Sunteți pe pagina 1din 10

Pilar de Luz Kuan Yin

Mestra Ascensa Kuan Yin

A Salvadora Compassiva Kuan Yin a Salvadora Compassiva do Leste. Por todo o Oriente altares dedicados a esta Me da Misericrdia podem ser achados em templos, casas e grutas nos caminhos. Oraes Presena dela e sua Chama esto incessantemente nos lbios dos devotos medida que buscam orientao e socorro em todas as reas da vida.

Muito presente na cultura oriental, Kuan Yin tem despertado interesse em seu caminho e ensinamento entre um nmero crescente de devotos ocidentais, que reconhecem a poderosa presena da "Deusa da Misericrdia", junto com a da Virgem Maria, como iluminada e intercessora da Stima Era de Aqurio.

http://planeta.terra.com.br/saude/msd/kuanyin.htm (1 of 10) [26/09/03 10:34:43]

Pilar de Luz Kuan Yin

A longa histria de devoo a Kuan Yin mostra-nos o carter e o exemplo desta Portadora de Luz que no somente dedicou sua vida a seus amigos mas sempre assumiu o papel de intercessora e redentora. Durante sculos, Kuan Yin simbolizou o grande ideal do Budismo Mahayana em seu papel de bodhisattva (chins p'u-sa), literalmente, "um ser de bodhi, ou iluminao", destinado a se tornar um Buda, mas que renunciou ao xtase do nirvana, como um voto para salvar todas as crianas de Deus.

O nome Kuan Shih Yin, como freqentemente chamada, significa literalmente "aquela que considera, vigia e ouve as lamentaes do mundo".Segundo a lenda, Kuan Yin estava para entrar no cu, porm parou no limiar ao ouvir os gritos do mundo. Existe ainda muito debate acadmico relativo origem da devoo bodhisattva feminina Kuan Yin. Ela considerada a forma feminina de Avalokitesvara, bodhisattva da misericrdia do Budismo indiano, cuja adorao foi introduzida na China no terceiro sculo.

Estudiosos acreditam que o monge budista e tradutor Kumarajiva foi o primeiro a se referir forma feminina de Kuan Yin, em sua traduo chinesa do Sutra do Ltus, em 406 a.C. Dos trinta e trs aparecimentos do bodhisattva mencionados em sua traduo, sete so
http://planeta.terra.com.br/saude/msd/kuanyin.htm (2 of 10) [26/09/03 10:34:43]

Pilar de Luz Kuan Yin

femininos. (Devotos chineses e budistas japoneses desde ento associaram o nmero trinta e trs a Kuan Yin.)

Embora Kuan Yin tenha sido retratada como um homem at o sculo X, com a introduo do Budismo Tntrico na China no sculo oitavo, durante a dinastia T'ang, a imagem da celestial bodhisattva como uma bela deusa vestida de branco era predominante e o culto devocional a ela tornou-se crescentemente popular. No sculo nono havia uma esttua de Kuan Yin em cada monastrio budista da China.

Apesar da controvrsia acerca das origens de Kuan Yin como um ser feminino, a representao de um bodhisattva, ora como deus, ora como deusa, no inconsistente com a doutrina budista. As escrituras explicam que um bodhisattva tem o poder de encarnar em qualquer forma - macho, fmea, criana e at animal - dependendo da espcie de ser que ele procura salvar. Como relata o Sutra do Ltus, a bodhisattva Kuan Shih Yin, "pelo recurso de uma variedade de formas, viaja pelo mundo, conclamando os seres salvao". * Pela lenda do sculo XII , do santo budista Miao Shan, a princesa chinesa que viveu em aproximadamente 700 a.C. e que largamente se acredita tenha sido Kuan Yin, refora a imagem da bodhisattva feminina. Durante o sculo XII monges budistas estabeleceram-se em P'u-t'o Shan - a ilhamontanha sagrada no Arquiplago de Chusan, ao largo da costa de Chekiang, onde se acredita tenha Miao Shan vivido por nove anos, curando e salvando marinheiros de naufrgios -, e a devoo a Kuan Yin espalhou-se ao longo do norte da China. Essa ilha pitoresca tornou-se o centro principal de adorao Salvadora misericordiosa; multides de peregrinos viajavam dos mais remotos cantos da China e at mesmo da Manchria, Monglia e Tibet para assistir ali s cerimnias religiosas. Houve poca em que havia mais de cem templos na ilha e mais de mil monges. As tradies narram inmeras aparies e milagres de Kuan Yin na ilha, sendo relatado que ela aparecia aos fiis em uma certa gruta local.

http://planeta.terra.com.br/saude/msd/kuanyin.htm (3 of 10) [26/09/03 10:34:43]

Pilar de Luz Kuan Yin

Na seita "Terra Pura" do Budismo, Kuan Yin faz parte de uma trade governante que representada freqentemente em templos e um tema popular na arte budista. Nessas pinturas o Buda da Luz Ilimitada - Amitabha (chins A-mi-t'o Fo e japons Amida) est no centro; sua direita est o Bodhisattva da fora ou poder, Mahasthamaprapta ,e sua esquerda est Kuan Yin, personificando a misericrdia infinita. Na teologia budista, Kuan Yin s vezes representada como comandante do "barco da salvao", guiando almas ao paraso oriental de Amitabha ou Terra Pura - a terra do xtase onde almas podem renascer para receber instrues contnuas no sentido de alcanar a iluminao e a perfeio. A jornada Terra Pura freqentemente representada em xilogravuras mostrando barcos cheios de seguidores de Amitabha, sob o comando de Kuan Yin. Amitabha, uma figura muito amada por budistas que desejam renascer em seu paraso oriental e libertar-se da "roda do renascimento", tido, num sentido espiritual ou mstico, como o pai de Kuan Yin. Lendas da escola Mahayana relatam que Avalokitesvara nasceu de um raio de luz branca emitido pelo olho direito de Amitabha, quando mergulhado em xtase. Assim, Avalokitesvara, ou Kuan Yin, considerada como o "reflexo" de Amitabha - uma encarnao posterior de "maha karuna" (grande misericrdia), a qualidade que Amitabha personifica em seu mais elevado sentido. Muitas figuras de Kuan Yin podem ser identificadas pela presena de uma pequena imagem de Amitabha em sua coroa. Acredita-se que a misericordiosa redentora Kuan Yin expressa a compaixo de Amitabha de uma forma mais direta e pessoal, e que as preces a ela dirigidas so atendidas mais rapidamente . A iconografia de Kuan Yin a descreve de muitas formas, cada uma revelando um aspecto nico de sua misericordiosa presena. Como a sublime Deusa da Misericrdia, cuja beleza, graa e compaixo vieram a representar o ideal de feminilidade do Oriente, ela retratada freqentemente como uma mulher esbelta em um esvoaante manto branco, carregando em sua mo esquerda um ltus branco, smbolo de pureza. Est enfeitada com ornamentos simbolizando suas realizaes como bodhisattva, ou mostrada sem ornamentos, como um sinal de sua grande virtude. A figura de Kuan Yin retratada freqentemente como "doadora de crianas" que so encontradas em casas e templos. Um grande vu branco cobre sua forma inteira e ela pode estar sentada em um ltus. Freqentemente ela representada com uma criana em seus braos, prxima a seus ps, ou sobre seus joelhos, ou, ainda, com vrias crianas ao seu redor. Neste papel, a ela se referem como "a honrada de branco vestida". s vezes esto sua direita e sua esquerda dois auxiliares, Shan-ts'ai Tung-tsi, o "homem jovem de capacidades excelentes", e Lung-wang Nu, a "filha do Drago-rei". Kuan Yin sobre o Drago.

Kuan Yin tambm conhecida como a bodhisattva protetora de P'u-t'o Shan , senhora do Mar do Sul e protetora dos pescadores. Como tal, ela mostrada cruzando o mar sentada ou em p sobre um ltus ou com seus ps na cabea de um drago.

http://planeta.terra.com.br/saude/msd/kuanyin.htm (4 of 10) [26/09/03 10:34:43]

Pilar de Luz Kuan Yin

Como Avalokitesvara, ela tambm descrita com mil braos e nmeros variados de olhos, mos e cabeas, s vezes com um olho na palma de cada mo, e chamada "bodhisattva de mil braos, de mil olhos". Nessa forma ela representa a me onipresente, olhando simultaneamente em todas as direes, sentindo as aflies da humanidade e estendendo seus muitos braos para as aliviar com expresses infinitas de sua misericrdia. Os smbolos caractersticos associados a Kuan Yin so um galho de salgueiro, com o qual ela esparge o nctar divino da vida; um vaso precioso, simbolizando o nctar da compaixo e da sabedoria, traos do bodhisattva; uma pomba representando a fecundidade; um livro ou um pergaminho de oraes que ela segura em sua mo, simbolizando o dharma (ensinamentos) do Buda ou o sutra (texto budista) o qual Miao Shan, dizia-se, recitava constantemente; e um rosrio adornando seu pescoo, atravs do qual ela clamava aos Budas por socorro.

http://planeta.terra.com.br/saude/msd/kuanyin.htm (5 of 10) [26/09/03 10:34:43]

Pilar de Luz Kuan Yin

Imagens de Avalokitesvara freqentemente mostram-na segurando um rosrio; descries de seu nascimento afirmam ter ela nascido com um rosrio cristalino branco em sua mo direita e uma flor branca de ltus na esquerda. ensinado que as contas do rosrio representam todos os seres vivos e o manuseio delas simboliza que Avalokitesvara os est conduzindo para fora de seu estado de misria e da roda de repetidos renascimentos para o nirvana. Hoje Kuan Yin reverenciada por taostas e tambm pelos budistas Mahayana - especialmente em Taiwan, Japo e Coria, e novamente em sua ptria, a China, onde a prtica do Budismo havia sido suprimida durante a Revoluo Cultural comunista (1966-69). Ela a protetora das mulheres, dos marinheiros, dos comerciantes, dos artesos e daqueles que se encontram sob perseguio criminal, e invocada particularmente por aqueles que desejam prognie. Amada como a figura da Me e mediadora divina que est muito prxima dos negcios dirios de seu devotos, o papel de Kuan Yin como madona budista tem sido comparado ao de Maria, a me de Jesus, no Ocidente.

http://planeta.terra.com.br/saude/msd/kuanyin.htm (6 of 10) [26/09/03 10:34:43]

Pilar de Luz Kuan Yin

H uma confiana implcita na graa salvadora e poderes curadores de Kuan Yin. Muitos acreditam que at mesmo a mera invocao de seu nome a traz imediatamente ao lugar do chamado. Um dos mais famosos textos associados bodhisattva, o antigo Sutra do Ltus, cujo vigsimo quinto captulo, dedicado a Kuan Yin, e conhecido como o "Sutra de Kuan Yin" descreve treze casos de desastres iminentes - de naufrgios a incndios, prises, ladres, demnios, venenos fatais e aflies crmicas - nas quais o devoto salvo quando se entrega ao poder de Kuan Yin. O texto recitado muitas vezes, diariamente, por aqueles que desejam receber os benefcios prometidos. Os devotos invocam o poder e a misericordiosa intercesso da Bodhisattva com o mantra OM MANI PADME HUM - "salve a jia no ltus", ou, como tambm tem sido traduzido, "salve Avalokitesvara, que a jia no corao do ltus no corao dos devotos". Atravs do Tibete e Ladakh, budistas tm inscrito OM MANI PADME HUM em pedras lisas de orao, chamadas "pedras mani", como ofertas votivas a Avalokitesvara. Milhares dessas pedras tm sido usadas para construir muretas-mani que ladeiam as estradas que do ingresso a aldeias e monastrios.

Acredita-se que Kuan Yin freqentemente aparece no cu ou nas ondas para salvar aqueles que a invocam quando em perigo. Histrias pessoais podem ser ouvidas em Taiwan, por exemplo, de pessoas que a viram durante a Segunda Guerra Mundial aparecendo no cu como uma jovem, agarrando as bombas e cobrindo-as com as suas vestes brancas para que no explodissem.

http://planeta.terra.com.br/saude/msd/kuanyin.htm (7 of 10) [26/09/03 10:34:43]

Pilar de Luz Kuan Yin

Assim , altares dedicados Deusa da Misericrdia so encontrados em todos os lugares - lojas, restaurantes, at mesmo em para-lamas ou painis de carros. Nas casas ela venerada com o tradicional "pai pai", um ritual de orao que usa incenso, e tambm com o uso de quadros de orao folhas de papel com fotos de Kuan Yin, flores de ltus ou pagodes e guarnecidas com centenas de pequenos crculos. Com cada srie de oraes recitadas ou sutras lidos, em uma novena para um parente, amigo, ou em causa prpria, outro crculo completado. O quadro tem sido descrito como um "Navio de Salvao" por meio do qual almas que partiram so salvas dos perigos do inferno e aquelas sinceras so transportadas com segurana ao cu de Amitabha. Juntamente com os cultos elaborados com litanias e oraes, a devoo a Kuan Yin est expressa na literatura popular em poemas e hinos de louvor.

Os seguidores devotos de Kuan Yin podem freqentar templos locais e podem fazer peregrinaes a templos maiores em ocasies importantes ou quando sofrem com um problema especial. Os trs festivais anuais realizados em sua honra acontecem no dia dezenove do segundo ms (celebrado como o seu aniversrio), do sexto ms, e do nono ms do calendrio lunar chins.

Na tradio da Grande Fraternidade Branca Kuan Yin conhecida como a Mestra Ascensa que carrega a funo e o ttulo de "Deusa da Misericrdia" porque ela personifica as qualidades divinas da lei da misericrdia, compaixo e perdo. Ela passou por numerosas encarnaes antes de sua ascenso

http://planeta.terra.com.br/saude/msd/kuanyin.htm (8 of 10) [26/09/03 10:34:43]

Pilar de Luz Kuan Yin

h milhares de anos e aceitou o voto de bodhisattva para ensinar aos filhos de Deus no ascensos como equilibrar seus carmas e cumprir seus planos divinos com servio amoroso vida e a aplicao da chama violeta pela cincia da Palavra falada. Kuan Yin precedeu o Mestre Ascenso Saint Germain como Chohan (Senhor) do Stimo Raio de Liberdade, Transmutao, Misericrdia e Justia e ela uma de sete Mestres Ascensos que atuam no Conselho do Carma, um conselho de justia que medeia o karma das evolues de terra - dispensando oportunidade, misericrdia e os verdadeiros e ntegros julgamentos de Deus a cada corrente de vida na Terra. Ela a hierarca do Templo etrico da Misericrdia situado sobre Pequim, na China onde ela mantm o foco de luz da Me Divina em favor dos filhos da antiga terra da China, as almas de humanidade, e os filhos e filhas de Deus.

(*) Leon Hurvitz, trans., "Scripture of the Lotus Blossom of the Fine Dharma (The Lotus Sutra) (New York: Columbia University Press, 1976), p. 315. OM-MANI-PADME-HUM que significa "A jia do Ltus" . Este Mantra te conecta com a energia da mestra ascensa Kwan Yin. Este Mantra protege a aura evitando que baixe a energia. Cada parte deste Mantra produz algo: OM, sentes a ligao com Kwan Yin. MANI, significa Jia. ajuda a eliminar as ms energias da aura. PADME, significa Ltus, harmoniza a aura. HUM, estimula a percepo da aura e estimula sua harmonia.
http://planeta.terra.com.br/saude/msd/kuanyin.htm (9 of 10) [26/09/03 10:34:43]

Pilar de Luz Kuan Yin

Tambm podemos agregar outros Mantras curtos para ajudar-nos a incrementar nossos poderes pessoais. RA, que representa o poder masculino, incrementa a fora. MA, que representa o poder feminino que incrementa o poder criativo. Todos os Mantras devem pronunciar-se ao exalar e sentindo o som do Mantra, por uns mnimo de 7 a 8 vezes seguidas, para aproveitar sua vibrao.

http://planeta.terra.com.br/saude/msd/kuanyin.htm (10 of 10) [26/09/03 10:34:43]

S-ar putea să vă placă și