Sunteți pe pagina 1din 7

Centrides de reas Tringulo

.
b/2 b/2 y

Y =

h 3

A=

bh 2

Tringulo Issceles/Eqiltero

.
x b y

X =0

Y =

h 3

A=

bh 2

Tringulo Retngulo

.
x b y

X =

b 3

Y =

h 3

A=

bh 2

Crculo

.
x D y

X =

D 2

Y =

D 2

A = R 2

Semicrculo 4R 3

.
x R

X =0

Y =

A=

R 2 2

Quarto de Crculo

.
x R y

4R 3 2 R A= 4 X =

Y =

4R 3

Semi-elipse 4b 3

.
y b a

X =0 x

Y =

A=

ab 2

Quarto de elipse 4a 3 ab A= 4 X = Y = 4b 3

.
a y

Parbola 3h 5 4 ah 3

h a

.
x

X =0

Y =

A=

Semiparbola y 3a 3h Y = 8 5 2 ah A= 3 Arco de Parbola do 2 grau X = 3a 4 3h 10 ah 3

.
x a y Y=kx h a

X = x

Y =

A=

Arco de Parbola do grau n y Y=kxn h a y r x X = 2r sen 3 Y =0 A = r2

n +1 a n+2 ah A= n +1 X =

Y =

n +1 h 4n + 2

Setor Circular

Teorema de Steiner
O teorema de Steiner ou teorema dos eixos paralelos um teorema que permite calcular o momento de inrcia de um slido rgido relativo a um eixo de rotao que passa por um ponto O, quando so conhecidos o momento de inrcia relativo a um eixo paralelo ao anterior e que passa pelo centro de massa do slido e a distncia entre os eixos. Considerando-se: ICM denota o momento de inercia do objeto sobre o centro de massa, M a massa do objeto e d a distncia perpendicular entre os dois eixos. Ento o momento de inercia sobre o novo eixo z dado por:

Esta regra pode ser aplicada com a regra do estiramento e o teorema dos eixos perpendiculares para encontrar momentos de inrcia para uma variedade de formatos. A regra dos eixos paralelos tambm aplica-se ao segundo momento de rea (momento de inrcia de rea);

onde:

Iz o momento de inrcia de rea atravs do eixo paralelo, Ix o momento de inrcia de rea atravs do centro de massa da rea, A a medida de superfcie da rea, e d a distncia do novo eixo z ao centro de gravidade da rea. O teorema dos eixos paralelos um dos diversos teoremas referido como teorema de Steiner, devido a Jakob Steiner.

Demonstrao Pode-se supor, sem perda de generalidade, que em um sistema de coordenadas cartesiano a distncia perpendicular entre os eixos est sobre o eixo x e que o centro de massa se econtra na origem. O momento de inrcia relativo ao eixo z, passando sobre o centro de massa, :

O momento de inrcia relativo ao novo eixo, que dista r, ao longo do eixo x, do centro de massa, :

Expandindo o quadrado dentro da integral, tem-se:

O primeiro termo Icm, o segundo se torna mr2 e o terceiro se anula uma vez sendo o centro de massa localizado na origem. Assim:

Em mecnica clssica Em mecnica clssica, o teorema dos eixos paralelos (tambm conhecido como teorema de Huygens-Steiner) pode ser generalizado para calcular um novo tensor

de inrcia Jij de um tensor inrcia sobre um centro de massa Iij quando o ponto piv um deslocamento a do centro de massa:

onde

o vetor deslocamento do centro de massa ao novo eixo, e

o delta de Kronecker. Ns podemos ver que, para elementos diagonais (onde i = j), deslocamentos perpendicular ao eixo de rotao resulta na verso simplificada acima do teorema dos eixos paralelos

Momento de Inrcia de Massa Resistncia oposta por um corpo em rotao a uma mudana em sua velocidade de giro. s vezes, recebe a denominao de inrcia rotacional. O momento de inrcia desempenha na rotao um papel equivalente ao da massa no movimento linear. Por exemplo, se uma catapulta lana uma pedra pequena e uma grande, aplicando a mesma fora a cada uma, a pedra pequena ter uma acelerao muito maior que a da grande. De modo similar, se aplicado um mesmo par de foras a uma roda com um momento de inrcia pequeno e a outra com um momento de inrcia grande, a velocidade de giro da primeira roda aumentar muito mais rapidamente que a da segunda. O momento de inrcia de um objeto depende de sua massa e da distncia da massa ao seu eixo de rotao. Por exemplo, um volante de 1 kg com a maior parte de sua massa perto do eixo ter um momento de inrcia menor que outro volante de 1 kg com a maior parte da massa prxima borda. O momento de inrcia de um corpo no uma quantidade nica e fixa. Se um objeto girado em torno de eixos diferentes, tambm ter momentos de inrcia diferentes, uma vez que a distribuio de sua massa em relao ao novo eixo normalmente distinta do que era no anterior. O mdulo de velocidade de uma partcula em um corpo rgido rodando em torno de um eixo fixo :

Onde:

v = r

rotao (01)

distncia ao eixo de

velocidade angular

A energia cintica de uma partcula de massa m :

Ec =

1 2 mv 2

(02)

Aplicando (1) em (2) temos que:

Ec =

1 1 2 m( r ) = mr 2 2 2 2

(03)

Assim, para um corpo rgido, a energia cintica rotacional ser a soma das energias cinticas de todas as partculas que constituem o corpo.

1 2 n 2 Ecr = mi ri 2 i =1

(04)

Onde o termo entre parnteses se refere ao modo como a massa se distribui em torno do eixo de rotao. Este termo designa-se por momento de Inrcia (ou inrcia rotacional) I , do corpo em relao ao eixo de rotao, e um valor constante para uma dada geometria e eixo de rotao. Explicitando

I a partir de (04) temos que:

I = mi ri
i =1

(05)

Ecr =

1 2 I 2

(06)

Se o corpo rgido for constitudo por um elevado nmero de partculas adjacentes, este clculo feito atravs de um integral em ordem massa.

I = r 2 dm

(07)

Ou como encontrado em muitas literaturas

I = x 2 dm

(08)

S-ar putea să vă placă și