEM.


31

NOVOS ESTUDOS 88 NOVEMBRO 2010

02_LIMONGI_NEC88_20a37 31

11/10/10 3:23 PM

TaBEla 4 Eleio para governador. Votao Nacional. Partidos selecionados.

Fonte: Banco de Dados Eleitorais do Cebrap/CEM. TaBEla 5 Nmero de governadores eleitos por partido 19902010

Fonte: Banco de Dados Eleitorais do Cebrap/CEM.

O PMDB aparece como a terceira fora nas disputas estaduais. Sua votao, como se v na Tabela 4, ainda que com variao significativa em alguns anos, nunca deixou de ser marcante. Ficou abaixo do PSDB e do PT nas trs ltimas eleies, mas em nenhum momento perdeu contato com os lderes. O PMDB, portanto, a nica fora partidria que contrarresta a tendncia das disputas estaduais de espelharem a bipolarizao nacional. Contudo, a posio do partido na configura o das disputas estaduais mudou com o tempo. O controle sobre os executivos estaduais tem ficado restrito aos cinco partidos listados acima desde pelo menos 1998 (Tabela 5).Como se v, a participao dos demais partidos vem caindo a cada eleio. Nada mais do que 22 estados foram governados por um desses cinco partidos entre 2006 e 2010. O bloco PT/PSB venceu oito eleies em
32 aS ElEiES DE 2010 E O qUaDRO PaRTiDRiO Fernando Limongi e Rafael Cortez

02_LIMONGI_NEC88_20a37 32

11/10/10 3:23 PM

2006, enquanto o PSDBDEM venceu sete. O PMDB rivaliza com esses blocos, tendo controlado sete estados no ltimo quadrinio. Os resultados do primeiro turno das eleies de 2010 seguem a mesma toada. O bloco PTPSB obteve sete vitrias no primeiro turno e passou ao segundo em cinco. O bloco PSDBDEM obteve seis vit rias em primeiro turno, qualificandose ao segundo turno em cinco. O PMDB venceu quatro eleies no primeiro turno e participou de trs no segundo turno. O PMN foi o nico pequeno partido a vencer no primeiro turno, ao conquistar o governo do Amazonas. Das nove dis putas levadas ao segundo turno, PDT, PTB, PP, PPS e PSC participaram em uma cada, apenas. No mximo, portanto, estes partidos podero controlar um governo estadual nos prximos quatro anos. Com base nessas informaes, possvel reconstituir sintetica mente a estrutura das competies estaduais. Em geral, os partidos de um mesmo bloco no lanam candidatos ao governo em um mesmo estado. O enfrentamento entre membros de um mesmo bloco a ex ceo e no a regra. Por exemplo, em 1994, a Bahia foi o nico estado em que o PSDB e o PFL lanaram candidatos ao governo, enquanto o PT e o PSB estiveram presentes concomitantemente em dois estados (Rio Grande do Norte e Alagoas). Na eleio seguinte, PT e PSB no se enfrentaram em um estado sequer, o que aconteceu em quatro estados entre o PSDB e o PFL. Nestas duas eleies, o PMDB lanou candi datos em quase todos os estados, em dezenove deles para ser exato, apresentandose como alternativa aos candidatos dos dois blocos em nove estados em 1994 e em doze, em 1998. A coordenao do lanamento de candidaturas foi interrompida em 2002 sob o impacto conjunto da ruptura das principais coligaes e da imposio de que as mesmas fossem verticalizadas. PT e PSB lan aram candidatos ao governo em quase todos os estados, enfrentan dose em dezoito estados. Em 2006, o bloco comandado pelo PSDB mostrouse mais efi ciente do que o do PT para evitar disputas estaduais. Trs estados assistiram a disputas entre PSDB e PFL, enquanto PT e PSB se en frentam em seis estados. Contudo, destas nove disputas intrablocos, apenas em trs delas um dos partidos envolvidos era mais do que mero figurante na disputa, obtendo mais do que 3% dos votos. Competio real entre PT e PSB ocorreu apenas em Pernambuco (onde o PFL tam bm apresentou candidato forte) e Rondnia, enquanto PSDB e PFL se enfrentaram para valer no Distrito Federal. Nesse mesmo ano, o PMDB lanou candidatos em dezesseis estados, sendo que em seis destes os dois blocos tambm tm pelo menos um representante. Exame dos resultados indica que o PMDB era mero figu rante em um dos estados (So Paulo),enquanto ambos os representantes dos blocos presidenciais no conseguiram marcar presena em dois deles
NOVOS ESTUDOS 88 NOVEMBRO 2010 33

02_LIMONGI_NEC88_20a37 33

11/10/10 3:23 PM

(Rio de Janeiro e Gois). Disputas envolvendo representantes das coliga es presidenciais e o PMDB ficaram resumidas ao Rio Grande do Sul, Piau e Par. Assim, em geral, a disputa nos estados gira em torno dos re presentantes diretos dos dois blocos ou se d entre um destes e o PMDB. O mapeamento das disputas estaduais em 2010 confere tons mais ntidos ao quadro. Os dois grandes blocos mostraramse capazes de coordenar suas entradas nas disputas estaduais. PSDB e DEM no lanaram candidatos ao governo estadual em um mesmo estado. PT e PSB tiveram candidatos simultaneamente apenas em So Paulo, onde o candidato do PSB no conseguiu conquistar espao. Ou seja, os dois blocos foram capazes de evitar o desgaste de lutas internas, retirando candidaturas potencialmente viveis para unificar palanques. O PT retirouse da disputa em vrios estados em nome de sua aliana nacio nal com o PSB e o PMDB, fazendo com que o nmero de candidatos ao governo lanado pela sigla casse de dezoito para dez. Em nove estados, o principal confronto deuse entre representan tes diretos dos dois blocos. O PSDB esteve diretamente envolvido em seis destas disputas, enfrentando o PT em trs delas (PP, PA e AC) e o PSB nas trs restantes (CE, ES e PI). O DEM capitaneou o bloco de direita em trs estados, batendose com o PT em dois deles (BA e SE) e com o PSB noutro (RN). H ainda disputas em que um dos blocos est representado por uma fora auxiliar, como foi o caso do confronto PSDBPDT em dois estados (PR e AL) e do PSBPTB (AP). O PMDB, como j vimos, um captulo parte, a nica fora no engolfada pela clivagem nacional. Contudo, nesta eleio no se apre sentou propriamente como fora autnoma, se que o fora em 2006. Em seis estados, alinhouse com o bloco comandado pelos tucanos, enfrentando o PT em dois deles (MS e RS), o PSB em trs (PE, MT, PB) e o PV no restante (RJ). Aliouse fora contrria, isto , ao bloco comandado pelo PT em trs estados e em todos estes seu adversrio foi o PSDB (MG, GO, TO). Poucos estados tiveram suas disputas pelo governo estadual des coladas da lgica que imperou na disputa presidencial (apenas seis, segundo o mapeamento apresentado). Nestes, o PMDB aparece em dois estados, no Maranho e em Rondnia. Possivelmente, um conhe cimento mais detalhado da poltica estadual permitiria classificao diversa tanto destas como das disputas classificadas acima. Seja como for, parece inegvel a interrelao entre os planos nacional e estadual da disputa eleitoral e a posio pendular do PMDB. PT e PSDB so os maiores partidos nacionais tanto na disputa pela presidncia como nas disputas pelos governos estaduais, se jam estas avaliadas em termos de votos recebidos ou vitrias con quistadas. A relao entre a ascenso nos dois planos da disputa evidente. O PSDB saltou de 11,6% em 1990 para 23,2% em 1994.
34 aS ElEiES DE 2010 E O qUaDRO PaRTiDRiO Fernando Limongi e Rafael Cortez

02_LIMONGI_NEC88_20a37 34

11/10/10 3:23 PM

Ganhara a eleio apenas para um governo em 1990; venceu em cinco estados em 1994,incluindo os principais colgios do pas,como SP,MG e RJ. O PT, de sua parte, que recebera 14,5% dos votos para o governo estadual em 1998, pulou para 27,6% dos votos em 2002. Os dados para PSB e DEM tambm mostram a mesma associao: o primeiro cresceu desde a chegada do bloco ao poder nacional, o segundo definhou. O reverso da medalha merece nfase. Os demais partidos, como PP, PDT, PTB, PR e tantos outros so meros coadjuvantes nas disputas estaduais. No mximo, so foras auxiliares que se juntam a um dos lados em disputas especficas. A perda de espao e poder destes parti dos so evidentes. Nas ltimas eleies, praticamente se retiraram das disputas pelo executivo estadual. S lanaram candidatos viveis em alguns poucos estados e, em geral, o fizeram nos de menor expresso.
eLeIes PRoPoRcIoNAIs

A reduo de partidos viveis no alcanou as eleies proporcionais. A Cmara dos Deputados mantm sua alta fragmentao, a qual, de fato, continua a crescer. Os cinco partidos que controlam as eleies para car gos executivos no tm o mesmo desempenho naseleies legislativas (Tabela 6). Na realidade, perderam eleitores nas ltimas eleies. Contudo, pelo que foi visto anteriormente, uma parte conside rvel dos partidos ali representados no alimenta maiores preten ses ou possibilidades de crescimento. Tendo sido excludos, para to dos os efeitos, das disputas pelos cargos executivos, isto , das eleies em que se decidem os maiores prmios. Sobrevivem a duras penas, valendose de uma poltica de alianas diversificada estado a estado. Essa fragilidade tem decorrncias para as relaes entre o Executivo e o Legislativo. difcil imaginar que partidos nesta situao possam sobreviver fazendo oposio ao governo. Mas esta outra histria.
TaBEla 6 Deputado Federal. Votao Nacional dos Principais Partidos. 19942010

Fonte: Banco de Dados Eleitorais do Cebrap/CEM.


35

NOVOS ESTUDOS 88 NOVEMBRO 2010

02_LIMONGI_NEC88_20a37 35

11/10/10 3:23 PM

coNcLuso

A estratgia eleitoral dos partidos, ancorada no monoplio que eles detm sobre o lanamento de candidaturas, formata a competio elei toral. Cidados s podem votar nas opes que lhes so oferecidas. A coordenao das estratgias partidrias tem levado a uma significativa restrio das opes efetivamente disponveis nas disputas presiden ciais e pelos governos estaduais. O multipartidarismo est, para todos os efeitos, restrito s eleies proporcionais. PT e PSDB so os principais protagonistas das eleies presiden ciais. Asseguraram esta posio em 1994 e no a perderam nas eleies subsequentes. Processos eleitorais so dotados de grande fora iner cial. O alto custo de entrada nas eleies presidenciais desestimula a participao de potenciais desafiantes. Para estes, negociar a troca de apoios pode ser mais vantajoso. Partidos coordenam suas estratgias nos diferentes planos, articulando o lanamento (e a retirada) de can didaturas nos diferentes distritos. O PMDB ocupa uma posio singular no quadro que se desenha. Para alm do PT e do PSDB, o nico partido com implantao em vrios estados e capaz de rivalizar em votos com os dois grandes blocos. Con tudo, o fracasso das candidaturas presidenciais em 1989 e 1994 alijou o partido desta disputa, reforando o peso das lideranas estaduais. Muito provavelmente se uma liderana estadual peemedebista tentar alar vos mais altos, seu destino ser similar ao de Ciro Gomes em 2010. Outras lideranas estaduais estaro dispostas a negociar seu apoio a outras can didaturas presidenciais em nome do apoio destas em seus estados. A polarizao da disputa presidencial foi transplantada aos esta dos. PT e PSDB tambm so os mais fortes contendores nas eleies para governador. Recebem mais votos e controlam mais governos do que os demais. Quando no esto presentes, so representados por seus aliados histricos, PSB e DEM respectivamente, ou por uma aliana circunstancial com o PMDB. Anlises do quadro partidrio brasileiro tendem a privilegiar as eleies para a Cmara dos Deputados. Os analistas no se cansam de alertar para a fragmentao excessiva que caracterizaria o sistema par tidrio brasileiro, tido e havido como um dos mais fragmentados do mundo. Nessas anlises, contudo, a eleio presidencial e para os go vernos estaduais so deixadas de lado. No h boas razes para tanto. As eleies presidenciais so as mais importantes tanto para os partidos como para os eleitores. Por isso mesmo, devem ocupar o cen tro das anlises. Nesse sentido, o bipartidarismo que caracteriza as eleies presidenciais merece maior destaque do que a fragmentao na Cmara dos Deputados, sobretudo quando se atenta para seus efei tos na estruturao das demais disputas.
36 aS ElEiES DE 2010 E O qUaDRO PaRTiDRiO Fernando Limongi e Rafael Cortez

02_LIMONGI_NEC88_20a37 36

11/10/10 3:23 PM

PT e PSDB foram os partidos mais votados nas cinco ltimas elei es presidenciais. O domnio desses dois partidos sobre tais eleies no foi ameaado entre 1994 e 2010. Terceiras foras ficaram sem pre muitos distantes do segundo colocado e no conseguiram repetir seus resultados nas eleies subsequentes. A polarizao PTPSDB na eleio presidencial repercute e reorganiza as disputas pelos governos estaduais. No por acaso, estas mesmas agremiaes so as principais vitoriosas das disputas pelos governos estaduais. O PMDB o nico partido com presena nacional e votos a rivalizar com estes dois parti dos. Contudo, no uma fora verdadeiramente autnoma, na medida em que representa um dos dois blocos nos estados. A simplificao do quadro partidrio visvel. So poucos os par tidos que realmente contam. A clivagem poltica nacional se reproduz nos estados. PT e PSDB esto presentes, diretamente ou por meio de representantes, em todos os estados. A oferta de candidaturas viveis pelos partidos se reduz a dois tanto no mbito nacional como no esta dual. O resto o resto.
Recebido para publicao em 14 de outubro de 2010.
NoVos estudos
cEBRaP

88, novembro 2010 pp. 2137

Fernando Limongi professor titular do departamento de Cincia Poltica da Universidade de So Paulo e pesquisador snior do Cebrap. Rafael Cortez doutor em Cincia Poltica pela USP, professor da PUCSP e consultor da Tendn cias Consultoria Integrada.

NOVOS ESTUDOS 88 NOVEMBRO 2010

37

02_LIMONGI_NEC88_20a37 37

11/10/10 3:23 PM

S-ar putea să vă placă și