Sunteți pe pagina 1din 5

IV

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS UNIMONTES 08 11 DE AGOSTO DE 2012

GEOGRAFIA DA PRODUO DE ENERGIA ELTRICA NO VALE DO JEQUITINHONHA: O DESENVOLVIMENTO E SUAS CONTRADIES

Samuel Ferreira da Fonseca Graduando em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES samuelsig@ymail.com Sara Moreira Santos Graduada em Cincias Biolgicas pela Universidade do Estado da Bahia UNEB biologasarah@hotmail.com Danniella Carvalho dos Santos Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES dannillacarvalho@gmail.com

RESUMO Este trabalho tem por objetivo apresentar o contexto da produo de hidroeletricidade na regio de Gro Mogol-MG inserida no vale do rio Jequitinhonha, apresentando as contradies do suposto desenvolvimento. Uma vez que essa regio agrupada no polgono das secas e apresenta baixo ndice pluviomtrico quando comparada com as demais regies mineiras. Utilizou-se como metodologia a reviso de literatura que aborda a produo de energia hidroeltrica considerando que a referida rea apresenta certa singularidade no que tange a produo de energia. Realizou se uma pesquisa em campo em forma de visita tcnica que vislumbrou na observao dos aspectos geomrficos que determinaram a construo da UHE (Usina Hidreltrica) na localidade especfica e coleta de informaes sobre a mesma. Portanto essa abordagem culminou em um levantamento bibliogrfico que aborda a problemtica da construo de Hidreltricas no pas, que em muitas das vezes no considera fatores como: cultura, historicidade da regio dentre demais variveis que implicam na construo do empreendimento. E nem sempre representa desenvolvimento para a populao geral. Palavras-Chave: Hidreltrica, Irap, Gro Mogol, Vale do Jequitinhonha.

IV

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS UNIMONTES 08 11 DE AGOSTO DE 2012

INTRODUO

A apropriao dos recursos naturais pelo ser humano (O homem) nesse inicio de sculo tem ocorrido de maneira bastante impertinente. Com suas mais variadas formas de dominar a natureza a humanidade tem procurado o caminho da sobrevivncia. Uma das invenes revolucionrias ps-fogo acreditamos ser a condio de produzir energia eltrica. Desse modo foram necessrias vrias etapas para obter o que se tem hoje como conforto e comodidade. Conforme Burattini, (2008, p. 45) "O estudo moderno da eletricidade teve seu inicio quando, em 1800, o italiano Alessandro Volta construiu a primeira pilha". Da em diante vem se levantando hipteses e mais hiptese para garantir melhores formas possveis de vida, o que obriga a aplicao de grandes investimentos. Nesse contexto aparecem as maneiras de utilizao dos recursos naturais visando melhor qualidade de vida, e, no Brasil, das diversas fontes utilizadas a que at ento vem sendo mais explorada a hidroeletricidade. Pois so construdas UHEs (Usinas Hidreltricas), em maior nmero que os demais sistemas geradores de energia. Por vrios motivos dos quais se destacam: os recursos hdricos em abundancia, superfcies geomorfolgicas apropriadas em grande nmero de rios de planalto que so propcios para as usinas. As UHEs so geralmente empreendimentos de alto custo, por isso no se faz investimentos ao acaso quando se trata de construo de grandes usinas. Nesse prisma esse trabalho tem por objetivo apresentar o contexto da produo de eletricidade por meio de usina hidreltrica na regio de Gro Mogol-MG, vale do Jequitinhonha e a contradio vigente quanto a um enfoque sociocultural.

IV

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS UNIMONTES 08 11 DE AGOSTO DE 2012

METODOLOGIA

Para construo deste foram utilizadas duas etapas distintas a primeira foi a visita tcnica a UHE de Irap, no municipio de Gro Mogol-MG, da qual foi possvel verificar aspectos como: geomorfologia da rea pesquisada, tipo de vegetao e por intermdio de informao de funcionrio da CEMIG (Companhia de Energia de Minas Gerais) adquirir dados referenciais. A segunda fase constituiu da reviso de literatura pertinente a temtica verificando em artigos cientficos e dissertaes a validade dos dados. Posteriormente foram organizados os dados, resultando neste paper.

LOCALIZAAO

O Vale do Jequitinhonha esta inserido na regio sudeste do Brasil. No contexto estadual o mesmo integra a regio nordeste de Minas Gerais e extremo Sul da Bahia. Est ainda inserido na grande bacia hidrogrfica do Atlntico leste. De acordo com Zucarelli, (2006) a UHE de Irap se encontra entre os municpios de Berilo, Gro Mogol, Cristlia, Jos Gonalves de Minas, Leme do Prado e Turmalina.

RESULTADOS E DISCUSSES

A UHE de Irap, conforme Zhouri e Oliveira, (2007) j estava prevista desde 1980 quando surgiu o projeto Novo Jequitinhonha, o qual visava a construo de barragens para irrigao e fornecimento de energia. Portanto vale ressaltar que a usina de Irap possui capacidade de abastecer mais de 1 milho de famlias, mas, estaria essa energia beneficiando a classe dos mais necessitados? Seria ela a galinha dos ovos de ouro do vale do Jequitinhonha? Tal problematizao ganha espao medida que se coloca a investigar o destino da energia que produzida e para quem esto indo os maiores benefcios que esta trouxe supostamente para a regio em que se instalou.

IV

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS UNIMONTES 08 11 DE AGOSTO DE 2012

Para Zucarelli, (2006) na concretizao do empreendimento foram deslocadas 5.000 pessoas que habitavam as margens do Jequitinhonha e seus afluentes. Da nossa indagao incessante, existe produo de energia de forma sustentvel? Ou seria essa a idia de desenvolvimento que essa populao almejava? Indagaes como essas ficaro em pauta at que se inicie um tempo de economia realmente sustentvel e capaz de evoluir sem perder os traos de humanidade. A bacia do Jequitinhonha (rio represado para a UHE) abrange 70 municpios na sua rea no estado de Minas Gerais (Ferreira, 2011). Desta forma a localizao da UHE de Irap constri a possibilidade de aes que configurem a funo (a nosso ver) de abastecer os municpios locais visando diminuir os custos e aumentar os benefcios quanto ao consumo de energia eltrica.

CONCLUSES

Mediante os fatos percebemos a contradio instalada no contexto da produo de energia eltrica em Irap, uma vez que todos os municpios englobados na problemtica da inundao devem receber determinada ateno. Incluindo as comunidades tradicionais que foram realocadas. Ciente de que algumas comunidades receberam e recebem ateno do Estado junto a CEMIG este trabalho apenas apresenta alguns pontos de uma problemtica que pode ser analisada com mais cautela e acurcia. Tratando da questo sociocultural da rea pertinente ao alagamento com o bojo de suas aes e contradies.

IV

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS UNIMONTES 08 11 DE AGOSTO DE 2012

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS:

BURITTINI, Maria de Paula T. de Castro. 2008. Energia: uma abordagem multidisciplinar. So Paulo, Editora Livraria de Fsica. 1 Ed. FERREIRA, V. O. Aspectos Litoestruturais e de Relevo na Bacia do rio Jequitinhonha em Minas Gerais: Subsdios para Gesto de Recursos Hdricos. Disponvel em www.geo.ufv.br/simposio/simposio/trabalhos/trabalhos.../098.pdf acessado aos 17/05/2011 ZHOURI, Andria e OLIVEIRA, Raquel. Desenvolvimento, conflitos sociais e violncia no Brasil rural: o caso das usinas hidreltricas. IN_Ambiente & Sociedade Campinas v. X, n. 2. p. 119-135. jul.-dez. 2007 Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/asoc/v10n2/a08v10n2.pdf Acessado aos19/05/2011 ZUCARELLI, Marcos Cristiano. 2006. Estratgias de viabilizao poltica da usina de Irape: o (des) cumprimento de normas e o ocultamento de conflitos no licenciamento ambiental de hidreltricas. Dissertao (Mestrado em Sociologia). Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas. UFMG.

S-ar putea să vă placă și