Sunteți pe pagina 1din 7

Ajude-nos a melhorar a Wikipdia fazendo uma doao.

O apelo participao na Wikimania j foi lanado. Entreguem as vossas apresentaes at 20 de Maio.

[Esconder] [Ajuda-nos com as tradues!]

Sursis
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Sursis um instituto de direito penal com a finalidade de permitir que o condenado no se sujeite execuo de pena privativa de liberdade de pequena durao, ou seja, permite que, mesmo condenada, uma pessoa no fique na cadeia. Sursis quer dizer suspenso, derivado de surseoir, que significa suspender. Se o juiz define o prazo de dois anos para o sursis, o condenado ficar durante esse perodo em observao. Se no praticar nova infrao penal e cumprir as determinaes impostas pelo juiz, este, ao final do perodo de prova, determinar o fim da pena. Se durante o perodo de prova houver revogao do sursis, o condenado cumprir a pena que se achava com a execuo suspensa.

ndice
[esconder]

1 Vantagens 2 Origem 3 Natureza 4 Finalidade 5 Perodo de prova 6 Benefcio 7 Sursis especial 8 Requisitos o 8.1 Requisitos objetivos o 8.2 Requisitos subjetivos 9 Sursis especial 10 Sursis simultneo 11 Condies legais o 11.1 Modificaes das condies 12 Revogao o 12.1 Revogao obrigatria o 12.2 Revogao facultativa o 12.3 Efeitos da revogao 13 Referncias

[editar] Vantagens
Muito se temia, em relao ao sursis, pois o condenado no ficava na cadeia, o que pareceria com impunidade e estimularia o condenado a praticar novos crimes. Na

prtica, porm, demonstrou-se serem infundados tais temores; ao contrrio, trouxe vantagens na aplicao da justia, por evitar o contato de rus condenados por pequenos crimes com delinqentes de grande periculosidade. Favoreceu at a certeza da punio, impedindo que juzes, temerosos de promiscuidade dos delinqentes nas prises, absolvessem freqentemente acusados de crimes leves e que nenhuma periculosidade apresentava. Nossos legisladores, ao adotarem a suspenso condicional da pena, aproximaram-se do sistema a que podemos chamar belga-francs, que consiste em o juiz proferir a condenao, suspendendo ao mesmo tempo a execuo penal por determinado prazo e mediante condies.

[editar] Origem
A suspenso condicional da pena, nos moldes da que possumos, surgiu na Frana com o projeto Brander de 26 de maio de 1884 que foi origem do chamado sistema continental europeu, ao qual nos filiamos. O artigo 77 do Cdigo Penal especifica que a pena pode ser suspensa. Isso significa que o juiz pode arbitrariamente suspender a pena ou negar a suspenso, de acordo com sua apreciao. De acordo com o sistema das nossas leis penais, o juiz tem liberdade de apreciao para decidir sempre que ele deve se pronunciar.

[editar] Natureza
Quanto natureza do instituto, ocorre ainda, que a de condio pessoal, j que a execuo da pena fica subordinada a acontecimento futuro, no cumprida a clusula imposta a indulgncia deixa de haver lugar executando-se a pena. Difere, portanto do indulto, que e perdo definitivo e da prescrio que consiste na perda do direito de agir pela negligencia. Com efeitos, a lei manda que se atenda aos antecedentes do condenado, no apenas os judiciais, mas tambm a vida pregressa, com os antecedentes familiares e sociais. Considera-se tambm, a personalidade, isto e, a ndole, os motivos, que so as razes por que a vontade se determina e que constituem a pedra de toque da personalidade e as circunstncias que rodeiam o delito e que se referem ao modo de agir, atitude durante o fato etc.

[editar] Finalidade
O sursis medida de poltica criminal, que tem o fim de estimular o condenado a viver, doravante de acordo com os imperativos sociais cristalizados na lei penal, donde logicamente para ser concedido necessrio haver convico de que a semente ser lanada em bom terreno.

[editar] Perodo de prova

No perodo de prova, no primeiro ano, o condenado dever prestar servios comunitrios (art.46 CP) ou submeter-se a limitao de fins de semana (art.48 CP). Portanto, no tocante as condies obrigatrias, o juiz dever, ao conceder o sursis, fazer a escolha entre as hipteses previstas nos 1 e 2 do art.78, c, impondo uma das trs para o primeiro ano. A prorrogao desse lapso de prova obrigatria, nos termos do 2 do art.81 do CP, sempre que durante esse perodo, o condenado estiver sendo processado.

[editar] Benefcio
O sursis se apresenta como direito pblico subjetivo do ru e tem carter sancionatrio. A fiscalizao do cumprimento das condies impostas atribuda ao servio social penitencirio patronato, conselho da comunidade ou instituio beneficiada com a prestao de servios, inspecionados pelo conselho penitencirio, pelo MP, ou ambos (art.158 3 LEP).

[editar] Sursis especial


Nos termos legais, a suspenso condicional da pena benefcio que permite no executar a pena privativa de liberdade, aplicada quando o condenado preenche determinados requisitos e se submete s condies estabelecidas na lei e pelo juiz. Nos termos do art. 77 do CP, a execuo da pena privativa de liberdade, no superior a dois anos, poder ser suspensa por 2 a 4 anos, desde que o condenado preencha determinados requisitos. Nos termos da lei vigente, existem agora duas espcies de suspenso condicional da pena.

I.O sursis simples; que tem como condio obrigatria a prestao de servios comunidade ou limitao de fim de semana. II. O sursis especial; em que tem como condio e substituio por uma ou mais de outras estabelecidas na lei prev a lei, o chamado sursis etrio, simples ou especial, que permite a concesso do beneficio aos condenados maiores de 70 anos, com um prazo de prova de 4 a 6 anos.

No se confunde a suspenso condicional da pena (sursis), com a suspenso condicional do processo instituto criado pelo art.89 da lei 9099 de 26 de junho de 1995, que dispe sobre os juizados especiais civis e criminais. Este se aplica, aos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, por proposta do Ministrio Pblico, antes do oferecimento da denncia e com prazo de 2 a 4 ano, desde que o condenado, no esteja sendo processado, ou no tenha sido condenado por outro crime, presente os demais requisitos que autorizam a suspenso condicional da pena previstos no art.77 do CP.

[editar] Requisitos
S pode obter a suspenso condicional da pena, o condenado que preencha os requisitos objetivos e subjetivos previstos no art.77 do CP.

[editar] Requisitos objetivos


Pressupostos objetivos so a natureza e a qualidade da pena (art.77 caput do CP) e o no cabimento da substituio por pena restritiva de direitos (art.77, III do CP). Em primeiro lugar, concede-se o sursis somente ao condenado a pena privativa de liberdade, veda-se expressamente a suspenso da execuo das penas de multa e restritiva de direitos (art.80 CP). Beneficiam-se, portanto somente os condenados, as penas de recluso, deteno e priso simples (nas contravenes). Permite-se a concesso do beneficio, a pena privativa de liberdade que no seja superior a dois anos, includa nesse limite a soma das penas aplicadas, em virtude de conexo ou continncia. Excedendo de dois anos, as penas cumulativamente aplicadas no pode o sentenciado ser beneficiado com o sursis, pouco importando, que qualquer delas, isoladamente consideradas no exceda o limite a que se refere o art.77 do CP. Para a concesso do sursis especial, menos oneroso que o comum, exige-se mais um requisito objetivo, ter o condenado reparado o dano, causado pelo crime, salvo se estiver impossibilidade de faz-lo (art.77 2 do CP). Exigindo-se, por fim, que sejam inteiramente favorveis ao condenado as circunstncias do art.59 do CP, entre os quais esto alguns de carter objetivo, como as conseqncias do crime, o comportamento da vtima ou outras que o juiz entender pertinentes.

[editar] Requisitos subjetivos


Os requisitos subjetivos (i.e., queles que dizem respeito ao agente) da suspenso condicional da pena esto previstos no art.77, I e II do CP. Em primeiro lugar, necessrio que o condenado no seja reincidente em crime doloso. De acordo com o art. 63 do CP, s h reincidncia nos casos em que o agente comete novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que condenar o agente. Assim, possvel que a suspenso condicional da pena seja aplicada ao ru que j foi anteriormente condenado, desde que a sentena condenatria (do crime antecedente) transite em julgado aps o cometimento do crime pelo qual est sendo julgado e com base no qual se est concedendo o sursis. Nesses casos, bom que se antecipe, tratandose de condenao por crime doloso, o sursis dever ser obrigatoriamente revogada (art. 81, I do CP); e, tratando-se de condenao por crime culposo, por contraveno, a revogao do sursis ser facultativa (art. 81, 1 do CP). Vale lembrar que possvel a concesso quele que, condenado anteriormente, s cometeu o ilcito (com base no qual o sursis poder ser concedida) aps o decurso do prazo de cinco anos, contados a partir da data do cumprimento ou extino da pena do delito antecedente, computado o tempo do sursis ou do livramento condicional anteriores (art. 63 do CP).

O sursis tambm poder ser concedida ao condenado reincidente em crime culposo, independentemente de ambos os crimes (antecedente e posterior) ou s um deles configurar crime de tipo culposo. O segundo pressuposto subjetivo reporta-se culpabilidade, aos antecedentes, conduta social e personalidade do agente, bem como, aos motivos e s circunstncias (art.77, II do CP). Dessa forma, mesmo que o agente no seja reincidente, condenaes anteriores ou envolvimento em inmeros processo-crimes podem, se assim o entender o juiz, impossibilitar a concesso da suspenso condicional da pena.

[editar] Sursis especial


Para a concesso do sursis especial, alm de tudo, exige-se que as circunstancias do art.59 do cdigo penal sejam inteiramente favorveis, ao condenado (art.78 2 do CP). A segunda espcie de suspenso condicional da pena prevista pelo artigo e o chamado sursis especial, quando as circunstncias do crime forem totalmente favorveis ao condenado e tiver ele reparado o dano causado pelo crime, quando possvel faze-lo, sem tal reparao e inadmissvel a concesso do benefcio especial. Concedido tal benefcio fica o condenado sujeito obrigatoriamente, as condies do art.78 2 alneas a, b, c. Isso significa dizer que, e vedada a, aplicao de condies que importem em violao aos direitos fundamentais da pessoa humana ou se encontre subordinadas a fatores alheios ao condenado.

[editar] Sursis simultneo


Nada impede que uma pessoa possa, obter duas ou mais vezes, sucessivamente, a suspenso condicional das penas a ela impostas, diante da adoo do critrio da pluralidade para o efeito da reincidncia, decorridos mais de cinco anos, entre o cumprimento ou a extino da pena (art.64, I do CP). Tambm possvel a concesso sucessiva ainda que no decorridos os cinco anos, ou seja, mesmo que o condenado seja reincidente, quando um ou ambos os crimes forem culposos.

[editar] Condies legais


Algumas leis, especificam, minuciosamente as condies a que fica subordinado o beneficio do sursis, e que no obedecidas podem causar a revogao do beneficio. A lei penal brasileira estabelece um sistema em que, alm das condies legais expressamente mencionadas ou decorrentes implicitamente do texto, podem ser impostas outras a critrio do juiz e que, por isso so chamadas condies judiciais.

[editar] Modificaes das condies


Pode o juiz, a qualquer tempo, modificar as condies e regras estabelecidas na sentena, em que se concede a suspenso condicional da pena.

Pode ocorrer que o sentenciado, perante a entidade fiscalizadora ou se dirigindo diretamente ao juiz, faa sentir a necessidade, de alterao de qualquer das condies especificas originariamente. Em qualquer das hipteses de alterao, obrigatrio que seja ouvido previamente o condenado, que poder apresentar sua verso dos fatos, justificar suas atitudes, apontar as razes para a modificao pretendida ou cancelamento de uma condio judicial. As alteraes devem ser comunicadas ao condenado em audincia especialmente designada, procedendo-se a nova advertncia.Tendo em vista, o princpio da proibio reformatio in pejus, no pode o juiz alterar as condies do sursis para efeitos de impor situao mais gravosa ao condenado. No sursis especial, pode-se impor entre outras condies a proibio ao condenado de ausentar-se da comarca onde reside sem prvia autorizao do juiz, o condenado que esteja submetido a suspenso condicional da pena no pode mudar de residncia sem a devida comunicao, essa restrio decorre da prpria natureza do benefcio, j que o condenado est submetido, a fiscalizao do cumprimento das condies impostas. O prazo do sursis comea a correr da audincia admonitria, conta-se o dia do incio, j que se trata de matria de direito penal (art.10 do CP). O prazo fatal e improrrogvel, salvo nas hipteses previstas expressamente no art.81 2 e 3 do CP.

[editar] Revogao
A suspenso da pena condicional e, assim, pode ser revogada se no forem obedecidas as condies, nos termos em que a lei estabelecer devendo o sentenciado nessa hiptese, cumprir integralmente a pena que lhe foi imposta. Existem causas de revogao obrigatria e de revogao facultativa do sursis.

[editar] Revogao obrigatria


A primeira causa de revogao obrigatria ocorre quando o beneficirio, no curso do prazo, e condenado, em sentena irrecorrvel, por crime doloso (art.81, I do CP). A segunda causa de revogao obrigatria do sursis ocorre quando o beneficirio frustrar, embora solvente a execuo da pena de multa (art.81, II segunda, hiptese do CP). Comprovada a impossibilidade de revogao, por dificuldades econmicas ou outra causa no se pode revogar o benefcio. Por fim, revoga-se obrigatoriamente o sursis, quando o condenado descumpre a condio do art.78 1 do CP: "No primeiro ano do prazo, dever o condenado prestar servios comunidade (Art. 46) ou submeter-se limitao de fim de semana (Art. 48)". Diante da nova redao do art.51 do CP, no h como substituir a frustrao da execuo da pena de multa como causa obrigatria de revogao da suspenso condicional da pena.

[editar] Revogao facultativa


As causas de revogao facultativa do sursis esto previstas no art.81 1 do CP. Pode a suspenso ser revogada, em primeiro lugar se o condenado deixar de cumprir qualquer das condies impostas. Refere-se a lei s condies jurdicas previstas no art.79 do CP, bem como aquelas escolhidas pelo magistrado entre as do art.78 2 do CP quando, de concesso do sursis especial. A condenao irrecorrvel por crime doloso e do descumprimento da prestao de servios, a comunidade ou limitao de fim de semana, acarretam a revogao obrigatria do beneficio.

[editar] Efeitos da revogao


O condenado deve cumprir as condies durante o perodo de prova. Se no as cumpre, revoga-se o sursis, devendo cumprir por inteiro a pena privativa de liberdade que se encontrava com a sua execuo suspensa. O sursis uma forma de execuo da pena de modo que durante a sua vigncia a sentena penal produz efeitos que perduram at a reabilitao. O perodo de prova consiste no lapso temporal durante o qual o condenado ficar obrigado ao cumprimento das condies impostas, como garantia de sua liberdade.

[editar] Referncias

Sursis (atualmente em fase de reelaborao)

S-ar putea să vă placă și