Sunteți pe pagina 1din 60

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 Prof. RICARDO GOMES

Prezados(as) Alunos(as)!

Neste 5 encontro estudaremos os 2 ltimos assuntos da parte terica de Direito Eleitoral (Apurao e Diplomao). Foi bastante rpido nosso estudo at agora, no verdade pessoal? isto que tenho proposto a vocs, um curso prtico, direto e sem rodeios. Vamos focar noss estudos nestes pontos quentes do Edital, lendo e relendo as Aulas e a Legislao, pois assim certamente iremos ter sucesso na prova de Direito Eleitoral.

Agora vamos aos estudos!

QUADRO SINPTICO DA AULA:

1. Apurao: rgos apuradores, apurao nas Juntas Eleitorais, nos Tribunais Regionais e no Tribunal Superior Eleitoral; 2. Diplomao dos eleitos: natureza competncia para diplomar e fiscalizao. jurdica,

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES

7. APURAO.

Consideraes iniciais. Apesar de j ter relatado, repiso que a votao por cdulas e apurao manual de votos, previstos no Cdigo Eleitoral e exigidos no nosso Edital do TRE/RN e Resoluo n 14, somente ser utilizada de forma subsidiria, no sendo mais o principal mecanismo utilizado pela Justia Eleitoral como sistema de votao e totalizao dos votos. Nesse sentido o que dispe o art. 82 da Lei n 9.504/97: Art. 82. Nas Sees Eleitorais em que no for usado o sistema eletrnico de votao e totalizao de votos, sero aplicadas as regras definidas nos arts. 83 a 89 desta Lei e as pertinentes da Lei 4.737, de 15 de julho de 1965 - Cdigo Eleitoral. Assim, as normas sobre apurao que iremos estudar a partir de agora, previstas no Cdigo Eleitoral, referem-se apurao manual, aplicveis apenas quando no puder ser utilizado o procedimento eletrnico e quando autorizado pelo TSE. Friso que o procedimento eletrnico em voga tem normatizao prpria, diversa da que iremos detalhar.

7.1. rgos Apuradores.


A Apurao da Eleio o ato por meio do qual o contedo, depositado nas urnas convencionais ou digitado nas urnas eletrnicas, conhecido e computado por junta eleitoral especialmente designada para este fim. quando a vontade do eleitorado, que fora manifestada no momento da votao, quanto aos candidatos que deveriam ser eleitos, conhecida, preservando-se o anonimato do eleitor. 1
ELEIO, apurao. In: FARHAT, Sad. Dicionrio parlamentar e poltico: o processo poltico e legislativo no Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Fundao Peirpolis, 1996. p. 323-328.
1

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES at intuitivo pensar que a competncia para apurao dos resultados das eleies seja conferida aos rgos da Justia Eleitoral, no verdade? Mas como divida dentro da Justia Eleitoral esta competncia apuratria? Conforme dispe o Cdigo Eleitoral, a apurao compete aos seguintes rgos jurisdicionais: 1) Juntas Eleitorais nas eleies realizadas na Zona sob sua jurisdio (Eleies Municipais cargos de Prefeito, Vice e Vereadores); 2) Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) nas eleies para Governador, Vice-Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual, de acrdo com os resultados parciais enviados pelas Juntas Eleitorais (so eleies ocorridas no mbito estadual); 3) Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleies para Presidente e Vice-Presidente da Repblica, pelos resultados parciais remetidos pelos TREs.

7.2. Apurao nas Juntas Eleitorais.


Conceito de Juntas Eleitorais. Professor, no lembro exatamente quem so os componentes das Juntas Eleitorais! Na realidade, no sei o que uma Junta Eleitoral?! Calma! Rsrs. Ajudo vocs! Como estamos estudando o assunto APURAO, nada mais pertinente do que discorremos sobre as Juntas Eleitorais, pois estas foram institudas para, principalmente, realizarem a apurao e contagem dos votos. Dentre as suas atribuies, constam as de resolver impugnaes de candidatos e partidos sobre os trabalhos da contagem e apurao, de expedir diplomas para os eleitos para cargos Municipais, etc.
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES Com o advento da votao eletrnica, as Juntas Eleitorais vem perdendo a razo de sua existncia entre as atividades da Justia Eleitoral. Todavia, ainda so cobradas em concursos, principalmente os da FCC. As Juntas Eleitorais so rgos colegiados de 1 instncia da Justia Eleitoral, compostos de: a) 1 Juz de Direito (Presidente da Junta); b) 2 ou 4 Cidados de notria idoneidade. O Presidente do TRE nomear os membros das Juntas Eleitorais em at 60 dias antes da eleio e designar sua sede, depois da aprovao do TRE. Os Juzes Eleitorais presidentes das Juntas podero nomear escrutinadores e auxiliares para ajud-lo nos trabalhos desenvolvidos pelo rgo.

Competncia das Juntas Eleitorais. Vamos ento detalhar melhor a competncia formal das Juntas Eleitorais: a) apurar, no prazo de 10 (dez) dias, as eleies realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdio. Principal funo das Juntas: apurao das eleies! b) resolver as impugnaes e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apurao; Todas as impugnaes de partidos e candidatos durante o pleito, contagem de votos e apuraes devero ser encaminhadas Junta Eleitoral. c) expedir os boletins de apurao mencionados no Art. 179; d) expedir diploma aos eleitos para cargos municipais. So as Juntas Eleitorais quem expedem DIPLOMA para os Cargos MUNICIPAIS! Caso exista mais de 1 Junta Eleitoral no Municpio, a expedio de Diplomas ser feita pela Junta em que for Presidente o Juiz Eleitoral mais antigo. Art. 40. Compete Junta Eleitoral:
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES I - apurar, no prazo de 10 (dez) dias, as eleies realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdio. II - resolver as impugnaes e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apurao; III - expedir os boletins de apurao mencionados no Art. 178; IV - expedir diploma aos eleitos para cargos municipais. Pargrafo nico. Nos municpios onde houver mais de uma junta eleitoral a expedio dos diplomas ser feita pelo que for presidida pelo juiz eleitoral mais antigo, qual as demais enviaro os documentos da eleio.

Incio da Apurao. A apurao dos votos poder ser iniciado a partir das 17 HORAS do DIA DA ELEIO, to logo sejam recebidas as Urnas pela Junta Eleitoral. Nestas eleies de 2010, depois das 17 HORAS do dia 03 de Outubro, ser dado incio apurao e da totalizao dos resultados. Com efeito, a apurao poder ser prolongada at o mximo de 10 DIAS aps as Eleies. Assim, nas eleies de 2010, o ltimo dia para concluso dos trabalhos de apurao pelas juntas eleitorais e remessa ao Tribunal Regional Eleitoral dos documentos a ela referentes o dia 13 de Outubro. Neste caso, est parcialmente revogado o caput do art. 159 do Cdigo Eleitoral pelo art. 14 da Lei n 6.996/82, pois aquele dispositivo previa que a apurao apenas comearia no dia seguinte ao das eleies: Cdigo Eleitoral Art. 159. A apurao comear no dia seguinte ao das eleies e, salvo motivo justificado, dever terminar dentro de 10 (dez) dias. Lei n 6.996/82 Art. 14. A apurao poder ser iniciada a partir do recebimento da primeira urna, prolongando-se pelo tempo necessrio, observado o prazo mximo de 10 (dez) dias.
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES Pargrafo nico. Ultrapassada a fase de abertura da urna, as cdulas programadas para a apurao atravs da computao sero eletronicamente processadas, caso em que os partidos podero manter Fiscais nos locais destinados a esse fim.

Dado o ponta p inicial na apurao, esta no pode parar! Os trabalhos apuratrios NO sero interrompidos aos sbados, domingos e dias feriados, devendo a Junta funcionar das 8 (oito) s 18 (dezoito) horas, pelo menos. Vale mencionar que se for iniciada a qualquer momento a apurao de uma determinada e especfica Urna, esta deve ser concluda, no podendo ser interrompida. Caso o prazo de at 10 DIAS aps as eleies e os prazos de funcionamento da Junta Eleitoral no possam ser observados, tal fato dever ser imediatamente justificado perante o TRE, mencionando-se as horas ou dias necessrios para o adiamento que NO poder exceder a 5 (cinco) DIAS. Se este prazo de prorrogao no for cumprido, a apurao passa para competncia do TRE, pois a Junta Eleitoral perde a competncia de prosseguir na apurao. Art. 159. A apurao comear no dia seguinte ao das eleies e, salvo motivo justificado, dever terminar dentro de 10 (dez) dias. 1 Iniciada a apurao, os trabalhos no sero interrompidos aos sbados, domingos e dias feriados, devendo a Junta funcionar das 8 (oito) s 18 (dezoito) horas, pelo menos. 2 Em caso de impossibilidade de observncia do prazo previsto neste artigo, o fato dever ser imediatamente justificado perante o Tribunal Regional, mencionando-se as horas ou dias necessrios para o adiamento que no poder exceder a cinco dias. 3 Esgotado o prazo e a prorrogao estipulada neste artigo ou no tendo havido em tempo hbil o pedido de prorrogao, a respectiva Junta Eleitoral perde a competncia para prosseguir na apurao devendo o seu presidente remeter, imediatamente ao www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Ricardo Gomes

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES Tribunal Regional, todo o material relativo votao. 4 Ocorrendo a hiptese prevista no pargrafo anterior, competir ao Tribunal Regional fazer a apurao. 5 Os membros da Junta Eleitoral responsveis pela inobservncia injustificada dos prazos fixados neste artigo estaro sujeitos multa de dois a dez salrios-mnimos, aplicada pelo Tribunal Regional. (as multas eleitorais no so mais indexadas com base no salrio-mnimo; agora so calculadas com base na UFIR) Art. 163. Iniciada a apurao da urna, no ser a mesma interrompida, devendo ser concluda. Pargrafo nico. Em caso de interrupo por motivo de fora maior, as cdulas e as folhas de apurao sero recolhidas urna e esta fechada e lacrada, o que constar da ata.

Diviso da Junta em TURMAS. Em razo do nmero de Urnas a serem apuradas, a Junta poder ser divida em at 5 TURMAS, todas presididas por algum dos seus componentes (Presidentes das Turmas: o Juiz e os 2 ou 4 Cidados). Eventuais dvidas levantadas nas Turmas sero decididas por maioria de votos dos membros da Junta, no podendo ser decididas autonomamente pelas Turmas. Art. 160. Havendo convenincia, em razo do nmero de urnas a apurar, a Junta poder subdividir-se em TURMAS, at o limite de 5 (cinco), todas presididas por algum dos seus componentes. Pargrafo nico. As dvidas que forem levantadas em cada turma sero decididas por maioria de votos dos membros da Junta.

Fiscais perante as Juntas Eleitorais. Os Partidos Polticos podero realizar o credenciamento de FISCAIS perante as Juntas Eleitorais para fiscalizar os trabalhos de apurao dos votos. O nmero de mximo para credenciamento de at 3 (trs)
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES FISCAIS por partido/Junta Eleitoral. Isto , cada Partido poder credenciar 3 Fiscais para fiscalizar a apurao em cada Junta Eleitoral. Ademais, se ocorrer a diviso da Junta em Turmas, a Lei autoriza que cada partido credencie tambm at 3 Fiscais para cada Turma. No entanto estes fiscais devem revezar-se na fiscalizao dos trabalhos, ou seja, no ficaro os 3 ao mesmo tempo fiscalizando. Assim, NO permitida a atuao simultnea de mais de um fiscal de cada partido na Junta Eleitoral ou Turma. Ainda, o Cdigo assegura aos Partidos o direito de credenciarem mais de 1 (um) DELEGADO perante a Junta Eleitoral. No entanto, ressalva que durante a apurao somente poder fiscalizar 1 Delegado de cada vez por Junta Eleitoral. Art. 161. Cada PARTIDO poder credenciar perante as Juntas at 3 (trs) FISCAIS, que se revezem na fiscalizao dos trabalhos. 1 Em caso de diviso da Junta em TURMAS, cada partido poder credenciar at 3 (trs) fiscais para cada turma. 2 No ser permitida, na Junta ou turma, a atuao de mais de 1 (um) fiscal de cada partido. Art. 162. Cada PARTIDO poder credenciar mais de 1 (um) delegado perante a Junta, mas no decorrer da apurao s funcionar 1 (um) de cada vez.

O art. 87, caput, da Lei n 9.504/97 assegura aos Fiscais e Delegados dos Partidos o direito de postarem-se a uma distncia NO superior a 1 (um) metro da MESA, como forma de garantir a lisura do processo de apurao e contagem dos votos. Caso no seja respeitado este direito, poder ser impugnado o resultado da urna antes da apresentao do boletim de urna. O Boletim de Urna, em sntese, um documento emitido em cada seo aps a concluso da votao, com as informaes sobre a apurao: total de votos por partido, total de votos por candidato, total de votos em branco, total de comparecimento em voto e total de nulos, identificao da seo e zona eleitoral, hora do encerramento da eleio, etc.
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES Art. 87. Na apurao, ser garantido aos fiscais e delegados dos partidos e coligaes o direito de observar diretamente, a distncia no superior a um metro da mesa, a abertura da urna, a abertura e a contagem das cdulas e o preenchimento do boletim. 1 O no-atendimento ao disposto no caput enseja a impugnao do resultado da urna, desde que apresentada antes da divulgao do boletim.

Abertura da Urna. A Junta Eleitoral dever adotar as seguintes providncias antes que seja aberta a Urna: 1) se h indcio de violao da urna; 2) se a Mesa Receptora se constituiu legalmente; 3) se as folhas individuais de votao (listas de eleitores da seo) e as folhas modlo 2 (dois) so autnticas; Observo que estas folhas individuais de votao previstas ao longo do Cdigo Eleitoral foram substitudas pelas listas de eleitores da seo emitidas por computador no processamento eletrnico de dados, com o advento do art. 12 da Lei n 6.996/82. 4) se a eleio se realizou no dia, hora e local designados e se a votao no foi encerrada antes das 17 (dezessete) horas; 5) se foram infringidas as condies que resguardam o sigilo do voto; 6) se a seo eleitoral foi localizada com infrao ao disposto nos 4 e 5 do Art. 135 (lugares de votao vedados: ex: Zona Rural, propriedade de candidatos, etc); 7) se foi recusada, sem fundamento legal, a fiscalizao de partidos aos atos eleitorais; 8) se votou eleitor excludo do alistamento, sem ser o seu voto tomado em separado (voto em separado no existe mais);
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES 9) se votou eleitor de outra seo, a no ser nos casos expressamente admitidos; 10) se houve demora na entrega da urna e dos documentos conforme determina o n VI, do Art. 154. 11) se consta nas folhas individuais de votao (listas de eleitores da seo) dos eleitores faltosos o devido registro de sua falta. Caso ocorra qualquer das hipteses previstas nos itens 2, 3, 4 e 5 acima, a Junta ANULAR a votao! Aps, far nova apurao dos votos e recorrer de ofcio para o TRE. Por outro lado, caso ocorra qualquer das hipteses previstas nos itens 6, 7, 8, 9 e 10 acima, a Junta ter 2 caminhos a seguir: apurar de forma definitiva, se decidir que a votao for VLIDA; far nova apurao dos votos e recorrer de ofcio ao TRE caso decida pela NULIDADE da votao.

Violao da Urna. Sendo visualizado indcio/sinal de que a Urna foi violada, foi devassada, deve-se seguir o seguinte procedimento: 1) antes da apurao, o Presidente da Junta indicar pessoa idnea para servir como PERITO e examinar a urna com assistncia do representante do Ministrio Pblico; 2) se o perito concluir pela existncia de violao e o seu parecer fr aceito pela Junta, o presidente desta comunicar a ocorrncia ao TRE, para as providncias de lei; 3) se o perito e o representante do Ministrio Pblico conclurem pela inexistncia de violao, far-se- normalmente a apurao; 4) se apenas o representante do Ministrio Pblico entender que a urna foi violada, a Junta decidir, podendo membro do Ministrio Pblico, se a deciso no fr unnime, recorrer
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

10

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES imediatamente para o TRE; 5) no podero servir de peritos os referidos no Art. 36, 3, ns. I a IV (as mesmas pessoas que no podero ser auxiliares e escrutinadores, tambm no podero ser peritos de Urna). Art. 36 3 No podem ser nomeados escrutinadores ou auxiliares: membros das Juntas,

I - os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, at o segundo grau, inclusive, e bem assim o cnjuge; II - os membros de diretorias de partidos polticos devidamente registrados e cujos nomes tenham sido oficialmente publicados; III - as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionrios no desempenho de cargos de confiana do Executivo; IV - os que pertencerem ao servio eleitoral.

As eventuais impugnaes fundadas em violao somente podero ser apresentadas at a abertura da Urna.

da

urna

As Urnas que no estiverem acompanhadas dos documentos legais no sero apuradas pelas Juntas Eleitorais, que lavraro trmo relativo ao fato, remetendo-a, com cpia da sua deciso, ao TRE. No ato de abertura da Urna, a Junta Eleitoral verificar se o nmero de cdulas oficiais corresponde ao nmero de votantes. Se houverem divergncias numricas e se forem resultantes de fraude, a votao ser anulada. Art. 166. Aberta a urna, a Junta verificar se o nmero de cdulas oficiais corresponde ao de votantes. 1 A incoincidncia entre o nmero de votantes e o de cdulas oficiais encontradas na urna no constituir motivo de nulidade da votao, desde que no resulte de fraude comprovada.
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

11

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES 2 Se a Junta entender que a incoincidncia resulta de fraude, anular a votao, far a apurao em separado e recorrer de ofcio para o Tribunal Regional.

Impugnaes e Recursos na Apurao. Como a apurao dos votos um procedimento em que os Fiscais e Delegados dos partidos e os candidatos devem acompanhar detidamente, cabe a estes impugnarem eventuais contagens de votos equivocadas. Estas impugnaes devem ser decididas imediatamente (de plano) pela prpria Junta Eleitoral. As decises das Juntas sero sempre por maioria de votos. Vale frisar que, conforme o art. 69 da Lei n 9.504/97, a impugnao poder ser interposta diretamente perante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) quando esta no for recebida pela Junta Eleitoral. Art. 69. A impugnao no recebida pela Junta Eleitoral pode ser apresentada diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral, em quarenta e oito horas, acompanhada de declarao de duas testemunhas. Das decises das Juntas cabe RECURSO ao TRE no prazo de 48 HORAS. Este Recurso pode ser interposto verbalmente ou por escrito, mas as suas razes (seu fundamento) dever ser apresentado dentro do prazo de 48 Horas. Caso seja recurso em eleies simultneas (Prefeito, Vereador; Deputado Federal, Estadual, Senador, etc), dever no recurso estar indicada a eleio a que se refere. Para que seja possvel recorrer ao TRE, preciso que haja prvia impugnao dos vcios na apurao perante a Junta Eleitoral. Isto , no ser admitido recurso contra a apurao, se no tiver havido impugnao perante a Junta, no ato apurao, contra as nulidades argidas. De acordo com o art. 71 da Lei n 9.504/97, a instruo dos recursos caber aos Partidos Polticos e Coligaes, no mais sendo autorizado serem instrudos de Ofcio, conforme preceituava o 4 do art. 169. Art. 169. medida que os votos forem sendo apurados, podero os fiscais e delegados de partido, assim como os candidatos, apresentar impugnaes que sero decididas de plano pela Junta.
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

12

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES 1 As Juntas decidiro por maioria de votos as impugnaes. 2 De suas decises cabe recurso imediato, interposto verbalmente ou por escrito, que dever ser fundamentado no prazo de 48 (quarenta e oito) horas para que tenha seguimento. 3 O recurso, quando ocorrerem eleies simultneas, indicar expressamente eleio a que se refere. 4 Os recursos sero instrudos de ofcio, com certido da deciso recorrida; se interpostos verbalmente, constar tambm da certido o trecho correspondente do boletim. Art. 170. As impugnaes quanto identidade do eleitor, apresentadas no ato da votao, sero resolvidas pelo confronto da assinatura tomada no verso da folha individual de votao com a existente no anverso; se o eleitor votou em separado, no caso de omisso da folha individual na respectiva pasta, confrontando-se a assinatura da folha modlo 2 (dois) com a do ttulo eleitoral. Art. 171 No ser admitido recurso contra a apurao, se no tiver havido impugnao perante a Junta, no ato apurao, contra as nulidades argidas. Art. 172. Sempre que houver recurso fundado em contagem errnea de votos, vcios de cdulas ou de sobrecartas para votos em separado, devero as cdulas ser conservadas em invlucro lacrado, que acompanhar o recurso e dever ser rubricado pelo juiz eleitoral, pelo recorrente e pelos delegados de partido que o desejarem. Lei n 9.504/97 Art. 71. Cumpre aos partidos e coligaes, por seus fiscais e delegados devidamente credenciados, e aos candidatos, proceder instruo dos recursos interpostos contra a apurao, juntando, para tanto, cpia do boletim relativo urna impugnada.

Contagem dos Votos. Aps a superao das possveis impugnaes, a Junta Eleitoral passar a apurar os votos. Na apurao, o Cdigo prev a possibilidade de
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

13

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES utilizao de sistema eletrnico, a critrio do TSE. Tal regra foi estabelecida pelo art. 11 da Lei no 6.978/82, que acrescentou o pargrafo nico ao art. 173 do Cdigo. Para a utilizao de sistema eletrnico as cdulas precisam ser programadas para apurao mediante sistema de computao (processamento eletrnico). Art. 173. Resolvidas as impugnaes a Junta passar a apurar os votos. Pargrafo nico. Na apurao, poder ser utilizado sistema eletrnico, a critrio do Tribunal Superior Eleitoral e na forma por ele estabelecida. Lei n 6.996/82 Art. 1 Os Tribunais Regionais Eleitorais, nos Estados em que for autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, podero utilizar processamento eletrnico de dados nos servios eleitorais, na forma prevista nesta Lei. Pargrafo nico. Ultrapassada a fase de abertura da urna, as cdulas programadas para a apurao atravs da computao sero eletronicamente processadas, caso em que os partidos podero manter Fiscais nos locais destinados a esse fim. Ressalto que as cdulas oficiais, medida em que forem sendo abertas, sero examinadas e lidas em voz alta por um dos componentes da Junta Eleitoral. As questes relativas s cdulas somente podero ser suscitadas nessa oportunidade.

Cdulas Nulas. No procedimento apuratrio a Junta Eleitoral tem a incumbncia de averiguar a existncia de determinadas situaes que implicam na nulidade das cdulas. Estas situaes so previstas no Cdigo Eleitoral. Sero consideradas pela Junta Eleitoral NULAS as CDULAS eleitorais: 1) que no corresponderem ao modelo oficial;

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

14

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES 2) que no estiverem devidamente autenticadas; 3) que contiverem expresses, frases ou sinais que possam identificar o voto.

Votos Nulos. A depender da Eleio a ser apurada, se Eleio Majoritria ou Proporcional, so diversas as circunstncias que implicam na Nulidade do VOTO. Para melhor esclarecer, so 2 os Sistemas Eleitorais: 1. SISTEMA MAJORITRIO por este sistema, para ser eleito, o candidato deve obter a maioria dos votos de uma circunscrio eleitoral. So os seguintes os cargos eleitos pelo Sistema Majoritrio: a. Presidente e Vice da Repblica; b. Senadores; c. Governador e Vice; d. Prefeito e Vice. Observem que so eleitos pelo Sistema Majoritrio os Chefes do Poder Executivo + SENADORES.

2. SISTEMA PROPORCIONAL pelo sistema proporcional, so distribudos aos Partidos Polticos e Coligaes os cargos eletivos do Poder Legislativo (Deputados Federais, Estaduais e Vereadores), salvo os cargos de Senadores, com base na votao obtida.

Voltando ao tema da nulidade dos votos. Sero considerados NULOS os VOTOS, em cada eleio MAJORITRIA: a. quando forem assinalados os nomes de 2 (dois) ou mais candidatos para o mesmo cargo;
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

15

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES b. quando a assinalao estiver colocada fora do quadriltero prprio, desde que torne DUVIDOSA a manifestao da vontade do eleitor.

Alm disso, sero NULOS os VOTOS, em cada eleio pelo sistema PROPORCIONAL: a. quando o candidato no fr indicado, atravs do nome ou do nmero, com clareza suficiente para distingu-lo de outro candidato ao mesmo cargo, mas de outro partido, e o eleitor no indicar a legenda ; b. quando o eleitor escrever o nome de mais de 1 (um) candidato ao mesmo cargo, pertencentes a partidos diversos, ou, indicando apenas os nmeros, o fizer tambm de candidatos de partidos diferentes; c. quando o eleitor, no manifestando preferncia por candidato, ou o fazendo de modo que no se possa identificar o de sua preferncia, escrever 2 (duas) ou mais legendas diferentes no espao relativo mesma eleio.

Alm destas hipteses, sero considerados Nulos os votos dados a candidatos inelegveis ou no registrados. Ressalta-se que, se o candidato eleio proporcional que recebeu o voto for considerado inelegvel ou no registrado em deciso proferida aps a realizao da eleio a que concorreu, os votos no sero considerados nulos, sendo contados para o Partido pelo qual tiver sido feito o seu registro. O TSE j decidiu que esta ressalva vale apenas para as eleies proporcionais e no para as majoritrias, isto , estes votos citados somente iro para os partidos nas eleies proporcionais (Acrdo TSE n 13.185/92 e Resoluo TSE n 20.865/2001).

Cdulas Oficiais. Segundo a nova regulamentao da Lei n 9.504/97 sobre o voto


Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

16

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES por cdulas, existiro 2 (duas) Cdulas distintas, 1 para as eleies Majoritrias e 1 para as eleies Proporcionais. Nas eleies Majoritrias o candidato ser identificado pelo nome indicado no pedido de registro da candidatura e pela sigla adotada pelo partido, devendo figurar na ordem definida por simples sorteio. Por outro lado, nas eleies Proporcionais a cdula ter espaos para o eleitor escrever o nome/sigla ou o nmero do candidato ou do partido preferido. Lei n 9.504/97 Art. 83. 1 Haver duas cdulas distintas, uma para as eleies majoritrias e outra para as proporcionais, a serem confeccionadas segundo modelos determinados pela Justia Eleitoral. 2 Os candidatos eleio majoritria sero identificados pelo nome indicado no pedido de registro e pela sigla adotada pelo partido a que pertencem e devero figurar na ordem determinada por sorteio. 3 Para as eleies realizadas pelo sistema proporcional, a cdula ter espaos para que o eleitor escreva o nome ou o nmero do candidato escolhido, ou a sigla ou o nmero do partido de sua preferncia.

Contagem do Voto de Legenda. O Voto de Legenda aquele em que o eleitor no manifesta sua vontade por um candidato especfico, mas por qualquer dos candidatos do partido em que tenha votado. Optando pelo voto no partido e no no candidato, seu voto considerado vlido. Assim, sua manifestao no sentido de que a vaga seja preenchida pelo partido no qual tenha votado, independentemente do candidato daquela legenda que venha a ocup-la. O voto de legenda somente existente nas eleies proporcionais. Nas eleies majoritrias, pela inexistncia de mltiplos candidatos de um mesmo partido, o voto na legenda , necessariamente, voto nominal (para um nico candidato).
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

17

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES A Lei n 9.504/97 conceitua, para fins legais, o voto de legenda. Apesar de ser para o sistema eletrnico de votao, referido conceito aplica-se a nosso caso: Lei n 9.504/97 Art. 60. No sistema eletrnico de votao considerar-se- voto de legenda quando o eleitor assinalar o nmero do partido no momento de votar para determinado cargo e somente para este ser computado. Segundo o Cdigo Eleitoral, o Voto ser contado apenas para a LEGENDA, nas eleies proporcionais quando: 1. o eleitor escrever apenas a sigla partidria, no indicando o candidato de sua preferncia. Ex: quando estiver votando para Deputado Federal, apenas assinalar/escrever o n 13 (referente ao PT), no indicando o restante do n de seu Deputado do PT, que teria o n 13.XXX. 2. o eleitor escrever o nome de mais de 1 (um) candidato do mesmo Partido. Ex: escrever mais de 1 candidato a Deputado Federal; como o voto no pode ser considerado para os 2 ao mesmo tempo, sendo, portanto, conferido ao partido. 3. o eleitor, escrevendo apenas os nmeros, indicar mais de 1 (um) candidato do mesmo Partido; 4. o eleitor no indicar o candidato atravs do nome ou do nmero com clareza suficiente para distingui-lo de outro candidato do mesmo Partido. Todavia, mais modernamente, a Lei n 9.504/97 prev que o Voto de Legenda ser contado na Votao por Cdulas apenas quando o eleitor assinalar o nmero do Partido no local exato reservado para o cargo, sendo contado o voto exclusivamente para o Partido. Lei n 9.504/97 Art. 86. No sistema de votao convencional considerar-se- voto de legenda quando o eleitor assinalar o nmero do partido no local exato reservado para o cargo respectivo e somente para

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

18

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES este ser computado.

Consideraes sobre a contagem de votos nas eleies proporcionais. Elenco abaixo alguns pontos relevantes destacados e alterados mais modernamente no Cdigo Eleitoral sobre a contagem de votos nas eleies proporcionais: a. a inverso, omisso ou erro de grafia do nome ou prenome NO invalidar o voto, desde que seja possvel a identificao do candidato; b. se o eleitor escrever o nome de um candidato e o nmero correspondente a outro da mesma legenda ou no, contar-se- o voto para o candidato cujo nome foi ESCRITO, e para a legenda a que pertence; c. se o eleitor escrever o nome ou o nmero de um candidato e a legenda de outro Partido, contar-se- o voto para o CANDIDATO cujo nome ou nmero foi escrito; d. se o eleitor escrever o nome ou o nmero de um candidato a Deputado Federal na parte da cdula referente a Deputado Estadual ou vice-versa, o voto ser contado para o CANDIDATO cujo nome ou nmero foi escrito; e. se o eleitor escrever o nome ou o nmero de candidatos em espao da cdula que no seja o correspondente ao cargo para o qual o candidato foi registrado, ser o voto ainda assim computado para o CANDIDATO e respectiva LEGENDA, conforme o registro. Outrossim, a Lei Eleitoral prev em seu art. 85 que, em caso de dvida na apurao de votos dados a HOMNIMOS (pessoas que possuem o mesmo nome), prevalecer o NMERO sobre o nome do candidato.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

19

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES Obrigaes Finais da Apurao das Juntas e Turmas. O Cdigo Eleitoral preleciona que com a concluso da contagem de votos, a Junta ou a Turma dever: transcrever nos mapas de apurao referentes urna a votao apurada;

Os mapas de apurao so formulrios para transcrio de resultado de votao. expedir BOLETIM de Urna contendo as seguintes informaes: resultado da respectiva seo, no qual sero consignados o nmero de votantes, a votao individual de cada candidato, os votos de cada legenda partidria, os votos nulos e os em branco, bem como recursos, se houver.

Consoante a Lei n 9.504/97, o Boletim de Urna dever contar apenas os nomes e os nmeros dos candidatos nela votados. Ademais, a Lei determina que o Presidente da Mesa Receptora dever entregar cpia deste Boletim de Urna a cada partido ou coligao cujos representante o requeiram at 1 HORA aps a expedio. O descumprimento do dever de entrega de cpia do boletim de urna por parte do Presidente da Mesa Receptora constitui crime eleitoral. Art. 68. O boletim de urna, segundo modelo aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, conter os nomes e os nmeros dos candidatos nela votados. 1 O Presidente da Mesa Receptora obrigado a entregar cpia do boletim de urna aos partidos e coligaes concorrentes ao pleito cujos representantes o requeiram at 1 (uma) hora aps a expedio. 2 O descumprimento do disposto no pargrafo anterior constitui CRIME, punvel com deteno, de um a trs meses, com a alternativa de prestao de servio comunidade pelo mesmo perodo, e multa no valor de um mil a cinco mil UFIR. O Cdigo tambm impe s Juntas a obrigao de, ao trmino da apurao, remeter ao TRE, no prazo de 24 HORAS, todos os papis eleitorais referentes s eleies estaduais ou federais, acompanhados dos documentos
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

20

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES referentes apurao, juntamente com a ata geral dos seus trabalhos, na qual sero consignadas as votaes apuradas para cada legenda e candidato e os votos no apurados com a declarao dos motivos porque o no foram. Art. 184. Terminada a apurao, a Junta remeter ao Tribunal Regional no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, todos os papis eleitorais referentes s eleies estaduais ou federais, acompanhados dos documentos referentes apurao, juntamente com a ata geral dos seus trabalhos, na qual sero consignadas as votaes apuradas para cada legenda e candidato e os votos no apurados com a declarao dos motivos porque o no foram.

Recontagem de Votos. Apesar de no constar expressamente do Cdigo Eleitoral, friso que a Lei n 9.504/97, em seu art. 88, obriga ao Juiz Presidente da Junta Eleitoral a recontar a Urna nas seguintes situaes: 1. o Boletim de Urna apresentar resultado no-coincidente com o nmero de votantes ou discrepante dos dados obtidos no momento da apurao; 2. ficar evidenciada a atribuio de votos a candidatos inexistentes, o no-fechamento da contabilidade da urna ou a apresentao de totais de votos nulos, brancos ou vlidos destoantes da mdia geral das demais Sees do mesmo Municpio, Zona Eleitoral.

Contagem de Votos pela Mesa Receptora. A Mesa Receptora de Votos poder, excepcionalmente, realizar a contagem de votos. Para tanto, preciso autorizao do TSE! Somente o TSE poder autorizar a contagem de votos pelas mesas nos Estados em que o TRE indicar as Zonas Eleitorais ou as Sees em que esse sistema deva ser adotado. Esta competncia est prevista no art. 23, XIII; art. 30, VI, e no art. 188 do Cdigo Eleitoral: Art. 23 - Compete, ainda, privativamente, ao Tribunal Superior,

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

21

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES XIII - autorizar a contagem dos votos pelas mesas receptoras nos Estados em que essa providncia for solicitada pelo Tribunal Regional respectivo; Art. 30. Compete, Regionais: ainda, privativamente, aos Tribunais

VI - indicar ao tribunal Superior as zonas eleitorais ou sees em que a contagem dos votos deva ser feita pela mesa receptora; Art. 188. O Tribunal Superior Eleitoral poder autorizar a contagem de votos pelas mesas receptoras, nos Estados em que o Tribunal Regional indicar as zonas ou sees em que esse sistema deva ser adotado. Os mesrios das sees em que fr efetuada a contagem dos votos sero nomeados escrutinadores da junta. O Cdigo dispe que NO ser efetuada a contagem dos votos pela mesa se esta no se julgar suficientemente garantida, ou se qualquer eleitor houver votado sob impugnao, devendo a mesa, em um ou outro caso, proceder na forma determinada para as demais, das zonas em que a contagem no foi autorizada. Ou seja, no realizar a contagem! Os procedimentos adotadas pela Mesa Receptora de Votos para a contagem expecional de votos so previstos nos arts. 191 a 196 do Cdigo Eleitoral.

7.3. Apurao nos Tribunais Regionais.


Competncia dos Tribunais Regional Eleitorals (TREs) na apurao dos votos: 1. resolver as dvidas no decididas e os recursos interpostos sbre as eleies federais e estaduais e apurar as votaes que haja validado em grau de recurso;
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

22

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES 2. verificar o total dos votos apurados entre os quais se incluem os em branco; 3. determinar os quocientes, eleitoral e partidrio, bem como a distribuio das sobras; 4. proclamar os eleitos e expedir os respectivos diplomas; 5. fazer a apurao parcial das eleies para Presidente e Vice-presidente da Repblica.

Constituio de Comisso Apuradora do TRE. Segundo o Cdigo, o TRE nomear antes de iniciar as apuraes uma Comisso Apuradora constituda com 3 (trs) Membros, sendo presidida por 1 (um) deles. Um funcionrio do TRE ser designado pelo Presidente da Comisso Apuradora para servir como Secretrio, alm de outros funcionrios para auxiliar os trabalhos da Comisso, na quantidade que julgar necessria. Art. 199. Antes de iniciar a apurao o Tribunal Regional constituir com 3 (trs) de seus membros, presidida por um destes, uma Comisso Apuradora. 1 O Presidente da Comisso designar um funcionrio do Tribunal para servir de secretrio e para auxiliarem os seus trabalhos, tantos outros quantos julgar necessrios. 2 De cada sesso da Comisso Apuradora ser lavrada ata resumida. 3 A Comisso Apuradora far publicar no rgo oficial, diariamente, um boletim com a indicao dos trabalhos realizados e do nmero de votos atribudos a cada candidato.

Fiscalizao da Comisso Apuradora. Os Partidos Polticos podero acompanhar todos os trabalhos desenvolvidos pela Comisso Apuradora, porm NO podero intervir com protestos, impugnaes ou recursos durante o andamento dos trabalhos.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

23

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES Art. 199 4 Os trabalhos da Comisso Apuradora podero ser acompanhados por delegados dos partidos interessados, sem que, entretanto, neles intervenha com protestos, impugnaes ou recursos.

Relatrio de Apurao. Com a finalizao dos trabalhos, a Comisso Apuradora apresentar ao TRE um Relatrio de Apurao, do qual constaro necessariamente os seguintes pontos: 1. o nmero de votos vlidos e anulados em cada Junta Eleitoral, relativos a cada eleio; 2. as sees apuradas e os votos nulos e anulados de cada uma; 3. as sees anuladas, os motivos por que o foram e o nmero de votos anulados ou no apurados; 4. as sees onde no houve eleio e os motivos; 5. as impugnaes apresentadas s Juntas e como foram resolvidas por elas, assim como os recursos que tenham sido interposto: 6. a votao de cada partido; 7. a votao de cada candidato; 8. o quociente eleitoral; 9. os quocientes partidrios; 10. a distribuio das sobras.

Este Relatrio dever ser disponibilizado na Secretaria do TRE, pelo prazo de 3 DIAS, para os Partidos Polticos e Candidatos interessados examinarem. Caso no concordem com pontos do Relatrio, os Partidos podero apresentar RECLAMAO dentro de 2 DIAS prpria Comisso Apuradora.
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

24

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES A Comisso ter o prazo de at 3 DIAS para apresentar Parecer sobre a Reclamao, com proposta de modificao do Relatrio, ao julgar procedente a reclamao, ou com a justificao da improcedncia das alegaes do partido reclamante. O TRE, antes de aprovar o Relatrio da Comisso Apuradora, em 3 DIAS improrrogveis, julgar as Reclamaes e Impugnaes interpostas pelos Partidos no providas pela Comisso. Caso o TRE defira a reclamao, voltar o Relatrio da Comisso para que esta faa as alteraes determinadas pelo Tribunal. Art. 200. O relatrio a que se refere o artigo anterior ficar na Secretariado Tribunal, pelo prazo de 3 (trs) dias, para exame dos partidos e candidatos interessados, que podero examinar tambm os documentos em que le se baseou. 1 Terminado o prazo supra, os partidos podero apresentar as suas reclamaes, dentro de 2 (dois) dias, sendo estas submetidas a parecer da Comisso Apuradora que, no prazo de 3 (trs) dias, apresentar aditamento ao relatrio com a proposta das modificaes que julgar procedentes, ou com a justificao da improcedncia das argies. 2 O Tribunal Regional, antes de aprovar o relatrio da Comisso Apuradora e, em trs dias improrrogveis, julgar as impugnaes e as reclamaes no providas pela Comisso Apuradora, e, se as deferir, voltar o relatrio Comisso para que sejam feitas as alteraes resultantes da deciso.

7.4. Apurao no Tribunal Superior Eleitoral


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) far a apurao das eleies presidenciais (cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica) mediante os dados encaminados e verificados pelos TREs de cada Estado.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

25

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES Antes da realizao da eleio o Presidente do Tribunal sortear, dentre os juizes, o RELATOR de cada grupo de Estados, ao qual sero distribudos todos os recursos e documentos da eleio referentes ao respectivo grupo. Recebidos os resultados de cada Estado, e julgados os recursos interpostos das decises dos Tribunais Regionais, o RELATOR ter o prazo de 5 (cinco) dias para apresentar seu relatrio. Depois da finalizao da apurao, o Presidente do TSE proclamar os eleitos com a divulgao da votao obtida por cada candidato. Logo aps tambm designar data para expedir os diplomas.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

26

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES

8.

DIPLOMAO DOS ELEITOS.

8.1. Natureza Jurdica.


A Diplomao o ato por meio do qual a Justia Eleitoral credencia os eleitos e suplentes, habilitando-os a assumir e exercer os respectivos mandatos eletivos. Por meio do Diploma a Justia Eleitoral confere ao candidato j eleito o direito de assumir e exercer o cargo eletivo. A Diplomao constitui fase final do processo eleitoral. Em outras palavras, trata-se de ato formal pelo qual os eleitos so oficialmente credenciados e habilitados a se investirem nos mandatos eletivos aos quais foram escolhidos. A Diplomao no se confunde com a Proclamao dos Eleitos, que consiste no simples ato da Justia Eleitoral que, de posse dos resultados gerais das eleies, declara quais so os candidatos que foram eleitos, quais os candidatos que venceram as eleies. Com o fim das eleies e com a publicao do resultado final, sero, portanto, proclamados os eleitos. A Diplomao tem natureza jurdica de ato jurisdicional (de competncia exclusiva da Justia Eleitoral) DECLARATRIO, isto , constitui num ato que certifica/declara a situao preexistente de candidato eleito, conferindo legitimidade da pessoa cujo nome consta dele para empossar-se no cargo do poder para o qual tenha concorrido.

8.2. Competncia para Diplomar.


Nas Eleies Municipais (Prefeito e Vereadores) competente para expedir os Diplomas o Juiz Eleitoral, certo? FALSO! Nas Eleies Municipais, a competncia para expedir os Diplomas da Junta Eleitoral! Na parte sobre a competncia das Juntas j h meno neste
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

27

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES sentido. Art. 40. Compete Junta Eleitoral; IV - expedir diploma aos eleitos para cargos municipais. Nas Eleies Presidenciais (Presidente e Vice), a competncia para Diplomar do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por sua vez, os candidatos eleitos aos cargos federais, estaduais e distritais, bem como os Vices e suplentes, sero diplomados pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Resumo da Competncia para Diplomao: 1. Eleies Presidenciais Presidente do TSE; 2. Eleies Federais, Estaduais e Distritais (Deputados Federais, Senadores, Estaduais, Distritais, Governadores e Vices) Presidente do TRE. 3. Eleies Municipais (Prefeito e Vereadores) Junta Eleitoral. Cuidado! Recebero o Diploma no apenas o candidato eleito, mas tambm os SUPLENTES! Cuidado hen pessoal! comum confundirem este aspecto. O TSE j decidiu no sentido da possibilidade de recebimento do diploma por procurador (Resoluo TSE n 19.766/96).

Diploma. Do Diploma dever constar as seguintes informaes essenciais: 1. nome do candidato, 2. indicao da legenda sob a qual concorreu, 3. o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificao como suplente, 4. facultativamente, outros dados a critrio do juiz ou do Tribunal.

Art. 215. Os candidatos eleitos, assim como os SUPLENTES, recebero diploma assinado pelo Presidente do Tribunal Regional

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

28

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES ou da Junta Eleitoral, conforme o caso. Pargrafo nico. Do diploma dever constar o nome do candidato, a indicao da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificao como suplente, e, facultativamente, outros dados a critrio do juiz ou do Tribunal.

Diplomao e Recurso. A despeito de eventualmente existir Recursos contra a expedio de diploma do candidato eleito, o diplomado poder exercer o mandato normalmente (em toda a sua plenitude) enquanto o TSE no decidir o referido recurso. Logo aps a expedio do diploma a determinado candidato eleito, poder ser interposto em seu desfavor Recurso Contra a Expedio de Diploma (RCED). Segundo o art. 262 do Cdigo Eleitoral, caber recurso contra a deciso que expede diploma eleitoral nos casos a seguir: a) inelegibilidade ou incompatibilidade de candidato; b) errnea interpretao da lei quanto aplicao do sistema de representao proporcional; c) erro de direito ou de fato na apurao final, quanto determinao do quociente eleitoral ou partidrio, contagem de votos e classificao de candidato, ou a sua contemplao sob determinada legenda; Ex: casos de erros na aplicao do disposto na lei para apurao dos quoeficientes eleitorais ou partidrios; contagem de votos equivocadas, etc. d) concesso ou denegao do diploma em manifesta contradio com a prova dos autos, nas hipteses do art. 222 desta Lei, e do art. 41-A da Lei no 9.504, de 30 de setembro de 1997. Segundo o TSE, a fraude a ser alegada em recurso de diplomao fundado neste inciso aquela que se refere votao, tendente a comprometer a lisura e a legitimidade do

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

29

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES processo eleitoral. Com efeito, apesar do Recurso, enquanto no for decidido pelo TSE, o candidato eleitor e diplomado poder exercer normalmente o seu mandato com toda a sua plenitude. Art. 216. Enquanto o Tribunal Superior no decidir o recurso interposto contra a expedio do diploma, poder o diplomado exercer o mandato em toda a sua plenitude.

8.3. Fiscalizao.
A Fiscalizao dos Diplomas cabe aos Partidos Polticos, Coligaes, candidatos registrados especificamente para a eleio e ao Ministrio Pblico Eleitoral. Podero reclamar contra a expedio de diplomas antes da prpria diplomao, em eventuais incorrees na proclamao dos eleitos, ou aps a diplomao. Porm, o principal meio de impugnao e fiscalizao da regularidade do procedimento de diplomao o manejo do j comentado Recurso Contra a Expedio de Diploma. No cabe aqui detalhar todo a parte material e processual deste Recurso, pois matria de Processo Eleitoral.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

30

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES

EXERCCIOS COMENTADOS
QUESTO 79: TRE - AM - Tc. Administrativa [FCC] - 31/01/2010. Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais processar e julgar originariamente a) o registro e as cassaes de registro de candidatos Presidncia e VicePresidncia da Repblica. b) as impugnaes apurao do resultado geral na eleio de Presidente da Repblica. c) as impugnaes proclamao dos eleitos e expedio de diploma na eleio de Presidente e Vice-Presidente da Repblica. d) os crimes eleitorais e os comuns que lhe forem conexos cometidos pelos seus prprios juzes. e) os crimes eleitorais cometidos pelos Juzes Eleitorais.

COMENTRIOS: Item A, B, e C errados. Conforme vimos em aula pretrita, compete ao TSE e ao no ao TRE. Compete ao TSE processar e julgar originariamente (1 e nica instncia) as seguintes matrias (art. 22, I): 1. o registro e a cassao de registro de partidos polticos, dos seus diretrios nacionais e de candidatos Presidncia e vice-presidncia da Repblica; 2. as impugnaes apurao do resultado geral, proclamao dos eleitos e expedio de diploma na eleio de Presidente e Vice-Presidente da Repblica; Item D errado. Esta competncia no dos TRE e nem do TSE. A CF-88 agora prev que cabe ao STF e ao STJ, respectivamente, julgar as infraes penais comuns e os crimes de responsabilidade dos Membros dos Tribunais

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

31

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES Superiores (TSE e outros), e dos Membros dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Vide arts. 102, I, c, e art. 105, I, a, da CF-88. Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: c) nas infraes penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, ressalvado o disposto no art. 52, I, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da Unio e os chefes de misso diplomtica de carter permanente;(Redao dada pela Emenda Constitucional n 23, de 1999) Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justia: I - processar e julgar, originariamente: a) nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os desembargadores dos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios e os do Ministrio Pblico da Unio que oficiem perante tribunais; Item E correto. Apenas os crimes eleitorais cometidos pelos Juzes Eleitorais de 1 instncia sero julgados pelos TREs do Estado respectivo. Art. 29. Compete aos Tribunais Regionais: I - processar e julgar originariamente: d) os crimes eleitorais cometidos pelos juizes eleitorais; Federal,

RESPOSTA CERTA: LETRA E

QUESTO 80: TRE - PI - Analista Judicirio Taquigrafia [FCC] 02/08/2009.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

32

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES Compete Junta Eleitoral a) dirigir os processos eleitorais e conceder transferncia de eleitor. b) dividir a Zona e Sees Eleitorais. c) designar, at 60 dias antes das eleies, os locais das Sees. d) conceder ou denegar habeas corpus. e) resolver as impugnaes e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apurao.

COMENTRIOS: So as seguintes as competncias das Juntas Eleitorais: e) apurar, no prazo de 10 (dez) dias, as eleies realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdio. Principal funo das Juntas: apurao das eleies! f) resolver as impugnaes e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apurao; Todas as impugnaes de partidos e candidatos durante o pleito, contagem de votos e apuraes devero ser encaminhadas Junta Eleitoral. g) expedir os boletins de apurao mencionados no Art. 179; h) expedir diploma aos eleitos para cargos municipais.

RESPOSTA CERTA: LETRA E

QUESTO 81: TRE-PI - Analista Judicirio Judiciria [FCC] 12/05/2009. A apurao a cargo do Tribunal Regional Eleitoral deve ser feita por uma comisso apuradora, cujos trabalhos podem ser acompanhados a) por delegados dos partidos interessados, sem que, entretanto, neles intervenham com protesto, impugnaes ou recursos. b) por quaisquer pessoas interessadas, em ateno transparncia e democracia.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

33

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES c) por fiscais dos partidos interessados, que podem impugnar ou interpor recursos sempre que julgarem necessrio. d) exclusivamente por pessoas previamente inscritas e autorizadas pela Presidncia. e) exclusivamente por servidores do prprio Tribunal, sob autorizao da Presidncia.

COMENTRIOS: Os Partidos Polticos podero acompanhar todos os trabalhos desenvolvidos pela Comisso Apuradora, porm NO podero intervir com protestos, impugnaes ou recursos durante o andamento dos trabalhos. Art. 199 4 Os trabalhos da Comisso Apuradora podero ser acompanhados por delegados dos partidos interessados, sem que, entretanto, neles intervenha com protestos, impugnaes ou recursos.

RESPOSTA CERTA: LETRA A

QUESTO 82: TRE - MG - Tcnico Judicirio Administrativa [CESPE] 15/03/2009 (ALTERADA). Com relao composio e competncia das juntas eleitorais, assinale a opo incorreta. a) As juntas eleitorais so compostas por um juiz de direito, um escrivo eleitoral e, obrigatoriamente, quatro cidados de notria idoneidade. b) As atribuies das juntas eleitorais incluem a resoluo de impugnaes e incidentes verificados durante os trabalhos de apurao e a expedio dos boletins de apurao, uma vez concluda a contagem dos votos c) Nos municpios com mais de uma junta eleitoral, a expedio dos diplomas ser de competncia da junta que for presidida pelo juiz eleitoral mais antigo. d) No ser admitido recurso contra apurao e eventuais nulidades argidas

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

34

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES se no tiver havido impugnao perante a Junta, no ato da apurao.

COMENTRIOS: Item A errado. As Juntas Eleitorais so rgos colegiados de 1 instncia da Justia Eleitoral, compostos de: c) 1 Juz de Direito (Presidente da Junta); d) 2 ou 4 Cidados de notria idoneidade. No escrivo eleitoral na composio das Juntas. Item B correto. Art. 40. Compete Junta Eleitoral: I - apurar, no prazo de 10 (dez) dias, as eleies realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdio. II - resolver as impugnaes e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apurao; III - expedir os boletins de apurao mencionados no Art. 178; IV - expedir diploma aos eleitos para cargos municipais. Item C correto. Caso exista mais de 1 Junta Eleitoral no Municpio, a expedio de Diplomas ser feita pela Junta em que for Presidente o Juiz Eleitoral mais antigo. Art. 40 Pargrafo nico. Nos municpios onde houver mais de uma junta eleitoral a expedio dos diplomas ser feita pelo que for presidida pelo juiz eleitoral mais antigo, qual as demais enviaro os documentos da eleio. Item D correto. Para que seja possvel recorrer ao TRE, preciso que haja prvia impugnao dos vcios na apurao perante a Junta Eleitoral. Isto , no ser admitido recurso contra a apurao, se no tiver havido impugnao perante a Junta, no ato apurao, contra as nulidades argidas. Art. 171 No ser admitido recurso contra a apurao, se no tiver havido impugnao perante a Junta, no ato apurao, contra
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

35

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES as nulidades argidas.

RESPOSTA CERTA: LETRA A

QUESTO 83: TRE-RN - Analista Judicirio Judiciria [FCC] 03/07/2005. O recurso contra a apurao a) no precisar indicar, expressamente, a eleio a que se refere, mesmo quando ocorrerem eleies simultneas. b) ser interposto apenas por escrito e dever ser fundamentado no prazo de 72 horas, para que tenha seguimento. c) no ser admitido se no tiver havido impugnao perante a Junta, no ato da apurao, contra as nulidades argidas. d) s poder ser interposto pelos partidos e coligaes, atravs dos respectivos delegados, no tendo os fiscais e candidatos legitimidade para faz-lo. e) dever ser instrudo com peas fornecidas pelo prprio recorrente, vedada a instruo de ofcio atravs de certido do boletim e da deciso recorrida.

COMENTRIOS: Item A errado. O recurso precisa indicar expressamente a eleio referida quando ocorrerem eleies simultneas. Art. 169 3 O recurso, quando ocorrerem eleies simultneas, indicar expressamente eleio a que se refere. Item B errado. O recurso pode ser verbal ou escrito e o prazo de 48 HORAS e no 72 horas. Art. 169 2 De suas decises cabe recurso imediato, interposto verbalmente ou por escrito, que dever ser fundamentado no prazo de 48 (quarenta e oito) horas para que tenha seguimento.
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

36

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES Item C correto. Para que seja possvel recorrer ao TRE, preciso que haja prvia impugnao dos vcios na apurao perante a Junta Eleitoral. Isto , no ser admitido recurso contra a apurao, se no tiver havido impugnao perante a Junta, no ato apurao, contra as nulidades argidas. Art. 171 No ser admitido recurso contra a apurao, se no tiver havido impugnao perante a Junta, no ato apurao, contra as nulidades argidas. Item D errado. Art. 169. medida que os votos forem sendo apurados, podero os fiscais e delegados de partido, assim como os candidatos, apresentar impugnaes que sero decididas de plano pela Junta. Item E errado. Em tese esta questo est correta, com base no art. 71 da Lei n 9.504/97, que determina que a instruo dos recursos caber aos Partidos Polticos e Coligaes, no mais sendo autorizado serem instrudos de Ofcio, contrariamente ao preceituado no 4 do art. 169. No entanto, a FCC, s vezes, tem cobrado a literalidade do Cdigo Eleitoral, apesar de vozes na doutrina e jurisprudncia apontarem pela revogao do dispositivo. Art. 169. 4 Os recursos sero instrudos de ofcio, com certido da deciso recorrida; se interpostos verbalmente, constar tambm da certido o trecho correspondente do boletim.

RESPOSTA CERTA: LETRA C

QUESTO 84: TRE (RICARDO). Acerca da Apurao dos Votos, julgue os itens a seguir: 1) Os recursos sero admitidos contra a votao ou a apurao, mesmo que no tenha havido tempestivo protesto contra as irregularidades ou nulidades argidas. 2) Sobre a competncia das Juntas Eleitorais, correto afirmar que no sistema eletrnico de votao considerar-se- voto de legenda quando o eleitor
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

37

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES assinalar o nmero do partido no momento de votar para determinado cargo e somente para este ser computado. 3) A adoo do sistema de votao por cdulas convencionais poder ser autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral quando ocorrer falha insanvel do sistema eletrnico.

COMENTRIOS: Item 1 errado. Para que seja possvel recorrer ao TRE, preciso que haja prvia impugnao dos vcios na apurao perante a Junta Eleitoral. Isto , no ser admitido recurso contra a apurao, se no tiver havido impugnao perante a Junta, no ato apurao, contra as nulidades argidas. Art. 171 No ser admitido recurso contra a apurao, se no tiver havido impugnao perante a Junta, no ato apurao, contra as nulidades argidas. Item 2 errado. Lei n 9.504/97 Art. 60. No sistema eletrnico de votao considerar-se- voto de legenda quando o eleitor assinalar o nmero do partido no momento de votar para determinado cargo e somente para este ser computado. Item 3 errado. Com o advento do Sistema Eletrnico de Votao, mediante as Urnas Eletrnicas, institudo pela Lei das Eleies (Lei n 9.504/97), a votao por cdulas passou a somente ser utilizado em caso de defeito de urna eletrnica que no pudesse ser substitudo ou em casos excepcionais regulados pelo TSE. Art. 59. A votao e a totalizao dos votos sero feitas por sistema eletrnico, podendo o Tribunal Superior Eleitoral autorizar, em carter excepcional, a aplicao das regras fixadas nos arts. 83 a 89.

RESPOSTA CERTA: ECC

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

38

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES

QUESTO 85: TRE-CE - Analista Judicirio [FCC] - 01/11/2002. Aos Tribunais Regionais Eleitorais compete a apurao a) em se tratando de eleies para vereadores e suplentes. b) referente eleio de Senador e Deputado Federal. c) quando houver impugnao fundada em violao de urna. d) na hiptese de interrupo dos trabalhos de apurao pela Junta Eleitoral. e) por solicitao de delegado de partido poltico credenciado junto Junta Eleitoral.

COMENTRIOS: A apurao compete aos seguintes rgos jurisdicionais: 4) Juntas Eleitorais nas eleies realizadas na Zona sob sua jurisdio (Eleies Municipais cargos de Prefeito, Vice e Vereadores); 5) Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) nas eleies para Governador, Vice-Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual, de acrdo com os resultados parciais enviados pelas Juntas Eleitorais (so eleies ocorridas no mbito estadual); 6) Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleies para Presidente e Vice-Presidente da Repblica, pelos resultados parciais remetidos pelos TREs.

RESPOSTA CERTA: LETRA B

QUESTO 86: TJ-RN - Juiz Substituto [FCC] - 01/08/2002. Os candidatos eleitos recebem diploma assinado pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado, a) em se tratando de Prefeitos de Capital.
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

39

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES b) em se tratando de mandatos de vereador. c) quando a apurao for realizada pelo Tribunal independentemente do cargo a que se candidataram. Regional Eleitoral,

d) podendo exercer os mandatos, em toda sua plenitude, at deciso de recurso contra a diplomao, interposto junto ao Tribunal Superior Eleitoral. e) quando, em eleies municipais, houver impugnao relativa a erro de clculo pendente de deciso.

COMENTRIOS: A despeito de eventualmente existir Recursos contra a expedio de diploma do candidato eleito, o diplomado poder exercer o mandato normalmente (em toda a sua plenitude) enquanto o TSE no decidir o referido recurso. Art. 216. Enquanto o Tribunal Superior no decidir o recurso interposto contra a expedio do diploma, poder o diplomado exercer o mandato em toda a sua plenitude.

RESPOSTA CERTA: LETRA D

QUESTO 87: TRE-RJ - Tcnico Judicirio - Administrativa [NCE] - 25/04/2001. A apurao da votao compete Justia Eleitoral, distribuio: com a seguinte

a) ao Tribunal Superior Eleitoral, nas eleies para Presidente e VicePresidente da Repblica, Senador e Deputado Federal, de acordo com os resultados parciais enviados pelos Tribunais Regionais; b) aos Tribunais Regionais Eleitorais, nas eleies para Governador, ViceGovernador, Senador, Deputado Federal e Estadual, de acordo com os resultados parciais enviados pelas Juntas Eleitorais; c) ao Tribunal Superior Eleitoral, nas eleies para Governador, ViceGovernador, Senador, Deputado Federal e Estadual, de acordo com os resultados parciais enviados pelos Tribunais Regionais;
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

40

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES d) s Juntas Eleitorais, nas eleies majoritrias e proporcionais, nas esferas federal, estadual e municipal; e) ao Tribunal Superior Eleitoral, nas eleies regidas majoritrio, nas esferas federal, estadual e municipal. pelo princpio

COMENTRIOS: A apurao compete aos seguintes rgos jurisdicionais: 7) Juntas Eleitorais nas eleies realizadas na Zona sob sua jurisdio (Eleies Municipais cargos de Prefeito, Vice e Vereadores); 8) Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) nas eleies para Governador, Vice-Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual, de acrdo com os resultados parciais enviados pelas Juntas Eleitorais (so eleies ocorridas no mbito estadual); 9) Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleies para Presidente e Vice-Presidente da Repblica, pelos resultados parciais remetidos pelos TREs.

RESPOSTA CERTA: LETRA B

QUESTO 88: TRE-SC - Analista Judicirio (judiciria) [FAPEU] 17/02/2002. nula a votao, quando: a)for feita perante mesa no nomeada pelo Juiz Eleitoral, ou constituda com ofensa letra da lei; b)houver extravio de documento essencial ao bom andamento dos trabalhos; c)for negado o direito de fiscalizar ou houver restrio a ele; d) o eleitor comparecer para votar com cdula de outro.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

41

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES COMENTRIOS: Vimos na Aula 4 que ser considerada NULA a votao, entre outros casos, quando feita perante MESA no nomeada pelo juiz eleitoral, ou constituda com ofensa letra da lei. Art. 220. nula a votao: I - quando feita perante mesa no nomeada pelo juiz eleitoral, ou constituda com ofensa letra da lei;

RESPOSTA CERTA: LETRA A

QUESTO 89: TRE - PI - Analista Judicirio Taquigrafia [FCC] 02/08/2009. A expedio de diplomas para os cargos municipais compete a) ao Tribunal Superior Eleitoral. b) aos Tribunais Regionais Eleitorais. c) s Juntas Eleitorais. d) ao Corregedor Regional Eleitoral. e) ao Procurador Regional Eleitoral.

COMENTRIOS: Nas Eleies Municipais, a competncia para expedir os Diplomas da Junta Eleitoral! Art. 40. Compete Junta Eleitoral; IV - expedir diploma aos eleitos para cargos municipais.

RESPOSTA CERTA: LETRA C

QUESTO 90: TRE-PB - Tcnico Judicirio - Administrativa [FCC] -

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

42

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES 15/04/2007. Paulo foi eleito Senador; Pedro foi eleito Deputado Federal; e Plnio ficou na condio de Suplente de Deputado Estadual. Nesse caso, a) os diplomas de Paulo e Pedro sero expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado e Plnio no receber diploma. b) os diplomas de Paulo, Pedro e Plnio sero expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado. c) os diplomas de Paulo, Pedro e Plnio sero expedidos pelo Tribunal Superior Eleitoral. d) o diploma de Paulo ser expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral e os de Pedro e Plnio pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado. e) o diploma de Paulo ser expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral, o de Pedro pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado e Plnio no receber diploma.

COMENTRIOS: Resumo da Competncia para Diplomao: 4. Eleies Presidenciais Presidente do TSE; 5. Eleies Federais, Estaduais e Distritais (Deputados Federais, Senadores, Estaduais, Distritais, Governadores e Vices) Presidente do TRE. 6. Eleies Municipais (Prefeito e Vereadores) Junta Eleitoral.

Situaes Paulo Senador Pedro Deputado Federal

Competncia p/ Diplomao Presidente do TRE Presidente do TRE

Plnio Suplente de Deputado Presidente do TRE

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

43

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES Estadual Cuidado porque recebero o Diploma no apenas o candidato eleito, mas tambm os SUPLENTES! Art. 215. Os candidatos eleitos, assim como os SUPLENTES, recebero diploma assinado pelo Presidente do Tribunal Regional ou da Junta Eleitoral, conforme o caso.

RESPOSTA CERTA: LETRA B

QUESTO 91: TRE-RN - Analista Judicirio Administrativa [FCC] 03/07/2005. Considere os cargos eletivos: I. Presidente da Repblica. II. Vice-Presidente da Repblica. III. Governador de Estado. IV. Vice-Governador de Estado. V. Senador. VI. Deputado Federal. VII. Deputado Estadual. Recebero diploma assinado pelo Presidente do Superior Tribunal Eleitoral (leia-se TSE) APENAS os eleitos para os cargos indicados em a) I e II. b) I, III e IV. c) I, II, V e VI. d) III, IV, V e VI. e) V, VI e VII.

COMENTRIOS: www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Ricardo Gomes

44

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) somente diplomar os candidatos eleitos nas Eleies Presidenciais (Presidente e VicePresidente da Repblica). No confundir, ao imaginar que caberia ao TSE diplomar os Senadores e Deputado Federais! RESPOSTA CERTA: LETRA A

QUESTO 92: TRE-RN - Analista Judicirio Administrativa [FCC] 03/07/2005. Paulo foi eleito Senador; Jos foi eleito Deputado Federal e Pedro foi eleito Deputado Estadual. A expedio dos diplomas referentes aos cargos para os quais foram eleitos ser feita pelo a) Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral, respectivamente. b) Tribunal Regional Eleitoral, nos trs casos. c) Tribunal Superior Eleitoral, nos trs casos. d) Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Regional Eleitoral e Junta Eleitoral, respectivamente. e) Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior Eleitoral e Junta Eleitoral, respectivamente.

COMENTRIOS: Questo quase idntica 91. RESPOSTA CERTA: LETRA B

QUESTO 93: TRE-PE - Tcnico Judicirio Administrativa [FCC] 25/01/2004 (ADAPTADA). A respeito da diplomao INCORRETO afirmar que a) a competncia para diplomar Deputados Federais e Senadores do Superior Tribunal Eleitoral.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

45

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES b) ato da competncia dos rgos colegiados da Justia Eleitoral. c) sempre ato jurisdicional tpico e tem natureza declaratria. d) a competncia para diplomar Prefeitos da Junta Eleitoral. e) o diplomado, mesmo notificado, no obrigado a comparecer ao ato.

COMENTRIOS: Item A errado. competncia dos TREs. Item B correto. Somente podem diplomar os rgos colegiados da Justia Eleitoral (TSE, TRE e Juntas). O Juiz Eleitoral no pode de forma independente faz-lo. Item C correto. A Diplomao tem natureza jurdica de ato jurisdicional (de competncia exclusiva da Justia Eleitoral) DECLARATRIO, isto , constitui num ato que certifica/declara a situao preexistente de candidato eleito, conferindo legitimidade da pessoa cujo nome consta dele para empossar-se no cargo do poder para o qual tenha concorrido. Item D correto. J vimos que competncia da Junta diplomar cargos municipais. Item E correto. possvel diplomao por procurao, conforme deciso do TSE no sentido da possibilidade de recebimento do diploma por procurador (Resoluo TSE n 19.766/96). RESPOSTA CERTA: LETRA A

QUESTO 94: TRE-AC - Tcnico Judicirio Administrativa [FCC] 12/10/2003. A competncia para diplomar os Prefeitos Municipais e os Deputados Federais eleitos, , respectivamente, a) das Cmaras Municipais e das Assemblias Legislativas. b) dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral. c) dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Congresso Nacional. d) das Juntas Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

46

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES e) das Juntas Eleitorais e dos Tribunais Regionais Eleitorais.

COMENTRIOS: Prefeitos Junta Eleitoral; Deputados Federais TREs e no o TSE. RESPOSTA CERTA: LETRA E

QUESTO 95: TRE-BA - Tcnico Judicirio [FCC] - 21/09/2003. A diplomao dos candidatos eleitos ato a) correcional, da competncia do Corregedor-Geral da Justia Eleitoral. b) administrativo, da competncia do Juiz Eleitoral da circunscrio em que a eleio tiver se realizado. c) jurisdicional tpico, da competncia dos rgos colegiados da Justia Eleitoral. d) poltico, da competncia do Juiz Eleitoral da circunscrio em que a eleio tiver se realizado. e) administrativo, da competncia do Ministrio Pblico Eleitoral.

COMENTRIOS: Somente podem diplomar os rgos colegiados da Justia Eleitoral (TSE, TRE e Juntas). O Juiz Eleitoral no pode de forma independente faz-lo. Por sua vez, a Diplomao tem natureza jurdica de ato jurisdicional (de competncia exclusiva da Justia Eleitoral) DECLARATRIO, isto , constitui num ato que certifica/declara a situao preexistente de candidato eleito, conferindo legitimidade da pessoa cujo nome consta dele para empossar-se no cargo do poder para o qual tenha concorrido. RESPOSTA CERTA: LETRA C

QUESTO 96: TRE-BA - Tcnico Judicirio [FCC] - 21/09/2003. Tm legitimidade para fiscalizar a diplomao dos candidatos eleitos APENAS
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

47

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES a) os Partidos Polticos, as coligaes, os candidatos e o Ministrio Pblico Eleitoral. b) os candidatos e o Ministrio Pblico Eleitoral. c) os Partidos Polticos, as coligaes e o Ministrio Pblico Eleitoral. d) o Ministrio Pblico Eleitoral. e) os Partidos Polticos, as coligaes e os candidatos.

COMENTRIOS: A Fiscalizao dos Diplomas cabe aos Partidos Polticos, Coligaes, candidatos registrados especificamente para a eleio e ao Ministrio Pblico Eleitoral. RESPOSTA CERTA: LETRA A

QUESTO 97: TRE-PB - Analista Judicirio [COPERVE] - 18/11/2002. O Recurso contra a Diplomao NO pode ser interposto por a) partidos polticos b) coligaes c) candidatos d) Ministrio Pblico e) eleitores

COMENTRIOS: Conforme a doutrina e jurisprudncia majoritrias, o Recurso Contra a Expedio de Diplomas pode ser manejado pelos Partidos Polticos, Coligaes, candidatos registrados especificamente para a eleio e ao Ministrio Pblico Eleitoral. Com isso, os eleitores so os nicos deslegitimados. RESPOSTA CERTA: LETRA E

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

48

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES

EXERCCIOS com Gabarito


QUESTO 79: TRE - AM - Tc. Administrativa [FCC] - 31/01/2010. Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais processar e julgar originariamente a) o registro e as cassaes de registro de candidatos Presidncia e VicePresidncia da Repblica. b) as impugnaes apurao do resultado geral na eleio de Presidente da Repblica. c) as impugnaes proclamao dos eleitos e expedio de diploma na eleio de Presidente e Vice-Presidente da Repblica. d) os crimes eleitorais e os comuns que lhe forem conexos cometidos pelos seus prprios juzes. e) os crimes eleitorais cometidos pelos Juzes Eleitorais.

QUESTO 80: TRE - PI - Analista Judicirio Taquigrafia [FCC] 02/08/2009. Compete Junta Eleitoral a) dirigir os processos eleitorais e conceder transferncia de eleitor. b) dividir a Zona e Sees Eleitorais. c) designar, at 60 dias antes das eleies, os locais das Sees. d) conceder ou denegar habeas corpus. e) resolver as impugnaes e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apurao. QUESTO 81: TRE-PI - Analista Judicirio Judiciria [FCC] 12/05/2009. A apurao a cargo do Tribunal Regional Eleitoral deve ser feita por uma comisso apuradora, cujos trabalhos podem ser acompanhados

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

49

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES a) por delegados dos partidos interessados, sem que, entretanto, neles intervenham com protesto, impugnaes ou recursos. b) por quaisquer pessoas interessadas, em ateno transparncia e democracia. c) por fiscais dos partidos interessados, que podem impugnar ou interpor recursos sempre que julgarem necessrio. d) exclusivamente por pessoas previamente inscritas e autorizadas pela Presidncia. e) exclusivamente por servidores do prprio Tribunal, sob autorizao da Presidncia.

QUESTO 82: TRE - MG - Tcnico Judicirio Administrativa [CESPE] 15/03/2009 (ALTERADA). Com relao composio e competncia das juntas eleitorais, assinale a opo incorreta. a) As juntas eleitorais so compostas por um juiz de direito, um escrivo eleitoral e, obrigatoriamente, quatro cidados de notria idoneidade. b) As atribuies das juntas eleitorais incluem a resoluo de impugnaes e incidentes verificados durante os trabalhos de apurao e a expedio dos boletins de apurao, uma vez concluda a contagem dos votos c) Nos municpios com mais de uma junta eleitoral, a expedio dos diplomas ser de competncia da junta que for presidida pelo juiz eleitoral mais antigo. d) No ser admitido recurso contra apurao e eventuais nulidades argidas se no tiver havido impugnao perante a Junta, no ato da apurao.

QUESTO 83: TRE-RN - Analista Judicirio Judiciria [FCC] 03/07/2005. O recurso contra a apurao a) no precisar indicar, expressamente, a eleio a que se refere, mesmo quando ocorrerem eleies simultneas. b) ser interposto apenas por escrito e dever ser fundamentado no prazo de

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

50

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES 72 horas, para que tenha seguimento. c) no ser admitido se no tiver havido impugnao perante a Junta, no ato da apurao, contra as nulidades argidas. d) s poder ser interposto pelos partidos e coligaes, atravs dos respectivos delegados, no tendo os fiscais e candidatos legitimidade para faz-lo. e) dever ser instrudo com peas fornecidas pelo prprio recorrente, vedada a instruo de ofcio atravs de certido do boletim e da deciso recorrida.

QUESTO 84: TRE (RICARDO). Acerca da Apurao dos Votos, julgue os itens a seguir: 1) Os recursos sero admitidos contra a votao ou a apurao, mesmo que no tenha havido tempestivo protesto contra as irregularidades ou nulidades argidas. 2) Sobre a competncia das Juntas Eleitorais, correto afirmar que no sistema eletrnico de votao considerar-se- voto de legenda quando o eleitor assinalar o nmero do partido no momento de votar para determinado cargo e somente para este ser computado. 3) A adoo do sistema de votao por cdulas convencionais poder ser autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral quando ocorrer falha insanvel do sistema eletrnico.

QUESTO 85: TRE-CE - Analista Judicirio [FCC] - 01/11/2002. Aos Tribunais Regionais Eleitorais compete a apurao a) em se tratando de eleies para vereadores e suplentes. b) referente eleio de Senador e Deputado Federal. c) quando houver impugnao fundada em violao de urna. d) na hiptese de interrupo dos trabalhos de apurao pela Junta Eleitoral. e) por solicitao de delegado de partido poltico credenciado junto Junta Eleitoral.

QUESTO 86: TJ-RN - Juiz Substituto [FCC] - 01/08/2002.


Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

51

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES Os candidatos eleitos recebem diploma assinado pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado, a) em se tratando de Prefeitos de Capital. b) em se tratando de mandatos de vereador. c) quando a apurao for realizada pelo Tribunal independentemente do cargo a que se candidataram. Regional Eleitoral,

d) podendo exercer os mandatos, em toda sua plenitude, at deciso de recurso contra a diplomao, interposto junto ao Tribunal Superior Eleitoral. e) quando, em eleies municipais, houver impugnao relativa a erro de clculo pendente de deciso.

QUESTO 87: TRE-RJ - Tcnico Judicirio - Administrativa [NCE] - 25/04/2001. A apurao da votao compete Justia Eleitoral, distribuio: com a seguinte

a) ao Tribunal Superior Eleitoral, nas eleies para Presidente e VicePresidente da Repblica, Senador e Deputado Federal, de acordo com os resultados parciais enviados pelos Tribunais Regionais; b) aos Tribunais Regionais Eleitorais, nas eleies para Governador, ViceGovernador, Senador, Deputado Federal e Estadual, de acordo com os resultados parciais enviados pelas Juntas Eleitorais; c) ao Tribunal Superior Eleitoral, nas eleies para Governador, ViceGovernador, Senador, Deputado Federal e Estadual, de acordo com os resultados parciais enviados pelos Tribunais Regionais; d) s Juntas Eleitorais, nas eleies majoritrias e proporcionais, nas esferas federal, estadual e municipal; e) ao Tribunal Superior Eleitoral, nas eleies regidas majoritrio, nas esferas federal, estadual e municipal. pelo princpio

QUESTO 88: TRE-SC - Analista Judicirio (judiciria) [FAPEU] 17/02/2002.


Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

52

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES nula a votao, quando: a)for feita perante mesa no nomeada pelo Juiz Eleitoral, ou constituda com ofensa letra da lei; b)houver extravio de documento essencial ao bom andamento dos trabalhos; c)for negado o direito de fiscalizar ou houver restrio a ele; d) o eleitor comparecer para votar com cdula de outro.

QUESTO 89: TRE - PI - Analista Judicirio Taquigrafia [FCC] 02/08/2009. A expedio de diplomas para os cargos municipais compete a) ao Tribunal Superior Eleitoral. b) aos Tribunais Regionais Eleitorais. c) s Juntas Eleitorais. d) ao Corregedor Regional Eleitoral. e) ao Procurador Regional Eleitoral.

QUESTO 90: TRE-PB - Tcnico Judicirio - Administrativa [FCC] 15/04/2007. Paulo foi eleito Senador; Pedro foi eleito Deputado Federal; e Plnio ficou na condio de Suplente de Deputado Estadual. Nesse caso, a) os diplomas de Paulo e Pedro sero expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado e Plnio no receber diploma. b) os diplomas de Paulo, Pedro e Plnio sero expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado. c) os diplomas de Paulo, Pedro e Plnio sero expedidos pelo Tribunal Superior Eleitoral. d) o diploma de Paulo ser expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral e os de Pedro e Plnio pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado. e) o diploma de Paulo ser expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral, o de Pedro pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado e Plnio no
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

53

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES receber diploma.

QUESTO 91: TRE-RN - Analista Judicirio Administrativa [FCC] 03/07/2005. Considere os cargos eletivos: I. Presidente da Repblica. II. Vice-Presidente da Repblica. III. Governador de Estado. IV. Vice-Governador de Estado. V. Senador. VI. Deputado Federal. VII. Deputado Estadual. Recebero diploma assinado pelo Presidente do Superior Tribunal Eleitoral (leia-se TSE) APENAS os eleitos para os cargos indicados em a) I e II. b) I, III e IV. c) I, II, V e VI. d) III, IV, V e VI. e) V, VI e VII.

QUESTO 92: TRE-RN - Analista Judicirio Administrativa [FCC] 03/07/2005. Paulo foi eleito Senador; Jos foi eleito Deputado Federal e Pedro foi eleito Deputado Estadual. A expedio dos diplomas referentes aos cargos para os quais foram eleitos ser feita pelo a) Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral, respectivamente. b) Tribunal Regional Eleitoral, nos trs casos. c) Tribunal Superior Eleitoral, nos trs casos.
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

54

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES d) Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Regional Eleitoral e Junta Eleitoral, respectivamente. e) Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior Eleitoral e Junta Eleitoral, respectivamente.

QUESTO 93: TRE-PE - Tcnico Judicirio Administrativa [FCC] 25/01/2004 (ADAPTADA). A respeito da diplomao INCORRETO afirmar que a) a competncia para diplomar Deputados Federais e Senadores do Superior Tribunal Eleitoral. b) ato da competncia dos rgos colegiados da Justia Eleitoral. c) sempre ato jurisdicional tpico e tem natureza declaratria. d) a competncia para diplomar Prefeitos da Junta Eleitoral. e) o diplomado, mesmo notificado, no obrigado a comparecer ao ato.

QUESTO 94: TRE-AC - Tcnico Judicirio Administrativa [FCC] 12/10/2003. A competncia para diplomar os Prefeitos Municipais e os Deputados Federais eleitos, , respectivamente, a) das Cmaras Municipais e das Assemblias Legislativas. b) dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral. c) dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Congresso Nacional. d) das Juntas Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral. e) das Juntas Eleitorais e dos Tribunais Regionais Eleitorais.

QUESTO 95: TRE-BA - Tcnico Judicirio [FCC] - 21/09/2003. A diplomao dos candidatos eleitos ato a) correcional, da competncia do Corregedor-Geral da Justia Eleitoral. b) administrativo, da competncia do Juiz Eleitoral da circunscrio em que a
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

55

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES eleio tiver se realizado. c) jurisdicional tpico, da competncia dos rgos colegiados da Justia Eleitoral. d) poltico, da competncia do Juiz Eleitoral da circunscrio em que a eleio tiver se realizado. e) administrativo, da competncia do Ministrio Pblico Eleitoral.

QUESTO 96: TRE-BA - Tcnico Judicirio [FCC] - 21/09/2003. Tm legitimidade para fiscalizar a diplomao dos candidatos eleitos APENAS a) os Partidos Polticos, as coligaes, os candidatos e o Ministrio Pblico Eleitoral. b) os candidatos e o Ministrio Pblico Eleitoral. c) os Partidos Polticos, as coligaes e o Ministrio Pblico Eleitoral. d) o Ministrio Pblico Eleitoral. e) os Partidos Polticos, as coligaes e os candidatos.

QUESTO 97: TRE-PB - Analista Judicirio [COPERVE] - 18/11/2002. O Recurso contra a Diplomao NO pode ser interposto por a) partidos polticos b) coligaes c) candidatos d) Ministrio Pblico e) eleitores GABARITOS OFICIAIS 79 E 89 - C 80 E 90 B 81 A 91 A 82 A 92 B 83 C 93 A 84 ECC 94 E 85 B 95 C 86 D 96 A 87 B 97 E 88 A

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

56

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES

RESUMO DIDTICO

A apurao compete aos seguintes rgos jurisdicionais: 1) Juntas Eleitorais nas eleies realizadas na Zona sob sua jurisdio (Eleies Municipais cargos de Prefeito, Vice e Vereadores); 2) Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) nas eleies para Governador, Vice-Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual, de acrdo com os resultados parciais enviados pelas Juntas Eleitorais (so eleies ocorridas no mbito estadual); 3) Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleies para Presidente e Vice-Presidente da Repblica, pelos resultados parciais remetidos pelos TREs. As Juntas Eleitorais so rgos colegiados de 1 instncia da Justia Eleitoral, compostos de: a) 1 Juz de Direito (Presidente da Junta); b) 2 ou 4 Cidados de notria idoneidade. Competncia das Juntas Eleitorais: a) apurar, no prazo de 10 (dez) dias, as eleies realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdio. b) resolver as impugnaes e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apurao; c) expedir os boletins de apurao mencionados no Art. 179; d) expedir diploma aos eleitos para cargos municipais. A apurao dos votos poder ser iniciado a partir das 17 HORAS

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

57

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES do DIA DA ELEIO, to logo sejam recebidas as Urnas pela Junta Eleitoral. A apurao poder ser prolongada at o mximo de 10 DIAS aps as Eleies. Em razo do nmero de Urnas a serem apuradas, a Junta poder ser divida em at 5 TURMAS, todas presididas por algum dos seus componentes (Presidentes das Turmas: o Juiz e os 2 ou 4 Cidados). Os Partidos Polticos podero realizar o credenciamento de FISCAIS perante as Juntas Eleitorais para fiscalizar os trabalhos de apurao dos votos. O nmero de mximo para credenciamento de at 3 (trs) FISCAIS por partido/Junta Eleitoral. Os Fiscais e Delegados dos Partidos tm direito de postarem-se a uma distncia NO superior a 1 (um) metro da MESA. Sero consideradas pela Junta Eleitoral NULAS as CDULAS eleitorais: 1) que no corresponderem ao modelo oficial; 2) que no estiverem devidamente autenticadas; 3) que contiverem expresses, frases ou sinais que possam identificar o voto. Nas eleies Majoritrias o candidato ser identificado pelo nome indicado no pedido de registro da candidatura e pela sigla adotada pelo partido, devendo figurar na ordem definida por simples sorteio. Nas eleies Proporcionais a cdula ter espaos para o eleitor escrever o nome/sigla ou o nmero do candidato ou do partido preferido. A Mesa Receptora de Votos poder, excepcionalmente, realizar a contagem de votos. Para tanto, preciso autorizao do TSE. Competncia dos Tribunais Regional Eleitorals (TREs) na apurao dos votos: 1. resolver as dvidas no decididas e os recursos interpostos sbre as eleies federais e estaduais e apurar as votaes que haja validado em grau de recurso; 2. verificar o total dos votos apurados entre os quais se incluem os em branco;
Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

58

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES 3. determinar os quocientes, eleitoral e partidrio, bem como a distribuio das sobras; 4. proclamar os eleitos e expedir os respectivos diplomas; 5. fazer a apurao parcial das eleies para Presidente e Vicepresidente da Repblica. O TRE nomear antes de iniciar as apuraes uma Comisso Apuradora constituda com 3 (trs) Membros, sendo presidida por 1 (um) deles. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) far a apurao das eleies presidenciais (cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica) mediante os dados encaminados e verificados pelos TREs de cada Estado. A Diplomao tem natureza jurdica de ato jurisdicional (de competncia exclusiva da Justia Eleitoral) DECLARATRIO, isto , constitui num ato que certifica/declara a situao preexistente de candidato eleito, conferindo legitimidade da pessoa cujo nome consta dele para empossar-se no cargo do poder para o qual tenha concorrido. Resumo da Competncia para Diplomao: 1. Eleies Presidenciais Presidente do TSE; 2. Eleies Federais, Estaduais e Distritais (Deputados Federais, Senadores, Estaduais, Distritais, Governadores e Vices) Presidente do TRE. 3. Eleies Municipais (Prefeito e Vereadores) Junta Eleitoral. A Fiscalizao dos Diplomas cabe aos Partidos Polticos, Coligaes, candidatos registrados especificamente para a eleio e ao Ministrio Pblico Eleitoral.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

59

L U A N A

O L I V E I R A

D E

J E S U S ,

C P F : 8 2 6 1 4 7 8 4 5 9 1

DIREITO ELEITORAL - TEORIA E EXERCCIOS TRE/RN AULA 5 PROFESSOR: RICARDO GOMES

REFERNCIAS

BARROS, Francisco Dirceu: Direito Eleitoral: teoria, jurisprudncia. 8.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 33. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. CNDIDO, Joel Jos. Direito Eleitoral. Bauru: Edipro, 2002. Cdigo eleitoral anotado e legislao complementar. 8. ed. rev. e atual. Braslia : TSE, 2008. CONEGLIAN, Olivar. Radiografia da Lei das Eleies 2010. 6.ed. Curitiba: Juru, 2010. FAGA, Tnia Regina Trombini. Julgamentos e Smulas do STF e STJ. So Paulo: Mtodo, 2009. FERRAZ JUNIOR, Trcio Sampaio: Introduo ao estudo de direito: tcnica, deciso, dominao. 3.Ed. So Paulo: Atlas, 2001. MORAES, Alexandre. Direito Constitucional. 25.ed. So Paulo: Atlas, 2010. PLCIDO E SILVA. Vocabulrio Jurdico. 18. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001. RAMAYANA, Marcos. Direito Eleitoral. 9.ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2009. RIBEIRO, Fvila. Direito Eleitoral. 5.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1998. SILVA, Fernando Carlos Santos da. Anotaes de direito eleitoral. Braslia: Vestcon, 2008.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

60

S-ar putea să vă placă și