Sunteți pe pagina 1din 8

Biografia Nasceu na Frana em 1879.

Antes de chegar psicologia passou pela filosofia e medicina e ao longo de sua carreira foi cada vez mais explcita a aproximao com a educao. Em 1902, com 23 anos, formou-se em filosofia pela Escola Normal Superior, cursou tambm medicina, formando-se em 1908. Viveu num perodo marcado por instabilidade social e turbulncia poltica. As duas guerras mundiais (1914-18 e 1939-45), o avano do fascismo no perodo entre guerras, as revolues socialistas e as guerras para libertao das colnias na frica atingiram boa parte da Europa e, em especial, a Frana. Em 1914 atuou como mdico do exrcito francs, permanecendo vrios meses no front de combate. O contato com leses cerebrais de ex-combatentes fez com que revisse posies neurolgicas que havia desenvolvido no trabalho com crianas deficientes. At 1931 atuou como mdico de instituies psiquitricas. Paralelamente atuao de mdico e psiquiatra consolida-se seu interesse pela psicologia da criana. Na 2a guerra atuou na Resistncia Francesa contra os alemes, foi perseguido pela Gestapo, teve que viver na clandestinidade. De 1920 a 1937, o encarregado de conferncias sobre a psicologia da criana na Sorbonne e outras instituies de ensino superior. Em 1925 funda um laboratrio destinado pesquisa e ao atendimento de crianas ditas deficientes. Ainda em 1925 publica sua tese de doutorado A Criana Turbulenta. Inicia um perodo de intensa produo com todos os livros voltados para a psicologia da criana. O ltimo livro Origens do pensamento na criana, em 1945. Em 1931 viaja para Moscou e convidado para integrar o Crculo da Rssia Nova, grupo formado por intelectuais que se reuniam com o objetivo de aprofundar o estudo do materialismo dialtico e de examinar as possibilidades oferecidas por este referencial aos vrios campos da cincia. Neste grupo o marxismo que se discutia no era o sistema de governo, mas a corrente filosfica. Em 1942, filiou-se ao Partido Comunista, do qual j era simpatizante. Manteve ligao com o partido at o final da vida. Em 1948 cria a revista Enfance. Neste peridico, que ainda hoje tenta seguir a linha editorial inicial, as publicaes servem como instrumento de pesquisa para os pesquisadores em psicologia e fonte de informao para os educadores. Faleceu em 1962.

A ABORDAGEM DE HENRI WALLON

A gnese da inteligncia para Wallon gentica e organicamente social, ou seja, "o ser humano organicamente social e sua estrutura orgnica supe a interveno da cultura para se atualizar" (Dantas, 1992). Nesse sentido, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon centrada na

psicognese da pessoa completa. Henri Wallon reconstruiu o seu modelo de anlise ao pensar no desenvolvimento humano, estudandoo a partir do desenvolvimento psquico da criana. Assim, o desenvolvimento da criana aparece descontnuo, marcado por contradies e conflitos, resultado da maturao e das condies ambientais, provocando alteraes qualitativas no seu comportamento em geral. Wallon realiza um estudo que centrado na criana contextualizada, onde o ritmo no qual se sucedem as etapas do desenvolvimento descontnuo, marcado por rupturas, retrocessos e reviravoltas, provocando em cada etapa profundas mudanas nas anteriores. Nesse sentido, a passagem dos estgios de desenvolvimento no se d linearmente, por ampliao, mas por reformulao, instalando-se no momento da passagem de uma etapa a outra, crises que afetam a conduta da criana. Conflitos se instalam nesse processo e so de origem exgena quando resultantes dos desencontros entre as aes da criana e o ambiente exterior, estruturado pelos adultos e pela cultura e endgenos e quando gerados pelos efeitos da maturao nervosa (Galvo, 1995). Esses conflitos so propulsores do desenvolvimento. Os cinco estgios de desenvolvimento do ser humano apresentados por Galvo (1995) sucedem-se em fases com predominncia afetiva e cognitiva: Impulsivo-emocional, que ocorre no primeiro ano de vida. A predominncia da afetividade orienta as primeiras reaes do beb s pessoas, s quais intermediam sua relao com o mundo fsico; Sensrio-motor e projetivo, que vai at os trs anos. A aquisio da marcha e da prenso, do criana maior autonomia na manipulao de objetos e na explorao dos espaos. Tambm, nesse estgio, ocorre o desenvolvimento da funo simblica e da linguagem. O termo projetivo refere-se ao fato da ao do pensamento precisar dos gestos para se exteriorizar. O ato mental "projeta-se" em atos motores. Como diz Dantas (1992), para Wallon, o ato mental se desenvolve a partir do ato motor; Personalismo, ocorre dos trs aos seis anos. Nesse estgio desenvolve-se a construo da conscincia de si mediante as interaes sociais, reorientando o interesse das crianas pelas pessoas; Categorial. Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criana para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior; Predominncia funcional. Ocorre nova definio dos contornos da personalidade, desestruturados devido s modificaes corporais resultantes da ao hormonal. Questes pessoais, morais e existenciais so trazidas tona. Na sucesso de estgios h uma alternncia entre as formas de atividades e de interesses da criana, denominada de "alternncia funcional", onde cada fase predominante (de dominncia, afetividade, cognio), incorpora as conquistas realizadas pela outra fase, construindo-se reciprocamente, num permanente processo de integrao e diferenciao.

Wallon enfatiza o papel da emoo no desenvolvimento humano, pois, todo o contato que a criana estabelece com as pessoas que cuidam dela desde o nascimento, so feito de emoes e no apenas cognies. Baseou suas idias em quatro elementos bsicos que esto todo o tempo em comunicao: afetividade, emoes, movimento e formao do eu. AFETIVIDADE- possui papel fundamental no desenvolvimento da pessoa pois por meio delas que o ser humano demonstra seus desejos e vontades. As transformaes fisiolgicas de uma criana (nas palavras de Wallon, em seu sistema neurovegetativo) revelam importantes traos de carter e personalidade. EMOES- altamente orgnica, ajuda o ser humano a se conhecer. A raiva, o medo, a tristeza, a alegria e os sentimentos mais profundos possuem uma funo de grande relevncia no relacionamento da criana com o meio. MOVIMENTO- as emoes da organizao dos espaos para se movimentarem. Deste modo, a motricidade tem um carter pedaggico tanto pela qualidade do gesto e do movimento, quanto pela maneira com que ele representado. A escola ao insistir em manter a criana imobilizada acaba por limitar o fluir de fatores necessrios e importantes para o desenvolvimento completo da pessoa. FORMAO DO EU- a construo do eu depende essencialmente do outro. Com maior nfase a partir de quando a criana comea a vivenciar a "crise de oposio", na qual a negao do outro funciona como uma espcie de instrumento de descoberta de si prpria. Isso acontece mais ou menos em torno dos 3 anos, quando a hora de saber que "eu" sou. Imitao, manipulao e seduo em relao ao outro so caractersticas comuns nesta fase. Wallon, deixou-nos uma nova concepo da motricidade, da emotividade, da inteligncia humana e, sobretudo, uma maneira original de pensar a Psicologia infantil e reformular os seus problemas. Psicognese da Pessoa Completa Wallon procura explicar os fundamentos da psicologia como cincia, seus aspectos epistemolgicos, objetivos e metodolgicos. Admite o organismo como condio primeira do pensamento, pois toda a funo psquica supe um componente orgnico. No entanto, considera que no condio suficiente, pois o objeto de ao mental vem do ambiente no qual o sujeito est inserido, ou seja, de fora. Considera que o homem determinado fisiolgica e socialmente, sujeito s disposies internas e s situaes exteriores. Psicologia Gentica A psicologia gentica estuda os processos psquicos em sua origem, parte da anlise dos processos primeiros e mais simples, pelos quais cronologicamente passa o sujeito. Para Wallon essa a nica forma de no dissolver em elementos separados e abstratos a totalidade da vida psquica. Wallon prope a psicognese da pessoa completa, ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento. Considera que no possvel selecionar um nico aspecto do ser humano e v o desenvolvimento nos vrios campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo).

Para ele o estudo do desenvolvimento humano deve considerar o sujeito como geneticamente social e estudar a criana contextualizada, nas relaes com o meio. Wallon recorreu a outros campos de conhecimento para aprofundar a explicao do fatores de desenvolvimento (neurologia, psicopatologia, antropologia, psicologia animal). Para ele a atividade do homem inconcebvel sem o meio social; porm as sociedades no poderiam existir sem indivduos que possuam aptides como a da linguagem que pressupe uma conformao determinada do crebro, haja vista que certas perturbaes de sua integridade, privam o indivduo da palavra. Vemos ento que para ele no possvel dissociar o biolgico do social no homem. Esta uma das caractersticas bsicas da sua Teoria do Desenvolvimento. De acordo com Dantas (1992) Wallon concebe o homem como sendo gentica e organicamente social e a sua existncia se realiza entre as exigncias da sociedade e as do organismo. Pedagogicamente a reflexo a partir de tais concepes exige uma prtica que atenda as necessidades das crianas nos planos afetivo, cognitivo e motor, alm de promover o seu desenvolvimento em todos os nveis. O maior objetivo da educao no contexto de sua psicologia gentica estaria posto no desenvolvimento da pessoa e no em seu desenvolvimento intelectual. A inteligncia uma parte do todo em que a pessoa se constitui. Manteve interlocuo com as teorias de Piaget e Freud. Destacava na teoria de Piaget as contradies e dessemelhanas entre as suas teorias, pois considerava esse o melhor procedimento quando se busca o conhecimento. Por parte de Piaget existia uma constante disposio em buscar a continuidade e complementariedade de suas obras. Os dois se propunham a anlise gentica dos processos psquicos, no entanto, Wallon pretendia a gnese da pessoa e Piaget a gnese da inteligncia. Com a psicanlise de Freud mantm uma atitude de interesse e ao mesmo tempo de reserva. Embora com formao similar (neurologia e medicina) a prtica de atuao os levou a caminhos distintos. Freud abandonando a neurologia para dedicar-se a terapia das neuroses e Wallon mantmse ligado a esta devido ao seu trabalho com crianas com distrbios de comportamento. O mtodo adotado por Wallon o da observao pura. Considera que esta metodologia

permite conhecer a criana em seu contexto, s podemos entender as atitudes da criana se entendermos a trama do ambiente no qual est inserida.

A psicologia gentica de Wallon traz um campo vasto de implicaes educacionais . A opo por estudar o desenvolvimento da pessoa completa e a de basear este estudo numa perspectiva dialtica , faz com que sua

teoria , abrangente e dinmica , sirva a mltiplas leituras por parte de quem procura , nela , subsdios para a reflexo pedaggica . tratando de temas como emoo, movimento , formao da personalidade , linguagem , pensamento e tantos outros . Alm das implicaes educacionais decorrentes das leituras que se faa de sua psicogentica , Wallon tratou de explicitar , ele prprio , interessantes consideraes acerca da educao. Das idias pedaggicas explicitadas por Wallon destaca-se a que se refere necessidade de superao da dicotomia entre indivduo e sociedade subjacente maior parte dos sistemas de ensino . Segundo Wallon estes costumam oscilar contraditoriamente entre um e outro polo da autonomia . O movimento da Escola Nova , ao buscar romper com a opresso do indivduo pela sociedade , acabou por desprezar as dimenses sociais da educao , preconizando o individualismo . Wallon identifica na pedagogia de Rousseau uma das 1 expresses desta dicotomia entre indivduo e sociedade , no campo educacional . Para perspectiva Walloniana na interao e no contato com o outro que se forma o indivduo. Wallon considera , portanto , que a educao deve , obrigatoriamente , integrar , sua prtica e aos seus objetivos , essas duas dimenses , a social e a individual . Contrapondo-se ao autoritarismo do ensino tradicional , os escolanovistas defenderam a conduo do ensino pelo interesse da criana . Valorizando a atividade da criana em sua espontaneidade , acabavam por anular a necessidade do ensino sistematizado e da interveno do professor . A escola nova ignorava as dimenses sociais da educao , e preconizava o individualismo . Numa luta permanente continuamos nos debatendo contra o autoritarismo das concepes tradicionais ainda predominante no cenrio educacional . Wallon considera que a priorizao da discusso metodolgica em detrimento da reflexo sobre as dimenses sociais da educao foi outro fator responsvel pelo individualismo implicado nas propostas da Escola Nova . A educao tem sempre um papel poltico . A educao fascista buscava manter os indivduos em sintonia com seu lado mais instintivo e primitivo . Esta dimenso poltico social da educao fica bem explcita no projeto Langevin Wallon . Elaborado por pessoas comprometidas com a reconstruo da sociedade , abalada fsica e moralmente pela guerra , o projeto destaca a responsabilidade da educao neste processo . Organiza todos os mbitos do sistema de ensino ( administrativo , curricular , metodolgico ) em torno do princpio de justia social e os apoia sobre o conhecimento cientfico do ser humano em desenvolvimento , sobre a psicognese. Para a descoberta dos gostos e preferncias individuais previa um trabalho de orientao vocacional , a ser realizado pelo psiclogo escolar . Ao lado dos procedimentos psicopedaggicos , o projeto previa procedimento de natureza financeira Alm da gratuidade do ensino , incluam a implantao de um regime de remunerao ao estudante para assegurar a todos os indivduos o pleno desenvolvimento de suas potencialidades . Muito embora a discusso sobre a valorizao social das profisses fuja do mbito estrito de atuao da escola pois envolve fatores que esto focado seu controle , deveria estar presente na reflexo educacional , como exigncia da fundamental integrao que deve existir entre escola e sociedade . A Teoria Psicogentica de Henri Wallon por Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Educao por inteiro Militante apaixonado, esse mdico, psiclogo e filsofo francs mostrou que as crianas tm tambm corpo e emoes (e no apenas cabea) na sala de aula

Wallon: "Reprovar sinnimo de expulsar, negar, excluir. a prpria negao do ensino" Falar que a escola deve proporcionar formao integral (intelectual, afetiva e social) s crianas comum hoje em dia. No incio do sculo passado, porm, essa idia foi uma verdadeira revoluo no ensino. Uma revoluo comandada por um mdico, psiclogo e filsofo francs chamado Henri Wallon. Sua teoria pedaggica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples crebro, abalou as convices numa poca em que memria e erudio eram o mximo em termos de construo do conhecimento. Wallon foi o primeiro a levar no s o corpo da criana, mas tambm suas emoes, para dentro da sala de aula. Baseou suas idias em quatro elementos bsicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligncia e a formao do eu como pessoa. Militante apaixonado (tanto na poltica como na educao), dizia que reprovar sinnimo de expulsar, negar, excluir. Ou seja, "a prpria negao do ensino". Afetividade As emoes, para Wallon, tm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral so manifestaes que expressam um universo importante e perceptvel, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino. As transformaes fisiolgicas de uma criana (ou, nas palavras de Wallon, no seu sistema neurovegetativo) revelam traos importantes de carter e personalidade. "A emoo altamente orgnica, altera a respirao, os batimentos cardacos e at o tnus muscular, tem momentos de tenso e distenso que ajudam o ser humano a se conhecer", explica Heloysa Dantas, da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo, estudiosa da obra de Wallon h 20 anos. Segundo ela, a raiva, a alegria, o medo, a tristeza, a alegria e os sentimentos mais profundos ganham funo relevante na relao da criana com o meio. "A emoo causa impacto no outro e tende a se propagar no meio social", completa a pedagoga Izabel Galvo, tambm da USP. Ela diz que a afetividade um dos principais elementos do desenvolvimento humano. Movimento Segundo a teoria de Wallon, as emoes dependem fundamentalmente da organizao dos espaos para se manifestarem. A motricidade, portanto, tem carter pedaggico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representao. Por que, ento, a disposio do espao no pode ser diferente? No o caso de quebrar a rigidez e a imobilidade adaptando a sala de aula para que as crianas possam se movimentar mais? Mais que isso, que tipo de material disponibilizado para os alunos numa atividade ldica ou pedaggica? Conforme as idias de Wallon, a escola infelizmente insiste em imobilizar a criana numa carteira, limitando justamente a fluidez das emoes e do pensamento, to necessria para o desenvolvimento completo da pessoa.

Inteligncia Estudos realizados por Wallon com crianas entre 6 e 9 anos mostram que o desenvolvimento da inteligncia depende essencialmente de como cada uma faz as diferenciaes com a realidade exterior. Primeiro porque, ao mesmo tempo, suas idias so lineares e se misturam ocasionando um conflito permanente entre dois mundos, o interior, povoado de sonhos e fantasias, e o real, cheio de smbolos, cdigos e valores sociais e culturais. Nesse conflito entre situaes antagnicas ganha sempre a criana. na soluo dos confrontos que a inteligncia evolui. Wallon diz que o sincretismo (mistura de idias num mesmo plano), bastante comum nessa fase, fator determinante para o desenvolvimento intelectual. Da se estabelece um ciclo constante de boas e novas descobertas. O eu e o outro

A construo do eu na teoria de Wallon depende essencialmente do outro. Seja para ser referncia, seja para ser negado. Principalmente a partir do instante em que a criana comea a viver a chamada crise de oposio, em que a negao do outro funciona como uma espcie de instrumento de descoberta de si prpria. Isso se d aos 3 anos de idade, a hora de saber que "eu" sou. "Manipulao (agredir ou se jogar no cho para alcanar o objetivo), seduo (fazer chantagem emocional com pais e professores) e imitao do outro so caractersticas comuns nessa fase", diz a professora Angela Bretas, da Escola de Educao Fsica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. "At mesmo a dor, o dio e o sofrimento so elementos estimuladores da construo do eu", emenda Heloysa Dantas. Isso justifica o esprito crtico da teoria walloniana aos modelos convencionais de educao. Wallon considera a pessoa como um todo. Afetividade, emoes, movimento e espao fsico se encontram num mesmo planowallon na escola: humanizar a inteligncia Wallon na escola: humanizar a inteligncia Diferentemente dos mtodos tradicionais (que priorizam a inteligncia e o desempenho em sala de aula), a proposta walloniana pe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem sempre a de considerar a pessoa como um todo. Elementos como afetividade, emoes, movimento e espao fsico se encontram num mesmo plano. As atividades pedaggicas e os objetos, assim, devem ser trabalhados de formas variadas. Numa sala de leitura, por exemplo, a criana pode ficar sentada, deitada ou fazendo coreografias da histria contada pelo professor. Os temas e as disciplinas no se restringem a trabalhar o contedo, mas a ajudar a descobrir o eu no outro. Essa relao dialtica ajuda a desenvolver a criana em sintonia com o meio. Para pensar A teoria de Henri Wallon ainda um desafio para muitas escolas, pais e professores. Sua obra faz uma resistncia contumaz aos mtodos pedaggicos tradicionais. Numa poca de crises, guerras, separaes e individualismos como a nossa, no seria melhor comear a pr em prtica nas escolas idias mais humanistas, que valorizem desde cedo a importncia das emoes? Um mundo em crise Crises sociais e instabilidades polticas foram fundamentais para o francs Henri Wallon construir sua teoria pedaggica. As duas grandes guerras mundiais, o avano dos regimes fascista e nazista na Europa, a revoluo socialista na Rssia e as guerras pela libertao das colnias africanas, na primeira metade do sculo XX, serviram de estmulo para que ele organizasse suas idias. A valorizao da afetividade (emoes) como elemento essencial no desenvolvimento da pessoa trouxe um novo alento Filosofia da Educao. Isso explica, em parte, a viso marxista que deu sua obra e por que aderiu, no perodo anterior Primeira Guerra, aos movimentos de esquerda e ao Partido Socialista. "Ditadura e educao", dizia ele, "so inimigos eternos." Sem dvida.

Biografia Henri Wallon nasceu em Paris, Frana, em 1879. Graduou-se em Medicina e Psicologia. Fez tambm Filosofia. Atuou como mdico na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ajudando a cuidar de pessoas com distrbios psiquitricos. Em 1925 criou um laboratrio de Psicologia Biolgica da Criana. Quatro anos mais tarde, tornouse professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francs de Educao Nova instituio que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele pas e da qual foi presidente de 1946 at morrer, tambm em Paris, em 1962. Ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infncia e os caminhos da inteligncia nas

crianas. Militante de esquerda, participou das foras de resistncia contra Adolf Hitler e foi perseguido pela Gestapo (a polcia poltica nazista) durante a Segunda Guerra (1939-1945). Em 1947 props mudanas estruturais no sistema educacional francs. Coordenou o projeto Reforma do Ensino, conhecido como LangevinWallon conjunto de propostas equivalente nossa Lei de Diretrizes e Bases. Nele, por exemplo, est escrito que nenhum aluno deve ser reprovado numa avaliao escolar. Em 1948 lanou a revista Enfance, que serviria de plataforma de novas idias no mundo da educao e que rapidamente se transformou numa espcie de bblia para pesquisadores e professores.

S-ar putea să vă placă și