Sunteți pe pagina 1din 4

SOCIEDADE RECREATIVA BENEFICENTE CULTURAL

APITO DE OURO
Fundada em 13 de maio 1969

Tapes Rio Grande do Sul BR

TEMA ENREDO 2013 APITO DE OURO FAZ O PRATO PRINCIPAL. ARROZ O OURO BRANCO NA FESTA DO CARNAVAL.

SOCIEDADE RECREATIVA BENEFICENTE CULTURAL

APITO DE OURO
Fundada em 13 de maio 1969

Tapes Rio Grande do Sul BR

JUSTIFICATIVA
Ttulo do Enredo: APITO DE OURO FAZ O PRATO PRINCIPAL. ARROZ O OURO BRANCO NA FESTA DO CARNAVAL. Para o carnaval de 2013, a Sociedade Recreativa Beneficente e Cultural Apito de Ouro tm a proposta de desenvolver e apresentar como tema central o cereal Arroz. A pretenso a de realizar um trabalho voltado histria, ao surgimento, a utilizao e a industrializao deste importante alimento. Tambm meta deste trabalho dar conta da vinda desta cultura agrcola para o Rio Grande do Sul, mais especificamente para a Regio da Costa Doce. Disse Deus: [...] Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes [...] Elas serviro de alimento para vocs[...]. Gnesis - 1:29

DESENVOLVIMENTO
Sua origem remonta a antiguidade e h indcios de seu surgimento na sia. Na China, ndia e Japo, h pistas de seu cultivo h milhares de anos. Sendo o arroz considerado por estes povos uma ddiva divina, um presente dos deuses para a humanidade. No Brasil, segundo alguns autores, apontam o Brasil como o primeiro pas a cultivar esse cereal no continente americano. Outra variao do arroz era o "milho dgua" (abati-uaup) que os tupis, muito antes de conhecerem os portugueses, j colhiam nos alagados prximos ao litoral.a O Arroz possui uma gama de utilizaes e rege uma grande influncia na cultura, o cereal rico em lendas e tambm atribudo a rituais religiosos que vo desde a chuva de prosperidade dos noivos ao final do casamento at a mesa dos terreiros, no alimento ofertado ao maior dos orixs, o arroz uma iguaria dedicada ao orix Oxal nos rituais africanos. Conhecido como o ouro branco, um cereal muito nutritivo, saboroso e que faz timas combinaes de paladares. Pode-se dizer que o prato essencial na mesa do brasileiro. A vinda desta cultura para o Estado do Rio Grande do Sul ainda controversa. H estudos que revelam que as primeiras sementes vieram com os jesutas espanhis, h, por outro lado informaes de que vieram com os portugueses por volta do ano de 1600. Sabe-se que foi aqui no sul do pas que o cereal teve tima adaptabilidade. O desenvolvimento da Regio da Costa Doce deve muito ao plantio e tambm a moderna industrializao do arroz nos municpios da regio. A importncia desta cultura para a regio e para a economia do nosso Estado de relevncia, uma vez que [...] Cerca de 80%
2

SOCIEDADE RECREATIVA BENEFICENTE CULTURAL

APITO DE OURO
Fundada em 13 de maio 1969

Tapes Rio Grande do Sul BR

do arroz parboilizado1 exportado pelo Rio Grande do Sul de Camaqu, fazendo da cidade a Capital Nacional deste produto. Sem contar ainda que as seis maiores indstrias de beneficiamento do cereal tm unidades na regio.b Nos anos trinta, foi organizada uma grande festa, A Festa do Arroz, realizada em 1937 na cidade de Tapes, pois na poca, era esta a cidade uma das maiores produtoras. A festa riscola foi uma Exposio que mostrou o melhor da produo do gro e de seus tipos produzidos. Oficialmente inaugurada no dia 23 de setembro de 1937, contou inclusive com a presena do governador do Estado, o Senhor Flores da Cunha e a coroao da rainha da festa.c Com a modernizao da produo veio o sucesso do plantio e recordes da colheita, agora em larga escala. A indstria moderna do arroz na regio fator marcante, pois alm de importante gerador de renda e riqueza, mantm a tradicional festa, A Festa do Arroz nos dias de hoje. A meta da Escola Apito de Ouro contar a histria do cereal e da importncia econmica que representou e representa para a regio da Costa Doce do Estado do Rio Grande do Sul. A Escola de Samba pretende enaltecer os feitos dos produtores e de um passado de lutas e de investimentos que geraram a moderna indstria do arroz. O foco se dar nos produtos e na utilizao do arroz desde a nutrio at as calorias geradas para que o povo do Apito de Ouro possa produzir samba e realizar uma magnfica apresentao no carnaval. Por estes motivos que a Sociedade Recreativa Cultural Apito de Ouro, traz para este carnaval o arroz, com muita alegria e energia para fazer samba, alimentando a alma e o corpo com o ouro branco ou o dourado parboilizado do arroz, vamos servir o prato principal com este cereal sagrado, anunciando o projeto em forma de enredo intitulado: O Apito de Ouro faz o prato principal: Arroz o ouro branco na festa do carnaval. (ttulo provisrio ao enredo).
Ramo Edonil Dauinehimer de Carvalho Licenciado em Histria pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS

FONTES DE CONSULTA
IRGA. Instituto Rio-grandense do Arroz. http://www.irga.rs.gov.br/ TAPES. A festa do Arroz. Rio Grande do Sul, Um Sculo de Histria. Autor. Pgina. Ano da Publicao.

Denomina-se arroz parboilizado o arroz que sofreu processo de parboilizao. A palavra parboilizado tem origem no ingls "parboiled", unio das palavras "partial" e "boiled", literalmente parcialmente fervido.

Fonte do site da Embrapa. http://www.cnpaf.embrapa.br/arroz/historia.htm Revista da Costa Doce/Edio14/Comunicar Brasil. c Episdio A Festa do Arroz de Tapes. Rio Grande do Sul, Um Sculo de Histria. Episdio da RBSTV.
b

S-ar putea să vă placă și