Sunteți pe pagina 1din 21

A TEORIA DOS GNEROS DISCURSIVOS DO CRCULO DE BAKHTIN E OS MULTILETRAMENTOS

Roxane ROJO

Os multiletramentos e os textos contemporneos A contemporaneidade e, sobretudo, os textos/enunciados1 contemporneos colocam novos desafios aos letramentos e s teorias. O conceito de multiletramentos2, articulado pelo Grupo de Nova Londres, busca justamente apontar, j de sada, por meio do prefixo multi, para dois tipos de mltiplos que as prticas de letramento contemporneas envolvem: por um lado, a multiplicidade de linguagens, semioses e mdias envolvidas na criao de significao para os textos multimodais contemporneos e, por outro, a pluralidade e diversidade cultural trazida pelos autores/leitores contemporneos a essa criao de significao. Alm disso, o Grupo tinha em mira, j em seus momentos iniciais (1996), uma questo aplicada da maior relevncia e que nos cara:
O que uma educao apropriada para mulheres, para indgenas, para imigrantes que no falam a lngua nacional, para falantes dos dialetos no-padro? O que apropriado para todos no contexto de fatores de diversidade local e conectividade global cada vez mais crticos? (NEW LONDON GROUP, 2006[1996], p. 10).

O que seja, na contemporaneidade, uma educao lingustica adequada a um alunado multicultural se configura, segundo a proposta, como aquela que possa trazer aos alunos projetos (designs) de futuro (passim, traduo nossa) que considerem trs dimenses: a da diversidade produtiva (no mbito do trabalho), a do pluralismo cvico (no mbito da cidadania) e a das identidades multifacetadas (no mbito da vida pessoal) (KALANTZIS; COPE, 2006a). Um mbito relativamente abandonado nessa elaborao terica justamente o campo da (re)produo cultural.

Cremos que Bakhtin (2003[1959-61/1976]) autoriza a fazer equivaler texto e enunciado, ao dizer, por exemplo, que h dois elementos que determinam o texto como enunciado: a sua ideia (inteno) e a realizao dessa inteno (p. 308). Mais que isso, o autor se aproxima bastante do conceito mais amplo de texto estendido a vrias linguagens que estamos adotando aqui: se entendido o texto no sentido amplo como qualquer conjunto coerente de signos, a cincia das artes (a musicologia, a teoria e a histria das artes plsticas) opera com textos (obras de arte). (p. 307). Assim como a pedagogia dos multiletramentos que o grupo prope para uma educao lingustica contempornea.

No mbito do trabalho, os autores chamam a ateno para o fato de que a modernidade tardia no mais o organiza de maneira fordista, a partir da diviso do trabalho em linha de produo e da produo e consumo de massa, mas que, no ps-fordismo, espera-se um trabalhador multicapacitado e autnomo, flexvel para adaptao mudana constante. A logstica de negociar diferenas e mudanas leva a organizao do trabalho a uma nova fase, a da diversidade produtiva, inclusive em termos de especializao em nichos, de terceirizao da produo e da customizao do consumo. Para os autores, educar para esta realidade requer uma epistemologia e uma pedagogia do pluralismo: uma maneira particular de aprender e conhecer o mundo em que a diversidade local e a proximidade global tenham importncia crtica (p. 130, traduo nossa). No mbito da educao para a tica e a poltica, o pluralismo cvico seria, para os autores, a escola buscar desenvolver nos alunos a habilidade de expressar e representar identidades multifacetadas apropriadas a diferentes modos de vida, espaos cvicos e contextos de trabalho em que cidados se encontram; a ampliao dos repertrios culturais apropriados ao conjunto de contextos onde a diferena tem de ser negociada; [...] a capacidade de se engajarem numa poltica colaborativa que combina diferenas em relaes de

complementaridade. (p. 139, traduo nossa). Ainda para os autores, o fato de que as pessoas atualmente vivem concomitantemente em muitas culturas hbridas, hoje altamente personalizadas, provoca uma conscincia altamente descentrada e fragmentada (identidades multifacetadas). A escola pode buscar um pluralismo integrativo, antdoto necessrio fragmentao. A diversidade precisa tornar-se a base paradoxal da coeso. (p. 145, traduo nossa). Deve buscar novas formas de conscincia: constantemente ler o mundo criticamente para compreender os interesses culturais divergentes que informam significaes e aes, suas relaes e suas consequncias. (p. 147, traduo nossa). Kalantzis e Cope (2006a) fazem uma anlise em detalhe desses trs mbitos da vida contempornea nas sociedades globalizadas e indicam suas relaes com e decorrncias para o que so hoje e o que possam vir a ser no futuro as prticas de letramentos escolares. Por exemplo, ao analisarem o mbito da cidadania o espao onde a sociedade civil se relaciona com o estado, em que as pessoas participam do governo (p. 131, traduo nossa) , os autores traam as relaes que as prticas escolares de letramento sedimentadas mantiveram e mantm com o Estado Nao da modernidade. Qualificando o nacionalismo como uma narrativa (story) que cria, em trs dimenses [temporal, espacial e estrutural], um sentido 2

profundamente personalizado de pertencimento ao Estado Nao (p. 132, traduo nossa), os autores nos relembram que a escolarizao teve um papel fundamental no estabelecimento dessa ordem do discurso. Pela primeira vez na histria, o estado toma a seu cargo, retirando das comunidades e das famlias, boa parte da socializao das crianas. Famlias e comunidades eram diversas; suas experincias de mundo-da-vida3 variavam. Escolas eram para socializar suas crianas na direo de uma identidade nacional (p. 134, traduo nossa): por meio da alfabetizao e do ensino da escrita (prticas de letramento escolar) na lngua padro, na lngua nacional oficial; por meio do ensino da histria das origens nacionais e da geografia das fronteiras. Encontram-se a, portanto, as razes das prticas escolares de letramento sedimentadas que encontramos em nossas escolas e nos materiais didticos: neles, as propostas ligadas aos letramentos no minimizaram seu carter normalizador, regulador e objetivante de forma social escritural4 (LAHIRE, 1993) por excelncia. Na abordagem de leitura e da produo de dos textos escritos, so priorizados o trabalho temtico e estrutural ou formal sobre estes, ficando as abordagens discursivas ou a rplica ativa em segundo plano. A prioridade para a norma e a forma tambm vista nos trabalhos de reflexo sobre a lngua, pautados na gramtica normativa e baseados nas formas cultas da lngua padro, nunca explorando diferentes variedades sociais ou geogrficas da lngua efetivamente em uso. Todas essas constataes fazem ver que as propostas escolares para os letramentos ignoram e ocultam as formas sociais orais em favor, decididamente, das formas escriturais. Essa abordagem apresentada a uma populao escolar enraizada em formas sociais orais de interao, ainda que tramadas s formas letradas sobretudo, em centros urbanos , como, por exemplo, a larga preferncia pelo jornalismo televisivo, ao invs do impresso; pela novela folhetinesca de TV, ao invs da leitura do romance; pela msica, ao invs da poesia; pela instruo oral (nos servios telefnicos de atendimento ao consumidor), ao invs da leitura de manuais de instruo.

O conceito utilizado pelos autores tem base husserliana. Para eles, o mundo-da-vida o mundo da experincia vivida no cotidiano; um mundo onde a transformao ocorre de maneira menos criativa e autoconsciente: ricamente organizado, claro, e carregado de tradio cultural e lingustica, mas servindo a fins imediatos e prticos (COPE; KALANTZIS, 2006, p. 206). Trata-se do que Bakhtin e seu crculo denominaram ideologia do cotidano. Para Lahire (1993), a forma escolar das relaes sociais foi decorrente da generalizao das formas sociais escriturais, numa multiplicidade de campos prticos. Como uma forma social escritural tramada pelas prticas de escrita e supondo a constituio de saberes escriturais de diferentes nveis, a escola foi o lugar e a organizao do tempo especficos, destinados a gerir as formas tambm especficas de apropriao dos saberes objetivados, isto , descontextualizados e autonomizados das prticas sociais orais.

Kalantzis e Cope (2006a, pp. 134-135) nos lembram que, se voc um aluno que tem de se confrontar com essas prticas arraigadas e sedimentadas, se a histria (story) no faz sentido para voc ou a lngua so desliza facilmente de sua boca ou caneta, voc falhou e est ento perversamente includo no padro de homogeneidade nacional, por meio de um tipo de exlio cultural interno, uma forma de incluso definida pela excluso e marginalizao (KALANTZIS; COPE, 1999; PHILLIPSON, 1992). Os autores tambm assinalam que, na modernidade tardia, o nacionalismo agoniza premido por duas foras relacionadas: a globalizao e a poltica da diversidade em nvel local. Vivemos tempos em que o paradoxo da globalizao que a sua universalizao produz diversificao por vezes ao ponto assustador da fragmentao (p. 135, traduo nossa). E a diversidade cultural global5, como fenmeno local, provoca a justaposio e o choque de mundos-da-vida divergentes. Para os autores, a nica sada para este paradoxo criar uma cultura de civilidade entre as pessoas que vivem em grande proximidade global ou local (como nas escolas) mas que no so do mesmo grupo de parentesco ou comunidade. o que chamam de pluralismo cvico: provocar a coeso-pela-diversidade, comprometer-se com o papel cvico e tico das pessoas, o que, certamente, envolve letramentos crticos. Para os autores, isso significa que as escolas precisam ensinar aos alunos novas formas de competncias nesses tempos, em especial a habilidade de se engajarem em dilogos difceis que so parte inevitvel da negociao da diversidade (p. 139, traduo nossa). No campo especfico dos multiletramentos, isso implica negociar uma crescente variedade de linguagens e discursos: interagir com outras lnguas e linguagens, interpretando ou traduzindo; usando interlnguas especficas de certos contextos; usando ingls como lngua franca; criando sentido da multido de dialetos, acentos, discursos, estilos e registros presentes na vida cotidiana, no mais pleno plurilinguismo bakhtiniano. Ao invs da gramtica como norma para a lngua padro, uma gramtica contrastiva que, como rtemis, permite atravessar fronteiras. Uma via de interao entre o plurilinguismo privilegiado nas interaes extraescolares e as formas escriturais presentes na escola parece ser necessria para a dotao de sentido, a ressignificao pelo alunado das cristalizaes letradas. Algo como chegar aos mecanismos poticos da lrica e pica, pelo caminho do rap, do samba ou do funk; leitura do artigo de opinio e compreenso crtica do debate poltico na TV, pela discusso das formas jornalsticas de persuaso de um Brasil Urgente; ou, na esteira de Oswald de Andrade
5

Em nossa perspectiva, as culturas so hbridas, dinmicas, abertas a perptua transformao em movimento. No so, portanto, definidas e categorizveis por marcas essencializadas.

(1972[1924]), chegar qumica, pelo ch de erva-doce. o que Kalantzis e Cope (2006b) chamam de prticas situadas ou aprendizagem situada6. Para tal, preciso levar em conta a questo das culturas do alunado. Nesse campo, a teorizao do Grupo de Nova Londres frgil. Menciona-se a trade cultura erudita (includa a escolar)/cultura popular/cultura de massa, sem uma maior ateno ao hibridismo cultural caracterstico da alta modernidade. Neste sentido, com base em Canclini (2008[1989]), preferimos tratar as produes culturais letradas em efetiva circulao social como um conjunto de textos hbridos de diferentes letramentos (vernaculares e dominantes), de diferentes campos j eles, desde sempre, hbridos (ditos popular/de massa/erudito), que se caracterizam por um processo de escolha pessoal e poltica e de hibridizao de produes de diferentes colees7. Para o autor, a produo cultural atual se caracteriza por um processo de desterritorializao, de descoleo e de hibridao que permite que cada pessoa possa fazer sua prpria coleo, sobretudo a partir das novas tecnologias. Para ele, essa apropriao mltipla de patrimnios culturais abre possibilidades originais de experimentao e comunicao, com usos democratizadores (CANCLINI, 2008[1989], p. 308). Nesta perspectiva, trata-se de descolecionar os monumentos patrimoniais escolares, pela introduo de novos e outros gneros de discurso ditos por Canclini impuros , de outras e novas mdias, tecnologias, lnguas, variedades, linguagens. Como se v, a reflexo aqui desenvolvida pode se beneficiar grandemente das teorias bakhtinianas, como um enfoque global de juno, hibridao e reinterpretao transdisciplinar da contribuio de diferentes campos (pedagogia, semitica, lingustica aplicada, antropologia, sociologia). Assim, utilizaremos aqui algumas ferramentas conceituais elaboradas pelo Crculo de Bakhtin para a anlise dos enunciados situados, em especial os conceitos de gnero discursivo e suas dimenses (tema, contedo temtico, forma composicional, estilo) e alguns outros conceitos relacionados, importantes para detectar tanto a flexibilidade dos enunciados nos gneros como a reflexo e refrao ideolgica que deles resulta: apreciao valorativa, plurilinguismo, polifonia, vozes, cronotopo, discurso citado e

Metodologicamente, os autores apontam para uma pedagogia do pluralismo ou dos multiletramentos que se assenta sobre quatro encaminhamentos didticos: prtica situada, instruo aberta, enquadramento crtico e prtica transformada. A pedagogia dos multiletramentos deve partir das prticas situadas dos alunos, que fazem parte dos seus interesses, repertrios e modos de vida, para, por meio de instruo aberta, criar conscincia e possibilidades analticas uma metalinguagem capazes de ampliar repertrio e relacionar essas a outras prticas de outros contextos culturais. Isso no se faz sem um enquadre crtico necessrio para se provocar prticas transformadas. Infelizmente, neste texto, no teremos espao para tratar tambm destes aspectos da questo.

rplica ativa. Cabe sublinhar que esse exerccio de reflexo no ser feito de dentro da teoria bakhtiniana, como um exerccio de aplicao a um novo objeto impensado pela teoria do Crculo, mas de maneira transdisciplinar, buscando dotar de uma unidade complexa os vrios construtos tericos de diferentes disciplinas que se voltaram para o estudo dos textos, discursos e culturas nos multiletramentos. Desafios do texto contemporneo: textos/enunciados multissemiticos O Crculo bakhtiniano (em especial, o prprio Bakhtin, Volochnov e Medvdev), com sua rica e fecunda produo, privilegiou, em sua reflexo e teorizao, como era prprio de seu tempo, o texto escrito, impresso, literrio e, quase sempre, cannico (a exceo aqui fica por conta do tratamento dado por Bakhtin, 2008[1965] obra de Rabelais). O texto contemporneo, multissemitico ou multimodal, envolvendo diversas linguagens, mdias e tecnologias, coloca pois alguns desafios para a teoria de gneros de discurso do Crculo desafios mas no impedimentos. Consideremos por um momento as novas formas de produo, configurao e circulao dos textos, que implicam multiletramentos. As mudanas relativas aos meios de comunicao e circulao da informao, o surgimento e ampliao contnuos de acesso s tecnologias digitais da comunicao e da informao provocaram a intensificao vertiginosa e a diversificao da circulao da informao nos meios de comunicao analgicos e digitais, que, por isso mesmo, distanciam-se hoje dos meios impressos, muito mais morosos e seletivos, implicando, segundo alguns autores (CHARTIER, 1998; BEAUDOUIN, 2002), mudanas significativas nas maneiras de ler, de produzir e de fazer circular textos nas sociedades. Provocaram, portanto, novas situaes de produo de leitura-autoria. Para Chartier (1998),
o novo suporte do texto [a tela do computador] permite usos, manuseios e intervenes do leitor infinitamente mais numerosos e mais livres do que qualquer uma das formas antigas do livro. [...] O leitor no mais constrangido a intervir na margem, no sentido literal ou no sentido figurado. Ele pode intervir no corao, no centro. Que resta ento da definio do sagrado, que supunha uma autoridade impondo uma atitude de reverncia, de obedincia ou de meditao, quando o suporte material confunde a distino entre o autor e o leitor, entre a autoridade e a apropriao? (pp. 88-91).

Poderamos aqui, no mais falar de leitor-autor, mas de lautor. Evidentemente, isso cria novas situaes de produo de leitura-autoria, que, segundo Beaudouin (2002), caracterizam-se pelo fato de que
o texto eletrnico altera as relaes entre leitura e escrita, autor e leitor; altera os protocolos de leitura. Uma de suas particularidades a de que leitura e escrita se elaboram ao mesmo tempo, numa mesma situao e num mesmo suporte, o que nitidamente diverso da separao

existente entre a produo do livro (autor, copista, editor, grfico) e seu consumo pelo leitor nas eras do impresso ou do manuscrito. Isso porque, a Internet, por sua estrutura hipertextual articula espaos de informao a ferramentas de comunicao, propondo um conjunto de dispositivos interativos que do lugar a novos escritos. (p. 207, traduo nossa)

Esses novos escritos obviamente do lugar a novos gneros discursivos, quase diariamente: chats, pginas, blogs, twits, posts, ezines, epulps, fanclips etc. E isso se d porque hoje dispomos de novas tecnologias e ferramentas de leitura-escrita, que, convocando novos letramentos, configuram os enunciados/textos em sua multissemiose ou em sua multiplicidade de modos de significar. So modos de significar e configuraes, como disse Beaudouin, que se valem das possibilidades hipertextuais, multimiditicas e hipermiditicas do texto eletrnico e que trazem novas feies para o ato de leitura: j no basta mais a leitura do texto verbal escrito preciso coloc-lo em relao com um conjunto de signos de outras modalidades de linguagem (imagem esttica, imagem em movimento, som, fala) que o cercam, ou intercalam ou impregnam. Inclusive, esses textos multissemiticos extrapolaram os limites dos ambientes digitais e invadiram hoje tambm os impressos (jornais8, revistas, livros didticos). Isso se d devido linguagem digital que, indiferente ou alheia s mltiplas semioses, reconfigura todas as modalidades de linguagem e mdias, topolgicas ou tipolgicas (LEMKE, 1998a) indiferentemente, em um cdigo numrico binrio. As mdias digitais facilitam a modificao e recombinao de contedos oriundos de quaisquer mdias, porque os processos de digitalizao reduzem qualquer contedo informativo, originado de qualquer mdia, codificado em qualquer linguagem, a um cdigo numrico/binrio comum, o qual pode ser manipulado de forma automatizada9. Ainda segundo Chartier (1998), esta revoluo, fundada sobre uma ruptura da continuidade e sobre a necessidade de aprendizagens radicalmente novas, e portanto de um distanciamento com relao aos hbitos, tem muito poucos precedentes to violentos na longa histria da cultura escrita. (p. 93). Uma dessas novas aprendizagens de novos hbitos saber lidar com o funcionamento hipertextual do texto contemporneo. Para Lemke (1998a), o hipertexto permite que saltemos de um texto a outro e de um ponto de sada a mltiplos portos de ancoragem, por meio da insero de linkagens permitidas em ambiente digital. J quanto hipermdia, ele declara que

8 9

Veja-se, por exemplo, o novo projeto grfico-editorial do jornal A Folha de So Paulo. Buzato, comunicao pessoal.

a prxima gerao de ambientes de aprendizagem interativos incluir imagens visuais, som, vdeo e animao, todos prticos quando velocidade e capacidade de armazenamento, que permitiro acomodar essas formas de significao topolgicas densamente informativas 10. [...] Essas mdias mais topolgicas no podem ser indexadas e interreferenciadas por seu contedo interno (o que a figura mostra, diz) mas precisam ser tratadas como 'objetos' integrais. Mesmo assim, como objetos, elas podem se tornar ndulos para hiperlinks, e assim nasce a hipermdia. (s/p, traduo nossa)

Para o autor, as capacidades de criao (autoria) multimdia e de anlise crtica multimdia correspondem de perto s capacidades tradicionais de produo de texto e de leitura crtica, mas precisamos entender o quanto, no passado, foram extremamente restritivas nossas tradies de educao para o letramento, de maneira a ver o que os alunos precisaro no futuro alm do que estamos lhes dando agora. Segundo ele, no ensinamos os alunos nem mesmo a integrar desenhos e diagramas em sua escrita, que dir arquivos de imagens fotogrficas, videoclipes, efeitos sonoros, udio de voz, msica, animao, ou representaes mais especializadas (como frmulas matemticas, grficos e tabelas etc.). Para tais produes multimdia, no faz mais mesmo o menor sentido, se que um dia fez, falar de integrar essas outras mdias 'na' escrita. (hipermdia) (s/p). Isso porque
o texto [escrito] pode ou no ser a espinha dorsal de uma obra multimdia. O que realmente precisamos ensinar, e entender antes de poder ensinar, como diferentes letramentos, diversas tradies culturais, combinam essas diferentes modalidades semiticas para produzir significados que so mais do que a somatria do que cada uma delas pode significar em separado. Chamei isso de multiplicar significao (LEMKE 1994a; no prelo), pois as opes de significados para cada mdia se multiplicam cruzadamente numa exploso combinatria; na significao multimdia as possibilidades de significado no so meramente aditivas. (s/p)

E, ainda para Lemke (1998a), o conceito de gnero parece ser um organizador de um possvel enfoque, pois
um letramento sempre letramento em algum gnero, que precisa ser definido em termos dos sistemas de signos que o compem, das tecnologias materiais envolvidas, do contexto social de produo, circulao e uso desse gnero em particular. Podemos ser letrados no gnero relatrio de pesquisa cientfica ou no gnero apresentao empresarial; em cada caso, so muito diferentes as capacidades letradas especficas e as comunidades comunicativas relevantes11. (s/p, traduo nossa)

Com um impacto to considervel nos multiletramentos, a questo da dita multimodalidade, no entanto, no tem sido, em nossa opinio, condignamente descrita nos trabalhos que se debruam sobre a multissemiose dos textos/enunciados contemporneos. O Grupo de Nova Londres (em especial, COPE; KALANTZIS, 2006), como muitas outras pesquisas, toma como base, principalmente, o trabalho de semitica social de Kress (2003; 2006; 2010) e de

10 11

Note-se que, em 2010, o que Lemke vaticinava j se tornou realidade h tempos. Note-se a aproximao, neste trecho, da terminologia do autor do Crculo.

Kress e Van Leeuwen (1996; 2001). Esses esto, por sua vez, fortemente baseados na lingustica sistmico funcional de Halliday, realizando, portanto, uma projeo de uma gramtica elaborada para a lngua (falada ou escrita) para outras semioses e mdias (ou modalidades de linguagem), como a pintura, a fotografia, o cinema, o vdeo, a msica, a dana etc. Trata-se de uma extenso do conceito de modalidade de lngua (oral e escrita) a outras semioses, organizadas e materializadas em outras configuraes e outras lgicas, estendendo, por exemplo, o conceito de gramtica a uma gramtica visual. O prprio Kress (2006) afirma que h regularidades de estrutura e regularidades de um tipo gramatical nas diferentes modalidades... (p. 202, traduo nossa). Em outras semiticas (como em SANTAELLA, 2001; WISNIK, 1989), o termo modalidade ou modo utilizado para referir diferentes qualidades de percepo sensorial provocadas por diversos modos de produo dos sentidos, em que se envolvem tecnologias diferenciadas. Por exemplo, Santaella (2001) distingue, com base nesses critrios, as modalidades pr-fotogrfica (pintura, gravura), fotogrfica (fotografia, cinema) e psfotogrfica da imagem (imagem digital, vdeo) e Wisnik (1989), as msicas modais, tonais e seriais. Diramos que, por mais crticas que se possa ter a uma ou a outra abordagem, elas se aproximam mais da produo, recepo e circulao das linguagens que a extenso de uma gramtica elaborada para a lngua a outros modos de significao. De sada, este ltimo enfoque traz o problema de chamar excessivamente a ateno s formas e as relaes entre as formas das diferentes modalidades12, em detrimento dos temas, e s regularidades em detrimento da variedade e dos hbridos. Na esteira dessas abordagens de projeo lingustica, o projeto dos multiletramentos, nos textos do Grupo de Nova Londres (2006[1996], p. 26) e de Cope e Kalantzis (2006, pp. 212219), vai propor uma grade analtica para cinco modalidades (lingustica, visual, espacial, gestual e sonora), que se baseia justamente nas propostas de Kress e Van Leeuwen (1996) e que vai, imediatamente, pulverizar os enunciados multissemiticos em seus elementos formais (sua materialidade, diz Kress, 2006):

12

Em geral, baseadas nas funes ideacional, interpessoal e textual de Halliday: as funes de representao, orientao e organizao, em Lemke (1998b) e os trs sistemas principais para anlise da interao de significados em imagens em Kress e Van Leeuwen (1996), por exemplo sistema de contato, sistema de distncia social e dois conjuntos de sistemas relativos a atitude: dimenso horizontal e dimenso vertical.

Figura 1: Ilustrativa dos sistemas multimodais e seus elementos a serem considerados (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2006[1996], p. 26)

J no texto de Cope e Kalantzis (2006), os elementos das linguagens ou semioses aparecem relacionados a nveis e categorias e de anlise, retiradas da mesma teoria, tais como:
Representacional: As significaes referem-se a qu? (referenciao) relaes anafricas e diticas no lingustico e sons naturalsticos e representaes icnicas no sonoro e no visual, por exemplo; Social: Como as significaes conectam as pessoas que envolvem? (interao) processos, atributos/circunstncias e lugar do enunciador no lingustico; tempo, tonalidade e acompanhamento na msica, por exemplo; Organizacional: Como as significaes se conectam? (organizao formal) mdia, entonao e gnero no lingustico e ritmo, prosdia, altura e gnero 13 no sonoro (msica), por exemplo; Contextual: Como os significados se encaixam no mundo mais amplo da significao? (ancoragem e remisso) referenciao (novamente) e intertextualidade no lingustico e motivos e refres na msica, por exemplo; Ideolgico: A quais interesses a significao est destinada a servir? (relaes de poder) autoria, contexto e responsabilidade no lingustico e intensidade no sonoro, por exemplo. (pp. 212-219).

No preciso detalhar mais o modelo de anlise para que percebamos o grau de fragmentao, formalizao e descontextualizao a que pode levar. Parte-se do pressuposto
13

Como se v, o lugar do gnero na teoria sejam os gneros lingusticos, sejam os musicais est exclusivamente ligado organizao formal dos textos e no aos efeitos de sentido que possam provocar.

10

de que certos fenmenos de cada semiose (ritmo e intensidade na msica, por exemplo) podero estar ligados apenas a certos efeitos de sentido e no a outros. Seria mesmo preciso colocar efeitos sonoros naturalsticos como a vaca mugindo na gravao de Gismonti de O Trenzinho do Caipira de Villa-Lobos para referenciar em msica? Alis, o que quereria dizer referenciar em msica? Alm disso, separa-se em nveis diversos de anlise o social, o contextual e o ideolgico, o que causa estranhamento a qualquer analista do discurso ou terico da enunciao. O terceiro problema a busca de isomorfismo ou de funcionamento semelhante em processos de semioses diversas14. No mnimo, j Lemke (1998b) desconfiava de que
criamos significao de duas maneiras fundamentalmente complementares: (1) classificando coisas em categorias mutuamente exclusivas e (2) distinguindo variaes de grau (ao invs de tipo) em vrios contnuos de diferena. A linguagem opera principalmente da primeira maneira, que chamo de tipolgica. A percepo visual e gestual/espacial (desenhar, danar) [e, acrescentamos, sonora] opera principalmente da segunda maneira: a topolgica. Como j disse, a real criao de significao geralmente envolve combinaes de diferentes modalidades semiticas e, logo, tambm combinaes desses dois modos gerais. [...] (s/p)

Ou seja, no podemos analisar semioses topolgicas a partir de categorias criadas para analisar semioses tipolgicas. Alm disso, o autor, neste mesmo texto, ainda alertava:
Nossas realidades vividas no podem ser completamente representadas de maneiras puramente tipolgicas; pessoas demais ficam sem voz quando no h outras maneiras de criar significao. O potencial topolgico dos letramentos multimdia pode ajudar a dar voz, dignidade e poder a pessoas reais hbridas. Pode minar um sistema ideolgico que limita as identidades pessoais a um pequeno nmero de gavetas disponveis e aprovadas socialmente e deixar que nos mostremos e vejamos uns aos outros em um universo multidimensional de possibilidades humanas reais muito mais amplo. [...] (s/p)

Esses argumentos, a nosso ver, descartam a maior parte se no a totalidade das propostas recentes de anlise dos funcionamento e composio dos textos multissemiticos. Poder a teoria de gneros de discurso do Crculo bakhtiniano apesar de ter sido pensada no contexto de textos escritos, impressos, literrios e cannicos enfrentar o desafio colocado nesta tarefa? Textos/enunciados multissemiticos: desafios para a teoria dos gneros de discurso Mesmo que nos ativssemos ao texto de 1952-53/1979 de Bakhtin, cremos que a resposta seria positiva. O carter multissemitico dos textos/enunciados contemporneos no parece
14

Na verdade, fizemos, com nossos alunos a quem agradecemos as valiosas discusses e contribuies muitas tentativas de anlise a partir desta Grade, todas infrutferas e mutiladoras dos enunciados.

11

desafiar fortemente os conceitos e categorias propostas pela teoria dos gneros. Alm disso, se ampliarmos nossas leituras bakhtinianas sobre os gneros para textos que apresentam um foco mais centrado na flexibilidade, no plurilinguismo e na plurivocalidade dos enunciados em gneros, como o texto de 1934-35/1975 (O discurso no romance), mais amplas e eficazes se tornam nossas ferramentas para a anlise dos textos contemporneos. Usando o artifcio de um diagrama que j utilizamos em outros textos publicados para sintetizar a teoria dos gneros presente em Bakhtin (2003[1952-53/1979]), temos que:
Prticas de Linguagem Situao de Comunicao Esfera de circulao Tempo e lugar histricos Participantes (relaes sociais) Contedo temtico Apreciao valorativa

Gnero do Discurso (Available Designs)

Tema Forma composicional Unidades lingusticas (Estilo)

Ou seja, as prticas de linguagem ou enunciaes se do sempre de maneira situada, isto , em determinadas situaes de enunciao ou de comunicao, que se definem pelo funcionamento de suas esferas ou campos de circulao dos discursos (cientfico, jornalstico, literrio, artstico, de entretenimento, ntimo, familiar e assim por diante). Essas esferas ou campos e seu funcionamento esto elas mesmas situadas historicamente, variando de acordo com o tempo histrico e as culturas locais (ou globais). Assim, a maneira de se fazer jornalismo no Brasil de hoje no a mesma que a da Inglaterra ou a do Brasil do incio do sculo XX. O funcionamento das esferas de circulao dos discursos define os participantes possveis da enunciao (locutor e seus interlocutores) assim como suas possibilidades de relaes sociais (interpessoais e institucionais). Define tambm um leque de contedos temticos possveis no funcionamento de uma esfera (no se fala de qualquer coisa em qualquer lugar). No entanto, a enunciao no determinada mecanicamente pelo funcionamento social das esferas, pois o que vai substancialmente definir a significao e o tema de um enunciado/texto sobretudo a apreciao de valor ou a avaliao axiolgica (tica, poltica, esttica, afetiva; BAKHTIN/ VOLOCHINOV, 1981[1929]) que os interlocutores fazem uns dos outros e de si

12

mesmos ou de seus lugares sociais e do contedo temtico em pauta, que apreciado valorativamente, transforma-se em tema (irrepetvel) do enunciado. O funcionamento das esferas tambm define maneiras especficas de dizer/enunciar, de discursar, cristalizadas e tpicas desse campo social os gneros de discurso (para o Grupo de Nova Londres, available designs). Esses modos de dizer cristalizados tambm so apenas relativamente estveis, e no padres imutveis a serem seguidos modelarmente: eles variam de acordo com os tempos, as culturas e lugares enunciativos e as situaes especficas de enunciao. Se assim no fosse, no poderamos estar discorrendo, neste artigo, sobre os textos contemporneos. No entanto, eles formatam, por assim dizer, os modos de enunciar. Bakhtin (1988[1935-35/1975]) indica que h estratgias de flexibilizao do gnero e do estilo, empregadas, por exemplo, no romance polifnico de Dostoivski, que so o hibridismo e a intercalao de gneros, vozes e linguagens sociais, provocando o plurilinguismo e a plurivocalidade. Portanto, exercer uma prtica de linguagem situada significa, entre outras coisas, selecionar e operar nos parmetros (flexveis) de gneros discursivos. Mas o gnero em que se d o enunciado no , como querem alguns, apenas um formato. Ele define sim formas de composio do enunciado e seu estilo no dizer de Bakhtin (2003[1952-53/1979], a seleo operada nos recursos da lngua - recursos lexicais, fraseolgicos e gramaticais (p. 279) , mas em funo da composio de um tema, ou seja de certos efeitos de sentido visados pela vontade enunciativa do locutor e dependentes de sua apreciao de valor sobre significaes ou parceiros interlocutores. Trata-se aqui de uma sntese em largussimos traos e muito breve, mas que j nos d base para repensarmos o funcionamento dos enunciados contemporneos. Se considerarmos que o que neles est em questo, entre outros aspectos, a emergncia histrica recente de novas mdias e de novas tecnologias que permitem novos usos concomitantes de linguagens ou semioses diversas, teramos de considerar de que maneira as modalidades de linguagem e as mdias podem ser tratadas na teoria acima brevemente exposta. Em primeiro lugar, preciso lembrar que tecnologias e mdias selecionam (mais ou menos) modalidades ou semioses pertinentes, em um enfoque um pouco diferente do de Kress (2006) que analisa as modalidades em termos de materialidade e mdia. Queremos dizer, por exemplo, que o impresso permite imagens estticas e escrita, mas no sons ou imagens em 13

movimento; a transmisso radiofnica permite sons e fala, mas nenhum tipo de imagem, seja esttica, em movimento ou grfica. Outras mdias (televisiva e, sobretudo, digital) aceitam o conjunto das semioses possveis. Em segundo lugar, cabe notar que muitas esferas hoje se valem das diversas mdias e tecnologias em seu funcionamento: a jornalstica, a publicitria, a religiosa, a artstica etc. Outras so ainda mais aferradas tradio da cultura da escrita e do impresso, como a jurdica e a cientfica. Ora, posto desta maneira, as esferas que se valem de diferentes mdias (impressa, radiofnica, televisiva, digital) para a circulao de seus discursos e tambm selecionam diferentes recursos semiticos e diversas combinatrias possveis entre eles para atingir suas finalidades e ecoar seus temas, provocando mudanas nos gneros. o caso de uma notcia em mdia digital, que combina livremente, escolha do lautor, a escrita em hipertexto, com fotos e imagens, vdeos e, por vezes, udio em podcast. Ento, as mdias e as tecnologias so escolhas, e de caso bem pensado, das esferas de circulao de discursos. Mas tm, de imediato, efeito nas formas de composio e nos estilos dos enunciados, inclusive em termos de multimodalidade. Como ficaria ento, agora, nosso diagrama? Aparentemente, ele no sofre grandes mudanas, ou seja, no era mesmo afinal um grande desafio teoria dos gneros de discurso as mudanas nos textos e nas formas de circulao dos discursos na contemporaneidade. A teoria, desde que se muna de conhecimentos sobre as vrias semioses, parece capaz de articul-las de maneira consistente, visando significao e em a fragmentao ou o formalismo de outras propostas.
Prticas de Linguagem Situao de Comunicao Esfera de circulao Tempo e lugar histricos Mdias e tecnologias Participantes (relaes sociais) Contedo temtico Apreciao valorativa

Gnero do Discurso (Available Designs)

Tema Forma composicional (Modalidades) Unidades semiticas (Estilo)

14

Para terminar este artigo, buscaremos testar essa ampliao da teoria bakhtiniana na anlise de um enunciado multimodal e hbrido: o videoclipe de Dor de Verdade de Marcelo D2. Ainda desafiando a teoria: hbridos de culturas e de linguagens em um videoclipe15 O videoclipe foi realizado para

divulgao (televisiva e digital) de uma das canes de trabalho do CD de Marcelo D2 Meu samba assim, de 2006. Financiado pela Sony BGM (RJ), gravadora multinacional do CD qual o artista estava ligado na ocasio, podemos dizer que se trata de um produto da esfera artstico musical, no campo da msica pop, financiado e distribudo pela indstria cultural, no mbito da cultura de massa. Meu samba assim o segundo CD em que Marcelo D2 prope a hibridao de seu rap com o samba e o pagode. Para esta cano, convidou os sambistas Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, para um trabalho em colaborao. No enunciado em circulao nas mdias, os sambistas aparecem como participantes do videoclipe16, mas, na verdade, so autores do samba que cederam a Marcelo D2. Sobre ele, o rapper comps o rap. O resultado foi divulgado por meio do videoclipe. Na anlise, s esta situao de produo do enunciado j gera muitas questes. Qual a autoria, afinal? Marcelo D2? Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho? Os trs? Se os trs, porque tal autoria no aparece assim nos crditos? O que recortar para anlise? As letras do samba ou do rap, como frequentemente se faz em lingustica e lingustica aplicada? O samba? O rap? O hbrido? Afinal, qual o gnero sob anlise? Ora, o gnero do enunciado um videoclipe de divulgao premiado, alis17 de um hbrido de samba e rap, destinado a apreciadores de rap, samba e pagode, potenciais
15

Trata-se aqui de um impresso, portanto no podemos efetivamente mostrar o objeto de anlise. Pedimos ao leitor que acesse o videoclipe para melhor compreenso da discusso que se segue (http://www.youtube.com/watch?v=nT5F1lOt1jI, acesso em 22/07/2010). Ver imagem dos crditos do videoclipe.

16 17

Vencedor na categoria videoclipe do Prmio Multishow 2007. No foi o primeiro clipe premiado de Johnny Arajo feito para Marcelo D2. A imprensa no perdoou: Marcelo D2, prmio de melhor clipe por Dor de verdade, um prmio que, a rigor, no dele, mas do diretor Johnny Arajo, ausente. E por uma msica que no dele, parceria de Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. (http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2007/07/04/296629168.asp, acesso em 23/07/2010). Alis, essa a nica crtica da imprensa que atribui a autoria aos sambistas; em todas as outras, eles passam por participantes ou figurantes do videoclipe.

15

compradores do CD de Marcelo. O autor premiado do videoclipe seu diretor, Johnny Arajo, em colaborao com Jacques Cheviche. E como se produz um videoclipe? Conrado Almada, tambm produtor/diretor de clipes comerciais, em entrevista a Pixeloide, declara que
o processo de criao de um clipe varia muito dependendo da banda e do diretor. No meu caso eu recebo a msica a ser trabalhada, converso com a banda a respeito do que eles querem atingir com o clipe e a partir da tiro meu tempo pra pensar. Esse tempo varia de uma a duas semanas, quando ento eu desenvolvo uma idia e a apresento para a banda. A partir do Ok da banda pra idia inicia-se o processo de produo propriamente dito. (http://www.pixeloide.com.br/2009/07/o-mineiro-conrado-almada-virou-noticia_31.html, acesso em 23/07/2010)

Ou seja, o autor (diretor) realiza um briefing com seus clientes (o artista e sua gravadora), ouve o produto a ser divulgado/vendido e, a partir desses dados, roteiriza um clipe, pensando tanto em seus temas, como nas formas de composio e no estilo. Ainda Conrado Almada, avaliando um clipe de diretor estrangeiro na mesma entrevista, esclarece-nos que
esse clipe tem o casamento perfeito das imagens com a msica. No h nenhuma grande sacada tcnica nem um roteiro mirabolante, mas de um bom gosto visual extremo. A tcnica usada o stop motion fotogrfico mesclado com filmagens normais transformadas em stop motion na edio. O diretor apresenta a banda de forma bastante despretensiosa, caminhando por ruas, cafs e parques de NY, eventualmente cantando a msica. Os pontos fortes so o ritmo da edio, a refinada fotografia preto e branco e a composio desses fotogramas na tela. (grifo nosso)

Portanto, parece que os grandes passos para os efeitos de sentido do tema em um videoclipe so o roteiro e a montagem. Aqui, Almada menciona questes de estilo, ligadas a tcnicas de edio e montagem, como a escolha do preto e branco, da tcnica de stop motion, dos tipos de tomada etc. A forma de composio parte dos clipes roteirizados, isto , pequenas tomadas que vo ser mixadas na montagem e alinhadas com a msica que se tematiza. No caso de Dor de verdade, Arajo tambm escolhe o branco e preto e roteiriza tomadas com os sambistas vestidos a carter: os autores do samba (Pagodinho sentado em uma mesa tomando cerveja e Arlindo tocando seu banjo); com as Velhas Guardas da Imprio Serrano e da Portela (sambando no sapatinho e tocando trombone de vara); com danarinas de samba, de funk e de rap (que, sambando, preservam as gestualidades do funk e do rap) e, por fim, de Marcelo D2, sozinho (neste caso, sempre em close up, inclusive um, bem no miolo do videoclipe, com a assinatura de D2 exalando uma baforada de maconha) ou em companhia dos outros participantes, em planos gerais (caso em que Marcelo assume sempre uma postura de MC ou de diretor). Tudo se encerra com uma foto de Bezerra da Silva pai do gangsta samba, que morrera no ano anterior com a inscrio em letra cursiva Saudade, Bezerra da Silva, 1925-2005. O plano de fundo uma tela neutra (branca para o samba e preta para o 16

rap), ocupada por vezes por falantes enormes e que reproduz palavras (saudade) ou trechos das letras, tambm em letra cursiva. Notamos, portanto, que o estreotipo e a fixidez (gestual, das vestimentas e posturas) caracteriza o samba em seus diversos estilos e a flexibilidade e o hibridao fica a cargo do rap e das danarinas de rap e funk. A abertura do clipe um caso parte e j d o tom de discurso citado (o rap citando ou intercalando o samba) que a obra como um todo tem: tendo como imagem uma foto da baa do Rio de Janeiro do ponto-de-vista do Cristo Redentor que vai se aproximando, trata-se de uma fala de Marcelo D2 sobre si mesmo18 e tomando para si, em forma de citao, a frase musical eu fao samba e amor at mais tarde. Corte abrupto para, em close, os gestos do DJ (DJ Primo) manipulando os equipamentos eletrnicos responsveis pelo beat, neste caso arrastado, do rap (segundo D2, procura da batida perfeita continua). O estilo do vdeo alm da escolha do branco e preto composto sobretudo pelas tomadas, pelo vesturio dos sambistas e das danarinas e pela gestualidade hbrida dessas ltimas. As tomadas abusam dos planos: plano geral sobretudo para a Velha Guarda; close up reservado para Marcelo, para os instrumentos e para o baixo ventre das danarinas de samba e o torso das de rap; tomadas verticais de cima para baixo (indicando relao de subordinao) dos sambistas pagodeiros. O vesturio de todos (sambistas da Velha Guarda, pagodeiros, Marcelo ele prprio e danarinas) bastante tpico e at estereotipado: camises largos floridos, jeans e sandalhes franciscanos para os pagodeiros; chapu, ternos ou cala branca e camisa branca ou listrada ou saias abaixo do meio da perna com tnicas comportadas para a Velha Guarda; moleton preto abaixo das cuecas, camiseta longa e larga com bon ou mini-saias e miniblusas pretas com muitos tachados metlicos e bon para os rappers e as dancers; minissimas saias ou shorts com bustiers em paets, cabelos longos e alisados/aloirados com sandlias plataforma salto 10, para as passistas. A gestualidade e a dana das bailarinas (de funk, de rap e de samba) so, como j dissemos, hbridos: dancers danam samba no p e rap no torso; a funkeira funkeia no ritmo de samba. A velha guarda e as passistas sambam: umas miudinho no p e outras largo nos quadris. As letras das composies so intercaladas: em boa parte do clipe, trata-se do samba de Cruz e Pagodinho Dor de verdade, cuja letra tratada poeticamente: escrita como redondilha
18

Segundo a crtica de 2006 de Brbara de Paula, publicada na Revista online Paradoxo, Marcelo continua soletrando palavras em um rap ou outro, repetindo rimas que foram usadas em seu lbum anterior e tratando de temas recorrentes como o Rio de Janeiro, a malandragem, a seda e, claro, ele mesmo. Poucos rappers falam tanto de si mesmos como D2. (http://www.revistaparadoxo.com/materia.php?ido=3301, acesso em 23/07/2010).

17

maior, em versos rimados de 7 slabas e refro 4/4/12, tematizando negativamente a saudade (a saudade m: no tem d nem compaixo a dor de verdade). O samba, musicalmente, em estilo pagode, com uma instrumentao principalmente composta de banjo, cuca19, pandeiro, tamborim, voz e interferncias crescentes de trombone de vara para marcar a participao da velha guarda. Este samba intercalado ao rap composto por Marcelo, cuja letra, aps uma introduo referida ao beat, composta de discurso autorreferido e citaes da letra do samba na forma de colagem:
Esse beat aqui oh! D pra rimar sobre tudo Sobre rap, samba, passado, futuro Sobre amor ou at sobre maldade, Mas nesse aqui vamos falar de saudade. Eu disse vamos porque eu no t sozinho T comigo Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho. [Introduo] [Intercalao do samba] Tava com saudade de mim? T aqui de novo Misturando rap com samba S mais um pouco E vou t pronto pro que der e vier. Di no corao malandro, No corao de man. Do tempo que D2 jogava no Andara Saudade do que eu vivi, Saudade do que eu nem vi. Quem nunca se sentiu sozinho? No importa a idade. Quem j sentiu pode dizer o que dor de verdade. No tem pena, no tem d nem compaixo. S condena; a saudade uma iluso dos versos de Arlindo e do Zeca. T com saudade, Quanto mais tempo mais camaradagem. Vem! Saudade! Saudade! Hoje eu posso dizer o que dor de verdade! (Refro do samba, 2x)

19

Na qual esto inscritos os seguintes dizeres em close de alguns segundos: MEU SAMBA ASSIM SAPUCAHI 107 seguidos da pergunta: O SAMBA O SOM DO BRASIL?.

18

Logo, do ponto de vista verbal, trata-se de intercalao de uma letra poeticamente tratada com um discurso em ritmo de rap autorreferido e autolaudatrio. O que hibridiza ento a cano ou o videoclipe, para alm da dana e da gestualidade das danarinas, j que todo o resto tipificado e intercalado? Basicamente o beat (arrastado, como diz a crtica), que, ao invs de manter o beat do rap, faz o compasso rtmico 2/4 cumprido normalmente pelos instrumentos de percusso de tambor no samba (o surdo, os diferentes tambores, o repique de mo): ele quem d coeso e coerncia hbrida ao todo o DJ Primo, DJ deste CD. O contedo temtico que ecoa o da louvao hibridao (de rap com samba, pois o funk fica apenas sugerido nas imagens, mas sem deixar de ser uma possibilidade). Mas, na realizao concreta do tema, com sua apreciao valorativa, que sentidos ecoam? Em primeiro lugar, o de quem capaz de fazer samba-rap20 - MD2 (A primeira frase dita por D2 no disco a pergunta retrica: Quem que mistura rap com samba? http://www.pilulapop.com.br/index.php, acesso em 23/07/2010). o de autoria de uma hibridao, autolaudatria. Em segundo lugar, o da hierarquia: quem manda ali MD2 ( fora da patronagem). Disso so testemunhas as letras, o apagamento das autorias, as tomadas verticais de-cima-para-baixo dos sambistas-pagodeiros e a estereotipia do universo do samba versus a flexibilidade do rap para revoze-lo, aggiornato, e com alguns acenos para o funk. Talvez o prximo CD tenha a coragem de misturar rap com funk carioca? Como no temos mais espao, esperamos que esta anlise possa demonstrar como a teoria de gneros de discurso do Crculo , como dizem as idealizadoras desta coleo, inclassificvel, ou seja, no datada e no se restringe aos gneros contemporneos a seus autores, alm, claro, de superar em muito as anlises propostas nas teorias contemporneas, fragmentrias e caudatrias da lingustica, que resenhamos antes, pelo fato de focar a anlise da forma no por si mesma, mas em busca da enunciao dos temas.

Referncias Bibliogrficas ANDRADE, O. de. Manifesto da Poesia Pau-Brasil. In: _____. (1970-) Obras Completas, Volume VI Do Pau-Brasil antropofagia e s utopias. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira/INL-MEC, 1972[1924]. pp. 3-10. BAKHTIN, M. M./VOLOCHNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec, 1981[1929], 2 edio brasileira.
20

Como foi tratado, por exemplo, pela Revista Paradoxo, remetendo ao samba-rock, to fundamental para a black music.

19

BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento O contexto de Franois Rabelais. So Paulo/Braslia: Hucitec/UnB, 2008[1965], 6 edio brasileira. BAKHTIN, M. M. Os gneros do discurso. In: _____. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2003 [1952-53/1979]. pp. 277-326. BAKHTIN, M. M. O problema do texto na lingstica, na filologia e em outras cincias humanas. In: _____. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, (2003[195961/1976]). 307-336. BAKHTIN, M. M. O discurso no romance. In: _____. Questes de literatura e de esttica A teoria do romance. So Paulo: Hucitec, 1988[1934-35/1975]. pp. 71-210. BEAUDOUIN, V. De la publication la conversation. Lecture et criture lectroniques. Rseaux, 2002/6, n119, pp. 199-225. Disponvel em http://www.cairn.info/article.php?ID_REVUE=RES&ID_NUMPUBLIE=RES_116&ID_AR TICLE=RES_116_0199>, acesso em 26/03/2007. CANCLINI, N. G. Culturas hbridas Estratgias para entrar e sair da modernidade. So Paulo: EDUSP, 2008[1989]. 4 edio brasileira. CHARTIER, R. A aventura do livro: Do leitor ao navegador. SP: EDUNESP, 1998[1997]. COPE, B.; KALANTZIS, M. Designs for social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds). Multiliteracies Literacy Learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006[2000]. pp. 203-234. KALANTZIS, M.; COPE, B. Changing the role of schools. In: B. COPE; M. KALANTZIS (Eds). Multiliteracies Literacy Learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006a[2000]. pp. 121-148. KALANTZIS, M.; COPE, B. A multiliteracies pedagogy A pedagogic suplement. In: B. COPE; M. KALANTZIS (Eds). Multiliteracies Literacy Learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006b[2000]. pp. 239-248. KALANTZIS, M.; COPE, B. Multicultural education: Transforming the mainstream. In: MAY, St. (Ed.) Critical multiculturalism. London: Falmer Press, 1999. pp. 245-276. KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003. KRESS, G. Multimodality. In: B. COPE; M. KALANTZIS (Eds). Multiliteracies Literacy Learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006[2000]. pp. 182-202. KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London/New York: Routledge, 2010. KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. New York: Routledge, 1996/2006. KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001. LAHIRE, B. Culture crite et ingalits scolaires Sociologie de l chec scolaire lcole primaire. Lyon: PUL, 1993. LEMKE, J. L. Metamedia literacy: Transforming meanings and media. In: REINKING, D. et al. (Eds.). Literacy for the 21st Century: Technological transformation in a posttypographic world. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1998a. pp. 283-301. Disponvel em http://academic.brooklyn.cuny.edu/education/jlemke/reinking.htm, acesso em 22/07/2010. 20

LEMKE, J. L. Multiplying meaning. In: MARTIN, J. R.; VEEL, R. (Eds.). Reading Sciences. London: Routledge, 1998b. NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. In: B. COPE; M. KALANTZIS (Eds.). Multiliteracies Literacy Learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006[1996]. pp. 09-37. Tambm publicado em Harvard Educational Review, 66(1), 1996. PHILLIPSON, R. Linguistic imperialism. Oxford: O.U.P., 1992. SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: Sonora, visual, verbal. So Paulo: Iluminuras/FAPESP, 2001, 3 edio. WISNIK, J. M. O som e o sentido: Uma outra histria das msicas. So Paulo, Companhia das Letras, 1989[1999].

21

S-ar putea să vă placă și