Sunteți pe pagina 1din 2

PRONOME e VERBO CESPE/UnB MPE/PI ANALISTA MINISTERIAL 2012 1- No trecho somado aos que vinham sendo realizados nos

nos ltimos anos,o elemento aos poderia ser corretamente substitudo por queles. CESPE/UnB STJ TODOS OS CARGOS 2012 2- A partcula se, em Tratava-se ento de uma biblioteca imaginria... e em ...o lugar em que se encontravam centenas de milhares de rolos..., classifica-se como pronome reflexivo e retoma, respectivamente, uma biblioteca imaginria e centenas de milhares de rolos. CESPE/UnB STJ ANALISTA JUDICIRIO 2012 3- Na linha7 (... biblioteca imaginria, cujos livros...), cujos expressa uma relao de posse. CESPE/UnB EBC GESTOR DE ATIVIDADE JORNALSTICA 2011 Texto1 So Paulo, 18 novembro 1925. Carlos, D-se isto: ontem me apareceu um dos redatores da Noite do Rio aqui em casa e alm de me pedir uma entrevista pra tal props o seguinte:a Noite organiza um Ms Modernista. Durante um ms todos os dias o jornal publicar um artiguete de meia coluna assinado por um modernista qualquer. O artiguete poder ser crtica, fantasia, versos, o que a gente quiser. Pagam 50$ por artigo. Os escolhidos so: Manuel Bandeira e Prudente de Morais no Rio, eu e Srgio Milliet em So Paulo, voc e o Martins de Almeida em Minas. Me mande com absoluta urgncia uma linha sobre isto falando que aceitam, pra eu dispor as coisas logo. Estou esperando. Ciao. Mrio Texto2 Belo Horizonte, 20 novembro 1925. Mrio, Salve. Recebi hoje tua expressa fazendo o amvel e gostoso convite para escrever umas besteiras na Noite. Aceito. O Martins de Almeida, avisado, tambm aceitou. Diga para quando a joa, que estamos prontos. E desde j te agradeo o reclame e os cobres, pois estou certo que foi voc que se lembrou do meu nome. Depois escreverei mais longamente. Um abrao forte do Carlos 4- Os dois textos diferem quanto colocao dos pronomes tonos: no texto 1, a colocao livre, alternando-se usos prescritos e no prescritos pela norma culta; no texto 2, a posio dos pronomes tonos est de acordo com a norma culta.

CESPE/UnB ANALISTA DE CORREIOS (LETRAS) 2011 5- A colocao pronominal em caracteriza-se (Essa revoluo caracteriza-se simultaneamente por uma srie...) indica a escolha dos autores por um registro mais formal de linguagem; o emprego desse pronome antes da forma verbal, alm de caracterizar desrespeito s regras gramaticais do registro padro da linguagem, representaria, no contexto, uso inadequado da linguagem, dado o carter institucional do texto. CESPE/UnB CNPQ ANALISTA CINCIA TECNOLOGIA JR. 2011 6- Devido estrutura sinttica em que ocorrem,o emprego dos pronomes aps o verbo em ensinounos (A cincia moderna ensinou-nos...) e em tornarse (...ao tornar-se...) obrigatrio; por isso, a correo gramatical do texto seria prejudicada se esses pronomes fossem utilizados como em se constitui (... s se constitui...). CESPE/UnB MPU TCNICO ADMINISTRATIVO 2010 7- Na linha 10, o deslocamento do pronome "se" para imediatamente aps a forma verbal "concretizar"- no dever concretizar-se -no prejudicaria a correo gramatical do texto. CESPE/UnB ANTAQ TCNICO EM REGULAO 2009 8- O deslocamento do pronome tono para depois do verbo, em "se torna"(Em termos de segurana, a frota se torna um apoio fundamental para...), escrevendo-se torna-se, provocaria erro gramatical no texto. CESPE/UnB DPF AGENTE DA POLCIA FEDERAL 2009 9- Na linha 4, para se evitar a sequncia "ns nos",o pronome tono poderia ser colocado depois da forma verbal "fazemos", sem que a correo gramatical do trecho fosse prejudicada, prescindindo-se de outras alteraes grficas. CESPE/UnB INSTITUTO RIO BRANCO DIPLOMATA 2009 10- No trecho "e que se tornaram imperceptveis no espao homogneo da escrita", seria admissvel, de acordo como padro escrito da lngua portuguesa, a colocao do pronome "se" aps a forma verbal "tornaram". CESPE/UnB STF ANALISTA JUDICIRIO 2008 11- A funo sinttica exercida por "a mim mesmo", em "Tratarei a mim mesmo corresponde a me e, por essa razo, tambm seria gramaticalmente correta a seguinte redao: Tratarei-me.

CESPE/UnB IRBr DIPLOMATA 2012 12- Da combinao inusitada do verbo morrer, flexionado no pretrito perfeito do indicativo, com a expresso adverbial desde pequena (Eu sei morrer. Morri desde pequena.) infere-se uma compreenso da morte diferente da que estaria implcita caso tivesse sido empregada a locuo verbal Venho morrendo. Fragmento de texto (...) Era... embarcou... ia... (...) aceitaram... queriam... vieram... (...) 13- No segundo e no quarto pargrafos do texto, emprega-se o presente do indicativo com a mesma finalidade: a de realar fatos ocorridos no passado. CESPE/UnB PF AGENTE 2012 Fragmento do poema grandes oportunistas... que calculais...(...)/ personagens solenes (...)/ soberbos titulares 14- No poema, que apresenta uma denncia de atos de abuso de poder, foram utilizados os seguintes recursos que permitem que a poeta se dirija diretamente a um interlocutor: emprego de vocativo nos versos 1, 9 e 33 e de verbos na segunda pessoa do plural, todos no imperativo afirmativo. CESPE/UnB TCDF AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO 2012 15- A substituio das formas verbais ordena, recomenda, deita, erige e tilinta por ordenou, recomendou, deitou, erigiu, e tilintou, respectivamente, no acarretaria prejuzo sinttico nem semntico ao texto. CESPE/UnB MPE/PI ANALISTA MINISTERIAL 2012 Fragmento de texto Vestidos de palhao, eles aproveitam o tempo dos carros parados no semforo para cumprir essa misso. Com cartazes educativos, ocupam a faixa de pedestres, fazem performances e brincam com os motoristas. 16- Sem prejuzo semntico para o texto, as formas verbais fazem e brincam poderiam ser substitudas pelas formas fazendo e brincando, respectivamente. CESPE/UnB TJ/ES ANALISTA JUDICIRIO (LETRAS) 2011 17- Na linha 11(A indispensabilidade da teoria poltica viria dessa necessidade de autoconhecimento dos indivduos),o uso do futuro do pretrito em viria sugere a inteno do autor em manter distanciamento em relao ideia da necessidade de autoconhecimento dos indivduos. 18- A substituio da forma verbal tornava (... tinha suas fraquezas e imperfeies, mas sabia que isso no o tornava menos humano e digno) por tornasse preservaria as regras gramaticais bem como a coeso e a coerncia do texto.

19- O emprego das formas verbais no subjuntivo fssemose tomasse deve-se presena do elemento gramatical Se (Se ns... fssemos... tomasse...). CESPE/UnB STM ANALISTA JUDICIRIO 2011 20- A forma verbal apreenderem (... aps policiais... apreenderem... mais de duzentas pastas...) poderia ser corretamente substituda pela forma verbal composta terem apreendido. CESPE/UnB CORREIOS ANALISTA (LETRAS) 2011 21- Estaria mantida a correo gramatical se as formas verbais so formuladas e Privilegiou-se fossem substitudas, respectivamente, por formulam-se e foi privilegiada. 22- Se, na linha 18 (Se nos apressarmos a dizer... a noo de memria coletiva poder...) , a conjuno Se fosse substituda por Caso, deveria ser alterado o tempo e mantido o modo verbal empregado na orao condicional. 23- A locuo verbal havia imprimido pode ser substituda por imprimira, sem prejuzo para a correo gramatical e para o sentido do texto. CESPE/UnB FUB MDICO 2011 24- Na orao que tenha sido completamente formada na era da Internet, a forma verbal tenha poderia ser substituda por haja, sem alterao do sentido ou da correo gramatical do texto. CESPE/UnB TJ/ES ANALISTA (DIREITO) 2011 25- No trecho Se Mubarak casse,o que viria em seu lugar, estaria mantida a correo gramatical do texto caso se substitussem as formas verbais cassee viria por cair e vir, respectivamente. GABARITO 1- C / 2- E/ 3- C / 4- C / 5- E/ 6- E/ 7- C / 8-E / 9- E/ 10E/ 11- E/ 12- C / 13- E/ 14- E/ 15- C / 16- C / 17- C 18E/ 19- C / 20- C / 21- C / 22- C / 23- C / 24- C / 25- C.

S-ar putea să vă placă și