Sunteți pe pagina 1din 14

Universidade Salvador Departamento de Engenharia Curso de Engenharia Eltrica 2.

ano/Matutino

Falhas em Disjuntores

Rafael G. B. Arajo Antonia F. Cruz Marcos Portnoi

Salvador BA 2000

Agradecimentos

Ao engenheiro Francisco Eugnio Coelho Veiga, do Departamento de Engenharia de Equipamentos de Subestaes da Coelba, que gentilmente forneceu os dados de falhas imprescindveis para a confeco deste estudo e tambm cedeu material tcnico para pesquisa.

Sumrio

Agradecimentos * Sumrio * Objetivos * Introduo * Falha * Taxa de Falha * Confiabilidade * Distribuio Binomial * Distribuio de Poisson * Mean Time Between Failures (MTBF) * Mean Time To Failure (MTTF) * Mean Time To Repair (MTTR) * Parte Experimental * Discusso * Cenrios Futuros * Comentrios Finais *

Objetivos

Este estudo visa analisar estatisticamente os nmeros de falhas apresentadas pelos disjuntores de potncia, instalados nas subestaes da Coelba Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia. O objetivo calcular taxas de falha, confiabilidade ou probabilidade de falha, e plotar cenrios futuros, baseados na probabilidade, que podem ser teis no dimensionamento de equipes de manuteno ou estoque.

O estudo no busca aprofundamento nas causas das falhas ou prope-se a sugerir solues especficas. Apenas a parte estatstica buscar ser tratada.

Introduo

Os dados obtidos apresentam nmero de falhas em disjuntores de potncia, a causa das falhas e detalhes de modelos e tipos de disjuntores, falhas essas ocorridas no primeiro semestre do ano 2000. Pode-se fazer anlises luz da estatstica tomando esse nmero de falhas e o nmero de equipamentos contabilizados, e ainda o perodo pesquisado. Essas anlises poderiam ser estendidas para tipos especficos de disjuntores ou causas, mas este estudo no pretende atingir esse nvel de profundidade. Assim sendo, um nmero de conceitos e frmulas da estatstica e probabilidade sero usados, e portanto aqui definidos.

Falha

Um sistema vtima de uma falha quando pra de operar sua funo designada. Esta falha pode ser uma cesso total de funcionamento, ou um funcionamento anormal, instvel ou insuficiente.

Taxa de Falha

A taxa de falha genrica pode ser definida como o nmero de falhas dividido pelo nmero de equipamentos contados. Assim,

(1)

onde:

(lambda) = Taxa de Falhas NF = nmero de falhas contadas n = nmero de equipamentos

O resultado ser um fator ou percentual de falhas por equipamento. Note-se que, se o perodo de contagem for suficientemente longo, um mesmo equipamento pode apresentar mais do que uma falha durante o perodo. Assim, o numerador pode apresentar valor maior que o denominador, resultando em uma taxa de falha maior do que 1.

A taxa de falha pode ter mais sentido se for calculada segundo um perodo de tempo. Uma semana, ou uma hora, ou um ano. Se a equao (1) for dividida pelo perodo de tempo, tem-se ento a Taxa de Falha por unidade de tempo.

Ainda, considerando que a taxa de falha constante e que as falhas so eventos independentes, ou seja, que uma falha no depende da outra e que a taxa de falha em um perodo de tempo aproximadamente igual taxa de falha em outro perodo equivalente de tempo posterior ou anterior, pode-se tomar a contagem das falhas por um determinado perodo de tempo e extrapolar essa taxa por um perodo maior. A equao (1) ento dividida pela

razo entre o tempo de contagem das falhas e o perodo maior de tempo desejado. Com efeito,

(2)

onde:

(t) = Taxa de Falhas por perodo de tempo NF = nmero de falhas contadas n = nmero de equipamentos no incio do perodo t1= tempo de contagem t2= perodo final desejado

Neste estudo sero usadas taxas de falha anualizadas. Assim, t1 assumir o valor 6 (para um semestre) e o valor t2 assumir o valor 12 (para 12 meses ou um ano). Notar que a taxa de falha pode assumir valores maiores que 1.

Confiabilidade

O termo confiabilidade est relacionado com confiana, com operao bem sucedida, ausncia de falhas ou quebras. Probabilisticamente, a funo confiabilidade dada por:

(3)

onde:

R = Confiabilidade ou probabilidade de um dispositivo funcionar sem falhar por um perodo t. (t) = funo taxa de falha t = perodo para clculo de confiabilidade

Neste estudo, a taxa de falha ser considerada constante por todo o perodo de tempo (mortalidade infantil, vida til e velhice). Assim, um valor constante e a expresso (3) toma a seguinte forma.

(4)

onde:

R = Confiabilidade ou probabilidade de um dispositivo funcionar sem falhar por um perodo t. Pf = probabilidade de um dispositivo falhar em um perodo t. t = perodo de tempo desejado sem falhas. = tempo mdio entre falhas ou MTBF (Mean Time Between Failures)

= taxa de falha

Por ser um valor de probabilidade, a confiabilidade R est sempre no intervalo [0;1]. No formato apresentado de acordo com a equao (3), a funo confiabilidade exponencial decrescente. Quando o perodo tende ao infinito, a confiabilidade tende a zero.

Distribuio Binomial

A distribuio de probabilidade binomial tpica para anlise de confiabilidade, e onde h um evento falha e um evento no-falha, independentes entre si. A funo probabilidade binomial dada por:

(4)

onde:

i = nmero de "sucessos" p = probabilidade de "sucesso" em cada prova n = nmero de experimentos

Para uso em confiabilidade, o parmetro p designado probabilidade de falha e os parmetros i e n podem corresponder ao nmero de falhas e o nmero de equipamentos, respectivamente.

Distribuio de Poisson

Em situaes onde a probabilidade de falha p torna-se muito pequena e o nmero de provas ou equipamentos testados muito grande, a distribuio binomial representa dificuldades de clculo, devido aos fatoriais envolvidos.

Nestes casos, comum utilizar-se da distribuio de Poisson. Esta tem a seguinte funo probabilidade:

(5)

onde:

= mdia de falhas = n.p = n.Pf n = nmero de falhas

A distribuio de Poisson apresenta como vantagem poder ser expressada em termos de um nico parmetro .

Mean Time Between Failures (MTBF)

Valor que especifica o tempo mdio entre falhas de um equipamento, e dado por:

(6)

onde:

= taxa de falha

Mean Time To Failure (MTTF)

Especifica o tempo mdio at que o equipamento falhe. Tem o mesmo significado que o MTBF, porm usado para componentes ou equipamentos que no podem ser reparados (e tero, portanto, apenas uma falha durante sua vida).

Mean Time To Repair (MTTR)

Tempo mdio consumido no reparo de um equipamento. Estes dados no sero tratados neste estudo.

Parte Experimental
A Tabela 1 contm os dados coletados de falhas em disjuntores de potncia instalados nas subestaes da Coelba.

Tabela 1: Dados consolidados de falhas

Discusso

A primeira coluna da Tabela 1 contm as marcas dos disjuntores envolvidos na pesquisa. A segunda coluna contm o nmero de falhas por marca, seguida do total de disjuntores por marca. A quarta coluna demonstra a taxa de falha de acordo com a equao (2) e a ltima coluna especifica o MTBF de acordo com a equao (6).

Os totais da Tabela 1 indicam:

para o total de 650 disjuntores analisados no perodo de um semestre.

A confiabilidade R para um ms de operao de portanto:

A probabilidade do evento falha de:

Similarmente, a confiabilidade para um ano de operao de:

A no-confiabilidade, ou evento falha, de:

Cenrios Futuros

Pode-se agora, tendo o valor de confiabilidade para um ms de operao, plotar-se a probabilidade de ocorrncia de alguns cenrios. Tome-se a Tabela 2.

Tabela 2: Cenrios Futuros

A tabela 2 usa o conceito de distribuio binomial (equao 4) a fim de considerar a probabilidade de que ocorram um nmero superior de falhas ao valor da coluna 1. Assim sendo, a probabilidade de ocorrerem mais que 29 falhas prxima de 100% (uma vez que a taxa de falha indica a ocorrncia mdia de 58,5 falhas por ano). J a probabilidade de ocorrerem mais que 58 falhas de 33%, e seguindo-se os cenrios, v-se que h menos que 1% de chances de ocorrerem mais que 73 falhas em um ms de operao dos 650 disjuntores. Ver Grfico 1.

Figura 1: Probabilidades de falha futuras

Este ltimo valor-limite de 73 falhas pode ser de utilidade para configurao de estoque de peas de reposio e dimensionamento de equipes de manuteno. Tendo-se o MTTR, possvel ainda calcular-se a disponibilidade do grupo de disjuntores e assim estimar prejuzos decorridos de cesso de operao. A disponibilidade (em ingls, Availability) obtida pela equao:

(7)

A disponibilidade no ser objeto deste estudo, uma vez que os valores de MTTR no foram levantados.

Comentrios Finais

Os dados de falhas analisados poderiam ser enriquecidos se for coletado, juntamente com as falhas e suas causas, tambm o momento exato da ocorrncia da falha e o momento do retorno de operao do equipamento. Desta maneira, o tempo mdio de reparo obtido e os valores de disponibilidade correspondentes, calculados, sero teis para estimao de custos de manuteno e reparos, quebras de faturamento por indisponibilidade e principalmente no dimensionamento de tamanho de equipes de manuteno. Em adio, novas tcnicas de reparo podem ser pesquisadas a fim de diminuir o MTTR ou confrontar os nmeros de disponibilidade com o MTBF. O objetivo no somente atingir nveis de disponibilidade muito altos (o que indica MTTRs baixos), e sim t-los juntamente com MTBFs tambm elevados.

Referncia

BERGAMO FILHO, Valentino. Confiabilidade Bsica e Prtica. 1. ed. So Paulo, Editora Edgard Blcher Ltda., 1997.

DOWNING, Douglas; CLARK, Jeffrey. Estatstica Aplicada. 1. ed., 3. tiragem. So Paulo, Editora Saraiva, 2000. p. 127-135.

LEWIS, Elmer E. Introduction to Reliability Engineering. 1. ed. New York, John Wiley & Sons, Inc., 1987. p. 1-120.

MENDES, Jos Carlos; MARCONDES, Ronaldo Albino. Power Transformers Reliability. Material da Asea Brown Boveri Power T&D, Brasil, Diviso de Transformadores. 1996.

VEIGA, Francisco Eugnio Coelho. Entrevista concedida a Rafael G. B. Arajo e Marcos Portnoi. Salvador, 14 ago. 2000.

S-ar putea să vă placă și